Simone Rodrigues Barreto

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  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016). Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário Fluminense (2006), graduação em Letras pela Faculdade Integrada de Goiás (2016) . Suas pesquisas estão concentradas em áreas como: Linguagens, Cidadania, Controle Social, Comunicação e Educação Popular, além de ter experiências na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, redes sociais digitais, mídia e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Rodrigues Barreto
Nome em citações bibliográficas
BARRETO, Simone Rodrigues;BARRETO. S.R.;RODRIGUES BARRETO, Simone;OLIVEIRA MARTINS, Analice

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Fluminense, Centro Universitário Fluminense - UNIFLU.
Rua Marechal Deodoro, 15
Centro
28053000 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 21013355
URL da Homepage: www.uniflu.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Políticas Sociais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO CIDADÃ: UMA EXPERIÊNCIA DE CONTROLE SOCIAL NO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PEA) TERRITÓRIOS DO PETRÓLEO: ROYALTIES E VIGÍLIA CIDADÃ,
Orientador: Marcelo Carlos Gantos.
2014 - 2016
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: USOS E APROPRIAÇÕES DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O LEITOR E A NOTÍCIA NO JORNALISMO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Analice de Oliveira Martins.
Coorientador: Carlos Henrique Medeiros de Souza.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2016
Especialização em andamento em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA. (Carga Horária: 495h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2014 - 2016
Graduação em Letras.
Faculdade Integrada de Goiás, FIG, Brasil.
Título: A importância do hábito de leitura no processo cognitivo do aluno.
2003 - 2006
Graduação em Comunicação Social.
Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
Título: Divulgação regional do jornalismo científico em Campos dos Goytacazes.
Orientador: José Wagner do Amaral.




Formação Complementar


2016 - 2016
Trouxeste a chave?: O texto literário na sala de aula. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2015 - 2015
O texto dissertativo no Ensino Médio: o argumento contra a cópia. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Moodle para Professores - EAD. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2010 - 2010
Assessoria de Comunicação. (Carga horária: 20h).
Faculdade Tobias Barreto, FTB, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

06/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário Fluminense - UNIFLU, .

06/2017 - Atual
Extensão universitária , Centro Universitário Fluminense - UNIFLU, .

Atividade de extensão realizada
Laboratório de Gestão em Comunicação Multimeios - Projeto de Redes Sociais Digitais.
08/2016 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Jornalística I
08/2016 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Jornalística II
08/2016 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias Sociais

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora e conteudista do pré-vestibular Social, Carga horária: 6
Outras informações
Tutora e professora Conteudista na área de Língua Portuguesa e Redação da plataforma EAD do curso Pré-Vestibular Social Teorema, um projeto de extensão da Uenf

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 6

Atividades

03/2014 - 04/2016
Pesquisa e desenvolvimento , CCH, .


Jornal Folha da Manhã, FMANHA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Editora, Chefe de Reportagem, Carga horária: 25

Atividades

01/2012 - 4/2016
Serviços técnicos especializados , Jornal Folha da Manhã, .

Serviço realizado
Chefe de Reportagem.
5/2011 - 01/2012
Serviços técnicos especializados , Jornal Folha da Manhã, .

Serviço realizado
Editora dos Cadernos Especiais de Domingo.
5/2011 - 1/2012
Serviços técnicos especializados , Jornal Folha da Manhã, .

Serviço realizado
Coordenadora do setor de estágios.
7/2008 - 5/2011
Serviços técnicos especializados , Jornal Folha da Manhã, .

Serviço realizado
Repórter da Editoria de Cidades.

Monitor Campista, MC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: , estagiário, Repórter, Carga horária: 10
Outras informações
Atuei como estagiária e posteriormente, como repórter, passando pelas editorias de Cidade, Polícia e Segundo Caderno

Atividades

02/2005 - 12/2006
Estágios , Jornal Monitor Campista, .

Estágio realizado
Estagiária.

