Ricardo Cherobin

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  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Doutorando no curso de Ciência e Engenharia de Materiais PGMT (UFSC); Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI (2014); Graduação em Tecnologia Em Jogos Digitais pela UNIVALI (2011). Atualmente é professor da graduação dos cursos de Designer de Jogos e Entretenimento Digital na UNIVALI. Atua na linha de pesquisa nos seguintes temas: inteligência artificial, desenvolvimento mobile e game design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Cherobin
Nome em citações bibliográficas
CHEROBIN, R.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciência e Engenharia de Materiais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Aplicação da computação bioinspirada para a quantificação e classificação da morfologia de poros em rochas carbonáticas,
Orientador: Celso Peres Fernandes.
Palavras-chave: Computação Bioinspirada; quantificação e classificação da morfologia.
2012 - 2014
Mestrado em Computação.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DO MODELO DA CADEIA ALIMENTAR JUNTAMENTE COM ALGORITMOS GENÉTICOS PARA CRIAÇÃO DE NPCS MAIS ADAPTATIVOS,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Anita Maria da Rocha Fernandes.
2009 - 2011
Graduação em Tecnologia Em Jogos Digitais.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: cubic warriors.




Formação Complementar


2011 - 2011
Desenvolvimento de Sites em PHP com MySQL. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de lógica de programação Geração Tec 2013


Cherobin & Cherobin, C&C, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador de Curso, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de programação, html, android. E Professor do Projeto Novos Talentos Professor Geração Tec 2012.


Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina, FEESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Geração Tec - Programação Para Games


CIMM, CIMM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: programador, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento do site http://www.emc.ufsc.br/


Grupo 2G Capital, G2C, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Assessor de Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: PJ, Carga horária: 20


Hoplon Infotainment, HOPLON, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tester, Carga horária: 20
Outras informações
Teste do Jogo Taikodom


ADML Software, ADML, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Programador, Enquadramento Funcional: Programador Delphi, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia em Jogos Digitais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
1º Lugar no Hackajam Acate, Acate.
2014
1º Lugar Hackton Google Developer Groups Florianopolis, Google Developer Groups.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHEROBIN, R.2016 CHEROBIN, R.; FERNANDES, A. M. R. ; ESPINDOLA, P. L. . Utilização de Computação Bioinspirada para Criação de NPCs Adaptativos. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, p. 95-107, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LORENZATTI, L. ; CHEROBIN, R. . Análise do Aprendizado Tangencial em jogos Digitais. In: IX Computer on the Beach, 2018, Florianópolis. Computer on the Beach 2018. ITAJAÍ: UNIVALI, 2018.

2.
LAZARIN, L. V. ; CHEROBIN, R. . A Relação entre o processo de tomada de decisão e Level Design: Estudo de caso do jogo Blink. In: SBGames, 2017, Curitiba. Anais do SBGames 2017, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CHEROBIN, R.; FERNANDES, A. M. R. . Aplicação do modelo da cadeia alimentar juntamente com Algoritmos Genéticos para criação de NPCS mais adaptativos. In: V Computer on the Beach, 2014, Florianópolis. Anais do V Computer on the Beach. Itajai: UNIVALI, 2014. v. 1. p. 373-375.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHEROBIN, R.; FERNANDES, A. M. R. . Uma Proposta para Aproximar os Games da Saúde Bucal Infantil. In: Computer on the Beach, 2015, Florianópolis. Uma Proposta para Aproximar os Games da Saúde Bucal Infantil, 2015. v. 1. p. 472-473.

Apresentações de Trabalho
1.
CHEROBIN, R.; LORENZATTI, L. . Análise do Aprendizado Tangencial em Jogos Digitais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LAZARIN, L. V. ; CHEROBIN, R. . A Relação entre o processo de tomada de decisão e Level Design: Estudo de caso do jogo Blink. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CHEROBIN, R.. Como ser um Desenvolvedor de jogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CHEROBIN, R.. Palestra Mercado, tendências e dicas na área de desenvolvimento independente de games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CHEROBIN, R.. Palestra Mercado, tendências e dicas na área de desenvolvimento independente de games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CHEROBIN, R.; FERNANDES, A. M. R. . Aplicação do modelo da cadeia alimentar juntamente com algoritmos genéticos para criação de NPCs mais adaptativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CHEROBIN, R.. Aplicação Do Modelo Da Cadeia Alimentar Juntamente Com Algoritmos Genéticos Para Criação De NPCs Mais Interativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CHEROBIN, R.. ASSESSORIA TÉCNICA EM DESENVOLVIMENTO MOBILE. 2015.

