Rafaela Carolina da Silva

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  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Fez Mestrado Sanduíche na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9684-0327. My Research ID: C-1753-2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Carolina da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. C.;R. C. da Silva;da Silva, Rafaela Carolina;da Silva, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.
Unesp - Campus de Marilia
Mirante
17525900 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (014) 33167999
URL da Homepage: http://www.marilia.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Contribuições de hibridez para bibliotecas no enfoque do desenvolvimento social das comunidades,
Orientador: Rosângela Formentini Caldas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Bibliotecas Híbridas; Desenvolvimento social; Desenvolvimento cultural; Esfera pública; Conceito de hibridez.
2015 - 2017
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Título: Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Rosângela Formentini Caldas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Bibliotecas Híbridas; bibliotecas públicas; Gestão da informação; Desenvolvimento Comunidades.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2016 - 2016
Mestrado em Information Science.
Robert Gordon University, RGU, Escócia.
com período sanduíche em Robert Gordon University (Orientador: Simon Matthew Burnett).
Título: HIBRIDY LIBRARIES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE LIBRARY MODELS OF SCOTLAND AND BRAZIL'SHIBRIDY LIBRARIES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE LIBRARY MODELS OF SCOTLAND AND BRAZIL'S,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rosângela Formentini Caldas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Hybrid term; Public libraries; England and Scotland information management; Brazils' community development.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2015 - 2017
Especialização em Psicopedagogia Institucional.
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
Título: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL COM FORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO À LEITURA EM SALAS DE LEITURA E BIBLIOTECAS ESCOLARES.
Orientador: Eliane Giachetto Saravali.
2011 - 2015
Graduação em Biblioteconomia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias.
Orientador: Maria José Vicentini Jorente.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2016 - 2017
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Socretariado.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Esquema Único, CEL, Brasil.




Formação Complementar


2015
Extensão universitária em francês avançado - instrumental.
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
2013
Extensão universitária em Francês básico e intermediário.
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
2016 - 2017
Auxiliar de eventos. (Carga horária: 265h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Assistente de Planejamento. (Carga horária: 270h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Francês Avançado II. (Carga horária: 43h).
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
2015 - 2015
Francês nível Aavançado. (Carga horária: 62h).
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Inglês instrumental. (Carga horária: 100h).
Excellent Global, EXCELLENT, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em francês avançado - instrumental. (Carga horária: 70h).
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso de Museu e Questões Indígenas. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Andr. (Carga horária: 6h).
Samsung Ocean, SO, Brasil.
2014 - 2014
Mini-curso de Cinema Brasileiro. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Francês Intermediário. (Carga horária: 70h).
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
2014 - 2014
TOEFL - ITP. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Francês Principiante 2. (Carga horária: 42h).
Busuu idiomas, BUSUU, Espanha.
2013 - 2013
Extensão universitária em Francês Intermediário 2. (Carga horária: 46h).
Busuu idiomas, BUSUU, Espanha.
2013 - 2013
Extensão universitária em Francês Intermediário 1. (Carga horária: 45h).
Busuu idiomas, BUSUU, Espanha.
2013 - 2013
Extensão universitária em Francês Principiante 1. (Carga horária: 43h).
Busuu idiomas, BUSUU, Espanha.
2013 - 2013
Extensão universitária em 7º Curso de Fotografia. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Editoração. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Francês. (Carga horária: 70h).
FUNDEPE Idiomas, FUNDEPE, Brasil.
2013 - 2013
LIBRAS. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Euripedes de Marília, UNIVEM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Conversação. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Conversação. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Conversação. (Carga horária: 42h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Conversação. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Do editor à impressão:....... (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentos da Gestão de TI. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Representação de imagens fotográficas e digitais. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Mini-curso de Tratamento temático de fotografias. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inglês Avançado. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Design da informação em bibliotecas públicas, univ. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Design de informação em bibliotecas. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao RDA. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à informação audiovisual. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2009
Inglês Básico e Intermediário. (Carga horária: 402h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos (SP), CCBEU, Brasil.
2006 - 2008
Espanhol. (Carga horária: 480h).
Escola Estadual Monsenhor Bicudo, E.E., Brasil.
2003 - 2003
Informática. (Carga horária: 46h).
MicroWay, MICROWAY, Brasil.
2003 - 2003
Informática. (Carga horária: 46h).
Micro Way, MW, Brasil.


Atuação Profissional



Hospital Santa Casa de Misericórdia de Marília, CONTEX, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 30
Outras informações
Contratada UTI - Medicina Intensiva de Marília Ltda. para trabalhar como Secretária no setor de Adultos (Geral e Cardiológica).


Biblioteca de São Paulo - Carandiru, BSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Visita técnica, Enquadramento Funcional: visita técnica


Museu da Língua Portuguesa, MLP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Visita técnica, Enquadramento Funcional: Visita técnica


Escola Irmão Policarpo, IP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estagiária da sala de leitura, Carga horária: 50
Outras informações
Estágio obrigatório como quesito para a conclusão de minha Especialização em Psicopedagogia Institucional.


Câmara Municipal de Marília, BIBLIOTECA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Modalidade Biblioteca Especializada, Carga horária: 40


Colégio Cristo Rei, SISTEMA ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Modalidade Biblioteca Escolar, Carga horária: 16


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12


Museu Histórico e Pedagógico Embaixador "Hélio Antônio Scarabôtolo", MHP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Higienização e Conservação, Carga horária: 20


Robert Gordon University, RGU, Escócia.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Mestrado Sanduíche, Enquadramento Funcional: Mestrado Sanduíche, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
HYBRID LIBRARIES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE LIBRARY MODELS OF SCOTLAND AND BRAZIL Some people consider the environment of a public library like a living organism, constantly changing, which changes and turns towards the development of society, there is talk of hybrid spaces, where traditional and digital technologies are complementary. In this context, the application of information management strategies in hybrid library provides to its organisational structures the development of public policies favourable to the development of communities. The research question is linked to the potential that the hybrid libraries provide to society. It is from this perception that the research seeks to establish a link between the England?s and Scotland?s axis hybrid environments, information management and development process of communities through Brazil?s public libraries. The objective is to analyse the hybridity in the social context that public libraries are involved in. Hence, through a qualitative, comparative and cross culture studies about multiple cases studies, a survey on Information Science literature was made about the aspects between the concept of the library and the structural environment of the public library. Therefore, it is believed that the application of England and Scotland management of hybrid information in units of information is essential for the promotion of access and service to the general needs of Brazils? target audience. Thus, the concept of hybrid libraries must be one of the potential activities of libraries in the development of their communities.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência, Carga horária: 8
Outras informações
Docente da disciplina da Teoria Geral da Administração para os cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado acadêmico, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estágio de assessoria, Enquadramento Funcional: Estágio de assessoria, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Organização, Sistemas & Métodos para arquivos

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Mestrado acadêmico, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário Supervisionado Docênciade Mestrado, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina "Organização, Sistemas e Métodos para Arquivo" - Departamento de Ciência da Informação. Carga horária total: 30 horas. Responsável: Profa. Dra. Rosângela Formentini Caldas.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduação em Biblioteconomia, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Modalidade Biblioteca Universitária, Carga horária: 40

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

05/2014 - 11/2014
Estágios , Museu Histórico e Pedagógico de Marília, .

Estágio realizado
Higienização e conservação do acervo.
2012 - 2014
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .



