Raquel Duarte Hadler

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8001791501104995
  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


Doutoranda (2016) e Mestre em Comunicação e práticas de consumo pelo PPGCOM ESPM (2015), pós graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas EAESP (2007), Graduada em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (2003). Possui experiência docente em graduação, pós-graduação e em curso de extensão. Tem experiência experiência profissional em consultorias, agências de publicidade e empresas, através do desenvolvimento de estratégias de Marketing e Comunicação, análise do consumidor, inovação, branding, pesquisa de Mercado, CRM, vendas e análise de resultados. Atualmente ministra aulas na graduação do Mackenzie e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo (GPECC) financiado pelo CNPq, do PPGCOM ESPM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Duarte Hadler
Nome em citações bibliográficas
HADLER, R. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Reitoria, Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas.
Avenida Brasil, 1220
Jardim Guanabara
13073148 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (019) 32114141
URL da Homepage: http://www.mackenzie.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: ÉTICA EMBALADA PARA CONSUMO: Das estratégias discursivas às ressignificações entre corporações e consumidores,
Orientador: Prof. Dr. Luiz Peres Neto.
Coorientador: Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Ética; Estratégias discursivas; Ressignificação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2013 - 2015
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: ÉTICA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO: o Slow Food como forma de comunicar uma vida boa nas culturas de consumo,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Peres Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Ética; vida boa; Slow Food.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e consumo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ética.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2005 - 2007
Especialização em CEAG - Curso de Especialização em Adm p/ Graduados. (Carga Horária: 464h).
Fundação Getúlio Vargas EAESP, FGV EAESP, Brasil.
Título: Análise da empresa Sky Team na UEN Brasil Sul - Jogo de Empresas Mercosul.
Orientador: Prof. Dra. Zilla Patrícia Bendit.
2000 - 2003
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas, ESAMC/SP, Brasil.
Título: Planejamento de Marketing e Comunicação para a Revista Caras.
Orientador: Marcelo Henrique D. Veras.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Digital Ethnography. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Digital Analytics: transform Big Data em resultado. (Carga horária: 24h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
CIM ? Comunicação Integrada de Marketing e o conce. (Carga horária: 8h).
Intercom e UFAM, INTERCOM E UFAM, Brasil.
2013 - 2013
Comunicação e Etnografias Urbanas. (Carga horária: 4h).
Intercom e UFAM, INTERCOM E UFAM, Brasil.
2012 - 2012
Prop, Ident, Discurso e Prát.de Consumo(Aluno Esp). (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ações Inovadoras em Comunicação Digital. (Carga horária: 18h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Cinema "Por Trás das Telas". (Carga horária: 20h).
Escola São Paulo, E.S.P., Brasil.
2011 - 2011
Economia Criativa. (Carga horária: 8h).
Escola São Paulo, E.S.P., Brasil.
2011 - 2011
Semiótica e Rituais de Consumo (Aluno Esp). (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em BootCamp - Planejamento de Comunicação. (Carga horária: 152h).
Miami Ad School / ESPM, MAS ESPM, Brasil.
2008 - 2008
Curso de inglês intensivo (DC, EUA). (Carga horária: 60h).
Internacional Language Institute Washington DC, LANGUAGE INST, Estados Unidos.
2006 - 2006
Curso de espanhol intensivo (Barcelona, Esp). (Carga horária: 45h).
Escola de Línguas Enforex, ENFOREX, Espanha.
2004 - 2004
Extensão universitária em O Pensamento Comunicacional na Contemporaneidade?com prof.Dr. Bernard Miège. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Modelagem Estatística II. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Credit Card Game ? Jogo de Empresa. (Carga horária: 16h).
UNICARD UNIBANCO S/A, UNICARD, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Economia, Finanças e Marketing. (Carga horária: 24h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2004 - 2004
Gestão de Crédito e Risco. (Carga horária: 42h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas de apresentação. (Carga horária: 16h).
Wisnet Consulting, WISNET, Brasil.
2004 - 2004
Visão do Negócio. (Carga horária: 48h).
UNICARD UNIBANCO S/A, UNICARD, Brasil.
2004 - 2004
Marketing. (Carga horária: 72h).
Consultoria Ponto de Referência, PTO REF, Brasil.
2004 - 2004
Team Work. (Carga horária: 24h).
Mattrix Consultoria, MATTRIX, Brasil.
2004 - 2004
Modelagem estatística I. (Carga horária: 42h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Finanças. (Carga horária: 32h).
Consutoria Sardinha & Sant?Ana, S&S, Brasil.
2004 - 2004
Tecnologia da Informação. (Carga horária: 34h).
Fundação Getúlio Vargas EAESP, FGV EAESP, Brasil.
2004 - 2004
Programa Trainee 2004. (Carga horária: 360h).
Itau Unibanco, ITAU UNIBANCO, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista institucional

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes - Prosup, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing - SP - Brasil, .

