Priscila Amaral de Sá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6250230466370309
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Engenheira florestal formada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" -USP. Com interesse nas áreas de anatomia, tecnologia da madeira e dendroecologia. Atualmente mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, atuando no grupo de pesquisas MAUA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscila Amaral de Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, P. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Avenida André Araújo
Petrópolis
69067375 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 36433377


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ciências Biológicas (Botânica).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil. Orientador: Flávia Machado Durgante.
Coorientador: Jochen Schongart.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Anatomia da madeira; Dendrocronologia.
2012 - 2015
Graduação em Engenharia Florestal.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Mário Tommasiello Filho.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Aprovação, GAP, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, IPEF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio vivencial, Carga horária: 30
Outras informações
Participacao no projeto "Microclima" com as atividades: Experimento em viveiro de inoculacao de espécies arbóreas com rizóbio e miucorriza, com objetivo de reduzir a fertilizacao e melhorar o desempenho de mudas nativas em campo. Instalacao e inventário de projetos de restauracao florestal, coleta de sementes, fenologia de espécies nao arbóreas e biometria de sementes.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Obtenção de equação de crescimento para a definição do melhor manejo das espécie Erisma uncinatum e Trattinickia burseraefolia, através da caracterização e contagem dos anéis de crescimento.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Participação em projetos de dendrocronologia como: ?Caracterização dos anéis de crescimento de árvores de Tectona grandis e de Pinus caribea var. hondurensis da Mata da Pedreira, Campus Luiz de Queiroz, por densitometria de raios X, para estudos ecológicos?, ?Efeito da adubação potássica e sódica e disponibilidade hídrica, na qualidade do lenho de Eucalyptus grandis (W. Hill ex Maiden)? e ?Dendrocronologia e dendroecologia de árvores ocorrenes na Mata da Pedreira, Piracicaba?.


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Parceria em pesquisa, Enquadramento Funcional: Adesão e adesivos.


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de campo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de campo no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, desenvolvendo as atividades de inventário e coleta de lianas da Amazônia Central.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Um índice de vulnerabilidade das árvores amazônicas às mudanças climáticas hidrológicas - Um estudo de caso no sítio ATTO
Descrição: O grau de vulnerabilidade das árvores amazônicas à sazonalidade hidrológica e às mudanças climáticas (secas extremas e inundações) é pouco conhecido, particularmente devido à falta de estudos sobre as fontes específicas de água e eficiência do uso da água para melhorar o estabelecimento, o metabolismo e o crescimento. Deste modo o presente estudo objetiva monitorar mensalmente por 2 anos a fonte da água e a água do xilema de árvores amazônicas em 5 diferentes sítios de 4 ecossistemas: terra firme, varzea, campina e igapo (perturbado e não perturbado). Destes sítios, 4 estão localizados no sítio do projeto ATTO. Para este fim serão selecionados 5 individuos de 3 diferentes espécies em cada sítio para a análise isotópica da água do xilema e posteriormente análise dendrocronologica da resposta de δ18O e δ13C dos anéis de crescimento. Para reconhecer a fonte de água utilizada pelas plantas dos diferentes ecossistemas ao longo da variação temporal será monitorado a δ18O da água de diferentes fontes de água, como: água da chuva, água do lençol freático, dos poros do solo e água superficial dos rios (água turbulenta do rio e água dentro das florestas alagadas). Este projeto irá contribuir para: i.detectar a fonte da água que as plantas utilizam ao longo do ano em diferentes ecossitemas; ii. reconhecer a respostas climáticas em anéis de crescimento nas árvores amazonicas; iii. Correlacionar as respostas climaticas dos anéis de crescimento com eventos extremos como El nino e La nina e a variação do regime hídrico da bacia em um passado recente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Priscila Amaral de Sá - Integrante / Florian Karl Wittmann - Coordenador / Jochen Schongart - Integrante / Maria Teresa Fernandez Piedade - Integrante / Susan E. Trumbore - Integrante / Flávia Machado Durgante - Integrante / Rafael Silva Oliveira - Integrante.
2014 - 2015
"Efeito da adubacao potássica e sódica e disponibilidade hídrica na qualidade do lenho de Eucalyptus grandis (W. Hill ex Maiden)
Descrição: Avaliacao da qualidade do lenho, sob diferentes fertilizacoes e e indíces de déficit hídrico através de análises antômicas microscópicas de fibras e vasos e análise da densidade aparente do lenho por densitometria de raios X, com o intuito de aprimorar a adubacao da espécie e reduzir os custos, sem comprometer a qualidade do produto final..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Quantificação de taninos em Acacia mangium
Descrição: Visa a quantificação de taninos da casca de Acacia mangium para fins de extração e composição de adesivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais/Especialidade: Tecnologia de Chapas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio de melhor pôster, IAWA Pan-American Meeting.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TOMAZELLO FILHO, M. ; SÁ, P. A. ; Venegas González, A. ; BRANCALLION, P. H. S. . . Avaliação da influência das lianas no crescimento do tronco de árvores de cinco espécies ocorrentes na Mata da Pedreira, Piracicaba- SP. In: 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013, Piracicaba. 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013.

