Ligia de França Carvalho Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8435733694614618
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado) com habilitação em antropologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, tendo sido bolsista do PET Antropologia (MEC/ SESu) de 2008 a 2012. Mestra em Antropologia Social no PPGAS - UFRN, tendo sido membro do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME). Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília - UnB. Atua principalmente nos seguintes campos de investigação: Antropologia da política ,etnografia da fala e antropologia da Administração do Estado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ligia de França Carvalho Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, L. F. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Campina Grande.
RUA APRIGIO VELOSO, 882
58429-140 - Campina Grande, PB - Brasil
Telefone: (83) 33621163


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Doutorado em Antropologia - PPGAS/UnB.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Orientador: Carla Costa Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Etnografando repertórios políticos no Congresso Nacional,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Edmundo Marcelo Mendes Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Populações indígenas; Agronegócio; Senado Federal do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2012
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Investigando significados nos discurso políticos: Um exercício a partir dos pronunciamentos de uma senadora.
Orientador: José Gabriel Silveira Corrêa.
Bolsista do(a): Ministério da Educação / Secretaria de Educação Superior, MEC/SESU, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
A Utilização de Mapas Cognitivos Adaptados à Medid. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
O Sistema de Cotas Implantado no Brasil. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária graduanda, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto PIVIC-CNPQ: Mapeando o campo da Educação Indígena: Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a contrução de atores e intervenções pedagógicas. O presente projeto tem como objetivo mapear e refletir acerca da produção bibliográfica sobre a educação indígena produzida no período posterior a Constituição Federal de 1988. Objetiva-se aqui recuperar uma ampla gama de produções bibliográficas sobre a temática que envolve : descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais sobre a temática. Intenta-se reunir tais dados e produzir uma análise a partir dos materiais obtidos, situando a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/Pesquisadora PET-Antropologia, Carga horária: 20
Outras informações
O Grupo PET-Antropologia foi criado no ano de 1988 e está vinculado ao Curso de Graduação em Ciências Sociais da Unidade Acadêmica de Sociologia e Antropologia do Centro de Humanidade da Universidade Federal de Campina Grande. O Programa de Educação Tutorial (PET) é financiado pelo MEC e pela Sesu. É formado por doze alunos do Curso escolhidos mediante processo de seleção. Estes alunos recebem uma bolsa mensal e tem a oportunidade de permanecer no programa até o final do curso de acordo com o desempenho e participação. As atividades são baseadas no tripé: Ensino; Pesquisa e Extensão e planejadas no início da cada ano letivo.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Mapeando o campo da Educação Indígena: Antropologia, Formação de Estados Nacionais e a contrução de atores e intervenções pedagógicas
Descrição: O presente projeto tem como objetivo mapear e refletir acerca da produção bibliográfica sobre a educação indígena produzida no período posterior a Constituição Federal de 1988. Objetiva-se aqui recuperar uma ampla gama de produções bibliográficas sobre a temática que envolve : descrições de experiências, projetos de intervenção, relatórios de pesquisa, ensaios sobre o tema, trabalhos monográficos e possivelmente, mapeamentos parciais sobre a temática. Intenta-se reunir tais dados e produzir uma análise a partir dos materiais obtidos, situando a produção bibliográfica sobre educação indígena e as políticas públicas referentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ligia de França Carvalho Fonseca - Integrante / José Gabriel Silveira Corrêa - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Campina Grande - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnografia da fala.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da administração do Estado.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio Carlos Estêvão no VI Seminário LEME - Lições da etnicidade: Diversidade e Cidadania, Laboratório de Estudos e Movimentos Étnicos (LEME).


