Cora Elena Gonzalo Zambrano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2396029916289086
  • Última atualização do currículo em 05/01/2019


Professora da Universidade Estadual de Roraima desde 2009. Tem experiência na área de Comunicação Social e Letras, com ênfase em Espanhol e Português para Estrangeiros. Coordenou o curso de Português para Estrangeiros da UERR, no Campus de Pacaraima, de 2012 a 2017. É mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima, na área de Linguística Aplicada, com pesquisas sobre identidade e escolarização em contexto bilíngue de fronteira. Realiza pesquisas sobre português como língua não materna. É membro do grupo de Pesquisa Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística e coordena a especialização de mesmo nome na UERR. É vice líder do grupo de pesquisa Multilinguismo em Roraima. Coordena o projeto de pesquisa Língua de Acolhimento em Roraima: metodologias e perspectivas. Coordena o projeto de Extensão Português para Imigrantes em Boa Vista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cora Elena Gonzalo Zambrano
Nome em citações bibliográficas
ZAMBRANO, C. E. G.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Título: O bilinguismo no entre lugar de crianças "brasileiras venezuelanas" na fronteira,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas.
2008 - 2009
Especialização em Metodologia de ensino de língua espanhola.
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: INFLUÊNCIA DA VENEZUELA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA CIDADE BRASILEIRA SITUADA NA LINHA FRONTEIRIÇA: CONTATO SOCIAL/INTERFERÊNCIA NO APRENDIZADO.
Orientador: ALBERTINA ROSSI.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de actualización para profesores de español. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
2008 - 2009
Especialização em Comunicação Social, Assessoria de Comunicação. (Carga horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
2004 - 2004
Metodologia e Estratégias para o ensino da língua espanhola. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado de Rorâima, GOVERNO/RR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações
Já ministrou as disciplinas Língua e Cultura hispânica I, II e III. Metodologia do ensino de línguas.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor


Governo do Estado de Rorâima, GOVERNO/RR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de Espanhol na Escola Estadual Ana Libória


Fundação Univirr, UNIVIRR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto Rede UNIVIRR de voluntariado na área de educação, ministrando curso avançado de língua espanhola.


Câmara Municipal de Pacaraima, CMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora de Impressa da Câmara, responsável por fotografias, produção de jornal bimestral da instituição e envio de notas à impressa.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM RORAIMA: METODOLOGIAS E PERSPECTIVAS
Descrição: A atual realidade linguística dos habitantes do estado de Roraima está marcada pela intercompreensão ou translinguagem, graças à desenfreada imigração venezuelana. Apesar de haver certa comunicação, pelo fato do espanhol e do português serem línguas próximas, os venezuelanos procuram os cursos de português oferecidos pelas instituições públicas, com o objetivo de aprenderem a língua e assim ampliarem as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, surge a necessidade de um ensino de língua portuguesa mais voltado para o social, como uma forma de acolher o imigrante de língua e cultura diferente. O objetivo do projeto é analisar de que forma está sendo ensinada a língua portuguesa aos imigrantes venezuelanos nas instituições Roraimenses, na ótica da Linguística Aplicada. A base teórica será Amado (2011 e 2013), Cabete (2010), Almeida Filho (2002), Barbosa (2016), Villalba-Martinez e Hernandez (2005), Júdice (2016), Cavalcanti (2013), dentre outros. A metodologia será qualitativa de cunho etnográfica, como pesquisa bibliográfica, documental e de campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Português como Língua de Acolhimento
Descrição: A oferta deste curso se justifica pela necessidade de acolher os imigrantes estrangeiros por meio do ensino de língua portuguesa, tão necessária para a efetiva inserção deles na sociedade roraimense..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Cora Elena Gonzalo Zambrano - Coordenador.
2017 - Atual
Português conversação e produção textual para imigrantes
Descrição: O curso será ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão e coordenado por professores do Curso de Letras, no Campus de Boa Vista, com o objetivo de desenvolver condições de compreensão e de expressão oral e escrita a imigrantes que desejam estudar em universidades brasileiras ou trabalhar no Brasil. Acadêmicos e profissionais estrangeiros, de modo a permitir uma integração e adaptação ao ambiente social brasileiro, visando melhor desempenho em suas atividades sociais e educativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (6) .
Integrantes: Cora Elena Gonzalo Zambrano - Coordenador / Maria do Socorro Melo Araújo - Integrante.
2010 - 2017
Português para Estrangeiros
Descrição: O curso é ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão e coordenado por professores do Curso de Letras, juntamente com o Campus de Pacaraima, com o objetivo de desenvolver condições de compreensão e de expressão oral e escrita a cursistas que desejam estudar em universidades brasileiras, alunos do ensino médio e profissionais estrangeiros, de modo a permitir uma integração e adaptação ao ambiente social brasileiro, visando melhor desempenho em suas atividades sociais e educativas. Além de contemplar o acadêmico-monitor com a certificação de 140 horas que poderão ser inseridas do currículo como Estágio ou Horas Complementares, o curso proporcionará ao cursista situações reais contextualizadas com sua atividade social e profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZAMBRANO, C. E. G.2018ZAMBRANO, C. E. G.. 'REFLEXÕES SOBRE LÍNGUA E INTERCULTURALIDADE EM UMA ESCOLA DA FRONTEIRA BRASIL/VENEZUELA'. Revista Leia Escola, v. 18, p. 178-189, 2018.

