Julio Cesar G de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1244147756598692
  • Última atualização do currículo em 28/12/2018


Doutorando em Educação Matemática (2016-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação Matemática por esta mesma instituição (2015). Possui especialização em Matemática e Estatística pela Universidade de Rio Verde - Goiás (2006) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2004). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Estatística. É membro do GPCEM - Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, homepage: www.gpcem.com.br. Possui interesse em desenvolver estudos no campo da Educação Matemática, focalizando, principalmente, questões relacionadas aos currículos de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julio Cesar G de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina.
Rodovia MS?473, km 23, s/n
Fazenda Santa Bárbara
79750000 - Nova Andradina, MS - Brasil
Telefone: (67) 33789510
URL da Homepage: http://www.ifms.edu.br/campi/campus-nova-andradina


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Educação Matemática Crítica nas redes discursivas da Educação Matemática,
Orientador: Marcio Antonio da Silva.
Palavras-chave: Análise do discurso; Enunciados.
2013 - 2015
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Currículos de Matemática no Ensino Médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marcio Antonio da Silva.
Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de Professores; Sequência de Ensino; Livro Didático; Medidas Estatísticas.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2006
Especialização em Matemática e Estatística. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Título: Instrumentos de avaliação no ensino matemático: um estudo no ensino fundamental em Rio Verde-GO.
Orientador: Maria Salete Zordan.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura plena em Matemática.
Universidade Estadual de Goiás, UEGO-STª HELENA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Teoria Musical. (Carga horária: 60h).
Cursos Online Educa, COE, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à metodologia científica. (Carga horária: 80h).
Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante, IBEP, Brasil.
2017 - 2017
Ambientação de novos servidores. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2017 - 2017
Probabilidade e Estatística. (Carga horária: 60h).
Veduca, Veduca, Brasil.
2017 - 2017
Curso Excel 2010. (Carga horária: 60h).
Cursos Online Educa, COE, Brasil.
2017 - 2017
Rizoma mídias-ciências-educações. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento para Olimpíadas de Matemática. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
A formação do formador de professores de matemátic. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2009 - 2009
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação Coordenação de Educação a Distância, SEDUC-GO, Brasil.
2005 - 2005
Métodos e técnicas de ensino. (Carga horária: 280h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação Educacional. (Carga horária: 280h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2005 - 2005
A comunicação em sala de aula. (Carga horária: 300h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2005 - 2005
Como ensinar Matemática na 3ª série Ens. Fund.. (Carga horária: 120h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2005 - 2005
Como ensinar Matemática na 4ª série Ens. Fund.. (Carga horária: 120h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E PESQUISAS LTDA., PROJEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Funcionário: carteira assinada, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 40


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER, SMEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental IV - PEB IV, Carga horária: 40


Faculdade Almeida Rodrigues, FAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30


Universidade de Rio Verde, FESURV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral.


