Alexandre Frankenthal Figueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9949783598536269
  • Última atualização do currículo em 25/10/2017


Mestre na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Frankenthal Figueira
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIRA, A. F.;FIGUEIRA, ALEXANDRE F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Métodos de apoio à decisão.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Otimização Simultânea da Quantidade, da Localização e do Dimensionamento de Unidades Estacionárias de Produção por Algoritmos Genéticos.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Marco Aurélio C. Pacheco.
Coorientador: Eugênio Da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2010
Graduação em Engenharia de computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: XQuery: fazendo consultas em arquivos XML.
Orientador: Rubens Nascimento Melo.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Apoio a Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Apoio a Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Mestrado, Carga horária: 40
Outras informações
Principais responsabilidades: Elaborar e implementar modelo de apoio a decisão voltado para indústria de petróleo tendo como resultado o desenvolvimento de um protótipo computacional em C#. O projeto consiste em desenvolver e implementar um modelo de solução capaz de otimizar simultaneamente a quantidade, a localização e o dimensionamento de Plataformas ou Navios de produção de petróleo através da técnica de Algoritmos Genéticos. Utilizou-se um simulador comercial de reservatório e outros simuladores e softwares comerciais para obter as curvas de produção que compõem a função de avaliação.


Cortex Intelligence Consultoria em Informática Ltda., CORTEX, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Softwre, Carga horária: 30
Outras informações
Principais responsabilidades: Desenvolvimento de sistemas de Web Crawling, manutenção dos sistemas desenvolvidos pela equipe. Desenvolvimento de ferramentas para automatizar processos internos. Programação em JAVA, utilização de mySQL e SQLServer


PVInova, PV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Software, Carga horária: 20
Outras informações
Principais responsabilidades: Experiências com Zigbee (rede wireless de baixo consumo de energia), Microcontroladores (FreeScale, utilizando a IDE CodeWarrior para programar em C o firmware), C++ Builder para criar pequenos aplicativos para desktop.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Octopus 3

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco em 25/10/2017.
Descrição: O sistema OCTOPUS é o resultado de uma parceria de pesquisa e desenvolvimento, entre a Petrobras e o Laboratório ICA, que teve início em 2000. Trata-se de um sistema desenvolvido especificamente para a solução do problema de otimização de planos de drenagem. A partir da descrição de um reservatório (modelo de simulação), o sistema busca encontrar, por meio de um algoritmo genético, uma configuração de poços que maximize o VPL (Valor Presente Líquido) do projeto. No processo de busca pela melhor configuração, são levados em consideração a quantidade, o tipo (injetor ou produtor), a trajetória (vertical, horizontal ou direcional) e a localização dos poços..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Octopus 2

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco em 25/10/2017.
Descrição: Descrição: O sistema OCTOPUS é o resultado de uma parceria de pesquisa e desenvolvimento, entre a Petrobras e o Laboratório ICA, que teve início em 2000. Trata-se de um sistema desenvolvido especificamente para a solução do problema de otimização de planos de drenagem. A partir da descrição de um reservatório (modelo de simulação), o sistema busca encontrar, por meio de um algoritmo genético, uma configuração de poços que maximize o VPL (Valor Presente Líquido) do projeto. No processo de busca pela melhor configuração, são levados em consideração a quantidade, o tipo (injetor ou produtor), a trajetória (vertical, horizontal ou direcional) e a localização dos poços...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Alexandre Frankenthal Figueira - Integrante / PACHECO, MARCO AURÉLIO C. - Coordenador / ABREU, ANA CAROLINA A. - Integrante / MENDOZA, LEONARDO - Integrante / Manoela kohler - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Métodos de apoio à decisão.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIRA, ALEXANDRE F.; PACHECO, MARCO AURÉLIO C. ; ZANNI, JOÃO ; ABREU, ANA CAROLINA A. ; MENDOZA, LEONARDO . Optimization of Production Units Alternatives Considering Pressure Drop and Nonlinear Constraints. In: SPE Artificial Lift Conference Latin America and Caribbean, 2015, Salvador. SPE Artificial Lift Conference Latin America and Caribbean.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 15:59:00