02/2014 - 06/2014
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de atividade docente como parte do programa CAPES Prosup de estágio docente
PGE II (Projeto de Graduação ESPM - monografia de conclusão de curso) - 8o. semestre

Consultoria em estratégia de marcas, comunicação e marketing, RAQUEL HADLER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultora Autonoma - PJ
Outras informações
Desenvolvimento de consultoria em estratégia de marcas, comunicação e marketing diretamente para empresas ou em parceria com consultorias e agências de comunicação.


Grupo de Arquitetos e Designers, GAD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente - PJ, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
GAD? ? CONSULTORIA DE SERVIÇOS DE MARCA (ABR/10 A FEV/12) ? SÃO PAULO: FEV/11 A FEV/12: Gerente do Gad?Innovation, responsável por todas as atividades que tangenciam a área de negócios, tais como a detecção de oportunidades para desenvolvimento de novos projetos em clientes e prospects; periódico acompanhamento do desenvolvimento do projetos de inovação, respectivas entregas e assim como análise de sua rentabilidade; análise de portfolio de serviços ofertado, dos diferenciais competitivos da área, detecção de oportunidades a serem trabalhadas e planejamento de ações; gestão do faturamento da área e dos indicadores de performance. ABR/10 A JAN/2011: Gerente responsável pela área de marketing, comunicação e negócios do Gad?Agency e do Gad?Packaging em São Paulo, desenvolveu análises de mercado, concorrência, tendências, além da análises de oportunidades em clientes de carteira, prospecção de novos clientes, desenvolvimento de propostas, acompanhamento e monitoramento de projetos de comunicação e embalagem, além da execução do planejamento de comunicação para alguns clientes estratégicos.


Deloitte Consulting, DELOITTE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Estratégia - CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DELOITTE ? CONSULTORIA EMPRESARIAL (MAIO/09 ? ABR/10) ? SÃO PAULO: Consultora de estratégia com foco no desenvolvimento da estratégia de negócios, marketing e comunicação para projetos e propostas de concorrências.


RAPP COLLINS WORLDWIDE BRASIL, RAPP COLLINS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento de Comunicação - PJ, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
RAPP COLLINS WORLDWIDE BRASIL (JUL/07 ? JUN/08) - AGÊNCIA ESPECIALIZADA EM MARKETING DIRETO E RELACIONAMENTO ? SÃO PAULO: gerente de planejamento responsável pelo plano estratégico e tático de comunicação online e offline.


UNICARD UNIBANCO S/A, UNICARD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: trainee a consultora - CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
UNICARD UNIBANCO S/A (JAN/04 - JUL/07) ? EMPRESA DE CARTÃO DE CRÉDITO DO BANCO UNIBANCO - SÃO PAULO: De Trainee à Consultora de Negócios trabalhou principalmente no desenvolvimento da estratégia de vendas, marketing, comunicação, gestão do relacionamento com o cliente, análise de portfólio visão produto e cliente, modelagem e segmentação de perfis para detecção de oportunidades.


Consultoria de Marca, MARCA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Junior, Carga horária: 20
Outras informações
CONSULTORIA DE MARCA (ABR/03 ? OUT/03) ? CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MARCA ? CAMPINAS, SP: como consultora junior realizou planos de comunicação para desenvolvimento de marcas.


CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO, CONSULTORIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Consultora Autonoma, Enquadramento Funcional: Consultora Autonoma - PJ, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO (AGO/08 ? MAIO/09) ? SÃO PAULO E CAMPINAS: Consultora autônoma com foco de atuação em startups, pequenas e médias empresas, sendo responsável por todo o processo de planejamento de marketing e comunicação online e offline de empresas clientes.


