Jean Carlos da Silva Roveri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1462584620906445
  • Última atualização do currículo em 21/11/2017


Possui graduação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Assis (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Espanhola. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (2013). Tem interesse pela área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e seus desdobramentos nos documentos oficiais. Possui experiência e vivência na língua espanhola, tendo vivido diferentes períodos na Argentina, onde estudou na Universidad Nacional de Cuyo, UNCuyo (2010), e na Espanha. Nessa última, desenvolveu pesquisa de campo a fim de identificar como se comportam os adolescentes espanhóis frente as formas de tratamento, além de ter realizado um curso de capacitação profissional (2014). Atualmente é professor no Instituto Federal de São Paulo - IFSP, campus Avaré, e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) local. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jean Carlos da Silva Roveri
Nome em citações bibliográficas
ROVERI, J. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Avaré.
Avenida Professor Celso Ferreira da Silva
Jardim Europa I
18707150 - Avaré, SP - Brasil
Telefone: (14) 37310300
URL da Homepage: https://avr.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Faculdades XV de Agosto, XV AGOSTO, Brasil.
Título: A diversidade cultural no Ensino Fundamental I.
Orientador: Elaine Martini.
2012 - 2013
Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras. (Carga Horária: 360h).
Universade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Tranferência e Interferência da Língua Materna na Aprendizagem de Vocabulário do Espanhol como Língua Estrangeira.
Orientador: Otávio Goes de Andrade.
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Mozarteum de São Paulo, FAMOSP, Brasil.
Título: O papel da família e do Estado numa educação democrática e humanizadora.
Orientador: Irene Pereira de Oliveira Stenze Rimonatol.
2007 - 2011
Graduação em Letras - Espanhol.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
A redação no vestibular Unicamp. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
La presentación de los pronombres personales en la clase de ELSE. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Taller de corrección de escritos CELU. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Nivel C1. (Carga horária: 40h).
Fundación de la Lengua Española, FLE, Espanha.
2010 - 2010
Literatura Argentina. (Carga horária: 80h).
Universidad Nacional de Cuyo, UNCUYO, Argentina.
2010 - 2010
Producción Oral y Escrita. (Carga horária: 100h).
Universidad Nacional de Cuyo, UNCUYO, Argentina.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Avaliador na Comissão do Processo Seletivo.
08/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Campus Avaré, .

Atividade de extensão realizada
Curso preparatório para ingresso no IFSP: superando a defasagem na formação do aluno do 9º ano do Ensino Fundamental II.
07/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
06/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Avaré, .

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro deliberativo do Colegiado de Letras.
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Avaré, .

02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gramática e Redação
Língua Espanhola
09/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da equipe organizadora do pleito à composição da Comissão Local de Elaboração do PDI 2019-2023.
03/2017 - 07/2017
Extensão universitária , IFSP - Campus Avaré, .

Atividade de extensão realizada
Redação acadêmica e científica.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Texto I
Teoria da Literatura

Faculdade Drummond, DRUMMOND, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32

Atividades

08/2015 - 01/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
08/2015 - 01/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Portuguesa

Colégio Santa Catarina de Sena, CSCS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 12

Atividades

01/2015 - 01/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
01/2015 - 01/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Colégio Marechal, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 25

Atividades

02/2015 - 08/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Nossa Senhora da Lapa, NSL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 4

Atividades

02/2014 - 08/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Núcleo de Treinamento Corporativo, NTC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol in Company, Carga horária: 30

Atividades

01/2014 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola in company

Torre de Babel Idiomas, TBI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Português para Estrangeiros, Carga horária: 30

Atividades

02/2014 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para Estrangeiros

Colégio Santos Anjos, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Colégio Ressurreição Santa Maria, APER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

01/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Tutores - Reforço Escolar Multidisciplinar, TUTORES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Escola Estadual Prof. Ernani Rodrigues, G.E., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32


Centro Nacional Integrado de Cursos, CENAIC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


