Érica Emanuela de Medeiros e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1365830855854647
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, em Mossoró/RN (2016) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC), na mesma instituição. Vinculada ao Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular (ECOMOL), onde desenvolvo pesquisa científica sobre fenologia no Parque Nacional da Furna Feia, Rio Grande do Norte. Orientada pelos professores Vitor de Oliveira Lunardi e Diana Gonçalves Lunardi. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica Emanuela de Medeiros e Silva
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS-SILVA, E. E.;SILVA, E. E. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ecologia e Conservação.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Título: Precipitação pluviométrica, disponibilidade de frutos, frugivoria e dispersão de sementes por vertebrados na caatinga do Parque Nacional da Furna Feia: uma avaliação ao longo de cinco anos,Orientador: Vitor de Oliveira Lunardi.
Coorientador: Diana Gonçalves Lunardi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2016
Graduação em ECOLOGIA.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Título: Visitas ilegítimas em ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus) no semi-árido do Rio Grande do Norte..
Orientador: Diana Gonçalves Lunardi.




Formação Complementar


2014 - 2014
Coleta de dados em com. animal: int. teórico/práti. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2013 - 2013
Planejamento Ambiental e Urbano. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Como Trabalhar a Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de iniciação científica - CNPQ/UFERSA Participação no Projeto de Pesquisa: Levantamento e monitoramento de aves polinizadoras na Caatinga.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PICI, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa Institucional de Iniciação Científica. Participação no Projeto de Pesquisa: Levantamento e monitoramento de aves polinizadoras na Caatinga.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIVIC, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no projeto de pesquisa: Análise evolutiva do casaca-de-couro, Pseudoseisura cristata (Aves, Furnariidae): ecologia comportamental, adaptações ao clima e relações com a Caatinga.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PICI, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no projeto de pesquisa: Diversidade de ninhos de aves em espécies lenhosas da Caatinga.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de iniciação científica - CNPQ/UFERSA Participação em Projeto de Pesquisa: A ecologia do tesourinha Tachornis squamata (Aves, Apodidae) no semiárido brasileiro: um estudo ecológico/evolutivo de suas adaptações comportamentais, especificidades ambientais e a dependência da palmeira carnaúba (Copernicia sp.)



