Jucieli Bertoncello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7127231636700285
  • Última atualização do currículo em 20/03/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), especialização em Educação e Diversidade pela UNEMAT (2012), especialização em Docência no Ensino Superior (2015) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso na linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular no Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, educação do campo, educação ambiental e juventude camponesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jucieli Bertoncello
Nome em citações bibliográficas
BERTONCELLO, J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia.
Rodovia Juara-Brasnorte
Zona Rural
78575000 - Juara, MT - Brasil - Caixa-postal: 78575000
Telefone: (66) 96766927
URL da Homepage: http://juara.unemat.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. Orientador: Michelle Tatiane Jaber da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Especialização em Docência no Ensino Superior.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: REPENSANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES (AS) DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: UMA INTERFACE COM A UNEMAT.
Orientador: Prof. Dr Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira.
2011 - 2012
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em: Educação e Diversidad.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: PERCEPÇÕES SOBRE ATIVIDADES AGRO-PRODUTIVAS DOS MORADORES (AS) DO DISTRITO DE CATUAÍ-JUARA-MT..
Orientador: Profª. Ms. WALDINÉIA ANTUNES DE ALCÂNTARA FERREIRA.
2008 - 2011
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE EDUCADORES: Vivências pedagógicas e leituras..
Orientador: Profª. Ms. WALDINÉIA ANTUNES DE ALCÂNTARA FERREIRA.
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Oscar Soares, EOS, Brasil.
1997 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA, EMRB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação Continuada. (Carga horária: 24h).
Escola Municipal Presidente Costa e Silva, EMPCS, Brasil.
2015 - 2015
Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2014 - 2014
Formação Continuada. (Carga horária: 93h).
Escola Municipal Presidente Costa e Silva, EMPCS, Brasil.
2014 - 2014
OMEP - Meu brinquedo é um livro. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2013 - 2013
Formação Continuada 2013. (Carga horária: 77h).
ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA, EMRB, Brasil.
2012 - 2013
Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. (Carga horária: 180h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2012 - 2012
Ciclo de estudos José Dias. (Carga horária: 12h).
Centro de Educação de Jovens e Adultos José Dias, CEJA, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada 2012. (Carga horária: 68h).
ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA, EMRB, Brasil.
2012 - 2012
Ensinando e Aprendendo com as TICs. (Carga horária: 100h).
CEFAPRO, CFAP_PPROV, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação dos conselheiros, Projeto de extensão. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2011 - 2011
Pesquisa e Prática Pedagógica: Um encontro Necessá. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2011 - 2011
Ciclo de estudos José Dias. (Carga horária: 12h).
Centro de Educação de Jovens e Adultos José Dias, CEJA, Brasil.
2011 - 2011
Semana Pedagógica. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2009 - 2009
Elaboração de Projetos em educação ambiental. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas Ministrada: Estágio Supervisionado I - Educação Infantil, Conteúdos e Metodologias da Língua Portuguesa para o Início da Escolarização, Pedagogia em Ambientes Não Escolares, Estágio Sup. no En. Fundamental - Educação de adultos IV - EJA, Educação Física cultura corporal e motricidade humana, Brincadeiras, Jogos e Recreação para o Inicio da Escolarização, Conteudos e Metodologias da Educação Fisica para o Inicio da Escolarização, Estágio Curricular Supervisionado II- Educação Infantil (Pré-Escola) Observação e Intervenção 4 a 5 Anos.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas Ministradas no Curso de Pedagogia: Geografia para o Inicio da Escolarização; Educação Física: cultura corporal e motricidade humana; Estágio Supervisionado na Educação Infantil I;Estágio Curricular No Ensino Fundamental ? Educação De Adultos IV( EJA); Estágio Supervisionado No Ensino Fundamental ? Educação De Adultos (EJA) II (Docência); Organização Da Educação Brasileira e Legislação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas ministradas: Educação em Ciências para o Início da Escolarização, Antropologia Cultural e Educação, Biologia para o Início da Escolarização.


Escola Municipal Presidente Costa e Silva, EMPCS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30


ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA, EMRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Significados da Educação Escolar Indígena: Na voz e na vivencia Curricular, Intercultural e Diferenciada dos professores/as Munduruku, Apiaká e Kayabi na Terra Indígena Apiaká- Kayabi-Juara/MT.
Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a estudar a educação dentro de três escolas indígenas do Município de Juara, identificando, práticas pedagógicas curriculares da Pedagogia Indígena. O local de pesquisa será às escolas das aldeias da Terra Indígena Apiaká-Kayabi. A intenção é investigar como se dá o processo educacional (intercultural e diferenciado) nas escolas indígenas desses povos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jucieli Bertoncello - Integrante / Lisanil Perreira Patrocinio - Integrante / Waldinéia Antunes de A. Ferreira - Coordenador / Elizabeth Ângela dos Santos - Integrante / Lori Hack de Jesus - Integrante / Ronélia do Nascimento - Integrante / Cristina Leite Tukumã - Integrante / MICHEL DE ANDRADE - Integrante / Amanda Pereira Azinari - Integrante / ALCEU ZOIA - Integrante / Wesley Manuel da Silva - Integrante / Alberto Franchini Angelice - Integrante.
2015 - Atual
Justiça climática e educação ambienta
Descrição: O presente projeto propõe a formação de um coletivo educador e pesquisador entre seis entidades, sendo 5 universidades e 1 entidade governamental: a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) na coordenação e mais 5 instituições parceiras ? o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que agrega a educação básica e o ensino superior em sua estrutura, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Universidade de São Paulo (USP) no campus em Piracicaba, especificamente pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e o Centro de Controle e Monitoramento de Acidentes e Desastres Naturais (CEMADEN). Por meio de diálogos permanentes, este coletivo quer fortalecer as políticas públicas pela pesquisa, pela formação e pela comunicação. No tocante à pesquisa, 5 linhas temáticas compõem a proposição investigativa: [1] JUSTIÇA CLIMÁTICA ? que transcende o debate da mudança climática, incidindo o foco no modelo insustentável de desenvolvimento e consequente geração de desigualdades. Os efeitos drásticos desta alteração terão proporção, magnitude e escala de forma desigual e injusta, acometendo mais as camadas economicamente desprivilegiadas, os que vivem na periferia, aqueles que estão à margem da história ou de maneira inviabilizada pela sociedade competitiva e que ainda mantém o modelo de crescimento econômico como meta do bem-estar humano. Buscamos interpretar os conflitos socioambientais e os desastres naturais relacionados às mudanças climáticas, identificando os grupos sociais que são mais acometidos por estes agravos, estudando suas táticas de lutas, seus mecanismos de resistência e de que modo conseguem enxergar um futuro mais feliz. Um mapeamento dos conflitos, dos desastres naturais e a identificação dos grupos sociais é a proposta básica das pesquisas relacionadas com a justiça climática. [2] CULTURA ? Uma vez identificados os grupos sociais, povos e comunidades tradicionais, damos foco em 3 comunidades para os estudos culturais. Uma delas localiza-se em Campo Grande, MS, por meio da etnia indígena Terena e sob a responsabilidade da UCDB. Com foco na escola indígena, a proposta Terena consiste em interpretar a educação indígena à luz da territorialidade e sustentabilidade, e de que maneira as aprendizagens conseguem ser significativas para construção de um currículo fenomenológico, isto é, moldado na existência da cultura indígena, com as suas expressões e crenças étnicas. Em MT, escolhemos duas localidades para estudar algumas expressões etnográficas como a arte, a mitologia, festividades, as relações de gênero e as identidades construídas no âmbito da educação popular. São Pedro de Joselândia localiza-se no Pantanal de Barão de Melgaço, com típica fitofisionomia pantaneira de cheias e secas. Uma comunidade católica com identidade e expressões antropológicas muito singulares. A outra comunidade é o quilombo Mata Cavalo, no cerrado de Nossa Senhora do Livramento. É uma comunidade sofrida, com diversos conflitos socioambientais e que ainda enfrenta um campo de poder interno, no microcosmo das disputas foucaultianas inerentes à natureza humana. [3] FORMAÇÃO - Semelhante ao processo dos Terena, em MT estamos envolvendo as escolas de São Pedro de Joselândia no Pantanal e do Quilombo Mata Cavalo, no Cerrado à construção de Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC) que ressignifica o currículo e o projeto político pedagógico à luz da realidade de casa escola, na sua tessitura existencial. Examinaremos diversas possiblidades como as escolas sustentáveis e as ecotécnicas, o projeto ciência pés no chão do Cemaden, a pegada ecológica e outras boas propostas que somam oferecendo uma sinergia aos processos de aprendizagem escolar. No âmbito das comunidades, propomos a educação popular de inspiração totalmente Freirea.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: Jucieli Bertoncello - Integrante / Michelle Jaber-Silva - Coordenador / Araceli Serantes - Integrante / Benedito Dielcio Moreira - Integrante / Cássia Santos Souza - Integrante / Cristiane Almeida - Integrante / Débora Pedrotti-Mansilla - Integrante / Déborah Moreira Santos - Integrante / Michèle Sato - Integrante / Regina Silva - Integrante / Denize Amorim - Integrante / Edgar Gonzales-Gaudiano - Integrante / Eronaldo Valles - Integrante / Giseli Dalla-Nora - Integrante / Giselly Gomes - Integrante / Heitor Medeiros - Integrante / Herman Oliveira - Integrante / Imara Quadros - Integrante / Irineu Tamaio - Integrante / Júlio Duarte - Integrante / Lindalva Garske - Integrante / Lúcia Kawahara - Integrante / Marcos Sorrentino - Integrante / Pablo Meira - Integrante / Pierre Girard - Integrante / Priscilla Amorim - Integrante / Rachel Trajber - Integrante / Ramiro Camacho - Integrante / Roberta Moraes - Integrante / Ronaldo Senra - Integrante / Rosana Manfrinate - Integrante / Solange Ikeda Castrillon - Integrante / Thiago Cury Luiz - Integrante / Victor Marchezini - Integrante.
2013 - 2015
Estudo das Políticas Públicas da Educação do Campo nas escolas do campo nos municípios de Barra do Bugres, Jangada, Juara e Ta nRará da Serra-MT
Descrição: Este projeto tem como intenção chegar até as escolas de educação básica, dando enfase na construção da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O trabalho extensão tem a intenção de preparar educadores/as para uma atuação profissional que vai além da docência, dando conta da gestão dos processos educativos que acontecem na escola e no seu entorno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Em busca de novos talentos na escola do campo: Educação e meio ambiente.
