Monique Silva Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3652707374401577
  • Última atualização do currículo em 11/08/2018


Discente de Doutorado em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com início em 2015. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2013-2015). Possui graduação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (2004-2009) . Concluiu em Abril de 2012 o curso de MBA em Gestão do Comércio Internacional pela Universidade Salvador (UNIFACS). Possui vivência internacional de 10 meses na França (bolsista pelo convênio Bahia/Charente-Maritime em universidade francesa) e 4 meses no Canadá. Atuou por cerca de 3 anos na área de comércio exterior, além de possuir experiência como professora de Inglês e Francês (dois anos e seis meses). No ano de 2014 iniciou sua atuação como membro e contribuidora de conteúdo de pesquisa do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), Antena Salvador. Pesquisadora de subprojeto que compõe o primeiro eixo (América do Sul) do projeto de pesquisa intitulado "O Brasil na Cooperação Sul-Sul: América do Sul, África e BRICS" (UFBA - FAPESB). Busca gerar contribuições relevantes para a evolução das pesquisas referentes à atuação do Brasil no comércio internacional de serviços, bem como quanto à dependência tecnológica decorrente do padrão de desenvolvimento latino-americano. Deseja desenvolver-se profissionalmente na área acadêmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monique Silva Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Administração.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientador: Profa. Dra. PhD. Maria Teresa Franco Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Administração.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA E DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA: IMPLICAÇÕES NO DÉFICIT DA CONTA DE SERVIÇOS DO BRASIL,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. PhD. Maria Teresa Franco Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2012
Especialização em MBA em Gestão do Comércio Internacional. (Carga Horária: 444h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA FOGO DE CHÃO: A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DA REDE DE CHURRASCARIAS BRASILEIRA EM TERRITÓRIO NORTE-AMERICANO.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Goes.
2004 - 2009
Graduação em LEA - Línguas Estrangeiras Aplicadas.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO PÓLO DE INFORMÁTICA DE ILHÉUS COMO INSTRUMENTO INDUTOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.
Orientador: Prof. Msc. Claudete Rejane Weiss.




Formação Complementar


2014 - 2014
ATLAS TI. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Levels 8 and 10 + Intl Business English Advanced. (Carga horária: 280h).
Language Studies Canada, LSC, Canadá.
2007 - 2007
Logística e documentação - Comércio Exterior. (Carga horária: 12h).
2R Consultoria, 2R, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Langues Étrangères Appliquées - Amériques. (Carga horária: 500h).
Université de La Rochelle, La Rochelle Univ, França.


Atuação Profissional



KUEHNE NAGEL SERVIÇOS LOGISTICOS LTDA, KUEHNE-NAGEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de importação e exportação aérea, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


SANTANA, MARTINS E CIA LTDA, LE BISCUIT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente Comercial (Compras), Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


JOSE RUBEM TRANSPORTES E EQUIPAMENTOS LTDA, JOSE RUBEM LTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente de Logística Internacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


WE-EXPORT, WE-EXPORT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato de Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em Comércio Exterior, Carga horária: 20


YESS - YOUR ENGLISH AND SPANISH SCHOOL, YESS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contrato de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Francês, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionou Francês e Inglês para turmas do nível básico ao nível intermediário.


LEA Junior Consultoria, LEA JR., Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Trabalho voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora de Marketing, Carga horária: 15
Outras informações
Participou da criação da LEA Junior Consultoria, empresa Junior do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da UESC.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tirocínio Docente, Enquadramento Funcional: Mestranda em Tirocínio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Participou da consecução da disciplina "Administração da Produção I" do curso de graduação em Administração, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Teresa Franco Ribeiro.