Linhas de pesquisa


1.
Gestão, Mediação e Uso da Informação

Objetivo: A informação e o conhecimento são elementos produzidos socialmente por sujeitos cognoscentes, cujas construções são derivadas do binômio individual-coletivo e podem ser institucionalmente organizados (quando registrados) e potencialmente mediados e apropriados (quando fluem sem o recurso do registro na interação entre os sujeitos). Esses elementos são considerados fenômenos complexos que se manifestam nas relações humanas e em situações cotidianas. Sendo assim, o exame dos processos de gestão, mediação, uso e apropriação da informação e do conhecimento, em vários ambientes, ressalta o papel das pessoas enquanto produtoras ativas de informação e conhecimento. Entende-se também que as culturas, as práticas sociais, as políticas, as instituições, as estruturas organizacionais, os modelos de gestão, os programas de aprendizagem, os suportes e a linguagem influenciam, sobremaneira, as condições do processo de circulação, apropriação da informação e criação de conhecimento. Considera-se como princípio que não há gestão, mediação, uso e apropriação da informação e do conhecimento sem o reconhecimento do papel criativo dos sujeitos (agentes profissionais e usuários). A investigação destes processos exige a capacidade de transcender os limites epistêmicos da Ciência da Informação para compreender as ações de acesso e uso inteligente da informação e de construção do conhecimento na sociedade, recorrendo ao diálogo com outras disciplinas e saberes. Para tanto, a relação intrínseca das pessoas com a informação e o conhecimento deve ser examinada nas vertentes psicológicas, sociológicas, antropológicas, filosóficas, administrativas, culturais, comunicacionais e educacionais. As práticas de informação (criação, busca, socialização, uso e apropriação) requerem escolhas metodológicas inovadoras que sublinhem os aspectos atitudinais dos sujeitos e os pensamentos de uma coletividade expressos em depoimentos, registros e/ou comportamentos. A linha enfoca, sobretudo, os estudos teórico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2.
Novas Tecnologias em Informação

Objetivo: O grupo desde 1990, atua em pesquisas interdisciplinares e inter-institucionais. Destaca-se no desenvolvimento de pesquisa integrada que aglutina as áreas de Ciência da Informação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência Cognitiva, Educação, Lingüística e Administração. Os trabalhos e as pesquisas desenvolvidos no grupo têm sido percebidos: nas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Ciência da Informação da UNESP - linha de pesquisa Informação e Tecnologia; na organização de eventos científicos nacionais e internacionais; na assessoria técnico-científica aos mais diversos setores e pesquisadores da UNESP e de outras IES; e na produção acadêmica e científica na área de Ciência da Informação (artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, publicação de livros e capítulos de livros nacionais e estrangeiros); na orientação de graduandos, mestrandos e doutorandos..
Palavras-chave: Informação e Tecnologia.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Contribuições de hibridez para bibliotecas no enfoque do desenvolvimento social das comunidades
Descrição: Ao não terem uma certeza de como devem atuar em ambientes híbridos, os bibliotecários podem vir a gerenciar as instituições em que trabalham de maneira a focarem suas atividades apenas nos aspectos tecnológicos da informação, ao invés de enfatizarem a esfera cultural e a inclusão social da comunidade. Logo, o problema da pesquisa está vinculado ao como o delineamento de um conceito de bibliotecas híbridas pode contribuir para o bom funcionamento das suas estruturas. O objetivo é contribuir com as discussões acerca dos conceitos de bibliotecas híbridas, a fim de integralizar uma concepção de instituições que possam ser inseridas ao desenvolvimento social de suas comunidades. Para tanto, propõe-se levantar discussões de especialistas, bibliotecários e instituições que trabalham com o conceito de bibliotecas híbridas, analisá-las e, a partir daí, definir as características base para um conceito de hibridez em bibliotecas. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Como método de análise da passagem entre a extração de dados e a construção de representações conceituais da coleta sistemática da opinião de especialistas, sugere-se a aplicação do Método Delphi. Para a criação de um conceito possível de ser adaptado a diferentes comunidades, o Método Grounded Theory se encaixa no estudo das propriedades do conceito de hibridez em bibliotecas. Busca-se, com esse projeto, uma clareza do impacto que essas bibliotecas possuem na aplicabilidade de um conceito mais amplo e perceptível para os indivíduos participantes desse processo. Nessa perspectiva, é preciso entender como o conceito de hibridez influencia as ações profissionais em bibliotecas e o desenvolvimento social dos usuários. Trata-se de discutir as diferentes visões acerca do conceito de hibridez e contextualizá-lo em bibliotecas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Rosângela Formentini Caldas - Coordenador.
2016 - 2016
HIBRIDY LIBRARIES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN THE LIBRARY MODELS OF SCOTLAND AND BRAZIL?S
Descrição: In considering the environment of a public library as a living organism, constantly changing, which changes and turns towards the development of society, there is talk of hybrid spaces, where traditional and digital technologies are complementary. In this context, the application of information management strategies in hybrid library provides to its organizational structures the development of public policies favorable to the development of communities. In this perspective, the problem of this research is linked to the potential that the hybrid libraries provide to the society. It is from this perception that seeks to establish a link between the England and Scotland axis hybrid environments, informational management and development process of communities through Brazil?s public libraries. The objective is to analyze the hybridity term about the social context that public libraries are involved. Hence, through a qualitative, comparative and cross culture studies about multiply cases study, a survey on Information Science literature was made about the aspects between the concept of the library and the structural environment of the public library. Therefore, it is believed that the application of the England and Scotland management of hybrid information in units of information is essential for the promotion of access and service to the general needs of Brazils? target audience. Thus, the concept of hybrid libraries must be seen as one of the potential activities of libraries in the development of their communities..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Rosângela Formentini Caldas - Coordenador / Rosangela Formentini Caldas - Integrante / Simon Matthew Burnett - Integrante / Charles Oppenheim - Integrante.
2016 - Atual
ICIO - Gurpo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional
Descrição: VALENTIM, M. L. P.; MÁS BASNUEVO, A. (Orgs.). Inteligência organizacional. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. 386p. BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G.; VALENTIM, M. L. P. (Orgs.). Redes de conhecimento e competência em informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015. VALENTIM, M. L. P.; RODRIGUES, M. E. F.; ALMEIDA JR., O. F. de (Orgs.). Estudos sobre a formação do profissional da informação no Brasil e no Mercosul. Marília: FUNDEPE Editora; São Paulo: ABECIN, 2014. 352p. VALENTIM, M. L. P. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 318p. (E-Book e impresso) VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 390p. VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 281p. VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (21) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Marta Lígia Pomim Valentim - Coordenador.
2016 - Atual
GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista
Descrição: O GEADEC teve suas atividades iniciadas em 2006, mas somente em 2014 seu cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq foi realizado. O objetivo do grupo é desenvolver e discutir estudos e pesquisas pautados no referencial teórico piagetiano, privilegiando-se questões relacionadas à construção do conhecimento social, às dificuldades de aprendizagem, à formação de professores e à criação de ambientes pedagógicos pautados no construtivismo. Decorrentes desse trabalho encontram-se pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e doutorado sanduíche com financiamento de diferentes órgãos, tais como CNPq, CAPES e FAPESP. Há também publicações em periódicos indexados em bases de dados internacionais e nacionais, com excelente avaliação na área de educação. O grupo possui, ainda, um trabalho de extensão que atende alunos com queixas de dificuldades de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (15) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Eliane Giachetto Saravali - Coordenador.
2016 - Atual
BIBLIOTECAS HÍBRIDAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MODELOS DE BIBLIOTECAS DA ESCÓCIA E DO BRASIL
Descrição: In considering the environment of a public library as a living organism, constantly changing, which changes and turns towards the development of society, there is talk of hybrid spaces, where traditional and digital technologies are complementary. In this context, the application of information management strategies in hybrid library provides to its organizational structures the development of public policies favorable to the development of communities. In this perspective, the problem of this research is linked to the potential that the hybrid libraries provide to the society. It is from this perception that seeks to establish a link between the England and Scotland axis hybrid environments, informational management and development process of communities through Brazil?s public libraries. The objective is to analyze the hybridity term about the social context that public libraries are involved. Hence, through a qualitative, comparative and cross culture studies about multiply cases study, a survey on Information Science literature was made about the aspects between the concept of the library and the structural environment of the public library. Therefore, it is believed that the application of the England and Scotland management of hybrid information in units of information is essential for the promotion of access and service to the general needs of Brazils? target audience. Thus, the concept of hybrid libraries must be seen as one of the potential activities of libraries in the development of their communities..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Rosangela Formentini Caldas - Coordenador / Simon Matthew Burnett - Integrante / Charles Oppenheim - Integrante.
2015 - 2015
Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo em prol do desenvolvimento de comunidades
Descrição: Ao se considerar o ambiente de uma biblioteca pública como um organismo vivo, em constante mutação, que muda e se transforma em direção ao desenvolvimento da sociedade, fala-se em espaços híbridos, onde tecnologias tradicionais e digitais se complementam. Nesse contexto, a aplicação das estratégias de gestão da informação em bibliotecas híbridas proporciona à sua estrutura organizacional o desenvolvimento de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de comunidades, na medida em que contribui para o bom funcionamento da instituição. Nessa perspectiva, o problema desta pesquisa está vinculado ao potencial que as bibliotecas híbridas oferecem à sociedade. É a partir dessa percepção que procura-se estabelecer um elo entre os ambientes híbridos, a gestão informacional e o processo de desenvolvimento das comunidades através das bibliotecas públicas. O objetivo é verificar de que forma as bibliotecas híbridas, por meio de suas políticas públicas, tecnologias e estruturas organizacionais, podem oferecer estratégias de desenvolvimento das comunidades as quais estão inseridas. Assim, através de uma pesquisa qualitativa, de aspecto exploratório, descritivo e de um método de estudo comparativo, será feito um levantamento na literatura da Ciência da Informação acerca dos aspectos existentes entre o conceito da biblioteca e o ambiente estrutural da biblioteca pública. A análise de conteúdo será uma técnica utilizada como ferramenta para estabelecer as categorias de base para a exploração dos dados. Logo, acredita-se que a aplicação da gestão da informação híbrida nas unidades de informação é indispensável para a promoção do acesso e atendimento às necessidades gerais do público alvo. Dessa forma, o conceito de bibliotecas híbridas deve ser visto como uma das atividades potenciais das bibliotecas no desenvolvimento de suas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Coordenador / Rosângela Formentini Caldas - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades
Descrição: Ao se considerar o ambiente de uma biblioteca pública como um organismo vivo, em constante mutação, que muda e se transforma em direção ao desenvolvimento da sociedade, fala-se em espaços híbridos, onde tecnologias tradicionais e digitais se complementam. Nesse contexto, a aplicação das estratégias de gestão da informação em bibliotecas híbridas proporciona à sua estrutura organizacional o desenvolvimento de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de comunidades, na medida em que contribui para o bom funcionamento da instituição. Nessa perspectiva, o problema desta pesquisa está vinculado ao potencial que as bibliotecas híbridas oferecem à sociedade. É a partir dessa percepção que procura-se estabelecer um elo entre os ambientes híbridos, a gestão informacional e o processo de desenvolvimento das comunidades através das bibliotecas públicas. O objetivo é verificar de que forma as bibliotecas híbridas, por meio de suas políticas públicas, tecnologias e estruturas organizacionais, podem oferecer estratégias de desenvolvimento das comunidades as quais estão inseridas. Assim, através de uma pesquisa qualitativa, de aspecto exploratório, descritivo e de um método de estudo comparativo, será feito um levantamento na literatura da Ciência da Informação acerca dos aspectos existentes entre o conceito da biblioteca e o ambiente estrutural da biblioteca pública. A análise de conteúdo será uma técnica utilizada como ferramenta para estabelecer as categorias de base para a exploração dos dados. Logo, acredita-se que a aplicação da gestão da informação híbrida nas unidades de informação é indispensável para a promoção do acesso e atendimento às necessidades gerais do público alvo. Dessa forma, o conceito de bibliotecas híbridas deve ser visto como uma das atividades potenciais das bibliotecas no desenvolvimento de suas comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Rosângela Formentini Caldas - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2013 - 2015
ESTUDO DE ESPAÇOS INFORMACIONAIS HÍBRIDOS: uma avaliação do design estrutural dos ambientes informacionais da FFC/Unesp

