Francisco Gabriel de Almeida Rego

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9954565013371431
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Professor de audiovisual na Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB (Campus Paulo Freire). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica/UNEB). Pesquisa a realização documental indígena no contemporâneo, atuando em temas como: cinema brasileiro, realização documental, antropologia fílmica, teoria e análise fílmica. Integra o NANOOK, Grupo de Análise de Documentário, grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Análise Fílmica (PósCom/UFBA). É um dos fundadores CUAL - Coletivo Urgente de Audiovisual. Além da realização audiovisual, também é diretor de produção, com experiência na elaboração e execução de projetos e espetáculos culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Gabriel de Almeida Rego
Nome em citações bibliográficas
Rego, F. G;Rego, Francisco Gabriel


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Póetica, política e representações nos documentários do Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema: projeto Video nas Aldeias,
Orientador: José Francisco Serafim.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Documentário; Cinema; Autorrepresentações indígenas; Audiovisual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2015 - 2017
Mestrado em Crítica Cultural.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Subjetividades e encenações em dois documentários do Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema: Projeto Vídeo nas Aldeias,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: José Carlos Felix.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Documentário; Crítica Cultural; Cultura Visual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2009 - 2011
Graduação em BI Artes/ Cinema e Vídeo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Engenharia Química.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Ano de interrupção: 2008




Formação Complementar


2018
Roteiro. (Carga horária: 48h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2018
Som para Cinema e TV Online. (Carga horária: 48h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2018 - 2018
CURSO CAPTAÇÃO DE SOM DIRETO. (Carga horária: 42h).
Academia internacional de cinema e televisão, AICTV, Brasil.
2017 - 2017
Direção de Fotografia. (Carga horária: 42h).
Academia internacional de cinema e televisão, AICTV, Brasil.
2015 - 2016
Direção de Produção (DRT 0457/BA).
Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, SATED, Brasil.
2015 - 2015
AS POSSIBILIDADES DA NARRATIVA ORAL: O DIGITAL, O. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Francês. (Carga horária: 68h).
Núcleo Permanente de Extensão em Letras - UFBA, NUPEL, Brasil.
2010 - 2012
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 408h).
Núcleo Permanente de Extensão em Letras - UFBA, NUPEL, Brasil.
2010 - 2010
Fotografia Digital.
Faculdade de comunicação - UFBA, FACOM, Brasil.
2010 - 2010
Fotografia jornalística.
Faculdade de comunicação - UFBA, FACOM, Brasil.
2005 - 2007
Curso de Italiano. (Carga horária: 408h).
Associação Cultural Ítalo-Brasileira Dante Alighieri Bahia, DA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estéticas dos Povos Originários das Américas

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACOM - UFBA, .


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador II, Carga horária: 40

Atividades

06/2016 - 03/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação TCC
03/2016 - 08/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 192 - Seminário Temático Interdisciplinar I

Escola Técnica da Bahia, ETEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

07/2017 - 05/2018
Ensino, Curso Técnico em Rádio e TV, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Roteiro para Rádio e Televisão
Teorias da comunicação e atualidades

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realiza pesquisa, ao nível de mestrado, na pós-graduação em Crítica Cultural. Pesquisador bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Atividades

03/2014 - 04/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Alagoinhas, .

01/2016 - 06/2016
Estágios , Departamento de Ciências Humanas ? DCH I - Campus I, .

Estágio realizado
Docente na disciplina Estética da comunidação de massa (60h), no curso de Comunicação social/Relações Públicas.

Fundação Gregório de Mattos, FGM/BA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Proponente de projeto cultural
Outras informações
Proponente do projeto "Mostra conto Salvador"

Atividades

11/2014 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Fundação Gregório de Mattos, .

Serviço realizado
Produção e realização de projeto cultural.

Serviço Social do Comércio - BAHIA, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de processo I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2013 - 11/2013
Serviços técnicos especializados , Serviço Social do Comércio - Bahia, .

Serviço realizado
Orientação Social; Produção Cultural.

Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Áudio e Vídeo, Carga horária: 20

Atividades

11/2013 - 05/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Adiovisual

Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, FPC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de nível Médio, Carga horária: 40


Coletivo Urgente de Audiovisual, CUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Cineasta
Outras informações
Desenvolveu o projeto ?Atividades continuadas CUAL - Coletivo Urgente de Audiovisual?, projeto selecionado no Edital 31/2012 ? Setorial de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Atividades

11/2013 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Coletivo Urgente de Audiovisual - BA - Brasil, .

