Neles Maia da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5455035549321232
  • Última atualização do currículo em 21/10/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Mestrado em Ensino de História pelo Programa de Pós-graduação de mestrado profissional em Ensino de História, na Universidade Federal do Pará, no Campus de Ananindeua. Desenvolve pesquisa no campo da história e imagem, ensino de história, charges e consciência histórica.Tem experiência na área da História Antiga, Medieval e Ensino de História com ênfase em temas como Cristianismos, Helenismo, Judaísmos, Igreja, Império Romano e Ensino de História, Didática e Metodologia de Ensino de história. Atuou sob orientação do professor Dr. Thiago de Azevedo Porto, na graduação e mestrado sob orientação da professora Dr.ª Eliane Cristina Soares Charlet. Foi professor substituto de História Antiga e Medieval na Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança entre 2016-2018 e professor de história da prefeitura municipal de São João de Pirabas - PA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neles Maia da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Neles Maia


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Para além do riso: charges, consciência histórica e ensino de história, Ano de Obtenção: .
Orientador: Drª. Eliane Cristina Soares Charlet.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; Charges; Consciência Histórica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
2011 - 2015
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal do Pará Campus Bragança, UFPA, Brasil.
Título: Relações de Poder na construção das identidade cristãs no Império Romano (século IV).
Orientador: Profº. Msc. Thiago de Azevedo Porto.
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio D. João VI, EEEFMDJVI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará Campus Bragança, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Auxiliar, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: História Medieval I - turma 2015 de Bragança (2016); História Antiga I (2016) Tutoria; Metodologia do Ensino de História (2016); História Geral da Educação (2016); História Medieval II (2016); Estágio Supervisionado II (2017); Estágio Supervisionado I (2017); História Medieval I (2017); Seminários de História e Educação (2017); História Antiga I (2017)

Atividades

06/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval I - 2016
História Antiga I - 2016
Metodologia do Ensino de História - 2016
História Geral da Educação - 2016
História Medieval II - 2016
Estágio Supervisionado II - 2017
Estágio Supervisionado I - 2017

SEMED de São João de Pirabas, SEMED-PMSJP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20


Escola Estadual Missionárias de Santa Terezinha, EEMST, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Interdisciplinar (Ciências Humanas), Carga horária: 15
Outras informações
Monitoria em diversas áreas das Ciências Humanas como História, Geografia e Letramento.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Interdisciplinar (Ciências Humanas), Carga horária: 15
Outras informações
Professor Monitor Interdisciplinar: Atuou nas áreas de História, Geografia, Letramento, Reforço Pedagógico.


Cursinho Popular Alternativo, CPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de História Geral, Carga horária: 2
Outras informações
Ministra aulas de História Geral no cursinho popular, que atende jovens gratuitamente, pela Prefeitura Municipal de Bragança - Pará