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Fluxos migratórios, ecologia e conservação de aves limícolas (Charadriiformes) em complexos estuarinos do semiárido brasileiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vitor de Oliveira Lunardi em 24/10/2016.
Descrição: Anualmente milhares de aves limícolas Charadriiformes realizam longas migrações entre suas áreas de reprodução, no Ártico e Subártico, e áreas de invernagem ou de parada temporária (stopovers), em regiões tropicais e temperadas. Áreas de invernagem e de stopovers são específicas e restritas, onde o clima e os suprimentos alimentares são adequados à sobrevivência destas durante o período de invernagem e à preparação para o retorno às suas áreas de origem. Entretanto, muitas destas áreas chaves estão sendo drasticamente degradadas pela ocupação humana e poluição, colocando em risco milhares de aves. Além destas ameaças, a implementação de usinas eólicas em regiões costeiras têm sido responsável pela mortandade de alguns indivíduos devido às colisões com hélices dos geradores durante os períodos migratórios. Assim, propõe-se neste projeto: (i) Analisar a abundância sazonal de aves limícolas e distribuição destas aves em relação às variáveis ambientais em ecossistemas estuarinos na costa semiárida brasileira, identificando microhábitats e requerimentos ecológicos de cada espécie; (ii) Estimar a importância das aves limícolas para o fluxo de energia nos estuários; (iii) Avaliar o impacto dos parques eólicos Ponta do Mel e Macau às populações de aves redidentes e migratórias; (vi) Analisar as estratégias de forrageamento de aves limícolas. Projeto financiado pela FAPERN/CNPq/Edital PPP iV. Término do financiamento em 2014.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Érica Emanuela de Medeiros e Silva - Integrante / Diana Gonçalves Lunardi - Integrante / Vitor de Oliveira Lunardi - Coordenador / Anyelle Paiva Rocha Elias - Integrante / Maria Luiza Andrade Mendonça - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Biologia e ecologia evolutiva de aves no semiárido brasileiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vitor de Oliveira Lunardi em 07/03/2018.
Descrição: Apesar de Aves ser um dos grupos animais mais bem estudados em termos de taxonomia, distribuição, biologia e ecologia, há ainda várias lacunas sobre as espécies que habitam o semiárido brasileiro. Propõe-se neste projeto de pesquisa investigar aspectos da biologia e ecologia evolutiva de aves que habitam o semiárido brasileiro e contribuir com informações sobre a suas adaptações à semiaridez e a aos ambiente urbanos nesta região. A análise evolutiva se fundamentará nos princípios e metodologias da ecologia comportamental e populacional e das análises genéticas (citogenéticas e biologia molecular) e parasitológicas (micro e macroparasitas), buscando caracterizar e melhor compreender características adaptativas de sobrevivência e reprodução das populações. Os resultados serão interpretados em um contexto evolutivo, os quais poderão ser utilizados em estratégias de manejo e conservação das espécies investigadas em áreas naturais e urbanas do semiárido brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Coevolução e coadaptação no semiárido: relações entre a flora da Caatinga e a fauna dispersora de sementes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Diana Gonçalves Lunardi em 24/10/2016.
Descrição: Muitas aves dependem de néctar como sua principal fonte de energia, assim como muitas plantas dependem das aves para polinização, e a perda deste tipo de interação mutualística pode ter consequências importantes para a conservação ambiental. Frutos e sementes são importantes fontes de energia e nutrientes para muitas espécies animais. Estes, por sua vez, podem dispersar sementes intactas e, assim, aumentar as chances de sobrevivência das sementes, contribuindo essencialmente para a reprodução e para o processo evolutivo das plantas. Devido a grande dependência de muitas espécies animais à produção de frutos, qualquer mudança na disponibilidade deste recurso pode afetar a sobrevivência de populações animais. Este projeto tem como principal objetivo investigar evidências de coevolução e coadaptação entre a fauna e a flora da Caatinga, a partir da análise e descrição de suas relações evolutivas, especialmente a frugivoria, a dispersão e a predação de sementes por aves e mamíferos, e a polinização de flores por aves da Caatinga. Assim, os seguintes objetivos e metas são propostos: i. Realizar levantamentos sazonais de aves potencialmente polinizadoras de flores da Caatinga; ii. Investigar as interdependências entre as aves polinizadoras e as plantas da Caatinga; iii. Realizar levantamentos sazonais da fauna (especialmente mamíferos e aves) potencialmente dispersora de sementes; iv. Estimar o consumo de frutos e sementes pelas aves e mamíferos nos períodos seco e chuvoso; v. Analisar o conteúdo de fezes de aves e mamíferos, a fim de determinar a presença de sementes e potenciais espécies dispersoras; vi. Investigar as adaptações das aves polinizadoras e dispersoras de sementes ao clima da região. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Érica Emanuela de Medeiros e Silva - Integrante / Diana Gonçalves Lunardi - Coordenador / Vitor de Oliveira Lunardi - Integrante / Virgínia Helen Figueiredo Paixão - Integrante / EMMILA PRISCILA PINTO DO NASCIMENTO - Integrante / MARINA MAYARA OLIVEIRA DA SILVA - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Boas Práticas Sustentáveis: Integrando Escolas e Universidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Diana Gonçalves Lunardi em 12/07/2018.
Descrição: O projeto Boas Práticas Sustentáveis surgiu em 2014, com o objetivo de estimular ações de sustentabilidade na UFERSA. Nesta atual proposta de continuidade do projeto, nós objetivamos integrar Escola e Universidade, de forma a compartilhar o conhecimento científico-tecnológico produzido na UFERSA com pelo menos 50 alunos da rede pública de ensino de duas comunidades carentes de Mossoró: Pintos e Barrocas. Adicionalmente, espera-se despertar nestes alunos uma consciência ambiental voltada para a proteção e o uso adequado dos recursos naturais, integrando o conhecimento científico-tecnológico à práticas de sustentabilidade. Os alunos da rede pública de ensino básico, participantes deste projeto, serão estimulados a desenvolver práticas e técnicas sustentáveis em eficiência energética, economia de água, gestão de resíduos, arborização e educação ambiental. Para tanto, usaremos como laboratório de práticas, além de outras instalações, as usinas solares fotovoltaicas, o abrigo temporário de resíduos, um estação de tratamento de efluentes, o recém inaugurado espaço ASA, o viveiro de mudas e o pomar, todos localizados na UFERSA, campus Mossoró. Os alunos de ensino fundamental e médio, selecionados para integrar o projeto Boas Práticas Sustentáveis: Integrando Escola e Universidade também serão apresentados às profissões e profissionais da UFERSA, de forma a aproximá-los do ambiente universitário, despertando e ampliando o interesse pelo ensino superior. Ao todo, 40 discentes de graduação dos cursos de Ecologia e de Ciência e Tecnologia e os discentes do mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade e em Ecologia e Conservação participarão ativamente do projeto, atuando como monitores e instrutores voluntários dos alunos da rede pública de ensino básico. Nestes encontros entre alunos de ensino fundamental e médio e discentes de graduação e pós-graduação, haverá o desenvolvimento de práticas sustentáveis e troca de experiências, fomentando a integração Escola e Universidade. Os servidores participantes desta proposta atuarão como orientadores e mediadores do processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de ciência e tecnologia para a sustentabilidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Érica Emanuela de Medeiros e Silva - Integrante / Diana Gonçalves Lunardi - Coordenador / Vitor de Oliveira Lunardi - Integrante / Josivânia Emanuelly Azevedo dos Santos - Integrante / GESSICA RAFAELLY DANTAS DA SILVA - Integrante / Solange Aparecida Goularte Dombroski - Integrante / Júlio César Rodrigues de Sousa - Integrante / GEORGE BEZERRA RIBEIRO - Integrante / MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE - Integrante / RAFAELA CORREIA RODRIGUES - Integrante / ANTONIO ALDISIO CARLOS JUNIOR - Integrante / DANIEL ELIAS NEGRAO DUARTE - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LUNARDI, V. O.2018 LUNARDI, V. O. ; SILVA, E. E. M. ; SILVA, S. T. A. ; LUNARDI, D. G. . Handroanthus impetiginosus (BIGNONIACEAE) AS AN IMPORTANT FLORAL RESOURCE FOR SYNANTHROPIC BIRDS IN THE BRAZILIAN SEMIARID. Oecologia Australis, v. 22, p. 1-13, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
DAVI, A. C. C. ; PAULA, Y. L. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; FREITAS, D. C. ; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . ANIMAIS SILVESTRES DE MÉDIO E GRANDE PORTE COMO POTENCIAIS DISPERSORES DE SEMENTES NO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, RIO GRANDE DO NORTE. In: Francisco Marlon Carneiro Feijó; Lucas Andrade de Morais. (Org.). Educação, Gestão e Sustentabilidade Série Ambiente, Tecnologia e Sociedade: Diálogos interdisciplinares. 1ed.Mossoró: EdUFERSA, 2016, v. 2, p. 93-101.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. M. S. ; SILVA, G. R. D. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . TRILHAS ECOLÓGICAS DO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, RIO GRANDE DO NORTE: CAMINHOS PARA O ECOTURISMO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 2017, Campina Grande. II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO. Campina Grande, 2017. v. 1.

