Nirly Araujo dos Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4106755765069588
  • Última atualização do currículo em 07/06/2018


Graduada em Licenciatura em Química. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA). Professora Assistente na Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho. Seus trabalhos principais ao longo da carreira abordam, de maneira geral, temáticas sobre inserção da História da Ciência no âmbito da formação inicial de professores e atividades lúdicas como uma alternativa no Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nirly Araujo dos Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, N. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho.
Avenida Vereador Olímpio Grande
Porto
49500000 - Itabaiana, SE - Brasil
Telefone: (79) 9123456789
URL da Homepage: http://itabaiana.ufs.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Abordagem Contextual no Âmbito do Processo Formativo no PIBID,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Erivanildo Lopes da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Ciência; Abordagem Contextual; PIBID; Licenciandos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.
2010 - 2014
Graduação em Química Licenciatura.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Contribuições da Abordagem Contextualista sobre Eletricidade e Estrutura da Matéria para a Formação Inicial de Professores.
Orientador: Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva.




Formação Complementar


2016 - 2016
Análise Textual Discursiva: um exercício a partir da pergunta de professore. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Aimining at the Sky. (Carga horária: 52h).
FISK Centro de Ensino, FISK, Brasil.
2015 - 2015
Spreading Wings. (Carga horária: 52h).
FISK Centro de Ensino, FISK, Brasil.
2014 - 2014
Interpretação de fatos científicos e NdC. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2014 - 2014
Exame de Proeficiência em Língua Espanhola.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Trocando Ideias sobre Ciências. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Sergipe-Campus Prof. Alberto Carvalho, UFS, Brasil.
2013 - 2013
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Arte. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2013 - 2013
Ciência e Arte, Inovação e Prática. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Breaking Free. (Carga horária: 52h).
FISK Centro de Ensino, FISK, Brasil.
2012 - 2012
CG 2D: revisão na análise de Petróleo e derivados. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2012 - 2012
Química na Cozinha: Experimentos e Vídeos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Química dos Cosméticos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Bioinorgânica. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Programa Nacional Olimpíadas de Química. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe-Campus Prof. Alberto Carvalho, UFS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Programa Nacional Olimpíadas de Química e OSEQUIM. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
E essa tal de cromatografia gasosa?. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
Espectroscopia de Infravermelho:Técnica/Aplicação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
Trigonometria e Funções. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2010 - 2010
Poluição Ambiental. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2010 - 2010
Química Forense. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do projeto de pesquisa: Abordagem Contextual no Processo Formativo dos Pibidianos. Cujo objetivo é investigar o desenvolvimento da Abordagem Contextual na formação de licenciandos inseridos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho. Com base nisso, buscou-se também, investigar as contribuições da Abordagem Contextual para a aprendizagem desses estudantes em formação inicial, bem como a evolução epistemológica sobre História da Ciência nos materiais didáticos produzidos por eles, como uma das ações desenvolvidas no PIBID/Química/Itabaiana.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Programa de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do projeto "Oficinas Experimentais Lúdicas como uma abordagem para o Ensino Básico", sob a orientação do Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva, estando vinculado ao Programa de Apoio à Extensão da Universidade Federal de Sergipe (PAEX/UFS).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de atividades enquanto tutora do Curso de Nivelamento para os ingressantes dos cursos de exatas da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho, ministrando conteúdos referentes à Química, sob a orientação da Profa. Dra. Ivy Calandreli.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento do projeto "Química e Fotoquímica de Tetrakisipiridina de Rutênio com Óxido Nítrico", sob a orientação da Profa. Dra. Ivy Calandreli, estando vinculado à Coordenação de Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (COPES/UFS).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do projeto "Química e Fotoquímica de Tetrakisisonicotinamida de Rutênio com Óxido Nítrico", sob a orientação da Profa. Dra. Ivy Calandreli, estando vinculado ao Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica da Universidade Federal de Sergipe (PIIC/UFS).

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Professor Alberto Carvalho, .

01/2014 - 09/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Professor Alberto Carvalho, .

08/2013 - 10/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Noções básicas de Química
08/2012 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Professor Alberto Carvalho, .


Faculdade Pio Décimo - Campus I, AECPD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou na Disciplina Filosofia e História da Ciência como Fundamento para a Didática do Ensino de Química, o tema "A Química depois de Lavoisier: controvérsia sobre os fenômenos elétricos", como professora voluntária no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Química.


