Paulo César Caminha Ramos Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4264195458313605
  • Última atualização do currículo em 07/02/2018


Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciado em Ciências Sociais e bacharel em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área dos estudos antropológicos, especialmente em Antropologia da Religião, com ênfase em metodologia antropológica e etnografia em grupos religiosos. Possui ainda experiência em ministrar aulas de Sociologia e/ou Antropologia em diversos contextos como, por exemplo, ensino médio e cursos preparatórios. Atualmente é Analista Pedagógico de Sociologia do Bernoulli Sistema de Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo César Caminha Ramos Filho
Nome em citações bibliográficas
RAMOS FILHO, P. C. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Examine a consciência: o acesso ao conhecimento na doutrina do Santo Daime,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcelo Ayres Camurça Lima.
Bolsista do(a): Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2009 - 2017
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Controles e pontos de vista: considerações metodológicas para antropólogos ayahuasqueiros.
Orientador: Marcelo Ayres Camurça Lima.
2009 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Atuação Profissional



Bernoulli Sistema de Ensino, BSE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Pedagógico de Sociologia, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável por analisar e executar projetos propostos relacionados ao material didático de Sociologia. A atividade envolve a emissão de parecer técnico, quando aplicável, zelando pela correção conceitual e didático-pedagógica dos materiais, visando a qualidade pedagógica e teórica do produto final.


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Participação no Grupo de Pesquisa Antropologia das Fronteiras Conceituais, que reúne pesquisadores em antropologia dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Ciências da Religião e de diversos departamentos da UFJF. O objetivo dos pesquisadores e estudantes reunidos no grupo de pesquisa Antropologia das Fronteiras Conceituais aponta para a descrição de processos e técnicas em diferentes sistemas conceituais, voltados à seleção e à manipulação de conceitos oriundos de seu exterior (outra sociedade, outra classe social, outra instância cultural ou ideológica). De início, estabelecemos alguns campos etnográficos, definidos seja em comunidades urbanas, rurais, indígenas ou de outras minorias: frentes pioneiras, de expansão, zonas de imigração, roteiros turísticos e de lazer; missões religiosas, científicas e civilizatórias (inclusive indigenistas); projetos de desenvolvimento, programas de modernização, políticas públicas; vanguardas políticas, movimentos culturais, novos estilos artísticos, modas e estrangeirismos.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
O Núcleo de Estudos da Religião, Cultura e Sociedade tem como objetivo a investigação das características e dinâmica dos fenômenos religiosos no Brasil. Considerando a importância da religião para a compreensão dos processos sociais e culturais, busca-se analisar as interfaces entre a religião com a sociedade, cultura e espaço público no país dentro da contemporaneidade. Também será contemplado o contexto dos processos históricos de formação das diversas tradições religiosas, assim como a dimensão da experiência religiosa e da esfera simbólica que reside no âmago destas tradições.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O projeto versou sobre a construção do Plano Diretor da cidade de Lima Duarte, Minas Gerais.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica BIC/UFJF, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - 12/2014
Estágios , Instituto de Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio Docência na disciplina Estudos Culturais, sob orientação da Doutora Natália Gaspar. A disciplina foi oferecida para os cursos de Odontologia, Artes, Jornalismo e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas..

Prefeitura de Juiz de Fora, PJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor no Curso Preparatório para Concurso, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de sociologia para as turmas de Enem e Pism.

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia para Enem e Pism
03/2014 - 11/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia para Enem e Pism

Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico do Estado de MG

Atividades

03/2016 - 04/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia para as turmas do Ensino Básico do Estado de Minas Gerais

