Maria Bernadete Oriá de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3289161307928261
  • Última atualização do currículo em 27/02/2017


Mestre na linha de Educação Currículo e Ensino - Eixo de Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-Graduação/ Conceito CAPES 4. Cujo tema de Defesa Mestrado tratava do: "Engajamento Discente no Uso de Redes Sociais em Contexto Escolar. No campo de investigação do uso pedagógico das redes sociais com o auxílio das tecnologias móveis como espaço de construção, engajamento discente e aprendizagem. Esta pesquisa acadêmica teve seu trabalho realizado com alunos monitores do Ensino Fundamental. Psicóloga de formação teve sua graduação realizada na Universidade Federal da Paraíba (1993). Fez especialização por intermédio de Curso de Extensão na área de Psicologia Clínica Infantil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizado no hospital Universitário Prof. Luciano Wanderley - UFPB, com 720 horas e duração de um ano. O tema abordado em sua monografia se referia a Psicoterapia Infantil - Um estudo de caso, tendo como orientadora a Dra. Valdeci Cunha de Nóbrega (CRP 02/0852). Tem Curso de Formação Inicial de Tutores a Distância realizado pela Universidade Federal do Ceará, com carga horária de 90 horas e desempenho eficaz ao adquirir maior nota da turma na realização deste.Participou do curso da Formação Brasil - Um Computador Por Aluno (UCA), com carga horária de 180 horas, também pela Universidade Federal do Ceará. Foi Funcionária Formal por mais de 10 anos em empresa privada, atuando na Gestão de Projetos de Tecnologia para Educação como Coordenadora e Supervisora Regional. Empresa Trend Tecnologia Educacional e Tendência Tecnologia Educacional. Foi Coordenadora de desenvolvimento na criação de plataformas para ensino a distância e presencial (Projeto Interação; Escola 24 Horas e Conecte Educação). É Membro do Grupo de Pesquisa Acadêmica voltado para Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA - UFC). Foi Coordenadora Projeto COELCE: Edigital ? EDUCAÇÃO e CIDADANIA ? Sustentabilidade e a Tecnologia. Tecnologias Digitais para Aprendizagem Escolar: Formação para Professores e Alunos Monitores do Ensino Fundamental, numa parceria entre COELCE e UFC) de 2013 até 2015. Exerceu a função de Coordenadora Projeto COELCE - Luzes para Aprender ? SUSTENTABILIDADE e TECNOLOGIA - Inclusão digital de professores e gestores para o uso pedagógico do laptop educacional na rotina escolar. (Parceria UFC Virtual /OEA (Organização dos Estados Americanos e Endesa) no ano de 2015. Foi Professora/Formadora do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA, vinculado ao Instituto UFC Virtual (Universidade Federal do Ceará), sendo responsável pelo acompanhamento pedagógico sistemático da aprendizagem dos professores cursistas e pela qualidade dos conteúdos pedagógicos utilizados na formação, no Período de 2010 a 2013. Atuou como Coordenadora do PROUCA Programa Um Computador por Aluno de 2013 a 2015, vinculado ao Instituto UFC Virtual (Universidade Federal do Ceará), sendo responsável pelo acompanhamento pedagógico sistemático da aprendizagem dos professores cursistas e pela qualidade dos conteúdos pedagógicos utilizados na formação. Trabalhou com Planejamento de Projetos de Informática aplicada à educação em Instituições Educacionais Privadas e Públicas, nas Congregações Marista e Damas. Atuou como Tutora da Disciplina Introdução a Educação a Distância no Curso de Graduação Semi presencial de Licenciatura em Letras Inglês. Polo Beberibe 2- CE. UAB/UFC- 2014 Foi Professora /Tutora da Disciplina Educação e Cidadania do Curso de Graduação Semipresencial de Licenciatura de Química/UFC - Polo Quixeramobim 1 - CE. pela UAB/UFC em 2015. Novamente atuou como Professora /Tutora da Disciplina Educação e Cidadania para Curso de Graduação Semi presencial de Licenciatura de Química/UFC / Pólos Diversos (Ceará), em 2016. Exerceu Supervisão Pedagógica na Empresa Trend Educacional na gestão de projetos cujo eixo versava as tecnologias digitais para educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Bernadete Oriá de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, M. B. O.;ORIÁ, M .B.M