Descrição: Este projeto tem como intenção desenvolver atividades na Escola da Educação Básica de Campo, transformar os educadores e educandos em uma referência prática para politicas e pedagogias de Educação do Campo.O Projeto de extensão sobre Educação do Campo, ora apresentado tem como intenção desenvolver atividades na Escola de Educação Básica do Campo - Rui Barbosa. Compreendemos que para nos sentirmos parte do lugar, necessário se faz trabalhar o sentimento de pertença. Destarte as ações de Educação Ambiental passam pelo conhecimento e pertencimento com o lócus de vivência. È preciso que estudantes e professores se sintam participantes construtores e transformadores do espaço geográfico, político e cultural. Assim este projeto tem como objetivo transformar este trabalho com estes educadores/as e alun@s, em uma referência prática para políticas e pedagogias de Educação do Campo. Dessa forma, insere-se num esforço de afirmação da Educação do Campo como política pública, em um processo de construção de um sistema público de educação para as escolas do campo...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jucieli Bertoncello - Integrante / Lisanil Perreira Patrocinio - Coordenador / Waldinéia Antunes de A. Ferreira - Integrante / Amanda Pereira da Silva Azinari - Integrante / Itamar Porto - Integrante / Ana Paula Kuhn - Integrante / Amilton Amaral - Integrante / Albina Pereira Pinho e Silva - Integrante / Carlos Aparecido Paulino - Integrante / Dirlei Perin - Integrante / Elizabeth Ângela dos Santos - Integrante / Lori Hack de Jesus - Integrante / Marfa Magali Roehrs - Integrante / Nadie Cristina Machado Spence - Integrante / Rosália de Aguiar Araújo - Integrante / Rosinéia do Nascimento - Integrante.
2015 - 2016
Dança no campus: Transformando corpo e vidas
Descrição: O projeto pretende integrar as várias áreas da educação e das artes com a sociendade, contribuindo com o processo de inserção das adolescentes, jovens e adultos no mundo cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Produção Visual: Memória, imagem e educação no Vale do Arinos
Descrição: Este projeto surge da necessidade de ampliar a discussão com a comunidade, bem como, dar visibilidade as atividades e ações que estão sendo desenvolvidos ao longo do Programa Novos Talentos e PIBID. Utilizando das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de divulgação e debates de ideias, como canal alternativo e interativo com a população local, sensibilizando-os para questões e memórias ambiental, cultural e social através do mundo digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Interface entre extensão e pesquisa no acompanhamento de empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de quilombo no território da cidadania na baixada cuiabana MT
Descrição: Este projeto pretende contribuir para a consolidação da abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil Rural e da articulação das políticas públicas integrantes da Economia Solidária, já é resultado das ações do Núcleo de Desenvolvimento Territorial (NEDET)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Artes Pláticas no Campus com a Comunidade: Pintando e Transformando Realidades
Descrição: O projeto consiste no estudo, preparação teórica e técnica da equipe executora, construção e aplicação de técnicas que orientem as artes plásticas, com finalidades didáticas, com aplicação de instrumento de coleta de dados específico para a observação do alcance dos objetivos. O desenvolvimento deste projeto se dará com base em orientações teóricas e oficinas práticas...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Teatro didático: Linguagem cênica na educação
Descrição: Uso da linguagem cênica na educação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Interface entre extensão e pesquisa no acompanhamento do desenvolvimento territorial e das ações do programa Territórios da Cidadania na Baixada Cuiabana-MT
Descrição: Projeto aprovado pelo parecer 007/2015 PROEC - De acordo com a proposta o projeto tem como objetivo geral: contribuir para a consolidação da abordagem territorial com estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil Rural e da articulação das políticas públicas integrantes da matriz do Programa Territórios da cidadania da Baixada Cuiabana-MT, composto pelos municípios: Acorizal, Barão do Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra. Com especial atenção à superação das desigualdades de renda e gênero, por meio da articulação institucional e operacional de Universidades Públicas, das instâncias de gestão social dos Territórios Rurais, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA e da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Circo Escola: Educação e alegria no Vale do Arinos
Descrição: O Projeto se configura numa atividade de extensão permanente desenvolvida pelo Campus Universitário Juara, cuja as atividades, buscam promover a aproximação entre comunidade e acadêmicos, possibilitando aos participantes a aprendizagem de técnicas do Circo. O desenvolvimento deste projeto ocorre através de orientações teóricas e oficinas práticas. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
O campus vai para rua: o basquete de rua em busca da inclusão social
Descrição: O projeto tem a intenção de promover através da extensão universitária , o acesso a prática esportiva de uma modalidade que tem sua origem nas periferias e que trazem em seu contexto a história de lutas e o protagonismo dos movimentos populares em prol da igualdade de direitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2016
Interculturalizando Talentos: Articulações entre linguagens, História ética Cultural e Educação Ambiental em uma Escola Indigena.
Descrição: Estre projeto compões o Programa Novos Talentos com financiamento da CAPES e tem como objetivo geral: Valorizar os diferentes tipos de linguagens (arte, bilinguismo), a História Étnica Cultural e relações ambientais do Povo Apiaká possibilitando intercâmbio com a graduação e pós-graduação da UNEMAT, bem como, produções midiáticas e textuais com documentários; construções de ambientes colaborativos na internet e intervenções ambientais na aldeia Mayrob tendo como parceiros os professores e educando da escola indígena...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Rádio Universitária
Descrição: Pretende-se com a Rádio Universitária a veiculação de notícias da Unemat e do município que seja de interesse da comunidade acadêmica, propiciando condições de integração e interação, além de ser um espaço para a divulgação dos Novos Talentos ligados ao Campus, seja na educação musical, melhorando a escuta e tendo a oportunidade de analisar criticamente os produtos da industria cultural, além da dança e seu gingado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Viveiro, coleta de sementes e produção de mudas
Descrição: Este projeto tem por objetivo sensibilizar para a educação ambiental criando espaço a produção de mudas de árvores nativas, flores, árvores ornamentais e armazenagem e germinação de sementes, um espaço para pesquisa e visitação que colabore com a formação do sujeito ecológico.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2011
Pesquisa e Prática Pedagógica: Um encontro necessário
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2010
Elaboração de Projetos em Educação Ambiental
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERTONCELLO, J.2015BERTONCELLO, J.. REPENSANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS: contribuição do Projeto Novos Talentos na escola do campo Rui Barbosa. CADERNO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS, v. 1, p. 1-22, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
BERTONCELLO, Jucieli ; BERTONCELLO, J. . Distrito de Catuai - Aproximação Geográfica. In: Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira; Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira. (Org.). A educação do Campo na Escola Rui Barbosa no Município de Juara - Interface entre PIBID e Novos Talentos/Capes.. 1ed.CUIABA: Editora da UNEMAT, 2014, v. 3, p. 13-76.