EMEIF Prof. João Luís Galvão Ribeiro, PRIMECÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Os clássicos literários em sala de aula

Objetivo: A educação básica tem enfrentado sérios problemas relacionados ao baixo índice de leitura. Diante de tal cenário e visando a apropriação igualitária e democrática do ensino, pensamos em discutir e desenvolver habilidades e competências pouco trabalhadas e aprimoradas, incentivando práticas de leitura dos clássicos literários no decorrer da educação básica. Acreditamos que a leitura de um texto exige do aluno algo além do conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores, havendo a mobilização de diversas estratégias que contribuam de forma significativa para a construção do sentido do texto..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Práticas de Leitura; Clássicos Literários; Construção de Sentido.
2.
O papel da língua estrangeira no ensino médio integrado ao técnico

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como objetivos investigar como se dá o ensino de língua estrangeira e seus desdobramentos em relação ao Ensino Médio Integrado ao Técnico, afim de compreender a organização curricular, o impacto na formação sociocultural e linguística do aluno e o professor do professor frente a esses processos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Línguas Estrangeiras.
Palavras-chave: Língua Estrangeira; Ensino Médio Integrado ao Técnico; Documentos norteadores; Formação do aluno; Prática docente.


Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Os clássicos literários em sala de aula: desenvolvendo práticas de leitura.
Descrição: O objetivo deste projeto é apresentar os resultados obtidos a partir dos trabalhos realizados pelos graduandos em Letras do Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré, os quais desenvolveram práticas pedagógicas para ampliar a leitura dos clássicos literários em sala de aula. A partir da noção de clássico de Calvino, os alunos elaboraram e (re)criaram estratégias que pudessem despertar o interesse e motivassem a leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Jean Carlos da Silva Roveri - Coordenador / Elida Cristina de Carvalho Castilho - Integrante.
2017 - Atual
A língua estrangeira e seus desdobramentos nos Ensino Médio Integrado ao Técnico
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende investigar como se dá o ensino de língua estrangeira no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e seus desdobramentos em relação ao ensino médio integrado ao técnico, a fim de entender a forma como a instituição insere as disciplinas de inglês e espanhol na grade curricular a partir dos documentos norteadores e como isso impacta na formação geral do aluno como ser crítico e ativo na sociedade do trabalho e para além dela. Dentro dessas perspectivas, vê-se necessário analisar também como o professor encara os processos de ensino e aprendizagem e desenvolve sua prática docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jean Carlos da Silva Roveri - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Redação Acadêmica e Científica
Descrição: O presente projeto tem como intuito desenvolver técnicas de produção de textos a partir de gêneros específicos da área acadêmica e científica, bem como contribuir com a produção e elaboração de citações, referências e todos os elementos determinados pela ABNT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Jean Carlos da Silva Roveri - Coordenador / Geza Thais Rangel e Souza - Integrante.
2017 - Atual
'Abanico': oficinas de cultura hispânica
Descrição: O projeto 'Abanico: oficinas de cultura hispânica' tem como principal objetivo a divulgação da língua espanhola, destacando as suas manifestações culturais, políticas, ideológicas e éticas, e sendo voltado para a comunidade interna e externa do IFSP - Câmpus Avaré. Nesse sentido, semanalmente, nosso público terá a oportunidade de vivenciar, de forma dinâmica e divertida, diferentes aspectos culturais de países que falam espanhol. As oficinas, que serão subdivididas em momentos de conversação e discussão de diferentes temas, e em oficinas práticas, permitirão que seus participantes conheçam mais sobre as tradições e costumes dos habitantes dos países vizinhos ao Brasil e também da Espanha, e, consequentemente, aprenderão mais sobre a própria cultura e tradição brasileira, pois, ao refletirmos sobre a cultura do 'outro', passamos a entender e a compreender melhor as manifestações culturais da nossa região e do nosso país. A elaboração desse projeto se justifica por vários motivos, dentre os quais pode-se destacar o fato de colaborar na formação do futuro docente egresso do nosso Curso de Letras com habilitação em português e espanhol, além de promover o respeito à diversidade cultural ao oferecer uma oportunidade a toda a comunidade de vivenciar diversas culturas, de aprender um novo vocabulário em espanhol, e, ainda, adquirir uma nova visão da língua espanhola e do mundo hispânico e seus habitantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Cursinho Popular ?Djanira da Motta e Silva?