Agência de Publicidade e Propaganda Roda Viva, AGÊNCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assitente, Carga horária: 20
Outras informações
RODA VIVA (FEV/02 ? MAR/03) - AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA ? CAMPINAS, SP: assistente de atendimento e planejamento de campanhas publicitárias.


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Polo Campinas - EaD UPM, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletiva de Comunicação
Marketing I
Marketing II
Planejamento de marketing
Eletiva de Planejamento de vendas
Pesquisa de mercado
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de mercado
03/2016 - 07/2016
Ensino, Economia, Administracao e Contabilidade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de marketing


Linhas de pesquisa


1.
Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Implicações éticas da privacidade digital: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Peres Neto em 09/03/2015.
Descrição: A discussão acerca da privacidade digital contemporaneamente tem se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do público e do privado . Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania cada vez mais global. Tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar as demarcações éticas que subsidiam teoricamente as políticas e práticas de comunicação atinentes à privacidade digital. Tal estudo se mostra pertinente e fértil uma vez que o Brasil conta com uma nova e pioneira legislação nessa matéria, o chamado Marco Civil da Internet - que ainda carece de um regulamento específico para a sua efetiva aplicação e grande parte dos debates nesta matéria apontam para a visão da privacidade a partir de questões consumeristas e/ ou de controle social. Projeto financiado com amparo no Edital CNPq MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Nº do Processo CNPq: 472105/2014-0..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raquel Duarte Hadler - Integrante / Luiz Peres Neto - Coordenador / Clovis de Barros Filho - Integrante / Joan Botella - Integrante / José Antonio Ramos Vásquez - Integrante / Fabrizzio Chioccola - Integrante / Maria Neusa dos Santos - Integrante / Marília Duque Estrada Soares Pereira - Integrante / André de Nardi Senna Moraes - Integrante / André Kupfermann Rodarte - Integrante / Diego Paulo Rhormens - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Ética, dominação e contextos organizacionais na sociedade de consumo.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Peres Neto em 29/11/2016.
Descrição: Este projeto enquadra-se na linha de pesquisa ?Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo? do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Trata-se de problematizar, a partir dos pressupostos da ética, os contextos nos quais discursos de organizações, públicas ou privadas, estabelecem, reforçam ou minam relações de dominação na sociedade de consumo. Em suma, partindo das interfaces entre comunicação e consumo este projeto propõe o estudo de contextos socioculturais em que se dão relações entre organizações e consumidores. Especificamente, nesse contexto, nos centramos na discussão sobre a dimensão da responsabilidade ética de todos os atores sociais ? sejam indivíduos, organizações ou o próprio Estado ? na materialização de práticas de consumo, o que nos requer entender os fluxos discursivos que permeiam esta temática. Objetivo geral: Tendo em vista a premência e relevância científica e social do debate acerca das interrelações entre comunicação e consumo, este projeto objetiva, em linhas gerais, propõe o estudo de contextos socioculturais em que relações entre organizações e consumidores entrecruzam-se com relações de dominação na sociedade de consumo. Objetivos específicos: 1º) Descrever e analisar em que medida os contextos socioculturais nos quais discursos de organizações, públicas ou privadas, têm ajudado a minar ou, pelo contrário, a produzir e reproduzir relações de dominação no mercado de consumo; 2º) Descrever e analisar os contextos socioculturais nos quais discursos enunciados por consumidores têm ajudado a minar ou, pelo contrário, a produzir e reproduzir relações de dominação no mercado de consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Raquel Duarte Hadler - Integrante / Luiz Peres Neto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e consumo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ética.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Mestrado - aprovado com distinção e louvor, PPGCOM ESPM.
2005
Prêmio de melhor trainee 2004 Unicard Unibanco: Estágio de um mês no escritório da MasterCard em Nova Iorque e da Visa em Miami (Jul/2005), Unibanco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PERES NETO, L.2016PERES NETO, L. ; HADLER, R. D. . Ética e comunicação das escolhas alimentares: uma análise da tribo pós-moderna do Slow Food. Razón y Palabra, v. 20, p. 257-272, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
HADLER, R. D.. Possibilidades de ressignificação das práticas do administrador de empresas: um debate em torno do potencial de transformação de questões sociais. In: MATIAS FILHO, José ; DIAS, Reinaldo. (Org.). Administração contemporânea: a questão social e outras abordagens. 1ed.São Paulo: Hipótese, 2017, v. 1, p. 99-118.