2.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. . Municipio de Juara/MT: reflexões sobre colonização, desmatamento e possibilidades de uma nova compreensão. In: Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Lori Hack de Jesus. (Org.). Municipio de Juara/MT: reflexões sobre colonização, desmatamento e possibilidades de uma nova compreensão. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2012, v. 2, p. 10-207.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Juventude camponesa: olhares sobre os conflitos socioambientais em comunidades pantaneiras de Mato Grosso. In: XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA2017, 2017, Cutiriba. XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA2017. Curitiba -PR: SETOR DE EDUCAÇÃO DA UFPR, 2017.

2.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Impactos e conflitos mapeados nas comunidades do Cerrado do Pantanal-Poconé/MT. In: XII Seminário de Educação do Vale do Arinos: Alfabetização, Letramento(s) e Práticas Sociais - XII SEVA., 2017, Juara. XII Seminário de Educação do Vale do Arinos: Alfabetização, Letramento(s) e Práticas Sociais - XII SEVA., 2017. v. 12.

3.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Mapeamento dos conflitos socioambientais nas comunidades do Cerrado do Pantanal-Poconé/MT.. In: 25º SemiEdu: Educação, Diversidades Culturais, sujeitos e saberes, 2017, Cuiabá. 25º SemiEdu: Educação, Diversidades Culturais, sujeitos e saberes, 2017. p. 1962-1979.

4.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Educação do campo, juventude camponesa e conflitos socioambientais. In: SemiEdu 2016 - Saberes e Identidades: Povos, Culturas e Educações, 2016, Cuiabá-MT. SemiEdu 2016 - Saberes e Identidades: Povos, Culturas e Educações. Cuiabá, 2016.

5.
BERTONCELLO, J.; SILVA, T. M. ; AZINARI, A. P. . Educação do Campo: olhares sobre as dimensões históricas e a saída da juventude do campo.. In: XI Seminário de Educação do Vale do Arinos - Memórias, Itinerâncias, Gestão e Processos Pedagógicos em Espaços Educativos, 2016, Juara-MT. Seminário de Educação do Vale do Arinos. Caceres-MT: UNEMAT, 2016. v. 11. p. 1-10.

6.
BERTONCELLO, J.; AZINARI, A. P. ; SILVA, A. F. . Horta escolar: uma realidade na Escola Municipal Rui Barbosa no distrito de Catuai.. In: XI SEVA ? Seminário de Educação do Vale do Arinos: memórias, itinerâncias, gestão e processos pedagógicos em espaços educativos, 2016, Juara-MT. Seminário de Educação do Vale do Arinos. Caceres-MT: UNEMAT, 2016. v. 11. p. 1-10.

7.
PATROCINIO, L. P. ; BERTONCELLO, J. ; AZINARI, A. P. ; FERREIRA, W. A. A. ; PASSOS, Luiz Augusto . Estudo das Ações do Colegiado Territorial do Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-Mt.. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA JORNADA DAS ÁGUAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS ?A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: dimensões dos conflitos pela apropriação da terra, da água e do subsolo?, 2015, Goiania-GO. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA JORNADA DAS ÁGUAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS ?A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: dimensões dos conflitos pela apropriação da terra, da água e do subsolo?. Goiania: UFG, 2015. v. 1.

8.
AZINARI, A. P. ; PERIPOLLI, O. J. ; PATROCINIO, L. P. ; BERTONCELLO, J. . Docência nas escolas o campo: uma questão de gênero?. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA JORNADA DAS ÁGUAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS ?A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: dimensões dos conflitos pela apropriação da terra, da água e do subsolo?,, 2015, Goiania-GO. VII Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Goiania-GO: UFG, 2015. v. 1. p. 4769.

9.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. . Formação dos educadores da educação do/no campo da Escola Municipal Rui Babosa: uma interface com a UNEMAT. In: VII Simpósio Internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2015, Goiania. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA JORNADA DAS ÁGUAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS ?A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: dimensões dos conflitos pela apropriação da terra, da água e do subsolo?. Goiania - GO: UFG, 2015. v. 1. p. 6037.

10.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. ; AZINARI, A. P. . A educação do Campo na Escola Municipal Rui Barbosa no município de Juara/MT: sentimento de pertença.. In: Seminário de educação 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital., 2015, Cuiabá - MT. SemiEdu 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital.. Cuiabá - MT, 2015. v. 23. p. 4913.

11.
AZINARI, A. P. ; PERIPOLLI, O. J. ; PATROCINIO, L. P. ; BERTONCELLO, J. . Os avanços e desafios da educação do campo a partir do plano municipal de educação de Juara/MT (2015-2024). In: Semiedu 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital., 2015, Cuiabá - MT. Seminário de educação 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital.. Cuiabá - MT: UFMT, 2015. v. 23.

12.
BERTONCELLO, J.; AZINARI, A. P. ; PATROCINIO, L. P. . Escola Municipal Rui Barbosa de Catuai e as ações do projeto ' em busca de novos talentos na escola do campo'.. In: X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID, 2015, Juara/MT. X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID. Caceres, 2015. v. 10.

13.
AMATE, V. ; SANTOS, C. R. ; BERTONCELLO, J. . A interdisciplinaridade na universidade: uma aula de campo de Biologia e Geografia no município de porto dos Gaúchos- MT. In: IX SEVA Seminário de Educação no Vale do Arinos, 2014, Juara - MT. Seva. Caceres, 2014. v. 9.

14.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. . O currículo na formação de professores/as no curso de pedagogia - UNEMAT/Juara: conversas com a Educação do Campo. In: IX SEVA Seminário de Educação no Vale do Arinos, 2014, Juara - MT. IX SEVA Seminário de Educação no Vale do Arinos. Caceres, 2014. v. 9.

15.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. . Repensando práticas educativas e a formação dos educadores/as da educação do/no campo. In: Semiedu 2014 - Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida, 2014, Cuiabá. Semiedu 2014 - Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida, 2014.

16.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. . Repensando práticas educativas e as formação dos educadores/as da educação dono campo. In: VI Fórum de educação e diversidade - Arte, Identidade e Cultura nos Novos Contextos Tecnológicos e Midiáticos, 2014, Tangará de Serra. Caderno de Resumos - VI Fórum de educação e diversidade. Tangará da Serra, 2014. p. 78.

17.
BERTONCELLO, J.. As relações da Universidade com a escola do Campo: Uma aula de ciências na comunidade de Catuai-Juara-MT. In: VIII Seminário de Educação do Vale do Arinos - Educação, Território e identidade, 2013, Juara - MT. Educação, Território e identidade. Curitiba: CRV, 2013. v. 8.

18.
PATROCINIO, L. P. ; BERTONCELLO, J. ; Porto, Itamar ; Azinari,Amanda Pereira da Silva . A educação do campo no Município de Juara - Mato Grosso. In: VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária - 1° Jornada de Geografia das Águas, 2013, João Passoa. A questão Agrária no Século XXI: Escalas, Dinâmicas e Conflitos Territoriais, 2013. v. 1.