União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12
Outras informações
Professora no curso de Administração e cursos superiores tecnológicos em Gestão Comercial, Logística e Gestão e Recursos Humanos. Disciplinas ministradas: Empreendedorismo; Estratégia Empresarial e Negociação; Gestão Ambiental; Gestão de Compras; Introdução à Economia; Logística e Comércio Internacional; Modelo de Gestão; Planejamento Estratégico; Projeto Integrado I, II, III e IV; Responsabilidade Social e Ambiental; Teorias da Administração.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Docente - Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Docente - Pós-graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Docente responsável por ministrar as aulas referentes à disciplina "Metodologia de Pesquisa Científica" do curso de MBA em Gestão de Finanças, Auditoria e Controladoria da UNIME - Lauro de Freitas, turma 03, carga horária total: 20 horas.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Docente - Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Docente - Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Docente responsável por ministrar as aulas referentes à disciplina "Metodologia do Artigo Científico" do curso de MBA em Gestão de Finanças, Auditoria e Controladoria da UNIME - Lauro de Freitas, turma 03, carga horária total: 20 horas.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Docente - Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Docente - Pós-graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Docente responsável por ministrar as aulas referentes à disciplina "Metodologia do Artigo Científico" do curso de MBA em Gestão de Finanças, Auditoria e Controladoria da UNIME - Lauro de Freitas, turma 02, carga horária total: 20 horas.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O BRASIL NA COOPERAÇÃO SUL-SUL: AMÉRICA DO SUL, ÁFRICA E BRICS
Descrição: O campo das relações internacionais tem sido marcado, desde seu advento, pela dualidade cooperação versus conflito. A questão de fundo que acompanha essa área de estudo pode ser sintetizada na seguinte pergunta: dadas as condições específicas do ambiente internacional, marcado pela ausência de um Estado e de um governo comum, em que medida os Estados podem cooperar? O interesse deste estudo está voltado especificamente para a posição do Brasil nesse cenário, isto porque há uma lacuna no conhecimento a respeito do crescimento das atividades de cooperação brasileira no exterior, o que tem apontado para a necessidade de maior sistematização e reflexão acerca do tema no país. Diferente daquela cooperação praticada pelos países do Norte, sob a regulamentação da OCDE, existem ainda no Brasil lacunas quanto orientações políticas oficiais acerca dos objetivos, prioridades e critérios de distribuição (temática, geográfica ou temporal) dos recursos para a cooperação para o desenvolvimento internacional. Sabe-se que uma característica da cooperação brasileira é a natureza segmentada do quadro institucional. A cooperação brasileira desenvolveu-se ao longo do tempo de forma descentralizada, com mais de uma centena de instituições brasileiras do governo federal, operando e disponibilizando expertise em setores diversos, de acordo com as demandas de países em desenvolvimento. Tendo em vista responder à complexidade temática e territorial deste estudo, o projetos esta concebido a partir de quatro eixos: (1) Contempla estudos sobre relações de cooperação na América do Sul. Visa analisar a inserção da América Latina no contexto das transformações da política internacional pós-1990; (2) Trata das relações de cooperação do Brasil com a África. Propõe estudar diversas políticas da diplomacia brasileira nas últimas décadas sobre a relação do país com aquele continente. ( 3) Contempla as relações Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul - BRICS, visando a produzir conhecimentos sobre uma articulação geopolítica de relevância crescent, tendo por foco a educação; (4) Contempla o estudo da atuação dos países emergentes em organizações internacionais, especialmente a Organização das Nações Unidas. Propõe pesquisar as negociações, deliberações e agendas da ONU no plano multilateral das temáticas dos direitos humanos e meio ambiente. Os quatro eixos permitem uma integração teórica e metodológica para construir um conhecimento mais sistemático e analítico sobre a capacidade de interação do Brasil com atores internacionais tão diversos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (9) Doutorado: (3) .
Integrantes: Monique Silva Costa - Integrante / Elsa Souza Kraychete - Coordenador / Maria Teresa Franco Ribeiro - Integrante / Lázaro Augusto Guimarães Andrade - Integrante / Thiago Reis Góes - Integrante / Augusta Coelho Santana - Integrante / Ana Maria Ferreira Menezes - Integrante / José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes - Integrante / José Célio Silveira Andrade - Integrante / Maria de Fátima Hanaque Campos - Integrante / Patricia Lessa Santos - Integrante / Ruthy Nadia Laniado - Integrante / Alessandro Malpasso - Integrante / Andréa Cardoso Ventura - Integrante / Elga Lessa de Almeida - Integrante / Idila Muniz Gomes Guimarães Sampaio - Integrante / Juliana Rodrigues de Senna - Integrante / Luanda Almeida Reis da Silva - Integrante / Maria Elisa Huber Pessina - Integrante / Mariela Pinto Ayala - Integrante / Paula Pimenta Matoso Nunes - Integrante / Rubenilda Sodré dos Santos - Integrante / Saulo Brandão de Aquino - Integrante / Valdemir Donizette Zamparoni - Integrante / Tacilla da Costa e Sá Siqueira - Integrante / Kátia Siqueira de Freitas - Integrante / Adriana Ferreira de Melo - Integrante / Daniel Maurício Cavalcanti de Aragão - Integrante / Denise Cristina Vitale Ramos Mendes - Integrante / Ana Angélica Martins da Trindade - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional/Especialidade: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, M. S.. O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS. VALOR ADUANEIRO, SALVADOR, p. 24 - 25, 20 dez. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. S.. Especialização produtiva e dependência tecnológica: Uma análise sobre o caso brasileiro. In: XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, 2018, Salvador. Anais, 2018.