2.
HADLER, R. D.. O movimento Slow Food, redes rizomáticas globais e a construção de políticas inclusivas a partir das escolhas de consumo no âmbito privado. In: PERES-NETO, Luiz; BOTELLA, Joan. (Org.). Ética em rede: políticas de privacidade e moralidades públicas. 1ed.São Paulo: estação das letras e Cores, 2016, v. , p. 01-15.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HADLER, R. D.. O movimento Slow Food e o sujeito contemporâneo: formas de sensibilidades articuladas por uma cultura de consumo. In: VIII Seminário Nacional do Centro de Memória ? Unicamp ?MEMÓRIA E ACERVOS DOCUMENTAIS. O ARQUIVO COMO ESPAÇO PRODUTOR DE CONHECIMENTO?, 2016, Campinas, SP. Anais. VIII Seminário Nacional do CMU - Memória e acervos documentais, o arquivo como espaço produtor de conhecimento.. Campinas, SP: UNICAMP/CMU, 2016.

2.
HADLER, R. D.. Estereótipos das culturas de consumo em torno do saudável: a influência da tirania das palavras na nossa capacidade de reflexão. In: COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. Anais - Comunicon 2016. São Paulo: PPGCOM ESPM, 2016.

3.
HADLER, R. D.. Diálogos entre o jornal Folha de S.Paulo, o movimento Slow Food e o consumidor no contexto sociocultural contemporâneo. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. ANAIS :: ISSN 2175-4683. São Paulo: Intercom, 2016.

4.
HADLER, R. D.. As práticas de consumo como forma de ressignificação do sujeito através do Slow Food. In: ComuniCON 2015 ? IIV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2015, São Paulo. www.espm.br/anais-comunicon2015, 2015. p. 01-14.

5.
HADLER, R. D.. Slow Food e o Sujeito Contemporâneo: A Visibilidade de uma Nova Busca Ontológica Através das Estratégias e Táticas de uma Tribo Pós-Moderna. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014, Foz do Iguaçu, PR. XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 37, 2014, FOZ DO IGUAÇU, 2014. p. 1-15.

6.
HADLER, R. D.. O movimento Slow Food e as escolhas de consumo: as possibilidades de atuação individual e coletiva através de uma tribo pós-moderna. In: ComuniCON 2014 ? IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2014, São Paulo. ComuniCON 2014 - IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2014. p. 1-15.

7.
HADLER, R. D.. POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO MEDIADAS PELO CONSUMO. In: ComuniCON 2013 ? III Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, 2013, São Paulo. ComuniCON 2013 ? III Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo,, 2013.

8.
PERES NETO, L. ; HADLER, R. D. . O Mal-estar do consumo consciente: ética, discurso publicitário e a recepção de valores socioambientais. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 36, 2013, Manaus, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
HADLER, R. D.. O movimento Slow Food e o sujeito contemporâneo: formas de sensibilidades articuladas por uma cultura de consumo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
HADLER, R. D.. Estereótipos das culturas de consumo em torno do saudável: a influência da tirania das palavras na nossa capacidade de reflexão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HADLER, R. D.. Diálogos entre o jornal Folha de S.Paulo, o movimento Slow Food e o consumidor no contexto sociocultural contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HADLER, R. D.. O movimento Slow Food e sua busca pela vida boa através do consumo de alimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HADLER, R. D.. As práticas de consumo como forma de ressignificação do sujeito através do Slow Food. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
HADLER, R. D.. Slow Food e o Sujeito Contemporâneo: A Visibilidade de uma Nova Busca Ontológica Através das Estratégias e Táticas de uma Tribo Pós-Moderna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
HADLER, R. D.. O movimento Slow Food e as escolhas de consumo: as possibilidades de atuação individual e coletiva através de uma tribo pós-moderna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PERES NETO, L. ; HADLER, R. D. . O Mal-estar do consumo consciente: ética, discurso publicitário e a recepção de valores socioambientais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
HADLER, R. D.. POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO MEDIADAS PELO CONSUMO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HADLER, R. D.. Black friday é estratégia de venda e oportunidade de compra. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Pereira, gabriela A. ; HADLER, R. D. . Miss Universo e a imposição do corpo ?perfeito?. 2017. (Blog).

