Fulgencio Francisco Muchisse

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8747772894858257
  • Última atualização do currículo em 30/11/2017


Possui graduação pela Universidade Eduardo Modlane (2007), Maputo, Moçambique. Coordenador da Direção de Cursos da Escola de Jornalismo em Moçambique/Maputo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Representações Sociais. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de Mediações e Representações Culturais e Políticas. Professor do Instituto Superior de Comunicação e Imagem (curso de comunicação social). Participa em pesquisas de comunicação e Cidadania pela Escola Superior de Jornalismo e pela Universidade A`Politécnica. Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Sinos (UNISINOS) Iniciado em março de de 2017, linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fulgencio Francisco Muchisse
Nome em citações bibliográficas
MUCHISSE, F. F.

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Jornalismo.
maputo, avenida ho-chi min
Polana Cimento
110189401n - maputo, - Moçambique
Telefone: () 308781


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Orientador: Gustavo Fischer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Fulgêncio Francisco Muchisse,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Valdir Jose Morigi.
Palavras-chave: Moçambique. Comunicação. Representações Sociais. C.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2007
Graduação.
Universidade Eduardo Modlane, UEM, Moçambique.
Título: Evolucao hietorica do desporto em mocambique.
Orientador: denise malauene.




Formação Complementar


2012 - 2012
Formacao de Formadores das Esocloas de Comunicacao.
Walter Sisul University, WSU, África do Sul.
2011 - 2011
Joenalismo Infantil. (Carga horária: 120h).
Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.
2010 - 2010
Educacao e comunicacao jornalistica. (Carga horária: 64h).
Rhodes Univesity África do Sul, RU, África do Sul.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Superior de Jornalismo, ESJ, Moçambique.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor a tempo Parcial, Carga horária: 6


Universidade Politécnica A POLITÉCNICA, A POLITÉCNICA, Moçambique.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Escola de Jornalismo, E.J, Moçambique.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Director de Curso, Carga horária: 8


Federacao Mocambicana de Basquetebol, FMB, Moçambique.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador de Comunicação e, Enquadramento Funcional: Coordenador, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A Moçambicidade Kuxa-Kanema nos Cinejornais e na Televisão Pública Moçambicana (1976-2017)
Descrição: Este trabalho é uma projeto de tese, que visa perceber a Arqueologia Audiovisual de Moçambique: a construção da Moçambicidade a partir do audiovisual Kuxa-Kanema e Televisão Pública de Moçambique de 1976/2017. Este período é referente ao Moçambique independente que alcançou a sua independência a 25 de junho de 1975..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fulgencio Francisco Muchisse - Coordenador / Prof. Dr. Gustavo D. Fischer - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2009
Comunicacao e mobilizacao desportiva
Descrição: Uma cumunicacao planejada aumentará a aderência de sua marca na memória de seu público. A comunicação acompanhar a evolução de uma sociedade conectada. Uma instituição com orientação para a comunicação concentra-se na satisfação das necessidades de seus públicos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos aceitos para publicação
1.
MUCHISSE, F. F.; BLANK, M. ; OLIVEIRA, R ; GRINS, R. ; BRINKHUES, R . 'Feature Fatigue, IT Fashion and Consumerization - Is there a relationship?. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers. Proceedings Part M, Journal of Engineering for the Maritime Environment, 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MUCHISSE, F. F.; MACUCULE, A.J; BALÓI, F. Participação em banca de Adam António Nunes Joresse.Uso das redes sociais na implementação da estratégia de marketing caso: Rádio Cidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade Marketing) - Escola Superior de Jornalismo.

2.
Mabui, Eulalio; MUCHISSE, F. F.; Fuel, Isaias. Participação em banca de Alcinda Maliquela.Impacto da utilização do Facebook nas eleições autárquicas de 2013 em Maputo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade Marketing) - Escola Superior de Jornalismo.

3.
NGUENHA, F.; CHACHA, N. J.; MUCHISSE, F. F.. Participação em banca de Hélio David Come.Marketing social em Moçambique: um estudo de caso sobre a estratégia de comunicação na divulgação do imposto aduaneiro na AT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade Marketing) - Escola Superior de Jornalismo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇAO DA CIDADANIA: OPAPEL DA ESCOLA DE JORNALISMO. 2016. (Seminário).

2.
Semana da comunicação.A música como um processo de comunicação e representação social. 2016. (Seminário).

3.
II Seminário Nacional de Jornalismo e Ciências da Comunicação.Comunicação Organizacional: ?o uso das representações sociais na mobilização para a cidadania, caso da Autoridade Tributária de Moçambique (AT). 2015. (Seminário).

4.
23rd INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MANAGEMENT OF TECHNOLOGY. Fatigue, IT Fashion and Consumerization - Is there a relationship?. 2014. (Congresso).

5.
I Seminário Nacional de Jornalismo e Ciências da Comunicação.COMUNICAÇÃO E CIDADANIA: UMA ANÁLISE SOBRE A TELEVISÃO PÚBLICA DE MOÇAMBIQUE (TVM. EP). 2014. (Seminário).

6.
Net Ativismo. A Internet no processo da democracia e mobilização a cidadania: caso de Moçambique. 2013. (Congresso).

7.
Ubitec. 2013. (Seminário).

8.
World Journalism Education Congress. 2010. (Congresso).

9.
Comunicacao e gestao desportiva.Papel da comunicacao social na promocao desportiva. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUCHISSE, F. F.. Comunicacao e media desportiva. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Stella Direne Costa Vilanculos. A influência das Relações Públicas nas Acções de Responsabilidade Social na empresa Moçambique Celular - Mcel. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Escola Superior de Jornalismo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DENISE IRENE ALBERTO MAVUME. Qualidade do atendimento ao cliente no Sector Bancário ? Caso da Agência Sede do Micro Banco Letshego da Cidade de Maputo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Politécnica A POLITÉCNICA. Orientador: Fulgencio Francisco Muchisse.

2.
ANACLETO GUIDIONE. CONTRIBUTO DA CERTIFICAÇÃO MADE IN MOZAMBIQUE NA PROMOÇÃO DEMARCAS NACIONAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Marketing) - Escola Superior de Jornalismo. Orientador: Fulgencio Francisco Muchisse.

Orientações de outra natureza
1.
Ruben Mapnga. Papel do marketing cultural na metigcao das diferencas sociais. 2010. Orientação de outra natureza. (Publicidade E Marketing) - Escola de Jornalismo. Orientador: Fulgencio Francisco Muchisse.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:36:41