2.
COSTA, M. S.. A ASCENSÃO DA CHINA COMO POTÊNCIA EM CT&I E A NOVA GOVERNANÇA ECONÔMICA GLOBAL: RELAÇÕES COM A ECONOMIA BRASILEIRA E IMPLICAÇÕES PARA O DECLÍNIO DA HEGEMONIA NORTE-AMERICANA. In: 8º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, 2015, Gramado. 8º Congresso IFBAE - Gramado (18 e 19 de maio/2015), 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. S.; RIBEIRO, M. T. F. . O padrão dependente de desenvolvimento da economia latino americana e suas implicações no comportamento das contas de serviços de brasil, Chile e Argentina. In: V Congresso Latino-americano de História Econômica, 2016, São Paulo. Empresas y financiamiento (público y privado) su impacto en el desarrollo económico de Latinoamérica en el largo plazo, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, M. S.. Especialização produtiva e dependência tecnológica: Uma análise sobre o caso brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, M. S.. O padrão dependente de desenvolvimento da economia latino-americana e seus reflexos na interação entre universidade, indústria e governo no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA, M. S.; RIBEIRO, M. T. F. . O padrão dependente de desenvolvimento da economia latino-americana e suas implicações no comportamento das contas de serviços de Brasil, Chile e Argentina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COSTA, M. S.. O PADRÃO DEPENDENTE DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LATINO-AMERICANA: IMPLICAÇÕES NO COMPORTAMENTO DAS CONTAS DE SERVIÇOS DE BRASIL, CHILE E ARGENTINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PERTEL, Tatiany ; ZANON, Ticiana Grecco ; COSTA, M. S. . Parte II: Passo a passo, construindo história: Relatos de egressos sobre suas experiências com o curso LEA. Ilhéus: EDITUS - Editora UESC, 2015 (Relato publicado em livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, M. S.. Avaliação de Projeto Integrado I e IV. 2016. (Avaliação de Projeto Integrado I e IV).

2.
COSTA, M. S.. Avaliação de Projeto Integrado I. 2016. (Avaliação de Projeto Integrado I e III).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, M. S.. Membro do núcleo Docente Estruturante do CST em Recursos Humanos da Faculdade Pitágoras de Cruz das Almas - Ba. 2017. Faculdade Pitágoras de Cruz das Almas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018.Especialização produtiva e dependência tecnológica: Uma análise sobre o caso brasileiro. 2018. (Encontro).

2.
Congresso UFBA 70 anos. O padrão dependente de desenvolvimento da economia latino-americana e seus reflexos na interação entre universidade, indústria e governo no Brasil. 2016. (Congresso).

3.
V Congresso Latino-americano de História Econômica. O padrão dependente de desenvolvimento da economia latino americana e suas implicações no comportamento das contas de serviços de brasil, Chile e Argentina. 2016. (Congresso).

4.
8º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. A ASCENSÃO DA CHINA COMO POTÊNCIA EM CT&I E A NOVA GOVERNANÇA ECONÔMICA GLOBAL: RELAÇÕES COM A ECONOMIA BRASILEIRA E IMPLICAÇÕES PARA O DECLÍNIO DA HEGEMONIA NORTE-AMERICANA. 2015. (Congresso).

5.
Consórcio Doutoral ANPAD 2015.O PADRÃO DEPENDENTE DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LATINO-AMERICANA: IMPLICAÇÕES NO COMPORTAMENTO DAS CONTAS DE SERVIÇOS DE BRASIL, CHILE E ARGENTINA. 2015. (Outra).

6.
II Semana de Inovação e Empreendedorismo: desafiando a crise.Logística internacional para pequenos negócios: desafios da expansão internacional para empreendedores brasileiros. 2015. (Outra).