Câmara Municipal de Juiz de Fora, CMJF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por assessorar o sociólogo da Câmara Municipal de Juiz de Fora em projetos, tais como: Parlamento Jovem, Câmara Mirim e Câmara Itinerante.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Entre o campo religioso e o espaço público: fronteiras conceituais e empíricas das religiões no Brasil contemporâneo
Descrição: A meta e a relevância desta pesquisa - que visa relacionar os planos do campo religioso e do espaço público - é buscar ir ao encontro do desafio proposto por Paula Montero (1999) qual seja contribuir para a elaboração de uma teoria de maior fôlego, capaz de propor em novas bases as relações entre cultura e sociedade (1999: 362). Para a autora, o campo de estudos da religião [no Brasil] se encontra fracionado [entre uma perspectiva mais sociológica e outra mais antropológica] (...) incapaz de construir uma problemática que associe uma leitura fina dos processos de significação à análise das determinações mais estruturais que orientam a ação social (1999: 347). Para ela, esse vazio que separa o mundo das significações de suas determinações estruturais só pode ser coberto pela captura das mediações existentes entre ambos (grifo meu, 1999:362). Desta forma, o objetivo da pesquisa é de chegar às mediações e relações entre os dois planos do campo religioso e do religioso no espaço público . Ela visa, através de uma contextualização por meio de mapeamento institucional dos espaços públicos ocupados pelas religiões, suas estratégias, seus embates e antagonistas conjuga-la com a dimensão da construção do significado que permeia e oferece a principal motivação para sua condução dentro do lugar público na busca por influir na sociedade maior. Enfim, enfocar de forma relacional os níveis institucional e experiencial na suas particularidades e na sua interdependência.Mas a proposta de colocar em relação os dois planos não significa apaziguamento e neutralização das tensões que podem resultar do cotejo entre eles, tanto do ponto de vista temático, quanto daquele teórico-metodológico. Ao contrário, as tensões, devem ser consideradas, em alguma medida, como parte constitutiva desta minha proposta, resultando numa articulação tensa e polarizada mas com sua produtividade. Para levar a cabo a idéia do Projeto, procurarei então, ampliar a interlocução com autores que protagonizaram pesquisas e reflexões sobre o lugar da religião ora no seu campo próprio, ora no espaço público e que criticaram os efeitos que a prevalência de um destes domínios sobre outro acarretou para uma compreensão mais refinada da realidade que estudaram.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo César Caminha Ramos Filho - Integrante / Vanessa Aparecida da Silva - Integrante / Marcelo Ayres Camurça Lima - Coordenador.
2012 - Atual
Dimensões das Religiões no Brasil: porosidades, competições e presença pública
Descrição: O Projeto busca traçar um panorama geral das principais religiões com inserção social no Brasil: catolicismo, protestantismo, kardecismo, religiões afro-brasileiras e "nova era". Após uma pesquisa sobre o panorama do campo religioso brasileiro e sua dinâmica, a partir de textos de especialistas em Antropologia e Sociologia da Religião no Brasil, procurar-se-á pesquisar questões de: história, identidade, características gerais e estrutura de cada uma destas religiões na sua relação e penetração no contexto sócio-cultural do país. Em seguida o Projeto visa discutir os critérios teóricos pelos quais se formulou o conceito de campo religioso ; assim como, as teorias elaboradas no Brasil - a partir de pesquisas empíricas para detectar a estrutura e dinâmica do nosso campo religioso e buscar uma comensurabilidade (histórica, social e cultural) entre as religiões e seus membros, praticadas no país. Desta forma, a estrutura e a dinâmica do campo religioso brasileira poderão ser vistas pelas chaves do: erudito x popular; tradição x modernidade; hegemonia x pluralismo; institucionalização x desinstitucionalização, sincretismos, trânsitos e/ou competições e conflitos. Por fim, serão apresentadas as interfaces e interpenetrações do campo religioso brasileiro com outros campos e com o espaço público, no sentido de transpor os contornos deste campo, para além das questões propriamente religiosas , buscando mútuas influências e co-participações com outras esferas da sociedade brasileira, na constituição de seu perfil. Nesta perspectiva, este Projeto visa discutir a presença das religiões no espaço público, sua relação com o Estado enquanto instância reguladora de sua presença plural e do relacionamento destas entre si e com outras instituições públicas e privadas. Temas como: laicidade, intolerância e conflito religioso serão analisados sempre no contexto do caso brasileiro. Em seguida serão examinados o perfil das religiões tradicionais e das novas religiosidades e movimentos religiosos em sua interação, no sentido de detectar-se continuidades e descontinuidades, tensões e porosidades, permanências e mudanças, destas entre si e com a sociedade envolvente. Também serão considerados numa abordagem mais alargada os processos que situaram o lugar da religião diante das sociedades ocidentais modernas e os conceitos teóricos que buscaram dar conta desse fenômeno. Procuraremos estabelecer um debate privilegiado com as noções de secularização e laicidade construídas para explicar mas também para legitimar a consolidação de uma modernidade vitoriosa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Paulo César Caminha Ramos Filho - Integrante / Vanessa Aparecida da Silva - Integrante / Marcelo Ayres Camurça Lima - Coordenador.
2011 - 2012
O registro de Interações e suas Possibilidades Analíticas na Etnometodologia. Etapa II.
Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende investigar e refletir sobre o uso de metodologias qualitativas, sobretudo a gravação de interações reais no desenvolvimento de um trabalho específico dentro da teoria da ação, sob a luz da etnometodologia; dando continuidade a um conjunto de pesquisas anteriores. A proposta pretende discutir algumas possibilidades de pesquisa com o foco em dois dos seus conceitos chave: indexação e formulação, para o estudo de casos empíricos de ação. Os conceitos serão discutidos teoricamente e aplicados a analise de algumas interações empíricas que compõem contextos institucionais variados como conselhos municipais e associações de bairro, usando a metodologia de comparação dos registros reais com as atas finais dos conselhos. Tentar-se-á então pensar a participação política como uma prática internacional e como uma identidade subjetivada pelos participantes. A pesquisa usou como base leituras sobre o tema da participação e conceitos interacionais, o trabalho esta tendo desdobramentos diretos em investigações atuais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Plano Diretor de Lima Durte
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Paulo César Caminha Ramos Filho - Integrante / Paulo Cesar Pontes Fraga - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOARIN, F. V. S. G.2017BOARIN, F. V. S. G. ; RAMOS FILHO, P. C. C. . Antropologia e literatura: diálogos sobre experiências psicoativas. CSONLINE - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 24, p. 148-171, 2017.

