Dimas Eduardo Barros Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3301268128783299
  • Última atualização do currículo em 17/01/2018


Bacharel em Engenharia Ambiental - UFT (2008). Mestre em Desenvolvimento Regional - FURB (2015). Desenvolvo pesquisas em Engenharia Ambiental, com ênfase em Desenvolvimento Socioambiental: Agenda 21 Escolar, Ecoformação, Educação Ambiental, Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos e Mudanças Climáticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dimas Eduardo Barros Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, D. E. B.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Desenvolvimento Regional.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: PERCEPÇÃO, CRIATIVIDADE E ECOFORMAÇÃO COMO INDICADORES SISTÊMICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO ECODESENVOLVIMENTO: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PASTOR FAULHABER, BLUMENAU (SC),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Cristiane Mansur de Moraes Souza.
Palavras-chave: Bairro Ribeirão Fresco; Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber; Ecodesenvolvimento; Trinômio - Percepção, Criatividade e Ecoformação; Indicador.
2017
Especialização em andamento em Gestão Pública. (Carga Horária: 510h).
Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2017
Graduação em andamento em Geografia.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2001 - 2008
Graduação em Engenharia Ambiental.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: O USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA VERIFICAÇÃO DA EFETIVIDADE DA COM-VIDA, ENQUANTO INSTRUMENTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 21 ESCOLAR, EM PALMAS-TO..
Orientador: Lúcio Flavo Marini Adorno.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em REDE RIEC FURB - Rede de Escolas Criativas. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em REDE RIEC FURB - Rede de Escolas Criativas. (Carga horária: 16h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em PNT: Subprojeto Ed. para o ecodesenvolvimento FURB. (Carga horária: 120h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em REDE RIEC FURB - Rede de Escolas Criativas. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2011 - 2011
Perícia Judicial Ambiental. (Carga horária: 20h).
Rui Juliano Perícias, RUI JULIANO PERÍ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Capacitação em Educação Ambiental. (Carga horária: 60h).
FUNDO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, FNMA, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, SEPLAN - TO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar da Coordenação de Recursos Ambientais - CRA A atividade consistia na análise de EIA/RIMA e PCA/RCA. Além de auxiliar na elaboração de cartilhas de Turismo Sustentável em Áreas de maior Relevância dentro do Estado do Tocantins, como por exemplo: JALAPÃO e SERRA DO LAJEADO.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES PAISAGÍSTICAS DO LITORAL CATARINENSE ADVINDAS DA EUSTASIA GERADA PELO FENÔMENO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Descrição: Descrição: As populações em todo globo tem experimentado socioeconômicas e ambientais em decorrência dos efeitos gerados pelo crescimento econômico e dos fluxos de informação e tecnologia. Não obstante, a destruição sem precedentes dos recursos naturais e a transformação não planejada do espaço incapaz de absorver os impactos negativos da do processo, sendo que a ampliação da produção e consumo está agregada a um fenômeno impactante no processo de desenvolvimento das populações, as mudanças climáticas. Estudos científicos apresentados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre mudanças Climáticas) apontam que o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera (GEE), resultantes da queima de combustíveis fósseis e da derrubada de florestas tropicais, elevou a temperatura do planeta quase 10 grau centígrado nos últimos 100 anos. Este aumento a primeira vista pode parecer irrisório, porém já ocasionou elevações do nível do mar que põem em risco cidades inteiras (ANDI, 2013). Segundo estudos do Ministério do Meio Ambiente (2013) o avanço do mar para o interior do continente corresponde