Sindicato dos Bancários de Campos e Região Norte Fluminense, SBCNF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 10

Atividades

03/2010 - 03/2011
Serviços técnicos especializados , Sindicato dos Bancários de Campos e Região Norte Fluminense, .

Serviço realizado
Responsável para elaboração de reportagens e edição do jornal bimensal da instituição.

Instituto José Pelúcio, IJP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25

Atividades

01/2007 - 02/2008
Serviços técnicos especializados , Instituto José Pelúcio, .

Serviço realizado
Jornalista responsável pela apuração e escrita e divulgação de releases, notas oficiais e informe publicitário das secretarias de Saúde e Educação da Prefeitura de Campos; Jornalista responsável pela escrita de matérias e edição de jornal impresso bimestral da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes e Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes.


Linhas de pesquisa


1.
Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação
2.
USOS E APROPRIAÇÕES DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O LEITOR E A NOTÍCIA NO JORNALISMO
3.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Territórios do Petróleo: Vigília Cidadã na Bacia de Campos - Ciclo II
Descrição: Situado no campo das políticas públicas, Territórios do Petróleo consiste num projeto de Educação Ambiental (EA) no âmbito da implementação das medidas de mitigação de impactos socioambientais de licenciamento ambiental de atividades de produção de petróleo e gás na região da Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro. O projeto está inserido na Linha de Ação B - Controle Social da aplicação de royalties e de participações especiais da produção de petróleo e gás natural (NOTA TÉCNICA CGPEG/DILIC/IBAMA N° 01/2010) e se propõe pesquisar, atuar e intervir - diretamente e indiretamente - sobre a população de dez municípios dessa região, todos localizados no Estado do Rio de Janeiro. Territórios do Petróleo focaliza seu acionar na geografia e no cenário de demandas informativas oriundas dos grupos sociais vulneráveis direcionadas à questão dos royalties e visa atuar sobre um público diversificado. No contexto territorial da Bacia de Campos, a geração de royalties das atividades de prospecção e de exploração petrolíferas se distinguem por serem altamente impactantes positiva e negativamente, gerando recursos de vulto e passivos socioambientais de difícil mitigação. Sua lógica de distribuição não vem de escolhas políticas, mas das condições geofísicas, inserindo-se muito frequentemente em municipalidades historicamente pobres e desiguais, onde são recebidas com as mais altas expectativas de trazerem o desenvolvimento, o bem-estar e a superação do quadro de desigualdades. Estes municípios, que compartilham o fato de estarem localizados na plataforma continental contígua aos poços de petróleo explorados nesta bacia, respondem juntos por aproximadamente 84% da produção nacional de petróleo e de 42% do gás Natural, espalhada em 55 campos em operação. Esta realidade se agrava devido às regras de rateio das compensações financeiras. Nestes municípios, ditos petrorrentistas, dotados de orçamentos milionários, consolida-se o fenômeno paradoxal denominado o "desafio da abundância", que se traduz no descompasso entre a capacidade de planejar o gasto e o ritmo crescente das receitas; na desinformação e ausência de transparência na contabilidade pública destes recursos e na chamada "preguiça fiscal" resultante da lógica tributária de não incomodar o contribuinte-eleitor na medida em que as compensações petrolíferas cobrem as necessidades de gasto das prefeituras. Este conjunto de fatos redunda de modo geral na polarização espacial da riqueza pública e da distribuição de renda no interior dos territórios produtores, reproduzindo altos níveis de desigualdade, pobreza e exclusão assim como a formação social de cidades "sem crítica", devido, sobretudo, ao amplo poder de cooptação e corrupção dos organismos políticos da sociedade civil. Isto revela a ausência de controle social sobre as ações das políticas sociais municipais, como resultado do enfraquecimento da sua organização social e um padrão regional no qual a discussão sobre os royalties se dá no campo das incertezas, desinformação e negatividade. Portanto se objetiva pesquisar esta situação socialmente deficitária e promover ações educativas ponderando o aspecto positivo e fundamental para a consolidação da vida democrática das comunidades atingidas pela economia dos royalties, do