Jéssica Barbosa dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6111854542550342
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Bacharela em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem experiência em Design gráfico para materiais impressos e digitais; na produção de Ambientes Virtuais Interativos e Objetos de Aprendizagem (OAs); em organização de eventos; na realização de obras audiovisuais; e em Pesquisa, nas áreas de Educação, com enfoque no uso de Tecnologias Digitais na escola; e Comunicação, com enfoque em novas mídias e intervenções urbanas audiovisuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jéssica Barbosa dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, J. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual.
Rua Campus do Pici
Pici
60440554 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33669457


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Graduação em Sistemas e Mídias Digitais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Anime n' Cosplay Music Video - An interdisciplinary experiment by self-management to create an Otaku hybrid expression.
Orientador: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Animação em Audiovisual - Nível II. (Carga horária: 20h).
Vila das Artes, Secretaria de Cultura de Fortaleza, SECULTFOR, VILA DAS ARTES, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI - Nível C
Outras informações
Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível C, atuando no Projeto de Pesquisa Adapta.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e Designer, Carga horária: 20
Outras informações
Voluntária (10/2011-07/2013) / Estagiária (08/2013-07/2014) / Bolsista PIBIC-CAPES (08/2014-02/2015) / Colaboradora terceirizada (03/2015-08/2016) no Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) do Instituto UFC Virtual, cujo objetivo é desenvolver Objetos de Aprendizagem (OAs) - atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações, que têm a ideia de quebrar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem -, bem como realizar projetos de formação e pesquisa para a utilização desses tipos de recursos na escola, como forma de melhorar a aprendizagem dos conteúdos escolares.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Atividades

10/2011 - 08/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual, Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e OAs - PROATIVA.

01/2012 - 12/2014
Serviços técnicos especializados , Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual, Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e OAs - PROATIVA.

Serviço realizado
Desenvolvimento, revisão geral e atualização do material didático "Primeiro, Aprender - Digital", destinado ao ensino das disciplinas de Português, Matemática, Inglês, Espanhol, Sociologia e Filosofia, no Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Ceará.
08/2013 - 05/2014
Treinamentos ministrados , Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual, Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e OAs - PROATIVA.

Treinamentos ministrados
Apoio na formação de professores e alunos monitores da Escola Ernesto Gurgel Valente (Aquiraz-CE), que participaram respectivamente dos cursos "Uso de Tecnologias Digitais na Escola" e "Uso de Tecnologias Digitais na Educação", durante o projeto EDigital.
Auxílio e acompanhamento dos referidos docentes para planejamento e aplicação de aulas integrando o currículo escolar à utilização de tecnologia.
08/2012 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Cultura e Artes - ICA, Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia - GRIM.

02/2012 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual, Grupo de Pesquisa Linguagens e Educação em Rede - LER.

10/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual, Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e OAs - PROATIVA.

Atividade de extensão realizada
Projeto Vizinhança Americana / America's Neighborhood.


Linhas de pesquisa


1.
Navegação hipermodal e aprendizagem

Objetivo: Documentar e analisar práticas de navegação hipermodal em contextos de aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação de Adultos.
Palavras-chave: Aprendizagem; Hipermodalidade; Navegação.
2.
Ambientes virtuais de aprendizagem

Objetivo: Desenvolver e implementar ambientes virtuais de aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Informática Educativa; Educação a Distância.
3.
Mídia e Práticas Sócio-culturais

Objetivo: Visa pesquisar as práticas sócio-culturais em suas relações com as mídias nas sociedades contemporâneas, tendo em vista as condições e formas a partir das quais os agentes definem suas práticas na relação cotidiana com o sistema das mídias e suas formas simbólicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Adolescente; Classificação Indicativa; Comunicação; Criança; Políticas de Comunicação; Televisão.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Adapta: Gestão adaptativa do risco climático de seca como estratégia de redução dos impactos da mudança climática
Descrição: A pesquisa tem dois objetivos principais: i) dimensionar a vulnerabilidade dos usos e usuários de água, atuais e futuros, perante o risco climático de seca; ii) propor estratégias de gestão adaptativa como mecanismo de aumentar a sua resiliência no contexto de intensificação das variabilidades e mudanças do clima. Para tanto, serão estudadas duas bacias hidrográficas bastante distintas em termos físicos, socioeconômicos, políticos e institucionais: a Bacia do rio Jaguaribe, na região semi árida do Ceará, que tem uma vocação agrícola; e a Bacia do rio Paraíba do Sul, uma bacia fortemente urbanizada e industrializada da região sudeste, compartilhada entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que está vivenciando desde 2014, uma seca severa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
In(ter)venções AudioVisuais com juventudes em Fortaleza e Porto Alegre