a um fenômeno presente nos 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico. Também segundo o relatório do IPCC (2013) e levantamentos do Estudo Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro (BRASIL, 2013), além deste avanço o mar vem mudando o mapa litorâneo com alterações significativas nos próximos anos. No Estado de Santa Catarina há evidências das mudanças eustáticas e também erosivas na maioria das praias, principalmente no litoral centro-norte, onde está a maior concentração da população, investimentos de urbanização, turismo e de pescadores artesanais. Estas evidências estão associadas a processos naturais da dinâmica praial e da ação do homem por meio das ocupações indiscriminadas que se instalam junto às praias. Neste contexto propõe-se o um estudo s (SACHS, 1993; STRONG, 1993), promovendo diagnósticos------- responsáveis por diagnósticos que permita se identificar as transformações nos cenários locais advindo das mudanças climáticas, instigando a se pensar o ecodesenvolvimento e identificar os condicionantes, as fragilidades e as potencialidades do meio físico para construir um melhor planejamento do território. Resultados esperados: apresentar um prognóstico do que pode acontecer a um prazo de 70 ou 100 anos; Gerar um documento alertando sobre as áreas que poderão ser mais afetadas com as mudanças climáticas, da costa litorânea do estado de Santa Catarina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Dimas Eduardo Barros Araújo - Integrante / Anderson de Miranda Gomes - Integrante / Juarês José Aumond - Integrante / Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Gilberto Friedenreich dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Subprojeto Educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar pertencente ao Projeto Institucional Novos Talentos - FURB - Ecoformação e Literacia Informacional para a Educação Cientifica, edital 055/2012 CAPES.
Descrição: O objetivo deste trabalho é realizar atividades de capacitação extracurriculares para professores e alunos da educação básica. Serão aplicados cursos e oficinas, ocorrendo em período de férias, e/ou em horários que não interfira na frequência escolar, realizando-se os cursos e as oficinas nos horários livres dos professores e estudantes. As atividades serão realizadas na dependências da Universidade Regional de Blumenau (FURB), utilizando-se dos laboratórios já existentes. Oferecido para enriquecer a formação dos professores e alunos da educação básica das escolas da rede municipal de Blumenau-SC, o projeto terá um caráter inovador, envolvendo os cursos de graduação, em arquitetura e urbanismo, e programa de pós-graduação em desenvolvimento regional/ mestrado e doutorado. Com este projeto também um dos objetivos é promover atividades voltadas para o uso da ciência e tecnologia nas áreas ambientais. Durante o projeto serão oferecidas oficinas com os temas: Educação para Prevenção de desastres provocados pelas mudanças climáticas, fortalecimento do cooperativismo local, Educação para a sustentabilidade na produção e consumo de alimentos e Construção de competências para projetos de ação territorial, Zona de Educação para o ecodesenvolvimento de Blumenau. . Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Dimas Eduardo Barros Araújo - Integrante / Anderson de Miranda Gomes - Integrante / Carlos Alberto Ciocci Sampaio - Integrante / Jurandir Domingues Junior - Integrante / Juarês José Aumond - Integrante / Cristiane Mansur de Moraes Souza - Coordenador / Larissa Holler - Integrante / Liliane Cristine Schlemer Alcantara - Integrante / Francieli Mara Heinz Neves - Integrante / Leandro Ludwig - Integrante / Júlia Helena Gesser - Integrante / Eliane Maria Martins - Integrante / Felipe Augusto Hoeflich Damaso de Oliveira - Integrante / Jéssica Teixeira Fraga Jeremias - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VAZ, N. C. O. ; ARAÚJO, D. E. B. ; KEGEL, P. L. . Dicotomias tributárias dos municípios urbanos e rurais brasileiros: ausência de diferenciação tributária.. In: 2º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento - SNPD, 2014, Florianópolis - SC. Anais do 2º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento - SNPD. Florianópolis: UDESC, 2014.