acesso à informação (como direito constitucional) e do conhecimento reflexivo sobre as etapas e dinâmicas envolvidas nas participações governamentais dos recursos da renda petrolífera. O projeto se propõe promover e acompanhar um processo educativo popular que possibilite aos atores sociais participantes mitigar o déficit informacional identificado e progredir no conhecimento e no acesso a dispositivos democráticos de controle social. Busca-se incidir mediante o desenvolvimento territorial de Núcleos de Vigília Cidadã cooperando na emergência de novos espaços comunitários de comunicação popular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Núcleo de estudos sobre acesso e permanência na educação.
Descrição: A constituição do Núcleo de Pesquisa tem origem no projeto Diagnóstico da Qualidade de Ensino do PROEJA: um estudo na região Norte Noroeste fluminense com foco nos aspectos formativos e metodológicos, iniciado em abril de 2013, em referência ao Edital no 49/2012 da CAPES/Observatório da Educação (Obeduc). Ao longo do primeiro ano do referido projeto realizaram-se duas revisões de literatura: uma sobre qualidade da educação e outra sobre permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos. As duas revisões foram tratadas no artigo ?A permanência escolar na Educação de Jovens e Adultos: proposta de categorização discursiva a partir das pesquisas de 1998 a 2012 no Brasil? (2014), no qual se discutiu a relação entre o aumento do número de publicações sobre permanência escolar, a partir de 2007, e o aumento da demanda por qualidade da educação no país. Concluiu-se que a permanência escolar é uma dimensão dessa qualidade. Além disso, constatou-se que a pequena quantidade (44) de publicações encontradas sobre permanência escolar ? como objeto de pesquisa ? contrasta com as mais de mil disponíveis sobre evasão escolar, que, em maioria, tende a responsabilizar os sujeitos alunos pelo abandono da escola. Essa contradição, a incipiente discussão sobre o conceito de permanência escolar e o caráter que permanência assume como dimensão da qualidade de ensino foram três fatores que justificaram a constituição de um locus de discussão temático no âmbito do projeto CAPES/Obeduc. Trabalha-se com a hipótese de que há diferença epistemológica significativa entre a abordagem da permanência escolar e a que toma a evasão como objeto de pesquisa. À discussão e reflexão em torno da permanência escolar associa-se a questão do acesso que, apesar de maior número de pesquisas, também configura-se tema polêmico quando se trata de acesso por meio de ações afirmativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL TEOREMA: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E AMPLIAÇÃO DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Descrição: O Pré-Vestibular Social Teorema é dirigido a interessados que já concluíram ou que estão freqüentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares. Tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior e de qualidade aos estudantes oriundos da rede de ensino público que pretendem ingressar em um curso superior nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, com foco principal ao vestibular da UENF. Além disso, o curso busca permitir o acesso por meio da Educação à Distância (EaD) ao sistema daqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional por morarem distante dos cursos de Pré-Vestibular, por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula ou por condições financeiras. Contribuir para a formação básica, técnica e profissional sem deslocá-los de seus municípios. Além de ampliar o acesso das classes historicamente excluídas do ensino superior, o Pré-Vestibular Social atua como estágio docente para os mestrandos e doutorandos da Universidade Estadual do Norte Fluminense, contribuindo no âmbito da formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Simone Rodrigues Barreto - Integrante / paulo César dos Santos - Integrante / Renata Maldonado da Silva - Coordenador / Francisco Iratan Coelho Junior - Integrante / Ana Carolina Machado Pecly - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Teoria Geral da Informação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Organização Editorial de Jornais.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES BARRETO, Simone2017RODRIGUES BARRETO, Simone. USOS E APROPRIAÇÕES DA REDE SOCIAL DIGITAL: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE LEITOR/AUTOR NA ATUALIZAÇÃO DO JORNALISMO. LINKSCIENCEPLACE, v. 3, p. 97-110, 2017.

