Deise Maria Xavier de Barros Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3719366362426851
  • Última atualização do currículo em 19/07/2017


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Mestrado em Educação Matemática (2015) pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com pesquisa que busca compreender como o currículo de Matemática se configura em discursividades que produzem endereçamentos de gênero. Desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores e Currículo. Membro do GPCEM - Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, homepage: www.gpcem.com.br. Atua como Professora e Técnica Pedagógica do Currículo de Matemática da SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Deise Maria Xavier de Barros Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, D. M. X. B.;SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Municipal de Educação/MS.
Onocieto Severo Monteiro,
Vila Margarida
79023201 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33143813


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Biopolítica de endereçamentos de gênero: uma rede discursiva no currículo de matemática,
Orientador: Marcio Antonio da Silva.
2013 - 2015
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Narrativas de uma Professora de Matemática: uma construção de significados sobre avaliação,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Marcio Antonio da Silva.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Avaliação da Aprendizagem.; Educação Matemática. Narrativas..
2009 - 2010
Especialização em Especialização em Educação à Distância. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Título: Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador: Magda Maciel de Oliveira.
2001 - 2004
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.
Orientador: Sonia Maria Di Giacomo.




Formação Complementar


2011 - 2012
Ambientes virtuais de aprendizagem - AVA. (Carga horária: 160h).
Secretaria Municipal de Campo Grande, SEMED, Brasil.
2010 - 2010
PROINFO - INTEGRADO III - Elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação/MS, SEMED, Brasil.
2010 - 2010
V Oficina de Elaboração de Itens. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação/MS, SEMED, Brasil.
2009 - 2010
GESTAR II. (Carga horária: 300h).
Secretaria Municipal de Educação/MS, SEMED, Brasil.
2009 - 2009
Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo c. (Carga horária: 100h).
Secretaria Municipal de Educação/MS, SEMED, Brasil.
2009 - 2009
Formação Reflexiva de Matemática do 3° ao 9° ano. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação/MS, SEMED, Brasil.
2008 - 2008
Formação Reflexiva de Matemática do 6° ao 9°. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação/MS, SEMED, Brasil.
2007 - 2007
Atualização Pedagógica. (Carga horária: 60h).
Instituto Libera Limes, LIBERA LIMES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional, MS - SBEM/MS, SBEM/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Primeiro Secretário