Universidade Federal de Sergipe-Campus Prof. Alberto Carvalho, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio à Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações
Estagiária na disciplina História e Epistemologia da Química, ministrada na Universidade Federal de Sergipe com carga horária de 30 horas integralizadas em 2 horas semanais de aulas.



Linhas de pesquisa


1.
Síntese e caracterização de compostos inorgânicos
2.
História da Ciência no Ensino de Ciências
3.
Ludicidade para o Ensino Médio


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Abordgem Contextual no Processo Formativo dos Pibidianos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Erivanildo Lopes da Silva em 21/12/2015.
Descrição: Considera a abordagem contextual com base no estudo das contribuições da história, da filosofia, e da sociologia das ciências no processo de ensino (aprendizagem) de conteúdos da ciência em seus contextos científicos, culturais e sociais, conforme pressupostos apresentados por Michael Matthews. Seus limites e possibilidades no processo formativo de licenciandos integrantes do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Oficinas Experimentais Lúdicas como abordagem para o Ensino Básico
Descrição: Elaboração e aplicação de oficinas experimentais lúdicas visando verificar o grau de impacto na aprendizagem dos conteúdos de Química por parte dos alunos do Ensino Médio provocados por uma proposta de ensino combase na contextualização histórica do conhecimento científico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nirly Araujo dos Reis - Coordenador / Erivanildo Lopes da Silva - Integrante.
2012 - 2013
Química e Fotoquímica de Tetrakispiridinas de Rutênio com Óxido Nítrico
Descrição: Desenvolvimento e adaptação de metodologia para a síntese e caracterização de complexos de Rutênio coordenado com Óxido Nítrico, empregando a Isonicotinamida, 4-Acetilpiridina e Piridina como ligantes, bem como a realização dos estudos de reatividade química, eletroquímica e fotoquímica dos já referidos complexos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nirly Araujo dos Reis - Integrante / Ivy Calandreli - Coordenador.
2011 - 2012
Química e Fotoquímica de Tetrakisisonicotinamida de Rutênio com Óxido Nítrico
Descrição: Desenvolvimento e adaptação de metodologia para a síntese e caracterização de complexos de Rutênio coordenado com Óxido Nítrico, empregando a Isonicotinamida como ligante, bem como a realização dos estudos de reatividade química, eletroquímica e fotoquímica do já referido complexo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nirly Araujo dos Reis - Integrante / Ivy Calandreli - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2015
CIÊNCIA SOBRE RODAS: BUSÃO DA CIÊNCIA DO AGRESTE E DO SERTÃO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edson José Wartha em 13/01/2017.
Descrição: O intuito da atividade é a realização de mostras científicas nos munícios do agreste e do sertão no Estado de Sergipe. O projeto propõe a elaboração, desenvolvimento, produção de atividades de divulgação científica e tecnológica em diferentes formatos e mídias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Ciência sobre rodas: busão da ciência do agreste e do sertão
Descrição: Ciências sobre rodas e realização de mostras científicas nos munícios do agreste e do sertão no Estado de Sergipe. Pretende-se nesse projeto a elaboração, desenvolvimento, produção de atividades de divulgação científica e tecnológica em diferentes formatos e mídias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Nirly Araujo dos Reis - Integrante / Erivanildo Lopes da Silva - Coordenador / Lisianny Nascimento Bispo - Integrante / Kamila Andrade dos Santos - Integrante / Edson José Wartha - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ENSINO DE QUÍMICA.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, E. S.2017OLIVEIRA, E. S. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Contextualização sócio histórica sobre Faraday e sua relação com aspectos eletroquímicos da matéria. Revista Vivências em Educação Química (Reveq), v. 3, p. 28, 2017.

2.
REIS, N. A.2017REIS, N. A.; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA, E. L. . Abordagem contextual como uma possibilidade para ensinar química. Revista Vivências em Educação Química (Reveq), v. 3, p. 41-52, 2017.

3.
SANTOS, M. E. M.2016SANTOS, M. E. M. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Discussões Curriculares no Ensino e suas Relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade e História da Ciência. Scientia Plena, v. 12, p. 1-8, 2016.

4.
REIS, N. A.2015REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Estrutura da Matéria: buscando discutir História da Ciência e Mapas Conceituais no Ensino Superior. Scientia Plena, v. 11, p. 1-11, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, E. S. ; REIS, N. A. . Relação entre Conhecimento Científico e Senso Comum: discussões com base em pensadores contemporâneos. In: Edson José artha; Erivanildo Lopes da Silva. (Org.). Ciência, Cultura e Escola. 1ed.São Cristóvão: UFS, 2017, v. 1, p. 149-158.