2.
RODRIGUES BARRETO, Simone2016RODRIGUES BARRETO, Simone; DE OLIVEIRA MARTINS, ANALICE . A AMBIGUIDADE DO REAL NOS AUTORRETRATOS DE REMBRANDT E NAS SELFIES DA -SOCIEDADE DA TELA-. InterScience Place, v. 11, p. 130-141, 2016.

3.
SANTOS, P. C.2016SANTOS, P. C. ; BARRETO. S.R. ; Jasmim, Janie Mendes. . Características do material didático impresso para a modalidade de ensino a distância: concepção dos educadores do curso Pré-Vestibular Social Teorema. REVISTA DE EXTENSÃO UENF, v. 2, p. 75, 2016.

4.
BARRETO, Simone Rodrigues;BARRETO. S.R.;RODRIGUES BARRETO, Simone;OLIVEIRA MARTINS, Analice2015BARRETO, Simone Rodrigues; Farias, Carine Lavrador de ; Barros, Talita Vieira ; Santos, Paulo Cesar dos ; Jasmim, Janie Mendes. ; Carvalho, Almy Junior Cordeiro de . Os desafios do Pré-Vestibular Social Teorema para a democratização do acesso ao ensino superior: resultados e ações no ano de 2015. REVISTA PHILOLOGUS, v. 21, p. 1662-1671, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARRETO. S.R.. Centro: revitalização na lista de sugestões. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 22 out. 2015.

2.
BARRETO. S.R.. Transporte ineficiente atrasa comércio. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 21 out. 2015.

3.
BARRETO. S.R.. Schulz encerra suas atividades em Campos. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 21 out. 2015.

4.
BARRETO. S.R.. Calendário de feriados precisa ser discutido. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 20 out. 2015.

5.
BARRETO. S.R.. Mais parceria do poder público no comércio. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 19 out. 2015.

6.
BARRETO. S.R.. Exportação será solução para crise. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 07 out. 2015.

7.
BARRETO. S.R.. Campos integrada à malha aérea do país. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 28 set. 2015.

8.
BARRETO. S.R.. Comércio aposta no período de liquidação. Jornal Folha da Manhã, 13 ago. 2015.

9.
BARRETO. S.R.. Comerciantes celebram vendas. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 11 ago. 2015.

10.
BARRETO. S.R.. Dia dos Pais registra boas vendas. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goitacazes, 09 ago. 2015.

11.
BARRETO. S.R.. Festa também para o comércio. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 08 ago. 2015.

12.
BARRETO. S.R.. Implantação do Parque Tecnológico do Norte Fluminense acontece no dia 26. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, p. www.fmanha.com, 07 ago. 2015.

13.
BARRETO. S.R.. Tec Campos fomenta negócios. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 02 ago. 2015.

14.
BARRETO. S.R.. Consumidores vão às compras no feriado. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 21 nov. 2013.

15.
BARRETO. S.R.. Mentira hoje pode!. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 01 abr. 2013.

16.
BARRETO. S.R.. Campos enfrenta mais um dia de protestos. Jornal Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO. S.R.. A Mutação do Gênero Informativo e Opinativo no Texto Jornalístico. In: XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2017, Volta Redonda. Anais do XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2017.

2.
BARRETO, S. R.; Martins, A. O ; BARRETO. S.R. . Considerações acerca das apropriações das Redes Sociais Digitais como fonte de informação no jornalismo. In: 14º SBPjor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), 2016, Palhoça/ SC. 14º SBPjor, 2016.

3.
BARRETO. S.R.; GONGA, D. C. . O uso das NTIC em sala de aula e o duelo de docentes imigrantes e discentes nativos digitais. In: Abralin em Cena, 2016, Macaé/RJ. Abralin em Cena, 2016.