Serviço realizado
Proponente.

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, INEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de nível Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Literatura, produção cultural e modos de vida

Objetivo: Estudar as representações literárias e os modos de produção das minorias e comunidades periféricas, bem como os modelos historiográficos, teóricos e críticos que fundamentam sua interpretação, problematizando formas, suportes, métodos, formações discursivas e embates epistemológicos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Crítica Cultural.
2.
Análise de produtos e linguagens da cultura mediática

Objetivo: Analisar e interpretar as configurações expressivas (obras,produtos,linguagens) da cultura e da comunicação mediáticas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Comunicação; Cultura contemporânea; Audiovisual.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Laboratório de Análise Fílmica - LAF
Descrição: Grupo de pesquisa que se ocupa, desde o início, com a formulação e aplicação de procedimentos metodológicos de análise capazes de sistematizar rigorosamente as perspectivas de abordagem da obra audiovisual, levando em conta a necessária integração dos aspectos materiais de análise, a saber, os elementos específicos da linguagem audiovisual, os elementos estéticos (conjuntos de estratégias voltadas para a produção dos efeitos de sensação), poéticos (conjunto das estratégias voltadas para produção de efeitos emocionais no espectador), e semióticos (conjunto das estratégias voltadas para a produção de sentido). Tal formulação também leva em conta as particularidades dos diferentes tipos de abordagem metodológica de análise audiovisual ? a saber, a abordagem pré-textual (que examina o mundo fora do filme através do exame do filme como parte expressiva desse mundo), contextual (examina a relação entre o filme e o mundo fora do filme), textual/contextual (analisa filmes singulares em sua relação com classes de filmes) e textual (descrição e análise de filmes singulares no seu funcionamento interno)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Pós -Teoria
Descrição: Pesquisa que reúne pesquisadores com formação e atividade científica pós-disciplinar com os seguintes objetivos: a) estabelecer contato entre a historiografia e teoria nos estudos da contemporaneidade, bem como, a historiografia da teoria (autores,obras e eventos) impactada pelo estruturalismo, pós estruturalismo e depois b) avaliar o lugar do marxismo contemporâneo e do pós-estruturalismo como desmontagem dos dispositivos envolvendo o Estado e seus vínculos com o capital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Francisco Gabriel de Almeida Rego - Integrante / Washington Luis Lima Drummond - Coordenador / José Carlos Felix - Integrante / Alan da Silva Sampaio - Integrante / Arolda Maria da Silva Figuerêdo - Integrante / Edson Silva - Integrante / Marcelo Nunes Rocha - Integrante / Maria Aparecida Ramos de Lima - Integrante / Maurício José de Jesus - Integrante / Priscila Cardoso de Oliveira Silva - Integrante / Taíse Alves Moreira - Integrante.
2014 - 2016
Os narradores orais urbano-digitais sob o viés das materialidades da literatura: produção e modos de vida no contexto nordestino.
Descrição: Projeto busca localizar, mapear e analisar a produção narrativa oral contemporânea na cidade de Alagoinhas (BA), de modo a propor a categoria de narrador oral urbano digital como uma remediador de saberes plurais e periféricos na cultura contemporânea. Foca-se nas produções periféricas, de modo a legitimá-las como uma atividade de produção de sentidos fortemente vinculada a apropriação dos recursos tecnológicos por partes de sujeitos periféricos e o papel desses em se relacionarem com a cultura tradicional e as formas de massificações no contemporâneo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - 2017
Periódico: Grau Zero - Revista de crítica cultural


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Documentário.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovado no Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital n° 26/2017, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA.
2014
Arte Todo Dia - 2014, Fundação Gregório de Matos - Prefeitura Municipal de Salvador.
2012
Setorial de Audiovisual - Edital 31/2012, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Rego, F. G2018Rego, F. G. Voz E Oralidade No Curta-Metragem De Olney São Paulo. RUA. REVISTA UNIVERSITÁRIA DO AUDIOVISUAL, v. 1, p. 106-111, 2018.

2.
Rego, F. G2017Rego, F. G. Religiosidade, tempo e subjetivade no documenta-rio: Bicicleta de Nhanderu-. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO, p. 176-187, 2017.