Programas de computador sem registro
1.
CHEROBIN, R.. Quizz do Zika vírus ? Desafios para você entender e vencer a guerra do Zika. 2016.

2.
CHEROBIN, R.. Sueca Drink Game. 2016.

3.
CHEROBIN, R.. magicbubble. 2016.

4.
CHEROBIN, R.. Surf Magic Bubble. 2016.

5.
CHEROBIN, R.. Portfólio Digital - ACATE. 2014.

6.
CHEROBIN, R.; BATTISTELA, M. R. ; PEREIRA, W. P. B. ; MELLO, A. R. M. . Game CIASC. 2012.

7.
CHEROBIN, R.; HELLMANN, C. ; PASCOA, L. D. . Cubic Warrior. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
CHEROBIN, R.; LOPES, M. D. . Parecerista dos artigos submetidos ao IX Computer on the Beach.. 2018.

2.
CHEROBIN, R.; LOPES, M. D. . Parecerista dos trabalhos submetidos ao VI Concurso de Trabalhos Técnicos em Informática. 2018.

3.
CHEROBIN, R.. Avalidaor ad hoc de propostas de projeto de pesquisa Edital nº 039/2017 - DG/IFC Campus Fraiburgo. 2017.

4.
CHEROBIN, R.. Parecerista dos trabalhos apresentados no concurso técnico. 2016.

5.
CHEROBIN, R.. Parecerista dos artigos submetidos ao VII Computer on the Beach.. 2016.

6.
PACHECO, W. ; CHEROBIN, R. . Implantação do pase Eletrosul. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHEROBIN, R.; NOBRE, R. K. ; SENA, S. ; FREIRE, R. ; LOPES, M. D. ; SILVA, G. G. ; PENHA, A. D. S. . Debate sobre inclusão e acessibilidade dos alunos com necessidades psicopedagógicas do curso de design com linha de formação em Design de jogos e Entretenimento Digital. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CHEROBIN, R.. Em São Paulo, desenvolvedores vibram com navegação offline no Google Maps. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CHEROBIN, R.. O futuro é hoje. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CHEROBIN, R.; BATTISTELA, M. R. . Projeto Novos Talentos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CHEROBIN, R.. Projeto Novos Talentos capacita 20 alunos para polo de games em Santa Catarina. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHEROBIN, R.. Android Studio - Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CHEROBIN, R.. Curso de Programação em Android Nível Básico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CHEROBIN, R.. Curso de Extensão sobre Programação em Android Nível Avançado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CHEROBIN, R.. Curso de Nivelamento Matemático e Raciocínio Lógico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CHEROBIN, R.. Curso de Nivelamento Matemático e Raciocinío Lógico - Programa Geração Tec. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CHEROBIN, R.. Curso de Programação Java - Programa Geração Tec. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CHEROBIN, R.. Curso de Programação Java. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO, D. K.; CHEROBIN, R.; LOPES, M. D.. Participação em banca de Fabio Solane Leão.Conceitos e aplicação da realidade aumentada para jogos digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
CHEROBIN, R.; NAPOLEAO, E.; COELHO, D. K.. Participação em banca de Filipe Stefano Ghisi.ANálise do personagens de origem nativa americana nos jogos digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
LOPES, M. D.; SENA, S.; CHEROBIN, R.. Participação em banca de Mikal Coimbra Fagundes.Um método de criação de personagens para jogos com foco no mercado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

4.
LOPES, M. D.; PENHA, A. D. S.; CHEROBIN, R.. Participação em banca de Lucas Popenke Paes.Análise da incidência de mecânicas cooperativas em jogos populares com marcador cooperativo local na loja digital Steam. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
CHEROBIN, R.; LOPES, M. D.; NOBRE, R. K.. Participação em banca de Ridio Ricardo Silva Junior.Desenvolvimento de jogos educacionais: oportunidades, desafios e necessidades no desenvolvimento de jogos educacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

