Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3366000072376649
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ), Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, Graduado em Psicologia pela UFRJ e Graduando em História também pela UFRJ. Tenho experiência docente nas áreas de psicologia da aprendizagem e psicologia do desenvolvimento, tendo sido professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, e também como auxiliar docente nas áreas de história da psicologia, psicologia cognitiva e técnicas expressivas e projetivas no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em pesquisa,as áreas que venho me dedicando são psicologia e educação no Brasil, teoria da história, historiografia da psicologia, e também relações interdisciplinares entre história e psicologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, H. L. R. S.;ROSA, HUGO LEONARDO ROCHA SILVA DA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica - PUC
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25690958


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Arthur Arruda Leal Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Psicologia Experimental e Educação no Brasil: do despontar dos discursos científicos aos laboratórios e práticas de exame psicológico nas escolas brasileiras,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Juliane Callegaro Borsa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Psicologia no Brasil; Historiografia da Psicologia.
2016
Graduação em andamento em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Graduação em Formação Profissional de Psicólogo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental e da Psicologia Positiva no controle do estresse.
Orientador: Josiane Pawlowski.
2009 - 2012
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
Formação em Terapia Cognitiva Comportamental.
Centro de Psicologia Aplicada e Formação, CPAF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Neurociência Cognitiva e TCC.
Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPUB/UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Terapia Cognitiva da impulsividade e adicções. (Carga horária: 4h).
V Jornada WP de Terapia Cognitiva, WP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudo e Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
Colaborador no projeto de pesquisa "Prevalência dos comportamentos agressivos em crianças escolares na cidade do Rio de Janeiro", sob coordenação e execução da profª. Drª Juliane Callegaro Borsa. A participação implica no auxílio para o andamento das reuniões, leitura e discussão de artigos científicos e coleta de dados em escolas públicas e particulares.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio e Docência na Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor na disciplina "Avaliação Psicológica", do curso de graduação em Psicologia, ministrado pela profª Drª Juliane Callegaro Borsa. Atividades executadas ao longo dos três semestres: acompanhamento das aulas; aulas ministradas sobre História da Avaliação Psicológica, Ética na Avaliação Psicológica, Teste de Apercepção Temática, Teste de Apercepção Infantil e Bateria Fatorial de Personalidade; e participação na elaboração de questões para avaliação.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio e Docência na Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor na disciplina "História da Psicologia" do curso de Graduação em Psicologia, coordenada pela profª. Drª. Flavia Sollero-de-Campos. Atividades desenvolvidas: discussão de textos às sextas-feiras; aulas ministradas sobre História da Psicologia no Brasil, Behaviorismo, Estruturalismo de Edward Titchener e Psicologia aplicada; e participação na elaboração e correção de avaliação.


Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia, RIPEHP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador da rede, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 5


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio e Docência na Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor na disciplina "História da Psicologia" coordenada pelo prof. Arthur Arruda Leal Ferreira, no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As atividades de tutoria consistem em ministrar aulas, corrigir avaliações e conduzir atividades que auxiliem no aprendizado dos alunos.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de equipe de pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
Membro colaborador no projeto " Hegemonia e contradiscurso na psicologia e na educação na Primeira República (1889-1930)", coordenado pelo prof. Francisco Teixeira Portugal. A colaboração ocorre por meio da participação de reuniões semanais para discussão de textos em História da Psicologia e também de fontes primárias relativas aos temas da pesquisa em questão.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário, Carga horária: 5
Outras informações
Monitor voluntário na disciplina "Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem", do curso de formação de psicólogo, ministrado pela profª Drª Adriana Tavares Carrijo.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisa envolvendo os seguintes temas: -Neuropsicologia -Avaliação psicológica -Psicologia cognitiva -História da psicologia no Rio de Janeiro -Psicologia experimental e laboratorial Profª Coordenadora: Dra. Josiane Pawlowski