2.
PERES NETO, L. ; HADLER, R. D. ; CHIOCCOLA, Fabrizzio ; PEREIRA, Marília Duque Estrada Soares ; SANTOS, Maria Neusa dos ; MORAES, André de Nardi Senna ; RODARTE, André Kupfermann ; Pereira, gabriela A. ; MAZUREK, Mike A. . Ética de bolso. 2016; Tema: OBSERVATÓRIO DE ÉTICA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO. (Blog).

3.
HADLER, R. D.; CARVALHO, Maria Claudia da Veiga Soares . Você é alguém que escolhe ou é escolhido pra ser um certo alguém?. 2016; Tema: Post no OBSERVATÓRIO DE ÉTICA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO. (Blog).

4.
HADLER, R. D.. Que vida boa estamos buscando?. 2016; Tema: Post no OBSERVATÓRIO DE ÉTICA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO. (Blog).

5.
HADLER, R. D.. A apropriação de estereótipos pelas culturas de consumo em torno do saudável. 2016; Tema: Post no OBSERVATÓRIO DE ÉTICA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
HADLER, R. D.. Excelência no Atendimento aos Clientes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HADLER, R. D.. Curso In Company: Planejamento e Gestão de vendas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HADLER, R. D.. Relatório anual referente a bolsa ESPM. 2016. (RELATÓRIO ANUAL DE BOLSISTA).

4.
PERES NETO, L. ; HADLER, R. D. . Ética na Política, no Consumo e no Cinema - 2º módulo: Ética no Consumo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
HADLER, R. D.. RELATÓRIO ANUAL REFERENTE A BOLSA INTEGRAL CAPES-PROSUP. 2014. (RELATÓRIO ANUAL DE BOLSISTA).

6.
HADLER, R. D.. Relatório de qualificação. 2014. (Qualificação).

7.
HADLER, R. D.. RELATÓRIO ANUAL REFERENTE A BOLSA INTEGRAL CAPES-PROSUP. 2013. (RELATÓRIO ANUAL DE BOLSISTA).

8.
HADLER, R. D.. Palestra "Marketing de Relacionamento". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PELLEGRINO, P. L. R.; HADLER, R. D.; PRADO, A. R. M.. Participação em banca de Gabriel Lima;Gabriela Souza;Gabriele Semolini;Matheus Baroni.Estratégia de licenciamento e a decisão de compra do consumidor torcedor no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
HADLER, R. D.. Participação em banca de Grupo de alunos do curso de Publicidade e propaganda.Planejamento de Comunicação Duaik Entretenimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.

3.
PELLEGRINO, P. L. R.; HADLER, R. D.; BUCHERONI, P. M. C. A.. Participação em banca de Felipe Carvalho de Moura Marco; Renan Salvadori Sontag.A importância do marketing de experiência no comportamento do consumidor masculino de eletrodomésticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
PERES NETO, L.; HADLER, R. D.; MARCHI, C. F.. Participação em banca de Barbara Leal Schneider.As práticas de consumo na invisibilidade: um estudo sobre a deep web. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
PERES NETO, L.; HADLER, R. D.; CAMPOS JUNIOR, W. R.. Participação em banca de Giles Pereira Fernandes.O culto da performance e o ideal de sucesso entre os jovens profissionais de comunicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
HADLER, R. D.. Participação em banca de Danilo Azevedo de Souza.A demanda latente do mercado publicitário contemporâneo e um real diagnóstico do ensino superior de Publicidade e Propaganda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário FECAP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, M. A.; HADLER, R. D.; ARANHA NETO, M. O.; PRADO, A. R. M.; ASSIS, L.. Banca de avaliação para contratação de docente. 2016. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
SANTOS, M. A.; HADLER, R. D.; PRADO, A. R. M.. Banca de avaliação para contratação de docente. 2016. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Outras participações
1.
SANTOS, M. A.; PRADO, A. R. M.; HADLER, R. D.. Banca de avaliação para contratação de docente. 2016. Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação para Tutores e Coordenação - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2018. (Exposição).

2.
Educação e novas linguagens: processos de ensino e aprendizagem para além do digital - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2018. (Exposição).