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Deisimer Gorczevski em 03/03/2014.
Descrição: A pesquisa acompanha processos de intervenções audio-visuais das juventudes em territórios de criação, produção e circulação, na perspectiva de cartografar como os jovens (e seus coletivos) experimentam o poder de intervir e inventar, seja através de ONG's, alianças com elas ou em coletivos autônomos, bem como analisar a incidência de tais intervenções nas políticas públicas na configuração de práticas micropolíticas, em Fortaleza e Porto Alegre. Como pesquisadores das temáticas que envolvem relações entre juventudes, comunicação, arte, movimentos de criação e resistência, e políticas públicas, perguntamos-nos: Como construir estratégias metodológicas que propiciem conhecer o que é vivido nos territórios das juventudes e observar como esses desafios têm (ou não) sido enfrentados nas práticas de pesquisa, ensino e extensão. Partindo de uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, interessam-nos métodos e procedimentos que contemplem a análise das processualidades juvenis, suas experiências de intervir e inventar em áudio (música, rádio), visual (grafite, fotografia) e audiovisual (vídeo, cinema), bem como a análise critica das produções e outros materiais a constituírem o inventário da pesquisa. Uma das estratégias para dar conta do exercício teórico-metodológico vem das contribuições da Pesquisa-Intervenção e da Cartografia. Também serão articulados os métodos de Observação Participante e Análise Audio-visual. O projeto envolve parceria entre o Instituto de Cultura e Artes (ICA) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UFC, em Fortaleza; e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da UFRGS, a ONG CAMP - Centro de Educação Popular, e o FERES - Fórum de Educação da Restinga e Extremo Sul, em Porto Alegre. http://pesquisaintervencoes.blogspot.com.br/.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Mapeamento e análise das trilhas de navegação e leitura dos alunos em artefatos digitais de disciplinas de Matemática e Letras na modalidade EaD
Descrição: O presente estudo tem como objetivo principal investigar como os alunos navegam e lêem os diversos conteúdos digitais para aprendizagem em EaD. O estudo será focado, portanto, na navegação, leitura e interpretação dos alunos acerca dos elementos multimodais e hipertextuais desses conteúdos digitais (imagens, áudio, texto escrito, hiperlinks) nos momentos de aprendizagem, em particular os conteúdos dos cursos de graduação de Letras e de Matemática. Mais especificamente, o estudo irá documentar, mapear e analisar como os alunos navegam, lêem, utilizam e interpretam artefatos digitais em EaD nos cursos de Letras e Matemática a partir do contexto deles e de experiências prévias no uso de outros conteúdos digitais similares; identificar dificuldades experimentadas pelos alunos nessas atividades; desenvolver escalas de freqüência de uso dos diversos elementos que constituem os conteúdos multimodais hipertextuais que poderão orientar parâmetros de produção de artefatos digitais; e desenvolver indicadores para que a escola possa preparar alunos e professores para a escrita/leitura/estudo multimodal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Amana
Descrição: Tendo em vista os conceitos de metodologias ativas e de ensino híbrido, em 2016, iniciou-se o projeto AMANA, que se dedica a desenvolver videoaulas para a disciplina de Hidrologia, pertencente aos cursos Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tal projeto foi criado a partir de uma parceria entre o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC e o grupo PROATIVA (Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem), pertencente ao Instituto UFC Virtual. Como ações executadas, pode-se destacar: 1) a aplicação de questionários com os alunos das turmas anteriores de Hidrologia e entrevista com o professor da disciplina, visando compreender o contexto e o perfil dos usuários; 2) gravações e edições das videoaulas; 3) criação de elementos videográficos, como uma vinheta de abertura para as videoaulas e animações ilustrativas; e 4) o desenvolvimento de um blog, ambiente restrito a pessoas cadastradas, que comporta os vídeos e disponibiliza os materiais digitais para os alunos da disciplina. Além dessas atividades de caráter mais técnico, são realizados seminários que favoreceram a difusão das teorias mencionadas; e palestras sobre a temática na UFC e em outras instituições de ensino superior de Fortaleza, Aracati e Acaraú. Todas essas ações surgiram do interesse da comunidade em conhecer e se aprofundar nos conceitos. Ademais, esses momentos funcionaram como troca de saberes entre os professores, que podem expor e discutir suas ações em sala de aula, motivando a transformação da prática docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
EDigital