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações
Monitor bolsista da disciplina Técnicas Expressivas e Projetivas I (professora coordenadora: Josiane Pawlowski). Auxílio na elaboração do programa da disciplina; montagem de equipamento para execução das aulas; auxílio no desenvolvimento de estudos dirigidos e nas avaliações da disciplina; organização das atividades de grupo em sala de aula; exposição de conteúdos relativos a disciplina; reunião com os alunos para sanar dúvidas; reuniões semanais com a professora coordenadora para discussão de questões relativas a disciplina e seu bom andamento no semestre.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário (DPA), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
Outras informações
Atuação clínica no atendimento a crianças com dificuldades de aprendizado, realizados na Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) da UFRJ e sob supervisão da Profª Drª Rosinda Martins Oliveira.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista de monitoria (UFRJ) na disciplina Psicologia do Pensamento (Prof. Dr. Rodolfo de Castro Ribas Junior) - Auxílio na montagem de equipamento para execução das aulas; organização e coordenação de grupo online para tirada de dúvidas e divulgação de textos da disciplina; elaboração de estudo dirigido; reuniões com os alunos e revisões expositivas de conteúdos ministrados em aula; auxílio nas elaborações das avaliações; reuniões periódicas com o professor coordenador para discussão de questões relativas a disciplina.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa envolvendo principalmente os seguintes temas: Criatividade, Motivação e Inteligências nas organizações. Coordenador- Prof. Dr. Rodolfo de Castro Ribas Junior


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Psicologia da Educação I Psicologia da Educação (licenciatura) Psicologia da Educação II Pesquisa e Prática Pedagógica