3.
O modelo EaD para os cursos de licenciatura e os encontros integradores - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2018. (Exposição).

4.
O modelo EaD para os cursos tecnológicos e a ação dos polos de apoio presencial - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2018. (Exposição).

5.
26° Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). 2017. (Congresso).

6.
Objetos de consumo e o pathos da violência. 2017. (Encontro).

7.
VII Seminário Conexões - Deleuze e Cosmopolíticas - UNICAMP. 2017. (Seminário).

8.
?Corrupción política y escándalo ciudadano: el papel de los medios?, por prof. Joan Botella i Corral, catedrático em Ciência Política da Univ Autônoma de Barcelona na ESPM SP. 2016. (Exposição).

9.
?Identidades performáticas em sites de redes sociais", ministrada pela Profa. Dra. Beatriz Polivanov, atividade programada promovida pelo Grupo em Ética Comunicação e Consumo (GPECC) do PPGCOM ESPM|SP. 2016. (Seminário).

10.
Ajustando nossa Epistemologia para uma Visão ampla da Realidade - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Seminário).

11.
As Competências Emocionais envolvidas no processo de Ensino e Aprendizagem - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Seminário).

12.
Atividade Programada Obrigatória ?Encontro de Formação Acadêmica?, promovida pelos Grupos de Pesquisa CNPq do PPGCOM ESPM SP􏰅.Discussões sobre comunicação e consumo. 2016. (Encontro).

13.
COMUNICON 2016 ? VI Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Estereótipos das culturas de consumo em torno do saudável: a influência da tirania das palavras na nossa capacidade de reflexão. 2016. (Congresso).

14.
Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC) em um Ambiente Interdisciplinar - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Oficina).

15.
Conferência Internacional Cultura Global e Cosmopolitismo Estético.O movimento Slow Food e sua busca pela vida boa através do consumo de alimentos. 2016. (Simpósio).

16.
Desafios da Multi e Interdisciplinaridade no Ensino Superior - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Seminário).

17.
Docência, Discência e Vivência no Ensino por meio da Língua Portuguesa - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Oficina).

18.
Minicurso ?Viejos medios, nuevos medios: hay diferencias políticas??, ministrado pelo Prof. Dr. Joan Botella i Corral - UAB, atividade promovida pelo PPGCOM ESPM|SP. 2016. (Oficina).

19.
O Desafio das Novas Tecnologias: Vídeos e Celulares na Sala de Aula - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Exposição).

20.
Oficina de Avaliações no Modelo ENADE: Instrumentação do Corpo Docente - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Oficina).

21.
Os Desafios de como Lidar com os Alunos Deficientes em Sala de Aula - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Oficina).

22.
Revendo a Relação Professor / Aluno - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Oficina).

23.
Universidade Aberta do Tempo Útil - Semana de preparação pedagógica Mackenzie. 2016. (Seminário).

24.
VIII Seminário Nacional do Centro de Memória ? Unicamp ?MEMÓRIA E ACERVOS DOCUMENTAIS. O ARQUIVO COMO ESPAÇO PRODUTOR DE CONHECIMENTO?. O movimento Slow Food e o sujeito contemporâneo: formas de sensibilidades articuladas por uma cultura de consumo. 2016. (Congresso).

25.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Diálogos entre o jornal Folha de S.Paulo, o movimento Slow Food e o consumidor no contexto sociocultural contemporâneo. 2016. (Congresso).

26.
aula magna do PPPGCOM intitulada ?Comunicação e relação sexual: do dispositivo convocador da alma gêmea ao dois do acontecimento amoroso?, proferida pelo prof. Dr. José Luiz Aidar Prado, da PUC-SP, no dia 19 de março de 2015. 2015. (Seminário).

27.
ComuniCON 2015 V Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo,. As práticas de consumo como forma de ressignificação do sujeito através do Slow Food. 2015. (Congresso).

28.
Fórum Penses Unicamp - "Ser criança e adolescer em uma sociedade desigual. 2015. (Seminário).

29.
Fórum permanente de atualização pedagógica - Mackenzie. 2015. (Encontro).

30.
Oficina "Mapas Conceituais" ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Rogério Miranda Correia (USP), organizada pela Academia Nacional de Professores da ESPM SP. 2015. (Oficina).