2.
REIS, N. A.; SANTOS, M. E. M. ; MENEZES, A. M. ; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA, E. L. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química. In: SOUZA, D. N.; SILVA, V. A. (Org.). O ensino de ciências e matemática e seus protagonistas. 2ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 2, p. 15-380.

3.
WARTHA, E. J. ; SILVA, E. L. ; NUNES, E. O. ; OLIVEIRA, E. S. ; SANTOS, F. C. ; COSTA, J. ; REIS, N. A. ; FONTES, R. C. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA no PIBID por meio de questões problematizadoras. In: Gicélia Mendes; Leilane Ramos da Silva; Maria José Nascimento Soares. (Org.). Partilhando Vivências: entre o Brincar e o Aprender. 2ed.João Pessoa: CCTA, 2016, v. , p. 27-44.

4.
REIS, N. A.; SANTOS, M. E. M. ; NUNES, C. T. S. ; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA, E. L. . O Emprego de Jogos Teatrais na Educação Básica: uma perspectiva possível para a alfabetização científico-tecnológica. In: Thiago Henrique Barnabé Corrêa; Gabriel Augusto Matharan; Leonardo Fabio Martínez Pérez. (Org.). O Ensino de Química em Diálogo. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 63-90.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, N. A.; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA, E. L. . Abordagem contextual como uma possibilidade para ensinar Química. In: XII Escola de Verão em Educação Química (Evequim), 2017, São Cristóvão. XII Escola de Verão em Educação Química (Evequim), 2017. v. 1.

2.
REIS, N. A.; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA, E. L. . Abordagem contextual como uma possibilidade para ensinar Química. In: XII Escola de Verão em Educação Química (Evequim), 2017, São Cristóvão. XII Escola de Verão em Educação Química (Evequim), 2017. v. 1.

3.
OLIVEIRA, E. S. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Contextualização sócio histórica sobre Faraday e sua relação com aspectos eletroquímicos da matéria.. In: XII Escola de Verão em Educação Química (Evequim), 2017, São Cristóvão. XII Escola de Verão em Educação Química (Evequim), 2017.

4.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Abordagem Contextual no PIBID: concepções de Licenciandos em Química. In: X Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2016, São Cristóvão. X Colóquio Internacional, 2016.

5.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Abordagem Contextual em Materiais Didáticos de Licenciandos Inseridos no PIBID. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis, 2016.

6.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Estrutura da Matéria: buscando discutir História da Ciência e Mapas Conceituais no Ensino Superior. In: XI Escola de Verão em Educação Química, 2015, São Cristovão. Escola de Verão em Educação Química, 2015. p. 157-166.

7.
SANTOS, M. E. M. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Currículo Intencial: tecendo relações entre CTS e História da Ciência. In: IX Colóqui Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2015, São Cristovão. IX Colóqui Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2015.

8.
REIS, N. A.; OLIVEIRA, C. B. A. ; SILVA, E. L. . Buscando discutir História da Ciência por meio de Atividades Investigativas no Âmbito da Formação Inicial de Professores. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015.

9.
REIS, N. A.; SANTOS, M. E. M. ; SILVA, E. L. . Contribuições da Abordagem Contextualista sobre Eletricidade da Matéria para a Formação Inicial de Professores. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. p. 4923-4934.

10.
SANTOS, M. E. M. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Abordagem Contextualista sobre conceitos de Eletricidade e Pilha: possíveis contribuições para a formação inicial de professores da Universidade Federal de Sergipe. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. p. 2280-2291.

11.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Teatro no Ensino de Ciências: buscando relacionar a divulgação científica e ensino de conceitos na educação básica. In: III Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática, 2014, Maceió. Anais do III EECM, 2014.

12.
SANTOS, M. E. M. ; REIS, N. A. ; WARTHA, E. J. ; SILVA, E. L. . Abordagem Contextual no Ensino de Ciências: uma discussão sobre Eletricidade , Pilhas e Estrutura da Matéria na Formação de Professores. In: III CONFERENCIA LATINOAMERICANA DEL INTERNATIONAL, HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE TEACHING GROUP IHPST- LA, 2014, Santiago do Chile. III CONFERENCIA LATINOAMERICANA DEL INTERNATIONAL, HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE TEACHING GROUP IHPST- LA, 2014. p. 373-381.