2.
ZAMBRANO, C. E. G.2018ZAMBRANO, C. E. G.; AQUINO, G. C. M. . 'INTERCULTURALIDAD Y VARIACIONES LINGUÍSTICAS DEL ESPAÑOL EN UNA ESCUELA DE LA FRONTERA BRASIL/VENEZUELA'.. REVISTA ENTRELÍNGUAS, v. v.4, p. 97-113, 2018.

3.
ZAMBRANO, C. E. G.2017ZAMBRANO, C. E. G.. Escolarização em contexto bilíngue na fronteira Brasil/Venezuela. LINGUAGEM EM FOCO, v. 9, p. 21-29, 2017.

4.
ZAMBRANO, C. E. G.2017ZAMBRANO, C. E. G.; Dos Santos, I. P . DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE HISPANOFALANTES APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS NO MUNICÍPIO DE PACARAIMA (RR). REVISTA PHILOLOGUS, v. suplemento, p. 674-690, 2017.

5.
ZAMBRANO, C. E. G.2017ZAMBRANO, C. E. G.; Lima, R.C.A . O TEATRO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA FACILITAR A ORALIDADE NO CURSO DE EXTENSÃO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS DA UERR. REVISTA PHILOLOGUS, v. suplemento, p. 1130-1142, 2017.

6.
LIMA, R. C. A.2017LIMA, R. C. A. ; ZAMBRANO, C. E. G. . O TEATRO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA FACILITAR A ORALIDADE NO CURSO DE EXTENSÃO PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS DA UERR. REVISTA PHILOLOGUS, v. ., p. 1130-1142, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZAMBRANO, C. E. G.. O bilinguismo no entre lugar de crianças "brasileiras venezuelanas" Língua, identidade e nação: contato/conflito na fronteira. 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 80p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ZAMBRANO, C. E. G.. Crise na Venezuela: fechamento da fronteira causa transtornos na divisa com o Brasil. Ecoamazonia, 23 dez. 2016.

2.
ZAMBRANO, C. E. G.. Com comércio em crise, onda de violência aumenta em Pacaraima. Folha de Boa Vista, Boa Vista, 26 nov. 2016.

3.
ZAMBRANO, C. E. G.. Crise na Venezuela: índios Warao fogem para o Brasil, mas são deportados pela PF. Amazônia Real, Manaus, 13 jun. 2016.

4.
ZAMBRANO, C. E. G.; DALLAGNOL, C. ; CRUZ, L. C. ; AMANCIO, T. . Cidades de fronteira lucram com dólar alto. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 mar. 2016.

5.
ZAMBRANO, C. E. G.. Para evitar novas prisões, Venezuela limita quantidade de mercadoria exportada. Amazônia Real, 29 set. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZAMBRANO, C. E. G.; SILVA, G. L. ; SILVA, S. R. . Análise do livro didático de língua espanhola do 6 ano do ensino fundamental. In: Encuentro de la Hispanidad, 2018, Boa Vista. Anais/Actas del Encuentro de la Hispanidad. Boa Vista: Editora da UFRR, 2018. v. n.6. p. 110-122.

2.
ZAMBRANO, C. E. G.; GOMES, I. S. . Abordagem das variedades linguísticas do Espanhol numa Escola Estadual no município de Pacaraima. In: Encuentro de la Hispanidad, 2018, Boa Vista. Anais/Actas del Encuentro de la Hispanidad. Boa Vista: Editora da UFRR, 2018. v. n.6. p. 123-132.