7.
V ENASERV - V Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços. 2014. (Encontro).

8.
Encontro Interdisciplinar da Região Nordeste. 2013. (Encontro).

9.
121º ENCOMEX - Encontros de Comércio Exterior. 2007. (Encontro).

10.
I Seminário de Pesquisa em Cultura e Turismo da UESC. 2007. (Seminário).

11.
IV Seminário de Negociações Internacionais. 2007. (Seminário).

12.
Programa Oficinas de Comércio Exterior Intinerante. 2007. (Oficina).

13.
Empreendeder Bahia - Seminário de empreendedorismo da Bahia. 2006. (Seminário).

14.
III Seminário de Negociações Internacionais - Negociações internacionais e regionais: perpectivas para o século XXI.. 2006. (Seminário).

15.
I Seminário de Negociações Internacionais - A Articulação da Bahia nas Negociações Internacionais. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
DOS SANTOS, Sofia C. B. C; COSTA, Suilan G. D.. Auditoria Externa: uma ferramenta de controle à qualidade de gestão de condomínios. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

2.
MARQUES, Normaneide R. A.; DOS SANTOS, Patrícia D.. A importância da implantação de auditoria interna dentro das micro e pequenas empresas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

3.
COELHO, Aline T.; SOUZA, Olivia C.. Fluxo de Caixa: o impacto das retiradas financeiras não programadas nas micro e pequenas empresas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

4.
AMARAL, Carlos Henrique Costa;DOS SANTOS, Catiane Cerqueira. A importância do fluxo de caixa para micro e pequenas empresas na tomada de decisão. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

5.
ALMEIDA, Patricia Carrilho de. Planejamento financeiro para micro e pequenas empresas iniciantes no segmento de beleza e estética. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

6.
SOUZA , Eloana; ARAÚJO, Juliana de. Governança corporativa como mecanismo de prevenção a fraudes nas empresas privadas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

7.
SANTOS, Jaqueline Fontes Cruz; BRITO, Luciana Sá de. Auditoria: um breve estudo sobre sua relevância para os serviços de enfermagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

8.
SILVA, Rosângela Aleluia da; MOREIRA FILHO, João Alves. Falência das micro e pequenas empresas no município de Salvador: um breve estudo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

9.
SANTOS, Elizana Silva; SANTOS, Eluziene Eustáquio dos. Contabilidade corporativa: princípios de contabilidade violados no caso Enron. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

10.
SANTOS, L. B.; PEREIRA, M. A.; LIMA, P. S.. Vem Ser Feliz buffet infantil: um negócio de festa inovador. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação com ênfase em Gestão de Negócios) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.

11.
GUIMARÃES, M. S.; SIMEÃO, E. P. N.; SERAFIM, C. J.. Clima organizacional x motivação: um estudo de caso no departamento financeiro do CBA Resort Hotel. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria) - União Metropolitana de Educação e Cultura. Orientador: Monique Silva Costa.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, M. S.. O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS. VALOR ADUANEIRO, SALVADOR, p. 24 - 25, 20 dez. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, M. S.. Especialização produtiva e dependência tecnológica: Uma análise sobre o caso brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


1) Foi selecionada como bolsista para um intercâmbio universitário na França, pelo período de 1 ano acadêmico, promovido pela UESC. Estudou por cerca de 10 meses, setembro de 2005 à junho de 2006, na Universidade de La Rochelle, França, como aluna do segundo ano do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (L.E.A - Amériques).

2) Participações em Seminários como Monitora:

a)I Seminário de Negociações Internacionais - A articulação da Bahia nas Negociações Internacionais - Dez. 2004 - 40 horas

b)I Seminário de Pesquisa em Cultura e Turismo da UESC - Abr. 2007 - 20 horas

c)III Seminário de Negociações Internacionais: Negociações internacionais e regionais: perspectivas para o século XXI - 40 horas

3) Prestou serviços voluntários para a Organization of Women in International Trade ? Toronto (Organização das Mulheres no Comércio Internacional ? Toronto), durante os meses de Junho e Julho de 2009 na cidade de Toronto no Canadá.

4) No ano de 2014 iniciou sua atuação como membro e contribuidora de conteúdo do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), Antena Salvador.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 4:25:55