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: ENGAJAMENTO DISCENTE NO USO DE REDES SOCIAIS EM CONTEXTO ESCOLAR.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
1989 - 1990
Especialização em Curso de Psicologia Infantil. (Carga Horária: 653h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Psicoterapia Infantil - Um estudo de caso.
Orientador: Valdeci Cunha de Nóbrega - CRP02/0852.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Curso de Formação Brasil Um Computador Por Aluno (UCA). (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Curso de Formação Brasil Um Computador Por Aluno (UCA).. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Josá Aires de Castro Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Curso de Formação Inicial de Tutores a Distância. (Carga horária: 90 horas). (Carga Horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Formação Inicial de Tutores a Distância.. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Professor José Aires de Castro Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1982 - 1993
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Relatório das Atividades Desenvolvidas no Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica Infantil.
Orientador: Profa. Valdeci Cunha de Nobrega.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Formação Inicial de Tutores a Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2012
Curso de Formação UCA- da IES Local - NTE. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2012
Curso de Formação dos formadores-UCA. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Referência do Professor- SME de Fortaleza, CRP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 80
Outras informações
O Curso de Gestão das Tecnologias Digitais na Escola propõe uma discussão e estudo sobre a articulação entre a prática, as teorias educacionais e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), incluindo a gestão escolar. O curso parte de uma ação na escola, organizada pela equipe gestora, com o uso das TDIC.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Professora do Curso Ferramentas Tecnológicas para Coordenadores e Técnicos da Educação Infantil da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Curso destacou: Estudo teórico-prático sobre o uso de tecnologias na Educação Infantil. Exploração de aplicativos e ferramentas aplicados à Educação Infantil. Estudo dos recursos da internet para a Educação Infantil Estudo para a aplicabilidade de recursos, tais como: jogos, imagens, animações, editores de desenho, gravuras, ritmos e sons, músicas, histórias, dentre outros.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
O Curso de Gestão das Tecnologias Digitais na Escola propõe uma discussão e estudo sobre a articulação entre a prática, as teorias educacionais e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), incluindo a gestão escolar. O curso parte de uma ação na escola, organizada pela equipe gestora, com o uso das TDIC.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Oficina: Recursos Tecnológicos para a Educação Infantil


Tendência Tecnologia Educacional, TENDÊNCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora, Regime: Dedicação exclusiva.


Trend Tecnologia Educacional, TREND, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Psicologa Clínica, Enquadramento Funcional: Sem Vínculo Empregatício
Outras informações
Atuação em equipe multidisciplinar para atendimento Clínico ambulatorial em Hospital Universitário (Universidade Federal da Paraíba).



Projetos de desenvolvimento


2001 - 2003
Projeto Conecte Educação
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1999 - 2000
Projeto Escola 24 Horas
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1994 - 1998
Projeto Interação
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2013 - Atual
Projeto EDigital
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2011 - 2013
Projeto Um Computador por Aluno
Descrição: Formadora responsável pelo acompanhamento pedagógico sistemático da aprendizagem dos professores cursistas e pela qualidade dos conteúdos pedagógicos utilizados na formação do Programa Um Computador por Aluno - UCA. Este é um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas (Proposta de Avaliação UCA, 2010). O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo, o Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Informática Aplicada à Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ORIÁ, M .B.M. Alunos Contadores de Histórias: Uma Experiência Utilizando o Laptop Educacional. Livro: Educação Brasileira: Aportes e Tendências. 1. ed., Ano 2015. 265p.. 1aed.Fortaleza - Ce: , 2015, v. , p. 2-.

