Dioni Paulo Pastorio

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  • Última atualização do currículo em 23/01/2019


Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Mestrado no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de ensino de física desenvolvendo trabalhos sobre a óptica da Pesquisa Baseada em Design (EDR) a partir do de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Ainda, desenvolve estudos sobre metodologias ativas e resolução de problemas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dioni Paulo Pastorio
Nome em citações bibliográficas
PASTORIO, D. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física.
AC Campus UFRGS
Agronomia
91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33086465


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: PROCESSOS AVALIATIVOS REFLEXIVOS INTEGRADOS A TAREFAS CONTÍNUAS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR EM FÍSICA, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ricardo Andreas Sauerwein.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Sala de Aula Invertida; Atividade Didática; Resolução de Problemas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Física.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Qi.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Avaliando a potencialidade do uso do computador em atividades de resolução de problema em Física,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ricardo Andreas Sauerwein.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Novas Tecnologias; Resolução de Problemas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2006 - 2011
Graduação em Física Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Escola de 1º e 2º Graus Dr Ruy Piegas da Silveira, ERPS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Moodle em ação para docentes: Atividades e Recursos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Ciclo de Conferências: Ciência e tecnologias livres. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Ciclo de Debates A Universidade do Futuro - A Crise da Ciência Brasileira. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Seminário SBPC 70 anos - Uma agenda presidencial: Ensino Superior, Pós-grad. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Coordenadores de Curso e Tutoria. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Capacitação em Fluência Pedagógica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capacitação de Tutores UAB/UFSM. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Atividades de Estudo de Física.... (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10


Escola Estadual de Educação Básica Prof. Margarida Lopes, EEEBPML, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 3


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Acadêmico

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Outro - Aluno Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16