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Prevalência dos comportamentos agressivos em crianças escolares na cidade do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo geral conhecer a prevalência de comportamentos agressivos em uma amostra de crianças escolares de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. Como objetivos específicos, almeja-se também: investigar em que medida os comportamentos agressivos se relacionam com as características do contexto familiar; investigar a presença de diferenças entre grupos (gênero, idade, tipo de escola) quanto à prevalência de comportamentos agressivos; avaliar possíveis associações entre comportamentos agressivos e outros problemas emocionais, afetivos e de comportamento; conhecer possíveis associações entre os comportamentos agressivos e variáveis sociodemográficas; verificar a possível presença de indicadores de comportamento agressivo no Desenho da Figura Humana (DFH)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
O ANTIGO LABORATÓRIO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA: DA LEGITIMAÇÃO CIENTÍFICA AOS PORÕES DA INSTITUIÇÃO.
Descrição: Organização de uma mostra permanente e uma mostra virtual de aparelhos de avaliação hoje pertencentes ao IP mas que já fizeram parte do laboratório da colônia de psicopatas do Engenho de Dentro, coordenado pelo Prof. Dr. Waclaw Radecki. Além disso, materiais provenientes do antigo Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP), pertencentes a Fundação Getúlio Vargas e que foram doados a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também será organizado, inventariado e apresentado. A pesquisa conta com a comunicação entre diferentes esferas do conhecimento, como a história, museologia e a própria psicologia laboratorial e experimental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa - Integrante / Josiane Pawlowski - Coordenador / Júlia Matos da Fonseca - Integrante / Erika Gonçalves Ambrósio - Integrante / Rebeca Bartolote da Silva - Integrante / Guilherme Mello Bessa Souza - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
2011 - 2013
Avaliação de memória de pacientes pós-acidente vascular cerebral: relação com aspectos sociodemográficos e características da lesão
Descrição: A avaliação neuropsicológica busca identificar funções cognitivas deficitárias e preservadas para auxiliar no diagnóstico, no prognóstico e na reabilitação do paciente. As sequelas cognitivas variam dependendo da localização, intensidade e severidade da lesão. Dependem, também, de fatores sociodemográficos e biológicos do paciente, como idade, escolaridade, frequência e qualidade de hábitos de leitura e escrita. A importância da avaliação de pacientes acometidos por um acidente vascular cerebral (AVC) justifica-se em face da prevalência mundial de doenças cerebrovasculares. No Brasil, o AVC é uma das principais causas de internações e a primeira causa de mortalidade e incapacitação. O AVC que envolve o hemisfério esquerdo (HE) está associado, em especial, a diferentes graus de prejuízo de linguagem e a outros prejuízos cognitivos que podem ser potencializados por uma alteração primária de linguagem, por exemplo, dificuldades mnemônicas. Estudos internacionais apontam prejuízos em memória verbal para pacientes acometidos por AVC em HE e em memória visual para pacientes com lesões em hemisfério direito (HD), principalmente. Na realidade brasileira, contudo, pouco ainda se tem investigado sobre os prejuízos de memória decorrentes de um AVC. Por esse motivo, este projeto objetiva avaliar o desempenho em diferentes tarefas de memória de pacientes pós-acidente vascular cerebral. Farão parte do estudo 20 pacientes avaliados mediante um questionário de dados sociodemográficos, tarefas do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, Escalas de Atividade de Vida Diária, Mini-Exame do Estado Mental, Escala Beck de Depressão e Escala Geriátrica de Depressão. Será realizado um estudo de casos coletivos, em que os dados coletados serão analisados qualitativamente, buscando-se relacionar os resultados de déficits encontrados a diferentes fatores: idade, escolaridade, tipo de AVC, tempo pós-lesão e áreas cerebrais em que ocorreu a lesão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa - Integrante / Josiane Pawlowski - Coordenador / Júlia Matos da Fonseca - Integrante / Erika Gonçalves Ambrósio - Integrante / Rebeca Bartolote da Silva - Integrante / Guilherme Mello Bessa Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia e Educação no Brasil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História da Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História e Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História das Ciências.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Filosofia da Ciência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Dissertação de mestrado aprovada com louvor pela banca examinadora, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
2012
Primeiro lugar na olimpiada em neuropsicologia e neurociência (Neurobright), III Reunião Anual do IBNeC (Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento) - Florianópolis.
2012
Menção honrosa na I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica pelo trabalho "AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA DE PACIENTES COM LESÃO EM NÚCLEOS DA BASE PÓS-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL EM HEMISFÉRIO ESQUERDO", I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica (PUC-RJ).
2012
Menção Honrosa pelo trabalho "Instrumentos de Avaliação Psicológica: Um resgate histórico", XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cientígica, Tecnológica, Artística e Cultural.
2008
Homenagem ao mérito, durante prestação de serviço militar, por excelente atividade e modelar comportamento., Ministério da Defesa - Exército Brasileiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSA, H. L. R. S.2016ROSA, H. L. R. S.. Existe uma psicologia brasileira? Uma reflexão histórica sobre a 'psychologia' no Brasil. Scientiarum Historia, v. 9, p. 1-6, 2016.

2.
FONSECA, L.E.P.2016FONSECA, L.E.P. ; ROSA, H. L. R. S. ; FERREIRA, A. A. L. . Yes, we have Wundt: Radecki and the history of psychology in Brazil. Tesis Psicologica, v. 11, p. 16-33, 2016.

3.
PAWLOWSKI, JOSIANE2013PAWLOWSKI, JOSIANE ; ROSA, HUGO LEONARDO ROCHA SILVA DA ; FONSECA, JÚLIA MATOS DA ; SILVA, REBECA BARTOLOTE DA ; AMBRÓSIO, ERIKA GONÇALVES ; SOUZA, GUILHERME MELLO BESSA . Avaliação da Memória de Pacientes com Lesão em Núcleos da Base e Tálamo Pós-AVC. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 7, p. 79-88, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, L.E.P. ; ROSA, H. L. R. S. ; FERREIRA, A. A. L. . O nascimento de um pioneiro: as transformações de Waclaw Radecki como personagem relevante em textos históricos da psicologia brasileira. In: Duarte, A.O.S.A.; Cassemiro, M.F.P.; Campos, R.H.F.. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: FAE/UFMG; CDPHA, 2017, v. 1, p. 301-314.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, L.E.P. ; ROSA, H. L. R. S. . Waclaw Radecki: Algumas contribuições biográficas. In: XI Clio-Psyché, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XI Clio-Psyché. Rio de Janeiro: UERJ/Instituto de Psicologia, 2014.