2.
STALOCH, R. ; NEVES, F. M. H. ; ARAÚJO, D. E. B. ; SOUZA, C. M. M. . Redes De Educação Ambiental: Uma Expansão Do Programa Novos Talentos Para O Alto Vale Do Itajaí.. In: 2º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - SEDRES, 2014, Campina Grande - PB. Anais do 2º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - SEDRES. Campina Grande - PB: EDUEPB/UEPB:, 2014. p. 42-53.

3.
HOLLER, L. ; ROCHA, M. M. ; ARAÚJO, D. E. B. ; NEVES, F. M. H. ; AUMOND, J. J. ; SOUZA, C. M. M. ; PEREIRA, A. P. . Microbacia hidrográfica como unidade de planejamento: estudos preliminares sobre vocações e limitações da microbacia hidrográfica do Ribeirão Fresco, Blumenau,(SC). In: II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento - SICDES, 2014, Chapecó - SC. Anais do II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento - SICDES. Chapecó: FURB/ASPERSC/PARFOR/UNOCHAPECÓ, 2014.

4.
STALOCH, R. ; NEVES, F. M. H. ; ARAÚJO, D. E. B. ; KEGEL, P. L. . Globalização: ciclos viciosos e virtuosos com base nas características do setor automobilístico brasileiro.. In: VIII Encontro de Economia Catarinense: Desenvolvimento Rural., 2014, Rio do Sul. Anais do VIII Encontro de Economia Catarinense: Desenvolvimento Rural. Rio do Sul: APEC, 2014. v. 1. p. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HOLLER, L. ; ROCHA, M. M. ; ARAÚJO, D. E. B. ; AUMOND, J. J. ; SOUZA, C. M. M. ; NEVES, F. M. H. ; PEREIRA, A. P. . Microbacia hidrográfica como unidade de planejamento: estudos preliminares sobre vocações e limitações da microbacia hidrográfica do Ribeirão Fresco, Blumenau,(SC). In: II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento - SICDES, 2014, Chapecó - SC. Anais do II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento - SICDES. Chapecó: FURB/ASPERSC/PARFOR/UNOCHAPECÓ, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, D. E. B.; BONSENHOR, T. P. . Educação para o Ecodesenvolvimento a partir do trinômio sistêmico - Percepção, Criatividade e Ecoformação: O Caso dos estudantes da Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber. In: 9ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino-Pesquisa-Extensão FURB, 2015, Blumenau. Anais da 9ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino-Pequisa-Extensão. Blumenau: FURB/9MIPE, 2015.. v. 1. p. 32.

2.
STALOCH, R. ; NEVES, F. M. H. ; ARAÚJO, D. E. B. ; KEGEL, P. L. . Globalização: ciclos viciosos e virtuosos com base nas características do setor automobilístico brasileiro.. In: VIII EEC - Encontro de Economia Catarinense: Desenvolvimento Rural., 2014, Rio do Sul - SC. Anais do VIII EEC - Encontro de Economia Catarinense: Desenvolvimento Rural. Rio do Sul: APEC, 2014. p. 80-81.

3.
GOMES, A. M. ; SOUZA, C. M. M. ; SAMPAIO, C. A. C. ; AUMOND, J. J. ; MARTINS, E. M. ; GESSER, J. H. ; NEVES, F. M. H. ; ARAÚJO, D. E. B. ; HOLLER, L. ; SBARDELATI, C. ; SOUZA, L. L. ; EURICH, M. R. ; JEREMIAS, J. T. F. ; TOMIO, J. H. . Novos Talentos - Subprojeto Educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar. In: 8ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino-Pesquisa-Extensão FURB, 2014, Blumenau. Anais da 8ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino-Pesquisa-Extensão. Blumenau: FURB/8MIPE, 2014. v. 2. p. 13.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, D. E. B.; BONSENHOR, T. P. . Educação para o ecodesenvolvimento a partir do trinômio sistêmico - Percepção, Criatividade e Ecoformação: O caso dos Estudantes da Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
STALOCH, R. ; NEVES, F. M. H. ; ARAÚJO, D. E. B. ; SOUZA, C. M. M. . Redes De Educação Ambiental: Uma Expansão Do Programa Novos Talentos Para O Alto Vale Do Itajaí.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUZA, C. M. M. ; ARAÚJO, D. E. B. ; NEVES, F. M. H. ; AUMOND, J. J. ; HOLLER, L. ; PEREIRA, A. P. ; ROCHA, M. M. . Microbacia Hidrográfica como unidade de Planejamento: Estudos preliminares sobre vocações e limitações da microbacia hidrográfica do Ribeirão Fresco, Blumenau,(SC). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, M. L. ; COSTA, C. R. S. ; PADILHA NETO, L. ; CORREA, P. H. S. ; CAVALCANTE, S. R. C. ; ARAÚJO, D. E. B. ; GARCIA, M. F. . Cadastro Geral de Unidades de Conservação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Água, energia & desenvolvimento e o gás de xisto". 2014. (Seminário).

