Farlen de Jesus Nogueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4151057868126794
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Graduado em Licenciatura em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista de iniciação à docência (PIBID) pela UERJ, adquirindo experiências com ensino de história. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação cientifica pela UERJ, com experiências em pesquisas científicas e trabalhos de campo relacionados à antropologia e historiografia em âmbito nacional e internacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Farlen de Jesus Nogueira
Nome em citações bibliográficas
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.;NOGUEIRA, FARLEN


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Tancredo da Silva Pinto, a umbanda omolocô e a construção de um campo religioso umbandista (1950-1964),Orientador: Joana D´Arc do Valle Bahia.
2013 - 2017
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Entre o Congá e a Encruzilhada.
Orientador: Joana Bahia.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Educacional Chave do Saber, IECS, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina Etnográfica. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 15



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O Rio de Janeiro sob os olhos de lemanjá A cidade dos sambas, subúrbios, festas e mercados
Descrição: Descrição: O trabalho analisa a importância do bairro de Madureira e sua inserção na história da cidade do Rio de Janeiro a partir do estudo do Mercadão de Madureira, da circularidade de suas memórias, em especial daquelas relacionadas com as religiosidades afro-brasileiras. Analisamos as memórias das casas de santo sobre o Mercadão e a Festa de lemanjá e as relacionamos com a história da cidade. O Mercado- transformado recentemente em patrimônio carioca - é considerado o polo de objetos e de consumo dos adeptos das religiões afro-brasileiras e veicula mercadorias que transitam entre seus praticantes tanto na cidade quanto nas capitais de maior expressão no país, bem como nos aeroportos de Lisboa e Berlim e demais países para onde se transnacionalizaram as religiões afro-brasileiras. O Mercadão é lugar estratégico para pensar a cultura em termos de organização da diversidade, pois é ponto de encontro e de experiências de alteridade, privilegiado para observar e compreender como as identidades são relacionais, evidenciando que as fronteiras espaciais e identitárias são fluidas e constantemente reelaboradas. Além da venda e do consumo de objetos e comidas, circulam dentro e fora do Mercado pais de santo, praticantes com seus negócios e também eventos, como uma dasfestas de lemanjá, que é realizada todo dezembro. Além dessa Festa de lemanjá, abordaremos as demais, realizadas em outros pontos da cidade e que estão relacionadas com as memórias das famílias de santo da umbanda e do candomblé e a tradição católica,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Farlen de Jesus Nogueira - Integrante / Joana D´Arc do Valle Bahia - Coordenador.
2015 - Atual
Saber, crença e autonomia: do Ceticismo Moderno ao Iluminismo (séculos XVI-XVIII)
Descrição: Descrição: O objetivo é - em prosseguimento à nossa pesquisa sobre o Humanismo e a respublica nos séculos XVI e XVII na Inglaterra e Portugal - iniciar a exploração de conceitos discutidos por alguns pensadores do período, especialmente Montaigne, Spinoza, Locke e certos debates do Iluminismo (Escócia e França)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
A pulsão romântica em transe. Um estudo comparativo da religiosidade afro brasileira na Alemanha e em Portugal.
Descrição: Descrição: Esta pesquisa analisa a presença das religiões afro brasileiras na Alemanha e em Portugal difundidas por por austríacos e alemães, portugueses (umbanda) e brasileiros (candomblê). Foram comparados os modos de conversão tanto de portugueses, brasileiros como de alemães à religiosidade afro brasileira e como pensamos as construções identitárias resultantes deste processo. Consideramos também os brasileiros de outras religiões que se convertem enquanto migrantes e as novas construções identitárias e reconfigurações do campo religioso que aparecem neste contexto . Esta pesquisa é o resultado do trabalho de campo já iniciado nos terreiros de umbanda e candomble na Alemanha e analise comparativa realizada dos resultados obtidos com a literatura já existente em Portugal a respeito do tema. O trabalho pretende mapear os terreiros localizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo que possuem conexões transnacionais, em especial com aqueles paises citados acima. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Farlen de Jesus Nogueira - Integrante / Joana D´Arc do Valle Bahia - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAHIA, JOANA2018BAHIA, JOANA ; NOGUEIRA, FARLEN . Tem Angola na umbanda? Os usos da África pela umbanda omolocô. REVISTA TRANSVERSOS, v. 1, p. 53-78, 2018.