2.
RAMOS FILHO, P. C. C.2016RAMOS FILHO, P. C. C.. Notas metodológicas e experiência etnográfica em uma pesquisa sobre o Santo Daime. SACRILEGENS, v. 13, p. 91-110, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS FILHO, P. C. C.. 'E os hinos estão ensinando': a música na cosmologia daimista.. In: 1º CONACIR e 4ª Semana de Ciência da religião da UFJF, 2015, Juiz de Fora. Anais do CONACIR. Juiz de Fora: PPCIR-UFJF, 2015. v. 1. p. 489-496.

2.
RAMOS FILHO, P. C. C.. Considerações etnográficas e metodológicas em uma pesquisa sobre o Santo Daime. In: Quarta Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015, Juiz de Fora. Anais da 4ª Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015. p. 1275-1289.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS FILHO, P. C. C.. 'E os hinos estão ensinando': a música na cosmologia daimista.. In: 1 ª Congresso Nacional de Graduações e Pós- Graduaçãos em Ciência (s) da (s) Religião (ões) (CONACIR) - 4ª Semana de Ciência da Religião - PPCIR/UFJF, 2015, Juiz de Fora. Caderno de Resumos da 4ª Semana de Ciência da Religião - PPCIR-UFJF / 1ª CONACIR. Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 131-131.

2.
RAMOS FILHO, P. C. C.; DORINI, J. . Trote estudantil: A Perspectiva de um Rito Contemporâneo. In: I Seminário da Cátedra Werneck Vianna/ II Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF, 2010, Juiz de Fora. Cadernos de Resumo do I Seminário da Cátedra Werneck Vianna/ II Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais UFJF, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS FILHO, P. C. C.. Plantas de poder em perspectiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RAMOS FILHO, P. C. C.. 'E os hinos estão ensinando': a música na cosmologia daimista.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMOS FILHO, P. C. C.. Considerações etnográficas e metodológicas em uma pesquisa sobre o Santo Daime. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, M. G. M. ; RAMOS FILHO, P. C. C. . Repensar a democracia para democratizar a democracia: uma análise da democracia em movimento.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, M. G. M. ; CUNHA, S. M. ; RAMOS FILHO, P. C. C. . As Interações Sociais e os Microfundamentos da Participação e da Deliberação na Democracia Local. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RAMOS FILHO, P. C. C.; DORINI, J. . Trote estudantil: A Perspectiva de um Rito Contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4ª Semana de Ciência da Religião - PPCIR-UFJF / 1ª CONACIR. "E os hinos estão ensinando": a música na cosmologia daimista.. 2015. (Congresso).

2.
Quarta Jornada de Ciências Sociais. Considerações etnográficas e metodológicas em uma pesquisa sobre o Santo Daime. 2015. (Congresso).

3.
Anpocs. 2014. (Congresso).

4.
II Jornada de Ciências Sociais. 2013. (Congresso).

5.
V Graduação em Foco.Repensar a democracia para democratizar a democracia: uma análise da democracia em movimento.. 2012. (Encontro).

6.
Anpocs. 2011. (Congresso).

7.
Anpocs. 2010. (Congresso).

8.
Direito e Saúde na Política. 2010. (Encontro).

9.
I Seminário da Cátedra Werneck Vianna - II Seminário de pós graduação em ciências sociais - UFJF.Trote Estudantil: A Perspectiva de um Rito Contemporâneo. 2010. (Seminário).

10.
XII Semana de Ciências Sociais - UFJF. 2010. (Encontro).

11.
Anpocs. 2009. (Congresso).

12.
XI Semana de Ciências Sociais - UFJF. 2009. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:13:07