Ailton Deuzimar de Sousa Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4107948447650740
  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Mossoró (2009). Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal, participando em pesquisas na área de Telecomunicações (2013). Especialização em Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Elétricas Industriais pela Universidade Candido Mendes (2016). Mestrando na área de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal. Atualmente, trabalho como Engenheiro Eletricista autônomo e como Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ailton Deuzimar de Sousa Júnior
Nome em citações bibliográficas
SOUSA JÚNIOR, A. D.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Especialização em Engenharia Elétrica com Ênfase em Instalações Elétricas Industriais. (Carga Horária: 600h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Controle de Potência em Cargas AC por Meio de Gatilhamento de TRIAC Utilizando Plataforma de Prototipagem Open-Source..
Orientador: Leandro Duque de Oliveira.
2009
Graduação em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2009
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Energia Renovável, IER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor do Curso de Energia Eólica do IER cursos.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Sistema de Rádio Definido por Software com Modulação Codificada por Wavelets. Este projeto tem finalidade de analisar sistemas de comunicações sem fio, que possuem o desvanecimento por múltiplos percursos e o Ruído Aditivo Gaussiano Branco, em seguida implementar em software e analisar o desempenho de um canal que possua um sistema de codificação utilizando matrizes Wavelets.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 20


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Eletrotécnica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto do IFRN campus João Câmara.



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
CRIAÇÃO DE DISPOSITIVOS PARA AUTOMATIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DO IFRN UTILIZANDO TECNOLOGIAS OPEN SOURCE.
Descrição: Atualmente, a questão habitacional não se traduz apenas em moradia para o ser humano, mas sim em uma exigência de qualidade que vai além do simples aproveitamento, iluminação e ventilação dos espaços. Nesse escopo, a automação residencial, também conhecida como domótica, vem se mostrando bastante interessante no que tange o aumento na e ciência energética, segurança, comodidade e qualidade de vida. Porém, para tal objetivo ser alcançado, faz-se necessária a integração das novas tecnologias existentes no mercado. A plataforma Arduino vem sendo bastante utilizado devido ao seu baixo custo, praticidade e versatilidade, além do fato de possuir centenas de sensores no mercado, o que possibilita que o mesmo seja utilizado na automação de uma in nidade de processos. Uma vez realizada a automatização de um processo, este deverá ser controlado, o que poderá ser feito remotamente por meio de dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis criados há pouco tempo, mas que já gura como um dos mais promissores SOs para celular. Assim, o presente projeto consiste na utilização das tecnologias supracitadas para a automatização das salas de aula e laboratórios do IFRN, a m de possibilitar que professor obtenha total controle de seu ambiente de trabalho, tais como iluminação, climatização e consumo de energia de um determinado circuito ou equipamento. Com esta tecnologia a favor do docente, espera-se que haja, consequentemente, uma elevação nos índices de qualidade e e cácia de suas aulas teóricas e práticas. Desta forma, com intuito de validar este projeto de automação, os dispositivos desenvolvidos serão instalados e testados à exaustão em um laboratório de pesquisa do campus Natal-Central. Por m, será apresentada uma proposta de normatização para os laboratórios do Instituto Federal com o módulo desenvolvido durante essa pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ailton Deuzimar de Sousa Júnior - Coordenador / João Moreno Vilas Boas de Souza Silva - Integrante.
2012 - 2012
Sistema de Rádio Definido por Software com Modulação Codificada por Wavelets.
Descrição: Este trabalho tem a finalidade de implementar a técnica de codificação wavelet em sistemas de comunicações sem fio, que baseasse na codificação de canal utilizando matrizes wavelet. A codificação do canal de comunicações utilizando matrizes wavelets, tem o propósito de minimizar e superar os efeitos destrutivos causados pelas interferências presentes no canal de propagação dos sistemas de comunicação sem fio., tais como o desvanecimento de multiplos percursos e o Ruído Aditivo Gaussiano Branco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Desenvolvimento de um Sistema de Rádio Digital Definido por Software
Descrição: Este projeto tem por finalidade desenvolver um sistema de rádio digital definido por software que inclua as principais partes de um sistema típico de comunicação digital baseando-se em pesquisas e implementações realizadas em MATLAB, que é um software de alta performance voltado para cálculos numéricos e processamento de sinais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energias Renováveis.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA JÚNIOR, A. D.. Sistema de Comunicação sem Fio com Modulação Codificada por Wavelets. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Expotec 2017 - Campus Apodi.. Domótica de Baixo Custo com Arduino.. 2017. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
João Vitor de Amorim Paula. A participação em competições Robótica Educacional como forma de melhoria no rendimento acadêmico dos alunos de curso técnicos do IFRN.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Pedro Augusto Alves Macena Lima. A participação em competições Robótica Educacional como forma de melhoria no rendimento acadêmico dos alunos de curso técnicos do IFRN.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Pedro Yuuki Shin. A participação em competições Robótica Educacional como forma de melhoria no rendimento acadêmico dos alunos de curso técnicos do IFRN.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Hellen Raile Oliveira de Lemos. Criação de dispositivos para automatização de laboratórios do IFRN utilizando tecnologias open source.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, na Forma Subsequente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ailton Deuzimar de Sousa Júnior.

2.
Jewerton Pontes dos Santos. Criação de dispositivos para automatização de laboratórios do IFRN utilizando tecnologias open source.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Ailton Deuzimar de Sousa Júnior.

3.
Jaldo Lima Nogueira. Criação de dispositivos para automatização de laboratórios do IFRN utilizando tecnologias open source.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em 01405 - Tecnologia em Redes de Computadores) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Ailton Deuzimar de Sousa Júnior.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA JÚNIOR, A. D.. Sistema de Comunicação sem Fio com Modulação Codificada por Wavelets. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:25:36