Izabelle Aline Donato Braz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7428587484806362
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com área de concentração em Antropologia. Foi monitora da disciplina de Teoria Antropológica I no período de 2011.1. Foi bolsista do PIBIC (2011-2012). Aluna PIVIC entre os períodos de 2012 á 2014. Foi bolsista do PET Antropologia UFCG (MEC/SESu) Atualmente é mestre em antropologia social pela universidade federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas de campo e bibliográficas sobre os seguintes temas: Etnicidade, Identidade, políticas públicas, comunidades ciganas, entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Izabelle Aline Donato Braz
Nome em citações bibliográficas
BRAZ, I. A. D.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Orientador: Ainda sem nome.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Ciências sociais.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: ENTRE O SILÊNCIO E O ENUNCIADO: o Desafio em se pesquisar os ciganos em Campina Grande: Algumas questões sobre identidade e estigma.
Orientador: Mércia Rejane Batista Rangel.




Formação Complementar


2013 - 2013
Índios e negros sob a perspectiva da lei. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em A Utilização de Mapas Cognitivos.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
IV seminário história cultura e sociedade. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2012 - 2012
O ensino d história e cultura indígena na escola. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em TEORIAS DA DEMOCRACIA NA CONTEMPORANEIDADE. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
Seminário cidadania, educação e eleições 2010.. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PET Antropologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. Tutora: Mércia Rejane Rangel Batista.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq ou pela Universidade. Voltado para o aluno de graduação, tem como principais objetivos: despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor na disciplina de Teoria Antropológica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Os ciganos na Paraíba: a construção de uma categoria identitária.
Descrição: O projeto que apresentamos tem como objetivo localizar, classificar e refletir sobre a produção de narrativas que categorizam conjuntos de indivíduos enquanto ciganos. Numa certa medida, não vamos nos restringir a um período histórico, pois na bibliografia que vamos consultar, torna-se relevante os registros sobre ciganos desde o início da colonização do Brasil. Contudo, vamos dar ênfase aos materiais jornalísticos e as produções acadêmicas que tenham por tema os ciganos. O nosso objetivo principal é perceber como esta identidade se construiu, quais elementos são acionados, e em que contextos registram-se ou não a presença dos ciganos no Estado da Paraíba. E como a produção acadêmica pode gerar uma discussão sobre os desafios presentes para os ciganos na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Izabelle Aline Donato Braz - Integrante / Mércia Rejane Rangel Batista - Coordenador.
2012 - 2013
VISÍVEIS E IGNORADOS AQUELES QUE MUITOS CONHECEM E POUCOS RECONHECEM: SER CIGANO NA PARAÍBA
Descrição: Na presente proposta, sob a égide do Edital PIBIC/PIVIC 2012-2013 pretendemos instaurar uma pesquisa mais direcionada aos ciganos que se encontram vivendo nas cidades de Campina Grande, Patos e Sousa, localizados no estado da Paraíba. Concebendo que os ciganos se mostram enquanto membros de grupos étnicos, que são constituídos a partir de uma crença de origem comum, com o sangue e o parentesco aparecendo enquanto um veículo capaz de agregar e gerar desdobramentos. Parece-nos que é fundamental se debruçar sobre tais realidades e investigar o modo pelo qual, partindo de práticas orais, se constrói o sentimento de pertença. Neste sentido, o efeito de pertencimento significa que necessitamos nos sentir como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, e que assim acreditamos que podemos interferir e, mais do que tudo, que vale a pena interferir na rotina e nos rumos desse tal lugar...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Izabelle Aline Donato Braz - Integrante / Jessica Cunha de Medeiros - Integrante / Mércia Rejane Rangel Batista - Coordenador.
2011 - 2012
Comunidades ciganas na Paraíba. Levantamento das fontes histórico-documentais sobre o tema e o mapeamento das discussões a respeito das demandas por acesso às políticas públicas diferenciadas.
Descrição: A pesquisa diz respeito a um estudo que possa cotemplar o tema ciganos no sentido de revelar a identidade desse povo. Sendo assim, buscaremos realizar um mapeamento das comunidades ciganas do estado da Paraíba, no sentido de refletir e apontar as principais demandas e condições desses grupos étnicos. Ao mesmo tempo, o levantamento nos permitirá recuperar as discussões teóricas instauradas no campo da antropologia, especialmente no Brasil, no que diz respeito às definições e conceitualizações sobre identidade, identidade étnica e processos de reconhecimentos identitários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Izabelle Aline Donato Braz - Integrante / Mércia Rejane Rangel Batista - Coordenador / Jamilly Rodrigues Cunha - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2011
projeto de monitoria
Descrição: A TRANSDISCIPLINARIDADE DA MONITORIA NO CH AMPLIANDO A SINERGIA DO SABER. Projetos de Pesquisa 2011 - 2011 A TRANSDISCIPLINARIDADE DA MONITORIA NO CH AMPLIANDO A SINERGIA DO SABER. Descrição: A TRANSDISCIPLINARIDADE DA MONITORIA NO CH AMPLIANDO A SINERGIA DO SABER , do Centro de Humanidades, Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, com o objetivo de proporcionar experiência ao monitor da atividade docente, melhorar a qualidade de ensino da Universidade Federal de Campina Grande e diminuir problemas como a deficiência na aprendizagem, repetência e evasão na disciplina.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Izabelle Aline Donato Braz - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
2ª Edição do Prêmio Carlos Estevão, Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - VI LEME,.
2012
1ª Edição do Prêmio Carlos Estevão, V Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - V LEME.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, I. A. D.. MATAR E MORRER: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE ETNICA CIGANA NO CENÁRIO DE CAMPINA GRANDE- PB.1. In: 30ª Reunião brasileira de antropologia, 2016, João Pessoa-PB. Políticas da antropologia:Ética, diversidade e conflitos, 2016.