4.
BARRETO. S.R.; CARMO, G. T. . ?Reflexões acerca da midiatização da evasão e permanência escolar no Brasil e México?. In: XII Congreso Latino Americano de Humanidades, 2016, Campos dos Goytacazes. XII Congreso Latino Americano de Humanidades, 2016.

5.
BARRETO. S.R.; OLIVEIRA, O. T. ; Martins, A. O . A Transliteratura Na Rede Social Facebook: Reflexão E Analise De Uma Escrita Digital. In: 5 Coninter, 2016, Brasília. 5 Coninter, 2016.

6.
LAVRADOR, Carine de Farias ; BARRETO. S.R. ; SANTOS, P. C. . As competências essenciais ao trabalho de tutor na educação a distância do Pré- Vestibular Social Teorema. In: XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do XII Congresso Latinoamericanode Humanidades, 2016. v. 2526-2. p. 656-668.

7.
BARRETO. S.R.; Martins, A. O . O Conceito de rizoma e o texto processado pela tela do computador. In: XII Congreso Latinoamericano de Humanidades, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do XII Congreso Latinoamericano de Humanidades, 2016. v. 1. p. 260-275.

8.
BARRETO. S.R.. Uma análise da relação entre leitor/autor na atualização do jornalismo no Facebook. In: XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIAS SOCIAIS, 2015, São Paulo. LIVRO DE ANAIS XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIAS SOCIAIS. São Paulo: USP ECA, 2015.

9.
BARRETO. S.R.; SANTOS, P. C. . Os desafios do Pré-Vestibular Social Teorema para a democratização do acesso ao ensino superior: resultados e ações no ano de 2015. In: X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2015, Campos dos Goytacazes, Rio de. **, 2015.

10.
BARRETO. S.R.; MOURA, S. A. . A Face positiva e negativa do discurso jornalístico na revista Veja. In: 4º Congresso Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter), 2015, Foz do Iguaçu/PR. **, 2015.

11.
BARRETO. S.R.; Martins, A. O . Do Autorretrato ao Selfie. De Rembrandt a Todos Nós: uma Análise da Ambiguidade do real. In: VI Enletrarte - Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes, 2015, Campos dos Goytacazes, Rio de. Linguagens em trânsito, 2015.

12.
Martins, A. O ; BARRETO. S.R. . Informação e notícia no discurso das Redes Sociais Digitais. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

13.
BARRETO. S.R.. Novos paradigmas para a teoria da informação: mensagem-emissor-receptor em tempos de novas tecnologias. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2014, Campos dos Goytacazes/RJ. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade, 2014. p. 1-1456.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO. S.R.; SILVA, Renata Maldonado ; Coelho Junior, Francisco Iratan ; PECLY, A. C. M. . Democratização do acesso ao Ensino Superior: a contribuição do Pré-Vestibular Social Teorema como política pública de ampliação da igualdade de oportnidades. In: XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - VIII Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2016, Campos dos Goytacazes. Ciência Alimentando o Brasil, 2016.

2.
BARRETO. S.R.; Martins, A. O . O fenômeno da cognição na ciência da informação em tempos do mídias online. In: XV Mostra de Pós-Graduação da Uenf, 2015, Campos dos Goytacazes, Rio de. XV Mostra de Pós-Graduação da Uenf, 2015.

3.
BARRETO. S.R.; Martins, A. O . Redes Sociais como fonte de informação. In: XIV Mostra de Pós-Graduação - Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, 2014, Campos dos Goytacazes, Rio de. **, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
DE SOUZA, Ocinei Trindade ; Martins, A. O ; BARRETO, Simone Rodrigues . A transliteratura nas Redes Sociais: Observações entre Alunos de uma turma de ensino médio em Campos dos Goytacazes. Revista Philologus, 2016.

