Helen de Andrade Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9156088383845242
  • Última atualização do currículo em 06/02/2018


Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2011), em Letras (Português / Inglês). Possui Mestrado em Linguística, também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014). Participante do LINC (Grupo de Pesquisas em Linguística Cognitiva), coordenado pela Professora Doutora Lilian Vieira Ferrari. Cursando Doutorado em Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva. Projeto de Doutorado: "We", "you", "they": estratégias cognitivas no uso de pronomes pessoais em inglês. Bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - Proc. No 99999.006928/15-03 Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) CAPES na University of California at Berkeley, nos EUA, por dez meses, com bolsa concedida pela CAPES, sendo co-orientada pela Professora Doutora Eve Sweetser. Defesa da Tese de Doutorado agendada para fevereiro de 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helen de Andrade Abreu
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, H.;ABREU, H. A.;ANDRADE, Helen de


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em University of California at Berkeley (Orientador: Eve Sweetser).
Título: "We" ou "you": subjetividade e estratégias cognitivas no uso de pronomes pessoais em inglês,
Orientador: Lilian Vieira Ferrari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: dêixis; espaços mentais; subjetividade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2014
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Aspectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Lilian Vieira Ferrari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: dêixis; espaços mentais; mesclagem conceptual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Lilian Vieira Ferrari.




Formação Complementar


2016 - 2016
Viewpoint phenomena in grammar and multimodal communication. (Carga horária: 45h).
University of California at Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2015 - 2015
Metaphor. (Carga horária: 60h).
University of California at Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2015 - 2015
Pragmatics. (Carga horária: 45h).
University of California at Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2015 - 2015
Advanced Cognitive Linguistics. (Carga horária: 45h).
University of California at Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2013 - 2013
Semana de Linguística Computacional. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Doutorado

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, .

Linhas de pesquisa
Linguagem, Mente e Cérebro

BRASAS English Course, BRASAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Instrutora de inglês, Carga horária: 15
Outras informações
Aulas de inglês do nível básico ao avançado.


Wise Up, WISE UP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Instrutora de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de inglês do nível básico ao avançado.


CNA - Cultural Norte-Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Instrutora de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de inglês do nível básico ao avançado.


Phil Young's English School, PHIL YOUNG'S, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas do nível básico ao avançado. Aulas preparatórias para o teste de proficiência TOEFL. Preparo de material didático para o nível avançado e para o curso preparatório para o teste de proficiência TOEFL.


Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Instrutora de inglês, Carga horária: 30
Outras informações
Aulas de inglês do nível básico ao avançado.


Toff's Comunicação Internacional, TOFF'S, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Instrutora de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de inglês do nível básico ao avançado. Aulas preparatórias para o teste CAE (Cambridge English: Advanced).



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem, Mente e Cérebro


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
We, you, they: estratégias cognitivas no uso de pronomes pessoais em inglês
Descrição: Tese de Doutorado, a ser concluído em fevereiro de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Helen de Andrade Abreu - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 10


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Dignidade acadêmica no grau cum laude, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ANDRADE, Helen de2017 ANDRADE, Helen de; FERRARI, LILIAN . Dêixis, espaços mentais e categorização: o caso dos pronomes we e you em inglês. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 33, p. 219-241, 2017.

2.
4ANDRADE, H.2016ANDRADE, H.. Entrevista - George Lakoff. Revista Linguística, v. 12, p. 9-16, 2016.

3.
5ANDRADE, H.2016ANDRADE, H.. Entrevista - Leonard Talmy. Revista Linguística, v. 12, p. 17-20, 2016.

4.
2FERRARI, L.2015 FERRARI, L. ; ANDRADE, H. . Subjetividade e conectivos causais no português brasileiro. Linguistica (Madrid), v. 31(1), p. 111-125, 2015.