2.
SOUZA, G.M.B. ; AMBRÓSIO, E.G. ; ROSA, H. L. R. S. ; FONSECA, J.M ; SILVA, R.B. ; PAWLOWSKI, J. . The Old Laboratory of the Instituto de Psicologia: from scientific legitimation to the foundation os the institution. In: XXXI Symposium of the Scientific Instrument Commission, 2012, Rio de Janeiro. XXXI Symposium of the Scientific Instrument Commission, 2012.

3.
SILVA, R.B. ; ROSA, H. L. R. S. ; FONSECA, J.M ; AMBRÓSIO, E.G. ; SOUZA, G.M.B. ; PAWLOWSKI, J. . Para Além do Subcortical: Prejuízos em Núcleos da Base e sua Relação com Áreas Corticais e Memória de Trabalho. In: III Reunião Anual do IBNEC & IV Fórum em Neurobiologia do Estresse, 2012, Florianópolis. III Reunião Anual do IBNEC & IV Fórum em Neurobiologia do Estresse, 2012.

4.
ROSA, H. L. R. S.; FONSECA, J.M ; AMBRÓSIO, E.G. ; SILVA, R.B. ; SOUZA, G.M.B. ; PAWLOWSKI, J. . Análise Qualitativa do Desempenho em Tarefas de Praxia Construtiva de Pacientes com Acidente Vascular Cerebral em Hemisfério Esquerdo. In: III Reunião Anual do IBNEC & IV Fórum em Neurobiologia do Estresse, 2012, Florianópolis. III Reunião Anual do IBNEC & IV Fórum em Neurobiologia do Estresse, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, L.E.P. ; ROSA, H. L. R. S. ; FERREIRA, A. A. L. . Yes, nós temos Wundt: Radecki e a Psicologia no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FONSECA, L.E.P. ; ROSA, H. L. R. S. ; FERREIRA, A. A. L. . Yes, nós temos Wundt: Waclaw Radecki e a fabricação histórica de pioneiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ROSA, H. L. R. S.; FONSECA, L.E.P. . Psicologia Experimental no Brasil do século XIX: Entre a Ciência, o Espiritismo e o Entretenimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROSA, H. L. R. S.; FONSECA, L.E.P. . Yes, nós temos Wundt: Radecki e a Psicologia no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FONSECA, L.E.P. ; ROSA, H. L. R. S. . Waclaw Radecki: Algumas contribuições biográficas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROSA, H. L. R. S.. História da Avaliação Psicológica no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ROSA, H. L. R. S.. A 'Avaliação Psicológica' no contexto da educação da Primeira República do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSA, H. L. R. S.. Avaliação Psychológica: Um Resgate Histórico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROSA, H. L. R. S.. Édouard Claparède no Brasil: uma passagem de 51 dias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, R.B. ; ROSA, H. L. R. S. ; FONSECA, J.M ; AMBRÓSIO, E.G. ; SOUZA, G.M.B. ; PAWLOWSKI, J. . Para Além do Subcortical: Prejuízos em Núcleos da Base e sua Relação com Áreas Corticais e Memória de Trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROSA, H. L. R. S.; SILVA, R.B. ; FONSECA, J.M ; AMBRÓSIO, E.G. ; SOUZA, G.M.B. ; PAWLOWSKI, J. . Avaliação da Memória de Pacientes com Lesão em Núcleos da Base Pós-Acidente Vascular Cerebral em Hemisfério Esquerdo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROSA, H. L. R. S.; FONSECA, J.M ; AMBRÓSIO, E.G. ; SILVA, R.B. ; SOUZA, G.M.B. ; PAWLOWSKI, J. . Análise Qualitativa do Desempenho em Tarefas de Praxia Construtiva de Pacientes com Acidente Vascular Cerebral em Hemisfério Esquerdo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, R.B. ; ROSA, H. L. R. S. ; FONSECA, J.M ; AMBRÓSIO, E.G. ; SOUZA, G.M.B. ; PAWLOWSKI, J. . Conexão entre áreas corticais e núcleos da base e sua relação com o desempenho em memória de trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FONSECA, J.M ; SILVA, R.B. ; AMBRÓSIO, E.G. ; ROSA, H. L. R. S. ; SOUZA, G.M.B. ; PAWLOWSKI, J. . Déficit em memória de evocação imediata em pacientes com lesão em núcleos da base decorrente de acidente vascular cerebral em hemisfério esquerdo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FONSECA, J.M ; ROSA, H. L. R. S. ; AMBRÓSIO, E.G. ; SOUZA, G.M.B. ; SILVA, R.B. ; PAWLOWSKI, J. . Apraxia Construtiva: Um Enfoque na Análise Qualitativa do Desempenho de Pacientes Após Acidente Vascular Cerebral em Hemisfério Esquerdo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, G.M.B. ; AMBRÓSIO, E.G. ; ROSA, H. L. R. S. ; SILVA, R.B. ; FONSECA, J.M ; PAWLOWSKI, J. . Instrumentos de Avaliação Psicológica: Um Resgate Histórico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental.Yes, nós temos Wundt: Radecki e a produção histórica de um pioneiro. 2016. (Encontro).