Projeto certificado pela empresa Companhia Energética do Ceará em 04/06/2014.
Descrição: Em vista ao crescente avanço das tecnologias digitais em todos os setores da sociedade, surge a necessidade de incorporar seu uso ao contexto escolar. Nessa perspectiva, os benefícios causados pelo uso da tecnologia tomam proporções cada vez maiores nos âmbitos comerciais, industriais e educacionais. Há hoje inúmeras formas de abordar as tecnologias em benefício da aprendizagem escolar. A atual gestão da COELCE uniu esforços com a Universidade Federal do Ceará, visando oportunizar à comunidade escolar uma vivência de experiência multidisciplinar, usando as tecnologias digitais para formar professores, gestores, alunos e monitores, tornando-os capacitados ao uso pedagógico do laptop educacional da Escola de Ensino Fundamental Professor Ernesto Gurgel Valente, unidade integrante da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Aquiraz. Sendo assim, o escopo do projeto envolve: (1) Ações pedagógicas: formação presencial dos professores para aplicação da tecnologia na sala de aula; formação de grupos de alunos-monitores, estimulando o protagonismo juvenil e a corresponsabilidade pelo projeto; (2) Ações de infraestrutura; (3) Desenvolvimento de projetos com alunos e professores, utilizando notebooks e suas ferramentas na construção de materiais digitais, focando os temas Energia elétrica e Sustentabilidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jéssica Barbosa dos Santos - Integrante / Lavina Lúcia Vieira Lima - Integrante / Maria Lidiana Ferreira Osmundo - Integrante / Mixilene Sales Santos Lima - Integrante / José Aires de Castro Filho - Coordenador / Juscileide Braga de Castro - Integrante / Maria Bernadete Oriá de Melo - Integrante / Juliana Silva Arruda - Integrante / Francisca Renata Santos Castro - Integrante.
2011 - 2011
Vizinhança Americana / America's Neighborhood
Descrição: O projeto Vizinhança Americana foi idealizado por estudantes de Graduação e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará e da Utah State University, em parceria com as escolas Poetisa Abigail Sampaio (de São Gonçalo - Ceará - Brasil) e Edith Bowen Laboratory School (de Logan - Utah - Estados Unidos). Em sua realização, os estudantes receberam orientação e apoio de professores das duas universidades, com intuito de estabelecer um intercâmbio de culturas entre os alunos das escolas parceiras. Assim, as crianças participavam de videoconferências, bem como de atividades para a elaboração de materiais sobre aspectos de sua nação, enviando-os, posteriormente, aos colegas do outro país, que faziam o mesmo. Com isso, os alunos puderam, ainda, desenvolver conteúdo para um site criado especialmente para o projeto. No Brasil, isso só foi possível graças ao Programa do Governo de incentivo à Inclusão Digital chamado PROUCA (Projeto Um Computador por Aluno). http://sites.google.com/site/usubrasilproject/.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design Gráfico.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Novas Tecnologias na Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, J. B.. CARTOGRAFIA E NOVAS MÍDIAS: por uma criação coletiva interdisciplinar. In: Deisimer Gorczevski. (Org.). Arte que inventa afetos (Coleção 'Estudos da pós-graduação'). 1ed.Fortaleza: Imprensa Univeristária da UFC, 2015, v. 1, p. 277-289.

2.
GORCZEVSKI, D. ; SANTOS, J. B. ; TOLFO, D. O. . LENTE JOVEM E O PONTO DE VISTA DOS ILHÉUS, EM PORTO ALEGRE. In: Deisimer Gorczevski. (Org.). Arte que inventa afetos (Coleção 'Estudos da pós-graduação'). 1ed.Fortaleza: Imprensa Univeristária da UFC, 2015, v. 1, p. 241-260.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. B.. Anime n Cosplay Music Video: An Interdisciplinary experiment by self-management to create an Otaku hybrid expression. In: 8th Annual Conference Popular Culture Association of Australia and New Zealand (PopCAANZ), 2017, Wellington. Peer Reviewed Proceedings of the 8th Annual Conference Popular Culture Association of Australia and New Zealand (PopCAANZ). Wellington: Mountfort, P. (ed), 2017. p. 88-101.