6.
CHEROBIN, R.; NOBRE, R. K.; LOPES, M. D.. Participação em banca de Lhaion Alexandre de Moraes Almeida.A utilização da música adaptativa em jogos eletrônicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

7.
CHEROBIN, R.; COELHO, D. K.; NAPOLEAO, E.. Participação em banca de César Augusto Bucco.Invasão ao Vale. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

8.
CHEROBIN, R.; NAPOLEAO, E.; LOPES, M. D.. Participação em banca de Lucas Vasconcellos Lazarin.Blink. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

9.
CHEROBIN, R.; DOMENECH, M.; NOBRE, R. K.. Participação em banca de Leonardo Henrique Pedroso.Entwine. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

10.
NAPOLEAO, E.; CHEROBIN, R.; LOPES, M. D.. Participação em banca de Marcelo Bernardo Filho.Tracking Crystal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

11.
NAPOLEAO, E.; CHEROBIN, R.; LOPES, M. D.. Participação em banca de Everaldo Federie Júnior.The Last Zombie. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

12.
PENHA, A. D. S.; CHEROBIN, R.; NOBRE, R. K.. Participação em banca de Kevin Michel Borges Silvestre.Endless Room. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

13.
NOBRE, R. K.; CHEROBIN, R.; ADORNO, L. S.. Participação em banca de Guilherme Cavalheiro Leite.Trapped. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

14.
NOBRE, R. K.; CHEROBIN, R.; LOPES, M. D.. Participação em banca de Pedro Jose Muller da Silva.The Areena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

15.
CHEROBIN, R.; LOPES, M. D.; NOBRE, R. K.. Participação em banca de Eduarda Luiza de Souza Guidarini.What you can`t see: aplicação do método iterativo em espiral em um jogo eletrônico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

16.
LOPES, M. D.; CHEROBIN, R.; BERNARDES, M.. Participação em banca de Gabriel Nied Roesler.Método e Técnicas para atrair jogadores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

17.
COELHO, D. K.; CHEROBIN, R.; LOPES, M. D.. Participação em banca de Garbriel Pedroso Justus.Desenvolvimento de engine para visual novela. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

18.
CHEROBIN, R.; PENHA, A. D. S.; NOBRE, R. K.. Participação em banca de Lucas Lorenzatti Salvador.O aprendizado tangencial no incentivo à pesquisa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

19.
COELHO, D. K.; CHEROBIN, R.; NOBRE, R. K.. Participação em banca de Guilherme Guimarães Camargo.A influência da nostalgia em jogos eletrônicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

20.
NOBRE, R. K.; CHEROBIN, R.; BERNARDES, M.. Participação em banca de Lucas Homem Vitório.O Pixel Art e sua importância na história dos jogos digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

21.
NOBRE, R. K.; CHEROBIN, R.; BERNARDES, M.. Participação em banca de Almendra Sol Croce.A Lagartixa Ixa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

22.
NAPOLEAO, E.; CHEROBIN, R.; PENHA, A. D. S.. Participação em banca de Larissa Nunes Martins.O estranho caso do chorro morto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí.

23.
CHEROBIN, R.; SOBIERANSK, A. C.; CUNHA, F. S.; COELHO, D. K.. Participação em banca de Marcelo de Oliveira Bittencourt.CHEF CLICK. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em jogos digitais) - Universidade do Vale do Itajaí.

24.
CHEROBIN, R.; SOBIERANSK, A. C.; CUNHA, F. S.; COELHO, D. K.. Participação em banca de Lucas Orelo.WAVE ACTION RPG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em jogos digitais) - Universidade do Vale do Itajaí.

25.
CHEROBIN, R.; SOBIERANSK, A. C.; CUNHA, F. S.; COELHO, D. K.. Participação em banca de Federico Zighue Robillard e Jean Carlo Schmitz.MAKTUB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em jogos digitais) - Universidade do Vale do Itajaí.