Secretaria Municipal de Campo Grande, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio
Descrição: A temática central desse projeto é o livro didático de Matemática do ensino médio, pois objetiva-se analisar como ocorre a construção das redes discursivas presentes nos livros didáticos de Matemática do ensino médio. Para contemplar esse objetivo, a investigação divide-se em várias propostas de pesquisa, tomando-se um discurso específico (objetivos do ensino médio, Educação Matemática, critérios de um currículo pós-moderno, critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD), uma ou várias coleções de livros didáticos (aprovadas no PNLD 2012 ou aprovadas no PNLD 2015 ou comparando as mesmas coleções aprovadas nas duas avaliações) e um conteúdo ou bloco de conteúdo específico (álgebra, números e operações, geometria, grandezas e medidas, tratamento da informação). Quanto à metodologia, a pesquisa possuirá um enfoque qualitativo. Os dados serão construídos em análises de discursos de livros didáticos aprovados no PNLD 2012 e no PNLD 2015, fundamentadas nas formulações de Michel Foucault..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (4) .
Integrantes: Deise Maria Xavier de Barros Souza - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Integrante / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / Vanessa Franco Neto - Integrante / Cristiano da Silva dos Anjos - Integrante / Jackeline Riquielme de Oliveira - Integrante / Shirlei Paschoalin Furoni - Integrante / Anderson Martins Corrêa - Integrante / Júlio César Gomes de Oliveira - Integrante / Ludiane Felix Berto - Integrante / Camila Aparecida Lopes Coradetti - Integrante / Adriana Barbosa de Oliveira - Integrante / Camila de Oliveira Silva - Integrante / Agnaldo Nogueira Turina - Integrante / Genghis Carlos Bernal Netto - Integrante / Clarissa de Assis Olgin - Integrante / Estevan Henrique Risso Campêlo - Integrante / João Danival Gil Ocampos - Integrante / Sidney Takeo Yassuda - Integrante / Marcio Antonio da Silva - Coordenador / José Wilson dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Investigações sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, por intermédio de suas relações com os livros didáticos
Descrição: A temática central deste projeto é o desenvolvimento profissional de professores, mas os currículos também exercem papel protagonista na pesquisa, pois objetivamos investigar como as relações/interações estabelecidas entre os docentes e os livros didáticos influenciam o desenvolvimento profissional desses professores que ensinam Matemática. Portanto, parte do processo curricular (do currículo planejado ao currículo em ação) é objeto de análise. Para contemplar esse objetivo, dividimos a investigação em várias propostas de pesquisa, tomando-se uma etapa da escolaridade específica, um bloco de conteúdo matemático e o que se pretende investigar especificamente no processo de profissionalização docente. De outro lado, analisamos as especificidades dos livros didáticos utilizados, compreendendo a diversidade de propostas metodológicas e organizações curriculares existentes. As principais contribuições, resultados esperados e perspectivas futuras de pesquisa, a partir da realização do projeto proposto são: (i) estabelecer relações entre os resultados das pesquisas que enfocarão a relação professor ? livro didático em outros países com os resultados obtidos no contexto brasileiro, produzindo reflexões teóricas mais adequadas à realidade do Brasil; (ii) fornecer possíveis subsídios para novas políticas públicas que sirvam como balizadoras para programas que avaliam livros didáticos, bem como programas de formação continuada de professores que ensinam Matemática e (iii) contribuir para a construção de procedimentos metodológicos inovadores que sejam mais adequados para analisarem a prática do professor que ensina Matemática por um viés pouco usual: as relações estabelecidas entre os docentes e os livros didáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Deise Maria Xavier de Barros Souza - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Integrante / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / Vanessa Franco Neto - Integrante / Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - Integrante / Edeilza Lobo Ramos da Cruz - Integrante / Adriana dos Santos Alegre - Integrante / Cristiano da Silva dos Anjos - Integrante / Jackeline Riquielme de Oliveira - Integrante / Shirlei Paschoalin Furoni - Integrante / Anderson Martins Corrêa - Integrante / Júlio César Gomes de Oliveira - Integrante / Ludiane Felix Berto - Integrante / Camila Aparecida Lopes Coradetti - Integrante / Marcela dos Reis França - Integrante / Marcio Antonio da Silva - Coordenador / Gabriella Pederiva - Integrante / José Wilson dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros2017SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da . Recuperação Escolar: uma ferramenta de significação no caminho para a seleção de sujeitos sociais. Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 70-89, 2017.

2.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros2017SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da . Prática avaliativa de matemática: um dispositivo pedagógico de subjetivação. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 42, p. 793-807, 2017.

3.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros2017SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; OLIVEIRA, Júlio César Gomes de . Currículo-Texto-Discurso-Documento-Espaço-Território. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 87-102, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, D. M. X. B. (org); SOUZA, D. M. X. B. (Org.) . Saberes Educacionais em Foco. 1. ed. Campo Grande: SEMED/MS, 2012. v. 1. 224p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da . A Regência do Currículo de Matemática: uma racionalidade para governar modos de vida. In: José Carlos Morgado; Hildizina Norberto Dias; Joana Sousa. (Org.). (Org.). Currículo, ideologia, teorias e políticas educacionais. 1ed.Recife, Pernambuco: ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2017, v. 6, p. 718-726.

2.
SOUZA, D. M. X. B.. Números Racionais: do mercado para a sala de aula. In: Souza; Cazzolato; Nogueira; Soares; Dias; Santana; Gomes; Araújo; Nascimento; Muller; Storti.. (Org.). Saberes Educacionais em Foco. 1ªed.Campo Grande, MS: Alternativa, 2012, v. VI, p. 219-221.

3.
SOUZA, D. M. X. B.. Aprendizagem e autoria por meio da "máquina de quadrinhos". In: Takemoto; Sakate. (Org.). Cadernos de Formação. 1ªed.Campo Grande, MS: PMCG, 2012, v. VII, p. 141-142.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da . Heteronormatividade Demarcada por um Currículo De Matemática: uma linguagem para multiplicar sentidos. In: 7º Seminário Brasileiro / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas-RS. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação, 2017. v. único. p. 1-12.

2.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . A Regência do Currículo de Matemática: uma racionalidade para governar modos de vida. In: In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife., 2016, Recife. Anais do XII Colóquio sobre Questões Curriculares, 2016., 2016. v. único. p. 1-9.

3.
SOUZA, D. M. X. B.; OLIVEIRA, Júlio César Gomes de ; SILVA, Marcio Antonio da . Para Pensar de Outro Modo o Currículo de Matemática na Escola. In: X Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016, Campo Grande, MS. X Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016.