19.
FERREIRA, W. A. A. ; BERTONCELLO, J. . A colonização do distrito de Catuai-Juara-MT e as percepções das atividades agro-produtivas dos moradores(as).. In: Educação e (Des) Colonialidades dos Saberes, Práticas e Poderes, 2013, Cuiabá. Educação e (Des) Colonialidades dos Saberes, Práticas e Poderes. Cuiabá: UFMT, 2013. v. 21.

20.
BERTONCELLO, J.. Crianças em evidência: uma experiência vivenciada no contexto escolar.. In: Seminário de Educação 2012 'Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas, 2012, Cuiabá. Seminário de Educação 2012. Cuiabá: UFMT, 2012. v. 20.

21.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. . Comunidade de Catuai - Juara/MT: da colonização as atividades agro-produtivas.. In: VII Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Educacionais e Experiências em Docências: Compartilhando Diálogos Saberes e Práticas Pedagógicas da Educação, 2012, Juara - MT. Anais do VII Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Educacionais e Experiências em Docências: Compartilhando Diálogos Saberes e Práticas Pedagógicas da Educação. Curitiba: CRV, 2012. v. 1.

22.
GUIRRO, F. S. ; BERTONCELLO, J. ; KATO, A. A. G. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a inclusão das crianças com síndrome de Down na Educação Infantil. In: VII Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Educacionais e Experiências em Docências: Compartilhando Diálogos Saberes e Práticas Pedagógicas da Educação, 2012, Juara - MT. Anais do VII Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Educacionais e Experiências em Docências: Compartilhando Diálogos Saberes e Práticas Pedagógicas da Educação. Curitiba: CRV, 2012. v. 1.

23.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. . Leituras Ambientais: Resultados parciais de uma pesquisa ação.. In: Seminário Educação 2011: Educação e Relações Raciais dez anos de estudos e pesquisas na UFMT, 2011, Cuiabá. Educação e Relações Raciais dez anos de estudos e pesquisas na UFMT, 2011.

24.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. . Leituras Ambientais e Educação Ambiental sob a visão de educadores.. In: VI Seminário de Educação do Vale do Arinos: Educação - Diversidade - Igualdade - Políticas Públicas: Entre o Dito e o Feito, 2011, Juara/MT. VI Seminário de Educação do Vale do Arinos: Educação - Diversidade - Igualdade - Políticas Públicas: Entre o Dito e o Feito, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BERTONCELLO, J.; AZINARI, A. P. ; CONTE, I. I. ; PATROCINIO, L. P. ; FERREIRA, W. A. A. . Território da Cidadania na Baixada Cuiabana Interface entre ensino, extensão e pesquisa em agroecologia e produção orgânica com comunidades tradicionais e quilombolas. In: II Jornada dos Povos do Brasil: educação, Territórios e Identidades, 2017, Barra do Bugres - MT. II Jornada dos Povos do Brasil: educação, Territórios e Identidades, 2017. v. 2.

2.
BERTONCELLO, J.. A percepção da juventude camponesa sobre os conflitos socioambientais no pantanal mato-grossense. In: XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste ? Reunião Científica Regional da ANPED, 2016, Brasília. XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste ? Reunião Científica Regional da ANPED - Projeto Nacional de Educação: Desafios Éticos, Políticos e Culturais, 2016. p. 1-44.

3.
BERTONCELLO, J.; AZINARI, A. P. . A consolidação da monocultura de soja no distrito de Catuai-Município de Juara e suas transformações no território.. In: V Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos, 2016, Juara-MT. Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos. Caceres: Unemat, 2016. v. Vol. 2. p. 1-10.

4.
MATOS, Y. C. V. ; SILVA, T. M. ; BERTONCELLO, J. . Relato das experiências vivenciadas no Estágio de Observação e Intervenção: Educação Infantil. In: X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID, 2015, Juara/MT. X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID. Caceres, 2015. v. 10.

5.
BRIZOLLA, A. P. ; SILVA, K. P. ; BERTONCELLO, J. . Relato das experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado I - Educação Infantil I. In: X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID, 2015, Juara/MT. X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID. Caceres, 2015. v. 10.

6.
SILVA, T. M. ; MATOS, Y. C. V. ; BERTONCELLO, J. . Estágio Curricular Supervisionado I - Educação Infantil I: Relato das experiências vivenciadas. In: X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID, 2015, Juara/MT. X SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID. Caceres, 2015. v. 10.

7.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. . Percepções ambientais de educadores: vivências pedagógicas e leituras. In: V SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos - Inclusão: reflexão no contexto educacional, 2010, Juara/MT. V SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos - Inclusão: reflexão no contexto educacional, 2010.