2.
COSTA, E. C. P.2017COSTA, E. C. P. ; NOGUEIRA, Farlen de Jesus. . A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS EM CABO FRIO ? RJ: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS., v. 1, p. 1, 2017.

3.
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.;NOGUEIRA, FARLEN2014NOGUEIRA, Farlen de Jesus.; OLIVEIRA, C. M. . CIDADE E MANUTENÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA. PESQUISA & EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, v. 4, p. 1, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DANTAS, C. M. V. ; NOGUEIRA, Farlen de Jesus. . Os Generais da Banda: Música e diáspora negra na cena artística carioca. In: 18° Congresso Mundial da União Internacional de Antropologia e Ciências Etnológicas, 2018, Florianópolis. Os Generais da Banda: Música e diáspora negra na cena artística carioca. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018. v. 1. p. 2137-2137.

2.
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.. Festa de Iemanjá e Mercadão de Madureira. In: 24° Semana de iniciação Ciêntifica, 2016. 24° Semic, 2016.

3.
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.. O campo no Mercadão de Madureira: a dinâmica social e econômica de um ?mercado religioso? na Zona Norte. In: 24° Semana de iniciação Ciêntifica, 2015, Rio de Janeiro. 24° Semic, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
DANTAS, C. M. V. ; NOGUEIRA, Farlen de Jesus. . Os Generais da Banda: música e diáspora negra na cena artística carioca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.. Relatos de experiências e estudo de caso em gestão democrática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Nacional Dimensões do Empresariado Brasileiro: história, organizações e ação política. 2017. (Seminário).

2.
15° Simpósio de História, memória e documento.Relatos de experiências e estudo de caso em gestão democrática. 2016. (Simpósio).

3.
25ª Semana de Iniciação Científica.Festa de Iemanjá e Mercadão de Madureira. 2016. (Simpósio).

4.
24ª Semana de Iniciação Científica.O campo no Mercadão de Madureira: a dinâmica social e econômica de um ?mercado religioso? na Zona Norte. 2015. (Simpósio).

5.
IV Seminário Interno do Programa de Pós Graduação em História Social. 2015. (Seminário).

6.
Seminário Internacional: Estado, Democracia e Participação Popular na América Latina. 2015. (Seminário).

7.
V Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 2015. (Seminário).

8.
Seminário Brasileiros na Alemanha e Alemães no Brasil. 2014. (Seminário).

9.
Ciclo de Seminários de Pesquisas do Departamento de Educação: Trilhas e Desafios da Produção de Conhecimento. 2013. (Seminário).

10.
Encontro Universidade & Escola- PROJETO SABER ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO- Subprojeto História.. 2013. (Encontro).

11.
II° Seminário Institucional PRODOCÊNCIA PIBID. 2013. (Seminário).

12.
II Seminário Institucional Prodocência- Pibid UERJ. 2013. (Seminário).

13.
Projeto Saber escolar e formação docente na educação básica. 2013. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.. Diversidade em Estudos Regionais. 2016. (Congresso).

2.
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.; BAHIA, J. D. V. . V Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios. 2015. (Congresso).

3.
BAHIA, J. D. V. ; NOGUEIRA, Farlen de Jesus. . Seminário Brasileiros na Alemanha e Alemanha no Brasil. 2014. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NOGUEIRA, Farlen de Jesus.. Relatos de experiências e estudo de caso em gestão democrática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DANTAS, C. M. V. ; NOGUEIRA, Farlen de Jesus. . Os Generais da Banda: música e diáspora negra na cena artística carioca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:30:44