Renan Pinna Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4751298240768735
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Graduado em Antropologia com enfâse em Diversidade Cultural na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seus principais temas de pesquisa são: cosmopolíticas ameríndias, fronteiras entre antropologia e filosofia, antropologia política e ecologia política. Tem experiência indigenista com os povos Mbya-Guarani (sul do Brasil) e Ava-Guarani (oeste do Paraná). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renan Pinna Nascimento
Nome em citações bibliográficas
PINNA, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH).
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767307
URL da Homepage: unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A palavra e a ação: por uma política das redes Guarani,Orientador: Esther Jean Langdon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: etnologia indígena; teoria das redes; cosmopolítica; Guarani.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
2011 - 2016
Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Título: Memória e Etnografia: lógica do sarambi e a territorialidade Avá-Guarani.
Orientador: Spensy Kmitta Pimentel.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2009 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Rubens Rangel, EEEFM "RUBENS RA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Situando a Antropologia Simétrica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Produção Executiva. (Carga horária: 30h).
XII Panorama Internacional Coisa de Cinema, PANORAMA, Brasil.
2016 - 2016
Marxismo na América Latina. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2015 - 2015
Pueblos originarios, Estado y ciudadanía. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2014 - 2014
Conformación estructural de las sociedades latinas. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Extensão e Capacitação Técnica em Música. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docência em Fundamentos da América Latina III (FAL III) sendo tema do semestre "Meio Ambiente e Recursos Naturais na América Latina" ministrada pela prof.ª Senilde Guanaes.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 42

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 4
Outras informações
Colaborador de projetos indígenistas.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso II: Técnicas e Práticas de Escrita", ministrada pelo prof. Spensy Kmitta Pimentel.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20

Atividades

06/2015 - 06/2016
Extensão universitária , UNILA, .

Atividade de extensão realizada
Criador, organizador e colaborador no projeto "Aty Mirim" do programa "Mais Cultura nas Universidades"..
06/2014 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILA, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Implantação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena.
06/2015 - 12/2015
Extensão universitária , UNILA, .

Atividade de extensão realizada
Organizador de Seminário de Educação Indígena.
2/2015 - 12/2015
Extensão universitária , UNILA, .

Atividade de extensão realizada
Memórias de Fronteiras: As ações do Estado Brasileiro junto aos Guarani do Oeste Paranaense no século XX.

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno especial


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Noctua - Ideias e Conteúdo, NOCTUA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Produtor local e assessoria
Outras informações
Produtor local e assessor na produção de Fronteiras Fluidas - projeto de série documental televisiva, de treze episódios, sobre os mundos indígenas que coexistem com muitos outros mundos: negros, brancos, mestiços, entre outros, compondo este multimundo chamado Brasil. São inúmeras as fronteiras com as quais esses povos se deparam: políticas, territoriais, sociais, econômicas, étnicas, entre outras. A série acompanha dez lideranças indígenas, de quatro regiões do Brasil, que trafegam na linha tênue desses limites. Em parceria com a Pólofilme/Imagética, foi selecionada no Programa Brasil de Todas as Telas - formulado pela ANCINE, para a produção da série televisiva ?Fronteiras Fluidas? que tem a consultoria dos antropólogos Eduardo Viveiros de Castro e Spensy Pimentel.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Acessoria
Outras informações
Fotógrafo e colaborador na gravação da série documental Gente Awá financiado pelo edital de Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A série faz um paralelo entre os dois casos: os Awá-Guajá, do Maranhão, e os Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul e, por meio do diálogo com lideranças indígenas, pensadores e especialistas no assunto, busca mostrar que o desafio pelo território continua marcando as comunidades indígenas.



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Conhecimentos de Povos Indígenas e Comunidades Locais do IPBES
Descrição: O Painel Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) visa organizar o conhecimento científico sobre a biodiversidade acumulado no mundo para subsidiar decisões políticas em âmbito mundial ? trabalho semelhante ao que tem sido feito sobre mudanças climáticas nos últimos 20 anos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). No âmbito do IPBES concentra-se uma rede de organizações e pesquisadores do mundo todo para que em uma ?força tarefa? (task force) se criem condições de participação e trabalho conjunto com as populações indígenas, bem como se construam protocolos e se facilite a promoção de sistemas de conhecimentos tradicionais para que esses possam ser incorporados em sua agenda e plataforma. Este projeto visou a realização de uma breve pesquisa junto aos Avá-Guarani para a versão preliminar do Relatório sobre Polinização para o Painel Intergovernamental da Biodiversidade e Serviços Ecosistêmicos (IPBES).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Comunique-se com a sua Linguagem!!
Descrição: O projeto pretende desenvolver oficinas na Biblioteca Cidade Nova Informa (CNI) no bairro Cidade Nova de Foz do Iguaçu. Tal propostas é destinada para crianças e jovens que são residentes do bairro, visando por atender uma demanda social que não é suprida pelas grades curriculares do ensino fundamental ao médio, na direção de contribuir na problematização e discussão de temas relacionados à convivência com as diferenças, através da educação e da arte. Passando a fomentar também um espaço construído pela própria organização de moradores do bairro, incentivando o lúdico e a capacitação de futuros educadores. Aprovado pelo edital da PROAEX 10/2012, realizaremos em 2013 as oficinas de artes, músicas, roteiro, desenho, e introdução ao conceito de cultura na Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa em Foz do Iguaçu..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Renan Pinna Nascimento - Integrante / SÁBATHA FERNANDES - Integrante / Danielle Michelle Moura de Araújo - Coordenador.
2011 - 2011
A Integração latino-americana a partir de um Informativo cultural colaborativo da UNILA.
Descrição: O projeto é o processo de desenvolvimento de um novo produto de mídia da Unila. Trata-se de um informativo/revista digital disponibilizado e veiculado online. O processo é estabelecido em duas vias, uma rede de circulação onde serão buscadas instituições de ensino, grupos culturais e estudantes da América Latina, além da comunidade universitária da Unila para sua veiculação online..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Renan Pinna Nascimento - Integrante / Michele Dacas - Coordenador / Daniela Galli - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: América Latina.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Guarani
Compreende Pouco.


