Claudia Garcia de Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7206263110681229
  • Última atualização do currículo em 06/06/2013


Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (1986), Pós Graduação em Administração Hospitalar e Sistema de Saúde pelo PROHASA-Fundação Getúlio Vargas (1988) e MBA em Gestão de Saúde pelo Ibmec (2005). Atualmente é Diretora Executiva de Prática Assistencial, Qualidade e Segurança - SBIB Hospital Albert Einstein. Este cargo têm por finalidade assegurar a aplicação das melhores práticas para a assistência ao paciente, buscar a melhoria contínua dos processos da Sociedade e promover uma cultura organizacional que valorize a qualidade, a segurança de pacientes e colaboradores; a saúde ocupacional e a proteção do meio-ambiente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Garcia de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, C. G.;BARROS, CLAUDIA GARCIA DE;BARROS, CLAUDIA G.

Endereço


Endereço Profissional
SBIB Hospital Albert Einstein.
Avenida Albert Einstein 627/701 3º andar Bloco E
Jardim Leonor
05652000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21510396
URL da Homepage: www.einstein.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Especialização em MBA Gestão em Saúde. (Carga Horária: 475h).
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Título: Estudo para revitalização dos produtos de prevenção de saúde Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein.
1987 - 1988
Especialização em Pós Graduação, Administração Hospitalar.
Fundação Getulio Vargas.
Título: ..
1986 - 1986
Especialização em Habilitação, Saúde Pública.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Título: ..
1983 - 1986
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Leadership for Customers. (Carga horária: 40h).
GE Management Development Institute.
2010 - 2010
Programa de Desenvolvimento de Executivos - PDE. (Carga horária: 360h).
Fundação Dom Cabral.
2009 - 2009
Patient Safety Certificate Program. (Carga horária: 80h).
Harvard University.
2004 - 2006
MBA em MBASaúde. (Carga Horária: 475h).
IBMEC Business School.
Título: Estudo para revitalização dos produtos de prevenção de saúde Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein.
Orientador: Roberto Wandenkolk Vieira.
Palavras-chave: Saúde; Prevenção de Doenças.


Atuação Profissional



Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável pela disciplina de Qualidade
Outras informações
.Responsável pela disciplina de Qualidade nas Operações em Empresas de Saúde.


SBIB Hospital Albert Einstein, SBIBHAE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva - Prática Assistencial
Outras informações
A Diretoria de Pratica Assistencial, Qualidade e Segurança têm por finalidade assegurar a aplicação das melhores práticas para a assistência ao paciente, buscar a melhoria contínua dos processos da Sociedade e promover uma cultura organizacional que valorize a qualidade, a segurança de pacientes e colaboradores, a saúde ocupacional e a proteção do meio-ambiente.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Gerente de Qualidade
Outras informações
. Responsável pela área de gerenciamento e vigilância dos riscos na SBIBAE a partir de 2008, contribuindo para o desenho do sistema de notificação de eventos adversos; redesenho do fluxo de gerenciamento dos Eventos Adversos Graves (EAG); .Redesenho da equipe técnica de investigação e análise de causa raiz; .Centralização e elaboração de relatórios para o Gerenciamento de Riscos Legais eliminando conflitos de informações no contato com os profissionais envolvidos, pacientes e familiares. .Inclusão dos Eventos Adversos Graves relacionados ao Ambiente e aos Profissionais no processo de investigação e análise de causa raiz. .Responsável pela construção de sistema de coleta de dados para a geração de informações referentes aos Eventos Adversos com o objetivo de desenvolver o Sistema de Gerenciamento e Vigilância dos Riscos da SBIBAE. .Responsável pela coordenação e execução de processos de auditorias internas e externas para a verificação de adesão aos padrões Internacionais e nacionais, leis e regulamentos e avaliação técnica para aprovação de prestadores de serviços. .Responsável pela implantação de programas de qualidade nas instituições parceiras e programas do Instituto Israelita de Responsabilidade Social da SBIBAE. . Responsável pela implantação e manutenção de novas acreditações e certificações incluindo: Planetree; Magnet; ACR; FACT; CAP; DSC/JCI Programas AVC e Diabetes; OHSAS 18001, ISO 22000.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Qualidade
Outras informações
.Coordenação das acreditações JCI e certificações ISO 9001 e 14001 incluindo MDP e unidades externas na Divisão de Prática Assistencial; .Responsável pela coordenação do processo de acreditação na SBIBAE junto à Joint Commission International; .Responsável pela coordenação de processos de auditoria internos na SBIBAE para a verificação de adesão aos padrões Internacionais e/ou nacionais (leis e regulamentos); .Coordenação de avaliação da qualidade de serviços tercerizados; .Coordenação de avaliação da qualidade de instituições externas.

Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Qualidade
Outras informações
.Membro da equipe de implantação do processo de acreditação Joint Commission no HIAE, iniciado em 1997, resultando na primeira acreditação hospitalar fora dos EUA em 1999. As atividades incluíram: -Tradução e interpretação dos padrões para as práticas vigentes no Brasil; -Criação e validação das políticas institucionais; -Desenho e planejamento de estruturas e processos assistenciais e administrativos para a implementação dos padrões internacionais; -Elaboração e condução do plano de treinamento e comunicação institucional para a disseminação das novas práticas a todas as categorias profissionais da corporação e terceiros, totalizando 2000 profissionais. . Estruturação da Exposição da Qualidade iniciando o processo de melhoria contínua na SBIBAE, capacitando a equipe muldisciplinar na utilização de ferramentas da qualidade e do ciclo PDCA. . Responsável junto às Diretorias de Medicina Diagnóstica (2002-2004) e Prática Médica (2004-2006) na revisão e ajustes dos processos assistenciais, criação do serviço de anestesia, comitês e comissões essenciais ao processo de acreditação.

Vínculo institucional

1989 - 1999
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Chefe de Enfermagem da UPA e Sup. de Enf.
Outras informações
Planejamento e orientação do desenvolvimento da UPA na década de 90, nas diversas fases do crescimento: . Preparo da equipe assistencial e administrativa para a informatização da unidade; .Organização e controle de estoque (materiais e medicamentos) e implementação da farmácia satélite; .Aprimoramento do método de cobrança de materiais e medicamentos; .Elaboração de relatórios gerenciais; .Dimensionamento de quadro de pessoal por meio de estudo de demanda com incremento ou redução ao longo das 24 horas; .Implantação do sistema Manchester de Triagem de pacientes tendo sido o primeiro pronto socorro no Brasil a realizar a triagem por enfermeiros; .Aquisição e importação de equipamentos médicos portáteis específicos para área de emergência; .Organização dos serviços de remoções terrestre e aérea incluindo a importação de veículos especializados para esta finalidade; .Implantação da primeira versão do Medtrak treinando a equipe multidisciplinar na utilização do sistema; .Organização e estruturação de recursos para a realização dos primeiros cursos avançados de suporte de vida em cardiologia (ACLS) e em pediatria (PALS) no Brasil firmando acordo entre HIAE e American Heart Association nos EUA. .Elaboração e implantação do Plano de Catástrofe do HIAE tendo servido de modelo para o plano da cidade de São Paulo assim como para os hospitais brasileiros acreditados pela JCI. .Coordenação do treinamento e validação das equipes de enfermagem e administrativa para a implantação da UPA na Unidade Alphaville inaugurada em 1999.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pratica Assistencial, Qualidade e Segurança do Paciente.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Liderança.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
100 Mais Influentes na Área da Saúde - Qualidade e Segurança, Healthcare Management.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAIXÃO NUNES, CARLA F.2013PAIXÃO NUNES, CARLA F. ; ANDREOLI, PAOLA B. A. ; FERRACINI, FÁBIO T. ; BARROS, CLAUDIA G. . A Survey of Medication Error Prevalence in a Brazilian Health Center. Journal of Nursing Care Quality, v. 28, p. 92-97, 2013.

