Mario Bacic Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1796851746689359
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Engenheiro Eletricista e Eletrônico e Mestre em Engenharia Mecânica com experiência como Engenheiro de Processos e Supervisor de Produção em indústrias automobilísticas, autopeças e na indústria de transformação do aço. Domínio dos processos de produção de peças estampadas e soldadas, soldagem de carrocerias e de subconjuntos, linhas de montagem e em centros de serviço em aço. Vivência em chão de fábrica, gestão de pessoas, lean manufacturing, melhoria contínua e otimização de processos, projetos para aumento de eficiência dos equipamentos de manufatura e redução de custos; em engenharia da qualidade, ferramentas da qualidade, métodos de análise e solução de problemas, e métodos estatísticos. Foco em resultados e metas de volume e prazo de produção, qualidade, segurança, custos, 5S´s, TPM e Kaizen. Auditor interno da qualidade para ISO/TS 16949:2009 e auditor externo para ISO 9001:2008. Familiaridade com GD&T, CEP, MSA, FMEA, APQP, PPAP, engenharia estatística e SAP. Atuação acadêmica como professor de Engenharia de Produção nas áreas de Gestão da Produção e Operações, Planejamento de Unidades Produtivas, PCP e Lean Manufacturing. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mario Bacic Junior
Nome em citações bibliográficas
Bacic, M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Análise da soldabilidade do aço 22MnB5 no processo de solda ponto por resistência,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos da Costa.
Coorientador: Prof. Dr. Gilbert Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: 22MnB5; Solda; RSW; Solda Ponto por Resistência Elétrica; Resistance Spot Welding.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
Setores de atividade: Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias.
1999 - 2005
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Título: Curso de auto-aprendizagem para estudo e treinamento de transdutores em sistemas de instrumentação eletrônica.
Orientador: Landulfo Silveira Jr..




Atuação Profissional



FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Engenharia de Produção, Carga horária: 8
Outras informações
* Professor nas disciplinas: - Eletricidade Aplicada - Processos de Fabricação I * Outras disciplinas que já foram lecionadas: - Gestão Estratégica de Produção e Operação; - Planejamento e Controle da Produção - PCP; - Planejamento de Unidades Produtivas; - Laboratório de Engenharia de Produção e Lean Manufacturing; * Coordenação de projetos multidisciplinares baseados em atividades práticas desenvolvidas em indústrias da região, orientando estudantes universitários na resolução de problemas reais.


AUTOMOTIVA USIMINAS, AU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenar a introdução de novos produtos e modificação de produtos existentes. Incluindo as fases de try-out, first run e start of production; Liderar equipes Kaizen e a implementação da metodologia Kaizen; Desenvolver FMEA de Processo para novos projetos; Fornecer orçamentos para novos processos; Promover a inovação tecnológica através de benchmarking e introdução de novos conceitos e equipamentos; Avaliação da capacidade técnica de fornecedores de equipamentos, tecnologia e serviços, a fim de aprovar empresas qualificadas para futuras licitações; Coordenar ações de melhoria de qualidade nos setores de Armação e Estamparia obtendo redução de 50% nas reclamações de qualidade do cliente externo; Otimização de fluxo de produção e layout; Melhoria contínua nos processos de produção de Estamparia; Desenvolvimento de projetos para redução de custos de manufatura; Liderar equipes multifuncionais com a finalidade de buscar a estabilidade de processos e eliminar não conformidades e desvios dos padrões de qualidade; Gestão do desempenho do ferramental no processo de estamparia; Realizar análises técnicas relativas à variação dimensional de produto; e orientar a Ferramentaria sobre correções e melhorias em ferramentas; Acompanhar modificações em ferramentas para adaptá-las a processos robotizados; Participação no orçamento, desenvolvimento e introdução de novos produtos; Atendimento as linhas de produção; PFMEA; Participação em auditorias externas e internas; Utilização de métodos de análise e solução de problemas de qualidade; Introdução de novos materiais e tecnologias, visando aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e reduzir custo; Desenvolvimento de novos fornecedores.


Soluções em Aço Usiminas, SU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Liderança de equipes com até 50 colaboradores; Responsável pela supervisão e gestão das equipes visando atender às metas com foco em segurança, qualidade e produção por meio de indicadores OEE, pela melhoria contínua e controle de custos e de materiais; Responsável por linhas de prensas Blanking Lines, e linhas de processamento de aço em cortes longitudinais, transversais, cortes em ângulos e formas variadas em processos de Slitters, guilhotinas semi-automáticas e automatizadas; Acompanhamento de tryouts de novos processos; Experiência na aplicação de métodos de análise e solução de problemas nas causas de falhas, desvios e não conformidade; Implementação de instruções e procedimentos de trabalho e análises de risco; Auditor da Qualidade ISO 9001:2008 e Auditor interno ISO/TS 16949:2009; Coordenação e planejamento de atividades de TPM.


Peugeot Citroen do Brasil Automóveis, PEUGEOT-CITROEN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Responsável por Unid. Estratégica de Prod.III, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Liderança de equipes com até 60 colaboradores; Responsável pelo cumprimento de metas de volume e prazo de produção, qualidade, segurança, 5S´s, TPM, requisição de materiais e controle de custos dos materiais consumíveis de fabricação da equipe; Responsável por linha de soldagem de carrocerias e de subconjuntos em processos manuais e robotizados de soldagem, e por linha de montagem e ajustes de peças estampadas em carrocerias; Supervisão de equipes de inspeção e retrabalho de carrocerias; Atendimento a clientes internos nos processos de pintura e montagem final definindo ações e prazos para melhoria da qualidade do produto; Implementação de Kaizens na área, treinando e orientando na eliminação de desperdícios, avaliando propostas de Kaizen e facilitando a implementação de melhorias; Padronização de postos de trabalho, treinando e orientando na padronização por meio das melhores práticas, auditando a aplicação do Standard e coordenando as ações de melhoria;


General Motors do Brasil Ltda., GMB, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2007
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Coordenador de Time de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
08 anos na liderança de equipes; Lean Manufacturing; Otimização de processo produtivo em linhas de produção robotizadas, gerando 50% de aumento na produtividade; Implementação do sistema de Produção Sequenciada em pequenos lotes em uma linha de produção, reduzindo o inventário de peças prontas em R$100.000,00/mês e eliminando cerca de 4600 horas extras ao ano; Análise e melhoria em operações gargalo; Balanceamento de itens de produção entre linhas, otimizando 33% da mão-de-obra e aumentando 18% a produtividade em linhas manuais; Desenvolvimento de trabalhos de Melhoria Contínua e Ergonomia para área produtiva; Implementação do Trabalho Padronizado garantindo segurança e qualidade nos postos de trabalho com a padronização das melhores práticas; coordenação do desenvolvimento do trabalho padronizado para setup em linhas manuais proporcionando 3% de redução no tempo de setup; Acompanhamento no desenvolvimento de peças estampadas, desde o projeto de ferramental até aprovação final da peça na corrida piloto; Auditor interno da Qualidade ISO/TS 16949:2002; Métodos de Análise e Solução de Problemas; Engenharia Estatística (Red X ? Journeyman); Conhecimentos em Estatística Avançada, CEP, MSA, PPAP, FMEA, APQP, Plano de Controle; Programação de Robôs e tryout em projetos novos.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Matrizes e Ferramentas.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Robotização.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:21:47