31.
Oficina de avaliação do modelo Enade: Instrumentação do corpo docente. 2015. (Oficina).

32.
?DA POESIA ÀS MÍDIAS E VICE VERSA? ministrada pelo Prof. Dr. Adalberto Müller (UFF). 2014. (Seminário).

33.
?Performance em expansão", com Prof. Dr. Lúcio Agra, atividade programada promovida pelo GECCO - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Consumo e Entretenimento do PPGCOM ESPM|SP. 2014. (Seminário).

34.
atividade programada com a pós-doutorando do PPGCOM ESPM-SP Marina Caminha. 2014. (Seminário).

35.
Atividade Programada Obrigatória ?Encontro de Formação Acadêmica?, promovida pelos Grupos de Pesquisa CNPq do PPGCOM ESPM SP􏰅.Discussão sobre comunicação e consumo. 2014. (Encontro).

36.
Aula aberta "Antropologia do consumo: uma trajetória de pesquisa" ministrada por Prof. Dr. Everardo Rocha, no dia 8 de outubro de 2014, durante o ComuniCON 2014. 2014. (Seminário).

37.
Aula Aberta "Semióticas do consumo: práticas de vida urbanaministrada por Profa. Dra. Ana Claudia Mei, no dia 8 de outubro de 2014, durante o ComuniCON 2014. 2014. (Seminário).

38.
ComuniCON 2014 ? IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, realizado nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2014, na ESPM-SP, com promoção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo.. O movimento Slow Food e as escolhas de consumo: as possibilidades de atuação individual e coletiva através de uma tribo pós-moderna. 2014. (Congresso).

39.
Debate sobre "Fãs" organizado pelo Grupo ESPM-Obitel. 2014. (Encontro).

40.
II SEMINARIO DE PESQUISA ? PENSAMENTO ESPM , realizado na ESPM ? Campus Prof. Francisco Gracioso, Auditório Renato Castelo Branco em São Paulo/SP, no dia 25 de abril de 2014. 2014. (Seminário).

41.
Oficina "Objetos para pensar e os fluxos globais subalternos" ministrada por Prof. Ms. Rodolfo Polzin, no dia 8 de outubro de 2014, durante o ComuniCON 2014. 2014. (Seminário).

42.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Slow Food e o Sujeito Contemporâneo: A Visibilidade de uma Nova Busca Ontológica Através das Estratégias e Táticas de uma Tribo Pós-Moderna. 2014. (Congresso).

43.
atividade programada ?Controvérsias entre as utopias da cibercultura e a grande indústria midiática?, com o Prof. Dr. Alex Primo (UFRGS), promovida pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, consumo e entretenimento (PPGCOM ESPM-SP) no dia 23 de agosto de 2013. 2013. (Seminário).

44.
Atividade Programada Obrigatória ?Encontro de Formação Acadêmica?, promovida pelos Grupos de Pesquisa CNPq do PPGCOM ESPM SP􏰅.Discussão sobre comunicação e consumo. 2013. (Encontro).

45.
ComuniCON 2013 ? III Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo, realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, na ESPM-SP, com promoção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo.. POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DO SUJEITO CONTEMPORÂNEO MEDIADAS PELO CONSUMO. 2013. (Congresso).

46.
Conferência ?Regimes de sentido e estilo de vida?, com o Prof. Dr. Eric Landowski, Atividade Programada promovida pelo PPGCOM ESPM-SP e PUC-SP no dia 10 de abril de 2013. 2013. (Simpósio).

47.
Conferência semestral de referência dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo, com a Profa. Dra. Maria Helena Weber, promovida pelo Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de São Paulo no dia 9 de abril de 2013. 2013. (Simpósio).

48.
I SEMINARIO DE PESQUISA ? PENSAMENTO ESPM , realizado na ESPM ? Campus Prof. Francisco Gracioso, Auditório Renato Castelo Branco em São Paulo/SP, no dia 17 de maio de 2013.Exposição do perfil do meu projeto de pesquisa em andamento no mestrado. 2013. (Seminário).

49.
mesa redonda ?Comunicação, Consumo e Entretenimento: Lógicas e Formatos 2 ", com Profa. Dra. Sheila Schvarzman e Prof. Dr. Rogério da Costa. 2013. (Seminário).