4.
SOUZA, D. M. X. B.; MANOEL, C. A. L. C. ; OLIVEIRA, Júlio César Gomes de ; BERTO, L. F. . Tensionamentos em multiplicidade: a linguagem midiática no currículo de matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM.. São Paulo: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. único. p. 1-12.

5.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Avaliação da Aprendizagem? O Currículo de Matemática entre Olhares e Esquecimentos. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação matemática. São paulo: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. v. único. p. 1-12.

6.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Recuperação Escolar, Ferramenta de Significação e Práticas Pedagógicas. In: IX SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Gosensse de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Campo Grande. Artigos, 2015.

7.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Efeitos que induzem e produzem uma ferramenta pedagógica na formação de uma professora e de seus alunos. In: VI SIPEM ? Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis/GO. ANAIS DO VI SIPEM, 2015.

8.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Contribuições Metodológicas para uma Análise de Concepções de Avaliação e de Práticas Avaliativas de uma Professora de Matemática. In: VIII - SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2014, Campo Grande. Comunicações orais, 2014.

9.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Formação Continuada em Serviço de Professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS: uma conquista. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Retrospectivas e Perspectivas da Educação Matemática no Brasil, 2013.

10.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: análises de possíveis (con)tradições. In: XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória. Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Efeitos que induzem e produzem uma ferramenta pedagógica na formação de uma professora e de seus alunos. In: VI SIPEM Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirinópolis, GO. GT7 Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2015. v. único.

2.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: uma análise de possíveis (con)tradições. In: XVII - EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória. Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Para Pensar de Outro Modo o Currículo de Matemática na Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, D. M. X. B.; MANOEL, C. A. L. C. ; OLIVEIRA, Júlio César Gomes de ; BERTO, Ludiane Berto . Tensionamentos em multiplicidade: a linguagem midiática no currículo de matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Avaliação da Aprendizagem? O Currículo de Matemática entre Olhares e Esquecimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . A Regência do Currículo de Matemática: uma racionalidade para governar modos de vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Recuperação Escolar, Ferramenta de Significação e Práticas Pedagógicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da . Efeitos que induzem e produzem uma ferramenta pedagógica na formação de uma professora e de seus alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Contribuições Metodológicas para uma Análise de Concepções de Avaliação e de Práticas Avaliativas de uma Professora de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Formação Continuada em Serviço de professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS: uma conquista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOUZA, D. M. X. B.; SILVA, Marcio Antonio da . Concepções sobre Avaliação e Práticas Avaliativas de um Professor de Matemática do Ensino Médio: análises de possíveis (con)tradições. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, D. M. X. B.. Guia de Livros Didáticos - PNLD 2017 - Anos Finais do Ensino Fundamental. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, D. M. X. B.. Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) da Rede Municipal de Ensino. 2015. .

2.
SOUZA, D. M. X. B.; OLIVEIRA, Júlio César Gomes de . Investigação: os números escondidos. 2013. .

3.
SOUZA, D. M. X. B.. O uso de história em quadrinhos como veículo lúdico de aprendizagem por meio da autoria. 2012. .

4.
SOUZA, D. M. X. B.. Formação Continuada de Matemática. 2012. .

5.
SOUZA, D. M. X. B.. III Colóquio de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, MS. 2012. .

6.
SOUZA, D. M. X. B.. Curso de Formação Reflexiva de Matemática. 2011. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Colóquio Internacional Michel Foucault ? É inútil revoltar-se? Foucault e as insurreições. 2016. (Outra).

2.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.A regência do currículo de matemática: uma racionalidade para governar modos de vida. 2016. (Outra).

3.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Tensionamentos em multiplicidade: a linguagem midiática no currículo de matemática. 2016. (Encontro).

4.
XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.valiação da Aprendizagem? O Currículo de Matemática entre Olhares e Esquecimentos. 2016. (Encontro).

5.
IX SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Gosensse de Pesquisa em Educação Matemática.Recuperação escolar, ferramenta de significação e práticas pedagógicas. 2015. (Seminário).

6.
VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Efeitos que induzem e produzem uma ferramenta pedagógica na formação de uma professora e de seus alunos. 2015. (Seminário).

7.
VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Efeitos que induzem e produzem uma ferramenta pedagógica na formação de uma professora e de seus alunos. 2015. (Seminário).