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática (EBTT), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio.
Descrição: A temática central desse projeto é o livro didático de Matemática do ensino médio, pois objetiva-se analisar como ocorre a construção das redes discursivas presentes nos livros didáticos de Matemática do ensino médio. Para contemplar esse objetivo, a investigação divide-se em várias propostas de pesquisa, tomando-se um discurso específico (objetivos do ensino médio, Educação Matemática, critérios de um currículo pós-moderno, critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD), uma ou várias coleções de livros didáticos (aprovadas no PNLD 2012 ou aprovadas no PNLD 2015 ou comparando as mesmas coleções aprovadas nas duas avaliações) e um conteúdo ou bloco de conteúdo específico (álgebra, números e operações, geometria, grandezas e medidas, tratamento da informação). Quanto à metodologia, a pesquisa possuirá um enfoque qualitativo. Os dados serão construídos em análises de discursos de livros didáticos aprovados no PNLD 2012 e no PNLD 2015, fundamentadas nas formulações de Michel Foucault..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Julio Cesar G de Oliveira - Integrante / Marcio Antonio da Silva - Coordenador / Célia Maria Carolino Pires - Integrante / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / José Wilson dos Santos - Integrante / Vanessa Franco Neto - Integrante / Anderson Martins Corrêa - Integrante / Cristiano da Silva dos Anjos - Integrante / Deise Maria Xavier de Barros Souza - Integrante / Jackeline Riquielme de Oliveira - Integrante / Shirlei Paschoalin Furoni - Integrante / Camila Aparecida Lopes Coradetti - Integrante / Ludiane Felix Berto - Integrante / Adriana Barbosa de Oliveira - Integrante / Camila de Oliveira da Silva - Integrante / Agnaldo Nogueira Turina - Integrante / Genghis Carlos Bernal Netto - Integrante / Clarissa de Assis Olgin - Integrante / Estevan Henrique Risso Campêlo - Integrante / João Danival Gil Ocampos - Integrante / Sidney Takeo Yassuda - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Investigações sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, por intermédio de suas relações com os livros didáticos.
Descrição: A temática central deste projeto é o desenvolvimento profissional de professores, mas os currículos também exercem papel protagonista na pesquisa, pois objetivamos investigar como as relações/interações estabelecidas entre os docentes e os livros didáticos influenciam o desenvolvimento profissional desses professores que ensinam Matemática. Portanto, parte do processo curricular (do currículo planejado ao currículo em ação) é objeto de análise. Para contemplar esse objetivo, dividimos a investigação em várias propostas de pesquisa, tomando-se uma etapa da escolaridade específica, um bloco de conteúdo matemático e o que se pretende investigar especificamente no processo de profissionalização docente. De outro lado, analisamos as especificidades dos livros didáticos utilizados, compreendendo a diversidade de propostas metodológicas e organizações curriculares existentes. As principais contribuições, resultados esperados e perspectivas futuras de pesquisa, a partir da realização do projeto proposto são: (i) estabelecer relações entre os resultados das pesquisas que enfocarão a relação professor ? livro didático em outros países com os resultados obtidos no contexto brasileiro, produzindo reflexões teóricas mais adequadas à realidade do Brasil; (ii) fornecer possíveis subsídios para novas políticas públicas que sirvam como balizadoras para programas que avaliam livros didáticos, bem como programas de formação continuada de professores que ensinam Matemática e (iii) contribuir para a construção de procedimentos metodológicos inovadores que sejam mais adequados para analisarem a prática do professor que ensina Matemática por um viés pouco usual: as relações estabelecidas entre os docentes e os livros didáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Julio Cesar G de Oliveira - Integrante / Marcio Antonio da Silva - Coordenador / Célia Maria Carolino Pires - Integrante / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / José Wilson dos Santos - Integrante / Vanessa Franco Neto - Integrante / Marcela dos Reis França - Integrante / Anderson Martins Corrêa - Integrante / Adriana dos Santos Alegre - Integrante / Cristiano da Silva dos Anjos - Integrante / Deise Maria Xavier de Barros Souza - Integrante / Edeilza Lobo Ramos da Cruz - Integrante / Gabriella Pederiva - Integrante / Jackeline Riquielme de Oliveira - Integrante / Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - Integrante / Shirlei Paschoalin Furoni - Integrante / Camila Aparecida Lopes Coradetti - Integrante / Ludiane Felix Berto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática e Estatística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, J. C.2018OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Significados produzidos por professoras de matemática: a influência da organização do currículo prescrito. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, p. 471-495, 2018.

2.
OLIVEIRA, J. C.2017OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. . Currículo-Texto-Discurso-Documento-Espaço-Território. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 87-102, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . CURRÍCULO EM MOVIMENTO: NOVOS OLHARES ANALÍTICOS, EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA, PARA UMA PESQUISA. In: Antônio Flávio Barbosa Moreira; Márcia Angela da Silva Aguiar; Isabel Carvalho Viana. (Org.). Currículo, tecnologias, conhecimento escolar, gestão da escola e história social das disciplinas-Série Anais do XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. 1ed.Recife: ANPAE, 2016, v. 2, p. 419-428.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. . CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS. In: XII SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT, 2018, Campo Grande-MS. Anais do XII-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT, 2018. v. 12. p. 158-168.

2.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. . UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu-PR. Anais do SIPEM, 2018.

3.
SOUZA, D. M. X. B. ; OLIVEIRA, J. C. . A GRANDEZA DE TEMPO COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DO CORPO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu-PR. ANAIS DO SIPEM, 2018.

4.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Economia como uma Prática Social em Livros Didáticos de Matemática. In: XIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática, 2017, Ponta Porã. Discussões e possibilidades para a sala de aula de matemática. Ponta Porã: SBEM-MS, 2017. v. único. p. 87-98.

5.
OLIVEIRA, J. C.. UMA MUDANÇA DE MOVIMENTO DE PESQUISA: DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO UM DISCURSO. In: XI-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT, 2017, Campo Grande-MS. Anais do XI-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT, 2017. v. 11. p. 165-172.

6.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação e economia: práticas sociais em livros didáticos de matemática. In: 7° SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4° SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas-RS. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas-RS: PPGEDU, 2017.