Areias Brancas Cursos Livres, ABCL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
PROCESSOS AVALIATIVOS - BASEADOS NO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - INTEGRADOS A TAREFAS CONTÍNUAS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR EM FÍSICA
Descrição: Neste trabalho, desenvolveremos uma sequência de atividades didáticas que visa propiciar um ritmo de estudos constante para uma disciplina de Física no contexto do ensino superior, que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational Design Research (EDR). Essa concepção de pesquisa tem como principal característica o desenvolvimento de uma investigação científica com o encaminhamento efetivo de uma possível solução a uma problemática, a qual estará, nesse caso, ligada ao processo de ensino e aprendizagem, identificado em um ambiente real. A problemática aqui escolhida consiste na dificuldade dos estudantes estudarem continuamente para a disciplina de Física I. Baseados em trabalhos anteriores, percebemos que a aplicação de uma sequência de atividades computacionais colaborou para o desenvolvimento de habilidades e competências associadas a um ambiente de computação numérica, quando os estudantes constantemente desenvolviam atividades com essas características. Dessa forma, a solução encaminhada para essa problemática é o desenvolvimento de uma sequência de atividades didáticas avaliativas, que sejam reflexivas e formativas, as quais propiciem ao estudante um ritmo de estudo constante ao longo do curso. A sequência é baseada na premissa da sala de aula invertida e as atividades didáticas que compõem a sequência proposta estão desenvolvidas sobre a estratégia didática de resolução de problemas. As atividades avaliativas desenvolvidas são divididas em quatro diferentes grupos: (i) atividades introdutórias, (ii) testes a distância, (iii) testes presenciais e (iv) provas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, usamos duas ferramentas tecnológicas que auxiliam tanto o docente como os estudantes: (i) um software de correção automática para as atividades de resolução de problemas de lápis e papel e (ii) um portal on-line onde são colocadas e desenvolvidas as atividades extra classe pelos estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Coordenador.
2017 - 2018
Resolução de Problemas, Questões Parametrizadas e Ambiente Computacional no Ensino de Física
Descrição: O presente projeto apresenta o delineamento de estratégias didáticas que contemplem simultaneamente problemas e uma plataforma on-line no qual os estudantes dessas disciplinas possam utilizar para postar as suas soluções e discuti-las colaborativamente. Uma dessas estratégias é a parametrização dos problemas, isto é, a elaboração de várias versões destes alterando os dados numéricos. Com esta abordagem contemplam-se duas competências ? a numérica e o raciocínio lógico que o estudante utilizou para chegar à resposta final. Esse princípios norteadores são comuns a diversas formas de avaliação que vem sendo desenvolvidas e implementadas há quatro anos para os cursos de engenharia. Entendemos que a avaliação deve ser um processo formativo no qual o estudante possa e deva acompanhar a sua evolução no semestre letivo. Para isso, um dos requisitos é que eles tenham o retorno rápido da correção. Como é grande o público atendido nessas disciplinas, temos implementado também a correção automática dessas avaliações. Assim, o estudante comprometido com a sua aprendizagem, acompanha a sua evolução, identificando seus erros e assim ter elementos para corrigir os rumos de seus estudos à medida que o semestre passa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Integrante / Inés Prieto Schimidt Sauerwein - Integrante / Francis Jessé Centenaro - Integrante / Josemar Alves - Integrante / Ricardo Andreas Sauerwein - Coordenador / Muryel Pyetro Vidmar - Integrante.
2013 - 2017
PIBID-Física/UFSM - Acompanhamento da ação docente dos alunos de Iniciação à Docência
Descrição: O projeto se propõe a identificar e caracterizar as dificuldades conceituais enfrentadas pelos alunos do PIBID-Física/UFSM de Iniciação à Docência durante as fases de elaboração, implementação e avaliação de atividades didáticas de Física voltadas para o Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Integrante / Inés Prieto Schimidt Sauerwein - Coordenador.
2011 - 2015
Métodos e Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências(MPEAC)
Descrição: Discussões semanais de artigos científicos que abrangem o Ensino de Ciências. Resoluções de situações-problema de Física voltadas para que o aluno desenvolva as funções cognitivas básicas de decidir, executar e avaliar criticamente o resultado...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Integrante / Inés Prieto Schimidt Sauerwein - Coordenador / Josemar Alves - Integrante / Ricardo Andreas Sauerwein - Integrante.
2010 - 2012
Formação Continuada de professores de Física no contexto do Ensino Médio em Escolas de Educação Básica de Santa Maria
Descrição: O projeto se propõe a estabelecer parcerias UFSM-Escolas de Educação Básica para estudar, elaborar, implementar e avaliar módulos didáticos sobre temas de Física. Para tanto, estão previstas revisões bibliográficas em periódicos e atas de eventos da área de Educação em Ciências; desenvolvimento de materiais instrucionais em parceria com os professores do Ensino Médio; implementação e avaliação destes materiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Integrante / Inés Prieto Schimidt Sauerwein - Coordenador / Josemar Alves - Integrante / Ricardo Andreas Sauerwein - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
SUBPROJETO DA FÍSICA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRGS
Descrição: O presente projeto de extensão configura-se como o plano de ações a serem desenvolvidas no âmbito do IF/UFRGS referentes ao programa de residência pedagógica da CAPES, Edital 06/2018. Objetivo: Articulações entre os três principais atores envolvidos no processo formativo a ser desenvolvido em interação entre escolas-campo e universidade: residentes, preceptores e orientadores. Objetivos específicos: Considerar o contexto, a realidade vivida, o entorno escolar e sócio cultural como o ponto de partida para processos educativos envolvendo o ensino de física. Ao estruturar práticas educativas de ensino de física, considerar aspectos tidos como relevantes à esses processos, por exemplo: os sujeitos que participam do ato educativo, seus respectivos conteúdos, sua relevância para o grupo bem como métodos e técnicas potencialmente pertinentes ao grupo. Mobilizar elementos relacionados à Natureza do Conhecimento Científico em Física, suas relações com outras disciplinas e, sobretudo, seus contextos de produção que não ocorreram à parte de sociedades geograficamente e temporalmente localizadas. Propiciar aos preceptores e residentes processos formativos coletivos que contribuam com sua formação acadêmica e profissional enquanto professor-pesquisador de sua própria prática. Público alvo: Professores de Física atuantes na Educação Básica. Estudantes de Licenciatura em Física do IF/UFRGS. Estudantes de Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Coordenador / Caetano Castro Roso - Integrante / Alexander Montero Cunha - Integrante.
2013 - Atual
Ação de Extensão: Olimpíadas de Física no Rio Grande do Sul
Descrição: A ação de extensão deste projeto tem por objetivo realizar, no estado do Rio Grande do Sul, a Olimpíada Brasileira de Física de 2013 (OBF/2013) e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas de 2013 (OBFEP/2013) reforçando a interação entre as escolas de educação básica e a universidade. A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) de abrangência nacional que vem promovendo, desde 2006, ciclos de eventos anuais voltados a estudantes do nível médio e último ano do nível fundamental. Em 2012, após algumas duas edições piloto de abrangência local, a SBF iniciou o programa nacional e permanente da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) que partilha os mesmos objetivos da OBF e também contempla especificidades das escolas públicas. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma instituição coexecutora destes dois projetos através do Prof. Dr. Ricardo Andreas Sauerwein que desde a edição do 2012 é o coordenador estadual do Rio Grande do Sul da OBF e OBFEP..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Integrante / Inés Prieto Schimidt Sauerwein - Integrante / Josemar Alves - Integrante / Ricardo Andreas Sauerwein - Coordenador / Lucas Ramos Vieira - Integrante / Paulo Vitor Saldanha - Integrante.
2008 - 2008
Projeto de Integração com a Escola Média
Descrição: O projeto teve por finalidade o desenvolvimento de atividades didáticas, com alunos do nível médio, na disciplina de Física..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Integrante / Paulo Roberto Magnago - Coordenador / Joecir Palandi - Integrante / João Carlos Denardin - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Projeto Pré-Vestibular Unijá
Descrição: Ações de tutoria na disciplina de Física, atuando em diversos polos, como por exemplo: Cachoeira do Sul, Tupanciretã e Agudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Coordenador / Vinicius Costa - Integrante.
Financiador(es): Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do RS - Bolsa.
2009 - 2011
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID UFSM Ensino de Física
Descrição: O presente projeto tem como objetivo, inserir o aluno graduando da respectiva licenciatura, no caso de Física, na escola da rede de Santa Maria, visando possibilitar a ele uma experiência como docente antes de sua formação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Dioni Paulo Pastorio - Integrante / Inés Prieto Schimidt Sauerwein - Coordenador / Francis Jessé Centenaro - Integrante / Josemar Alves - Integrante / Cristian da Costa Rubert - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA
2017 - Atual
Periódico: Revista Científica Schola
2018 - Atual
Periódico: PERSPECTIVA (EREXIM)
2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO (UFSM)
2018 - Atual
Periódico: CIÊNCIA E NATURA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, J.2017ALVES, J. ; VIDMAR, M. P. ; PASTORIO, D. P. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Descrição e análise de oficinas sobre Atividades Didáticas de Física mediadas por recursos tecnológicos. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 12 n1, p. 158-168, 2017.