3.
Rego, F. G2016Rego, F. G; FELIX, J. C. . Enunciação e Subjetividade no documentário Bicicletas de Nhanderu: um olhar para a linguagem verbal e audiovisual nas narrativas tradicionais indígenas. Boitatá, v. 1, p. 54-67, 2016.

4.
FELIX, J. C.2016FELIX, J. C. ; Rego, F. G . Enunciação e Subjetividade no documentário Bicicletas de Nhanderu: um olhar para a linguagem verbal e audiovisual nas narrativas tradicionais indígenas. BOITATÁ, v. 01, p. 54-67, 2016.

5.
Rego, F. G2016Rego, F. G; PRZYBYLSKI, M. P ; SILVA, P. C. O. . Voz e autorrepresentação Mbya-guarani: uma análise do documentário Mokoi Tekoá Petei Jeguatá: duas aldeias, uma caminhada. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO, v. 19, p. 226-246, 2016.

6.
Rego, F. G2015Rego, F. G; FELIX, J. C. . Da hiper ficção ao hiper documental: impasses entre ficcional e documental na representação do erotismo indígena no documentário Hiper mulheres. Aceno - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 2, p. 212-228, 2015.

7.
Rego, F. G2014Rego, F. G. Laboratório de formas: território e desterritorialização na publicação independente do livro. GRAU ZERO, v. 2, p. 71-84, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. (Org.) . Mídias, subjetividades e outros dissensos. 1. ed. Alagoinhas: Fabrica de Letras - UNEB, 2017. v. 5. 300p .

2.
Rego, F. G; SILVA, E. N. (Org.) ; SILVA, G. A. (Org.) ; SILVA, E. T. (Org.) . Letramento e diferença cultural. 2. ed. Alagoinhas: Fábrica de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2015. v. 3. 203p .

3.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. (Org.) ; ARAUJO, L. A. (Org.) ; CONCEICAO, C. Z. (Org.) . Capitalismo e Produção Simbólica (Dossiê). 2. ed. Alagoinhas: Fábrica de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2014. v. 2. 203p .

Capítulos de livros publicados
1.
Rego, F. G; FELIX, J. C. . A ORALIDADE, O CINEMA E A LITERATURA EM OLNEY SÃO PAULO. In: Carlos Magno Gomes. (Org.). CRÍTICA CULTURAL E ESTUDOS LITERÁRIOS. 1ed.São Cristovão: Editora UFS, 2016, v. 1, p. 109-117.

2.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. ; PRZYBYLSKI, M. P . A VOZ MBYA-GUARANI: AUTORREPRESENTAÇÃO E RESISTÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO. In: Gilmei Francisco Fleck. (Org.). Coleção literatura comparada. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 28-39.

3.
Rego, F. G. ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS EM EURICO BOAVENTURA E OLNEY SÃO PAULO. In: Carlos Magno Gomes; Ana Maria Leal Cardoso; Christina Ramalho; Fabio Mario da Silva. (Org.). Imaginários literários e culturais. 1ed.Aracaju: Criação, 2016, v. 1, p. 442-451.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Rego, F. G. Hera uma vez em Feira. Hera uma vez em Feira, Feira de Santana, 11 jan. 2017.

2.
Rego, F. G. Moderno fragmento do pensar: Um olhar para o curta O menino invisível. Cual - Coletivo Urgente de Audiovisual.

3.
Rego, F. G. A voz em Sinais de Chuva. Cual - Coletivo Urgente de Audiovisual.

4.
Rego, F. G. Ética Audiovisuêira para os dias velozes. Cual - Coletivo Urgente de Audiovisual.

5.
Rego, F. G. Notas sobre o desaparecimento e a imperfeição. Cual - Coletivo Urgente de Audiovisual.

6.
Rego, F. G. Os Sinais de Olney São Paulo. Feirenses - Feira de Santana Aprofundada.

7.
Rego, F. G. Cinemas Imaginários, cinemas de rua em Feira de Santana. Feirenses - Feira de Santana Aprofundada.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Rego, F. G; FELIX, J. C. . CULTURA POPULAR: DA HIPER FICÇÃO AO HIPER DOCUMENTAL: A CONSTRUÇÃO DO EROTISMO INDIGENA NO FILME AS HIPER MULHERES.. In: IV SEMINÁRIO ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2015, Salvador. Anais do IV do seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: EDUNEB, 2015. v. 1.