2.
"Conhecimentos Tradicionais, Plantas Medicinais e Gênero no Contexto do Desenvolvimento Regional ?. 2014. (Seminário).

3.
" Tecnologias Emergentes e Desenvolvimento: o caso da nanotecnologia. ?. 2014. (Seminário).

4.
2º Sedres - Seminário de desenvolvimento Regional Estado, Sociedade: a diversidade regional brasileira em perspectiva.Redes De Educação Ambiental: Uma Expansão Do Programa Novos Talentos Para O Alto Vale Do Itajaí.. 2014. (Seminário).

5.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimentos - SICDES - UNICAPECÓ.Educação e Direitos Humanos: o Papel do Estado na Reprodução das Desigualdades Sociais..MICROBACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO: ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE VOCAÇÕES E LIMITAÇÕES DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO FRESCO, BLUMENAU, (SC). 2014. (Seminário).

6.
"Mapeamento social de povos e comunidades tradicionais: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia?. 2013. (Seminário).

7.
A Ciência da motricidade humana: o cuidado humano durante o ciclo vita - um paradigma emergente.. 2013. (Seminário).

8.
Aglomeração produtiva local e cadeia global de valor: características e vínculos competitivos. 2013. (Seminário).

9.
Antártida: a última fronteira. 2013. (Seminário).

10.
Aula Magna. 2013. (Outra).

11.
Bacia Hidrográfica do Rio Lis (Portugal) - passado, presente e futuro. 2013. (Seminário).

12.
Base de Dados Municipais para Tomada de Decisões. 2013. (Seminário).

13.
Desenvolvimento regional e modalidades de transporte: ferrovias e rodovias. 2013. (Seminário).

14.
Desenvolvimento Territorial Sustentável: o caso das Encostas da Serra Geral. 2013. (Seminário).

15.
Dilemas práticos: uma proposta de como a ética pode solucioná-los. 2013. (Seminário).

16.
O Aproveitamento de Produtos Tradicionais para Alavancar Desenvolvimento Regional. 2013. (Seminário).

17.
O Aproveitamento de Produtos Tradicionais para Alavancar Desenvolvimento Regional. 2013. (Outra).

18.
O positivismo e sua influência nas C. Humanas. 2013. (Seminário).

19.
Planejamento territorial e paisagem: entre razões, naturalizações e desejos. 2013. (Seminário).

20.
Segurança e sustentabilidade urbana. 2013. (Seminário).

21.
I Seminário Estadual de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.. 2006. (Seminário).



Outras informações relevantes


Participei de 2013 a 2015 do Projeto de Extensão da FURB, Projeto Institucional Novos Talentos - PNT: Subprojeto educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar, onde contribui como professor e monitor para a ecoformação de professores e estudantes de escolas básicas da rede municipal de ensino de Blumenau - SC. Participei também no período de 2013 a 2016 da REDE RIEC - Rede Internacional de Escolas Criativas da FURB, um projeto de extensão que promove a ecoformação de professores, estudantes e profissionais da educação do município de Blumenau e região.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 7:32:27