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria José Vicentini Jorente em 20/02/2015.
Descrição: A sociedade em que vivemos demanda uma postura pró-ativa na busca constante por novos conhecimentos no que diz respeito à interpretação e compreensão do mundo. Nesse cenário, as Tecnologias de Informação e Comunicação e suas possibilidades de armazenamento da informação em suportes tradicionais e digitais, constituem-se em fatores determinantes na composição de espaços informacionais educacionais. Ao considerar o ambiente de uma biblioteca como um organismo vivo, em constante mutação, que se transforma em direção ao desenvolvimento da sociedade, fala-se em espaços híbridos, onde tecnologias tradicionais e digitais se interagem e complementam para oferecer produtos e serviços que proporcionem a inclusão social dos usuários. Frente o exposto, a presente pesquisa propõe levantar os aspectos relevantes e positivos que a inserção de um espaço híbrido em uma biblioteca pode gerar no favorecimento da inclusão social. Desta forma, propõe-se como objetivo geral avaliar a biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista, procurando verificar de que forma o estudo da percepção e do campo visual contribuem na eficiência, na qualidade e desempenho desse espaço informacional. Nesse contexto, o design estrutural da informação, por meio de linguagens convergentes, permite a visualização, planejamento e organização da informação de modo a comunicá-la com maior eficiência e eficácia. A presente pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. Para a análise e discussão dos dados, será utilizada a técnica de análise de ambientes informacionais pela sua estética, uso e estruturação. Pretende-se contribuir para a literatura da área na medida em que se entende que, as bibliotecas, por serem unidades que visam interligar a população às informações geradas no dia-a-dia, devem estar em constante atualização para disponibilizar as informações aos seus usuários em suportes tradicionais e digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Abordagem aos Equipamentos culturais com base no desenvolvimento das comunidades: Da teoria à prática organizacional
Descrição: O compartilhamento de informações entre os indivíduos e grupos institucionais, perfaz um retorno ao desenvolvimento humano que somente é produzido através do conhecimento gerado no ambiente organizacional. Importante faz-se aos estudos que enfoquem os ambientes dentro das instituições, entender tanto a natureza das funções da gestão como a propriedade deste conceito interligado a estrutura das organizações. No diagnóstico da situação organizacional, a estrutura impõe a análise da arquitetura organizacional como formas: Política; inovadora e; profissional. Caldas e Roncato (2011) e Caldas e Livino (2012) expuseram um pensamento investigativo através da abordagem do ambiente organizacional no contexto de equipamentos culturais. Evidencia-se para tanto a necessidade da continuidade de estudos frente aos equipamentos culturais para a promoção do desenvolvimento de novas frentes investigativas no tangente ao crescimento da gestão organizacional. Assim, pretendeu-se prosseguir com a idealização de implementar espaços para apresentação e discussão de projetos de inovação das metodologias com a abordagem baseada no desenvolvimento das comunidades. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa busca ampliar um modelo plausível de analisar os equipamentos culturais de uma região e através da teoria organizacional reconhecer o seu desenvolvimento. Entende-se a considerável relevância dos estudos entre as instituições na esfera pública diante da possibilidade destas em construir vínculos para o desenvolvimento regional. Por se tratar de um estudo sequencial, emprega-se descritores e ajustes de modelos teóricos percebidos em investigações anteriores da estrutura organizacional premente no ambiente da esfera publica. Entender o potencial da efetiva gestão na esfera pública, determina comunidades em crescimento. Produzir índices que mensurem a análise das estruturas organizacionais, torna possível adaptar a questão do fator intangível como determinante em modelos que discutam o planej..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Rosângela Formentini Caldas - Coordenador / Maíra Prado - Integrante / Alessandro Rastelli - Integrante.
2012 - 2016
O PET NO ENFOQUE DA GESTÃO EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO
Descrição: Tópicos avançados em gestão de unidades informacionais. Entende-se que o processo da organização premente no contexto da literatura da área da Ciência da Informação, condicione atender às necessidades informacionais dos diversos setores e segmentos da sociedade. Ressalta-se o entendimento evolutivo da profissão e o desenvolvimento de novos espaços de discussão através de um pensar coletivo, para o aprimoramento de ambientes otimizados através de uma exímia gestão organizacional. A pretensão é identificar espaços possiveis de reflexão teórica e crítica que identifique desenvolver ferramentas administrativas dentro das Unidades de Informação e acopladas a habilidade de administrar, identificar, observar e analisar problemas, soluções e projetos relativos a forma e ao conteúdo da existência do profissional da informação.Esta pesquisa coletiva foi concebida nos moldes dos Projetos Integrados de agências de fomento a pesquisa e a ela se vinculam os projetos de pesquisa do Tutor e dos bolsistas. Seu objetivo é integralizar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas no curso de suas atribuições curriculares conjuntamente ao projeto de um pensar investigativo coletivo. Vincula-se o conteúdo do pensamento administrativo relativo à abordagem do tema da organização, direcionado às disciplinas de Organização, Sistemas e Métodos e "Teoria Geral da Administração", oferecidas nos cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, e à disciplina Estruturas Organizacionais no Desenolvimento das Comunidades", oferecida no Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. As disciplinas descritas são ministradas pela Tutora...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Integrante / Rosângela Formentini Caldas - Coordenador / Maíra Prado - Integrante / Larissa de Souza Machado - Integrante / Andrieli Pachu Silva - Integrante / Lauriele Martins Lopes - Integrante / Talita Floriano Campos - Integrante / Mariana Disaró Ferraz - Integrante / Mariana Bueno Costa - Integrante / Nayara Bernardo de Mattos - Integrante / Luan Henrique G Ferreira - Integrante / Taynara Almeida de Oliveira - Integrante / Janice Pereira de Abreu - Integrante / Gabrieli Aparecida da Fonseca - Integrante / Danielly Nunes - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional - Bolsa / Pro-Reitoria de Graduação - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias
Descrição: Considerando-se que o advento das tecnologias digitais alterou, como toda nova invenção, as relações humanas em grupo, pode-se inferir que essas relações posicionam-se no núcleo do universo informacional. Entende-se, portanto, que nos meios de inclusão digital o uso de imagens seja incentivado como linguagem convergente, principalmente em ambientes disseminadores de conhecimento. O projeto parte de uma análise teórica-descritiva-exploratória sobre as maneiras pelas quais os elementos imagéticos podem servir de perspectiva atrativa aos diferentes sentidos humanos em uma biblioteca. A metodologia orienta-se pela pesquisa documental. Esperam-se, como resultados, despertar o interesse dos bibliotecários em relação ao convívio com as diversas linguagens convergentes no mundo digital, bem como demonstrar a importância das unidades de informação aos sujeitos que interagem com ela, por meio da infoinclusão digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rafaela Carolina da Silva - Coordenador / Maria José Vicentini Jorente - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2012 - 2014
O uso da informação imagética no processo de inclusão digital: uma perspectiva par atuações bibliotecárias