2.
Rego, F. G; PRZYBYLSKI, M. P ; SILVA, P. C. O. . A VOZ E AS MATERIALIDADES DA LITERATURA: EVOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO/CONTEMPORANEIDADE DE UM CONCEITO. In: Enecult 2015, 2015, Salvador. Edição 2015 ? XI Enecult. Salvador: Cult, 2015. v. 1.

3.
Rego, F. G; PRZYBYLSKI, M. P ; SILVA, P. C. O. . VOZ POÉTICA E EXPERIÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO INDÍGENA. In: II SINBAIANIDADE E II CILLAA, 2015, Salvador. ANAIS II SINBAIANIDADE E II CILLAA. Salvador: UNEB, 2015. v. 1. p. 630-641.

4.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. ; PRZYBYLSKI, M. P . A VOZ MBYA-GUARANI NO DOCUMENTÁRIO MOKOI TEKOÁ PETEI JEGUATÁ: DUAS ALDEIAS, UMA CAMINHADA.. In: 5 º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB: Leitura e Literatura: do centro às margens, entre vozes, livros e redes., 2015, Salvador. A nais do 5 º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB: Leitura e Literatura: do centro às margens, entre vozes, livros e redes. Salvador: EDUNEB, 2015. v. 1. p. 781-796.

5.
Rego, F. G. ORALIDADE E CINEMA: O DITAME DA VOZ, NO DOCUMENTÁRIO DO CINEASTA OLNEY SÃO PAULO.. In: IV SEMANA NACIONAL DE LITERATURA E CULTURA, 2015, São Cristovão. Anais do VI Seminário Nacional Literatura e Cultura. São Cristóvão: GELIC, 2015. v. 6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Rego, F. G. VOZES, ENUNCIAÇÕES E SUBJETIVIDADES NA CRÔNICA DE EURICO ALVES BOAVENTURA E NO DOCUMENTÁRIO DE OLNEY SÃO PAULO. In: XVII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL, 2016, Feira de Santana. Livro de Resumos Seminário de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS, 2016. v. 1. p. 31-31.

2.
Rego, F. G. O poder da voz na perpetuação de saberes tradicionais em ?Ditame do rude almagesto: sinais de chuva?. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SERTÕES MEMÓRIAS E ORALIDADES: HOMENAGEM A JERUSA PIRES FERREIRA, 2015, Feira de Santana/Alagoinhas. Livro de Resumos. XVI Seminário de Pesquisa em Lite ratura e Diversidade Cultural (PROGEL - UEFS); Seminário Interlinhas do Pós-Crítica (PÓS-CRÍTICA - UNEB). Feira de Santana: UEFS/ Alagoinhas: UNEB, 2015. 46 p., 2015. v. 1.

3.
Rego, F. G. O DITAME DA VOZ, NO DOCUMENTÁRIO DO CINEASTA OLNEY SÃO PAULO. In: Seminário Nacional Literatura e Cultura (SENALIC), 2015, São Cristovão. Anais do VI Seminário Nacional Literatura e Cultura. São Cristóvão: GELIC, 2015. v. 3.

4.
Rego, F. G; FELIX, J. C. . DA HIPER FICÇÃO AO HIPER DOCUMENTAL: A CONSTRUÇÃO DO EROTISMO INDIGENA NO FILME AS HIPER MULHERES.. In: IV SEMINÁRIO ENLAÇANDO SEXUALIDADES, 2015, Salvador. caderno de resumos do VI Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: Grupo de Pesquisa Enlace, 2015. v. 1.

5.
Rego, F. G; PRZYBYLSKI, M. P ; SILVA, P. C. O. . A VOZ E AS MATERIALIDADES DA LITERATURA: EVOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO/CONTEMPORANEIDADE DE UM CONCEITO. In: Enecult 2015, 2015, Salvador. Edição 2015 ? XI Enecult. Salvador: Cult, 2015. v. 1.

6.
Rego, F. G. ALGUMAS QUESTÕES ACERCA DO HEROTISMO NO DOCUMENTÁRIO ITÃO KUEGÜ: AS HIPER MULHERES. In: II Semana Entrepalavras: Erotismo e(m) Linguagens, 2015, Fortaleza. Livro da programação e dos resumos da II Semana Entrepalavras: Erotismo e(m) Linguagens. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2015. v. 1. p. 75-76.