Prêmios e títulos


2017
I Prêmio Claudia Andujar de Ensaio Fotográfico. V Conversas da Kata (DAN/UnB)., UnB.
2016
I Prêmio Lola Alvarez Bravo de Ensaio Fotográfico, Museu Nacional - UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PINNA, R.. Quanto vale um rio?. Revista Peabiru, Unila, p. 16 - 17, 31 dez. 2015.

2.
PINNA, R.. Das terras sem males aos males sem terras. Revista Peabiru, Unila, p. 6 - 7, 24 abr. 2015.

3.
PINNA, R.. Brasil, um país de todos. De todos quem?. La Espada. Boletim de Economia e Política da Unila, , v. 15, p. 12 - 13, 26 dez. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINNA, R.. The state of things: cosmopolitics on the Paraná River. In: 18º Congresso Mundial IUAES, 2018, Florianopólis. Analls of the 18th IUAES World Congress, 2018.

2.
PINNA, R.. Terra, Corpo, Água e Pó: A memória como orientação do presente dos Avá-Guarani.. In: I ENICECULT - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017, Recôncavo da Bahia. Anais do I ENICECULT - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, 2017.

3.
PINNA, R.. A percepção dos Avá-Guarani sobre as transformações do meio ambiente a partir da apreensão do conceito de ?sarambi?.. In: IV Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental, 2017, Curitiba. Anais do IV Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINNA, R.. O sarambi entre os Avá-Guarani como via de acesso para pensar ás disputas contemporâneas de demarcação de terras. In: Seminário Internacional de Etnologia Guarani: Diálogos e Contribuições, 2017, Dourados. Anais do Seminário Internacional de Etnologia Guarani: Diálogos e Contribuições, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PINNA, R.. The state of things: cosmopolitics on the Paraná River. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PINNA, R.. A natureza reduzida e a destruição redundante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PINNA, R.. Os desafios de uma educação intercultural para os povos indígenas na América Latina. A Universidade Intercultural del Estado de México: proposta e prática.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
PINNA, R.. Comunidades Indígenas e Projetos de Investimento Produtivo e Acesso a Mercados. Caso da Comunidade Indígena: Xucuru de Ororubá no Estado de Pernambuco, Brasil. Word Bank Group. 2015 (Estudo de Caso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PINNA, R.. Trabalho de campo para pesquisa de Graduação.. 2015.

2.
PINNA, R.. Apresentação de Termo de anuência prévia para a realização de consulta aos Guarani da TI Itamarã/Añetete sobre o first order draft (versão preliminar) do Relatório sobre Polinização para a Plataforma Intergovernamental da Biodiversidade e Serviços Ecosistêmicos (IPBES). 2015.

3.
PINNA, R.; PIMENTEL, S. K. ; CERO, B. . Trabalho de Campo para complementar o desenvolvimento do Relatório sobre Polinização para a Plataforma Intergovernamental da Biodiversidade e Serviços Ecosistêmicos (IPBES). 2015.

4.
PINNA, R.. Trabalho de campo para pesquisa de Graduação.. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINNA, R.; SILVA, P. R. . Golpe Militar no Brasil é tema de evento realizado em Foz do Iguaçu. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PINNA, R.. V Mostra de Artes Indígenas 'Expandindo Fronteiras' - Mobilização Nacional Indígena.. 2013; Tema: Mobilização Nacional Indígena. (Blog).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PINNA, R.. Exposição de Fotográfia 'Da água ao pó. Do agro ao pó: resistências na territorialidade Guarani' em V Conversas da Kata (DAN/UnB). 2017. Fotografia.

2.
PINNA, R.. Exposição de Fotografia 'Lutas limítrofes: dos Avá aos Kaiowá em resistências no território Guarani' em VI Seminário de Alunos do (PPGAS/Museu Nacional). 2016. Fotografia.