3.
ZAMBRANO, C. E. G.. LÍNGUA, IDENTIDADE E NAÇÃO: O ENTRE-LUGAR DE CRIANÇAS ?BRASILEIRAS VENEZUELANAS? NA FRONTEIRA. In: IX Encontro internacional de Letras e III Simpósio Transculturalidade, linguagem e educação, 2017, Foz do Iguaçu. Anais: IX Encontro Internacional de Letras - IX EILetras III Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação. Foz do Iguaçu: UNIOSTE, 2017. v. 2017. p. 913-927.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZAMBRANO, C. E. G.. Experiences of Teaching Portuguese as a Non-Mother language in Border and Immigration Settings in Roraima. In: 12 Workshop on formal linguistics, 2018, Curitiba. 12th LINGUISTICS WORKSHOP ON FORMAL / ABSTRACTS. Curitiba: UFPR, 2018. v. 1. p. 80-81.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZAMBRANO, C. E. G.. LÍNGUA PORTUGUESA: O OLHAR DO IMIGRANTE VENEZUELANO EM RORAIMA. In: 17 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 8 Congresso Internacional da Lusofonia IP/PUC SP, 2018, São Paulo. Resumos das comunicações, 2018.

2.
ZAMBRANO, C. E. G.. COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL NAS AULAS DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS MONITORES DO CURSO DE LETRAS PARFOR/UERR. In: 17 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 8 Congresso Internacional da Lusofonia IP/PUC SP, 2018, São Paulo. Resumos de comunicação, 2018.

3.
ZAMBRANO, C. E. G.. O entre lugar de crianças ?brasileiras venezuelanas? na fronteira. In: 18º CONGRESSO MUNDIAL DE LINGUÍSTICA APLICADA INOVAÇÕES E DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS NA LINGUÍSTICA APLICADA, 2017, Rio de Janeiro. AILA WORLD CONGRESS RIO 2017/ ABSTRACT BOOKLET, 2017. v. v.3. p. 376-376.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAMBRANO, C. E. G.. LÍNGUA PORTUGUESA: O OLHAR DO IMIGRANTE VENEZUELANO EM RORAIMA.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ZAMBRANO, C. E. G.. EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA EM CONTEXTOS DE FRONTEIRA E IMIGRAÇÃO EM RORAIMA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ZAMBRANO, C. E. G.; Da Silva, T. F. ; Oliveira, K. C. S . OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE ESPANHOL EM RELAÇÃO ÀS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ZAMBRANO, C. E. G.. COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL NAS AULAS DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS MONITORES DO CURSO DE LETRAS PARFOR/UERR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ZAMBRANO, C. E. G.. O entre lugar de crianças brasileiras venezuelanas na fronteira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ZAMBRANO, C. E. G.. Diversidade Linguística em Roraima: Línguas estrangeiras em Roraima: vários caminhos para a pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ZAMBRANO, C. E. G.. LÍNGUA, IDENTIDADE E NAÇÃO: O ENTRE-LUGAR DE CRIANÇAS ?BRASILEIRAS VENEZUELANAS? NA FRONTEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ZAMBRANO, C. E. G.. Português como segunda língua na fronteira Brasil/Venezuela: motivação econômica e necessidade social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ZAMBRANO, C. E. G.. O bilinguismo no entre lugar de crianças 'brasileiras venezuelanas' na fronteira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ZAMBRANO, C. E. G.. Minorias Linguísticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ZAMBRANO, C. E. G.. Língua, identidade e nação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ZAMBRANO, C. E. G.; SULBARAN, A. P. A. . Minorias Linguísticas em Roraima: como lidar com essa situação em sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ZAMBRANO, C. E. G.. Linguística Aplicada em Roraima: Escolarização em contexto bilíngue na fronteira Brasil/Venezuela. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAMBRANO, C. E. G.; BARROS, A. C. L. B. ; LAMARAO, N. . Discutindo questões sobre as fronteiras linguístico-culturais no Estado de Roraima. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ZAMBRANO, C. E. G.; FREITAS, D. B. A. P. ; RODRIGUES, J. F. S. . Diversidade linguística e cultural em Roraima. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FIOROTTI, D. A. ; ZAMBRANO, C. E. G. ; OYAMA, M. H. V. D. . Literatura e educação intercultural. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ZAMBRANO, C. E. G.; Lima, F. S; GOMES, M. DA S.. Participação em banca de Daniele Fernandes Rodrigues. Língua e empoderamento cultural. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
ZAMBRANO, C. E. G.; COSTA, Isabella Coutinho; RAMIREZ, I. A. F.. Participação em banca de Melka da Silva Melo. A literatura infanto-juvenil na compreensão leitora de alunos do 6 ano da Escola Municipal Casimiro de Abreu em Pacaraima-RR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras português e literatura) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
ZAMBRANO, C. E. G.; GOMES, M. DA S.; FRAGA, Rosidelma Pereira. Participação em banca de Tatiane Maia. A representação da identidade feminina na poesia afro-brasileira de Esmeralda Ribeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa e literatura) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
RABELLO, J.; ZAMBRANO, C. E. G.; LEMOS, D. S.. Participação em banca de Edinelson de Souza. Dilemas linguísticos dos profissionais de saúde no acolhimento a pacientes venezuelanos no Hospital Geral de Roraima- HGR: reflexões e desafios. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
ZAMBRANO, C. E. G.; RABELLO, J.; LEMOS, D. S.. Participação em banca de Laeny Amaral Carvalho Moreira. Ambiguidade sintática: aprendizagem da língua portuguesa como L2 em aulas solidárias a imigrantes venezuelanos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima.