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria José Vicentini Jorente em 05/03/2015.
Descrição: Iniciação Científica FAPESP.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2014
O uso da informação imagétic no processo de inclusão digital: uma perspectiva par atuações bibliotecárias

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria José Vicentini Jorente em 05/03/2015.
Descrição: Iniciação Científica - FAPESP.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
17º lugar na Classificação do Concurso para o cargo de Bibliotecário da Câmara Municipal de Marîlia, VUNESP.
2018
12º lugar na Classificação do Concurso para o cargo de Bibliotecário da Prefeitura Municipal de Marília, VUNESP.
2018
Indicação de Dissertação PPGCI/2018 ao Prêmio ANCIB de Dissertação, PPGCI/UNESP.
2017
Proficiência em Francês, CCI.
2016
Indicação para Doutorado Direto, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista.
2015
TOEFL ITP, MEC.
2015
Menção honrosa graduação em Biblioteconomia - 1ª aluna da sala, UNESP.
2014
Proficiência em Inglês, UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OTTONICAR, S. L. C.2018OTTONICAR, S. L. C. ; SILVA, R. C. ; BELLUZZO, R. C. B. . A Competência em Informação (CoInfo) como um fator fundamental para a Educação no Brasil. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 11, p. 23-41, 2018.

2.
OTTONICAR, S. L. C.2018OTTONICAR, S. L. C. ; SILVA, R. C. ; BARBOZA, E. L. . The contributions and media literacy to public hybrid libraries. LIBRARY QUARTERLY, v. 88, p. 235-236, 2018.

3.
SILVA, R. C.2018SILVA, R. C.; OTTONICAR, S. L. C. ; CALDAS, R. F. ; CASTRO FILHO, C. M. . A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS HÍBRIDAS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO BRASIL E NA ESCÓCIA. Informação & Informação (Online), v. 23, p. 398-423, 2018.

4.
SARAVALI, E. G.2018SARAVALI, E. G. ; GUIMARAES, T. ; SILVA, R. C. . Pesquisas sobre a construção do conhecimento social no contexto brasileiro: estado da arte 2005- 2017. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 33-56-56, 2018.

5.
SILVA, R. C.2018SILVA, R. C.; BRITO, J. F. . Proposta de um manual de indexação para bibliotecas universitárias. INFORMAÇÃO@PROFISSÕES, v. 7, p. 92-113, 2018.

6.
SILVA, R. C.2017SILVA, R. C.; LIMA, L. M. ; SUENAGA, C. M. K. ; AVILA, D. M. ; MORAES, J. B. E. . Bibliotecas híbridas: un análisis discursivo de la Biblioteca Central de Liverpool. IBERSID (ZARAGOZA), v. 11, p. 75-82, 2017.

7.
OTTONICAR, S. L. C.2017OTTONICAR, S. L. C. ; SILVA, R. C. ; YAFUSHI, C. A. P. . A Competência em Informação e Midiática voltada à cidadania: o uso da Informação governamental para a participação na democracia. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 15, p. 604-628, 2017.

8.
SILVA, R. C.2017SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. ; CALDAS, R. F. . Integração Da Competência Em Informação No Contexto Das Bibliotecas Vivas. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 10, p. 275-294, 2017.

9.
BRITO, J. F.2017BRITO, J. F. ; R. C. da Silva ; MATIAS, M. . ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E A SINTAXE DAS LINGUAGENS IMAGÉTICAS NO WEBSITE GUIA GAY FLORIPA. INFORMAÇÃO & TECNOLOGIA (ITEC), v. 4, p. 54-68, 2017.

10.
SILVA, R. C.2017 SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Las bibliotecas públicas híbridas en el contexto brasileño. Palabra Clave (La Plata), v. 6, p. 020, 2017.

11.
SILVA, R. C.2016SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Bibliotecas Vivas e Inclusão Informacional: uma Perspectiva para uso do design da informação na inclusão social em espaços Informacionais Híbridos. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 6, p. 230, 2016.

12.
SILVA, R. C.2016SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . GESTÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS HÍBRIDAS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES. BRAZILIAN JOURNAL OF INFORMATION SCIENCE, v. 10, p. 76-83, 2016.

13.
SILVA, R. C.2016SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . ARQUIVOS HÍBRIDOS: REFLEXÕES PARA A TRANSIÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. PÁGINAS A & B. ARQUIVOS & BIBLIOTECAS, v. 5, p. 146-164, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, R. C.. O uso da informação imagética no processo de inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 126p .

Capítulos de livros publicados
1.
da Silva, Rafaela Carolina; Caldas, Rosângela Formentini . Science Information and the Complexity: Are We Oriented to a Transdisciplinary Science?. In: Paul Bourgine; Pierre Collet; Pierre Parrend. (Org.). Springer Proceedings in Complexity. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. 1, p. 187-189.

2.
BRITO, J. F. ; R. C. da Silva ; MATIAS, M. . Arquitetura da Informação e a Sintaxe das Linguagens Imagéticas no Website Guia Gay Floripa. In: DUTRA, M. L.; MACEDO, D. D. J. de. (Org.). ANAIS DO WIDAT?2017 I WORKSHOP DE INFORMAÇÃO, DADOS E TECNOLOGIA. 1ed.Florianópolis: Departamento de Ciência da Informação (CIN) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCI, 2017, v. 1, p. 113-120.