13.
REIS, N. A.; OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, E. L. . Contribuições da Radioatividade para o desenvolvimento das teorias atômica de Thomson a Rutherford: um debate histórico epistemológico no Ensino de Química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) / X Encontro de Educação Química da da Bahia., 2012, Salvador/Bahia. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) / X Encontro de Educação Química da da Bahia. Salvador/Bahia, 2012. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. C. ; SANTOS, T. X. ; REIS, N. A. . Açude da Marcela: o que a Química tem a ver com isso?. In: X Oficina de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, 2018, Itabaiana. Anais X OCMEA, 2018.

2.
SANTOS, M. ; ALVES, S. M. ; OLIVEIRA, T. M. S. ; REIS, N. A. . Cosméticos: excesso de beleza ou questão de saúde??. In: X Oficina de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, 2018, Itabaiana. X OCMEA, 2018.

3.
BARBOZA, C. M. ; CONCEICAO, T. A. O. ; OLIVEIRA, J. R. A. ; GAMA, D. S. ; MELLO, H. ; REIS, N. A. . Petróleo, Plantas e Drogas: impossível escapar na temerosa Química do Carbono. In: X Oficina de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, 2018, Itabaiana. X OCMEA, 2018.

4.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Jogos Teatrais e Ensino de Conceitos na Educação Básica. In: XI Escola de Verão em Educação Química, 2015, São Cristovão. Escola de Verão em Educação Química, 2015.

5.
REIS, N. A.; OLIVEIRA, A. S. ; ALMEIDA, R. S. ; SANTOS, G. . Indisciplina: problema do aluno ou do professor?. In: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/ SBPC, 2013, Recife/Pernambuco. 65ª SBPC. Recife/Pernambuco, 2013. p. 1.

6.
REIS, N. A.; TFOUNI, E. ; CALANDRELI, I. . Química e Fotoquímica de Tetrakispiridinas de Rutênio com Óxido Nítrico. In: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013, São Cristovão. 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013. p. 1-760.

7.
REIS, N. A.; FIGUEIREDO, V. A. S. M. ; CALANDRELI, I. ; TFOUNI, E. . Estudo Sintético e Caracterização da Tetrakisonicotinamida de Rutênio com Óxido Nítrico. In: 22º Encontro de Iniciação Científica, 2012, São Cristovão. Livro de Resumos Ciências Exatas e da Terra/ Engenharias e Computação, 2012. p. 1-361.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, N. A.. Seminários - História da Ciência para ensinar Química na Sala de Aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Abordagem Contextual em Materiais Didáticos de Licenciandos inseridos no PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Jogos Teatrais e Ensino de Conceitos na Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . Estrutura da Matéria: buscando discutir História da Ciência e Mapas Conceituais no Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
REIS, N. A.; SILVA, E. L. . A Eletricidade e o desenvolvimento da Estrutura da Matéria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, A. S. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Alunos como Protagonistas de Jogos Teatrais no Ensino de Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
REIS, N. A.. Contribuições da eletricidade para o desenvolvimento da estrutura da matéria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, M. E. M. ; REIS, N. A. ; WARTHA, E. J. ; SILVA, E. L. . Abordagem contextual no ensino de Ciências: uma Ciências sobre eletricidade Philas e estrutura da matéria da Ciência na Ciência de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
REIS, N. A.; SANTOS, M. E. M. ; SILVA, E. L. . Contribuições da Abordagem Contextualista sobre Eletricidade da Matéria para a Formação Inicial de Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, M. E. M. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Abordagem contextualista sobre conceitos de eletricidade e pilhas: possíveis contribuições para a formação inicial de professores na Universidade Federal de Sergipe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
REIS, N. A.; OLIVEIRA, A. S. ; ALMEIDA, R. S. ; SANTOS, G. . Indisciplina: problema do aluno ou do professor?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
REIS, N. A.; FIGUEIREDO, V. A. S. M. ; CALANDRELI, I. ; TFOUNI, E. . Estudo Sintético e Caracterização da Tetrakisonicotinamida de Rutênio com Óxido Nítrico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, A. S. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . A Radioatividade e o desenvolvimento das teorias atômicas de Thomson a Rutherford. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
REIS, N. A.; OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, E. L. . Contribuições da Radioatividade para o desenvolvimento das teorias atômica de Thomson a Rutherford: um debate histórico-epistemológico no Ensino de Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, R. P. ; REIS, N. A. ; CALANDRELI, I. . Química e Fotoquímica de Tetrakispiridinas de Rutênio com Óxido Nítrico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, N. A.. História da Ciência para ensinar ciências na sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
REIS, N. A.. REVELAÇÕES E REVOLUÇÕES: UM CAMINHO PARA O MUNDO DAS DESCOBERTAS ELÉTRICAS'. 2015. .