Descrição: O cursinho Popular ?Djanira da Motta e Silva? do IFSP ? ?Campus? Avaré propõe-se à formação acadêmica, cultural e política de jovens e adultos oriundos da escola pública e da parcela da população de baixa renda que habitam o entorno no qual o ?Campus? está situado. Tem como objetivo dar subsídios teóricos para realizar as provas de ingresso em universidades públicas; complementar e aprofundar o conhecimento obtido no Ensino Médio; além de propiciar espaços formativos que sejam atravessados por questões de cunho sócio-cultural, ético e político. O presente projeto será sem fins lucrativos, desenvolvido no período de abril a outubro de 2017, ofertando 40 (quarenta) vagas ao público da região que cursem o 3° ano do Ensino Médio, ou ex-alunos dessa etapa, preferencialmente, em escolas públicas, propiciando formação acadêmica, cultural e política. As aulas referentes às disciplinas da base nacional comum ocorrerão de segunda a sexta-feira no período vespertino, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, e serão ofertadas disciplinas relacionadas às quatro áreas essenciais do conhecimento (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias). No intento de respaldar uma ampla formação, para além de uma abordagem ?conteudista? de ensino, as questões de direitos humanos e cidadania, bem como ética e de meio ambiente, serão trabalhadas transversalmente nas disciplinas de base. Os alunos contarão com atendimento individualizado, no intento de amenizar lacunas em sua formação básica,e plantões de dúvidas junto aos alunos bolsistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Jean Carlos da Silva Roveri - Integrante / Larissa Santos Silva - Coordenador.
2017 - Atual
#partiuIF: curso preparatório para ingresso no IFSP
Descrição: A proposta tem como intenção desenvolver as habilidades e competências fundamentais para lidar em diversas situações-problema com foco principal na leitura, compreensão e interpretação de textos. O atual perfil do aluno ingressante no Instituto Federal tem preocupado bastante, visto a série de dificuldades apresentadas no decorrer do Ensino Médio, fruto da falta de capacidade em lidar com situações-problema que envolvam diversos gêneros textuais, seja simplesmente um texto, como até mesmo cálculos matemáticos. Diante de tal cenário educacional, propomos esse projeto a fim de desenvolver as principais habilidades e competências de leitura, compreensão e interpretação de textos, visando ampliar tais competências quanto à variedade dos gêneros textuais existentes no cotidiano (charge, gráficos, cálculos, etc.)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
ROVERI, J. C. S.. La lectura de los clásicos literarios en el aula: desarrollando prácticas de enseñanza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, F. H. I. ; ROVERI, J. C. S. . A aprendizagem ativa na construção do conhecimento: um relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROVERI, J. C. S.. Um breve panorama teórico-conceitual das formas de tratamento nominais e pronominais do espanhol e os princípios de cortesia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROVERI, J. C. S.. Antropofagia em Cachafaz (1980), de Copi: a Devoração do Poder e da Ordem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROVERI, J. C. S.. A devoração do poder e da ordem em Cachafaz (1980), de Copi. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROVERI, J. C. S.. Transgredindo as normatividades: um teatro da vida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROVERI, J. C. S.. Um "teatro da vida": a visibilidade homossexual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ROVERI, J. C. S.. A sexualidade desviante em Copi. Uma viagem pelo mundo barroco "de las locas".. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Professores de Espanhol do IFSP.A aprendizagem ativa na construção do conhecimento: um relato de experiência. 2017. (Encontro).

2.
III Simposio Internacional de la Cátedra Unesco Lectura y Escritura. La lectura de los clásicos literarios en el aula: desarrollando prácticas de enseñanza. 2017. (Congresso).

