Márcio Alexandre Karsten

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6723091099935317
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Mestre em Administração no programa Acadêmico da UDESC/ESAG (Florianópolis-SC - Capes 4) com foco em Estratégia Empresarial e Capacidade Absortiva. Possui especialização pelo programa MBA Empresarial da Sustentare (Joinville-SC) e graduado com mérito acadêmico pela FCJ - Faculdade Cenecista de Joinville. Como administrador e consultor presta serviços para organizações de todos os setores econômicos, com foco na micro e pequena empresa, nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Como professor leciona nos níveis de graduação e pós-graduação em disciplinas ligadas à Marketing, Estratégia Empresarial e Teoria das Organizações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcio Alexandre Karsten
Nome em citações bibliográficas
KARSTEN, M. A.;KARSTEN, MÁRCIO ALEXANDRE


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Administração.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: A influência da orientação empreendedora e da capacidade absortiva no desempenho de empresas de micro, pequeno e médio porte,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Everton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier.
Palavras-chave: orientação empreendedora; capacidade absortiva; desempenho; PME; pequena empresa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Capacidade Absortiva.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2010 - 2011
Especialização em MBA Empresarial. (Carga Horária: 508h).
Escola de Negócios Sustentare, SUSTENTARE, Brasil.
Título: Estudo sobre a elaboração e importância do Planejamento Estratégico nas empresas joinvilenses.
Orientador: Aluízio Jobede Ribeiro Vilar.
2005 - 2008
Graduação em Administração.
Faculdade Cenecista de Joinville, FCJ, Brasil.
Título: Joinville Hall - Casa de Espetáculos (Plano de Negócios).
Orientador: Adriana Payão Ravache.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Os mapas conceituais como ferramenta de ensino-apr. (Carga horária: 3h).
Faculdade Cenecista de Joinville, FCJ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em MESE - Management and economic simulation exercise. (Carga horária: 30h).
Junior Achievment Santa Catarina, JASC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Matemática FInanceira - HP 12C. (Carga horária: 12h).
Faculdade Cenecista de Joinville, FCJ, Brasil.
2005 - 2005
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2004 - 2004
Como vender mais e melhor: as melhores ferramenta. (Carga horária: 15h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2002 - 2002
iniciando um Pequeno Grande Negócio. (Carga horária: 30h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário SOCIESC, UNISOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 50
Outras informações
Professor presencial das disciplinas: Administração Mercadológica I (FGV) Administração Mercadológica II (FGV) Gestão Mercadológica Endomarketing Marketing e Serviços Professor EAD das disciplinas (Grupo Ânima Digital): Endomarketing Pesquisa e Análise de Marketing Pesquisa e Análise de Mercado Comportamento do Consumidor Administração Mercadológica Estratégias de Promoção Gestão de Vendas Gestão de Marketing Gestão de Varejo e de Serviços Gestão de Vendas Gestão Administrativa e Mercadológica Gestão Mercadológica Marketing e Serviços Marketing de Varejo e Serviços Planejamento Estratégico de Marketing Tópicos Especiais em Marketing Tomada de Decisão e Inteligência de Mercado Fundamentos de Marketing e Comunicação com Comunidade (Pós/Especialização) Projeto Interdisciplinar 2B Projeto Interdisciplinar III

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Tecnologia em Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Endomarketing (80h)
08/2016 - Atual
Ensino, Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Serviços (80h)
08/2016 - Atual
Ensino, Tecnologia em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing e Serviços (80h)
08/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica I (80h)

Faculdade Metropolitana de Guaramirim, FAMEG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação


HBK Consultoria em Gestão Empresarial Ltda., HBK, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2017
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Administrador/Consultor, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria e Assessoria em Estratégia Empresarial, Planos de Negócios, Marketing e Educação Empresarial.

Atividades

09/2001 - Atual
Direção e administração, HBK Consultoria, .

Cargo ou função
Sócio Proprietário, Administrador e Consultor.

Faculdade Cenecista de Joinville, FCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor das disciplinas: Marketing Geral (80h) Marketing de Relacionamento (40h) Comunicação de Marketing (40h) Gestão da Marca (40h) Planejamento da Comunicação (40h) Processos Organizacionais (80h) Pesquisa de Marketing (40h) Gestor de Conteúdo para Marketing Online

Atividades

07/2015 - 07/2016
Ensino, Administração de Empresas e Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing (80h)
07/2015 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing (40h)
Planejamento de Comunicação (40h)
07/2015 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing, Sistemas de Informação e Comércio Eletrônico (80h)
Processos Administrativos (80h)
07/2013 - 07/2016
Ensino, Administração com Ênfase em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação de Marketing (40h)
Gestão da Marca (40h)
07/2013 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing (80h)
07/2013 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing (80h)
Marketing de Relacionamento (40h)
Pesquisa de Marketing (40h)
Planejamento da Comunicação (40h)
08/2012 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, FCJ - Faculdade Cenecista de Joinville, .