7.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. ; SILVA, M. A. . PARA PENSAR DE OUTRO MODO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA. In: Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016, Campo Grande - MS. X SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016. v. 10. p. 91-103.

8.
CORADETTI, C. A. L. ; SOUZA, D. M. X. B. ; OLIVEIRA, J. C. ; BERTO, L. F. . TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo - SP. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

9.
SILVA, M. A. ; OLIVEIRA, J. C. . A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2016, São Paulo - SP. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2016.

10.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação Matemática Crítica e os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012: uma discussão sobre sua implementação no currículo planejado. In: 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2015, Ilha Solteira/SP. Investigações, políticas e práticas curriculares, 2015. p. 117-128.

11.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação Matemática Crítica e os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012: uma discussão sobre sua implementação no currículo planejado. In: 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2015, Ilha Solteira/SP. Investigações, políticas e práticas curriculares, 2015. p. 117-128.

12.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . A Influência da Organização do Currículo Prescrito do Ensino Médio na Produção de Significados de Professoras de Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirinópolis. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015. p. 1-13.

13.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação Matemática Crítica: um olhar para os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012. In: VIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2014, Campo Grande/MS. VIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2014.

14.
OLIVEIRA, J. C.. Gestar II e o Ensino de Matemática: Contextualização entre teoria e prática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013, Curitiba/PR. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

15.
OLIVEIRA, J. C.. Currículos de Matemática no Ensino Médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica. In: XVII EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória/ES. Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática, 2013.

16.
OLIVEIRA, J. C.. OS NOVOS PARADIGMAS PARA UMA AVALIAÇÃO DO ENSINO MATEMÁTICO. In: XI Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática, 2012, Nova Andradina/MS. Contextualização: Contribuições para o Ensino e Aprendizagem da Matemática, 2012.

17.
OLIVEIRA, J. C.. OS NOVOS PARADIGMAS PARA UMA AVALIAÇÃO DO ENSINO MATEMÁTICO. In: XI Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática, 2012, Nova Andradina/MS. Contextualização: Contribuições para o Ensino e Aprendizagem da Matemática, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. . CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS. In: XII SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT, 2018, Campo Grande-MS. Anais do XII-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT, 2018. v. 12. p. 158-168.

2.
OLIVEIRA, J. C.. UMA MUDANÇA DE MOVIMENTO DE PESQUISA: DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO UM DISCURSO. In: XI - SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -SESEMAT, 2017, Campo Grande-MS. Anais do XI - SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA -SESEMAT, 2017. v. 11. p. 165-172.

3.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação e economia: práticas sociais em livros didáticos de matemática. In: 7° SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4° SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas-RS. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas-RS: PPGEDU, 2017.

4.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. ; SILVA, M. A. . PARA PENSAR DE OUTRO MODO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA. In: Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016, Campo Grande. X SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016. v. 10. p. 91-103.

5.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação Matemática Crítica e os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012: uma discussão sobre sua implementação no currículo planejado. In: 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2015, Ilha Solteira/SP. Investigações, políticas e práticas curriculares, 2015.

6.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . A Influência da Organização do Currículo Prescrito do Ensino Médio na Produção de Significados de Professoras de Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015. p. 1-13.

7.
OLIVEIRA, J. C.. Currículos de Matemática no Ensino Médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida a luz da Educação Matemática Crítica. In: XVII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória/ES. Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática, 2013. p. 121-121.

8.
OLIVEIRA, J. C.. OS NOVOS PARADIGMAS PARA UMA AVALIAÇÃO DO ENSINO MATEMÁTICO. In: XI Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática, 2012, Nova Andradina/MS. Contextualização: Contribuições para o Ensino e Aprendizagem da Matemática, 2012. p. 13-13.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. . UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, D. M. X. B. ; OLIVEIRA, J. C. . A GRANDEZA DE TEMPO COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DO CORPO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. . CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Economia como uma Prática Social em Livros Didáticos de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, J. C.. UMA MUDANÇA DE MOVIMENTO DE PESQUISA: DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO UM DISCURSO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação e economia: práticas sociais em livros didáticos de matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. ; SILVA, M. A. . PARA PENSAR DE OUTRO MODO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. A. ; OLIVEIRA, J. C. . A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CORADETTI, C. A. L. ; SOUZA, D. M. X. B. ; OLIVEIRA, J. C. ; BERTO, L. F. . TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . CURRÍCULO EM MOVIMENTO: NOVOS OLHARES ANALÍTICOS, EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA, PARA UMA PESQUISA 'CONCLUÍDA'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação Matemática Crítica e os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012: uma discussão sobre sua implementação no currículo planejado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . A Influência da Organização do Currículo Prescrito do Ensino Médio na Produção de Significados de Professoras de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. A. . Educação Matemática Crítica: um olhar para os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, J. C.. Gestar II e o Ensino de Matemática: Contextualização entre teoria e prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OLIVEIRA, J. C.. Currículos de Matemática no Ensino Médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, J. C.. OS NOVOS PARADIGMAS PARA UMA AVALIAÇÃO DO ENSINO MATEMÁTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, J. C.. Parecerista do XII Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática ? SESEMAT. 2018.