Prefeitura Municipal de Bragança - PA, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professor de história na modalidade de ensino Modular em comunidades rurais do município de Bragança.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Igreja, Santidade e Poder (séculos X-XIII): ascensão dos processos de canonização
Descrição: Discussão sobre as relações de poder existentes entre as instituições eclesiásticas na Península Ibérica e em Roma. Debates em torno dos processos de canonização de diversos santos. Estudo do contexto da Idade Média Central a Baixa Idade Média..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Neles Maia da Silva - Coordenador / Thiago de Azevedo Porto - Integrante / Rafael Santos Ribeiro - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Educação e Cidadania no Clube de Ciências no Campus Universitário de Bragança
Descrição: O projeto interdisciplinar que visa atuar na contribuições na formação educacional e cidadã de crianças consideradas em vulneralibilidade social. A atuação se dá especialmente nas contribuições com reflexões sobre História, Patrimonio, Debates Sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Neles Maia da Silva - Coordenador / José de Moraes Sousa - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2018
Imagens e História: ensino de história, leituras do passado e consciência histórica
Descrição: Os usos das imagens no meio social são comuns, entretanto foi ignorado como objeto de estudos pelos historiadores por um bom tempo. O historicismo alemão e a corrente positivista francesa imbuíram as pesquisas e produções historiográficas com a exclusividade das fontes escritas (e ainda a limitaram ao aspecto da oficialidade), deixando de fora a riqueza das demais fontes. As contribuições da Escola dos Annales foram fundamentais nesse sentido, pois a partir dessa corrente historiográfica inaugurada por Marc Bloch e Lucien Febvre, os usos de outros tipos de fontes fora se efetivando. No dizer deste último: "A história se faz com documentos escritos, sem dúvida, quando eles existem. Mas ela pode ser feita, ela deve ser feita com tudo o que a engenhosidade do historiador lhe permitir utilizar" (FEBVRE, 1974, p. 21). As tradições historiográficas influenciadas pelos Annales passaram a ver os demais vestígios sejam iconográficos ou materiais como sendo parte do métier do historiador. Nesse sentido, há uma "revolução" na forma de enxergar e tratar as fontes são escritas (BURKE, 1991). As imagens passam a ser vistas sob o olhar crítico e problematizador do historiador. Essa discussão, quando é ligada ao campo do ensino de história, se desdobra em debates metodológicos sobre os usos das imagens enquanto instrumentos didáticos na relação ensino e aprendizagem. Em que medida as imagens mobilizam a consciência histórica e contribui para a didática do ensino de história. Aliás, essa discussão em torno dos aspectos teóricos da consciência histórica e sua essencialidade ou não, suas tipologias e relação com a vida prática dos alunos permeiam de forma intrínseca as discussões principais do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Neles Maia da Silva - Integrante / Eliane Cristina Soares Charlet - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciências Humanas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, Neles Maia2016 SILVA, Neles Maia. Antiguidade Tardia e o Ensino de História: repensando o tempo através de um conceito. História.com, v. 3, p. 55-65, 2016.

2.
SILVA, Neles Maia2016 SILVA, Neles Maia. Educação para além da escola: Reflexões sobre os ambientes não escolares, o Ensino de História e a consciência histórica. Temporalidades, v. 8, p. 409-423, 2016.

3.
SILVA, Neles Maia2014 SILVA, Neles Maia. Igreja, Arianismo e Donatismo: Faces das Heterogeneidades Cristãs no século IV. Roda da Fortuna. Revista Eletrônica sobre Antiguidade e Medievo, v. 3, p. 94-109, 2014.

4.
SILVA, Neles Maia2013 SILVA, Neles Maia. Relações de Poder entre a Igreja e o Império Romano: Divisões Doutrinárias e Movimentos Heréticos nos Primeiros Séculos do Cristianismo (I-IV). História e-História, v. 254, p. História & hist, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
NUNES, Francivaldo ; KETTLE, W. ; SILVA, Neles Maia . Imagem e Ensino de História: uma reflexão sobre a leitura de charges no Ensino Fundamental. In: Francivaldo Nunnes; Wesley Kettle. (Org.). Desafios do Ensino de História e prática docente. 1ed.Pará de Minas, MG: VirtualBooks Editora, 2018, v. 1, p. 233-238.

2.
PADOVANI, E. ; SILVA, Neles Maia . História e Imagem: reflexões sobre as charges e o ensino de história. In: Ernesto Padovani Netto. (Org.). Historiografia e ensino de história: a sala de aula em questão. 1ed.Belém: Amazonica Booksheff, 2018, v. 1, p. 35-54.

3.
Ferreira, R. E. Q ; SILVA, Neles Maia . A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE HISTÓRIA: Reflexões e análise sobre a Medida Provisória 746/2016. In: Rafael Elias de Queiroz Ferreira. (Org.). Entre a Academia e a Sala de Aula: Propostas e discussões sobre o ensino de história. 1ed.Belém: Ximango Educacional, 2017, v. 1, p. 77-89.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Neles Maia. Reforma do Ensino Médio e Ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, Neles Maia. Redes Sociais e o Ensino de História: uma reflexão sobre os usos do Facebook como instrumento didático no ensino de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, Neles Maia. Fronteiras entre a escola e os ambientes não escolares: Uma reflexão sobre Ensino de História, Patrimônio e Consciência Histórica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, Neles Maia. Politeísmo Romano e 'Cristianismos': Cotejos de Resistências no processo de Cristianização do Império Romano no Século IV. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, Neles Maia. Jesus Histórico: Introdução e Diálogos com alguns Autores e Fontes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, R. A. ; SILVA, Neles Maia . Cristianismo e Discurso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, Neles Maia. Identidade Unificada? os cristãos no Império Romano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, Neles Maia. Corroborações Arqueológicas em uma nova construção do antigo Israel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. A. ; SILVA, Neles Maia . Cristianismo e Discurso. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALDEZ, M.; SILVA, Neles Maia; SILVA, D. B. R. N.. Participação em banca de Marcelo Lima Baldez.Histórias e memórias das atividades econômicas nas fazendas Salina e Jabuti em Bragança-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