Cargo ou função
Membro da CPA - Comissão Própria de Avaliação - Repres. Sociedade Civil.
10/2013 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , FCJ - Faculdade Cenecista de Joinville, .

Serviço realizado
Gestão de Conteúdo para Marketing Online (Blog e Redes Sociais).

Escola de Negócios Sustentare, SUSTENTARE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
ICES - Índice de Confiança Empresarial Sustentare
Descrição: O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES) é um indicador sazonal que afere a percepção dos empresários de Joinville e região. É construído àpartir da utilização das percepções sobre as condições econômicas passadas e presentes que afetam seus negócios e, sobre as expectativas das condições econômicas para o futuro ? trabalhando com uma janela de três meses. A utilização de indicadores econômicos de curto prazo são dirigidas à monitoração das tendências econômicas e tem como objetivo proporcionar à análise econômica de forma eficiente no curto prazo os sinais de mudanças de direção na atividade econômica. Portanto, o ICES é um sistema de alarme para previsão de tendências econômicas, baseado em pesquisa visando obter um mapeamento das atitudes e expectativas de executivos empresariais e empreendedores. A pesquisa cobre as expectativas do mercado de trabalho, investimentos, desempenho financeiro específico das empresas e setores, custos de produção, vendas (para os mercados nacional e internacional), inflação e nível de acesso à recursos financeiros proveniente dos agentes financeiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégia Empresarial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Business Inteligence.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas e Negócios.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Escolas da Administração.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Certificado de Mérito Comunitário, Junior Achievment.
2009
Mérito Acadêmico, FCJ - Faculdade Cenecista de Joinville + CRA/SC.
2007
Honra ao Mérito, FCJ - Faculdade Cenecista de Joinville.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, MÁRIO CESAR BARRETO2018MORAES, MÁRIO CESAR BARRETO ; KALNIN, GUILHERME FELIPE ; KARSTEN, MÁRCIO ALEXANDRE . Uma análise do sistema Assurance of Learning promovido pela agência de acreditação americana AACSB para cursos de administração e negócios. BASE (SÃO LEOPOLDO. ONLINE), v. 15, p. 68-80, 2018.

2.
KARSTEN, M. A.;KARSTEN, MÁRCIO ALEXANDRE2014 KARSTEN, M. A.. A utilização de plataformas de redes sociais como ferramenta de aproximação e relacionamento entre IES e comunidade: um estudo de caso da Faculdade Cenecista de Joinville. Revista FCJScientia, v. 5, p. 78-95, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KARSTEN, M. A.; ALBRECHT, F. . Marketing de serviços e relacionamento. 1. ed. Indaial: Uniasselvi, 2014. v. 1. 272p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KARSTEN, M. A.. Faça sua empresa sair do vermelho e entrar no azul. Revista da Ajorpeme, Joinville, SC, p. 8 - 8, 01 ago. 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
KARSTEN, M. A.; CANCELLIER, E. L. P. L. . Capacidade Absortiva e Desempenho: Um Estudo em Empresas de Pequeno Porte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
KARSTEN, M. A.. Marketing Online e de Conteúdo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KARSTEN, M. A.. O mensageiro milionário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
KARSTEN, M. A.; VILAR, A. J. R. . AS FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: uma revisão na sequência de aplicação. Joinville 2013 (Revista Cientítica).


Demais tipos de produção técnica
1.
KARSTEN, M. A.. Marketing e Comunicação com a Comunidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
KARSTEN, M. A.. Teorias Organizacionais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Apresentação Power Point).

3.
KARSTEN, M. A.. Marketing, Sistemas de Informação e Comércio Eletrônico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação Powerpoint).

4.
KARSTEN, M. A.. Endomarketing. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Apresentação Power Point).

5.
KARSTEN, M. A.. Marketing e Serviços. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Apresentação Power Point).

6.
KARSTEN, M. A.. Estratégia Empresarial. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - Apresentação Power Point).

7.
KARSTEN, M. A.. Pesquisa de Mercado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação Powerpoint).

8.
KARSTEN, M. A.. Planejamento de Comunicação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação Powerpoint).

9.
KARSTEN, M. A.. Processos Gerenciais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação Powerpoint).

10.
KARSTEN, M. A.. Gestão da Marca. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação Powerpoint).

11.
KARSTEN, M. A.. Marketing Geral / Administração de Marketing. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação Powerpoint).

