Ana Paula Schaan Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9838598400522706
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará (2017) com período sanduíche na Universidade da California em Los Angeles e na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, sob orientação de Dra. Ândrea Ribeiro dos Santos. Desenvolve pesquisas na área de Genética Humana e Médica, com ênfase em microbioma humano e marcadores genéticos de ancestralidade. Possui experiência com DNA mitocondrial e DNA de cromossomo Y em populações contemporâneas e pré-históricas, genética de populações, bioantropologia e microbiologia humana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Schaan Silva
Nome em citações bibliográficas
SCHAAN SIlva, A. P.;Schaan, Ana Paula;Schaan, A.P.


Formação acadêmica/titulação


2017 - 2018
Mestrado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Dinâmica de Colonização do Nordeste Brasileiro Inferida por Marcadores Uniparentais de Ancestralidade,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ândrea Ribeiro dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: mtDNA; Y-SNP; Genética de Populações; Nordeste Brasileiro.
Grande área: Ciências Biológicas
2012 - 2017
Graduação em Biomedicina.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
com período sanduíche em University of California, Los Angeles (Orientador: Raisha Pacella).




Formação Complementar


2016 - 2018
Francês.
Aliança Francesa de Belém, AF, Brasil.
2015 - 2016
Elementary French. (Carga horária: 50h).
University of California, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
2011 - 2011
TTC - Teachers Training Course.
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
2009 - 2011
Formação em Inglês.
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 30
Outras informações
Desenvolve pesquisas na área de Genética Humana e Médica sob orientação da Prof. Dra. Ândrea Ribeiro dos Santos.


University of California, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES de Graduação Sanduíche
Outras informações
Bolsista de Graduação Sanduíche para realização de 1 ano de graduação na Universidade da California, em Los Angeles.


Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Estágio, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio no Stanford Center for Computational, Evolutionary, and Human Genomics no Laboratório Bustamante, sob orientação da Dr. Rosa Fregel.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Microbioma Gastrointestinal de Populações Urbanas e Tradicionais da Amazônia
Descrição: Por milhões de anos, seres humanos co-evoluíram com comunidades bacterianas gastrointestinais e interagiram com o conjunto de seus genes, conhecido como microbioma. Sabe-se que o microbioma possui papel fundamental na manutenção da saúde do hospedeiro e que perturbações ao seu equilíbrio podem levar ao desenvolvimento de doenças. Apesar disso, pouco se sabe sobre a composição do microbioma gastrointestinal da população brasileira, tida como uma das mais diversas do mundo. Neste estudo, propõe-se caracterizar o perfil microbiológico das fezes de indivíduos adultos da Amazônia distribuídos em um grupo urbano, um grupo tradicional indígena e um grupo tradicional quilombola. O sequenciamento metagenômico total e do gene codificante para a subunidade 16S do rRNA das bactérias possibilitará a classificação taxonômica dos micro-organismos e a caracterização de suas comunidades. Aliadas aos metadados em saúde e padrão nutricional, as sequências serão analisadas a partir de ferramentas de bioinformática para determinação dos fatores que influenciam na distribuição e composição do microbioma das populações. A compreensão do perfil microbiológico saudável de diferentes populações brasileiras auxiliará futuras investigações sobre o papel do microbioma em doenças humanas, além de fornecer dados atualmente não disponíveis para o desenvolvimento de terapias voltadas para o trato gastrointestinal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Schaan Silva - Integrante / Andrea K. Ribeiro-dos-Santos - Coordenador / João Farias Guerreiro - Integrante / Artur Silva - Integrante / Diego Assis das Graças - Integrante.
2014 - Atual
REDE DE PESQUISA EM GENÔMICA POPULACIONAL HUMANA
Descrição: O projeto ?Rede de pesquisa em genômica populacional humana?, propõe o desenvolvimento de uma rede de biologia computacional baseado no estudo do genoma de populações humanas da Amazônia, obtidos por meio de plataforma NGS (Sequenciamento Nova Geração). Este permitirá: uma melhor compreensão da variabilidade genética de populações tradicionais da região Amazônica; o estudo da variabilidade dos sítios de ligação de fatores transcricionais humanos; o conhecimento de mecanismos envolvidos no câncer gástrico; e o desenvolvimento de sistemas inteligentes (área computacional) aplicados à descoberta de padrões biológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Ana Paula Schaan Silva - Integrante / Andrea K. Ribeiro-dos-Santos - Coordenador / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Artur Luiz da Costa da Silva - Integrante / Igor Guerreiro Hamoy - Integrante / Rommel Mario Rodriguez Burbano - Integrante / Paulo Pimentel de Assumpção - Integrante / Sylvain Henri Darnet - Integrante / Pablo D. Pinto - Integrante / André Maurício Ribeiro dos Santos - Integrante.
2014 - Atual
VALIDAÇÃO DA EXPRESSÃO DIFERENCIAL DE MICRORNAS COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO NO CÂNCER GÁSTRICO
Descrição: O câncer gástrico (CG) é o quarto câncer mais incidente e a segunda maior causa de mortalidade no Brasil. No Estado do Pará tem elevada incidência e apresenta em sua capital Belém uma posição de destaque em número de cânceres gástricos por habitante, entre todas as cidades do mundo com registro de câncer. De maneira geral, a sobrevida deste paciente é reduzida; apresenta um quadro assintomático ou não específico inicial; coincidindo com medidas limitadas de diagnóstico para a detecção precoce. A descoberta de assinaturas moleculares (biomarcadores) ligadas ao câncer tem permitido a diferenciação entre tecido tumoral/sadio, patogênese tumoral, estadiamento e subtipos histológicos, além da sua identificação em outros biofluidos que pode favorecer um diagnóstico pouco invasivo (plasma, soro e sangue total). Entre os possíveis biomarcadores mais freqüentemente descritos para o câncer citamos: alterações citogenéticas, genéticas e epigenéticas (perfil de expressão das moléculas de microRNAs). A literatura recente tem demonstrado diferentes perfis de expressão de microRNAs associados a diferentes tipos de câncer. Os microRNAs (miRNA) são importantes reguladores de atividades celulares e fornecem informações úteis sobre a biologia subjacente e vias de sinalização no câncer gástrico. O Núcleo de Pesquisas em Oncologia juntamente com o Laboratório de Genética Humana e Médica, ambos da Universidade Federal do Pará, têm identificado e validado padrões de expressão diferenciada de microRNAs (perfis) no câncer gástrico em um número restrito de amostras. Estes funcionam como biomarcadores que sinalizam o aparecimento do processo de carcinogênese. O presente projeto propõe a validação efetiva, por meio da investigação do perfil de expressão dos microRNAs, em um número maior de amostras de indivíduos sadios comparando os resultados com os de amostras de pacientes com câncer, para sua posterior implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados poderão proporcionar redução da taxa de mortalidade, uma vez que a identificação dos perfis de expressão de microRNAs podem ajudar a identificar pacientes com predisposição ao tumor, assim como sua progressão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Ana Paula Schaan Silva - Integrante / André Maurício RIbeiro-dos-Santos - Integrante / Sâmia Demachki - Integrante / Sidney Santos - Integrante / Ândrea Ribeiro-dos-Santos - Coordenador / Ney Pereira Carneiro dos Santos - Integrante / Igor Guerreiro Hamoy - Integrante / Pablo D. Pinto - Integrante / Rebeca Lais da Silva Cruz - Integrante / Lais Costa dos Reis - Integrante.
2012 - Atual
Criptojudaismo: a diáspora de um povo
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre os aspectos de dispersão dos povos judeus. Para tal utilizaremos duas estratégias complementares: (A) reconstrução genealógica com recurso a (i) arquivos disponíveis e (b) inquéritos de campo; e (B) uma análise genética populacional usando marcadores com distintos modos de transmissão, para traçar as linhagens paternas, maternas e biparentais. Os resultados desta investigação permitirão comparar a estrutura demográfico/genética destas comunidades, utilizando como referencial a população de Bragança (Portugal). O objetivo principal é avaliar se as atuais comunidades partilham, semelhante as outras migrações coloniais ocorridas pelo mundo, o mesmo padrão demográfico assimétrico, com grande contribuição de indivíduos masculinos (no caso os judeus) e uma forte introgressão de indivíduos femininos nativos americanos (ou africanos). Nesta análise será dada especial atenção às diferenças entre as comunidades estabelecidas na América Latina, especialmente no Brasil e as da América do Norte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
South American Y-DATA
Descrição: Desenvolvimento de um dataset de Y-DNA da América do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Pré-Histórica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Schaan, Ana Paula2017 Schaan, Ana Paula; COSTA, LORENNA ; SANTOS, DIEGO ; MODESTO, ANTONIO ; AMADOR, MARCOS ; LOPES, CAMILE ; RABENHORST, SÍLVIA HELENA ; MONTENEGRO, RAQUEL ; SOUZA, BRUNO D. A. ; LOPES, THAYSON ; YOSHIOKA, FRANCE KEIKO ; PINTO, GIOVANNY ; SILBIGER, VIVIAN ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA . mtDNA structure: the women who formed the Brazilian Northeast. BMC EVOLUTIONARY BIOLOGY, v. 17, p. 185, 2017.