2.
OLIVEIRA, J. C.. Parecerista da Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (FECINOVA). 2018.

3.
OLIVEIRA, J. C.. Parecerista do XIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2017.

4.
OLIVEIRA, J. C.. Parecerista do XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática ? SESEMAT. 2017.

5.
OLIVEIRA, J. C.. Parecerista do 4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2017.

6.
OLIVEIRA, J. C.. Parecerista do X SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, J. C.. Introdução à Metodologia Científica. 2018. .

2.
OLIVEIRA, J. C.. Matemática, Física e Música. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, J. C.. Educação Matemática: contribuição para o ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, J. C.. Curso Programa de Formação Continuada (PROFOCO) - Prova Brasil: 5º ano.. 2015. .

5.
OLIVEIRA, J. C.. Curso Programa de Formação Continuada (PROFOCO) - Prova Brasil: 9º ano.. 2015. .

6.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, D. M. X. B. . Investigação: os números escondidos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, J. C.. O ensino de Matemática e suas Novas Tendências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
OLIVEIRA, J. C.. Oficinas de Matemática: Jogos em sala de aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, J. C.; VIEIRA, A. A. S.; SILVA, V. G.. Participação em banca de Suélen Silva Simões. A utilização de atividades de leitura e escrita como instrumento para aprendizagem da matemática. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

2.
OLIVEIRA, J. C.; PIERETTI, E. R.; SILVA, V. G.; LIMA, S. P.. Participação em banca de Leuzeni Moreira Dias. A profissionalização do PCDI na APAE de Nova Andradina-MS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

3.
OLIVEIRA, J. C.; TURINA, A. N.; VIEIRA, A. A. S.. Participação em banca de Mauro de Lima. Uma análise docente sobre a metodologia ativa no ensino médio técnico integrado no IFMS campus Nova Andradina. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

4.
OLIVEIRA, J. C.; DIAS, L. A. N. P.; CARVALHO, M. P.. Participação em banca de Fábio José Marques. O currículo no curso integrado em Agropecuária do IFMS Nova Andradina: uma abordagem entre o prescrito e o experenciado. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

5.
OLIVEIRA, J. C.; VIEIRA, A. A. S.; SILVA, V. G.. Participação em banca de Ângela Alves Souza. O currículo real do programa de Pós-Graduação em docência para Educação Profissional, Científica, Tecnológica na perspectiva do estudante. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

6.
VIEIRA, A. A. S.; COSTA, C. M. C.; OLIVEIRA, J. C.. Participação em banca de Rodrigo Santolini. O projeto arquitetônico do Programa de Formação de Professores em Metodologias de aprendizagem ativa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

7.
PIERETTI, E. R.; SILVA, V. G.; OLIVEIRA, J. C.. Participação em banca de Greiciane Antunes. Acompanhamento de egressos no contexto da Educação Profissional no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, J. C.; SOUZA, C. F.; OLIVEIRA, C. S.. Participação em banca de Lorrana Soares Gomes Freitas.A influência dos jogos nas aulas de Matemática na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A GRANDEZA DE TEMPO COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DO CORPO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. 2018. (Seminário).

2.
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Seminário).

3.
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR. 2018. (Seminário).

4.
XII SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT.CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS. 2018. (Seminário).

5.
XII-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT. 2018. (Seminário).

6.
7° SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e 4º SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2017. (Seminário).

7.
7° SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e 4º SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Educação e economia: práticas sociais em livros didáticos de matemática. 2017. (Seminário).

8.
A política cultural do ensino médio integrado à educação profissional e o currículo de matemática: significados recontextualizados. 2017. (Outra).

9.
Atividade Inaugural - 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2017. (Outra).

10.
III FÓRUM DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DE MATO GROSSO DO SUL. 2017. (Outra).

11.
XIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática.Economia como uma prática social em livros didáticos de matemática. 2017. (Encontro).