2.
CHARLET, E. C. S.; SILVA, Neles Maia. Participação em banca de Lenon Figueredo Ferreira.Casamentos "negócios" para vida toda: famílias, bens, casamentos e relações de interesse em Bragança. Final do século XIX e início do XX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

3.
CHARLET, E. C. S.; SILVA, Neles Maia; Lima, Maria Roseane Corrêa Pinto. Participação em banca de Gleyson Carlos Santiago Moraes.Mundo do Trabalho: Um olhar sobre os trabalhadores bragantinos nas décadas de 50 e 60. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

4.
CHARLET, E. C. S.; SILVA, Neles Maia; PONTE, V. S.. Participação em banca de Vanderson Fonseca dos Santos.A Exploração do Calcário em terras capanemenses: entre as realidades do cotidiano fabril e as relações de trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará, campi de Capanema.

5.
Lima, Maria Roseane Corrêa Pinto; SILVA, Neles Maia; PONTE, V. S.. Participação em banca de Érika Sousa Almeida.Sentidos e Experiências da violência contra a mulher em Capanema - PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará, campi de Capanema.

6.
CHARLET, E. C. S.; SILVA, Neles Maia; CHARLET, R. B.. Participação em banca de Emerson Luiz Tavares França.Batalhão Suez - 18º Contigente: os meandros de um processo histórico em um contexto paraense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

7.
SILVA, D. B. R. N.; SILVA, Neles Maia; OLETO, L. S. R.. Participação em banca de Anderson Helder Brito Pereira.Ensino de história e o Cemitério Santa Rosa de Lima, em Bragança (PA): uma experiência de educação patrimonial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

8.
Lima, Maria Roseane Corrêa Pinto; SILVA, Neles Maia. Participação em banca de Álvaro Gomes de Sousa.Imigração Nordestina: práticas e comércio de produtos agrícolas em Capitão Poço (PA) entre 1950 e 1985. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

9.
CHARLET, E. C. S.; SILVA, Neles Maia; SILVA, D. B. R. N.. Participação em banca de Raimunda Auxiliadora Santiago da Costa.Nos trechos da ferrovia: Memórias e sociabilidades na estrada de ferro de Bragança (Tracuateua, 1955-1964). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

10.
SILVA, D. B. R. N.; SILVA, Neles Maia; OLETO, L. S. R.. Participação em banca de Mariano Rocha de Oliveira Neto.Patrimônio, história e memória: Um olhar sobre o patrimônio histórico em Bragança (PA), no século XX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

11.
Lima, Maria Roseane Corrêa Pinto; SILVA, Neles Maia; SILVA, I. R.. Participação em banca de Leônidas Andrade da Silva.Centenário da Assembléia de Deus no Pará: As comemorações da COMIADEPA e da CIMADB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

12.
CHARLET, E. C. S.; SILVA, Neles Maia. Participação em banca de Eleilson Reis Viera.Futebol, história e Memória (1917-1950). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

13.
COSTA, M. N. P.; SILVA, Neles Maia; CHARLET, E. C. S.. Participação em banca de Hozana Teixeira de Oliveira.Ensino de história em São Miguel do Guamá: experiências no ensino fundamental na "década da educação" (1997-2007). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

14.
CHARLET, E. C. S.; SILVA, Neles Maia; CHARLET, R. B.. Participação em banca de Ivaneide dos Santos Sousa.O Processo eleitoral no Brasil Império: o perfil da população votante na vila de Bragança (1822-1837). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

15.
COSTA, M. N. P.; SILVA, Neles Maia; SILVA, D. B. R. N.. Participação em banca de Vânia Albuquerque do Nascimento.A outra face do progresso: indigência na cidade de Bragança (1951-1960). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.