8.
BERTONCELLO, J.; NEVES, O. C. . A percepção dos problemas ambientais no processo educativo. In: IV Seminário de Educação do Vale do Arinos: Educação e os Desafios Comtemporâneos, 2009, Juara - MT. IV Seminário de Educação do Vale do Arinos: Educação e os Desafios Comtemporâneos. Juara: Gráfica Alvorada, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . A percepção da juventude camponesa sobre os conflitos socioambientais e as alterações climáticas.. In: 8º Mostra de Pós-Graduação da UFMT, 2016, Cuiabá. 8º Mostra de Pós-Graduação da UFMT, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Impactos e conflitos socioambientais mapeados nas comunidades do Cerrado do Pantanal-Poconé/MT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
AZINARI, A. P. ; CONTE, I. I. ; PATROCINIO, L. P. ; FERREIRA, W. A. A. ; BERTONCELLO, J. . Território da Cidadania na Baixada Cuiabana Interface entre ensino, extensão e pesquisa em Agroecologia e Produção Orgânica com Comunidades Tradicionais e Quilombolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Juventude camponesa: olhares sobre os conflitos socioambientais em comunidades pantaneiras de Mato Grosso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Mapeamento dos conflitos socioambientais nas comunidades do Cerrado do Pantanal-Poconé/MT.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BERTONCELLO, J.; JABER-SILVA, M. . Educação do campo, juventude camponesa e conflitos socioambientais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BERTONCELLO, J.. A percepção da juventude camponesa sobre os conflitos socioambientais e as alterações climáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BERTONCELLO, J.. A percepção da juventude camponesa sobre os conflitos socioambientais no pantanal mato-grossense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BERTONCELLO, J.; AZINARI, A. P. . A consolidação da monocultura de soja no distrito de Catuai-Município de Juara e suas transformações no território.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BERTONCELLO, J.; AZINARI, A. P. ; SILVA, T. M. . Educação do Campo: olhares sobre as dimensões históricas e a saída da juventude do campo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BERTONCELLO, J.; SILVA, A. F. ; AZINARI, A. P. . Horta escolar: uma realidade na Escola Municipal Rui Barbosa no distrito de Catuai.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BRIZOLLA, A. P. ; SILVA, K. P. ; BERTONCELLO, J. . Relato das experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado I - Educação Infantil I. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
MATOS, Y. C. V. ; SILVA, T. M. ; BERTONCELLO, J. . Relato das experiências vivenciadas no estágio de observação e intervenção: educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, T. M. ; MATOS, Y. C. V. ; BERTONCELLO, J. . Estágio curricular supervisionado I - Educação Infantil I: relato das experiências vivenciadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
BERTONCELLO, J.; AZINARI, A. P. ; PATROCINIO, L. P. . Escola Municipal Rui Barbosa de Catuai e as ações do projeto ' em busca de novos talentos na escola do campo'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. . Repensando práticas educativas e a formação dos educadores/as da educação do/no campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
AMATE, V. ; SANTOS., R. ; BERTONCELLO, J. . A interdisciplinaridade na universidade: uma aula de campo de Biologia e Geografia no município de porto dos Gaúchos- MT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. . O currículo da formação de professores/as no curso de pedagogia - UNEMAT/Juara: conversas com a Educação do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. . A colonização do distrito de Catuai-Juara-MT e as percepções das atividades agro-produtivas dos moradores(as).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
Azinari,Amanda Pereira da Silva ; BERTONCELLO, J. ; Porto, Itamar ; PATROCINIO, L. P. . A educação do campo no Município de Juara - Mato Grosso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
BERTONCELLO, J.. As relações da Universidade com a escola do Campo: Uma aula de ciências na comunidade de Catuai-Juara-MT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
BERTONCELLO, J.; GUIRRO, F. S. ; KATO, A. A. G. . Educação inclusiva: a inclusão das crianças com síndrome de Down na Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. . Comunidade de Catuai - Juara/MT: da colonização as atividades agro-produtivas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
BERTONCELLO, J.. Crianças em evidência: uma experiência vivenciada no contexto escolar.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
BERTONCELLO, J.. Leituras Ambientais: Resultados parciais de uma pesquisa ação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
BERTONCELLO, J.. Leituras Ambientais e Educação Ambiental sob a visão de educadores.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
BERTONCELLO, J.. Percepções ambientais de educadores: vivências pedagógicas e leituras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
BERTONCELLO, J.. A percepção dos problemas ambientais no processo educativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, W. A. A.; BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P.. Participação em banca de Viviane da Silva Brito.Educação Ambiental: as atividades pedagógicas em uma escola pública em novo horizonte do norte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
CAVALLARI, S. A.; BERTONCELLO, J.; SANTOS, E. A.. Participação em banca de Lucinete Batista da Cunha.Ludicidade: vozes dos profissionais sobre desafios e probabilidade de aprendizagem por meio dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P.. Participação em banca de Flávia Cristina Botelho Francisco.Os desafios da/na alfabetização da criança surda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
SANTOS, L. L.; BERTONCELLO, J.. Participação em banca de Eidvania Bertoncello Martins Brasil.Leitura e escrita no ensino fundamental: desafios das práticas pedagógicas para os professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
BERTONCELLO, J.; PAULINO, C. A.. Participação em banca de Angela Maria Meirelles.Vozes dos Profissionais: O que caracteriza a violência física e verbal no ambiente escolar ( na perspectiva de professores e gestores.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
BERTONCELLO, J.; NASCIMENTO, R.. Participação em banca de Valmir Amate.Gravidez na Adolescência no Municipio de Porto dos Gaúchos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
FERREIRA, W. A. A.; BERTONCELLO, J.. Participação em banca de Fatima Pereira Lima.A Escola do/no Campo e Sua Comunidade: Análise das Narrativas dos Moradores da Comunidade Bairro Machado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
BERTONCELLO, J.; SANTOS, E. A.. Participação em banca de Leonardo de Medeiros Carlos.Percepções de Crianças e Professor: O Desenho e a Produção de Leituras Ambientais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
BERTONCELLO, J.; NASCIMENTO, R.. Participação em banca de Marco Dione Batista Cunha.A Educação Física no Ensino Fundamental do povo Apiaká e suas práticas pedagógicas e étnicas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
SILVA, B. M. D. C.; CAVALLARI, S. A.; BERTONCELLO, J.. Participação em banca de Valéria de Araújo Carneiro.Processo de ensino aprendizagem de educandos com necessidades educacionais especiais em uma escola municipal de Juara- MT.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
FERREIRA, W. A. A.; Gilmar Peixoto; BERTONCELLO, J.. Participação em banca de Jhones de Oliveira.Ciências Naturais: O peixe no currículo escolar dos anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

12.
NASCIMENTO, R.; AMARAL, A.; BERTONCELLO, J.. Participação em banca de Claudia Dantas Coutinho de Souza.Cantigas de rodas: A necessidade do resgate da cultura no ambiente escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

13.
Azinari,Amanda Pereira da Silva; BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P.. Participação em banca de Adalcindo da Silva.Educação do Campo no Município de Porto dos Gaúchos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