2.
BATISTA, M. R. R ; BRAZ, I. A. D. ; MEDEIROS, J. C ; Dantas, C,L . O PAPEL DE UM JORNAL NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS CIGANOS.. In: 28ª reunião brasileira de antropologia, 2012, São Paulo. 28ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA- Desafios antropológicos contemporâneos., 2012. v. 28. p. 1-20.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . VISÍVEIS E IGNORADOS - AQUELES QUE MUITO CONHECEM E POUCO RECONHECEM. SER CIGANOS NA PARAÍBA.. In: III semana de antropologia do PPGA/ UFPB, 2013, João Pessoa. OFÍCIO DO ANTROPÓLOGO. JOÃO PESSOA: IDEIA, 2013. v. 3. p. 89-97.

2.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . AS DESCRIÇÕES JORNALÍSTICAS - SER CIGANO EM CAMPINA GRANDE-PB. In: 13º ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2013, RECIFE. UM EVENTO MARCADO PELO DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR. RECIFE: COORDENAÇÃO GERAL DO EVENTO, 2013. p. 1-7.

3.
BRAZ, I. A. D.. A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS CIGANOS A PARTIR DO JORNAL DIÁRIO DA BORBOREMA. In: II semana de antropologia do PPGA/ UFPB, 2012, João Pessoa. Ética antropológica em debates: Práticas e Narrativas.. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2012. v. 2. p. 319-325.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, I. A. D.. O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL. In: III Expo Pep, 2013, Campina Grande. III Expo Pep - Pesquisa, extensão e grupos pet., 2013. v. 3. p. 12-12.

2.
BRAZ, I. A. D.; Albuquerque, C,B . OLHANDO O PET ANTROPOLOGIA DA UFCG. In: III Expo Pep, 2013, Campina Grande. III Expo Pep - Pesquisa, extensão e grupos pet., 2013. v. 3. p. 14-14.

3.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . VISÍVEIS E IGNORADOS - AQUELES QUE MUITO CONHECEM E POUCO RECONHECEM. SER CIGANOS NA PARAÍBA.. In: X congresso de iniciação científica da universidade Federal de Campina Grande, 2013, Campina Grande. CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CAMINHOS DO CONHECIMENTO, 2013.

4.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . DISCUTINDO AS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS CIGANAS NO CENÁRIO PARAIBANO, A PARTIR DOS MATERIAIS JORNALÍSTICOS. In: IV REA ABANNE- Saberes locais e experiencias transnacionais: Interfaces do fazer antropológico, 2013, Fortaleza-CE. Saberes locais e experiências transnacionais: Interfaces do fazer antropológico, 2013. v. 4. p. 94-94.

5.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R ; MEDEIROS, J. C ; Albuquerque, C,B . QUEM PESQUISA QUEM? A RELAÇÃO PESQUISADOR-INFORMANTE E O TRABALHO DE CAMPO NA ANTROPOLOGIA. In: XVII ENAPET, 2012, São Luís - MA. ENAPET., 2012, São Luís. ENAPET. São Luís: EDUFMA, 2012. v. 331. p. 151-151.