6.
ZAMBRANO, C. E. G.; RABELLO, J.; GOMES, M. DA S.. Participação em banca de Vanéssia Pereira Noronha. Estratégias textuais na produção escrita dos alunos de ensino médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima.

7.
ZAMBRANO, C. E. G.; Santos, A. S.; Spotti, C. V. N.. Participação em banca de Francisca Janes Tavares da Silva. Construindo identidades e o reconhecimento das diferenças em espaço intercultural na escola Estadual José Aureliano da Costa- Cantá/RR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima.

8.
ZAMBRANO, C. E. G.; Spotti, C. V. N.; Santos, A. S.. Participação em banca de Antônia Sandra Lopes da Silva. Projeto de intervenção pedagógica: uma proposta para os aspectos fonéticos da língua inglesa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZAMBRANO, C. E. G.; RAMIREZ, I. A. F.; GOMES, M. DA S.. Participação em banca de Monica Sabine Andrade Gallegos Lugo.As dificuldades de aprendizagem da segunda língua dos alunos do curso de Português para Imigrantes da UERR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
FREITAS, D. B. A. P.; CITÒ, P. C.; ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de DEYSIANE OLIVEIRA DA SILVA.O USO DAS ABORDAGENS ESTRUTURALISTA E COMUNICATIVA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

3.
SILVA, M. G. S. P. E.; SOUSA, M. S.; ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Karen Kaylene Silva Souza.HOJE É DIA DE MARIA: da oralidade à televisão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
SILVA, M. G. S. P. E.; ARAUJO, M. S. M.; ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Sandra Cristina Rodrigues.A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: motivação, interação e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
SILVA, M. G. S. P. E.; SOUSA, M. S.; ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Geiciane da Silva Santos.FOLCLORE BRASILEIRO: a representação do Saci nas histórias em quadrinhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

6.
MELLO, C. D.; RAMIREZ, I. A. F.; ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Iara Aparecida dos Santos Pereira.A importância do ensino da gramática e seus desafios no 9 ano do EF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

7.
ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Ana Paula Castro Pedroso Almeida.Alimento e cultura: a culinária Taurepang nas imediações da comunidade Bananal - Pacaraima/RR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

8.
ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Francisco de Jesus Vieira.Rádio Escola: instrumento de aprendizagem na escola Casimiro de Abreu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

9.
ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Valéria Christina Oliveira Alencar.Letramento em poesia no ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

10.
ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Adriana Campos Martins.Aplicabilidade da Conciência fonológica no curso de Português para Estrangeiros-PLE no municipio de Pacaraima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.

11.
FIOROTTI, D. A.; FERREIRA, S. F.; ZAMBRANO, C. E. G.; ZAMBRANO, C. E. G.. Participação em banca de Socorro Maria Lopes dos Santos.Ocorrências de fossilização na interlíngua de hispanofalantes cursistas do português para estrangeiros em Pacaraima/RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ZAMBRANO, C. E. G.; FRAGA, Rosidelma Pereira; PETERNELLA, Alessandra. Comissão organizadora do processo seletivo dos bolsistas de programa de educação tutorial PET- da Universidade Estadual de Roraima. 2018. Universidade Estadual de Roraima.