16.
SILVA, D. B. R. N.; SILVA, Neles Maia. Participação em banca de Stffane Magaly Texeira Brito.Devoção e diversão: a festa de nossa senhora do Perpétuo Socorro em Capanema (PA), entre 1950 e 1960.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará, campi de Capanema.

17.
SILVA, D. B. R. N.; SILVA, Neles Maia. Participação em banca de Paulo Tarcísio Moura de Almeida.Frei Hermes para além da batina: histórias e memórias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará, campi de Capanema.

18.
Lima, Maria Roseane Corrêa Pinto; SILVA, K. L. C.; SILVA, Neles Maia. Participação em banca de Maria José Lopes da Silva.História Local e Ensino de História: Um olhar para o município de Bragança - PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Regional de História.O ensino de historia por meio de charges: reflexões e propostas no ensino fundamental. 2018. (Encontro).

2.
I Simpósio das Linhas de Pesquisa do ProfHistória. 2017. (Simpósio).

3.
Simpósio On Line de Ensino de História.Imagem e Ensino de História: uma reflexão sobre a leitura de charges no Ensino Fundamental. 2017. (Simpósio).

4.
Simpósio On Line de Ensino de História. 2017. (Simpósio).

5.
III Encontro Internacional Amazônia: "Entre Rotas, Fronteiras e Conexões".Fronteiras entre a escola e os ambientes não escolares: Uma reflexão sobre Ensino de História, Patrimônio e Consciência Histórica. 2016. (Encontro).

6.
X Simpósio Regional de História da ANPUH-PA.Redes Sociais e o Ensino de História: uma reflexão sobre os usos do Facebook como instrumento didático no ensino de história. 2016. (Simpósio).

7.
ANPUH Regional Pará.Politeísmo Romano e ?Cristianismos?: Cotejos de Resistências no processo de Cristianização do Império Romano no século IV. 2014. (Simpósio).

8.
I Encontro Internacional de História Antiga e Medieval na Amazônia.Igreja, Arianismo e Donatismo: Faces das Heterogeneidades Cristãs no século IV. 2014. (Encontro).

9.
I Encontro de Debates sobre Michel Foucault na Amazônia Oriental.Jesus Histórico: Introdução de Debates com alguns Autores. 2013. (Encontro).

10.
V Encontro de História Antiga e Medieval do Maranhão. Identidade Unificada? Os Cristãos no Império Romano. 2013. (Exposição).

11.
Encontro Internacional "Fronteiras, História e Identidades. 2012. (Encontro).

12.
I Encontro de História Antiga e Medieval do Pará.Corroborações Arqueológicas na Construção do Antigo Israel. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KETTLE, W. ; SILVA, Neles Maia ; PADOVANI, E. . Simpósio Online SOLEHI. 2017. (Outro).

2.
SILVA, R. A. ; PORTO, T. A. ; SILVA, Neles Maia . I Encontro Internacional de História Antiga e Medieval da Amazônia. 2014. (Congresso).

3.
SILVA, D. B. R. N. ; SILVA, Neles Maia . Semana Acadêmica de História - Ingressantes 2014. 2014. (Outro).

4.
SILVA, R. A. ; SILVA, Neles Maia . I Encontro de Debates Sobre Michel Foucault na Amazônia Oriental. 2013. (Congresso).

5.
CHARLET, E. C. S. ; BRITO, A. J. I. ; SILVA, Neles Maia . I Encontro Internacional "Fronteiras, História e Identidades; II Colóquio de História: Fronteiras Bragantinas. 2012. (Congresso).

6.
PORTO, T. A. ; SILVA, Neles Maia . I Encontro de História Antiga e Medieval do Pará. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denilton da Silva Baldez. Ensino de história e história local: reflexões sobre consciência histórica em Augusto Corrêa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança. Orientador: Neles Maia da Silva.

2.
Fabrício Monteiro do Rosário. Invisibilidade do negro na instrução pública da intendência de Bragança (Pará, 1890-1910). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Pará Campus Bragança. Orientador: Neles Maia da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, R. A. ; SILVA, Neles Maia . Cristianismo e Discurso. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:41:39