2.
PASTORIO, D. P.2017PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; VIDMAR, M. P. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. ; LORETO, D. N. ; DECIAN, E. ; PEDRO, F. R. ; NEVES, P. S. ; SANTOS, W. G. ; GUIDOLIN, J. A. . Atividades Didáticas de Física para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais no ensino médio. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 1331-1336, 2017.

3.
PASTORIO, D. P.2017PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, R. A. . Uma revisão de literatura sobre o computador no ensino de Física. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 1337-1342, 2017.

4.
VIDMAR, M. P.2017VIDMAR, M. P. ; PASTORIO, D. P. ; ALVES, J. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Relações entre processos formativos de professores de Física e o desenvolvimento de saberes docentes. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 3057-3061, 2017.

5.
CENTENARO, F.J.2017CENTENARO, F.J. ; SAUERWEIN, I. P. S. ; SAUERWEIN, R. A. ; PASTORIO, D. P. ; ALVES, J. . As TIC no ensino de física: uma proposta de atividade didática com o uso de uma simulação computacional acerca do movimento de um pêndulo simples. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, v. 29, p. 353 - 359, 2017.

6.
ALVES, J.2017ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. ; PASTORIO, D. P. . Resolução de problemas parametrizados: uma estratégia para estimular a aprendizagem colaborativa. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, v. 29, p. 113-119, 2017.

7.
PASTORIO, D. P.2016PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. . Uso de Blog em Atividades Didáticas de Textos de Divulgação Científica. CCNExt - Revista de Extensão, v. 3, p. 1122-1127, 2016.

8.
ALVES, J.2016ALVES, J. ; PASTORIO, D. P. ; SAUERWEIN, R. A. . Textos de Divulgação Científica: Uma estratégia Complementar para o Ensino de Ciências. CCNExt - Revista de Extensão, v. 3, p. 93-97, 2016.