2.
BARRETO. S.R.; SANTOS, P. C. ; LAVRADOR, Carine de Farias . Redação do Enem: Dificuldades dos alunos do Pré-Vestibular Social Teorema. Revista Philologus, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRETO. S.R.; CARMO, G. T. . Estudos Comparativos de Permanência em la Educación y las Humanidades en América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BARRETO. S.R.; CARMO, G. T. ; LIMA, C. M. V. ; FREGOSO, M. V. ; MANRIQUE, L. J. I. ; MANHAES, J. F. . Na contramão da evasão: Perspectivas das políticas públicas de permanência escolar e diversidade no Brasil e México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
DEOLINDO, J. S. ; BARRETO. S.R. . Uniflu Oficial. 2017; Tema: A página faz parte do laboratório Multimeios do curso de jornalismo do Uniflu e através dela testamos teorias e pesquisas sobre a criação de conteúdo para as Mídias Sociais. (Rede social).

2.
BARRETO. S.R.. Vem ser Jornalista. 2016; Tema: Produto criado por alunos do 6º período, sob supervisão docente como projeto da disciplina Mídias Sociais, do curso de jornalismo do Uniflu, ministrada por mim. Até hoje a página leva conteúdo interessante para o campo jornalístico regional. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARRETO. S.R.. Preparando o curriculo Lattes. 2017. .

2.
SMIRDELE, G. ; BARRETO. S.R. ; CARVALHO, F. A. ; CUNHA, M. V. S. ; AZEVEDO, P. E. M. . Oficina de Educomunicação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
BARRETO. S.R.. Preparando o currículo Lattes. 2016. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Marília Siqueira; ERTHAL, Sarita; BARRETO, Simone Rodrigues. Participação em banca de Mariana Oliveira Manhães.Pronomes Obliquos átonos: um estudo de colocação no Jornal Terceira Via. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas) - Instituto Federal Fluminense.

2.
SILVA, E. S.; QUEIROZ, L. M.; FELIX, M. S.; BARRETO. S.R.; SMIRDELE, G.. Participação em banca de Éder Souza Silva, Letícia Manhães de Queiroz, Mariana de Sou.Assessorias de imprensa nas redes sociais - uma análise em Campos dos Goytacazes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fluminense.

3.
TERRA, G. G.; CRUZ, L. E. A.; BARROS, R. G.; SMIRDELE, G.; BARRETO. S.R.; DEOLINDO, J. S.. Participação em banca de Grazieli Guimaraes Terra, Lucas Eduardo Alves Cruz, Ruan Go.nòs fazemos a ciência: uma análise das monografias produzidas no curso de jornalismo do Uniflu entre 2004 e 2011. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. A mutação do gênero informativo e opinativo no texto jornalístico. 2017. (Congresso).

2.
14º SBPjor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo). "Considerações acerca das apropriações das Redes Sociais Digitais como fonte de informação no jornalismo". 2016. (Congresso).

3.
Abralin em Cena. O uso das NTIC em sala de aula e o duelo de docentes imigrantes e discentes nativos digitais. 2016. (Congresso).

4.
XII Congreso Latino Americano de Humanidades. ?As competências essenciais ao trabalho de tutor no ensino à distância do Pré-Vestibular Social Teorema?. 2016. (Congresso).

5.
XII Congreso Latino Americano de Humanidades. ?O RIZOMA E O TEXTO PROCESSADO PELA TELA DO COMPUTADOR?. 2016. (Congresso).

6.
XII Congreso Latino Americano de Humanidades. ?Reflexões acerca da midiatização da evasão e permanência escolar no Brasil e México?. 2016. (Congresso).

7.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Informação e notícia no discurso das Redes Sociais Digitais. 2015. (Congresso).

8.
IV Mostra de Profissões. IV Mostra de Profissões - Teorema. 2015. (Feira).

9.
VI ENLETRARTE.DO AUTORRETRATO AO SELFIE ? DE REMBRANDT A TODOS NÓS: UMA ANÁLISE DA AMBIGUIDADE DO REAL. 2015. (Encontro).