7.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. ; PRZYBYLSKI, M. P . VOZ E AUTO REPRESENTAÇÃO MBYA-GUARANI: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO MOKOI TEKOÁ PETEI JEGUATÁ: DUAS ALDEIAS, UMA CAMINHADA. In: II Simpósio Internacional de Baianidade e II Congresso Internacional de Linguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades, 2015, Salvador. CADERNO DE RESUMOS DO II SINBAIANIDADE (SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BAIANIDADE) E DO II CILLAA (CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILIDADES). Salvador: EDUNEB, 2015. v. 1. p. 187-188.

Apresentações de Trabalho
1.
PAIM, G. F. ; Rego, F. G . Cinema, Geografia e Paisagens: um olhar sobre suas representações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Rego, F. G. Enlaces Visuais - Mostra de curtas-metragens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Rego, F. G. DA HIPER FICÇÃO AO HIPER DOCUMENTAL: A CONSTRUÇÃO DO EROTISMO INDIGENA NO FILME AS HIPER MULHERES.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PRZYBYLSKI, M. P ; Rego, F. G ; SILVA, P. C. O. . A VOZ E AS MATERIALIDADES DA LITERATURA: EVOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO/CONTEMPORANEIDADE DE UM CONCEITO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Rego, F. G; FELIX, J. C. . Da hiper ficção ao hiper documental: impasses entre ficcional e documental na representação do erotismo indígena no documentário Hiper mulheres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Rego, F. G. Algumas questões acerca da oralidade no documentário de Olney São Paulo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. . VOZ E AUTO REPRESENTAÇÃO MBYA-GUARANI: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO MOKOI TEKOÁ PETEI JEGUATÁ: DUAS ALDEIAS, UMA CAMINHADA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. . A voz Mbya-Guarani no documentário Mokoi Tekoá Petei Jeguatá: duas aldeias, uma caminhada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Rego, F. G. Mais que uma ideia na cabeça: alternativas do audiovisual independente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Rego, F. G. CineFacom - Mostra Especial CUAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Rego, F. G. Circuito Popular de Cinema e Vídeo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Rego, F. G. Desafio da produção Universitária - Mesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. . Dossiê Mídias, subjetividades e outros dissensos. Alagoinhas: Fabrica de Letras - UNEB, 2017 (Apresentação).

2.
Rego, F. G. Dossiê temático Gênero, corpo e performance. Alagoinhas: Fábrica de Letras - UNEB, 2016 (Apresentação).

3.
Rego, F. G. Dossiê Letramento e diferença cultural. Alagoinhas: Fabrica de Letras - UNEB, 2015 (Apresentação).

4.
Rego, F. G. Caminho das Tropas. Salvador: Mostra Conto Salvador, 2015 (Livro de Conto).

5.
Rego, F. G; SILVA, P. C. O. . Dossiê Capitalismo e Produção Simbólica. Alagoinhas: Fabrica de Letras - UNEB, 2014 (Apresentação).

6.
Rego, F. G; RIOS FILHO, P. . Políticas, emaranhamentos e outras indiscernibilidades criativas. Alagoinhas: Fabrica de Letras - UNEB, 2014 (Entrevista).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Rego, F. G. Mostra Conto Salvador. 2015; Tema: Mostra Literária. (Site).

2.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; Bianca Muniz ; GUIMARAES, B. . Coletivo Urgente de Audiovisual - Cual. 2014; Tema: Cinema independente e coletivo. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
Rego, F. G; SILVA, E. T. ; SILVA, G. A. . Linguagem, Educação e Democracia. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
Rego, F. G; SANTOS, A. S. ; SILVA, G. A. ; ROCHA, I. N. M. ; MARTINS, L. T. S. ; SILVA, P. C. O. ; OLIVEIRA, S. M. B. ; SANTOS, S. R. . Dossiê: GÊNERO, CORPO E PERFORMANCE. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
Rego, F. G; SANTOS, A. S. ; SILVA, G. A. ; ROCHA, I. N. M. ; MARTINS, L. T. S. ; SILVA, P. C. O. ; OLIVEIRA, S. M. B. ; SANTOS, S. R. . Dossiê Literatura e Diáspora - Revista Grau Zerp. 2016. (Editoração/Periódico).

