Diego Nones Bissigo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7825399011645608
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Mestre em História pela UFSC (2014), atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição, na linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Cultura. Ênfases: Estado imperial Brasileiro, Estatística, Instrumentos de Legibilidade. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - câmpus São Miguel do Oeste. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Nones Bissigo
Nome em citações bibliográficas
BISSIGO, Diego N.;BISSIGO, D. N.;BISSIGO, Diego Nones;NONES BISSIGO, Diego

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus São Miguel do Oeste.
Rua 22 de Abril
São Luiz
89900000 - São Miguel do Oeste, SC - Brasil
Telefone: (49) 36310400


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Beatriz Gallotti Mamigonian.
2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A ?eloquente e irrecusável linguagem dos algarismos?: A estatística no Brasil Imperial e a produção do Recenseamento de 1872,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Beatriz Gallotti Mamigonian.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2010
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O Censo e as Nações: os africanos nos levantamentos populacionais no Brasil do século XIX.
Orientador: Beatriz Gallotti Mamigonian.




Formação Complementar


2014 - 2014
Educação a Distância: Princípios e Orientações. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2007 - 2007
Diáspora Africana no Brasil e Estados Unidos. (Carga horária: 240h).
University of North Carolina at Charlotte, UNCC, Estados Unidos.
2006 - 2006
Metodologia de História Oral. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ens. Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coord. Cursos Técn. Integrados ao Ens. Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, EEBTNA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: ACT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico e Inserção Social, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PET-História, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) História da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste programa, os bolsistas e alunos colaboradores devem desenvolver atividades centradas na tríade ensino-pesquisa-extensão.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
O Estado e a fronteira em sala de aula a partir de relatos da viagem de Adolfo Konder ao Oeste catarinense (1929) - PIBIC-EM
Descrição: O oeste de Santa Catarina não é uma região natural, mas historicamente construída, por meio de ações políticas dentre as quais a visita de Adolfo Konder, em 1929, é um exemplo marcante. A presente pesquisa procurou, por meio da análise dos textos produzidos pelos membros da comitiva do então governador catarinense, analisar as formas pelas quais pessoas, território, limites e atribuições de Estado foram descritos e comentados. Dessa forma, procurou-se explorar como se constituiu o Estado catarinense e brasileiro em oposição aos ?diferentes?, reforçando-se contornos específicos que vinculassem a região ?abandonada? à capital litorânea e à ?comunhão nacional?. Por meio de uma página em redes sociais e outras intervenções, a equipe trabalhou para adaptar as ?falas? dos excursionistas de 1929 em temas como política, imigração, justiça, território e ambiente, tornando-as acessíveis aos demais estudantes e comunidade em geral, bem como procurando suscitar debates que têm tudo a ver com a identidade do oeste catarinense até os dias atuais. Essa pesquisa foi uma forma de trazer problematizações históricas no âmbito do câmpus mais ocidental do IFSC, localizado em São Miguel do Oeste, município que tem sua colonização e memória oficial vinculada a valores específicos em relação à imigração, região e identidade, e que muito têm a dialogar com as ideias veiculadas pelos membros da ?bandeira? de Konder há quase noventa anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BISSIGO, Diego N.2017 BISSIGO, Diego N.. O lugar dos africanos na estatística brasileira do século XIX. AFROASIA, v. 56, p. 41-81, 2017.

2.
BISSIGO, Diego N.2009BISSIGO, Diego N.. O projeto colonizador brasileiro e a Colônia Nacional Angelina. Revista Santa Catarina em História, v. 1, p. 3-15, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BISSIGO, Diego N.. O censo de 1872 e a simplificação da liberdade. In: 7º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015, Curitiba-PR. Anais do 7º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015.

2.
BISSIGO, Diego N.. Das listas de família ao Recenseamento do Império: a produção da ?legibilidade? da população no censo de 1872.. In: I Seminário Internacional Brasil no Século XIX, 2014, Vitória - ES. Anais do Seminário Internacional Brasil no Século XIX. Niterói / RJ: Sociedade de Estudos do Oitocentos SEO, 2014. v. 1.