6.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . QUEM SÃO, O ONDE ESTÃO AS COMUNIDADES CIGANAS NA PARAÍBA.. In: IX Congresso de iniciação cientifica, 2012, Campina Grande. IX Congresso de iniciação cientifica, 2012. v. 9.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . O DESAFIO DA INCLUSÃO E DA PERMANÊNCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO UNIVERSO ACADÊMICO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRAZ, I. A. D.. NOTAS DE PESQUISA: CIGANOS E IMAGENS JORNALÍSTICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRAZ, I. A. D.; MEDEIROS, J. C ; Albuquerque, C,B ; BATISTA, M. R. R . OLHANDO O PET ANTROPOLOGIA DA UFCG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . DISCUTINDO AS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS CIGANAS NO CENÁRIO PARAIBANO, A PARTIR DOS MATERIAIS JORNALÍSTICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BRAZ, I. A. D.; MEDEIROS, J. C ; SILVA, G. C. . DISCUTINDO O PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL: UMA QUESTÃO ATUAL PARA A ESCOLA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BRAZ, I. A. D.; SILVA, G. C. ; MEDEIROS, J. C ; BATISTA, M. R. R ; Albuquerque, C,B . O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BRAZ, I. A. D.. VISÍVEIS E IGNORADOS - AQUELES QUE MUITOS CONHECEM E POUCOS RECONHECEM. SER CIGANO NA PARAÍBA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRAZ, I. A. D.; MEDEIROS, J. C . NO CORAÇÃO DA CIDADE - PERCEBER A CIDADE DE CAMPINA GRANDE PELAS SUAS TRIBOS URBANAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BRAZ, I. A. D.. A HISTÓRIA CONTADA PELOS JORNAIS: SER CIGANO EM CAMPINA GRANDE-PB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . VISÍVEIS E IGNORADOS - AQUELES QUE MUITO CONHECEM E POUCO RECONHECEM. SER CIGANOS NA PARAÍBA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BRAZ, I. A. D.; Albuquerque, C,B ; BATISTA, M. R. R . O LUGAR DO OUTRO: REPENSANDO O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BRAZ, I. A. D.. AS DESCRIÇÕES JORNALÍSTICAS - SER CIGANO EM CAMPINA GRANDE-PB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BATISTA, M. R. R ; BRAZ, I. A. D. . O PAPEL DE UM JORNAL PARAIBANO NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS CIGANOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . UM JORNAL DESCREVENDO OS CIGANOS EM CAMPINA GRANDE ? PB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS CIGANOS A PARTIR DO JORNAL DIÁRIO DA BORBOREMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . QUEM SÃO, O ONDE ESTÃO AS COMUNIDADES CIGANAS NA PARAÍBA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BRAZ, I. A. D.; MEDEIROS, J. C ; BATISTA, M. R. R ; CUNHA, J.R . A RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL NO TRABALHO DE CAMPO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BRAZ, I. A. D.; SILVA, G. C. ; BATISTA, M. R. R ; Albuquerque, C,B ; MEDEIROS, J. C . RACISMO Á BRASILEIRA: DISCUTINTO AS DESIGUALDADES SOCIAIS E RACIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BRAZ, I. A. D.; MEDEIROS, J. C ; CUNHA, J.R . QUEM PESQUISA QUEM? A RELAÇÃO PESQUISADOR-INFORMANTE E O TRABALHO DE CAMPO NA ANTROPOLOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAZ, I. A. D.; BATISTA, M. R. R . Minicurso: Racismo a Brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRAZ, I. A. D.; MEDEIROS, J. C . Oficina Racismo a Brasileira e Temática indígena na escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BRAZ, I. A. D.; Albuquerque, C,B ; BATISTA, M. R. R ; MEDEIROS, J. C . O ensino de história e cultura indígena na escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BRAZ, I. A. D.; MEDEIROS, J. C . Minicurso: Funcionalismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Congresso).

2.
13º ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UFPE. 2013. (Encontro).

3.
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADES E ALTTERIDADESS E. 2013. (Congresso).

4.
IV REA ABANNE. 2013. (Congresso).

5.
28ª reunião Brasileira de antropologia. 2012. (Congresso).

6.
28ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 2012. (Outra).

7.
V SEMINÁRIO DO LEME. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAZ, I. A. D.; Albuquerque, C,B . Pet de A a Z. 2013. (Outro).

2.
BRAZ, I. A. D.; Albuquerque, C,B . Minicurso: Lúcia e Irene: da flor ao fruto. 2013. (Outro).

3.
BRAZ, I. A. D.; Albuquerque, C,B . PET de A a Z. 2012. (Outro).

4.
BRAZ, I. A. D.; Albuquerque, C,B . Minicurso: A organização de Mapas cognitivos adaptados à medidas qualitativas. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 3:34:02