4.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. . Oficina Urgente de Audiovisual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Rego, F. G. Oficina - Poética dos olhares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Rego, F. G; Ramon Coutinho . Oficinas Urgentes de Audiovisual: teoria e prática em cinema e audiovisual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Rego, F. G; Ramon Coutinho . Oficina 'ação poética em Alagados: a poética dos olhares periféricos'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
AUDIOVISUAL, C. U. ; Ramon Coutinho ; CURVELO, M. G. ; Rego, F. G . Não há vagas. 2015. Filme.

2.
CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Com fome no fim do mundo. 2014. Filme.

3.
AUDIOVISUAL, C. U. ; COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; Rego, F. G . Estamos Aqui. 2014. Filme.

4.
AUDIOVISUAL, C. U. ; Rego, F. G ; COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. . Atrás dos olhos. 2013. Filme.

5.
COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Papai noel nos molestou. 2013. Filme.

6.
COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Ritual Pam pam pam. 2013. Filme.

7.
CURVELO, M. G. ; GUIMARAES, B. ; COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Otto Recicla. 2013. Filme.

8.
CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Não estou aqui. 2012. Filme.

9.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; AUDIOVISUAL, C. U. . O caminho mais próximo de casa. 2012. Filme.

10.
CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; AUDIOVISUAL, C. U. ; Rego, F. G . Tudo volta para o mesmo lugar. 2012. Filme.

11.
CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Amém. 2012. Filme.

12.
COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; CURVELO, M. G. ; AUDIOVISUAL, C. U. . Domingo chuvoso seguido de tragédia. 2012. Filme.

13.
CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Para os Tristes e Infelizes (Amém II). 2012. Filme.

14.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. ; AUDIOVISUAL, C. U. . A praga do desaparecimento imperfeito. 2011. Filme.

15.
CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Expansão. 2011. Filme.

16.
CURVELO, M. G. ; Rego, F. G ; COUTINHO, R. M. ; AUDIOVISUAL, C. U. . Fake-me. 2011. Filme.

17.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; AUDIOVISUAL, C. U. . Entre surgir e desaparecer completamente. 2011. Filme.

18.
COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Quando o porta-malas vira coração. 2011. Filme.

19.
COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G ; AUDIOVISUAL, C. U. . Um quadrado de sol. 2011. Filme.

20.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; Bianca Muniz ; GUIMARAES, B. ; BAUMGARTEN, C. . Procura-se um quase cineasta. 2010. Filme.

21.
Rego, F. G; Bianca Muniz ; CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; GUIMARAES, B. ; BAUMGARTEN, C. . Que horas é a sessão?. 2010. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Rego, F. G. CD - Oratório de Santo Antônio. 2016 (Produção).

2.
Rego, F. G; DIAS, L. F. . A Neta de Nanã. 2015 (Editoração de livro).

3.
Rego, F. G; SOUSA, O. . Frincha das Pedras. 2015 (Editoração de livro).

4.
Rego, F. G; COUTINHO, L. . Trapo. 2015 (Editoração de livro).

5.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. . Cine Club avuadora VI. 2015 (CineClub).

6.
Rego, F. G; CURVELO, M. G. . Homem Elipse. 2015 (Editoração de livro).

7.
Rego, F. G. Caminho das Tropas. 2015 (Editoração de livro).

8.
Rego, F. G. Mostra Conto Salvador. 2015 (Mostra Literária).

9.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. . Cine Club avuadora I. 2014 (CineClub).

10.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. . Cine Club avuadora II. 2014 (CineClub).

11.
COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G . Cine Club avuadora IV. 2014 (CineClub).

12.
COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G . Cine Club avuadora V. 2014 (CineClub).

13.
COUTINHO, R. M. ; Rego, F. G . Cine Club avuadora III. 2014 (CineClub).

14.
Rego, F. G; CURVELO, M. G. ; COUTINHO, R. M. ; AUDIOVISUAL, C. U. . Atividades continuadas CUAL - Coletivo Urgente de Audiovisual. 2013 (Realização cinematográfica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Rego, F. G; PAIM, A. V. F.; REGINA, A.. Participação em banca de Maria Zenaide.Música, arte e educação: possibilidades lúdicas na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
Rego, Francisco Gabriel; PAIM, A. V. F.; REGINA, A.. Participação em banca de Rosilene Santos.Música, arte e educação: possibilidades lúdicas na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCONTRO INTERNACIONAL SERTÕES MEMÓRIAS E ORALIDADES: HOMENAGEM A JERUSA PIRES FERREIRA.O poder da voz na perpetuação de saberes tradicionais em ?Ditame do rude almagesto: sinais de chuva?. 2015. (Encontro).