3.
R. C. da Silva; BRITO, J. F. ; SANTAREM, V. . O livro na era digital: hipertextualidades e tecnologias de automação SILVA, Rafaela Carolina da BRITO, Jean Fernandes SANTARÉM, Vinícius. In: Silvio Carvalho Neto; Bárbara Fadel; Paulo de Tarso Oliveira. (Org.). XVIII ENCONTRO DE PESQUISADORES. 18ed.Franca: Uni-FACEF - Centro Universitário Municipal de Franca, 2017, v. , p. 1-.

4.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . BIBLIOTECAS PÚBLICAS HIBRIDAS PORTUGUESAS: FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL. In: Maria Manuel Borges, Elias Sanz Casado. (Org.). A Ciência Aberta: o Contributo da Ciência da Informação: atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC. 1ed.Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20, 2017, v. 8, p. 1551-1559.

5.
OLIVEIRA, J. A. D. B. E. ; LEMOS, J. G. ; Padua, M. C. ; SILVA, T. C. ; SILVA, A. R. ; GONCALES, P. R. V. A. ; NAKANO, N. ; SILVA, R. C. . Estudo de espaços informacionais híbridos: uma avaliação do design estrutural dos ambientes informacionais da FFC/Unesp. In: Maria José Vicentini Jorente. (Org.). Tecnologia e Design da Informação: interdisciplinaridades e novas perspectivas para a Ciência da Informação. 01ed.Bauru: Canal 6, 2015, v. 01, p. 07-137.

6.
SILVA, R. C.; BRITO, J. F. ; CALDAS, R. F. . O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM SUA CADEIA PRODUTIVA: A ORALIDADE DO BIBLIOTECÁRIO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. In: Bárbara Fadel; Silvio Carvalho Neto. (Org.). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. 1ed.Franca: Uni-FACEF, 2015, v. 1, p. 195-202.

7.
SILVA, R. C.; SANTOS, N. de S. dos ; CALDAS, R. F. . O processo de busca informacional por alunos de graduação e a biblioteca universitária: uma análise da biblioteca da UNESP/FFC. In: Jon Zabala Vázquez; Rodrigo Sánchez Jiménez; María Antonia García Moreno. (Org.). Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital: actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015. 7ed.Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, v. , p. 1-12.

8.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Gestão de bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo entre bibliotecas híbridas para o desenvolvimento de comunidades. In: Marta Lígia Pomim Valentim; Cecília Leite de Oliveira; Antonio Miranda. (Org.). Gestão da informação, comunicação e tecnologia. 4ed.Brasilia: Universidade de Brasília, 2015, v. , p. 11-22.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, R. C.. Informação e conhecimento: a biblioteca como ambiente atrativo à sociedade moderna. Revista D Marília, Marília/SP, p. 26, 05 abr. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, J. F. ; SILVA, R. C. ; MATIAS, M. . ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E A SINTAXE DAS LINGUAGENS IMAGÉTICAS NO WEBSITE GUIA GAY FLORIPA. In: I WIDAT, 2017, Florianópolis. Workshop Informação, Dados e Tecnologia. Florianópolis: UFSC, 2017. v. I.

2.
SILVA, R. C.; BRITO, J. F. ; SANTAREM, V. . O LIVRO NA ERA DIGITAL: HIPERTEXTUALIDADES E TECNOLOGIAS DE AUTOMAÇÃO. In: XVIII Encontro de Pesquisadores: desenvolvimento em tempos de oportunidades, 2017, Franca. Anais do XVIII Encontro de Pesquisadores: desenvolvimento em tempos de oportunidades, 2017.

3.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. ; OPPENHEIM, C. ; BURNETT, S. M. . GESTÃO EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO CONTEXTO HÍBRIDO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE BIBLIOTECAS HÍBRIDAS DO REINO UNIDO E DO BRASIL EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ? ENANCIB 2017, 2017, Marília. http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/29, 2017. v. 18.

4.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . BIBLIOTECAS PÚBLICAS HIBRIDAS PORTUGUESAS: FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL. In: VIII Encontro Ibérico EDICIC, 2017, Coimbra. A Ciência Aberta: o Contributo da Ciência da Informação: atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC. Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20, 2017. v. 8. p. 1551-1558.

5.
SILVA, R. C.; HASHIMOTO, P. T. ; ZOCARATO, C. A. . Psicopedagogia lúdica: um olhar dialético para a educação. In: 1º Encontro 'Diálogos sobre dificuldade de aprendizagem: definições e possibilidades de intervenção', 2016, Marília. 1º Encontro, 2016. v. 1.

6.
SILVA, R. C.; BOTELHO, A. ; CASTRO FILHO, C. M. . O PAPEL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VI Seminário em Ciência da Informação, 2016, Londrina. COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, 2016. p. 459-471.

7.
SILVA, R. C.; FERREIRA, L. H. G. ; CALDAS, R. F. . MARKETING DIGITAL EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS: PROMOÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO NA WEB. In: Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação: Perspectivas e interdisciplinaridades em Ciência da Informação, 2016, Marília. Anais do 3º Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação: perspectivas e interdisciplinaridades em Ciência da Informação; Eixo: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA. Marília: Unesp, 2016. v. 3. p. 840-858.

8.
SILVA, R. C.. A importância da preservação cultural: um estudo do sofware Digital Films. In: II Encontro Reginal dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (II EREBD Se/Co/Sul, 2015, São Carlos. Tecnologia e Comunicação da Informação, 2015.

9.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . A biblioteca híbrida como equipamento de mediação da informação. In: II Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação, 2015, Marília. Gestão, Mediação e Uso da Informação, 2015.

10.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. ; BRITO, J. F. . O profissional da informação em sua cadeia produtiva: a oralidade do bibliotecário em bibliotecas universitárias. In: XVI ENCONTRO DE PESQUISADORES, 2015, Franca. Caderno de Resumos, 2015.

11.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Gestão de bibliotecas no contexto híbrido: um estudo comparativo entre bibliotecas híbridas para o desenvolvimento de comunidades. In: IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade e IV Seminário de Competência em Informação, 2015, Marília. IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade e IV Seminário de Competência em Informação, 2015.

12.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . RELATO DAS OBSERVAÇÕES DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA ?RUI BARBOSA? - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. In: Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares, 2015, Marília. Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares, 2015.

13.
SILVA, R. C.; SANTOS, N. de S. dos ; CALDAS, R. F. . O processo de busca informacional por alunos de graduação e a biblioteca universitária: uma análise da biblioteca da UNESP. In: VII Encuentro Ibérico EDICIC, 2015, Madrid. VII Encuentro Ibérico EDICIC, 2015.

14.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Management of hybrid public libraries in order to the development of communities. In: Ninth International meeting on information, knowledge and action: Information, Knowledge and models, 2015, Marília. Ninth International meeting on information, knowledge and action: Information, Knowledge and models, 2015.

15.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Gestão de bibliotecas no contexto híbrido: um estudo comparativo entre bibliotecas híbridas para o desenvolvimento de comunidades. In: IV Seminário de Competência em Informação, 2015, Marília. Anais do IV Seminário de Competência em Informação, 2015. v. 4.

16.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O trabalho do bibliotecário na estrutura, uso e design da informação: uma perspectiva para a construção de espaços informacionais híbridos. In: III Workshop de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Londrina. III WPC. Londrina: Londrina, 2014.

17.
SILVA, R. C.; NAKANO, N. ; JORENTE, M. J. V. ; OLIVEIRA, J. A. D. B. E. ; LEMOS, J. G. ; SILVA, A. R. . INFORMAÇÃO E SERVIÇOS GOVERNAMENTAIS PARA APLICATIVOS MÓVEIS. In: II Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação, 2014, Marília. Anais do II Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação, 2014. v. 2.

18.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. . O trabalho do bibliotecário e o processo de inclusão digital em bibliotecas brasileiras: uso de imagens e linguagens convergentes. In: VII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação, 2013, Marília. VII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação, 2013.

19.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. . O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. In: II Workshop de Pesquisa em Ciência da Informação, 2013, Londrina. WPCI, 2013.