50.
Palestra ?A Juventude na Publicidade dos anos 60 e 70?, com a Profa.Dra. Cláudia Pereira (PUC Rio), promovida pelo Grupo de Pesquisa ATOS (PPGCOM ESPM-SP) no dia 18 de março de 201. 2013. (Exposição).

51.
Palestra ?The dark side of the media (O lado escuro das mídias)?, com o Prof. Dr. Richard Grusin, Atividade Programada promovida pelo PPGCOM ESPM e do PPGCOS PUCSP nos dias 21 e 28 de agosto de 2013. 2013. (Seminário).

52.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, entre os dias 4 e 7 de setembro de 2013, em Manaus/AM, promovido pela Intercom e realizado pela UFAM. O mal-estar do consumo consciente: ética, discurso publicitário e a recepção de valores socioambientais. 2013. (Congresso).

53.
"Antropologia Cultural" com Prof.Dr. Massimo Canevacci da Univ. La Sapienza de Roma no PPGCOM/USP. 2012. (Seminário).

54.
III Pró-Pesq PP- Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2012. (Encontro).

55.
Palestra "Fake Consumers. Cultura Digital e Urbana na Contemporaneidade: Crossing Falso e Verdadeiro" proferida pelo Prof. Dr. Massimo Canevacci no PPGCOM/USP no dia 17 de outubro. 2011. (Seminário).

56.
Seminário Internacional "Publicidad y Valores Posmodernos" ministrado pelo Prof.Dr. Pedro Hellín da Universidad de Murcia - Espanha no PPGCOM/USP no período de 13 a 15 de setembro. 2011. (Seminário).

57.
Seminário Internacional "Semiótica e Gestão da Marca" ministrado pelo Prof.Dr. Paulo Lencastre da Universidade Católica de Portugal no PPGCOM/USP nos dias 5 e 6 de outubro. 2011. (Seminário).

58.
?O Pensamento Comunicacional na Contemporaneidade? por prof. Dr. Bernard Miège na ECA/USP. 2009. (Seminário).

59.
12º Encontro de Marketing Promocional e Eventos ? Anhembi Morumbi. 2008. (Encontro).

60.
6º Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). 2008. (Simpósio).

61.
3º Seminário de LUXO ? por Valor Econômico. 2005. (Seminário).

62.
Palestra ?Marketing Direto e o Marketing Orientado à Informação? - por Peter Rosenwald. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HADLER, R. D.. Moderação da mesa redonda "Marketing Digital" na I SEMEO - Semana de estudos organizacionais. 2017. (Exposição).

2.
HADLER, R. D.. atuou no núcleo de apoio à Comissão Executiva, durante o ComuniCON 2016 ? 6o Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. 2016. (Congresso).

3.
HADLER, R. D.. Moderação da sessão 6:. 2016. (Congresso).

4.
HADLER, R. D.. ComuniCON 2013 III Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FERRARI, Ana Julia; ZARAMELLA, Bianca.. A geração Z e a interferência dos influenciadores digitais na hora da decisão de compra. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

2.
HESPANHOL, Thiago; OTÁVIO, Aline; TEIXEIRA, Alexandre.. Consumo de fast-food no Brasil: um estudo dos fatores responsáveis pelo seu crescimento frente ao aumento da alimentação saudável. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

3.
ANDRADE, Neylor.. Inbound Marketing. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

4.
BRIGATTO,Thiago; PERUCK, Karoliny; TEMPLE; Victor.. Alimentação saudável: hábitos, tendências e práticas mercadológicas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Kaline Silva Magalhães. RESISTÊNCIA À GLOBALIZAÇÃO: O CASO DO MOVIMENTO SLOW FOOD. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PALERMO, Paula Pio da Silva; SOUZA, Beatriz Pallos de;. AS ESCOLHAS DE CONSUMO E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ASPECTOS IDENTITÁRIOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Raquel Duarte Hadler.

2.
JÚNIOR, Anselmo da C.;NETO, Antonino C.A.; TOLEDO,Lucas de B. O CRESCIMENTO DO CONSUMO DE ARTIGOS DE LUXO PELO PÚBLICO MASCULINO A PARTIR DO SÉCULO XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Raquel Duarte Hadler.



Outras informações relevantes


Participação como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Peres Neto, do PPGCOM ESPM, financiado pelo CNPq.

Telefone para contato: 11 99139-8083



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:34:24