Regina Cibelle de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8213921825194713
  • Última atualização do currículo em 25/07/2017


Doutoranda em Letras, área de Literatura Francesa, pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Defendeu dissertação de mestrado em Literatura Francesa pela mesma instituição, com apoio da CAPES. Possui graduação em Letras, habilitação em Português e Francês, pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem interesse em Literatura Francesa do século XIX e atualmente se dedica à recepção de Balzac no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Regina Cibelle de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Gloria Carneiro do Amaral.
2015 - 2017
Mestrado em Est. Ling., Literários e Tradutológicos em Francês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Gobseck's: entre a prostituição e a agiotagem,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Gloria Carneiro do Amaral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Século XIX; Honoré de Balzac; Família; Prostituição; Agiotagem.
2010 - 2014
Graduação em Letras, habilitação em francês.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Língua Francesa. (Carga horária: 45h).
French In Normandy, NORMANDY, França.
2014 - 2014
Las mujeres en la historia de España. (Carga horária: 15h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2014 - 2014
Língua Espanhola. (Carga horária: 30h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2013 - 2013
Lucrécio e a filosofia epicurista. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de extensão


2013 - Atual
Vertentes do Romance
Descrição: Grupo de estudos que tem como objetivos discutir os seguintes temas: O processo de formação do romance como gênero moderno na Europa no século XVIII A relação entre romance e realismo no contexto europeu setecentista e oitocentista O estabelecimento do romance como gênero hegemônico na Europa durante o século XIX As relações entre o romance e a imprensa As relações entre romance e História As relações entre o romance e a cultura popular As relações entre o romance e as vanguardas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2014
Monitoria em Literatura Francesa
Descrição: O projeto de monitoria em Literatura Francesa pretende contemplar dois perfis de estudantes: os alunos do Campus Guarulhos matriculados na Habilitação Francês/Português e os alunos matriculados em outras Habilitações (sobretudo as do Departamento de Letras) que, de uma maneira ou de outra, têm a Literatura Francesa como uma referência para suas discussões e abordagens..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2014
Fantine e Cosette: um estudo comparativo
Descrição: Este projeto visa a fazer um estudo sobre a constituição de duas personagens femininas do romance Les Misérables, de Victor Hugo: Fantine e Cosette. Em primeiro lugar, faremos um estudo sobre a obra, tendo como foco o primeiro tomo, denominado Fantine. Será feita uma análise sobre essa personagem, verificando a forma como ela é narrada na obra de Victor Hugo e quais os sentidos que podem ser gerados a partir de recursos linguísticos, como, principalmente, a presença ou a ausência do artigo definido ?la? antes do nome da personagem. Depois, será feita uma análise da personagem Cosette para verificar como foi construída e qual a sua atuação na obra. Por fim, faremos uma comparação entre as duas, com a finalidade de apreender se e como as características de Fantine permanecem em Cosette e quais as diferenças entre essas duas personagens..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Incursões sobre a ironia no prólogo
Descrição: Esta pesquisa abordou o conceito de ironia e ironia intertextual no prólogo "Ao leitor" do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, tendo como base principal a Análise do Discurso Francesa. Primeiramente foi feito um estudo sobre a ironia e a intertextualidade, desde a Retórica Clássica até as abordagens nas Teorias Discursivas, em seguida foi feito um estudo sobre parte da crítica machadiana e sobre a relação entre Machado de Assis, Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Stendhal. Por último, buscou-se analisar a ironia e a ironia intertextual no prólogo "Ao leitor"..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2012
Monitoria em Língua Francesa
Descrição: Esse projeto tem como objetivo apoiar alunos do Campus Guarulhos que cursam Unidades Curriculares ligadas à língua francesa para que desenvolvam habilidades oral e escrita em língua francesa bem como esclarecer possíveis dificuldades decorrentes do aprendizado em sala de aula. Além disso, trabalhar junto aos monitores para a expansão de seus conhecimentos prévios em língua francesa e orientá-los a desenvolver habilidades necessárias para a docência..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Francesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, R. C.2015 OLIVEIRA, R. C.. Esther van Gobseck: a voz da cortesã. Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online), v. 15, p. 1, 2015.