2.
XIII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Psicologia Experimental no Brasil do século XIX: Entre a Ciência, o Espiritismo e o Entretenimento. 2015. (Encontro).

3.
7º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Yes, nós temos Wundt: Radecki e a Psicologia no Brasil. 2014. (Congresso).

4.
III Simpósio da pós-graduação em Psicologia da PUC-Rio.História da Avaliação Psicológica no Brasil. 2014. (Simpósio).

5.
XI Encontro Clio-Psyché ? Discursos e Práticas na História da Psicologia.Waclaw Radecki: Algumas contribuições biográficas. 2014. (Encontro).

6.
XXXII Encontro Anual Helena Antipoff. 2014. (Encontro).

7.
IV Psicologia Social e Educação: Cartografando Práticas e III Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ. Édouard Claparéde no Brasil: uma passagem de 51 dias. 2013. (Congresso).

8.
IX Jornada da ATC-Rio. 2013. (Encontro).

9.
V Jornada WP de Terapia Cognitiva (Cognitive Spectrum). 2013. (Congresso).

10.
III Reunião Anual do IBNeC. ANÁLISE QUALITATIVA DO DESEMPENHO EM TAREFAS DE PRAXIA CONSTRUTIVA DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL EM HEMISFÉRIO ESQUERDO. 2012. (Congresso).

11.
Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos.THE OLD LABORATORY OF THE INSTITUTO DE PSICOLOGIA: FROM SCIENTIFIC LEGITIMATION TO THE BASEMENT OF INSTITUTION. 2012. (Simpósio).

12.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Apraxia Construtiva: Um Enfoque na Análise Qualitativa do Desempenho de Pacientes após Acidente Vascular Cerebral em Hemisfério Esquerdo. 2012. (Outra).

13.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.A conexão entre áreas corticais e os núcleos da base e sua relação com o desempenho em memória de trabalho. 2012. (Outra).

14.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Criatividade e Cultura nas Organizações: Revisão Sistemática de Literatura. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARAIVA, F.T. ; FERREIRA, A. A. L. ; ROSA, H. L. R. S. ; RIBEIRO, A.E.M. . EFHEP - Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia. 2018. (Congresso).

2.
Portugal, F.T. ; Carrijo, A.T. ; Ostrovski, R. ; ROSA, H. L. R. S. . IV Psicologia Social e Educação: Cartografando Práticas e III Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 15:35:42