9.
CENTENARO, F.J.2016CENTENARO, F.J. ; PASTORIO, D. P. . A Problematização de Fenômenos Físicos como Ferramenta de Ensino para Jovens e Adultos Inseridos no Sistema Prisional. CCNExt - Revista de Extensão, v. 3, p. 425-431, 2016.

10.
PASTORIO, D. P.2015PASTORIO, D. P.. Relato de uma atividade didática baseada em simulação computacional para o estudo de cinemática. Revista de Enseñanza de la Física, v. 27, p. 661-667, 2015.

11.
PASTORIO, D. P.2015PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, R. A. . O PAPEL DO COMPUTADOR EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE FÍSICA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1, 2015.

12.
LIBARDONI, G. C.2015LIBARDONI, G. C. ; SAUERWEIN, R. A. ; PASTORIO, D. P. ; ALVES, J. . CD Vivo: viabilizando atividades didáticas computacionais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

13.
PASTORIO, D. P.2013PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, R. A. . Uma revisão dos trabalhos presentes no Caderno Brasileiro de Ensino de Física a partir do ano 2000: Um olhar sobre o papel do computador. Enseñanza de las Ciencias, v. 2013-Extra, p. CD, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; CENTENARO, F.J. . UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE SOFTWARES DE CORREÇÃO AUTOMÁTICA: UM OLHAR PARA O ENSINO DE FÍSICA. In: V Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2018, 2018, Lisboa. Anais digitais, 2018.

2.
CENTENARO, F.J. ; ALVES, J. ; VIDMAR, M. P. ; PASTORIO, D. P. . A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL. In: I Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2017, Santa Maria - RS. Anais do I Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2017.

3.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; VIDMAR, M. P. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Oficina sobre análise e caracterização de simulações computacionais de Física no contexto do PIBID. In: XIII Encontro sobre Investigação na Escola (EIE), 2015, Erechim - RS. Anais do EIE, 2015. v. 13. p. 1-8.

4.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, I.P.S. . Relato de uma atividade didática baseada em simulação computacional para o estudo de mecânica de partícula. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2015, Uberlândia - MG. Atas do XXI SNEF. São Paulo, 2015. p. 1-8.

5.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, R. A. . Relato de Utilização de um Objeto Virtual para o Estudo de Processos Termodinâmicos. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo - SP. Anais em construção, 2013.

6.
ALVES, J. ; PASTORIO, D. P. ; SAUERWEIN, R. A. . Estudo da Segunda Lei de Newton, Movimento e Força por meio de uma Simulação Computacional. In: XVII Seminário Internacional de Educação, 2013, Cachoeira do Sul - RS. Ebook, 2013.

7.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. . Uso de um Objeto Virtual para o Estudo de Lançamento de Projéteis com a Presença de Atrito. In: XVIII Seminário Internacional de Educação, 2013, Cachoeira do Sul - RS. Ebook, 2013.

8.
ALVES, J. ; PASTORIO, D. P. ; SAUERWEIN, R. A. . Uma análise de como a Termodinâmica vem sendo abordada nas publicações recentes de periódiicos e eventos nacionais de Ensino de Física. In: IX Encontro Macional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais em construção, 2013.

9.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. . Uma análise dos artigos da RBEF de 2000 a 2010, a luz do uso dos computadores em atividades disáticas. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia - SP. Anais em Construção, 2013.

10.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, R. A. . Utilização de um Objeto Virtual no Ensino de Física: um Estudo de Caso. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande - RS. Utilização de um Objeto Virtual no Ensino de Física: um Estudo de Caso, 2012.

11.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Uso do Octave em Atividades Didáticas Mediadas por Simulações Computacionais. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - Educação e ciência na era digital, 2011, Santa Maria - RS. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011.

12.
PASTORIO, D. P.; RUBERT, C.C. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; ROSA, F. . Atividades de Iniciação a Docência Mediadas por Hipermídias Educacionais no Ensino de Física. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus - AM. Anais em Construção, 2011.