2.
PONTES, S. P. ; FERNANDES, S. P. D. ; SANTOS, J. B. ; VIANA JUNIOR, G. S. . O Som no Labirinto: Um objeto de aprendizagem para percepção de variados timbres musicais. In: 3rd International Conference of Music Education of Sobral, 2017, Sobral. III CIEMS - MÚSICA E COLABORAÇÃO: Perspectivas para a Educação Musical. Sobral: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2017. p. 77-89.

3.
OSMUNDO, M. L. F. ; SANTOS, J. B. ; FREIRE, R. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; SOUZA FILHO, F. A. . Metodologias Ativas e Ensino Híbrido: Por uma nova aprendizagem de hidrologia. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos - Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2017. p. 1-7.

4.
GORCZEVSKI, D. ; SOARES, S. K. A. ; SANTOS, J. B. ; GOMES, M. F. . Experiências em pesquisa e intervenção audiovisual com jovens artistas-ativistas. In: I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: Diminuindo a distância entre narradores e pesquisadores, 2012, Fortaleza. Anais do Colóquio Diálogos Juvenis. Fortaleza, 2012. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. B.; LIMA, D. A. ; BARBOSA, W. M. ; LIMA, L. L. V. ; CASTRO FILHO, J. A. ; SOUZA, M. F. C. . Redesign e LIBRAS: Pela Educação e Acessibilidade Digital de Alunos Surdos. In: V Computer on the Beach, 2014, Florianópolis. Computer on the Beach 2014. Florianópolis: Univali, 2014. p. 446-448.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GORCZEVSKI, D. ; SANTOS, J. B. ; SOARES, S. K. A. . Cartografia e Novas Mídias: Pela criação coletiva e interdisciplinar. In: XII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em Rede: Comunicação, Memória e Tecnologias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 221-222.

2.
SOARES, S. K. A. ; GORCZEVSKI, D. ; SANTOS, J. B. . Imagens inventadas em oficinas e intervenções com arte e comunicação. In: XII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em Rede: Comunicação, Memória e Tecnologias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 185-185.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, J. B.. Anime n Cosplay Music Video: An Interdisciplinary experiment by self-management to create an Otaku hybrid expression. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, J. B.; LIMA, D. A. ; BARBOSA, W. M. ; LIMA, L. L. V. ; CASTRO FILHO, J. A. ; SOUZA, M. F. C. . Redesign e LIBRAS: Pela Educação e Acessibilidade Digital de Alunos Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOARES, S. K. A. ; GORCZEVSKI, D. ; SANTOS, J. B. . Imagens inventadas em oficinas e intervenções com arte e comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GORCZEVSKI, D. ; SANTOS, J. B. ; SOARES, S. K. A. . Cartografia e Novas Mídias: Pela criação coletiva e interdisciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GORCZEVSKI, D. ; SOARES, S. K. A. ; SANTOS, J. B. ; GOMES, M. F. . Experiências em pesquisa e intervenção audiovisual com jovens artistas-ativistas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
VIANA JUNIOR, G. S. ; PONTES, S. P. ; SANTOS, J. B. ; FERNANDES, S. P. D. . O Som no Labirinto. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GORCZEVSKI, D. ; ABREU, M. E. S. ; GOMES, M. F. ; SANTOS, J. B. ; SOARES, S. K. A. ; BARBALHO, A. A. ; OLIVEIRA, C. T. F. . In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, J. B.; GORCZEVSKI, D. ; SOARES, S. K. A. . Pesquisa In(ter)venções Audio-visuais das Juventudes. 2013; Tema: In(ter)venções sonoras, visuais e audiovisuais com juventudes em Fortaleza e Porto Alegre. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, J. B.. Millena Diniz - Psicóloga. 2018. (Logotipo).

2.
OSMUNDO, M. L. F. ; SANTOS, J. B. ; COELHO, B. M. M. A. ; ARAGAO FILHO, J. B. B. . Produção de Vídeos Ambientais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, J. B.; OSMUNDO, M. L. F. . Gerenciamento do Risco Climático para Sustentabilidade Hídrica (GRC). 2017. (Logotipo).