2.
OLIVEIRA, R. C.2015OLIVEIRA, R. C.. Fantine ou la Fantine: uma questão de sentido. Non Plus, v. 8, p. 137-149, 2015.

3.
OLIVEIRA, R. C.2015OLIVEIRA, R. C.; AMARAL, G. C. . Discursos sobre a cortesã na Literatura Francesa do século XIX: Honoré de Balzac e Alexandre Dumas Fils. Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas, v. 2, p. 46-57, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, R. C.. Gobseck: o domínio do capital. In: VII Seminário Nacional Literatura e Cultura, 2016, São Cristóvão. Anais do VII Seminário Nacional Literatura e Cultura, 2016. p. 179-183.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, R. C.. Discursos sobre a cortesã na literatura dos século XIX: Honoré de Balzac e Alexandre Dumas Fils. In: VI Semana de Letras e II Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens, 2015, Serra Talhada (PE). A Conexão de Saberes no Ensino de Língua e Literatura, 2015. p. 251-254.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, R. C.. Fantine et Cosette: une comparaison entre les deux personnages de Victor Hugo. In: XIX Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 2013, Niterói. XIXº Congresso Brasileiro dos Professores de Francês: Réflechir, Séduire, Construir: le français pour l'avenir. Niterói: Aliança Francesa de Niterói, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, R. C.. Gobseck: o domínio do capital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, R. C.. Entre a prostituição e a agiotagem: a família Gobseck. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, R. C.. Gobseck: filosofia de um usurário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, R. C.. Discursos sobre a cortesã na literatura dos século XIX: Honoré de Balzac e Alexandre Dumas Fils. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, R. C.. A ascensão de Esther van Gobseck para o status de cortesã. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, R. C.. Les courtisanes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, R. C.. L'affaire-courtisane chez Balzac. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, R. C.. Esther van Gobseck: A Voz da Cortesã. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, R. C.. Fantine e Cosette: um estudo comparativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, R. C.. Fantine e Cosette: um estudo comparativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
OLIVEIRA, R. C.. A construção de sentido entre 'Fantine' e 'la Fantine'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, R. C.. Intercâmbio e estado emocional: por que é importante falar disso?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
OLIVEIRA, R. C.. Incursões sobre a ironia no prólogo 'Ao leitor' do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
OLIVEIRA, R. C.. Incursões sobre a ironia no prólogo 'Ao leitor' do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OLIVEIRA, R. C.. Estudo sobre a ironia no prólogo 'Ao leitor' do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
OLIVEIRA, R. C.. Fantine et Cosette: une comparaison entre les deux personnages de Victor Hugo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
OLIVEIRA, R. C.. Incursões sobre a ironia no prólogo 'Ao leitor' do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
OLIVEIRA, R. C.. Incursões sobre a ironia no prólogo 'Ao leitor' do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
OLIVEIRA, R. C.. Incursões sobre a ironia no prólogo 'Ao leitor' do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Semana de Pesquisa Discente Letras UNIFESP.Literatura. 2017. (Outra).

2.
III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários - PPG Letras.Sessão de Comunicação 5. 2017. (Seminário).

3.
Colóquio Romantismo: Literatura e Filosofia. 2015. (Outra).

4.
VII Encontro de Pesquisas do Francês.A ascensão de Esther van Gobseck para o status de cortesã. 2015. (Encontro).

5.
VI Semana de Letras e II Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens.Discursos sobre a cortesã na literatura dos século XIX: Honoré de Balzac e Alexandre Dumas Fils. 2015. (Simpósio).

6.
XIX Mostra de Pós-Graduação em Letras: "Língua e Literatura: muitas margens".Esther van Gobseck: A Voz da Cortesã. 2015. (Outra).

7.
XVI Colloque Pédagogique Annuel de l"Alliance Française de São Paulo. 2015. (Outra).

8.
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. L'affaire-courtisane chez Balzac. 2015. (Congresso).

9.
Adaptações Literárias Francesas. 2014. (Outra).

10.
Colóquio Internacional "Sade e o Limite: 274 anos de transgressões". 2014. (Outra).

11.
II Jornada Discente de Letras.A construção de sentido entre "Fantine" e "la Fantine". 2014. (Outra).

12.
IV Semana de Letras - UNIFESP.Fantine e Cosette: um estudo comparativo. 2014. (Outra).

13.
Jornada A internacionalização no campus de Humanidades da UNIFESP: as experiências dos estudantes.Intercâmbio e estado emocional: por que é importante falar disso? - Relato de experiência. 2014. (Outra).

14.
Monitora na "I Jornada Discente de Letras". 2014. (Outra).

15.
Monitora na "I Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos - Adaptações Literárias". 2014. (Congresso).

16.
Monitora na "Jornada linguístico-literária: Quando língua e literatura constroem um único saber". 2014. (Outra).

17.
Palestra "Misteriomania: circulação do romance Les mystères de de Paris, invenção do autor e formação do leitor". 2014. (Outra).