26.
CHEROBIN, R.; SOBIERANSK, A. C.; CUNHA, F. S.; COELHO, D. K.. Participação em banca de Bruno Henrique Colin e Romulo Sorato Domingos.SURVIVAL INSTINCT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnologia em jogos digitais) - Universidade do Vale do Itajaí.

27.
WANGHAM, M. S.; DOMENECH, M.; MELO, D. R.; CHEROBIN, R.. Participação em banca de Altamirandes Azevedo.Desenvolvimento de uma aplicação android para monitoramento e controle remoto de máquinas industriais via smart gateway. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CHEROBIN, R.; SILVA, G. G.; MORELLA, P. D. P.; FREIRE, R.. Fundamentos de Programação para Jogos e Entretenimento Digital. 2015. Universidade do Vale do Itajaí.

2.
CHEROBIN, R.; SILVA, G. G.; MORELLA, P. D. P.; FREIRE, R.. Lógica de Programação. 2015. Universidade do Vale do Itajaí.

3.
CHEROBIN, R.; SILVA, G. G.; MORELLA, P. D. P.; FREIRE, R.. Programação Aplicada. 2015. Universidade do Vale do Itajaí.

Outras participações
1.
CHEROBIN, R.. Avaliador Game Jam 2018-1. 2018. Universidade do Vale do Itajaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Computer on the Beach. Análise do Aprendizado Tangencial em jogos Digitais. 2018. (Congresso).

2.
VIII Computer On The Beach. 2017. (Congresso).

3.
hackathon globo.Globo Emotion Store. 2015. (Outra).

4.
Computer on the Beach. Color Tap King. 2014. (Congresso).

5.
Computer on the Beach. Aplicação do modelo da cadeia alimentar juntamente com Algoritmos Genéticos para criação de NPCS mais adaptativos. 2014. (Congresso).

6.
The Developer's Conference.Hackton GDG Floripa. 2014. (Outra).

7.
Encontro com a Assembleia. 2013. (Encontro).

8.
computer on the beach. 2012. (Congresso).

9.
computer on the beach - Game Jam. 2012. (Outra).

10.
Suppimpa - Criatividade em Jogos. 2011. (Oficina).

11.
Suppimpa - Torneio Games. 2011. (Outra).

12.
Criatividade Aplicada. 2010. (Oficina).

13.
Cuso de Unity 3D. 2010. (Oficina).

14.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2010. (Simpósio).

15.
Action script básico. 2009. (Oficina).

16.
International lassallian youth gathering. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHEROBIN, R.; FERNANDES, A. M. R. ; LOPES, M. D. . IX Computer on the Beach. 2018. (Congresso).

2.
CHEROBIN, R.; PENHA, A. D. S. ; NOBRE, R. K. ; LOPES, M. D. . Game Jam 2018-1. 2018. (Outro).

3.
FERNANDES, A. M. R. ; CHEROBIN, R. ; COMUNELLO, E. ; WANGHAM, M. S. ; RAUTA, L. R. P. ; MELLO, A. R. M. ; LOPES, M. D. . VIII Computer on the Beach. 2017. (Congresso).

4.
CHEROBIN, R.; NOBRE, R. K. ; SILVA, G. G. ; LOPES, M. D. ; COELHO, D. K. . Game Jam 2017/2. 2017. (Outro).

5.
CUNHA, F. S. ; CHEROBIN, R. ; FERNANDES, A. M. R. . VII Computer on the Beach. 2016. (Congresso).

6.
FERNANDES, A. M. R. ; RAUTA, L. R. P. ; CHEROBIN, R. . Computer on the beach 2015. 2015. (Congresso).

7.
FERNANDES, A. M. R. ; COMUNELLO, E. ; DAZZI, R. L. S. ; WANGHAM, M. S. ; CHEROBIN, R. ; RAUTA, L. R. P. . Computer on the beach 2014. 2014. (Congresso).