20.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. . Bibliotecas, linguagens imagéticas e inclusão digital: uma nova perspectiva tecnológica. In: XV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 2013, Rio Grande. XV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Proposta epistemológica sobre o conceito de hibridez para bibliotecas. In: X Reunião da Linha de Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação', 2018, Marília. Anais da X Reunião da Linha de Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação', 2018.

2.
da Silva, R. C.; CALDAS, R. F. . PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HIBRIDEZ PARA BIBLIOTECAS. In: II Fórum de Discentes e II Fórum de Egressos do PPGCI, 2018, Marília. Anais do II Fórum de Discentes e II Fórum de Egressos do PPGCI, 2018.

3.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . GESTÃO EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO CONTEXTO HÍBRIDO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES. In: VII Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão, Mediação e Uso da Informação?, 2015, Marília. VII Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão, Mediação e Uso da Informação?: caderno de resumos, 2015.

4.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. . ESTUDO DE ESPAÇOS INFORMACIONAIS HÍBRIDOS: uma avaliação do design estrutural dos ambientes informacionais da FFC/Unesp. In: 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2014, Ribeirão Preto. Anais do 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2014.

5.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. . O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. In: 3º Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomia, 2013, Marília. 3º Seminário Científico de Arquivologia e Biblioteconomina, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Information Science and the complexity: are we orientated to a transdisciplinary science?. In: CS-DC'15, 2015, WEB. CCS'15 Conference on Complex System, 2015.

2.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . Linguagens imagéticas e mídias convergentes: a atuação do profissional da informação em bibliotecas híbridas. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2014, Marília. XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2014.

3.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. . Linguagens imagéticas e inclusão digital: uma perspectiva para o uso de bibliotecas. In: 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013, São Paulo. 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013.

4.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O USO DA INFORMACAO IMAGETICA NO PROCESSO DA INCLUSAO DIGITAL: UMA PERSPECTIVA PARA ATUACOES BIBLIOTECARIAS. In: XXV Congresso de Inciação Científica da Unesp, 2013, Marília. XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
da Silva, R. C.; CALDAS, R. F. . PERSPECTIVAS DO CROSS-CULTURE PARA BIBLIOTECAS HÍBRIDAS. Complexitas, 2018.

2.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. ; CALDAS, R. F. ; NAKANO, N. . Visual Information for digital inclusion process in hybrid libraries and librarians? action. Investigación Bibliotecológica, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, M. R. G. ; SILVA, R. C. ; CAMILLO, E. S. . A FILOSOFIA E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: O POTENCIAL CRÍTICO-REFLEXIVO NA FORMAÇÃO DE SERES AUTÔNOMOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . PERSPECTIVAS DO CROSS-CULTURE PARA BIBLIOTECAS HÍBRIDAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
da Silva, R. C.; CALDAS, R. F. . Proposta epistemológica sobre o conceito de hibridez para bibliotecas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
da Silva, R. C.; CALDAS, R. F. . PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HIBRIDEZ PARA BIBLIOTECAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, R. C.; ZOCARATO, C. A. ; HASHIMOTO, P. T. . Psicopedagogia lúdica: um olhar dialético para a educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, R. C.; BOTELHO, A. ; CASTRO FILHO, C. M. . O PAPEL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, R. C.; SUENAGA, C. M. K. ; LIMA, L. M. ; AVILA, D. M. ; MORAES, J. B. E. . Bibliotecas híbridas: un análisis discursivo de la Biblioteca Central de Liverpool. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, R. C.; FERREIRA, L. H. G. ; CALDAS, R. F. . MARKETING DIGITAL EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS: PROMOÇÃO E ACESSO À INFORMAÇÃO NA WEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, R. C.. A importância da preservação cultural: um estudo do software DigitalFilms. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . A biblioteca híbrida como equipamento de mediação da informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . RELATO DAS OBSERVAÇÕES DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA ?RUI BARBOSA? - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. ; SANTOS, N. de S. dos . O processo de busca informacional por alunos de graduação e a biblioteca universitária: uma análise da biblioteca da UNESP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Management of hybrid public libraries in order to the development of communities. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, R. C.. Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SILVA, R. C.; BRITO, J. F. ; CALDAS, R. F. . O profissional da informação em sua cadeia produtiva: a oralidade do bibliotecário em bibliotecas universitárias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Gestão de bibliotecas no contexto híbrido: um estudo comparativo entre bibliotecas híbridas para o desenvolvimento de comunidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. ; SILVA, A. R. ; LEMOS, J. G. ; NAKANO, N. ; OLIVEIRA, J. A. D. B. E. . Informação e serviços governamentais para aplicativos móveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O trabalho do bibliotecário na estrutura, uso e design da informação: uma perspectiva para a construção de espaços informacionais híbridos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . Bibliotecas híbridas e inclusão informacional: uma perspectiva para o uso do design da informação na inclusão social em espaços informacionais híbridos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . Bibliotecas híbridas e inclusão informacional: uma perspectiva para o uso do design da informação na inclusão social em espaços informacionais híbridos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . Linguagens imagéticas e mídias convergentes: a atuação do profissional da informação em bibliotecas híbridas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . Estudo de espaços informacionais híbridos: uma avaliação do design estrutural dos ambientes informacionais da FFC/Unesp. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . LINGUAGENS IMAGÉTICAS E INCLUSÃO DIGITAL: UMA PERSPECTIVA PARA O USO DE BIBLIOTECAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . BIBLIOTECAS, LINGUAGENS IMAGÉTICAS E INCLUSÃO DIGITAL: uma nova perspectiva tecnológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O trabalho do bibliotecário e o processo de inclusão digital em bibliotecas brasileiras: uso de imagens e linguagens convergentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, R. C.. Das linguagens imagéticas como perspectiva de inclusão social em bibliotecas à contribuição de bibliotecas híbridas para o desenvolvimento de comunidades: a trajetória da pesquisadora Rafaela Carolina Silva. Blog Arte, transformação e identidade, 2018 (Artigo de Blog).

2.
SILVA, R. C.. Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades. Marília: Repositório Institucional da Unesp, 2017 (Dissertação).

3.
SILVA, R. C.; SARAVALI, E. G. . O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL COM FORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO À LEITURA EM SALAS DE LEITURA E BIBLIOTECAS ESCOLARES. Marília: FUNDEPE; Faculdade Paulista, 2017 (Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização).

4.
SILVA, R. C.. O USO DA INFORMAÇÃO IMAGÉTICA NO PROCESSO DA INCLUSÃO DIGITAL: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. Marília: UNESP, 2014 (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, R. C.. Promoção 9 de Abril: Dia da Biblioteca. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, R. C.; BASSAN, C. ; NASCIMENTO, N. M. . II ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO (EPIM). 2015. (Rede social).

2.
SILVA, R. C.; BASSAN, C. ; NASCIMENTO, N. M. . XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS. 2015. (Rede social).

3.
SILVA, R. C.. Conferência 'Políticas Públicas de Fomento ao Empreendorismo'. 2015; Tema: Seminário IPPMAR. (Rede social).

4.
SILVA, R. C.. Seminário de Cultura do Conselho Municipal de Cultura de Marília. 2015. (Rede social).

5.
JORENTE, M. J. V. ; NAKANO, N. ; SILVA, R. C. ; SILVA, T. C. ; LEMOS, J. G. ; OLIVEIRA, J. A. D. B. E. . Brinquedo Tecno Teca. 2014; Tema: Entretenimento. (Rede social).

6.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, T. C. ; OLIVEIRA, J. A. D. B. E. ; SILVA, R. C. . Professor Jorge Wagensberg. 2014; Tema: Professor. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. C.. Relatório Final FAPESP Bolsa de Mestrado. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
da Silva, R. C.. Relatório de Defesa de Mestrado. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, R. C.. Relatório Final FAPESP Bolsa de Mestrado. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
SILVA, R. C.. Relatório de Estágio Escola Irmão Policarpo. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
SILVA, R. C.. Relatório de Qualificação de Mestrado. 2016. (Relatório de pesquisa).

6.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Relatório Parcial FAPESP Bolsa de Mestrado Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades. 2016. (Relatório de pesquisa).