3.
REIS, N. A.; CALANDRELI, I. . Química e Fotoquímica de Tetrakispiridinas de Rutênio com Óxido Nítrico. 2013. (Relatório de pesquisa).

4.
REIS, N. A.; CALANDRELI, I. . Química e Fotoquímica de Tetrakisisonicotinamida de Rutênio com Óxido Nítrico. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
REIS, N. A.. Jardim Químico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, N. A.; LIMA, J. P. M.; SILVA, E. L.. Participação em banca de Luiz Henrique Barros da Silva.Análise do Grau de Investigação em Aulas Experimentais presentes em artigos na Química Nova na Escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
REIS, N. A.; ALMEIDA, T. S.; SANTOS, M. L.. Participação em banca de Mateus Silva de Jesus.Concepções de Produtores do Agreste Sergipano sobre o uso de Agrotóxicos: uma análise sob perspectiva do Ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe-Campus Prof. Alberto Carvalho.

3.
SILVA, E. L.; REIS, N. A.; ANDRADE, T. S.. Participação em banca de Barbara de Jesus Santos.Investigação do Conhecimento Cotidiano frente ao Conhecimento Científico sobre Transformações Químicas incorporadas a Atos de Teatrais de Veia Científica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe-Campus Prof. Alberto Carvalho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEMAC FÓRUM DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA 2017,. 2017. (Simpósio).

2.
XII Escola de Verão em Educação Química (Evequim).Abordagem contextual como uma possibilidade para ensinar química. 2017. (Encontro).

3.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016. (Encontro).

4.
VII Encontro Estadual de Química.REVELAÇÕES E REVOLUÇÕES: UM CAMINHO PARA O MUNDO DAS DESCOBERTAS ELÉTRICAS'. 2015. (Encontro).

5.
III Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática. 2014. (Encontro).

6.
VI Encontro Estadual de Química. 2014. (Encontro).

7.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química.Contribuições da Abordagem Contextualista sobre Eletricidade da Matéria para a Formação Inicial de Professores. 2014. (Encontro).

8.
65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Indisciplina: Problema do Aluno ou do Professor. 2013. (Encontro).

9.
V ENESQUIM - V Encontro Estadual de Química. 2013. (Encontro).

10.
Ciclo de Workshops do Departamento de Química. 2012. (Outra).

11.
IV Encontro Sergipano de Química. 2012. (Encontro).

12.
IV ENESQUIM - Encontro Estadual de Química e II Jornada de Iniciação: pesquisa, docência e a e extensão.A Radioatividade e o desenvolvimento das teorias atômicas de Thomson a Rutherford. 2012. (Encontro).

13.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/ X Encontro de Educação Química da Bahia.Contribuições da Radioatividade para o desenvolvimento das teorias atômica de Thomson a Rutherford: um debate histórico-epistemológico no Ensino de Química. 2012. (Encontro).

14.
III Encontro Estadual de Química. 2011. (Encontro).

15.
II Encontro Estadual de Química. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, N. A.. III Seminário de Pesquisa sobre Docência em Química. 2018. (Congresso).

2.
REIS, N. A.. Atividades Extensionistas promovidas pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química do Estado de Sergipe. 2012. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Jazielle da Costa Silva; Taísmara Xavier dos Santos. X Oficinas de Ciências, Matemática e Educação Ambiental (OCMEA). 2018. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Sergipe-Campus Prof. Alberto Carvalho. Orientador: Nirly Araujo dos Reis.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. S. ; REIS, N. A. ; SILVA, E. L. . Alunos como Protagonistas de Jogos Teatrais no Ensino de Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
REIS, N. A.. Jardim Químico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


- Aprovada em 2º lugar na Seleção Pública para o Magistério Superior ? Professor Substituto ? Edital 153/2016, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 13/01/2017. 
- Participou do grupo de pesquisa "Química Inorgânica", da Universidade Federal de Sergipe, cadastro na plataforma CNPq (2011-2013). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC) sob a liderança de Acácio Alexandre Pagan e Edson José Wartha, também cadastrado no CNPq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:20:37