2.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; SILVA, M. M. S. ; FREITAS, D. C. ; DUARTE, E. F. ; LUNARDI, V. O. . PERFIL E PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DE UM PARQUE MUNICIPAL EM MOSSORÓ, RN, BRASIL.. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 2017, Campina Grande. II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO. Campina Grande, 2017. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, R. C. ; SILVA, E. E. M. ; PAIXAO, V. H. F. ; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . FENOLOGIA FLORAL DE PLANTAS DA CAATINGA NO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO. In: I SIMPÓSIO DE AMBIENTE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2018, MOSSORÓ. I SIMPÓSIO DE AMBIENTE, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO, 2018. v. 1. p. 38-41.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, K. D. R. ; SILVA, G. R. D. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . POTENCIAIS DISPERSORES DE SEMENTES DO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, RIO GRANDE DO NORTE. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), 2017, Mossoró. XXIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Mossoró, 2017.

2.
PAIXAO, V. H. F. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . DISPONIBILIDADE E CONSUMO DE FRUTOS ZOOCÓRICOS NO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), 2017, Mossoró. XXIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Mossoró, 2017.

3.
ALMEIDA, T. K. C. ; SILVA, M. M. S. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . FLORAÇÃO E AVES POLINIZADORAS NO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, RIO GRANDE DO NORTE. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), 2017, Mossoró. XXIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Mossoró, 2017.

4.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . Recursos florais utilizados por aves no Parque Nacional da Furna Feia, Rio Grande do Norte. In: XXI Seminário de Iniciação Científica ? SEMIC, 2015, Mossoró. XXI Seminário de Iniciação Científica ? SEMIC, 2015.

5.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . Forrageamento e defesa de recurso floral por aves em ipê-roxo (Hndroanthus impetiginosus) no semiárido do Rio Grande do Norte.. In: XX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2014, Mossoró. XX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2014.

6.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . Ladrões de néctar em ipê-roxo, Handroanthus impetiginosus, no semiárido do Rio Grande do Norte. In: XXXII Encontro Anual de Etologia / V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014, Mossoró. XXXII Encontro Anual de Etologia / V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014. p. 139-140.

7.
DAVI, A. C. C. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . Diversidade de ninhos de aves em espécies lenhosas da Caatinga. In: XIX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2013, Mossoró. XIX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2013. p. 16-16.

8.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, V. O. . Caracterização preliminar dos ninhos do casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata) na Caatinga potiguar. In: XIX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2013, Mossoró. XIX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, 2013. p. 10-10.

9.
NASCIMENTO, L. A. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . Comportamento de tesourinhas Tachornis squamata (Aves, Apodidae) em dormitórios comunais do semiárido brasileiro. In: XVIII Seminário de Inicação Científica - SEMIC, Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, 2012, Mossoró/RN. XVIII Seminário de Inicação Científica - SEMIC, 2012.

