Mirella Patrícia Chaves Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6908504765406695
  • Última atualização do currículo em 13/02/2017


Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Licenciada em Letras Inglês/Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é professora de Língua Inglesa do Instituto Federal da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mirella Patrícia Chaves Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal da Bahia.
BR 367 - Km 57,5
Centro
45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil
Telefone: (73) 32886686


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em LÍNGUA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Gramática em sala de aula: como fica o ensino de língua inglesa?,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Denise Chaves de Menezes ScheyerlA perspectiva de professore.
2007 - 2008
Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: O livro didático e o papel da instrução gramatical em sala de aula de LE..
Orientador: Joara Martin Bergsleithner.
2001 - 2005
Graduação em Letras Inglês/Português.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
Business English. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2013 - 2013
Plurilinguismo no Brasil. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Tradução e Ensino de Língua Inglesa. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2011 - 2011
Rumo à aprendizagem virtual. (Carga horária: 10h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação Docente. (Carga horária: 24h).
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - UNIDADE ILHÉUS-BA, SENAI-ILHÉUS-BA, Brasil.
2005 - 2005
Teacher´s trainning. (Carga horária: 25h).
Yázigi Internexus - Curso de Idiomas, YÁZIGI, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Introdução à Lexicografia. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de língua inglesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, CEPAO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20


SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - UNIDADE ILHÉUS-BA, SENAI-ILHÉUS-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor


Yázigi Internexus - Curso de Idiomas, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2016 - 2016
Conversation class: let's talk
Descrição: O projeto teve o objetivo de promover a discussão de temas atuais e relevantes por meio da Língua Inglesa. Além disso, proporcionou o aprimoramento da competência comunicativa e intercultural dos participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Temas transversais na comunidade: educando para a cidadania
Descrição: O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade local acerca da relevância da compreensão de sua realidade e da participação social, por meio do trabalho com os temas transversais, bem como tem a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos crítico-reflexivos capazes de exercer sua responsabilidade social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Becoming Global Citizens through the Learning of English
Descrição: O projeto teve o objetivo de desenvolver nos participantes habilidades primordiais para a comunicação em Língua Inglesa, bem como promover a aquisição de vocabulário e de estruturas gramaticais básicas da Língua Inglesa por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e de caráter comunicativo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Formação Docente em Língua Inglesa
Descrição: O projeto visou constituir-se em espaço de reflexão e experimentação sobre práticas educativas inclusivas e democráticas, bem como teve o objetivo de ampliar habilidades e competências docentes inerentes ao professor de Língua Inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Curso de Inglês Instrumental
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Crossing Barriers through the Learning of English
Descrição: O projeto teve como objetivo sensibilizar os participantes para o universo multilíngue e multicultural, bem como desenvolver a consciência da pluralidade cultural, por meio de práticas de ensino dinâmicas e interativas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. P. C.; GUEDES, A. S. . Contribuições e implicações das teorias linguísticas para o ensino de linguísticas estrangeiras: uma análise dos métodos. In: I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - I CONEL, 2011, Vitória. I CONEL, 2011. p. 32.

2.
LIMA, M. P. C.; JESUS, A.C ; PACOVA, R. P. . O livro didático e o papel da instrução gramatical em sala de aula de LE.. In: I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - I CONEL, 2011, Vitória. I Conel, 2011. p. 27.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. P. C.. Gramática em sala de aula: como fica o ensino de língua inglesa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. P. C.. Repensando o ensino de gramática nas aulas de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, M. P. C.. As teorias de aquisição e suas implicações para o ensino de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, M. P. C.. The use of videos for teaching English. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, M. P. C.. Have you ever?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, M. P. C.; GUEDES, A. S. . Contribuições e Implicações das Teorias Linguísticas para o Ensino de Línguas Estrangeiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, M. P. C.; JESUS, A.C ; PACOVA, R. P. . O livro didático e o papel da instrução gramatical em sala de aula de LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, M. P. C.. Classroom management. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, M. P. C.. Crossing barriers through the learning of English. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, M. P. C.; NÔ, Jacyara . Oficina de Leitura de textos técnicos e científicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, M. P. C.. Tecendo Leituras. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MFL Conference: The way forward for languages. 2016. (Outra).