18.
Representações da vida moderna: a viagem cinematográfica do romance. 2014. (Outra).

19.
Semana de Estudos Franceses UNIFESP/UNICAMP. 2014. (Congresso).

20.
XVe Colloque Pédagogique Annuel de l"Alliance Française de São Paulo. 2014. (Congresso).

21.
XXII Congresso de Iniciação Científica - PIBIC. Fantine e Cosette: um estudo comparativo. 2014. (Congresso).

22.
61° Seminário do GEL.Estudo sobre a ironia no prólogo "Ao leitor" do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2013. (Seminário).

23.
Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo "L'interculturel en cours de langue: enjeux, approches, pratiques". 2013. (Outra).

24.
Colóquio Internacional "Pascal Quignard. La littérature hors frontière". 2013. (Outra).

25.
I Colóquio de Investigações do Poético: VII Poetas do Século XX. 2013. (Outra).

26.
III Semana de Letras UNIFESP.Incursões sobre a ironia no prólogo "Ao leitor" do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2013. (Outra).

27.
Minicurso "Os gêneros poéticos vão à escola? Reflexões e propostas". 2013. (Outra).

28.
Minicurso "Porquinhos, passarinhos e poveirinhos: literatura, língua e identidade". 2013. (Outra).

29.
Minicurso "Projeto de Leitura e Interdisciplinaridade". 2013. (Outra).

30.
Palestra "História, política e correntes críticas: a obra de Charles Dickens". 2013. (Outra).

31.
Palestra "O verdadeiro amor jamais teve curso tranquilo". 2013. (Outra).

32.
XIX Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Fantine et Cosette: une comparaison entre les deux personnages de Victor Hugo. 2013. (Congresso).

33.
XXI Congresso de Iniciação Científica - PIBIC. Incursões sobre a ironia no prólogo "Ao leitor" do romance Memórias póstumas de Brás Cubas. 2013. (Congresso).

34.
XXXI Bain Linguistique de l'APFESP. 2013. (Encontro).

35.
20º Congresso de Iniciação Científica - PIBIC. Incursões sobre a ironia no prólogo"Ao leitor" do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2012. (Congresso).

36.
60º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos).Incursões sobre a ironia no prólogo"Ao leitor" do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2012. (Seminário).

37.
Ciceronianíssimos II: Colóquio sobre Marco Túlio Cícero - pela divulgação da SIAC no Brasil. 2012. (Outra).

38.
Ciclo Nacional de Palestras Arte e arqueologia romana - MASP. 2012. (Outra).

39.
Jornada Internacional de Estudos Escrituras do Silêncio. 2012. (Outra).

40.
Sonho e Razão IV: Norma e experiência no mundo Ibérico - Diálogos, aproximações e dissonâncias. 2012. (Outra).

41.
VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita (ELFE).Incursões sobre a ironia no prólogo"Ao leitor" do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2012. (Encontro).

42.
XIIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. 2012. (Outra).

43.
X Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. 2012. (Outra).

44.
XXX Bain Linguistique de l'APFESP. 2012. (Outra).

45.
Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa - PERSPECTIVAS SOBRE O OITOCENTOS E O NOVECENTOS. 2011. (Outra).

46.
Diálogos Literários I: ÁFRICA, BRASIL E PORTUGAL. 2011. (Outra).

47.
III Colóquio de Humanas UNIFESP. 2011. (Outra).

48.
II Semana de Letras UNIFESP. 2011. (Outra).

49.
Mini-Curso Escritas do Eu: Literatura e Auto-Retrato. 2011. (Outra).

50.
Monitora no evento "Jornada Fantástica". 2011. (Outra).

51.
Palestra "António Lobo Antunes: A Re-Invenção do Romance". 2011. (Outra).

52.
Palestra em francês "Marcel Proust escreve em Busca do Tempo Perdido - elementos da gênese do ciclo de romance proustianos". 2011. (Outra).

53.
V Sofia - Semana de Orientação Filosófica Internacional e Acadêmica. 2011. (Outra).

54.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2011. (Congresso).

55.
Colóquio de Letras: Encontro com a Literatura Portuguesa Contemporânea. 2010. (Outra).

56.
Colóquio de Literatura e Teoria Literária - Escritores ensaístas: a literatura reflete sobre si mesma. 2010. (Outra).

57.
I Colóquio de Letras: Criação e Linguagem. 2010. (Outra).

58.
I Congresso Internacional Texto-Imagem. 2010. (Congresso).

59.
I Semana de Gênero e Sexualidade(s) da UNIFESP Guarulhos. 2010. (Outra).

60.
I Semana de Letras UNIFESP. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, M. T. ; BARROS, A. L. ; OLIVEIRA, R. C. ; CASTRO, C.C. ; SOUZA, M. G. . Colóquio Internacional "Sade e o Limite: 274 anos de transgressões. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:19:48