Camila Menegardo Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4356607432167970
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Possui Mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), pós-graduação lato sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras no Instituto Federal do Rio de Janeiro (2014) e Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (2011). Tem experiência na área de História Social do Trabalho, História do Brasil Imperial e em História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. Atualmente se dedica à pesquisa da história dos trabalhadores afro-brasileiros e suas formas de organização no período pré-Abolição na cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Menegardo Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, C. M.;MENDES, Camila Menegardo


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em História Social do Território.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Sociedades beneficentes e fronteira racial: associativismo de trabalhadores negros na segunda metade do século XIX,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Christiane Laidler.
Palavras-chave: Irmandades; Sociedades beneficentes; trabalhadores negros.
2012 - 2014
Especialização em En de História e Cultura Africana e Afrobrasileira. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Título: Das Irmandades às Sociedades Beneficentes: redes de solidariedade entre trabalhadores negros no Rio de Janeiro no século XIX.
Orientador: Profª. Drª. Janaína Oliveira.
2006 - 2011
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Cartas da Imperatriz - Relatos da participação de D. Leopoldina na Independência do Brasil.
Orientador: Prof ª. Dr ª. Célia Cristina da Silva Tavares.




Atuação Profissional



Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, FEBF-UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto


Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ALERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 20


Arquivo Nacional, AN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: estágio



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JOGAS, C. M. M.2018 JOGAS, C. M. M. ; MENDES, C. M. . Mutualismo e fronteira racial: Sociedades de trabalhadores negros e Conselho de Estado do Rio de Janeiro do século XIX. TRILHAS DA HISTÓRIA, v. 7, p. 5-25, 2018.

2.
1MENDES, C. M.2016 MENDES, C. M.. Redes de solidariedade, associativismo e liberdade nas associações beneficentes negras no Rio de Janeiro no século XIX. Observatório Quilombola, v. v.3, p. 1-16, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDES, C. M.. Das irmandades às sociedades beneficentes: redes de solidariedade entre trabalhadores negros no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. 1. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. 88p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, C. M.. Redes de solidariedade, associativismo e liberdade nas associações beneficentes negras do Rio de Janeiro no século XIX. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais XXVIII, 2015.

2.
MENDES, C. M.. De ?irmãos? a sócios: rupturas e possíveis continuidades nas irmandades católicas e sociedades beneficentes negras. In: IV Seminário Interno PPGHS FFP, 2015, São Gonçalo. Anais do IV Seminário Interno PPGHS, 2015. v. 4. p. 38-47.

3.
MENDES, C. M.. A invisibilidade da Lei 10.639 no Exame Nacional do Ensino Médio. In: XVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XVII Simpósio Nacional de História, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, C. M.. Irmãos e sócios: associativismo entre trabalhadores negros no Rio de Janeiro do século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDES, C. M.. Redes de solidariedade, associativismo e liberdade nas associações beneficentes negras do Rio de Janeiro no século XIX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MENDES, C. M.. De 'irmãos' a sócios: rupturas e possíveis continuidades nas irmandades católicas e sociedades beneficentes negras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MENDES, C. M.; MENDES, C. M. . Redes de solidariedade, associativismo e liberdade nas associações beneficentes negras do Rio de Janeiro no século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENDES, Camila Menegardo. A invisibilidade da Lei 10.639/03 no Exame Nacional do Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MENDES, Camila Menegardo. As associações de trabalhadores negros no pré-Abolição no Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MENDES, Camila Menegardo. Das irmandades às sociedades mutuais: as associações de trabalhadores negros no pré-Abolição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MENDES, Camila Menegardo. Correspondência Real: Relatos da participação de D. Leopoldina na Independência política do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, R. C. O.; MENDES, C. M.; MENDES, Camila Menegardo. Participação em banca de Julio Juliano da Silva.Uma breve análise da relação família-escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História.Irmãos e sócios: associativismo entre trabalhadores negros no Rio de Janeiro do século XIX. 2015. (Seminário).

2.
IV Seminário Interno do PPGHS: Poder, Identidades e Ensino de História.De "irmãos" a sócios: rupturas e possíveis continuidades nas irmandades católicas e sociedades beneficentes negras. 2015. (Seminário).

3.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Redes de solidariedade, associativismo e liberdade nas associações beneficentes negras do Rio de Janeiro no século XIX. 2015. (Simpósio).

4.
9ª Jornada Discente de Estudos Históricos Professor Manoel Salgados.Redes de solidariedade, associativismo e liberdade nas associações beneficentes negras do Rio de Janeiro no século XIX. 2014. (Simpósio).

5.
I Encontro de Educação e Relações Étnico-raciais do NEAB/IFRJ.As associações de trabalhadores negros no pré-Abolição no Rio de Janeiro. 2013. (Encontro).

6.
XXVII Simpósio Nacional de História.A invisibilidade da Lei 10.639/03 no Exame Nacional do Ensino Médio. 2013. 2013. (Simpósio).

7.
Semana de História da UERJ/FFP.Correspondência Real: Relatos da participação de D. Leopoldina na Independência política do Brasil. 2010. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatriz Lohraine Silveira de Machado. Um passado presente: uma dívida histórica e a democratização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. (Orientador).

2.
Nádia Ingrid Menezes Magalhães de Almeida. Racismo: cultura ou educação. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:22:04