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, L. F. C.. Etnografando repertórios políticos no Congresso Nacional: Uma reflexão sobre a atuação antropológica em contextos dissonantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FONSECA, L. F. C.. Etnografando repertórios políticos no Congresso Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONSECA, L. F. C.. Etnografando repertórios políticos no Congresso Nacional: a relação entre agronegócio, populações indígenas e pesquisa antropológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FONSECA, L. F. C.. A reconstrução do Conhecimento Social no Trabalho de Campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FONSECA, L. F. C.. A antropologia que surge nos textos e discursos políticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FONSECA, L. F. C.. Quem pesquisa quem? A relação pesquisador ?informante e o trabalho de campo na antropologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONSECA, L. F. C.. Investigando os Significados dos discursos políticos: as visões sobre produção agrícola, trabalho, povos indígenas e terras indígenas nos pronunciamentos de uma senadora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FONSECA, L. F. C.. A Perspectiva Teórica do Funcionalismo Britânico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FONSECA, L. F. C.. Investigando os Quilombos em Situações Urbanas: Questões sobre Território e Identidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FONSECA, L. F. C.. Investigando os quilombos em situações urbanas: questões sobre território e identidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FONSECA, L. F. C.. Um Estudo sobre Identidade, Raça e Demandas Sociais : as novas etnias e a pesquisa em Antropologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FONSECA, L. F. C.. Investigando Quilombo em situações urbanas: questões sobre território e identidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV REA / XIII ABANNE (Reunião Equatorial de Antropologia / Reunião de Antropólogos do Norter e Nordeste). Populações indígenas, agronegócio e repertórios políticos: Uma análise das repercussões narrativas dos pronunciamentos de uma senadora. 2013. (Congresso).

2.
VI Seminário LEME: Lições da Etnicidade - Diversidade e Cidadania.Etnografando peças políticas: Um exercício sobre categorias e significados a partir dos pronunciamentos da senadora Kátia Abreu. 2013. (Seminário).

3.
28ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. A antropologia que surge nos textos e discursos políticos. 2012. (Congresso).

4.
28ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia. Mapeamento e reflexões sobre Educação Indígena, seus pesquisadores e interlocutores. 2012. (Congresso).

5.
IX ENEPET - Encontro Nordestino dos Grupos PET.As novas etnias e o processo de demanda por direitos: Pesquisas em antropologia.. 2012. (Encontro).

6.
XI ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET.A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO TRABALHO DE CAMPO. 2012. (Encontro).

7.
XI ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET.RACISMO À BRASILEIRA: DISCUTINDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS E RACIAIS. 2012. (Encontro).

8.
IV LEME - Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos.: Investigando os Significados dos discursos políticos: as visões sobre produção agrícola, trabalho, povos indígenas e terras indígenas nos pronunciamentos de uma senadora. 2011. (Seminário).

9.
X ENEPET - Encontro Nordestino dos Grupos PET.A PERSPECTIVA TEÓRICA DO ESTRUTURALISMO FUNCIONALISMO. 2011. (Encontro).

10.
XXVI ENECS - Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Socias. 2011. (Encontro).

11.
III LEME - SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM MOVIMENTOS ÉTNICOS.Investigando os quilombos em situações urbanas: questões sobre território e identidade. 2010. (Seminário).

12.
III Seminário Nacional de História Afro-brasileiras e Indígenas.Investigando Quilombo em situações urbanas: questões sobre território e identidade. 2010. (Seminário).

13.
IV REUNIÃO INTERMEDIÁRIA TRABALHO E SINDICALISMO (ANPOCS). 2010. (Seminário).

14.
IX ENEPET - Encontro Nordestino dos Grupos PET.Racismo a brasileira: discutindo as desigualdades sociais e raciais.. 2010. (Encontro).

15.
VII Fórum Paraibano dos Grupos PET. 2010. (Simpósio).

16.
XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG.Um Estudo sobre Identidade, Raça e Demandas Sociais: as novas etnias e a pesquisa em Antropologia. 2010. (Encontro).

17.
XXIV ENECS - Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2009. (Encontro).

18.
III Encontro da Rede de Estudos rurais. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, L. F. C.. A Utilização de Mapas Cognitivos Adaptados à Medidas Qualitativas de Política Cultural. 2012. (Outro).

2.
FONSECA, L. F. C.. I Colóquio de História Econômica Geral - Os Recursos Hidrícos e a Transposição do rio São Francisco. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 12:48:05