3.
PINNA, R.; RAVERA, T. R. . ?Ayotzinapa? em memória aos 43 estudantes mexicanos. 2014. Instalação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Congresso Mundial IUAES. The state of things: cosmopolitics on the Paraná River. 2018. (Congresso).

2.
Escritas femininas, gêneros da biografia e da história. 2018. (Outra).

3.
Colóquio Etnologia Indígena no Brasil Meridional. 2017. (Outra).

4.
Lutas das Mulheres em Moçambique: entre o local e o global. Discursos, Prática e Desafios Epistemológicos.. 2017. (Outra).

5.
Colômbia ? Conflito Armado e Cenários de Paz. Jornada de debates do Projeto de Extensão LatinoAmérica también es Andina. 2015. (Outra).

6.
I Seminário de Construção da Licenciatura Intercultural Indígena: Diálogo e Consulta aos Guarani. 2015. (Outra).

7.
IV Encontro Continental da Nação Guarani. 2015. (Outra).

8.
Workshop Regional sobre Comunidades Indígenas e Projetos Produtivos Rurais - A experiência da América do Sul. 2015. (Outra).

9.
1964-2014: 50 anos do Golpe Militar - Não esqueceremos! No olvidaremos! (Encontro).Violações contra os Povos Indígenas no Oeste do Paraná - Mediador da Palestra. 2014. (Outra).

10.
Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade em Cascavel. 2014. (Outra).

11.
Colóquio Internacional Os Mil Nomes de Gaia: Do Antropoceno à Idade da Terra. 2014. (Outra).

12.
I Congresso: A questão Indígena no oeste do Paraná e a reconstrução do território Avá-Guarani. 2014. (Congresso).

13.
Juventude - Relações entre África e América Latina. 2014. (Outra).

14.
Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade em Foz do Iguaçu. 2013. (Outra).

15.
I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade. 2013. (Outra).

16.
I Encontro de Estudos Sociais da América Latina. 2013. (Outra).

17.
II Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural da UNILA. 2013. (Outra).

18.
IV Jornadas Antropológicas da UNILA.. 2013. (Outra).

19.
VII Encontro Regional Sul de História Oral "História Oral e a Integração Latini-Americana".. 2013. (Encontro).

20.
V Jornadas Antropológicas da UNILA.. 2013. (Outra).

21.
Bruno Latour no projeto Fronteiras do Pensamento da USP. 2012. (Outra).

22.
Cúpula dos Povos. 2012. (Outra).

23.
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL - Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental.. 2012. (Encontro).

24.
Fronteiras em Movimento: Descolamentos e Outras Dimensões do Vivido. 2012. (Outra).

25.
Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. 2012. (Outra).

26.
16º Congreso Latino-Americano y Caribeño de Estudiantes. 2011. (Outra).

27.
I Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural da UNILA. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINNA, R.; LEITE, I. B. ; IORIS, E. M. ; MONBELI, R. ; CESARINO, L. M. C. N. ; CARIAGA, D. E. . Seminário Ética, Ciência e Direitos: por uma sociedade civil soberana. 2017. (Outro).

2.
PINNA, R.; KISS, F. D. . Seminário: Terra: Tecendo as reXistências. 2015. (Outro).

3.
BRIGHENTI, C. A. ; PINNA, R. ; SANCHEZ, D. G. G. ; CARDENAS, L. O. G. . Memória Indígena e reparações pedagógicas em região de fronteira.. 2015. (Outro).

4.
FRIGERI, F. P. ; DULCI, T. M. S. ; BRIGHENTI, C. A. ; PINNA, R. ; CARDENAS, L. O. G. . I Seminário de Construção da Licenciatura Intercultural Indígena: Diálogo e Consulta aos Guarani.. 2015. (Outro).

5.
ARISI, B. M. ; PINNA, R. . 1964-2014: 50 anos do Golpe Militar - Não esqueceremos! No olvidaremos!. 2014. (Outro).

6.
RAVERA, T. R. ; PINNA, R. . XXVI Encontro dos Estudantes de Ciencias Sociais. 2014. (Outro).

7.
ARISI, B. M. ; PINNA, R. . V Mostra de Artes Indígenas "Expandindo Fronteiras" - Mobilização Nacional Indígena. 2013. (Exposição).



Outras informações relevantes


Monitor da Capacitação Audiovisual para os Guarani e Kaiowá na Aldeia Arroio Korá, em Mato Grosso do Sul, ministrado por Mariana Fagundes e Pedro Rossi. O trabalho de capacitação audiovisual realizado em 2014, surge dentro do projeto "A Vulnerabilidade das Comunidades Indígenas Contemporâneas no Brasil", promovido pelo Noctua - Ideias e Conteúdo, como forma de fornecer ferramentas para preservação da cultura imaterial dos povos indígenas, bem como disseminar as diversas violações de direitos a que essas comunidades estão submetidas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 9:57:15