10.
XIV Congresso Internacional IBERCOM 2015. Relação Leitor/autor na Atualização Do Jornalismo Virtual. 2015. (Congresso).

11.
X Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa s. Os desafios do Pré-Vestibular Social Teorema para a democratização do acesso ao ensino superior: resultados e ações no ano de 2015. 2015. (Congresso).

12.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.Novos Paradigmas para a teoria da informação "mensagem-emissor-receptor" em tempos de novas tecnologias. 2014. (Seminário).

13.
IX Jornada Nacional de Linguistica e Filologia da Língua Portuguesaes. 2014. (Congresso).

14.
XV Mostra de pós-graduação da Uenf. Pauta Jornalística: Redes sociais como fonte de informação. 2014. (Congresso).

15.
Seminário Hispano-Brasileiro de Qualidade da Educação para Inclusão Sociial. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Carvalho, Almy Junior Cordeiro de ; LAVRADOR, Carine de Farias ; Jasmim, Janie Mendes. ; SANTOS, P. C. ; SILVA, Renata Maldonado ; BARRETO. S.R. . VI Mostra de Profissões Teorema. 2017. .

2.
Santos, Paulo Cesar dos ; BARRETO. S.R. ; PECLY, A. C. M. ; Coelho Junior, Francisco Iratan ; LAVRADOR, Carine de Farias ; Jasmim, Janie Mendes. ; SILVA, Renata Maldonado ; Barros, Talita Vieira . V Mostra de Profissões Teorema. 2016. .

3.
SOUZA, C. H. M. ; CARMO, G. T. ; SILVA, C. B. ; MANHAES, F. C. ; BARRETO. S.R. . XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. 2016. (Congresso).

4.
CARMO, G. T. ; CASTELANO, K. L. ; BARRETO. S.R. ; SILVA, C. B. ; PAIVA, A. C. S. ; LIMA, C. M. V. ; CAVALCANTI, E. M. G. B. ; GOMES, J. L. C. ; OLIVEIRA, M. R. ; SOUZA, R. Q. G. ; LEMOS, S. F. C. . I Jornada Intercampi sobre Permanência e Êxito dos estudantes do IFFluminense. 2016. (Outro).

5.
Carvalho, Almy Junior Cordeiro de ; LAVRADOR, Carine de Farias ; Santos, Paulo Cesar dos ; BARRETO. S.R. ; SILVA, Renata Maldonado ; Barros, Talita Vieira ; Daflon, v, r . IV Mostra de Profissões Teorema. 2015. .

6.
CARMO, G. T. ; CASTELANO, K. L. ; BARRETO. S.R. ; SILVA, C. B. . I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).

7.
SANTOS, P. C. ; BARRETO, Simone Rodrigues ; Daflon, v, r ; LAVRADOR, Carine de Farias . III Mostra de Profissões Teorema. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KAMILLA PÓVOA VILAÇA, RAQUEL PEREIRA NUNES e SOFI VASCONCE. CAPRICHO: A REVISTA DO IMPRESSO ÀS REDES SOCIAIS DIGITAIS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fluminense. (Orientador).

2.
LEONARDO PEDROSA, PEDRO ROGRIGUES GOMES, YAN SILVA TAVARES. Opinião no esporte: Uma análise jornalística da Copa do Mundo em 2014 e 2018. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fluminense. (Orientador).

3.
Channa Vieira e Arnaldo da Anunciação Neto. Jornalismo colaborativo nos telejornais de meio dia em Campos dos Goytacazes. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marília Faria de OLiveira. JORNALISMO DE MODA:A EVOLUÇÃO DO CONSUMO DA MODA NA COMUNICAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Simone Rodrigues Barreto.

2.
Marília Faria. O jornalismo de moda e a evolução do consumo nas redes sociais digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Fluminense. Orientador: Simone Rodrigues Barreto.




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