3.
Do resumo à apresentação oral: gêneros textuais para a participação em congressos. 2014. (Oficina).

4.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. O uso do par tú/usted do espanhol na produção de alunos adolescentes. 2014. (Congresso).

5.
I Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD. 2011. (Outra).

6.
VI Congresso Brasileiro de Hispanistas e II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. A devoração do poder e da ordem em Cachafaz (1980), de Copi. 2010. (Congresso).

7.
XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Antropofagia em Cachafaz (1980), de Copi: a devoração do poder e da ordem.. 2010. (Congresso).

8.
"Curso" Nova Ortografia no Cotidiano Escolar. 2009. (Outra).

9.
II Seminário Pensando os Gêneros: Desterritorializando as Normatividades "acáYallá". 2009. (Seminário).

10.
XXI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Transgredindo as normatividades: um teatro da vida.. 2009. (Congresso).

11.
IX Seminário de Estudos Literários: Literatura e Imprensa. 2008. (Seminário).

12.
Seminário Brasileiro de Literatura Contemporânea - Caio Fernando Abreu, 60 anos. 2008. (Seminário).

13.
Seminário Cem anos de Guimarães Rosa. 2008. (Seminário).

14.
Seminário Leituras da Modernidade. 2008. (Seminário).

15.
Um exercício de escalas - A ficção de Clarice Lispector. 2008. (Seminário).

16.
XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. A sexualidade desviante em Copi. Uma viagem pelo mundo barroco "de las locas".. 2008. (Congresso).

17.
Encontro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2007. (Encontro).

18.
III Colóquio Internacional do CILBELC "Interminati spazi e sovrumani silenzi: representações do espaço nas visões artísticas". 2007. (Outra).

19.
Seminário Impasses e Potencialidades da Pesquisa Científica no Mundo Contemporâneo. 2007. (Seminário).

20.
III Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2005. (Outra).

21.
VI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2005. (Outra).

22.
VI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOYOS, E. A. C. ; ROVERI, J. C. S. ; CASTILHO, E. C. C. ; FRANCISCO, E. C. ; ANDRADE, F. H. I. ; DALCIM, M. G. F. . Aula Magna do Curso de Licenciatura em Letras. 2017. (Outro).

2.
ROVERI, J. C. S.; SILVA, J. D. B. S. . Técnicas de Negociação em Eventos. 2017. (Outro).

3.
ROVERI, J. C. S.; SILVA, J. D. B. S. . Pesach Judaica. 2016. (Festival).

4.
ROVERI, J. C. S.; SILVA, J. D. B. S. . Grandes Festas Judaicas. 2016. (Festival).

5.
ROVERI, J. C. S.. IV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhol e Hispano-Americana. 2015. (Outro).

6.
ROVERI, J. C. S.. Comissão de Recepção aos Alunos Ingressantes. 2009. (Outro).

7.
ROVERI, J. C. S.. Comissão de Recepção aos Alunos Ingressantes. 2008. (Outro).

8.
ROVERI, J. C. S.. IX Seminário de Estudos Literários: Literatura e Imprensa. 2008. (Outro).

9.
ROVERI, J. C. S.. I Encontro Lúdico dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Ademara Sypriano Candançan da Silva. A variação linguística e a pluralidade cultural e étnica no Brasil. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Mariana Cristina Machado. A pluralidade cultural no Brasil: variações diatópicas. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).

3.
Mateus Dina. Diversidade diatópica no Brasil.. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROVERI, J. C. S.. La lectura de los clásicos literarios en el aula: desarrollando prácticas de enseñanza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOYOS, E. A. C. ; ROVERI, J. C. S. ; CASTILHO, E. C. C. ; FRANCISCO, E. C. ; ANDRADE, F. H. I. ; DALCIM, M. G. F. . Aula Magna do Curso de Licenciatura em Letras. 2017. (Outro).

2.
ROVERI, J. C. S.; SILVA, J. D. B. S. . Técnicas de Negociação em Eventos. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 9:59:42