2.
ZAMBRANO, C. E. G.; RAMIREZ, I. A. F.; MERY, Leucenir Alves. Banca Examinadora para elaboração e correção da prova escrita de candidatos inscritos no Exame de Proficiência em língua espanhola. 2018. Universidade Estadual de Roraima.

3.
RABELLO, J.; MELLO, C. D.; FRAGA, Rosidelma Pereira; ZAMBRANO, C. E. G.. Comissão de organização das normas dos artigos científicos das especializações em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade e em Língua Portuguesa e Literatura. 2018. Universidade Estadual de Roraima.

4.
FRAGA, Rosidelma Pereira; DA SILVA, O. P. P; DA SILVA, W. A.; ZAMBRANO, C. E. G.. Comissão Avaliadora do processo seletivo dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET). 2018. Universidade Estadual de Roraima.

5.
ZAMBRANO, C. E. G.; Santos, A. S.; Spotti, C. V. N.; RABELLO, J.. Comissão de criação do projeto do curso de Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística. 2017. Universidade Estadual de Roraima.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 8 Congresso Internacional da Lusofonia IP PUC/SP. ?COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL NAS AULAS DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS MONITORES DO CURSO DE LETRAS PARFOR/UERR?. 2018. (Congresso).

2.
17º Congresso de Língua Portuguesa e 8º Congresso de Lusofonia do IP-PUCSP.. LÍNGUA PORTUGUESA: O OLHAR DO IMIGRANTE VENEZUELANO EM RORAIMA. 2018. (Congresso).

3.
I Encontro de voluntários e profissionais de Português como Língua de Acolhimento Lío. 2018. (Encontro).

4.
Congresso Mundial de Linguística Aplicada. O bilinguismo no entre lugar de crianças "brasileiras venezuelanas" na fronteira. 2017. (Congresso).

5.
Discussão Lato Sensu: Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística.A diversidade de línguas em Roraima: como e por que pesquisar? Línguas estrangeiras em Roraima: vários caminhos para a pesquisa. 2017. (Encontro).

6.
IX ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS (IX EILETRAS) e III SIMPÓSIO TRANSCULTURALIDADE, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.Língua, identidade e nação: o entre lugar de crianças "brasileiras venezuelanas" na fronteira. 2017. (Encontro).

7.
X Encuentro de profesores y académicos de lengua española del IFRR.La interculturalidad y las variaciones linguísticas del español en una escuela de la fronteia Brasil/Venezuela. 2017. (Encontro).

8.
XI Jornada Nacional de Linguistica e Filologia da Língua Portuguesa.O bilinguismo no entre lugar de crianças brasileiras venezuelanas na fronteira. 2016. (Seminário).

9.
Semana de Letras da Universidade Federal de Roraima.Minorias linguísticas em Roraima: como lidar com essa realdade em sala de aula. 2015. (Oficina).

10.
X Jornada de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Linguística Aplicada em Roraima. 2015. (Seminário).

11.
V Mostra acadêmica de expressões artísticas do meio universitário. 2012. (Outra).

12.
IV Semana de letras. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAMBRANO, C. E. G.; ARAUJO, M. S. M. . DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM RORAIMA Exposição e aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística. 2017. (Outro).

2.
ZAMBRANO, C. E. G.. Diversidade Linguística em Roraima: Discussão lato sensu: Ensino de línguas em contexto de diversidade linguística. 2017. (Outro).

3.
ARAUJO, M. S. M. ; ZAMBRANO, C. E. G. . XII JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. (Outro).

4.
ZAMBRANO, C. E. G.; ZAMBRANO, C. E. G. . 3 Encontro Cientifico e Cultural do Campus de Pacaraima/UERR. 2016. (Outro).

5.
FIOROTTI, D. A. ; ZAMBRANO, C. E. G. . VI Mostra Acadêmica de Expressões artísticas do meio universitário de Roraima - YAMIX. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARLENE NÓBREGA DELMIRO CORREA. A LINGUAGEM UTILIZADA NAS REDES SOCIAIS: POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCOLARES DOS ESTUDANTES DAS TURMAS DO 8ºA E 9ºA ANOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa e literatura) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA FABYELY KAMS. 9. Adaptação de lenda para literatura surda: língua, cultura e identidade em contexto. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa e literatura) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

2.
Maria Jacinta dos Santos. Linguagem e identidade negra:a visão de alunos de duas escolas públicas de Boa Vista- RR. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa e literatura) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