8.
CHEROBIN, R.; FERNANDES, A. M. R. . Global Game Jam Univali Florianópolis. 2014. (Outro).

9.
FERNANDES, A. M. R. ; WANGHAM, M. S. ; COMUNELLO, E. ; DAZZI, R. L. S. ; CHEROBIN, R. ; RAUTA, L. R. P. . Computer on the beach 2013. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lhaion Alexandrede Moraes Almeida. A utilização da música adaptativa em jogos eletrônicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

2.
Ridio Ricardo Silva Junior. Desenvolvimento de jogos educacionais: oportunidades, desafios e necessidades no desenvolvimento de jogos educacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

3.
Filipe Stefano Ghisi. Análise do personagens de origem nativa americana nos jogos digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

4.
Lucas Vasconcellos Lazarin. Blink. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

5.
César Augusto Bucco. Invasão ao Vale. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

6.
Leonardo Henrique Pedroso. Entwine. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

7.
Lucas Lorenzatti Salvador. O aprendizado tangencial no incentivo à pesquisa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

8.
Bruna Barbosa Lima de Jesus. Os jogos matching tiles. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

9.
Filipe Von Knoblauch Mibach. AEther Defense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

10.
Carlos Eduardo Schultz Xavier da Silveira. Psychosis: Projeto de Jogo Digital de Dificuldade Elevada com Temática de Vampiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

11.
Federico Zighue Robillard e Jean Carlo Schmitz. MAKTUB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em tecnologia em jogos digitais) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

12.
Lucas Orelo. WAVE ACTION RPG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em tecnologia em jogos digitais) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

13.
Bruno Henrique Colin e Romulo Sorato Domingos. SURVIVAL INSTINCT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em tecnologia em jogos digitais) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

Iniciação científica
1.
Gustavo Lucas Valente. VETORES MODERNOS Imortalidade de um Gênero do Início da Era dos Jogos Eletrônicos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

Orientações de outra natureza
1.
Levi Galvão Dorso. RELÁTORIO DE PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA. 2018. Orientação de outra natureza. (DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

2.
LUCAS DEIVI MERINI. RELATÓRIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA. 2018. Orientação de outra natureza. (DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

3.
Arthur Barbosa Seibt da Silva. RELÁTORIO DE PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA - LED. 2017. Orientação de outra natureza. (DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

4.
Lhaion Alexandre de Moraes Almeida. RELÁTORIO DE PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA - iPark Mobile Parking LTDA. 2016. Orientação de outra natureza. (DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.

5.
Lucas Vasconcellos Lazarin. RELÁTORIO DE PRATICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA - Palmsoft. 2016. Orientação de outra natureza. (DESIGN - JOGOS E ENT. DIGITAL - FPO) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Ricardo Cherobin.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
CHEROBIN, R.. Quizz do Zika vírus ? Desafios para você entender e vencer a guerra do Zika. 2016.

2.
CHEROBIN, R.. Sueca Drink Game. 2016.

3.
CHEROBIN, R.. magicbubble. 2016.

4.
CHEROBIN, R.. Portfólio Digital - ACATE. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LAZARIN, L. V. ; CHEROBIN, R. . A Relação entre o processo de tomada de decisão e Level Design: Estudo de caso do jogo Blink. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CHEROBIN, R.. Como ser um Desenvolvedor de jogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
CHEROBIN, R.. Quizz do Zika vírus ? Desafios para você entender e vencer a guerra do Zika. 2016.

2.
CHEROBIN, R.. Sueca Drink Game. 2016.

3.
CHEROBIN, R.. magicbubble. 2016.

4.
CHEROBIN, R.. Portfólio Digital - ACATE. 2014.


Cursos de curta duração ministrados
1.
CHEROBIN, R.. Curso de Programação em Android Nível Básico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CHEROBIN, R.. Curso de Extensão sobre Programação em Android Nível Avançado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CHEROBIN, R.. Android Studio - Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CHEROBIN, R.. Curso de Nivelamento Matemático e Raciocínio Lógico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CHEROBIN, R.. Curso de Programação Java. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHEROBIN, R.; NOBRE, R. K. ; SENA, S. ; FREIRE, R. ; LOPES, M. D. ; SILVA, G. G. ; PENHA, A. D. S. . Debate sobre inclusão e acessibilidade dos alunos com necessidades psicopedagógicas do curso de design com linha de formação em Design de jogos e Entretenimento Digital. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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