7.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O uso da linguagem imagética no processo de inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2014. (Relatório de pesquisa).

8.
JORENTE, M. J. V. ; SILVA, R. C. ; Mariana Sartori de Toledo . Museu da Língua Portuguesa. 2014. (Visita técnica).

9.
SILVA, R. C.. Biblioteca de São Paulo. 2014. (Visita técnica).

10.
SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V. . O USO DA INFORMAÇÃO IMAGÉTICA NO PROCESSO DA INCLUSÃO DIGITAL: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2013. (Relatório de pesquisa).

11.
SILVA, R. C.. Relatório de Estágio Câmara Municipal. 2013. (Relatório de pesquisa).

12.
SILVA, R. C.. Relatório de Estágio Biblioteca Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp de Marília. 2013. (Relatório de pesquisa).

13.
SILVA, R. C.. Relatório de Estágio Biblioteca Colégio Cristo Rei. 2012. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CALDAS, R. F.; REIS, D. P.; SILVA, R. C.. Participação em banca de Eliabner de Brito Grespi.Dimensões da acessibilidade em bibliotecas públicas da região sudeste do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Teletandem institucional semi-integrado - PROJETO TELETANDEM BRASIL.INTERAGENTE das sessões de Teletandem institucional semi-integrado, realizadas em inglês e português, promovidas pelo PROJETO TELETANDEM BRASIL. 2018. (Outra).

2.
X EIICA - Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação. 2018. (Encontro).

3.
X Reunião da Linha da Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação'.Análise do Planejamento Estratégico da Linha de Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação'. 2018. (Outra).

4.
X Reunião da Linha de Pesquisa 'Gestão, Mediação e Uso da Informação'.Proposta epistemológica sobre o conceito de hibridez para bibliotecas. 2018. (Outra).

5.
X Reunião do Grupo de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. 2018. (Outra).

6.
XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2017. (Encontro).

7.
1º Encontro "Diálogos sobre dificuldade de aprendizagem: definições e possibilidades de intervenção".Psicopedagogia lúdica: um olhar dialético para a educação. 2016. (Encontro).

8.
Oficina "Jogos e Dificuldades de aprendizagem: definições e possibilidades de intervenção. 2016. (Encontro).

9.
Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares. RELATO DAS OBSERVAÇÕES DO SERVIÇO DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA ?RUI BARBOSA? - COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. 2015. (Congresso).

10.
CS-DC'15 World e-conference.Information Science and the complexity: are we orientated to a transdisciplinary science?. 2015. (Outra).

11.
II Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação.A biblioteca híbrida como equipamento de mediação da informação. 2015. (Encontro).

12.
II Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação. 2015. (Encontro).

13.
II Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. 2015. (Encontro).

14.
II Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação.A importância da preservação cultural: um estudo do software DigitalFilms. 2015. (Encontro).

15.
IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade e IV Seminário de Competência em Informação. 2015. (Seminário).

16.
IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade e IV Seminário de Competência em Informação.Gestão de bibliotecas no contexto híbrido: um estudo comparativo entre bibliotecas híbridas para o desenvolvimento de comunidades. 2015. (Seminário).

17.
IX EIICA.Management of hybrid public libraries in order to the development of communities. 2015. (Encontro).

18.
Palestra "Atuação dos Psicopedagogos: Clínico e Institucional". 2015. (Outra).

19.
Reunião de estudos ? educar para pesquisa: ? O profissional da informação como mediador educacional no desenvolvimento da competência em informação?. 2015. (Outra).

20.
Seminário de Cultura do Conselho Municipal de Cultura de Marília. 2015. (Seminário).

21.
VII Encuentro Ibérico EDICIC.O processo de busca informacional por alunos de graduação e a biblioteca universitária: uma análise da biblioteca da UNESP. 2015. (Encontro).

22.
VII Encuentro Ibérico EDICIC. 2015. (Encontro).

23.
VII Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão, Mediação e Uso da Informação?. 2015. (Outra).

24.
VII Reunião da Linha de Pesquisa ?Gestão, Mediação e Uso da Informação?.GESTÃO EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO CONTEXTO HÍBRIDO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADES. 2015. (Outra).

25.
1º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia. 2014. (Encontro).

26.
1º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia. 2014. (Outra).

27.
22. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. BIBLIOTECAS HÍBRIDAS E INCLUSÃO INFORMACIONAL: UMA PERSPECTIVA PARA O USO DO DESIGN DA INFORMAÇÃO NA INCLUSÃO SOCIAL EM ESPAÇOS INFORMACIONAIS HÍBRIDOS. 2014. (Congresso).

28.
22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.ESTUDO DE ESPAÇOS INFORMACIONAIS HÍBRIDOS: uma avaliação do design estrutural dos ambientes informacionais da FFC/Unesp. 2014. (Simpósio).

29.
Catálogo da Biblioteca P@rthenon. 2014. (Oficina).

30.
Contação de Histórias. 2014. (Oficina).

31.
I Encontro Internacional: meios de comunicação, espaços urbanos e e desafios globais. 2014. (Encontro).

32.
II Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação: horizontes e perspectivas no uso de dados e da informação.Informação e serviços governamentais para aplicativos móveis. 2014. (Encontro).

33.
II Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação: horizontes e perspectivas no uso de dados e da informação. 2014. (Encontro).

34.
III Semana de Biblioteconomia. 2014. (Outra).

35.
III Workshop de Pesquisa em Ciencia da Informação. 2014. (Outra).

36.
III Workshop de Pesquisa em Ciencia da Informação.O trabalho do bibliotecário na estrutura, uso e design da informação: uma perspectiva para a construção de espaços informacionais híbridos. 2014. (Outra).

37.
I Jornada sobre Gestão e Desenvolvimento de Coleções Especiais da Unesp. 2014. (Outra).

38.
Operação Salva Semestre. 2014. (Congresso).

39.
Palestra "Experiências e desafios da profissão do bibliotecário. 2014. (Outra).

40.
Palestra Experiências e desafios da profissão do bibliotecário. 2014. (Outra).

41.
Pesquisa em Bases de Dados. 2014. (Oficina).

42.
XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2014. (Congresso).

43.
XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Linguagens imagéticas e mídias convergentes: a atuação do profissional da informação em bibliotecas híbridas. 2014. (Congresso).

44.
3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Acesso à Informação,. 2013. (Seminário).

45.
3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Acesso à Informação,.O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2013. (Seminário).

46.
Atendimento ao usuário com deficiência. 2013. (Oficina).

47.
Aula Magna: ?Uso ético e legal da informação no ambiente universitário?. 2013. (Outra).

48.
Comemoração dos 10 anos do curso de Arquivologia - UNESP. 2013. (Outra).

49.
Conferência ?Bibliotecas y sociedad: horizontes sociales de la biblioteca pública?. 2013. (Outra).

50.
Conferência ?Museums and Communities: Curators, Collections and Collaboration? / ?Museus e comunidades: curadoria, coleções e colaboração?. 2013. (Outra).

51.
Conferência Datos e información. 2013. (Outra).

52.
Contação de histórias. 2013. (Oficina).

53.
Descrição e Acesso de Documentos Arquivísticos com o ICA-AtoM. 2013. (Oficina).

54.
Fotografia. 2013. (Oficina).

55.
II Semana de Biblioteconomia. 2013. (Seminário).

56.
II Workshop de Pesquisa em Ciência da Informação.O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2013. (Outra).

57.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Mente. 2013. (Outra).

58.
VIII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação. 2013. (Encontro).

59.
VIII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação.O trabalho do bibliotecário e o processo de inclusão digital em bibliotecas brasileiras: uso de imagens e linguagens convergentes. 2013. (Encontro).

60.
Workshop de Fotografia e Memória: Identidade e História do Lugar.Exposição de fotografias. 2013. (Oficina).

61.
XV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação.BIBLIOTECAS, LINGUAGENS IMAGÉTICAS E INCLUSÃO DIGITAL: uma nova perspectiva tecnológica. 2013. (Encontro).

