Luís Guilherme Fagundes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5553533336847251
  • Última atualização do currículo em 24/02/2018


Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel e licenciado em História pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA). Durante a graduação participou junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) dos projetos de pesquisa: Desastres ambientais e políticas públicas em Santa Catarina sob o viés da História Ambiental; e As Florestas com Araucárias no Cone Sul e a alteração das paisagens, ambos sob a orientação da professora Drª Eunice Sueli Nodari. Atualmente realiza pesquisas na área de história ambiental, principalmente a respeito da temática dos desastres socioambientais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luís Guilherme Fagundes
Nome em citações bibliográficas
FAGUNDES, L. G.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desastres ambientais e políticas públicas na microrregião de Florianópolis: uma história das enxurradas e das inundações (1970-2000),Orientador: Eunice Sueli Nodari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A construção das enchentes como desastres ambientais em Palhoça: do final do século XIX à grande enchente de 1995.
Orientador: Eunice Sueli Nodari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Cursos Extracurriculares de Línguas Estrangeiras d. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
As Florestas com Araucárias no Cone Sul e a alteração das paisagens
Descrição: O projeto visa investigar o processo histórico de transformação das paisagens ocorridas nas áreas de Florestas com Araucárias no Cone Sul (Estados do Sul do Brasil e na Província de Misiones na Argentina) que foram ocupadas por imigrantes europeus e seus descendentes a partir de 1870. O enfoque está centrado nas Florestas com Araucárias no Cone Sul, áreas inseridas no bioma Mata Atlântica, e cujo processo de colonização foi semelhante. Grande parte das áreas que estamos propondo pesquisar, no século XIX e parte do século XX, ainda estava cobertas por duas florestas: a Floresta Estacional Decidual (FED) e a Floresta Ombrófila Mista (FOM) ou Floresta com Araucárias. A História Ambiental nos permite ousar e ultrapassar fronteiras que, afinal, são fluídas e são traçadas pelos humanos que assim as veem; já os demais seres que a História Ambiental se propõe a estudar não observam estas barreiras. Escrever uma história das alterações antrópicas da paisagem implica avaliar os efeitos dos grupos adventícios num bioma hospedeiro. Assim, a introdução de plantas exóticas, de animais, a transformação de áreas florestais em áreas de agricultura intensiva ou em campos de pastagens e, por conseguinte, a redução da biodiversidade permite compreender melhor a amplitude das ações (in)voluntárias dos colonizadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Desastres Ambientais e políticas públicas em Santa Catarina sob o viés da História Ambiental
Descrição: Em Santa Catarina, apesar dos inúmeros desastres naturais que têm atingido o Estado, historicamente eles têm sido tratados como fenômenos independentes, sem grandes correlações. Este projeto tem como objetivo principal discutir e analisar os diferentes desastres naturais, com especial atenção às enchentes, aos deslizamentos e enxurradas, às estiagens, aos vendavais (aparecem constantemente em relatos) aos ciclones extratropicais e aos tornados, ocorridos no Estado no século XIX, XX e início do século XXI, culminando com o evento que trouxe, novamente Santa Catarina para a mídia nacional, os deslizamentos de terra e as enchentes de novembro de 2008. De modo geral, os desastres naturais são determinados a partir da relação entre o homem e a natureza. Em outras palavras, desastres naturais resultam das tentativas humanas em dominar a natureza - que, em sua maioria, acabam derrotadas. Além do que, quando não são aplicadas medidas para a redução dos efeitos dos desastres, a tendência é aumentar a intensidade, a magnitude e a freqüência dos impactos. Assim, grande parte da história da humanidade foi influenciada pela ocorrência de desastres naturais, principalmente os de grande magnitude. Nas últimas décadas, o número de registros de desastres naturais em várias partes do mundo vem aumentando consideravelmente. E em Santa Catarina a situação não é diferente. Isto se deve, principalmente, ao aumento da população, à ocupação desordenada e ao intenso processo de urbanização e industrialização. Dentre os principais fatores que contribuem para desencadear estes desastres nas áreas urbanas destacam-se a impermeabilização do solo, o adensamento das construções, a conservação de calor e a poluição do ar. Enquanto que nas áreas rurais, destacam-se a compactação dos solos, o assoreamento dos rios, os desmatamentos e as queimadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - 2014
Periódico: Esboços


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FAGUNDES, L. G.2018 FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . As Inundações na Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Santa Catarina ? Brasil. REVISTA INCLUSIONES - REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES, v. 5, p. 93-120, 2018.

2.
FAGUNDES, L. G.2013FAGUNDES, L. G.; KLAUCK, A. . O deslizamento no Morro da Mariquinha, em Florianópolis/SC. REVISTA HISTÓRIA CATARINA, v. 1, p. 37-42, 2013.