3.
James Cairon Pereira Soares. Dificuldades dos professores de língua Língua Portuguesa no Ensino de Estrangeiros na Escola Índio Manuel Barbosa- Comunidade Sorocaima, Pacaraima/RR. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa e literatura) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

4.
Sandra Cristina Rodrigues. O bilinguismo português espanhol e os problemas nas aulas de língua portuguesa na fronteira Brasil/Venezuela. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa e literatura) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

5.
Cleide de Melo Lepletier. A identificação do desenvolvimento linguístico, cognitivo e social de crianças surdas em escolas de Boa Vista. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa e literatura) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

6.
Renato de Almeida Silva. La música y el aprendizaje de lengua española: un estudio con alumnos del primer año de la enseñanza media. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

7.
Maiane Machado Sá. Desafios da aprendizagem de PLE com alunos do PEC-G-UFRR/2018. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

8.
Emmily Tobias da Silva. A interculturalidade na sala de aula: a culinária venezuelana como recurso no processo de aprendizagem da língua espanhola. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Línguas em Contexto de Diversidade Linguística) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sandra Lopes dos Santos. La interacción comunicativa entre alumnos venezolanos y brasileños: reconstrucciones linguistico-identitarias y el aprendizaje en ambiente escolar de frontera. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

2.
Camila Geovana dos Santos Pereira. Reflexões sobre a inclusão do aluno surdo na educação básica e o ensino de libras na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

3.
Aliny Maria Ribeiro de Melo. Dificuldades com a leitura no ensino de jovens e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

4.
Fabricia Teixeira de Souza. Uma visão sobre o aprendizado da leitura na turma do 3 ano do ensino médio (EJA) da Escola Estadual Cicero Vieira Neto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

5.
Eva Ramos Lima. Desafios e implicações na atividade dos professores de língua portuguesa no ensino fundamental da Escola Estadual Cicero Vieira Neto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

6.
Iraci Vicente Macedo de Siqueira. Las variaciones linguísticas en el libro didáctico de español de la Escuela Casimiro de Abreu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

7.
AMAURI DA CONCEIÇÃO ALMEIDA. AS MÍDIAS E SEU USO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

8.
LEVI SIMPLICIO MANDUCA. O Ensino da Língua Macuxi: Um estudo de caso na Escola Estadual Índio Manuel Barbosa-RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

9.
Doracy do Socorro de Oliveira Santos. Identidade e diferença: questão de gênero e raça na sala de aula de língua portuguesa da Escola Estadual Cícero Vieira Neto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

10.
LEOMAR LEÃO PEREIRA. ENSINO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

11.
JAMES CAIRON. CHARGE COMO METODOLOGIA PARA ENSINO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO CURSO DE PLE EM PACARAIMA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

12.
Adriana Apolinário de Matos. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 A ALUNOS VENEZUELANOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL CASIMIRO DE ABREU. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

13.
GÉNESIS CAROLINA MATOS AQUINO. INTERCULTURALIDAD Y VARIACIONES LINGUÍSTICAS DEL ESPAÑOL EN UNA ESCUELA DE LA FRONTERA BRASIL/VENEZUELA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

14.
NERCI LIMA SIQUEIRA. A interculturalidade no livro didático de língua espanhola no ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

15.
Rebeca Cristina de Araújo Lima. O teatro com ferramenta didática para desenvolver a oralidade dos alunos do curso PLE em Pacaraima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

16.
Isis Pereira dos Santos. DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE HISPANOFALANTES APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS NO MUNICÍPIO DE PACARAIMA/RR ? BRASIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

17.
Antonia Benedita Valneide. Variacao Linguística na Escola Municipal Casimiro de Abreu: uma proposta sem preconceitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

18.
Francimar Melo. Leitura e interpretacao na 5 serie do ensino fundamental na Escola Municipal Casimiro de Abreu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

19.
Lázaro Michel de Almeida. Uma análise da leitura na formacao dos alunos da 6 série do ensino Fundamental na Escola Municipal Casimiro de Abreu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.

20.
Vladimir da Conceicao Fernandes. Passaporte para leitura: valorizando a leitura como fonte de informacao no ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Cora Elena Gonzalo Zambrano.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZAMBRANO, C. E. G.; BARROS, A. C. L. B. ; LAMARAO, N. . Discutindo questões sobre as fronteiras linguístico-culturais no Estado de Roraima. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZAMBRANO, C. E. G.. Diversidade Linguística em Roraima: Discussão lato sensu: Ensino de línguas em contexto de diversidade linguística. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:16:10