4.
SANTOS, J. B.; OSMUNDO, M. L. F. . Adapta: Gestão adaptativa do risco climático de seca como estratégia de redução dos impactos da mudança climática. 2017. (Logotipo).

5.
SANTOS, J. B.. Raquel Ribeiro - Psicóloga. 2017. (Logotipo).

6.
SANTOS, J. B.. Taís Cavalcanti - Nutricionista. 2017. (Logotipo).

7.
SANTOS, J. B.. MüllerTanz. 2017. (Logotipo).

8.
SANTOS, J. B.; LIMA, L. L. V. ; MELO, M. B. O. ; CASTRO, J. B. ; OSMUNDO, M. L. F. ; CASTRO, F. R. S. . Revista EDigital. 2014. (Editoração/Periódico).

9.
SANTOS, J. B.. Primeiro, Aprender! Digital | Menu, capa (envelope) e etiqueta para DVD. 2014. (Design Gráfico).

10.
SANTOS, J. B.; OSMUNDO, M. L. F. . EDigital | Nome, logotipo e identidade visual. 2013. (Projeto de identidade de marca).

11.
CASTRO FILHO, J. A. ; SOUZA, M. F. C. ; FREIRE, R. S. ; SANTOS, J. B. . Primeiro, Aprender! Digital. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas Multimídias Interativas).

12.
SANTOS, J. B.. 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática | Bloco de Notas, Bolsa, Capa e Etiqueta para CD, Certificado, Crachás e Livro de Programa distribuídos aos participantes do evento; Folder de divulgação; Adesivos, Faixas e Painéis expostos durante a realização; Blusas utilizadas pelos organizadores. 2012. (Design Gráfico).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, J. B.; OSMUNDO, M. L. F. ; SOUZA FILHO, F. A. . Adapta - O Projeto. 2017. Vídeo.

2.
SANTOS, J. B.; OSMUNDO, M. L. F. ; BARROS, O. V. . Luzes para Aprender: Iluminando a Terra da Luz. 2015. Vídeo.

3.
SANTOS, J. B.; SILVA, A. C. V. ; LIMA, D. A. ; SOUZA, T. O. ; SOARES, S. K. A. ; OLIVEIRA, S. L. S. . Um Tango para duas Princesas. 2015. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GORCZEVSKI, D. ; SANTOS, E. G. ; SANTOS, J. B. ; QUEIROZ, L. I. F. S. ; SOARES, S. K. A. . Intervenções Audiovisuais. 2014 (Projeção Indoor).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8th Annual Conference Popular Culture Association of Australia and New Zealand (PopCAANZ). Anime n? Cosplay Music Video: An Interdisciplinary experiment by self-management to create an Otaku hybrid expression. 2017. (Congresso).

2.
Seminário dos 10 anos do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Midia (GRIM).In(ter)venções AudioVisuais com Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre. 2015. (Seminário).

3.
3ª Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Rede - Processos de Cuidar.Intervenções Audiovisuais. 2014. (Outra).

4.
V Computer on the Beach. Redesign e LIBRAS: Pela Educação e Acessibilidade Digital de Alunos Surdos. 2014. (Congresso).

5.
XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em Rede: Comunicação, Memória e Tecnologia.Cartografia e Novas Mídias: Pela criação coletiva e interdisciplinar / Imagens inventadas em oficinas e intervenções com arte e comunicação. 2013. (Seminário).

6.
2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital. 2012. (Outra).

7.
I Colóquio Internacional Diálogos Juvenis: Diminuindo a distância entre narradores e pesquisadores.Experiências em pesquisa e intervenção audiovisual com jovens artistas-ativistas. 2012. (Outra).

8.
III Congresso Nacional Conexão RCE - Tema: Inovação e Currículo. 2010. (Congresso).

9.
ENCOMEX - Encontros de Comércio Exterior. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO FILHO, J. A. ; BARRETO, M. C. ; SANTOS, J. B. . 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Outro).

2.
ARAÚJO, A. S. ; ARAÚJO, A. O. ; SANTOS, J. B. . XXXV INTERCOM - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, J. ; SANTOS, J. B. . AGE - Arena de Games Eletrônicos: Viva a Era da Tecnologia. 2011. (Outro).

4.
SANTOS, J. B.. SANA - Super Amostra Nacional de Animes. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 21:37:27