2.
PIERI, ALEXANDRE2008PIERI, ALEXANDRE ; SPITZ, MARIANA ; LOPES, TANIA OLIVEIRA ; BARROS, CLAUDIA GARCIA DE ; FAULHABER, MARCELO WOOD ; GABBAI, ALBERTO ALAIN ; CENDOROGLO-NETO, MIGUEL . Prevalence of cardiovascular risk factors among elderly Brazilians over eighty with ischemic stroke. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 66, p. 454-457, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KNOBEL, E. ; ANDREOLI, P. B. A. ; BARROS, C. G. ; CYPRIANO, A. S. . Psicologia e Humanização. 1º. ed. Sao Paulo: Atheneu, 2008. 394p .

2.
KNOBEL, E. ; BARROS, C. G. ; BRANDT, R. A. ; PATRUS, F. . Condutas no Paciente Grave. 3ª. ed. São Paulo: Atheneu, 2006. v. 2.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS, C. G.. A importância do enfermeiro para o sistema de saúde. Brasil Econômico, São Paulo, 04 jul. 2012.

2.
BARROS, C. G.; LEAO, E. R. ; REIS, E. A. A. ; FARAH, O. G. . Excelência assistencial: A designação magnet. Prática Hospitalar, São Paulo, p. 59 - 63, 01 jul. 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, C. G.. Experiências dos hospitais com Acreditação/Certificação Internacional de Qualidade e Segurança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, C. G.. Disclosure: como comunicar evento adverso aos pacientes e familiares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, C. G.. 1º Encontro Einstein de Enfermagem. 2013. (Congresso).

2.
BARROS, C. G.. VI SIEN- Simpósio Internacional de Enfermagem. 2012. (Congresso).

3.
BARROS, C. G.. V SIEN - Simpósio Internacional de Enfermagem. 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PIERI, ALEXANDRE2008PIERI, ALEXANDRE ; SPITZ, MARIANA ; LOPES, TANIA OLIVEIRA ; BARROS, CLAUDIA GARCIA DE ; FAULHABER, MARCELO WOOD ; GABBAI, ALBERTO ALAIN ; CENDOROGLO-NETO, MIGUEL . Prevalence of cardiovascular risk factors among elderly Brazilians over eighty with ischemic stroke. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 66, p. 454-457, 2008.

2.
PAIXÃO NUNES, CARLA F.2013PAIXÃO NUNES, CARLA F. ; ANDREOLI, PAOLA B. A. ; FERRACINI, FÁBIO T. ; BARROS, CLAUDIA G. . A Survey of Medication Error Prevalence in a Brazilian Health Center. Journal of Nursing Care Quality, v. 28, p. 92-97, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS, C. G.. A importância do enfermeiro para o sistema de saúde. Brasil Econômico, São Paulo, 04 jul. 2012.

2.
BARROS, C. G.; LEAO, E. R. ; REIS, E. A. A. ; FARAH, O. G. . Excelência assistencial: A designação magnet. Prática Hospitalar, São Paulo, p. 59 - 63, 01 jul. 2012.



Outras informações relevantes


Certifications
Patient Safety Certificate Program
Harvard University, Cambridge, MA 2009

Avaliadora ONA - Organização Nacional de Acreditação
Fundação Vanzolini 2003

Planejamento, Seleção e Gestão de Indicadores de Desempenho
Fundação Nacional da Qualidade 2004

Auditora em Serviços e Sistemas de Saúde
Fundação Getúlio Vargas - GVPEC 2004

Information Management
Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations 2006

Avaliadora e Técnica do Programa de Acreditação Internacional
Consórcio Brasileiro de Acreditação/Joint Commission International 2006

Advanced Trauma Life Support - ATLS
American College of Surgeons 1998

Advance Cardiologic Life Support - ACLS
American Heart Association 1998

Pediatric Advanced Life Support - PALS
American Heart Association 1997

Programa de Desenvolvimento de Executivos - PDE
Fundação Dom Cabral December 2010

Leadership for Customers
GE Leadership & Learning: Education, Scholarship, Training - Crotonville, NY, USA July 2011



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 23:06:14