14.
SZERWIESKI, A. P.; LISBOA, A.; BERTONCELLO, J.. Participação em banca de Andreia Patricia Szerwieski.Ciências Naturais na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARAUJO, A. B.; BERTONCELLO, J.. Avaliação de qualificação de projeto: O impacto da construção da usina hidrelétrica no rio Arinos na visão dos sitiantes da comunidade da Pedreira e Palmital: enredos de educação ambiental. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
PATROCINIO, L. P.; GRANDO, B. S.; PASSOS, Luiz Augusto; BERTONCELLO, J.. Comissão Científica do(a) III Encontro Territorial de Mulheres - III enmulheres. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
FIRMO, Y. O.; BERTONCELLO, J.. Avaliação do trabalho: A arte na educação como mediação do mundo vivido: Imagens e sensações no cotidiano escolar.. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
BERTONCELLO, J.. Coordenador/a de GT´ - X Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID - X SEVA. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
BERTONCELLO, J.. Coordenador/a do Credenciamento - X Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID - X SEVA. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
BERTONCELLO, J.. Coordenador/a do Credenciamento - X Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID - X SEVA. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

7.
FERREIRA, W. A. A.; BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P.. Avaliação de qualificação de projeto: Educação Ambiental: As atividades pedagogicas em uma Escola Pública em Novo Horizonte do Norte. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

8.
CAVALLARI, S. A.; BERTONCELLO, J.; SILVA, A. T.. Avaliação de qualificação de projeto: Ludicidade: Vozes dos profissionais sobre o Ensino Aprendizagem por Meio dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

9.
SANTOS, E. A.; BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A.. Avaliação de qualificação de projeto: Desafios de aprendizagem em leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Juara. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

10.
SILVA, B. M. D. C.; CAVALLARI, S. A.; BERTONCELLO, J.. Avaliação de qualificação de projeto: A importância da matemática na educação infantil: refletindo as práticas de ensino. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

11.
SANTOS, E. A.; BERTONCELLO, J.; NASCIMENTO, R.. Avaliação de qualificação de projeto: Ação pedagógica nas creches contribuindo com o processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

12.
BRESCIANE, S. A. T.; FALCAO, J. L. F.; BERTONCELLO, J.; DIAS, A. F.; CAMPOS, L. A.; SILVA, A. T.. Comissão de Eleição para a Direção da Unidade Regionalizada Politica Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.

13.
BERTONCELLO, J.. Comissão de Seleção de Trabalhos Cientificos - VIII SEVA - Seminário de educação do Vale do Arinos. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

14.
BERTONCELLO, J.. Comissão Organizadora do VIII Seminário de Educação do Vale do Arinos - Educação, território e identidade - VIII SEVA. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

15.
BERTONCELLO, J.. Comissão Organizadora do V SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos - Inclusão: reflexão no contexto educacional. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25º SemiEdu: Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes.Mapeamento dos conflitos socioambientais nas comunidades do Cerrado do Pantanal-Poconé/MT.. 2017. (Seminário).

2.
Encontro Internacional da Rede de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA).. 2017. (Outra).

3.
I Acampamento Territorial da Juventude da Baixada Cuiabana - I Acamjuv. 2017. (Seminário).

4.
III Encontro Territorial de Mulheres - III enmulheres. 2017. (Seminário).

5.
II Seminário de Mapeamento Social das Comunidades do Cerrado do Pantanal. 2017. (Seminário).

6.
XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Juventude Camponesa: Olhares sobre os conflitos socioambientais em Comunidades Pantaneiras de Mato Grosso. 2017. (Encontro).

7.
8º Mostra da Pós-Graduação da UFMT.A percepção a juventude camponesa sobre os conflitos socioambientais e as alterações climáticas. 2016. (Outra).

8.
Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro- Oeste- Reunião Científica Regional da ANPED.A percepção da juventude camponesa sobre os conflitos socioambientais no pantanal mato-grossense. 2016. (Encontro).

9.
I Jornada dos Povos do Brasil - I JPB. 2016. (Seminário).

10.
Palestra: Diálogos entre a Formação de Professores e as Pesquisas sobre Educação na Atualidade".. 2016. (Outra).

11.
SemiEdu 2016 - Saberes e Identidades: Povos, Culturas e Educações.Educação do campo, juventude camponesa e conflitos socioambientais. 2016. (Seminário).

12.
Seminário Temático: Diálogos entre a Formação de Professores e as Pesquisas sobre Educação na Atualidade. 2016. (Seminário).

13.
V Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos.A consolidação da monocultura de soja no distrito de Catuai-Município de Juara e suas transformações no território.. 2016. (Outra).

14.
XI Seminário de Educação do Vale do Arinos - Memórias, Itinerâncias, Gestão e Processos Pedagógicos em Espaços Educativos.Educação do Campo: olhares sobre as dimensões históricas e a saída da juventude do campo.. 2016. (Seminário).

15.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. 2016. (Encontro).

16.
I Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional da Baixada Cuiabana. 2015. (Seminário).

17.
IV Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos: As utopias e Distopias do Estado Democrático de Direito.. 2015. (Feira).

18.
SemiEdu 2015 - ?Educação e seus sentidos no mundo digital?.A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA NO MUNICÍPIO DE JUARA/MT: sentimento de pertença.. 2015. (Seminário).

19.
VII Simpósio internacional e VIII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e Jornada das Águas e Comunidades Tradicionais.FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO DA ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA: UMA INTERFACE COM A UNEMAT. 2015. (Simpósio).

20.
X Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades $ III Seminário PIBID.Escola Municipal Rui Barbosa de Catuai e as ações do projeto. 2015. (Seminário).

21.
IX Seminário de Educação do Vale do Arinos - IX SEVA.O CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO CURSO DE PEDAGOGIA ? UNEMAT/JUARA: Conversas com a Educação do Campo. 2014. (Seminário).

22.
SemiEdu 2014 - Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida.REPENSANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES (AS) DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO. 2014. (Seminário).

23.
Conferencia Nacional de Educação 2014 - CONAE - Etapa Municipal do Estado de Mato Grosso.. 2013. (Outra).

24.
I COPENE da Região Centro Oeste e da VII Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira. 2013. (Seminário).

25.
SemiEdu 2013 - Educação e (Des) Colonialidades dos Saberes, Práticas e Poderes..A COLONIZAÇÃO DO DISTRITO DE CATUAI-JUARA-MT E AS ATIVIDADES AGRO-PRODUTIVAS DOS MORADORES (AS). 2013. (Seminário).