13.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; CENTENARO, F.J. . Análise dos Relatos de Atividades Desenvolvidas no Ensino Médio da Rede Escolar do Brasil, Relacionados ao Uso do Aplicativo Octave em Resolução de Situações-Problema da Disciplina de Física. In: XI Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária, 2011, Santa Fé - ARG. http://www.unl.edu.ar/iberoextension/archivos/libro_congreso_ebook.pdf, 2011.

14.
PASTORIO, D. P.; RUBERT, C.C. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Atividades Didáticas Mediadas por Hipermídias Educacionais. In: X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande - RS. X Encontro sobre Investigação na Escola - CD, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; VIDMAR, M. P. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Práticas docentes inovadoras no contexto do PIBID - Física. In: VI Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba - PR. Em construção., 2016.

2.
PASTORIO, D. P.; MAGOGA, T. . Proposta de Utilização de Um Objeto Virtual para o Estudo de Processos Termodinâmicos. In: XI Encontro sobre Investigação na Escola, 2012, Bagé - RS. Anais em construção, 2012.

3.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Investigação do Uso de um Software Computacional na Análise Gráfica em Atividades Didáticas na Disciplina de Física no Nível Médio. In: XVI Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão XIV Mostra de Iniciação Científica e IX Mostra de Extensão, 2011, Cruz Alta - RS. XVI Seminário, 2011.

4.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Defesa do Uso da Ferramenta Computacional Octave na Resolução de Situações-Problema em Física, a partir do Relato de Atividades Desenvolvidadas pelo PIBID UFSM. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande - RS. E-BOOK VOLUME 1, 2011.

5.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; CENTENARO, F.J. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Investigação do Uso de Uma Ferramenta Computacional na Análise Gráfica de Situações - Problema na Disciplinas de Física no Nível Médio. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF (Encontro de Física 2011), 2011, Foz do Iguaçu - PA. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA, 2011.

6.
ALVES, J. ; PASTORIO, D. P. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . RELATO DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA: USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande - RS. E-BOOK VOLUME 1 -, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, W. G. ; WAGNER, B. R. ; DECIAN, E. ; GUIDOLIN, J. A. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; PASTORIO, D. P. ; ALVES, J. ; VIDMAR, M. P. . Atividade didática mediada por simulação computacional para o estudo das transformações gasosas. In: Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais, 2016, Passo Fundo - RS. Anais da Mostra Gaúcha, 2016. v. 1.

2.
PEDRO, F. R. ; LORETO, D. N. ; NEVES, P. S. ; PASTORIO, D. P. ; ALVES, J. ; VIDMAR, M. P. ; GUIDOLIN, J. A. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Proposta de atividade didática com uso de simulação computacional para o ensino de movimento retilíneo. In: Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais, 2016, Passo Fundo - RS. Anais da Mostra Gaúcha, 2016.

3.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. . O uso do computador como estratégia didática: o papel conferido as simulações computacionais. In: 2 Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014, Foz do Iguaçu - PR. Anais do 2 Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014. v. 15. p. 223-223.

4.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. . O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. In: V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS, 2013, Porto Alegre - RS. Anais em Construção, 2013.

5.
ALVES, J. ; PASTORIO, D. P. ; SAUERWEIN, R. A. . Softwares como Recursos Didáticos Complementares no Ensino de Física. In: XVIII Seminário Internacional de Educação, 2013, Cachoeira do Sul - RS. Site, 2013.

6.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. . Oficina Didática para o uso de Software Matemático em Atividades Didáticas de Física. In: XVIII Seminário Internacional de Educação, 2013, Cachoeira do Sul - RS. Ebook SIEDUCA, 2013.

7.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Uso de Simulações no Estudo de Cinemática: Relato de Uma Atividade Desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física da UFSM. In: IV ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA ? RS, 2011, Porto Alegre - RS. Atas_IVEEEFis_RS, 2011.

8.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, I.P.S. . Utilização de Recursos Didáticos Inovadores na Disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Física. In: XVI Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão XIV Mostra de Iniciação Científica e IX Mostra de Extensão "Universidade no Desenvolvimento Regiona, 2011, Cruz Alta - RS. XVI Seminário, 2011.

9.
PASTORIO, D. P.; CENTENARO, F.J. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Iniciação a Docência em Física Mediado por Hipermídias Educacionais. In: II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Uruguaiana - RS. Anais do II SIEPE, 2010.