5.
3ANDRADE, H.2013ANDRADE, H.; FERRARI, L. V. . Apectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes 'you' e 'we' em inglês. REVISTA PHILOLOGUS, v. 19, p. 283-294, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. . Alinhamento Cognitivo e Usos de 'we' e 'you' em interação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANDRADE, H.. Cognitive Processes in the Speaker's Choice of Personal Pronouns. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ABREU, H. A.. 'We', 'you', 'they': subjetividade e estratégias cognitivas no uso de pronomes pessoais in inglês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. . Cognitive Alignment and Generic Uses of Pronouns in Interaction. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. . Subjetividade e estratégias comunicativas no uso do 'we' e 'you' genéricos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ANDRADE, H.. A polissemia dos dêiticos 'we' e 'you' em inglês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ANDRADE, H.. O conceito de Modelo Cognitivo Idealizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ANDRADE, H.. Introdução à Linguística Cognitiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ANDRADE, H.. Linguística Cognitiva: conceitos básicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. . Subjetividade e estratégias cognitivas no uso de 'we' e 'you' genéricos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. . Subjetividade e estratégias cognitivas no uso de 'we' e 'you' genéricos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. V. . Aspectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes 'you' e 'we' em inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. V. . Polysemy and blending: the deitic we in Brazilian Portuguese. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. . Aspectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes 'we' e 'you' em inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. . A polissemia dos dêiticos 'we' e 'you' em inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. V. . Aspectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes 'you' e 'we' em inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE, H.; FERRARI, L. V. . Aspectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes 'you' e 'we' em inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da ABRALIN. 2017. (Congresso).

2.
8th Annual California Cognitive Science Conference, Decision Making. 2016. (Congresso).

3.
Conferência do LINC (Grupo de Pesquisas em LInguística Cognitiva). 2016. (Simpósio).

4.
ICCG9 - International Conference on Construction Grammar. 2016. (Outra).

5.
SEPLA - Seminário de Pesquisas Linguísticas em Andamento da UFRJ. 2016. (Seminário).

6.
CogNetwork - Categorical perception of containers. 2015. (Seminário).

7.
CogNetwork - Children's aquisition of time words: language, space and the development of aconceptual structure. 2015. (Seminário).

8.
CogNetwork - Conditional constructions, gestural space, and mental spaces. 2015. (Seminário).

9.
CogNetwork - Integrating FrameNet and MetaNet. 2015. (Seminário).

10.
CogNetwork - Language evolution in the labtends toward informative communication. 2015. (Seminário).

11.
CogNetwork - Metaphor wars: conceptual metaphor in human life. 2015. (Seminário).

12.
IX Congresso Internacional da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). 2015. (Congresso).

13.
II Workshop sobre Gramaticalização. Trabalho de intérprete durante a palestra da Professora Olga Fischer. 2014. (Congresso).

14.
IV Workshop do LINC. 2014. (Outra).

15.
Seminário Permanente de Teses e Dissertações. 2014. (Seminário).

16.
III Workshop do LINC. 2013. (Outra).

17.
II SILF (II Simpósio Internacional de Linguística Funcional). 2013. (Simpósio).

18.
II Simpósio Internacional de Linguística Funcional. 2013. (Simpósio).

19.
Semana de Linguística Computacional. 2013. (Oficina).

20.
V SINEFIL (V Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. 2013. (Simpósio).

21.
Workshop do LINC. 2012. (Outra).

22.
XI Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Linguística. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAIVA, M. C. ; BRAGA, M. L. ; VIEIRA, A. F. C. ; ABREU, H. A. . II Workshop Sobre Gramaticalização. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada no concurso para Professor Substituto de Linguística na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2016.

Recebeu dignidade acadêmica no grau CUM LAUDE em relação aos resultados alcançados no curso de Bacharelado em Letras Português-Inglês.

Possui o certificado Cambridge English: Proficiency (CPE) com nota A.

Possui mais de vinte anos de experiência como professora de inglês em cursos, incluindo aulas preparatórias para exames de Cambridge English e TOEFL.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 17:38:20