3.
BISSIGO, Diego N.. Notas sobre o censo de 1872: Relações entre a Diretoria Geral de Estatística e as províncias do Império. In: VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2013, Florianópolis - SC. Anais do VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2013, 2013.

4.
BISSIGO, Diego N.. Os censos enquanto projetos: Análise da legislação e das fichas de família propostos para os recenseamentos de 1852 e 1872.. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal - RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BISSIGO, Diego N.; ALMEIDA, C. S. ; DÓRIA, M ; CRUZ, C.S.S. ; CAMINHA JR., L. ; HACHMANN, J. ; MATOS, R.M. ; VIEIRA, D. . Seca na Mesopotâmia. 2009. Vídeo.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RODRIGUES, D. B.; SILVA, M. A. A.; BISSIGO, Diego N.. Concurso Público - Professor EBTT - IFPR Câmpus Barracão. 2014. Instituto Federal do Paraná.

2.
RODRIGUES, D. B.; BISSIGO, Diego N.; MYSKIW, A. M.. Concurso Público - Professor EBTT - IFPR Câmpus Capanema. 2014. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
BISSIGO, Diego N.; SCHONS, P. F.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Projeto Integrador II de COSTA, K., MORAES, M., SCHNEIDER, M. Desenvolvimento de sorvete com adição de yacon. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
BISSIGO, Diego N.; SCHONS, P. F.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Projeto Integrador I de GOSE, L., HOFFMANN, I. H., NUNZIO, T. C., ROCHA, P. Desenvolvimento de iogurte prebiótico com bergamota e chia.. 2015. Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
BISSIGO, Diego N.; HONAISER, T. C.; VERRUCK, S.. Participação em banca de Projeto Integrador I de BEDIN, M. Desenvolvimento de fermentado de bergamota (Citrus reticulata) gaseificado naturalmente e avaliação de suas características físico-químicas e sensoriais. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Um Estado de visão: instrumentos de simplificação e legibilidade no Brasil imperial. 2018. (Seminário).

2.
7º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.O censo de 1872 e a simplificação da liberdade. 2015. (Encontro).

3.
XXVIII Simpósio Nacional de História.A construção de um país (quase) livre no censo de 1872: estatística e política.. 2015. (Simpósio).

4.
I Seminário Internacional "Brasil no Século XIX".Das listas de família ao recenseamento do Império: a produção da "legibilidade" da população no Censo de 1872. 2014. (Seminário).

5.
XV Encontro Estadual de História Anpuh-SC.Comissões censitárias paroquiais em Santa Catarina: o censo de 1872 no nível da coleta. 2014. (Encontro).

6.
VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Notas sobre o censo de 1872: Relações entre a Diretoria Geral de Estatística e as províncias do Império. 2013. (Encontro).

7.
XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social.Os censos enquanto projetos: Análise da legislação e das fichas de família propostos para os recenseamentos de 1852 e 1872. 2013. (Simpósio).

8.
V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2011. (Encontro).

9.
XIII Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET). 2008. (Encontro).

10.
III Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2007. (Encontro).

11.
The FIPSE/Capes Symposium on the African Diaspora in Brazil and the United States.Brazilian Historiography on Slavery. 2007. (Simpósio).

12.
XI Encontro Estadual de História: Mídia e Cidadania. 2006. (Encontro).

13.
Curso: Os Labirintos do Fascismo. 2005. (Outra).

14.
II Semana de História: 25 anos da Novembrada - Estado autoritário, capitalismo e emancipação social. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BISSIGO, Diego N.. II Semana de Arqueologia e Patrimônio da UFSC. 2008. (Outro).

2.
BISSIGO, Diego N.. XI Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET). 2006. (Outro).

3.
BISSIGO, Diego N.. III Simpósio Nacional de História Cultural. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ivoni Konflanz. O Ensino Religioso na EJA: Proposta curricular para a educação na diversidade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Educação para a Diversidade c/ ênfase em EJA) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Diego Nones Bissigo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 20:24:23