Francieli Corbellini

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  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui formação em Magistério pelo Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (2006), formação técnica em Secretariado pela Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (2009), graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense (2015). Especialização concluída em Coordenação Pedagógica na modalidade EAD pela Universidade Católica Dom Bosco (2017) e Mestrado em Educação, presencial, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2018). Já atuou em Classe Multisseriada, como Contadora de Histórias para Educação Infantil e Ensino Fundamental, também como voluntária na Organização Não-Governamental de Ensino Popular (ONGEP) na função de professora titular da disciplina de Redação. Já atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura para Ensino Fundamental e Ensino Médio na Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul e, no momento, atua na rede particular de ensino do município de Gravataí/RS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francieli Corbellini
Nome em citações bibliográficas
CORBELLINI, F.;CORBELINI, F.;CORBELLINI, F;CORBELINI, F;C, F.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Subjetivação Docente: do atravessamento da literatura na Pedagogia,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Betina Schuler.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Especialização em Coordenação Pedagógica (EAD). (Carga Horária: 420h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Visões acadêmico-práticas: escola contemporânea, formação inicial, coordenação pedagógica..
Orientador: Rosimeire M. R. dos Santos.
2010 - 2015
Graduação em Letras Português/Literatura.
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2009 - 2009
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, IP, Brasil.
2003 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, IEEEM, Brasil.




Formação Complementar


2018
Inglês. (Carga horária: 70h).
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2015 - 2016
Espanhol.
CNA Idiomas, CNA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em II Jornada Acadêmica de Letras: um curso, Infinita. (Carga horária: 8h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2014 - 2014
Supervisão Escolar (EAD). (Carga horária: 100h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Morfossintaxe na Prática. (Carga horária: 30h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em International English II. (Carga horária: 51h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em International English I. (Carga horária: 51h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2006 - 2006
IPD- Digitação - Windows - Word - Excel. (Carga horária: 60h).
Inforsith's Escola de Informática, INFORSITH'S, Brasil.
2003 - 2006
Magistério. (Carga horária: 4600h).
Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, IEEEM, Brasil.
2005 - 2005
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 40h).
Associação de Surdos de Lajeado, ASLA, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Sesi Albino Marques Gomes, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular de Língua Portuguesa, Carga horária: 30


Escola Estadual de Ensino Médio Polisinos, POLISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura. Contrato Temporário de caráter emergencial.


Imaginie Correção e Ensino de Redação para ENEM e Vestibulares, IMAGINIE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Corretora de Redações, Carga horária: 4


Organização Não-governamental de Ensino Popular, ONGEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Voluntariado, Carga horária: 4
Outras informações
Atividades exercidas: Trabalho de caráter voluntário de regência de classe da disciplina de Redação para a turma do turno da noite do Curso Pré-Vestibular ONGEP. Elaboração de materiais didáticos, avaliações, correção de redações e regência de classe.


Colégio Evangélico Alberto Torres, CEAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bibliotecária e Contadora de Histórias, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades exercidas: Confecção de relatórios de saída e entrada de livros; organização do ambiente em datas comemorativas; organização dos livros; Hora do Conto com Educação Infantil e Séries Iniciais; participação na organização dos eventos escolares.


Prefeitura Municipal de Sério, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades exercidas: Ministrar aulas para Séries Iniciais (classe multisseriada com 1ª a 4ª séries); organização de eventos, reuniões de pais; organização e manutenção dos documentos escolares; transferências de alunos; fechamento do ano letivo; participação em eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação; levantamento de gastos com materiais e serviços; entre outros afazeres relacionados ao cargo de Professora e de Diretora.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Práticas curriculares de escrita e leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os modos de subjetivação
Descrição: As práticas curriculares de escrita e leitura vem há muito desdobrando-se em pesquisas no campo da educação, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Contemporaneamente fala-se de um funcionamento curricular atravessado pelo disciplinamento dos saberes, dos corpos, dos tempos e dos espaços, marcado pelas práticas de normalização. A partir das teorizações de Foucault, podemos pensar a escola nessa articulação de um poder disciplinar e biopolítico no disciplinamento dos indivíduos e na regulação das populações. Com Deleuze podemos falar dos sintomas de uma sociedade de controle, em que o panóptico estaria generalizado, tal como um rastelo digital e eficiente. São práticas fundamentadas em uma lógica da representação que colocam a escrita e leitura na escola para serem operadas como uma questão de habilidade técnica, como decifração de um código e registro do mesmo, como um meio de reproduzir um conteúdo dado a priori, para confirmar um conhecimento já estabelecido, para reconhecer, para transcrever uma realidade, como uma maneira de autodecifração, de confissão para a classificação em relação a si mesmo e aos demais. Assim, essa pesquisa coloca-se para examinar as práticas curriculares de escrita e leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, operando a partir de uma perspectiva genealógica com inspiração em Foucault e seus estudos sobre a ética e o cuidado de si. O estudo propõe a análise de materiais produzidos na escola, tais como planejamentos, planos de aula, cadernos, atividades realizadas pelos alunos do século XIX até a contemporaneidade, bem como obras clássicas da literatura pedagógica a fim de examinar as práticas de escrita e leitura em seus modos de funcionamento e na produção de determinados modos de pensamento e subjetivação. A partir disso, propõe-se a criação de oficinas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas, tomando a escrita e a leitura como técnicas possíveis do cuidado de si..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Francieli Corbellini - Integrante / Betina Schuler - Coordenador / Elisandro Rodrigues - Integrante / Gabriela Venturini - Integrante / Carini Menna Barreto - Integrante / Jaqueline Marafon - Integrante / Rodrigo Dullius - Integrante / Maria Alice Campesato - Integrante / Rosana Pereira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa, Faculdade Porto-Alegrense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORBELLINI, F.2015 CORBELLINI, F.. A formação inicial docente: breves considerações. Revista Ensiqlopédia, v. 12, p. 49-63, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORBELINI, F. Quem tem medo do lobo mau? Sentimentos que afligem professores de Língua Portuguesa. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 85p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORBELLINI, F. Educação em tempos de Copa do Mundo e Eleições. Jornal de Cachoeirinha, Cachoeirinha/RS, 02 jun. 2014.