10.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, I.P.S. ; RUBERT, C.C. ; ROSA, F. . Atividades Docentes Mediadas por Hipermídias Educacionais. In: 25 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, Santa Maria - RS. Anais da JAI 2010, 2010.

11.
PASTORIO, D. P.; MAGNAGO, P.R. ; DENARDIN, J.C. ; PALANDI, J. . Projeto de Integração com a Escola Média. In: 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria - RS. Anais da JAI 2008, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PASTORIO, D. P.; VIDMAR, M. P. ; ALVES, J. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . WORKSHOPS OF DEVELOPMENT OF DIDACTIC ACTIVITIES OF SOLVING PROBLEMS MEDIATED BY ICT IN THE FORMATION OF PHYSICS TEACHER. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; CENTENARO, F.J. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Investigação do Uso de Uma Ferramenta Computacional na Análise Gráfica de Situações - Problema na Disciplinas de Física no Nível Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Uso de Simulações no Estudo de Cinemática: Relato de Uma Atividade Desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física da UFSM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Defesa do Uso da Ferramenta Computacional Octave na Resolução de Situações-Problema em Física, a partir do Relato de Atividades Desenvolvidadas pelo PIBID UFSM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PASTORIO, D. P.; RUBERT, C.C. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; ROSA, F. . Atividades de Iniciação a Docência Mediadas por Hipermídias Educacionais no Ensino de Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, I.P.S. ; SAUERWEIN, R. A. . Investigação do Uso de um Software Computacional na Análise Gráfica em Atividades Didáticas na Disciplina de Física no Nível Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, I.P.S. . Utilização de Recursos Didáticos Inovadores na Disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J. ; SAUERWEIN, R. A. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Uso do Octave em Atividades Didáticas Mediadas por Simulações Computacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, I.P.S. ; RUBERT, C.C. ; ROSA, F. . Atividades Docentes Mediadas por Hipermídias Educacionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PASTORIO, D. P.; CENTENARO, F.J. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Iniciação a Docência em Física Mediado por Hipermídias Educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PASTORIO, D. P.; RUBERT, C.C. ; ROSA, F. ; SAUERWEIN, I.P.S. . Atividades Didáticas Mediadas por Hipermídias Educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PASTORIO, D. P.; MAGNAGO, P.R. ; PALANDI, J. ; DENARDIN, J.C. . Projeto de Integração com a Escola Média. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PASTORIO, D. P.. Árbitro de trabalhos apresentados no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2017.. 2017.

2.
PASTORIO, D. P.. Árbitro de trabalhos apresentados no VI Encontro Nacional das Licenciaturas. (ENALIC). 2016.. 2016.

3.
PASTORIO, D. P.. Árbitro de trabalhos apresentados no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). 2015.. 2015.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PASTORIO, D. P.; ARAUJO, I. S.. Participação em banca de Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias.TERMODINÂMICA EM UMA ABORDAGEM CONCEITUAL: uma experiência com o ensino da Termodinâmica no Colégio de Aplicação da UFRGS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PASTORIO, D. P.; TUMELERO, M.; ERICHSEN JUNIOR, R.. Concurso para Professor Substituto no Departamento de Física - UFRGS. 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J.; CENTENARO, F.J.; VIDMAR, M. P.. Banca corretora das Provas da OBF (2018). 2018. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J.; VIDMAR, M. P.; CENTENARO, F.J.. Banca corretora das Provas da OBF (2017). 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J.. Banca corretora das Provas da OBFEP (2017). 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
PASTORIO, D. P.; ALVES, J.; CENTENARO, F.J.. Banca corretora das Provas da OBF (2016). 2016. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Regional de Ensino de Ciências. 2018. (Congresso).

2.
V Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2018. UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE SOFTWARES DE CORREÇÃO AUTOMÁTICA: UM OLHAR PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2018. (Congresso).

3.
I Encontro Regional de Ensino de Ciências. 2017. (Congresso).

4.
VII Encontro Estadual de Ensino de Física. 2017. (Congresso).

5.
VI Encontro Estadual de Ensino de Física. 2015. (Congresso).

6.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015. (Simpósio).

7.
9 Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Uma revisão dos trabalhos presentes no Caderno Brasileiro de Ensino de Física a partir do ano 2000: Um olhar sobre o papel do computador. 2013. (Congresso).

8.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO " A Formação Profissional na Era das Tecnologias. 2013. (Seminário).

