Orlando D'antona Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4035434131754039
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Pará, 40h com dedicação exclusiva, ministrando aulas nos diversos cursos técnicos e superiores da instituição, além de ministrar aulas no curso de Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Participa do Grupo de Estudos Agroambientais do Médio Araguaia e Alto Xingu, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPq. Já atuou como Professor no Curso de Graduação em Matemática pelo PARFOR, pela Universidade Federal do Pará. Já atuou na Formação de Professores Pedagogos - PARFOR, pela Universidade Federal do Pará. Se interessa pelas linhas de pesquisa na área de Formação de Professores, Metodologias de Ensino, Tecnologias Educacionais na Educação e Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Orlando D'antona Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, O. D.;Albuquerque, Orlando Dantona;Albuquerque, Orlando D.;Orlando Dantona Albuquerque

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Instituto Federal de Educação, C & T - Campus Conceição de Araguaia.
Rua Couto Magalhães
Setor Universitário
68540000 - Conceição do Araguaia, PA - Brasil
Telefone: (094) 991814786


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado profissional em Matematica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O desempenho de alunos do ensino médio em questões de porcentagem, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Marcos Monteiro Diniz.
Coorientador: Pedro Franco de Sá.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Matemática; Ensino de Matemática; Ensino de Porcentagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2006 - 2011
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: A História do Curso de Licenciatura da Universidade do Estado do Pará: Influências da Educação Matemática.
Orientador: Acylena Coelho Costa.




Formação Complementar


2016 - 2016
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos e de Graduação. (Carga horária: 32h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, C & T - Campus Conceição de Araguaia, .

Cargo ou função
Coordenador Geral de Ensino.
08/2017 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
08/2017 - Atual
Ensino, Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnol, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Concepções da Aprendizagem
04/2016 - Atual
Direção e administração, Campus Conceição do Araguaia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
06/2017 - 12/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Conceição do Araguaia, .

03/2018 - 06/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
03/2018 - 06/2018
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
08/2016 - 12/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
08/2017 - 09/2017
Treinamentos ministrados , Campus Conceição do Araguaia, .

Treinamentos ministrados
Preparação de alunos para a OBMEP
03/2017 - 06/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
03/2017 - 06/2017
Ensino, Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnol, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Concepções da Aprendizagem
03/2017 - 06/2017
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
03/2016 - 06/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de História da Matemática - PARFOR, Carga horária: 60

Atividades

08/2013 - 06/2015
Pesquisa e desenvolvimento , UFPA, .


Prefeitura Muncipal de Ananindeua, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14


Centro de Ensino Universo, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 30


Sistema de Ensino Universo, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - Monitoria, Carga horária: 30


Colégio Santa Catarina de Sena, CSCS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 26


Colégio Alfa Saykoo, SAYKOO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 24


Colégio Intelectual, INTELECTUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 6


Colégio Ipiranga, IPIRANGA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 14


Colégio Alfa, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 7



Linhas de pesquisa


1.
Metodologias de Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental I
2.
Viabilidade da implantação de aerogeradores no meio rural


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Viabilidade de implantação da conciliação de práticas de atividades agropecuárias com parques eólicos no estado do Pará
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Orlando D'antona Albuquerque - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALBUQUERQUE, O. D.. Divisão com frações. In: Márcio Lima do Nascimento. (Org.). Matemática para Pedagogia. 1ed.Belém: EditAedi, 2016, v. 1, p. 106-110.

Demais trabalhos
1.
ALBUQUERQUE, O. D.. Oficina de Aritmética. 2015 (Curso de Formação de Professores) .

2.
ALBUQUERQUE, O. D.. Como elaborar itens estilo Enem. 2014 (Curso de Formação de Professores) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALBUQUERQUE, O. D.. Participação em banca de Camila Rosa da Silva Takada. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO PROJETO DE ENSINO ?GINÁSTICA LABORAL? DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
ALBUQUERQUE, O. D.. Participação em banca de Ranilson Alves dos Santos. A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE PEDAGÓGICO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFTO - CAMPUS PARAISO DO TOCANTINS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

3.
ALBUQUERQUE, O. D.. Participação em banca de PAULO CESAR SPYER RSENDE. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE AGROECOLOGIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALBUQUERQUE, O. D.. Avaliação de RSC-Reconhecimento de Saberes e Competências, do professor Gerônimo Barbosa Alexandre. 2017. Instituto Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação para a prevenção em saúde sexual e reprodutiva. 2017. (Outra).

2.
I Seminário de Iniciação Científica-UEPA.O uso do celular na sala de aula. 2017. (Seminário).

3.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ivia Silva Vieira. VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DA CONCILIAÇÃO DE PRÁTICAS DE ATIVIDADES AGROPECÚARIAS COM PARQUES EÓLICOS NO ESTADO DO PARÁ. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Alessandro Roberto de S. Pupio; Alexandre A. do Nascimento.. O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).

2.
Cacilda Alves Miranda Lima; Patrycia Abadia da Silva.. PRINCIPAIS APLICATIVOS PARA SMARTPHONES NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).

3.
Zenilde França Nunes Costa; Gercilene da Conceição Bastos.. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA ENSINO DE ÁREAS E VOLUMES. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).

4.
Robson de Souza Silva. AS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA OU AGRONOMIA E ÀS NOVAS POSSIBILIDADES DE CURRÍCULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).

5.
Jorge Luis Carvalho Silva; Weliana de Gois Carvalho Silva;. METODOLOGIAS ATIVAS NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).

6.
Ireneide Linhares da Silva; Roziane Bílio da Silva.. PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DAS GERAÇÕES X, Y E Z NOUSO DE MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).

7.
Leinete de Souza Silva. AS DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Rosa da Silva Takada. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO PROJETO DE ENSINO ?GINÁSTICA LABORAL? DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - CAMPUS CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Orlando D'antona Albuquerque.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 14:45:33