12.
KARSTEN, M. A.. Comunicação de Marketing. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação Powerpoint).

13.
KARSTEN, M. A.. O caminho da estratégia. 2012. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
KARSTEN, M. A.. Casamento Caipira. 2014. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ulir Compagnoni; Lauro Paulus; KARSTEN, M. A.. Participação em banca de Ruana Carla Postai.Indicadores de retorno financeiro de um novo negócio: outsourcing na área têxtil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI.

2.
Lauro Paulus; Ulir Compagnoni; KARSTEN, M. A.. Participação em banca de Luis Fernando Conrado; Jaison Eusébio.Avaliação do gerenciamento de controle de estoque e desperdício em um restaurante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI.

3.
Ulir Compagnoni; Lauro Paulus; KARSTEN, M. A.. Participação em banca de Murilo Rafael de Mello.Estratégias para implantação de um aunidade de negócio: trading de poliuretano para indústrias catarinenses. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI.

4.
KARSTEN, M. A.; ROSSI, S. P.; PETRI, Z. S.. Participação em banca de Daniel Everton Zermiani; Rodrigo Pereira.Nível de Satisfação dos Clientes com os Serviços de Distribuição de Mercadorias da Empresa Agricopel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Gestão Comercial) - Faculdade Cenecista de Joinville.

5.
SCHADECK, V.; GARCIA, J. S. M.; KARSTEN, M. A.. Participação em banca de Graziele Socateli; Jéssica Ziguer; Jean Rodrigo Graunke; Lec.Momentos Organização e Decoração de Eventos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas e Negócios) - Faculdade Cenecista de Joinville.

6.
KARSTEN, M. A.; VILAR, A. J. R.; ROSSI, S. P.. Participação em banca de Emanoelle Wormsbecker.Definição de linha editorial para publicações em Blog e Redes Sociais - Estudo de Caso da Manuá Boutique. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas e Negócios) - Faculdade Cenecista de Joinville.

7.
VILAR, A. J. R.; GARCIA, J. S. M.; KARSTEN, M. A.. Participação em banca de SANTIAGO, Caroline Batista et all.Espaço Pop Uo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas e Negócios) - Faculdade Cenecista de Joinville.

8.
KARSTEN, M. A.; MAFRA, R.; PAWLACK, J. S.. Participação em banca de Fernandes, F. et all.Purgato Solução Ambiental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Cenecista de Joinville.

9.
GARCIA, J. S. M.; PAWLACK, J. S.; KARSTEN, M. A.. Participação em banca de Ginilson Alvaristo, et all..Projeto Serville Higienização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Cenecista de Joinville.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SENI 2009 - 10º Seminário Estadual de Negócios Internacionais. 2009. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jonathan Pinheiro. A estruturação de um programa de marketing de relacionamento em uma empresa de fotografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais) - Centro Universitário SOCIESC. Orientador: Márcio Alexandre Karsten.

2.
André Vinícius Machado. Planejamento da gestão do ciclo de vida de produtos na Empresa X. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário SOCIESC. Orientador: Márcio Alexandre Karsten.

3.
Darlei Rafael Kunz; Lucas Valcanaia. Controle financeiro para estabilização de uma micro empresa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Márcio Alexandre Karsten.

4.
Deise Daiane Cicato; Jeisa Cristina Müller. Política de crédito como ferramenta para o controle da inadimplência em uma empresa do ramo têxtil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Márcio Alexandre Karsten.

5.
Diego Harzer H de Godoy; Juliana Bisewski. Elaboração de um plano de comunicação para lançamento de APP de locação de motos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Márcio Alexandre Karsten.

6.
Fernanda Camila G. Berezuki. Plano de estruturação dos canais de entrega da proposta de valor de uma empresa de eventos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Márcio Alexandre Karsten.

7.
Emanoelle Wormsbecker. Definição de linha editorial para publicações em Blog e Redes Sociais - Estudo de Caso da Manuá Boutique. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas e Negócios) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Márcio Alexandre Karsten.



Outras informações relevantes


Entre 2010 e 2013 foi membro da Diretoria da AJORPEME - Associação para Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa, nos cargos de Presidente de Núcleo Setorial (2010), Diretor Administrativo (2011), Diretor de Núcleos Setoriais (2012) e Membro do Conselho Consultivo (2013). 

A AJORPEME é reconhecida como uma das mais importantes associações de apoio à Pequena, Micro e Média empresa do Brasil, participante do Fórum Nacional da Micro Empresa e colaboradora ativa nas causas e legislações acerca do tema.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:08:55