2.
III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Gramática em sala de aula: como fica o ensino de língua inglesa?. 2015. (Congresso).

3.
I Encontro de Jogos Didáticos da UESC.Have you ever?. 2014. (Encontro).

4.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VII Seminário de Tradução. 2014. (Seminário).

5.
I Congresso De Educação, Inclusão e Psicopedagogia Transdisciplinar do Sul da Bahia. 2011. (Congresso).

6.
I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - I CONEL. 2011. (Congresso).

7.
I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - I CONEL. O livro didático e o papel da instrução gramatical em sala de aula de LE.. 2011. (Congresso).

8.
I Seminário Educação Básica e Universidade: Diversidade, Práticas e Saberes. 2011. (Seminário).

9.
Minicurso A Linguística de Corpus e o Ensino de Phrasal Verbs. 2011. (Outra).

10.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Leitura de textos técnicos e científicos em língua inglesa. 2011. (Outra).

11.
Cambridge Day. 2010. (Outra).

12.
Refreshing Methodological issues/ Aperfeiçoamento metodológico no ensino de inglês como língua estrangeira. 2008. (Oficina).

13.
III Seminário de Línguas Estrangeiras.Classroom management. 2006. (Seminário).

14.
VIII Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2006. (Encontro).

15.
I Seminário de Pesquisa e Extensão. 2005. (Seminário).

16.
I Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras.Relato de experiência de práticas pedagógicas. 2005. (Seminário).

17.
Seminário Conhecendo Shakespeare. 2005. (Seminário).

18.
VII Yázigi Internexus Language Teaching Seminar. 2005. (Seminário).

19.
I Encontro com a Literatura Portuguesa. 2004. (Encontro).

20.
II Seminário de Línguas Estrangeira: A formação do aprendiz de língua estrangeira. 2004. (Seminário).

21.
I Seminário de Pesquisa em Letras. 2003. (Seminário).

22.
VIII Seminário de Língua Inglesa e IV Encontro das Línguas Espanhola e Francesa. 2003. (Seminário).

23.
MINICURSO Aprenda a ler para ensinar meus camarada. 2002. (Oficina).

24.
V Encontro Regional do PROLER ? As bibliotecas escolares: caminhos democráticos para a formação do leitor. 2002. (Encontro).

25.
VI Seminário Internacional de Literaturas e Culturas Luso ? Afro- Brasileiras. 2002. (Seminário).

26.
A arte de contar histórias. 2001. (Oficina).

27.
I Congresso de educação, Inclusão e Psicopedagogia Transdisciplinar do Sul da Bahia. 2001. (Congresso).

28.
Minicurso Redação Técnico-Científica. 2001. (Outra).

29.
XI Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Brasileiras e III Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. P. C.. V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2014. (Outro).

2.
LIMA, M. P. C.. Workshop de Alimentos. 2014. (Outro).

3.
LIMA, M. P. C.. III Workshop de Alimentos. 2012. (Outro).

4.
LIMA, M. P. C.. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Tainá Almeida Leonel. Cruzando Barreiras através do aprendizado de Língua Inglesa. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Federal da Bahia. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. P. C.. Have you ever?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. P. C.. Gramática em sala de aula: como fica o ensino de língua inglesa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, M. P. C.. Repensando o ensino de gramática nas aulas de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, M. P. C.. As teorias de aquisição e suas implicações para o ensino de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, M. P. C.. The use of videos for teaching English. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar em concurso público (2006) para professor da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, do quadro de Pessoal da Secretaria da Educação, através da Portaria n.º 001.

Aprovada em 1º lugar em concurso público (2010) para professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:18:06