Paula Camila Pires Cabral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2652156245775652
  • Última atualização do currículo em 18/12/2017


Ola, Sou Paula Pires, Educadora a quase uma década, com experiência em cursos presenciais de Pos-Graduação Lato Sensu, principalmente aqueles voltados a formação profissional docente. Os principais programas de pós graduação dos quais tive maior atuação foram na Uni-Anhanguera (Centro universitário de Goiás), Faculdade Araguaia, Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec) e Formação Continuada do SESI. Atuo também como apresentadora do quadro Retalhos (Educação, Cultura e Tecnologia) do Programa Intervalo de Aula, apresentado aos sábados, na Tv Goiânia Band e patrocinado pela Faculdade Araguaia. A minha titularidade esta descrita a seguir: Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014); Pós-Graduada em Docência Universitaria pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011); Graduada em Turismo e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006); Pedagoga á Distância pela Universidade Paulista UNIP; Membro do GEPCEI (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Educação e Infância) coordenado pelo professor Dr. Romilson Martins Siqueira, Estudante de MBA em Marketing e Negócios Digitais (Faculdade Cambury). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Camila Pires Cabral
Nome em citações bibliográficas
CABRAL;Paula


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: A CULTURA DA INFÂNCIA PELAS LENTES DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Romilson Martins Siqueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2017
Especialização em andamento em MBA MARKETING E ESTRATEGIAS DIGITAIS. (Carga Horária: 350h).
Faculdade Cambury, FAC. CAMBURY, Brasil.
Título: ARTIGO CIENTIFICO.
2010 - 2011
Especialização em Docência Universitaria. (Carga Horária: 405h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: Novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e dilemas da formação docente ..
Orientador: MARIA TEREZA CANESIN GUIMARÃES.
2011
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em TURISMO.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: ROTEIROS BY NIGHT: OPÇÕES POTENCIAIS PARA ATIVIDADE TURÍSTICA EM GOIÂNIA.
Orientador: Larissa Rocha de Rezende.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Gestão de Vendas. (Carga horária: 250h).
Uni-Anhanguera, UNI-ANPEX, Brasil.
2006 - 2006
ISO 9001:2000. (Carga horária: 8h).
SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2005 - 2005
TARIFAS E EMISSÃO INTERNACIONAL BSP. (Carga horária: 90h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AGENTES DE VIAGEM, ABAV, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, FABEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Pós Graduação em Educação, Carga horária: 8


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: COLABORADORA, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA


Centro Universitário de Goiás, Uni-ANHANGÜERA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente da Pós Graduação
Outras informações
Atuação em módulos de Metodologia do Trabalho Científico e Planejamento Estrátegico.


Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Pos graduação, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
O que as crianças pensam sobre o mundo?
Descrição: O projeto intitulado o que as crianças pensam sobre o mundo tem as crianças como sujeitos da pesquisa e suas compreensões sobre o mundo como objetos de estudo. Portanto, situa tanto seus sujeitos, quanto seu objeto, nas esferas da história e da cultura humana. Estudar o que as crianças pensam significa, também, problematizar e investigar a infância, uma vez que não há como deslocar as crianças do seu tempo da vida. Portanto, são objetivos desta pesquisa: a) conhecer a criança contemporânea a partir daquilo que expressa seus modos de viver e se posicionar no mundo; b) contribuir para a construção de políticas e práticas educativas que tenham como ponto de partida os interesses e necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças; c)constituir redes de estudos e pesquisas que qualifiquem os profissionais que trabalham com as temáticas da criança e da infância em diferentes contextos educativos, sejam eles escolares e não escolares. O estudo do tema O que as crianças pensam sobre o mundo objetiva compreender quais os sentidos e significados atribuídos pelas crianças a alguns aspectos que revelam o mundo físico e social. Entende-se por sentido a forma pessoal como cada um compreende o mundo, as relações, as experiências. Já os significados referem-se à cultura, aos valores, as crenças, às idéias e pensamentos acordados e decididos nas relações coletivas. (Vygotsky, 2007) Para empreender este estudo, serão recortados alguns temas que ajudam a elucidar o mundo físico (entendido a partir dos seus aspectos naturais, científicos, históricos e geográficos) e o mundo social (a sociedade, as relações humanas, a produção da cultura). Estes temas, agrupados em diferentes linhas de investigação no interior da pesquisa, serão problematizados e pesquisados por profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, uma vez que o tema requer uma abordagem interdisciplinar de investigação e análise.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Camila Pires Cabral - Integrante / Romilson Martins Siqueira - Coordenador / Marcia Helena dos Santos Curado - Integrante / Rosane Cândida de Almeida - Integrante / Adriana Aparecida Rodrigues da Silva - Integrante / Luciana Paiva dos Santos - Integrante / Vilma Ribeiro de Almeida - Integrante / Danielle Maria de Oliveira Mesquita - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: DIDÁTICA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: DOCÊNCIA UNIVERSITARIA.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
MELHOR FILME E MELHOR ROTEIRO DO FESTIVAL DE VÍDEO UNIVERSITÁRIO- CURTA DECÓ GYN, FACULDADE CAMBURY.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CABRAL. A CULTURA DA INFÂNCIA PELAS LENTES DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRAFICA. 1. ed. DUSSELDORT: NOVAS EDIÇÕES ACADEMICAS, 2015. v. 1. 252p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL. O lugar das mídias nas culturas infantis. In: II SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA, 2014, Porto Alegre. O lugar das mídias nas culturas infantis, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
CABRAL; SIQUEIRA, R. M. . AS CULTURAS DA INFÂNCIA: UM OLHAR A PARTIR DO CINEMA. Contrapontos (Online), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL. A CULTURA DA INFÂNCIA NO CINEMA BRASILEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CABRAL. A CULTURA DA INFÂNCIA NO CINEMA BRASILEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CABRAL. Desenvolvimento de ações ipsativas no ensino superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CABRAL. Potencialidades do Nordeste Goiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CABRAL. Visita Técnica as Cidades: São João Del Rey, Tiradentes, Ouro Preto, Aramantina e Mariana. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
CABRAL. A metodologia da pesquisa como facilitadora da formação contínuada. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CABRAL. D'eco Gyn (Curta metragem). 2005. Filme.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
CABRAL; QUEIROS, E.. A CULTURAS INDIGENAS: IMPLICAÇÕES PEDAGOGICAS. 2014. Faculdade Brasileira de Educação e Cultura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X SEMANA DE COMUNICAÇAO FACULDADE ARAGUAIA.Planejamento de Conteúdos para Mídias Digitais. 2017. (Seminário).

2.
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: CENÁRIO DA PESQUISA COM CRIANÇAS. 2013. (Encontro).

3.
13º PENSAR 2012. 2012. (Congresso).

4.
35º ANPED. 2012. (Congresso).

5.
Coloquio da linha de pesquisa educação sociedade e cultura. 2012. (Outra).

6.
EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE.A FORMAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL. 2012. (Simpósio).

7.
ENDIPE 2012. 2012. (Congresso).

8.
VIII SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO.MOSTRA DE FILMES E CURTAS SOBRE INFÂNCIA. 2012. (Simpósio).

9.
VIII SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO. 2012. (Simpósio).

10.
VIII SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO.MOSTRA DE FILMES E CURTAS SOBRE INFÂNCIA. 2012. (Simpósio).

11.
1º Simpósio Goiano de Medicina e Espiritualidade. 2011. (Simpósio).

12.
CONGRESSO ESPIRITA. 2011. (Congresso).

13.
EDIPE. 2011. (Congresso).

14.
VIII Seminário do PPGE 25 anos de Formação e Pesquisa. 2011. (Seminário).

15.
Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás. 2010. (Seminário).

16.
As Novas Tendências dos Motéis Goianos. 2006. (Seminário).

17.
VII SIPEC. 2005. (Simpósio).

18.
A importância do processo histórico cultural no desenvolvimento do turismo. 2004. (Outra).

19.
Conferência: Os desafios das Cidades no Século XXI. 2004. (Outra).

20.
Conferência de Educação Ambiental e Recursos Hidricos. 2004. (Outra).

21.
FEIRA DO EMPREENDEDOR. 2004. (Outra).

22.
Palestra Pacotes Turísticos e Defesa do Consumidor. 2004. (Outra).

23.
Palestra Turismo e Eventos. 2004. (Outra).

24.
Turismo e Sustentabilidade: uma realidade?. 2004. (Outra).

25.
XII Circulo do Conhecimento.Nordeste Goiano: Potencialidades e Desenvolvimento. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL. Festival de Gastronomia Nova Veneza-GO. 2006. (Festival).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CABRAL. A CULTURA DA INFÂNCIA PELAS LENTES DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRAFICA. 1. ed. DUSSELDORT: NOVAS EDIÇÕES ACADEMICAS, 2015. v. 1. 252p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 7:25:19