8.
XII ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

9.
X SESEMAT ? Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática.Para Pensar de Outro Modo o Currículo de Matemática na Escola. 2015. (Seminário).

10.
Seminário: Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), ministrado pela la professora Dra. Marilena Bittar. 2014. (Seminário).

11.
Seminário de Pesquisa: Conversando sobre pesquisas em Educação Matemática: narrativas, formação de professores e educação inclusiva, ministrado pela profa. Dra. Ivete Maria Baraldi. 2014. (Seminário).

12.
Seminário de Pesquisa: Coordenação de área de matemática: um relato de experiência, ministrado pela professora Me. Camila de Oliveira da Silava. 2014. (Seminário).

13.
Seminário de Pesquisa: Equivalência de áreas na mate Dr. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalhomática grega, ministrado pelo professor. 2014. (Seminário).

14.
Seminário de Pesquisa: Formas e conteúdos da formação continuada: componentes do movimento de mudança de sentido pessoal do professor que ensina matemática, ministrado pela professora Me. Anelisa Kisieiewski Esteves, mi. 2014. (Seminário).

15.
Seminário de Pesquisa: O agir colaborativo nas pesquisas: compartilhando sentidos e significados, ministrado pela profa. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. 2014. (Seminário).

16.
Seminário de Pesquisa - GETECMAT: Integração de TDIC ao currículo: reflexões e caminhos. 2014. (Seminário).

17.
Seminário do projeto de extensão - DDMAT: Discussões sobre o Plano Nacional do Livro Didático, ministrado pela profa. Dra. Marilena Bittar. 2014. (Seminário).

18.
VIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grosense de Pesquisa em Educação Matemática.Contribuições metodológicas para uma análise de concepções de avaliação e de práticas avaliativas de um professor de matemática. 2014. (Seminário).

19.
2° Fórum Nacional sobre currículos de matemática: pesquisas e políticas públicas. 2013. (Outra).

20.
Análise Estatística implicada (A.S.I): metodologia de análise qualitativa de dados educacionais, mi ministrada pela profa. Me. Juliana França Viol Paulin. 2013. (Seminário).

21.
A política curricular da matemática do ensino médio integrado a educação profissional: significados recontextualizados. 2013. (Seminário).

22.
Modelo dos Campos Semânticos. 2013. (Seminário).

23.
Produção do conhecimento em abordagens da pesquisa em Educação. 2013. (Seminário).

24.
Seminário de Pesquisa: Análise Estatística implicada (A.S.I): metodologia de análise qualitativa de dados educacionais, ministrado prof. Dr. Saddo Ag Almouloud. 2013. (Seminário).

25.
Seminário de PesquisaDesconstrução e desaprendizagem: possibilidades de leitura do mundo-texto, ministrada pela profa. Dra. Angela Guida:. 2013. (Seminário).

26.
VII Encontro Sul-Matogrossense de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

27.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. 2013. (Encontro).

28.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.Formação continuada em serviço de professores de matemática da rede municipal de Campo Grande,MS. 2013. (Encontro).

29.
XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação matemática.Concepções sobre avaliação e práticas avaliativas de um professor de matemática do ensino médio: análises de possíveis (con)tradições. 2013. (Encontro).

30.
XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação matemática.Concepções sobre avaliação e práticas avaliativas de um professor de matemática do ensino médio: análises de possíveis (con)tradições. 2013. (Encontro).

31.
Fóruns de Educação Matemática. 2012. (Outra).

32.
Fóruns de Educação Matemática. 2012. (Outra).

33.
SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

34.
VI SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

35.
"Modelização Didática e Informática dos Conhecimentos dos alunos em Álgebra" (palestra). 2004. (Outra).

36.
VIII Encontro Sul-Matogrossense de Educação Matemática. 2004. (Encontro).

37.
Palestra: Geometria Grega Pré- Euclidiana. 2003. (Outra).

38.
Introdução ao Software Super Logo.Grupo de Estudo e Apoio ao Uso de Software no Ensino Fundamental e Médio. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, D. M. X. B.. VIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato_grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Outro).

2.
SOUZA, D. M. X. B.. XII Olímpíada Brasileira de Informática - OBI 2010. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros2017SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da . Recuperação Escolar: uma ferramenta de significação no caminho para a seleção de sujeitos sociais. Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 70-89, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da . Efeitos que induzem e produzem uma ferramenta pedagógica na formação de uma professora e de seus alunos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, D. M. X. B.. Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) da Rede Municipal de Ensino. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:41:49