10.
LUNARDI, V. O. ; OLIVEIRA-SILVA, C. C. ; NASCIMENTO, L. A. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, D. G. . Sinantropia em tesourinhas (Tachornis squamata) no semiárido brasileiro. In: In: XXX Encontro Anual de Etologia / III Simpósio Latinoamericano de Etologia, 2012, Ribeirão Preto. Revista de Etologia (Suplemento). São Paulo: Sociedade Brasileira de Etologia, 2012. v. 11. p. 161-161.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. E. M.; PAIXAO, V. H. F. ; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . Fenologia da Frutificação de Espécies da Caatinga no Parque Nacional da Furna Feia, Semiárido Brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PAIXAO, V. H. F. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . DISPONIBILIDADE E CONSUMO DE FRUTOS ZOOCÓRICOS NO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . Recursos florais utilizados por aves no Parque Nacional da Furna Feia, Rio Grande do Norte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . Ladrões de néctar em ipê-roxo, Handroanthus impetiginosus, no semiárido do Rio Grande do Norte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . Forrageamento e defesa de recurso floral por aves em ipê-roxo (Hndroanthus impetiginosus) no semiárido do Rio Grande do Norte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
NASCIMENTO, L. A. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. . Comportamento de tesourinhas Tachornis squamata (Aves, Apodidae) em dormitórios comunais do semiárido brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MEDEIROS-SILVA, E. E.; LUNARDI, V. O. . Caracterização preliminar dos ninhos do casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata) na Caatinga potiguar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
DAVI, A. C. C. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; LUNARDI, V. O. ; LUNARDI, D. G. . Diversidade de ninhos de aves em espécies lenhosas da Caatinga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente. Fenologia da Frutificação de Espécies da Caatinga no Parque Nacional da Furna Feia, Semiárido Brasileiro. 2018. (Congresso).

2.
DIA NACIONAL DE CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL. DIA NACIONAL DE CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL. 2018. (Exposição).

3.
I Simpósio de Ambiente, Tecnologia e Sociedade.FENOLOGIA FLORAL DE PLANTAS DA CAATINGA NO PARQUE NACIONAL DA FURNA FEIA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2018. (Simpósio).

4.
VIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. VIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. 2018. (Feira).

5.
Ciência para todos no Semiárido Potiguar. VII Feira de Ciência do Semiárido Potiguar. 2017. (Feira).

6.
XXI Seminário de Iniciação Científica ? SEMIC.Recursos florais utilizados por aves no Parque Nacional da Furna Feia, Rio Grande do Norte. 2015. (Seminário).

7.
III Semana de Meio Ambientete da UFERSA. 2014. (Outra).

8.
XX Seminário de Iniciação Científica - SEMIC.FORRAGEAMENTO E DEFESA DE RECURSO FLORAL POR AVES EM IPÊ-ROXO (HANDROANTHUS IMPETIGINOSUS) NO SEMIÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE.. 2014. (Seminário).

9.
XXXII Encontro Anual de Etologia / V Simpósio Latino-americano de Etologia. Ladrões de néctar em ipê-roxo, Handroanthus impetiginosus, no semiárido do Rio Grande do Norte. 2014. (Congresso).

10.
Campanha "Boas Práticas Sustentáveis na UFERSA". 2013. (Outra).

11.
Semana de Meio Ambiente do IFRN 2013. 2013. (Outra).

12.
VI Simpósio Brasileiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Smiárido. 2013. (Simpósio).

13.
I Semana de Biologia da UERN - Reflexões Epistemológicas Acerca da Vida. 2012. (Outra).

14.
I Semana de meio Ambiente da UFERSA. 2012. (Outra).

15.
Implementando uma Unidade de Conservação a partir do marco zero: o caso do Parque Nacional da Furna Feia. 2011. (Outra).

16.
V Simpósio Brasileiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HRNCIR, M. ; MAIA-SILVA, C. ; LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. . XXXII Encontro Anual de Etologia / V Simpósio Latino-americano de Etologia. 2014. (Congresso).

2.
LUNARDI, D. G. ; LUNARDI, V. O. ; MEDEIROS-SILVA, E. E. ; OLIVEIRA-SILVA, C. C. ; DAVI, A. C. C. ; ELIAS, A. P. R. ; SANTOS, J. E. A. ; TORQUATO, J. L. ; NASCIMENTO, L. L. S. ; MENDONCA, M. L. A. . III Semana de Meio Ambiente da UFERSA. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Participação no projeto de pesquisa: Análise evolutiva da ecologia do casaca-de-couro (Pseudoseisura cristata, Furnariidae) no semiárido brasileiro. Local: Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular. Período: 08/2012 até 07/2013.
3) Anilhadora Júnior autorizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE / ICMBio). Emissão dia: 01/01/2014 até o dia: 10/01/2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 22:17:40