2.
Betânia Tenório Soares da Rocha ; MELO, M. B. O. . O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO E CONTINUIDADE DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL UCA (pp. 219-249). In: José Aires de Castro Filho,Maria Auricélia da Silva,Dennys Leite Maia. (Org.). Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. 1.ed. Fortaleza: EdUECE, 2015. 331p .. 1aed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. I, p. 9-328.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ORIÁ, M .B.M. O Desenvolvimento de Gêneros Textuais no Ensino Médio em Meio à Interação online - Artigo Completo no Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação. In: Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+E 2016, 2016, Natal - RN. Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+E 2016, 2016.

2.
ORIÁ, M .B.M. Google drive: uma produção textual colaborativa no ensino médio.. In: IV Colóquio Nacional de Hipertexto (IV CHIP 2015), 2015, FORTALEZA. Colóquio Nacional de Hipertexto (IV CHIP 2015), realizado no Instituto Federal do Ceará (IFCE), 2015.

3.
ORIÁ, M .B.M. A utilização do laptop educacional na contação de história.. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2015, Maceió - Alagoas. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem.

4.
ORIÁ, M .B.M. Formação continuada e tecnologias móveis.. In: XVII Encontro Nacional de Prática de Ensino ? ENDIPE ? 2014., 2014, Fortaleza. XVII Encontro Nacional de Prática de Ensino ? ENDIPE ? 2014., 2014.

5.
ORIÁ, M .B.M. Experiências com Projetos: O Uso de Ferramentas Digitais.. In: XVII Encontro Nacional de Prática de Ensino ? ENDIPE ? 2014, 2014. XVII Encontro Nacional de Prática de Ensino ? ENDIPE.

6.
MELO, M. B. O.; LIMA, Mixilene. S. S. ; CASTRO FILHO, J. A. ; NASCIMENTO, K. A. S. . Tecnologia Móvel: Relato de Experiência na Formação de Gestores. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013), 2012, Campinas - SP. Workshop sobre formação e experiências educacionais no programa Um Computador por Aluno, 2012. p. 755-764.

7.
NASCIMENTO, K. A. S. ; MELO, M. B. O. ; SILVA, M. A. ; CASTRO FILHO, J. A. ; BARBOSA, J. R. . Programa UCA no Estado do Ceará: Caminhos Percorridos, Lições Aprendidas. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracajú- SE. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 1207-1215.


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO, M. B. O.. Curso de Ferramentas Tecnológicas para Professores da Educação Infantil. 2012. .

2.
MELO, M. B. O.. Curso Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, M. B. O.; CASTRO FILHO, J. A. ; NASCIMENTO, K. A. S. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; SILVA, M. A. . I I Seminário UCA Ceará: Experiencias com laptop educacional em escolas cearenses. 2013. (Outro).

2.
CASTRO FILHO, J. A. ; MELO, M. B. O. ; SILVA, M. A. ; LIMA, Mixilene. S. S. ; NASCIMENTO, K. A. S. ; MAIA, D. L. ; LIMA, L. L. V. . I Seminário UCA Ceará: Experiencias com laptop educacional em escolas cearenses. 2012. (Outro).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MELO, M. B. O.. Curso de Ferramentas Tecnológicas para Professores da Educação Infantil. 2012. .



Outras informações relevantes


-Foi é integrante do grupo de Formação e Pesquisa do Programa UCA (um Computador por Aluno?ProInfo/ MEC - inclusão digital pedagógica nas escolas) ministrado pelo Instituto UFC Virtual (Universidade Federal do Ceará).
- Atuou como coordenadora Pedagógica no Colégio Marista Pio X. João Pessoa ? PB
- Exerceu trabalho como professora do Jardim Escola Baby Hobe ? Colégio São Jerônimo - 3º ano Ensino Fundamental. (1990). São Paulo- SP - Foi Prestadora de Serviço de Orientação Pedagógica - Colégio São Jerônimo - Ensino Fundamental. (1990). São Paulo- SP. 
- E atuou como Professora no Colégio 2001, no 3º ano Ensino Fundamental I. na Área de Linguagem e Códigos. João Pessoa - PB



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:55:35