26.
VIII Seminário de Educação do Vale do Arinos - Educação, território e identidade - VIII SEVA..As relações da Universidade com a escola do Campo: Uma aula de ciências na comunidade de Catuai-Juara-MT. 2013. (Seminário).

27.
VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária.A educação do campo no Município de Juara - Mato Grosso. 2013. (Simpósio).

28.
I Fórum Regional de Cultura e Desenvolvimento Sustentável. 2012. (Outra).

29.
IX Seminário de Comunicação Científica do Vale do Arinos. 2012. (Seminário).

30.
SemiEdu 2012- Das crianças nas instituições e de das crianças (in)visíveis:entre a sujeição e as possibilidades criativas.)vis.Crianças em evidência: uma experiência vivenciada no contexto escolar.. 2012. (Seminário).

31.
VII Seminário de Educação do Vale do Arinos 2012: Políticas Educacionais e Experiênci em Docência: Compartilhando Diálogos, Saberes e Práticas Pedgógicas da Educação Ps.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a inclusão das crianças com síndrome de Down na Educação Infantil. 2012. (Seminário).

32.
Fórum Regional sobre Drogras. 2011. (Outra).

33.
SemiEdu 2011 - Relações raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT.Leituras Ambientais: resultados parciais de uma pesquisa ação.. 2011. (Seminário).

34.
VI Seminário de Educação do Vale do Arinos: Educação-Diversidade-Igualdade-Politicas Publica: Entre o Dito e o Feitos.Leituras Ambientais e Educação Ambiental sob a visão de educadores.. 2011. (Seminário).

35.
IV Seminário de Comunicação Cientifica do Vale do Arinos. 2010. (Seminário).

36.
Seminário: construir e significar - ações Pedagógicas para 2010. 2010. (Seminário).

37.
V SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos - Inclusão: reflexoes no contexto educacional.Percepções ambientais de educadores: vivências pedagógicas e leituras. 2010. (Seminário).

38.
III Seminário de Comunicação Cientifica do Vale do Arinos. 2009. (Seminário).

39.
IV - Seminário de Educação do Vale do Arinos: Educação e os Desafios Contemporâneos.A percepção dos problemas ambientais no processo educativo.. 2009. (Seminário).

40.
Encontro Violencia contra a mulher e a importancia da Lei 11.340 - Lei Maria da Penha. 2008. (Seminário).

41.
Legislação Penitenciária e Relações Interpessoais no Ambiente Profissional. 2008. (Seminário).

42.
Seminário de Comunicação Cientifica do Vale do Arinos. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTONCELLO, J.. Palestra "Diálogos da Pesquisa: Roda de Prosa e poesia com o prof. Carlos Rodrigues Brandão".. 2017. (Outro).

2.
BERTONCELLO, J.. Encontro Internacional da Rede de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA).. 2017. (Outro).

3.
BERTONCELLO, J.. II Seminário de Mapeamento Social das Comunidades do Cerrado do Pantanal. 2017. (Outro).

4.
BERTONCELLO, J.. Seminário Estadual " Todos os direitos para todas as pessoas (e toda natureza)". 2017. (Outro).

5.
FERREIRA, W. A. A. ; PATROCINIO, L. P. ; AZINARI, A. P. ; JESUS, L. H. ; SANTOS, E. A. ; BERTONCELLO, J. . Monitoria do GT: Saberes Indígenas: I Jornada dos Povos do Brasil - I JPB. 2016. (Outro).

6.
BERTONCELLO, J.. Monitora: VXIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. 2016. (Outro).

7.
BERTONCELLO, J.. Monitoria: SemiEdu 2016 - Saberes e Identidades: Povos, Culturas e Educações. 2016. (Outro).

8.
BERTONCELLO, J.. IV Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos - IV MCCVA.. 2015. (Outro).

9.
BERTONCELLO, J.. X Seminário de Educação do Vale do Arinos: Políticas Públicas Educacionais e suas Diversidades & III Seminário PIBID - X SEVA. 2015. (Outro).

10.
JESUS, L. H. ; PATROCINIO, L. P. ; FERREIRA, W. A. A. ; AMARAL, A. ; Azinari,Amanda Pereira da Silva ; PAULINO, C. A. ; BERTONCELLO, J. ; SANTOS, E. A. ; ESCOBAR, L. ; PORTELA, V. P. ; SILVA, M. S. ; SILVA, V. ; SILVA, M. A. ; NASCIMENTO, R. ; ANDRADE, M. . III Kalunga: brasilidades resistência e identidade ao ritmo do tambor. 2014. .

11.
PATROCINIO, L. P. ; JESUS, L. H. ; FERREIRA, W. A. A. ; AMARAL, A. ; AZINARI, A. P. ; PAULINO, C. A. ; BERTONCELLO, J. ; SANTOS, E. A. ; ESCOBAR, L. ; PORTELA, V. ; SILVA, M. S. ; SILVA, V. ; SANTOS, M. A. ; NASCIMENTO, R. ; ANDRADE, M. . III Mostra Cíentifica Cultural do Vale do Arinos: Campus na Praça. 2014. (Outro).

12.
BERTONCELLO, J.; PATROCINIO, L. P. ; Azinari,Amanda Pereira da Silva ; JESUS, L. H. ; SANTOS, E. A. ; FERREIRA, W. A. A. . VIII SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos - Educação: Território e Identidade. 2013. (Outro).

13.
BERTONCELLO, J.; FERREIRA, W. A. A. ; Kuhn, Ana Paula ; PATROCINIO, L. P. ; JESUS, L. H. ; SANTOS, E. A. . VIII Seminário de Educação do Vale do Arinos - Educação, território e identidade. 2012. (Outro).

14.
BERTONCELLO, J.. V SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos - Inclusão: reflexão no contexto educacional. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Jucieli Bertoncello. Relato das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado I - Educação Infantil I. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Jucieli Bertoncello. Estágio Curricular Supervisionado I - Educação Infantil I: Relato das experiências vivenciadas. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Jucieli Bertoncello. Relato das experiências vivenciadas no Estágio de Observação e Intervenção: Educação Infantil. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:47:57