Gabriel Merched Salomão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1204359728662405
  • Última atualização do currículo em 17/01/2018


Possui Bacharelado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo. No presente, realiza o Doutorado Direto pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso. Realizou Trabalho de Graduação Individual pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob o título de "Silêncios e Silenciamentos na Pedagogia Científica: Presença e Significado do Silêncio na Perspectiva Educacional de Maria Montessori". Anteriormente, realizou Iniciação Científica em Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Esta Iniciação Científica foi realizada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob o título "Método Montessori no Ensino Fundamental II: Relato de uma Experiência". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Merched Salomão
Nome em citações bibliográficas
SALOMÃO, G. M.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Silêncios e Silenciamentos na Pedagogia Científica: Presença e Significado do Silêncio na Perspectiva Educacional de Maria Montessori (Trabalho de Graduação Individual).
Orientador: Deusa Maria de Souza-Pinheiro-Passos.




Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALOMÃO, G. M.. Silenciamento Ideológico na Mídia Estadunidense: o Trabalho e a Pedagogia Montessoriana. In: VI do Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso-ALED-Brasil, 2016, São Carlos. Caderno de Resumos ALED Brasil 2016, 2016.

2.
SALOMÃO, G. M.. Os Sentidos de Sucesso e a Pedagogia Montessoriana em Textos da Mídia Estadunidense no Século XXI. In: 7º Seminário de Pesquisa 'Identidade e Discurso', 2016, Campinas. VII SEPIDIS - Caderno de Resumos, 2016.

3.
SALOMÃO, G. M.. O Professor e o Poder em Montessori: Análise Discursiva de Trecho de Reportagem de 1911 Publicada na Revista McClure's. In: IV Simpósio Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade e II Simpósio Internacional de Discurso, Identidade e Subjetividade, 2015, Fortaleza, CE. Caderno de Resumos do SiDIS 2015, 2015. p. 180-181.

4.
SALOMÃO, G. M.. Construindo Montessori: Discursos e Silêncios sobre Maria Montessori e sua Pedagogia nos Estados Unidos da América. In: IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2015, São Carlos, SP. G14-GESDELE, 2015. p. 4-4.

Apresentações de Trabalho
1.
SALOMÃO, G. M.. The Montessori Method of Education and the Meaning(s) of Success: An Analysis of Media Texts. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SALOMÃO, G. M.. Pedagogia montessoriana: uma 'alternativa' para o acúmulo de capital humano?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SALOMÃO, G. M.. Silenciamento Ideológico na Mídia Estadunidense: O Trabalho e a Pedagogia Montessoriana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SALOMÃO, G. M.. The Montessori Method as a Construction of an Alternative Education in American Media Texts in the XXI Century. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SALOMÃO, G. M.. Os Sentidos de Sucesso e a Pedagogia Montessoriana em Textos da Mídia Estadunidense no Século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SALOMÃO, G. M.. Construindo Montessori: Discursos e Silêncios sobre Maria Montessori e sua Pedagogia nos Estados Unidos da América. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SALOMÃO, G. M.. 'Uma Coisa Claramente Alternativa': Análise de Discursos Midiáticos Estadunidenses sobre o Método Montessori de 2000 a 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SALOMÃO, G. M.. O Professor e o Poder em Montessori: Análise Discursiva de Trecho de Reportagem de 1911 Publicada na Revista McClure's. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SALOMÃO, G. M.. Método Montessori no Ensino Fundamental II: Estudo de uma experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SALOMÃO, G. M.. Entrevista para o Programa Cida Hack - Nova Era TV. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SALOMÃO, G. M.. Entrevista para o programa Momento Ludovica - CBN Goiás. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SALOMÃO, G. M.. Quarto Montessoriano - Entrevista para É de Casa - Rede Globo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SALOMÃO, G. M.. Geração Y: Disciplina e o Método Montessori - CBN Campinas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SALOMÃO, G. M.. Entrevista para a Rádio Universitária da Universidade Federal do Ceará sobre o Método Montessori. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SALOMÃO, G. M.. Escola Maria. 2015; Tema: Divulgação da pedagogia montessoriana para profissionais da educação.. (Site).

2.
SALOMÃO, G. M.. Centro de Educação Montessori de São Paulo - Blog. 2013; Tema: Blog sobre o método Montessori e sua aplicação em ambientes escolares. (Blog).

3.
SALOMÃO, G. M.. Lar Montessori. 2011; Tema: Método Montessori e sua aplicação em ambientes domésticos e escolares. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALOMÃO, G. M.. A Educação e o Método Montessori. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SALOMÃO, G. M.. Curso de Introdução ao Método Montessori. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SALOMÃO, G. M.. Silêncios e Silenciamentos na Pedagogia Científica: Presença e Significado do Silêncio na Perspectiva Educacional de Maria Montessori (Trabalho de Graduação Individual). 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
SALOMÃO, G. M.. Método Montessori no Ensino Fundamental II: Relato de Uma Experiência. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
28th International Montessori Congress. 2017. (Congresso).

2.
Conferência Internacional Montessori. 2017. (Encontro).

3.
First Montessori Aging & Dementia Symposium. 2017. (Simpósio).

4.
9º Encontro de Educadores Montessorianos. 2016. (Encontro).

5.
8º Encontro de Educadores Montessorianos.A Educação Moderna Começou em 1907. 2015. (Oficina).

6.
7º Encontro de Educadores Montessorianos. 2014. (Encontro).

7.
5º Encontro de Educadores Montessorianos. 2013. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:48:33