2.
CORBELLINI, F.. Educação em tempos de Copa do Mundo e Eleições. Jornal de Cachoeirinha, Cachoeirinha/RS/Brasil, 02 jun. 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORBELLINI, F; SCHULER, B. . LITERATURA E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. In: II Seminário Internacional e I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias., 2017, Lajeado/RS. Anais de resumos do II Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias. Lajeado/RS: Univates, 2017. v. 1. p. 3-173.

2.
CORBELLINI, F.; FARIA, D. . A mistura de gêneros na obra 'Gota d'água' de Chico Buarque e Paulo Pontes.. In: XIII Fórum FAPA, 2014, Porto Alegre. Conhecimento estabelecendo relações - XIII Fórum Fapa - Caderno de Resumos, 2014.

3.
CORBELLINI, F.. A literatura marginal de Ferréz em 'Capão Pecado'. In: XII Fórum FAPA, 2013, Porto Alegre. Conhecimento movendo o mundo - XII Fórum FAPA - Caderno de Resumos, 2013.

4.
CORBELLINI, F.. A linguagem das redes sociais e o professor de Língua Portuguesa.. In: XI Fórum FAPA, 2012, Porto Alegre. Conhecimento fazendo a diferença - XI Fórum Fapa - Caderno de Resumos, 2012.

5.
CORBELLINI, F.. A Comédia Latina e a educação dos filhos: 'Os Adelfos' de Terêncio. In: X Fórum FAPA, 2011, Porto Alegre. Conhecimento em perspectiva - X Fórum Fapa - Caderno de Resumos, 2011.

6.
CORBELLINI, F.. Análise de produções textuais de turmas do Ensino Fundamental. In: IX Fórum FAPA, 2010, Porto Alegre. IX Fórum FAPA - Caderno de Resumos, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CORBELINI, F.; SCHULER, B. . LITERATURA E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CORBELLINI, F.. Literatura e subjetivação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CORBELLINI, F.. A IMPORTÂNCIA DO TEMPO DE ESTÁGIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CORBELLINI, F.. A MISTURA DE GÊNEROS NA OBRA ?GOTA D?ÁGUA? DE CHICO BUARQUE E PAULO PONTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORBELLINI, F.. A LITERATURA MARGINAL DE FERRÉZ EM CAPÃO PECADO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORBELLINI, F.. A LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS E O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CORBELLINI, F.. A COMÉDIA LATINA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS: OS ADELFOS, DE TERÊNCIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORBELLINI, F.. PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Nacional e I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias..LITERATURA E SUBJETIVAÇÃO DOCENTE. 2017. (Seminário).

2.
Oficina de Literatura.Literatura e docência. 2017. (Oficina).

3.
v Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências. MOTIC São Leo. 2017. (Feira).

4.
II Seminário Internacional Michel Foucault. 2016. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORBELINI, F.; RODRIGUES, E. ; SCHULER, B. . Oficina de Literatura. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CORBELLINI, F.2015 CORBELLINI, F.. A formação inicial docente: breves considerações. Revista Ensiqlopédia, v. 12, p. 49-63, 2015.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORBELLINI, F. Educação em tempos de Copa do Mundo e Eleições. Jornal de Cachoeirinha, Cachoeirinha/RS, 02 jun. 2014.

2.
CORBELLINI, F.. Educação em tempos de Copa do Mundo e Eleições. Jornal de Cachoeirinha, Cachoeirinha/RS/Brasil, 02 jun. 2014.




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