62.
XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. O USO DA INFORMAÇÃO IMAGÉTICA NO PROCESSO DA INCLUSÃO DIGITAL: UMA PERSPECTIVA PARA ATUAÇÕES BIBLIOTECÁRIAS. 2013. (Congresso).

63.
XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp - ?POR QUE PESQUISAMOS? PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL?. 2013. (Congresso).

64.
10 anos do Projeto Biblioteca Interativa. 2012. (Outra).

65.
1ª Semana de Biblioteconomia. 2012. (Outra).

66.
Conferência: Las nuevas fronteras de investigación y aplicación de la Alfabetización en Información. 2012. (Outra).

67.
Conhecimento Científico: produção, avaliação e uso em ambientes informacionais. 2012. (Outra).

68.
Contação de Histórias. 2012. (Oficina).

69.
Festival da Cultura Cristo Rei.Trabalho na organização e demais atividades da biblioteca. 2012. (Outra).

70.
II Workshop: Vivenciando experiências. 2012. (Outra).

71.
Oficina: Aspectos conceituais e práticos para elaboração de tesauro. 2012. (Oficina).

72.
Palestra. 2012. (Outra).

73.
Palestra "Indicadores de Produção Científica". 2012. (Outra).

74.
T.I.D.I. (Tecnologia, Informação, Design e Inovação). 2012. (Outra).

75.
T.I.D.I. (Tecnologia, Informação, Design e Inovação) 2ª edição. 2012. (Outra).

76.
1º WORKSHOP: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS. 2011. (Outra).

77.
2º Seminário Científico ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA: Usos e Usuários da Informação. 2011. (Seminário).

78.
3º Ciclo de Palestras. 2011. (Outra).

79.
Ciclo de Oficinas GP-NTI,. 2011. (Oficina).

80.
FEIRA DE PROFISSÕES 2011.FEIRA DE PROFISSÕES 2011. 2011. (Outra).

81.
FEIRA DE PROFISSÕES 2011 - CRISTO REI.FEIRA DE PROFISSÕES 2011 - CRISTO REI. 2011. (Outra).

82.
I Workshop do Fórum de Software Livre. 2011. (Outra).

83.
IX Encuentro de la Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe/ IX Encontro da Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamerica e Caribe (IX EDICIC). 2011. (Congresso).

84.
Oficina. 2011. (Oficina).

85.
OFICINA DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. 2011. (Oficina).

86.
Palestra. 2011. (Outra).

87.
Palestra "Aspectos culturais da organização do conhecimento". 2011. (Outra).

88.
Palestra "Organização do Conhecimento comprometido com o contexto social". 2011. (Outra).

89.
Semana do Livro e da Biblioteca - Palestra. 2011. (Outra).

90.
Semana do Livro e da Biblioteca - Palestra. 2011. (Outra).

91.
VII Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação. 2011. (Congresso).

92.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp - 1ª fase. 2011. (Congresso).

93.
Participação no Concurso Cívico: Independência.Independência. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. C.; SILVA, R. C. ALMEIDA JUNIOR, O. F. BORTOLIN, S. VALENTIM, M. L. P. FADEL, B. CASTRO FILHO, C. M. CALDAS, R. F. ALMEIDA, A. P. R. FERES, G. G. CAVALCANTE, L. E. SANTOS NETO, J. A. CAVALCANTE, L. F. B. VITORIANO, M. C. C. P. CABERO, M. M. M. SMITH, M. S. J. BELLUZZO, R. C. B. ARAUJO, C. A. A. CASTRO FILHO, C. M. FERES, G. G. GOMES, H. F. CAVALCANTE, L. E. BIAGGI, C. JORGE, C. F. B. SANTOS, C. D. YAFUSHI, C. A. P. , et al.SILVA, E. BARBOZA, E. L. CALADO, F. A. OLIVEIRA, H. C. C. SOUZA, J. S. F. ARAUJO, L. M. TENORIO, L. C. V. SILVEIRA, M. S. NASCIMENTO, N. M. KAJIMOTO, N. SANTANA, P. C. OTTONICAR, S. L. C. COELHO, T. M. LEME, T. F. GERBASI, V. A. SANTAREM, V. ALMEIDA, D. P. R. ; II ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO (EPIM). 2015. (Outro).

2.
SILVA, R. C.. XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS. 2015. (Outro).

3.
BARBOZA, E. L. NASCIMENTO, N. M. SILVA, R. C. SOUZA, J. S. F. CALADO, F. A. PRADO, M. SILVEIRA, M. S. TENORIO, L. C. V. RASTELLI, A. OTTONICAR, S. L. C. BIAGGI, C. JORGE, C. F. B. SANTOS, C. D. YAFUSHI, C. A. P. SILVA, E. OLIVEIRA, H. C. C. KAJIMOTO, N. COELHO, T. M. GERBASI, V. A. SANTAREM, V. FERREIRA, A. F. SANTOS, C. A. RANIERI, C. L. B. YAFUSHI, C. A. P. PEREIRA, D. S. , et al.BORGES, E. V. E. SANTOS NETO, J. A. SARDELARI, I. M. T. ANCANELLO, J. V. SANTOS, J. C. MESSIAS, L. C. S. CONDUTA, L. F. ZUCCARI, P. TELES, P. S. FURTADO, R. L. COELHO, T. M. LEME, T. F. ; IV SEMINÁRIO HISPANO BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE IV SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. 2015. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OTTONICAR, S. L. C.2017OTTONICAR, S. L. C. ; SILVA, R. C. ; YAFUSHI, C. A. P. . A Competência em Informação e Midiática voltada à cidadania: o uso da Informação governamental para a participação na democracia. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 15, p. 604-628, 2017.

2.
SILVA, R. C.2017 SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Las bibliotecas públicas híbridas en el contexto brasileño. Palabra Clave (La Plata), v. 6, p. 020, 2017.


Livros e capítulos
1.
SILVA, R. C.. O uso da informação imagética no processo de inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 1. ed. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 126p .

1.
OLIVEIRA, J. A. D. B. E. ; LEMOS, J. G. ; Padua, M. C. ; SILVA, T. C. ; SILVA, A. R. ; GONCALES, P. R. V. A. ; NAKANO, N. ; SILVA, R. C. . Estudo de espaços informacionais híbridos: uma avaliação do design estrutural dos ambientes informacionais da FFC/Unesp. In: Maria José Vicentini Jorente. (Org.). Tecnologia e Design da Informação: interdisciplinaridades e novas perspectivas para a Ciência da Informação. 01ed.Bauru: Canal 6, 2015, v. 01, p. 07-137.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. . Gestão de bibliotecas no contexto híbrido: um estudo comparativo entre bibliotecas híbridas para o desenvolvimento de comunidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Pesquisa Informação, conhecimento e Inteligência Organizacional, que tem como objetivos:

a) Elaborar, desenvolver e implantar projetos de pesquisa, ensino e extensão;

b) Capacitar recursos humanos através de educação contínua em diferentes níveis como
  atualização, aperfeiçoamento, especialização/pós-graduação lato sensu e stricto
  sensu;

c) Estreitar o elo entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo diferentes níveis de
  formação como alunos de graduação, alunos pós-graduação, profissionais atuantes no
  mercado de trabalho e docentes através da participação e orientação em projetos
  integrados;

d) Promover eventos técnico-científicos aos egressos dos cursos da área da informação,
  profissionais da informação e comunidade em geral;

e) Disseminar e veicular, em formato impresso e eletrônico como revistas, sites, jornais,
  livros etc., os resultados obtidos dos projetos de diferentes naturezas;

f) Prestar consultoria e assessoria na área de informação.

E, assim desenvolver pesquisa básica e aplicada, atividades de ensino e extensão, objetivando contribuir para a construção e consolidação da área da Ciência da Informação.



http://www.valentim.pro.br/GICIO/EstudantesPosGrad.htm



Iniciação científica 2012-2014

Silva, Rafaela Carolina da. O uso da informação imagética no processo da inclusão digital: uma perspectiva para atuações bibliotecárias. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria José Vicentini Jorente.



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