9.
V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2013. (Encontro).

10.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2013. (Simpósio).

11.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Relato de Utilização de um Objeto Virtual para o Estudo de Processos Termodinâmicos. 2013. (Simpósio).

12.
I Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2011. (Seminário).

13.
I Seminário Internacional de Educação em Ciências.Defesa do Uso da Ferramenta Computacional Octave na Resolução de Situações-Problema em Física, a partir do Relato de Atividades Desenvolvidadas pelo PIBID UFSM. 2011. (Seminário).

14.
IV ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA ? RS.Uso de Simulações no Estudo de Cinemática: Relato de Uma Atividade Desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física da UFSM. 2011. (Encontro).

15.
IV ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE FÍSICA ? RS. 2011. (Encontro).

16.
I Workshop de Ensino de Ciências UFSM. 2011. (Outra).

17.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF (Encontro de Física 2011).Investigação do Uso de Uma Ferramenta Computacional na Análise Gráfica de Situações - Problema na Disciplinas de Física no Nível Médio. 2011. (Encontro).

18.
XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF (Encontro de Física 2011). 2011. (Encontro).

19.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Atividades de Iniciação a Docência Mediadas por Hipermídias Educacionais no Ensino de Física. 2011. (Simpósio).

20.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2011. (Simpósio).

21.
XVI Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão XIV Mostra de Iniciação Científica e IX Mostra de Extensão. 2011. (Seminário).

22.
XVI Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão XIV Mostra de Iniciação Científica e IX Mostra de Extensão.Utilização de Recursos Didáticos Inovadores na Disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Física. 2011. (Seminário).

23.
XVI Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão XIV Mostra de Iniciação Científica e IX Mostra de Extensão.Investigação do Uso de um Software Computacional na Análise Gráfica em Atividades Didáticas na Disciplina de Física no Nível Médio. 2011. (Seminário).

24.
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Educação e Ciência na Era Digital (SEPE).Uso do Octave em Atividades Didáticas Mediadas por Simulações Computacionais. 2011. (Simpósio).

25.
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Educação e Ciência na Era Digital (SEPE). 2011. (Simpósio).

26.
25 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Atividades Docentes Mediadas por Hipermídias Educacionais. 2010. (Outra).

27.
II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Iniciação a Docência em Física Mediado por Hipermídias Educacionais. 2010. (Outra).

28.
UNIVERSITAR - O Desafio Populacional. 2010. (Oficina).

29.
X Encontro sobre Investigação na Escola "Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula". 2010. (Encontro).

30.
X Encontro sobre Investigação na Escola "Rodas de Formação de Professores em Conversas de Sala de Aula".Atividades Didáticas Mediadas por Hipermídias Educacionais. 2010. (Encontro).

31.
23ª Jornada Acadêmica Integrada.Projeto de Integração com a Escola Média. 2008. (Outra).

32.
7ª Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASTORIO, D. P.. I Encontro Regional de Ensino de Ciências. 2017. (Congresso).

2.
PASTORIO, D. P.. XII Encontro sobre Investigação na Escola. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
LEONARDO ALENCASTRO VANIN DUTRA DE SOUZA. PROCESSOS AVALIATIVOS - BASEADOS NO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - INTEGRADOS A TAREFAS CONTÍNUAS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR EM FÍSICA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PROPESQ UFRS. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Derek Carvalho Menezes da Silva. Residência Pedagógica Física UFRGS. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Renan Bohrer da Silva. Residência Pedagógica Física UFRGS. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Adriene Barros Barbosa. Residência Pedagógica. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Cassio Silveira de Lemos. Residência Pedagógica Física UFRGS. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Andressa Varriale. Residência Pedagógica Física UFRGS. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Letícia Tasca Pigosso. Projeto de Apoio a Graduação - PAG. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PROPESQ UFRGS. (Orientador).

7.
Leandro do Nascimento Silva. Residência Pedagógica Física UFRGS. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Lucas Elivelton Severo. Residência Pedagógica Física UFRGS. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Bruna Schons Ribeiro. Projeto de Apoio a Graduação - PAG. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PROPESQ UFRGS. (Orientador).



Outras informações relevantes


- Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira, Inglês. Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS).Ano de 2012.
- Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira, Espanhol. Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Ano de 2012.



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