2.
SÁ, P. A.; VENEGAS, A. ; GEROTO, P. G. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Dendrocronologia de árvores de Tectona grandis de plantação na Mata da Pedreira, Campus Luiz de queiroz, Piracicaba, SP.. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2012, Pirassununga/SP. Anais do 20º SIICUSP, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Venegas González, A. ; SÁ, P. A. ; CHAGAS, M. P. ; ANHOLETTO JUNIOR, C. R. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Relação entre o clima e a largura dos anéis de crescimento de árvores de Tectona grandis e de Pinus caribaea var. hondurensis em Piracicaba-SP, Brasil.. In: III Congresso Latinoamericano de IUFRO ( IUFROLAT, 2013), 2013, San José. IUFROLAT 2013, 2013.

2.
Venegas González, A. ; SÁ, P. A. ; ROIG, F. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Avaliação do efeito prejudicial das lianas no crescimento de árvores de Tectona grandis e de Pinus caribaea var. hondurensis através da análise dos anéis de crescimento.. In: III Congresso Latinoamericano de IUFRO ( IUFROLAT, 2013), 2013, San José. IUFROLAT 2013, 2013.

3.
CHAGAS, M. P. ; VENEGAS, A. ; RADELI NETO, A. ; SÁ, P. A. ; LISI, C. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Relationship between climate and tree-rings of Tectona grandis trees in natural and urban environment of Piracicaba, state of Sao Paulo, Brazil. (Poster). In: IAWA Pan-American Meeting, 2012, Recife-PE. 2012 IAWA Pan-American Meeting Annals, 2012. v. 1. p. 63.

4.
VENEGAS, A. ; SÁ, P. A. ; ROIG, F. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Avaliação do efeito prejudicial das lianas no crescimento de árvores de Tectona grandis L. (Verbenaceae) através da análise dos anéis de crescimento. In: 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville-SC. 63 Congresso Nacional de Botânica, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, P. A.; Venegas González, A. ; CHAGAS, M. P. ; TOMAZELLO FILHO, M. . 'Avaliação da massa e do carbono nos anéis de crescimento de árvores de duas espécies florestais colonizadas por lianas.'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SÁ, P. A.; Venegas González, A. ; CHAGAS, M. P. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Avaliação da massa e do carbono no anéis de crescimento de árvores de duas espécies florestais colonizadas por lianas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Venegas González, A. ; SÁ, P. A. ; CHAGAS, M. P. ; ANHOLETTO JUNIOR, C. R. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Relación entre el clima y la anchura de los anillos de crecimiento de árboles de Tectona grandis y Pinus caribaea var. hondurensis en Piracicaba-SP, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Venegas González, A. ; SÁ, P. A. ; AZEVEDO, L. M. ; BRANCALLION, P. H. S. ; Vidal, E. ; TOMAZELLO FILHO, M. . Avaliação da influência das lianas no crescimento do tronco de árvores pela aplicação de dendrômetros: estudo de caso da mata da Pedreira, campus da ESALQ, Piracicaba, SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Venegas González, A. ; SÁ, P. A. ; TOMAZELLO FILHO, M. . 'Avaliação do efeito prejudicial das lianas no crescimento do tronco de árvores de Tectona grandis e Pinus caribaea var. hindurensis pela aplicação dos anéis de crescimento.'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Venegas González, A. ; SÁ, P. A. ; BRANCALLION, P. H. S. ; Vidal, E. ; TOMAZELLO FILHO, M. . 'AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS LIANAS NO CRESCIMENTO DO TRONCO DE ÁRVORES PELA APLICAÇÃO DE DENDRÔMETROS: ESTUDO CASO DA MATA DA PEDREIRA, CAMPUS DA ESALQ, PIRACICABA, SP.'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Vieira, Michel Cardoso ; LELIS, R. C. C. ; SÁ, P. A. . Propriedades técnicas de colagem de taninos da casca de Pinus oocarpa e de suas modificações com fenol-formaldeído. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LELIS, R. C. C. ; SÁ, P. A. ; Vieira, Michel Cardoso . Extração de taninos da casca de Acacia mangium com sulfito de sódio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:15:13