3.
FAGUNDES, L. G.2013FAGUNDES, L. G.. O que nos contam os periódicos: os desastres ambientais em Santa Catarina de meados do século XIX até o XX.. Revista Santa Catarina em História, v. 7, p. 61-69-69, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Do "murmúrio das negras águas" à "maior chuva do século": uma história das enchentes em Palhoça-SC (1856-1995). In: Eunice S. Nodari; Marcos A. Espíndola; Alfredo R. S. Lopes. (Org.). Desastres Socioambientais em Santa Catarina. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2015, v. , p. 95-121.

2.
FAGUNDES, L. G.; ESPÍNDOLA, Marcos Aurélio ; SILVA LOPES, A. R. ; NODARI, Eunice Sueli . Vulnerabilidade, segregação espacial e risco: o desplacamento da rocha e a percepção dos moradores no Morro da Mariquinha - Florianópolis (SC). In: Eunice S. Nodari; Marcos A. Espíndola; Alfredo R. S. Lopes. (Org.). Desastres Socioambientais em Santa Catarina. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2015, v. , p. 182-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAGUNDES, L. G.. Os desastres e os números: enchentes na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (1980-1999). In: VIII Semana Acadêmica de História 'Desafios Históricos: Embates, Traumas e Práticas', 2017, Florianópolis. Anais da VIII Semana Acadêmica de História - 'Desafios Históricos: Embates, Traumas e Práticas', 2017.

2.
FAGUNDES, L. G.. O crescimento urbano e a intensificação das enchentes em Palhoça-SC nos anos 1990. In: 4º Simpósio de HIstória Ambiental e Migrações, 2016, Florianópolis. Anais do 4º Simpósio de HIstória Ambiental e Migrações, 2016.

3.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Agricultura catarinense em estado de emergência: a estiagem de 1995 sob o viés da História Ambiental. In: XV Encontro Estadual de História da Anpuh-SC, 2014, Florianópolis. Anais do XV Encontro Estadual de História ?1964-2014: Memórias, Testemunhos e Estado?, 11 a 14 de agosto de 2014, UFSC, Florianópolis, 2014.

4.
KLAUCK, A. ; FAGUNDES, L. G. . ?Devoção ao Rosário e Festas de Africanos na Ilha?: Educação Patrimonial e Ensino de História de Povos Africanos e Afrodescendentes em Desterro no século XIX. In: I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - ?Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados?, 2013, Florianópolis. Anais do I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - ?Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados, 2013.

5.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . As percepções do desastre: o desplacamento no Morro da Mariquinha em Florianópolis-SC. In: XIV Encontro Estadual de História, 2012, Florianópolis. Encontro Estadual de História (ANPUH-SC) Anais eletrônicos, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Desastres ambientais e políticas públicas em Santa Catarina sob o viés da História Ambiental. In: 3° Simpósio de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis. Anais do 3° Simpósio de História Ambiental e Migrações, 2014.

2.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli ; LAVRATTI, Cristhina Boni . Desastres Ambientais em Santa Catarina: a perspectiva dos periódicos da segunda metade do século XIX até o início do XIX. In: 2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012, Florianópolis. Anais do 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FAGUNDES, L. G.. Desastres Ambientais em Santa Catarina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FAGUNDES, L. G.. Vinte anos de desastres: as enchentes na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (1980-1999). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FAGUNDES, L. G.. Os desastres e os números: enchentes na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (1980-1999). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FAGUNDES, L. G.. Ocupação humana, urbanização e inundações: o caso de Palhoça. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FAGUNDES, L. G.. O crescimento urbano e a intensificação das inundações em Palhoça-SC nos anos 1990. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Transformações da paisagem no Cone Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Agricultura catarinense em estado de emergência: a estigem de 1995 sob o viés da História Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Desastres ambientais e políticas públicas em Santa Catarina sob o viés da História Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . A história de Santa Catarina contada por meio dos desastres ambientais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FAGUNDES, L. G.; KLAUCK, A. . Irmandades religiosas e festas de africanos em Desterro: experiências de Educação Patrimonial no Ensino de História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FAGUNDES, L. G.; KLAUCK, A. . 'Devoção ao Rosário e festas de africanos na Ilha': Educação Patrimonial e Ensino de História de povos africanos e afrodescendentes em Desterro no século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Quem é o culpado? As enchentes de Santa Catarina através da análise da imprensa escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . As percepções do desastre: o desplacamento no Morro da Mariquinha em Florianópolis-SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
FAGUNDES, L. G.; NODARI, Eunice Sueli . Desastre Ambientais em Santa Catarina: a perspectiva dos períodicos da segunda metade do século XIX até o início do XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FAGUNDES, L. G.; KLAUCK, A. ; LIMA, A. B. ; DINIZ, J. N. B. ; ROSSI, E. M. Z. ; CALLADO, G. F. . História Ambiental: Perspectivas de abordagens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Catarinense de Gestão de Riscos de Desastres e Logística Humanitária. 2017. (Encontro).