2.
LEITE, DANIELA2014 LEITE, DANIELA ; LEITÃO, ALYSSON ; Schaan, Ana Paula ; MARINHO, ANDERSON N. R. ; SOUZA, SHEILA ; RODRIGUES-CARVALHO, CLAUDIA ; CARDOSO, FRANCISCA ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA . Paleogenetic Studies in Guajajara Skeletal Remains, Maranhão State, Brazil. Journal of Anthropology, v. 2014, p. 1-8, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHAAN SIlva, A. P.; Modesto, AC ; AMADOR, M. A. T. ; ANDRADE, B. ; LOPES, T. R. ; MOREIRA, F. C. ; YOSHIOKA, F. K. N. ; PINTO, G. R. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, A. K. . Mitochondrial genetic variability in a Brazilian northeastern population (Piauí). In: 59 Congresso Brasileiro de Genética, 2013, Águas de Lindóia-SP. Anais e Resumos, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
VINASCO-SANDOVAL, G. T. ; Schaan, A.P. ; CAVALCANTE, G. C. ; VIDAL, A. F. ; PINTO, P. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, A. M. ; ASSUMPCAO, P. ; DEMACHKI, S. ; SANTOS, S. ; MOREIRA, F. C. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, A. . THE PROFILE OF DIFFERENTIALLY EXPRESSED piRNAs ASSOCIATED TO THE FIELD EFFECT THEORY IN GASTRIC CANCER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Schaan, D. P. ; SCHAAN SIlva, A. P. . Machados de pedra versus machados de metal: a ambiguidade da agricultura de coivara na Amazônia Pré-Histórica. Belém: PPGA, 2010 (Tradução).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII International Symposium on Helicobacter pylori and Gastric Cancer.THE PROFILE OF DIFFERENTIALLY EXPRESSED piRNAs ASSOCIATED TO THE FIELD EFFECT THEORY IN GASTRIC CANCER. 2018. (Simpósio).

2.
XIV Course of the Latin American School of Human and Medical Genetics. 2018. (Outra).

3.
XIX Seminário do Núcleo Brasileiro para Estudo do H. pylori e Microbiota. 2018. (Seminário).

4.
II Simpósio Norte-Nordeste de Bioinformática.Ambase: Sistema de Ambiente Web para Análise de DNA Mitocondrial. 2017. (Simpósio).

5.
51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. CASOS DE LEPTOSPIROSE E SUA ASSOCIAÇÃO COM A PLUVIOSIDADE E PONTOS DE ALAGAMENTO NOS BAIRROS DA CIDADE DE BELÉM-PA, BRASIL.. 2015. (Congresso).

6.
59 Congresso Brasileiro de Genética. MITOCHONDRIAL GENETIC VARIABILITY IN A BRAZILIAN NORTHEASTERN POPULATION (Piauí). 2013. (Congresso).

7.
I Simpósio de Biologia. 2013. (Simpósio).

8.
VII Congresso Brasileiro de Micologia. 2013. (Simpósio).

9.
Caminhos da Arqueologia na UFPA: possibilidades e desafios. 2012. (Oficina).

10.
Escavação em Laboratório de Urnas Funerárias Arqueológicas. 2012. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Schaan, A.P.. II Simpósio Norte-Nordeste de Bioinformática - "Bioinformática na Microbiologia e Saúde Humana". 2017. (Outro).

2.
Schaan, Ana Paula ; Schaan, Ana Paula . I Workshop de Genética da UFPA. 2017. (Outro).

3.
Schaan, Ana Paula; COSTA, C. C. S. ; ARAUJO, A. P. S. ; PARENTE, J. S. C. ; FERNANDES, D. D. C. ; BARROSO, C. F. ; LIMA, A. B. F. ; MODA, P. C. ; SOUSA, A. M. ; SILVA, R. M. . Simpósio de Ciências Forenses - De suposições a soluções. 2014. (Outro).

4.
Schaan, A.P.; BRITO, R. S. ; RODRIGUES, E. . XV Feira do Vestibular da UFPA. 2013. .

5.
Schaan, A.P.; BRITO, R. S. ; COELHO, E. A. R. . X Semana Acadêmica de Biomedicina. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Schaan, Ana Paula2017 Schaan, Ana Paula; COSTA, LORENNA ; SANTOS, DIEGO ; MODESTO, ANTONIO ; AMADOR, MARCOS ; LOPES, CAMILE ; RABENHORST, SÍLVIA HELENA ; MONTENEGRO, RAQUEL ; SOUZA, BRUNO D. A. ; LOPES, THAYSON ; YOSHIOKA, FRANCE KEIKO ; PINTO, GIOVANNY ; SILBIGER, VIVIAN ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA . mtDNA structure: the women who formed the Brazilian Northeast. BMC EVOLUTIONARY BIOLOGY, v. 17, p. 185, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
VINASCO-SANDOVAL, G. T. ; Schaan, A.P. ; CAVALCANTE, G. C. ; VIDAL, A. F. ; PINTO, P. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, A. M. ; ASSUMPCAO, P. ; DEMACHKI, S. ; SANTOS, S. ; MOREIRA, F. C. ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, A. . THE PROFILE OF DIFFERENTIALLY EXPRESSED piRNAs ASSOCIATED TO THE FIELD EFFECT THEORY IN GASTRIC CANCER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Schaan, A.P.; BRITO, R. S. ; RODRIGUES, E. . XV Feira do Vestibular da UFPA. 2013. .

2.
Schaan, A.P.. II Simpósio Norte-Nordeste de Bioinformática - "Bioinformática na Microbiologia e Saúde Humana". 2017. (Outro).

3.
Schaan, Ana Paula ; Schaan, Ana Paula . I Workshop de Genética da UFPA. 2017. (Outro).

4.
Schaan, A.P.; BRITO, R. S. ; COELHO, E. A. R. . X Semana Acadêmica de Biomedicina. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 16:03:01