2.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades.DA HIPER FICÇÃO AO HIPER DOCUMENTAL: A CONSTRUÇÃO DO EROTISMO INDIGENA NO FILME AS HIPER MULHERES.. 2015. (Seminário).

3.
V Encontro de Leitura e Literatura da UNEB.Oralidades: Tradição e contemporâneidade. 2015. (Encontro).

4.
V Encontro de Leitura e Literatura da UNEB. 2015. (Encontro).

5.
X Jornadas Brasileñas e VII Jornadas de Culturas de Lengua Portuguesa en el Mundo.Da hiper ficção ao hiper documental: impasses entre ficcional e documental na representação do erotismo indígena no documentário Hiper mulheres. 2015. (Encontro).

6.
Ciclo Salvador de Cinema - Cinema Híbrido. 2014. (Oficina).

7.
II Ciclo de Debates CP-redes/Seminário Políticas de Fomento à Produção Audiovisual,. 2014. (Seminário).

8.
IV Seminário Cultura e Subalternidades. 2014. (Seminário).

9.
Semana do Audiovisual baiano.Cinema Coletivo e Alternativas de Distribuição do Audiovisual Baiano. 2014. (Seminário).

10.
Digitália. Cobertura do evento. 2013. (Congresso).

11.
Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2011. (Seminário).

12.
37ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia. 2010. (Seminário).

13.
Seminário Políticas Culturais Democracia e Conselhos de Cultura. 2010. (Seminário).

14.
V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual.. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SERAFIM, J. F. ; JESUS, G. M. ; CAMPO, J. ; LIMA, M. G. ; Rego, F. G . Teorias do cinema documentário da América Latina: encruzilhada com o político, o etnográfico e o artístico. 2018. (Outro).

2.
CAMPO, J. ; SERAFIM, J. F. ; COELHO, S. S. ; JESUS, G. M. ; Rego, F. G . Conferência ?Documentário latino-americano: etnográfico, político, artístico?. 2018. (Outro).

3.
Rego, F. G; LIMA, M. A. R. . Enlaces Visuais. 2015. (Outro).

4.
Rego, F. G; MESSEDER, S. A. . IV Seminário Enaçando Sexualidades. 2015. (Outro).

5.
PEREIRA, M. M. S. ; Rego, F. G . IV Seminário Cultura e Subalternidades. 2014. (Outro).

6.
Rego, F. G; Ramon Coutinho . Cual, Etc. e Tal. 2011. (Outro).

7.
Rego, F. G. Com ou sem edital -alternativas para o audiovisual na Bahia. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Angelina Matos. Harmonizando o saber: a música como recurso pedagógico nos anos finais do ensino fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Francisco Gabriel de Almeida Rego.

2.
Helena Calmon e josélia Almeida. Influência da família na aprendizagem de jovens: uma abordagem significativa e afetiva entre pais, alunos e escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Francisco Gabriel de Almeida Rego.

3.
Geruza Souza. O papel da família no processo ensino-aprendizagem de jovens do sétimo ano.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Francisco Gabriel de Almeida Rego.

4.
Maria Zenaide e Rose Santos. Música, arte e educação: possibilidades lúdicas na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Francisco Gabriel de Almeida Rego.

5.
José Renato, Adenize Cruz, Janiete Marinho. A inclusão social no contexto educacional: uma investigação de duas escolas em Feira de Santana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Francisco Gabriel de Almeida Rego.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
Rego, F. G; COUTINHO, R. M. ; CURVELO, M. G. ; Bianca Muniz ; GUIMARAES, B. . Coletivo Urgente de Audiovisual - Cual. 2014; Tema: Cinema independente e coletivo. (Site).



Outras informações relevantes


Contemplado, juntamente com o Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL), no Edital Setorial de Audiovisual - 31/2012 da secretaria de Cultura do Estado da Bahia ? SECULT.

Contemplado no Edital Arte Todo Dia - 2014, da Fundação Gregório de Matos, com o projeto Mostra Conto Salvador

Selecionando no edital EDITAL No. 001/ PARFOR/2016, para atuar como professor formador no âmbito do do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na UEFS, no semestre letivo de 2016.1

Aprovado no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL SEC/SUDEPE N.º 001/2017, para a função de professor de Produção Cultural e Design.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 9:03:28