2.
Semana Acadêmica de História da UFSC.Coordenador do Simpósio Temático - "Temas de História Moderna". 2017. (Outra).

3.
VIII Semana Acadêmica de História - "Desafios Históricos: Embates, Traumas e Práticas".Os desastres e os números: enchentes na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (1980-1999). 2017. (Outra).

4.
VIII Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente e III Escola de Pós-Graduação da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA).Vinte anos de desastres: as enchentes na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (1980-1999). 2017. (Simpósio).

5.
4º Simpósio de HIstória Ambiental e Migrações.O crescimento urbano e a intensificação das inundações em Palhoça-SC nos anos 1990. 2016. (Simpósio).

6.
Ciência e ética: uma história de conflito. 2016. (Outra).

7.
I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres. Ocupação humana, urbanização e inundações: o caso de Palhoça. 2016. (Congresso).

8.
II Colóquio: "Vão-se os dedos, com quem ficam os anéis?" Perspectivsa multidisciplinares de pesquisa em arquivos e coleções.. 2016. (Outra).

9.
Mídia comercial e mídia popular: duas miradas sobre o golpe. 2016. (Outra).

10.
Migração internacional, Guerra Fria e as estratégias de desenvolvimento no Brasil. 2016. (Outra).

11.
XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Simpósio).

12.
24º Seminário de Iniciação Científica da UFSC.A história de Santa Catarina contada por meio dos desastres ambientais. 2014. (Seminário).

13.
3° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Desastres Ambientais e políticas públicas em Santa Catarina sob o viés da História Ambiental. 2014. (Simpósio).

14.
XV Encontro Estadual de História da Anpuh-SC.Agricultura catarinense em estado de emergência: a estiagem de 1995 sob o viés da História Ambiental. 2014. (Encontro).

15.
23º Seminário de Iniciação Científica."Quem é o culpado"? As enchentes de Santa Catarina através da análise da imprensa escrita. 2013. (Seminário).

16.
II Congresso Internacional de História Regional: Relações Estado-Sociedade na América Latina. O desastre de Natal: a enchente de 1995 em Santa Catarina - Brasil. 2013. (Congresso).

17.
III Workshop Internacional de História do Ambiente - História do Ambiente e Educação Ambiental. 2013. (Congresso).

18.
I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - ?Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados.?Devoção ao Rosário e Festas de Africanos na Ilha?: Educação Patrimonial e Ensino de História de Povos Africanos e Afrodescendentes em Desterro no século XIX. 2013. (Simpósio).

19.
IV Seminário de Estágios em História Ensino de História: experiências, saberes e práticas em múltiplos espaços.?Devoção ao Rosário e Festas de Africanos na Ilha?: Educação Patrimonial e Ensino de História de Povos Africanos e Afrodescendentes em Desterro no século XIX. 2013. (Seminário).

20.
22º Seminário de Iniciação Científica da UFSC.Desastres ambientais em Santa Catarina: a perspectiva dos periódicos da segunda metade do século XIX até o início do XXI.. 2012. (Seminário).

21.
2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Desastres Ambientais em Santa Catarina: a perspectiva dos periódicos da segunda metade do século XIX até o início do XIX. 2012. (Simpósio).

22.
África: Ilhas de História. 2012. (Outra).

23.
Congresso sobre Agrotóxicos: A Nossa Saúde e o Meio Ambiente em Questãon. 2012. (Congresso).

24.
XIV Encontro Estadual de História da Anpuh-SC.As percepções do desastre: o desplacamento no Morro da Mariquinha em Florianópolis-SC. 2012. (Encontro).

25.
I Congresso Internacional de História Regional Mercosul: integração e desencontros. 2008: a História se repete no Vale do Itajaí?. 2011. (Congresso).

26.
II Workshop Internacional de História do Ambiente: Desastres Ambientais, sustentabilidade e Gisday. 2011. (Oficina).

27.
II Workshop Internacional de História do Ambiente: desastres ambientais e sustentabilidade e sustentabilidade e Gisday. 2011. (Outra).

28.
Meio-ambiente em perspectiva: entre incertezas e seguranças. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NODARI, Eunice Sueli ; KLUG, J. ; FAGUNDES, L. G. . 4º Simpósio de História Ambiental e Migrações. 2016. (Congresso).

2.
NODARI, Eunice Sueli ; KLUG, J. ; GERHARDT, M. ; FAGUNDES, L. G. . 3° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 2014. (Congresso).

3.
NODARI, Eunice Sueli ; FAGUNDES, L. G. . 2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 2012. (Congresso).

4.
FREITAS, Mário ; TORRINELLI, Marlene ; FAGUNDES, L. G. . II Workshop Internacional de História do Ambiente: desastres ambientais e sustenta e Gisday. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 16:03:24