12.
XI SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. (Seminário).

13.
XI SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.UMA MUDANÇA DE MOVIMENTO DE PESQUISA: DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA COMO UM DISCURSO. 2017. (Seminário).

14.
A constituição de grupos colaborativos com professores que ensinam Matemática: itinerários de pesquisas e práticas. 2016. (Outra).

15.
A incompletude da atividade institucional: a não exploração de conceitos em seus diferentes domínios. 2016. (Outra).

16.
Breve História do Conceito de Função e da Noção de Função de Euler. 2016. (Outra).

17.
Compreender o trabalho dos professores ao criar os recursos para seu ensino: uma abordagem em desenvolvimento. 2016. (Outra).

18.
Estrutura da Formação de Professores na Inglaterra e possíveis interfaces com a Formação de Professores no Brasil. 2016. (Outra).

19.
Foucault, Deleuze e Educação Matemática. 2016. (Outra).

20.
Lei da Mordaça e criminalização da docência. 2016. (Outra).

21.
Modelagem Matemática no ensino de Matemática: algumas considerações. 2016. (Outra).

22.
Neurociência e Educação: conexões com pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. 2016. (Outra).

23.
Os raciocínios em aritmética elementar repousam somente sobre os números? O exemplo das estruturas aditivas. 2016. (Outra).

24.
TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA.TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

25.
Uma discussão sobre as Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul nas cercanias da década de 1970. 2016. (Outra).

26.
X Colóquio Internacional Michel Foucault - É inútil revoltar-se? Foucault e as insurreições. 2016. (Outra).

27.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio LusoAfro-Brasileiro de Questões Curriculares.CURRÍCULO EM MOVIMENTO: NOVOS OLHARES ANALÍTICOS, EM UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA, PARA UMA PESQUISA "CONCLUÍDA". 2016. (Outra).

28.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. 2016. (Encontro).

29.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

30.
X SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. (Seminário).

31.
X SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.PARA PENSAR DE OUTRO MODO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA. 2016. (Seminário).

32.
3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática.Educação Matemática Crítica e os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012: uma discussão sobre sua implementação no currículo planejado. 2015. (Outra).

33.
3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2015. (Outra).

34.
IX SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

35.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A Influência da Organização do Currículo Prescrito do Ensino Médio na Produção de Significados de Professoras de Matemática. 2015. (Seminário).

36.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

37.
Coordenação de Área de Matemática: um relato de experiência. 2014. (Outra).

38.
Formas e conteúdos da formação continuada: componentes do movimento de mudança de de sentido pessoal do professor que ensina Matemáticca - uma pesquisa em andamento.. 2014. (Outra).

39.
II Colóquio de Estudos Discursivos Foucaultianos - Perspectivas Genealógicas. 2014. (Outra).

40.
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). 2014. (Outra).

41.
VIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2014. (Seminário).

42.
VIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática.Educação Matemática Crítica: um olhar para os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2012. 2014. (Seminário).

43.
4º UEPEM - Universidade e Escola: uma parceria pelo Ensino de Matemática. 2013. (Outra).

44.
A escola do século XX: ideais e desafios. 2013. (Outra).

45.
Análise Estatística Implicativa (A.S.I.): metodologia de análise qualitativa de dados educacionais. 2013. (Outra).

46.
A política curricular da Matemática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Significados Recontextualizados. 2013. (Outra).

47.
Desconstrução e desaprendizagem: possibilidades de leitura do mundo-texto. 2013. (Outra).

48.
III Seminário de Gestão e Técnicas Textuais. 2013. (Seminário).

49.
Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): Alguns discursos na construção de uma imagem de Souzinha na. 2013. (Outra).

50.
Modelos dos Campos Semânticos. 2013. (Outra).

51.
Pesquisa Científica: concepções e estética. 2013. (Outra).

52.
Política Educacional e Educação à distância: as contradições engendradas no âmbito do trabalho docente. 2013. (Outra).

53.
Produção do Conhecimento e Abordagens da Pesquisa em Educação. 2013. (Outra).

54.
Tecnologias Digitais, Educação à Distância e Formação de Professores na perspectiva da Pesquisa em Educação Matemática. 2013. (Outra).

55.
Terapia Gramatical Desconstrutiva: pesquisas e práticas escolares. 2013. (Outra).

56.
VII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

57.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM. 2013. (Encontro).

58.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.Gestar II e o Ensino de Matemática: contextualização entre teoria e prática. 2013. (Encontro).

59.
XVII Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática.Currículos de matemática no Ensino Médio: significados que professores atribuem a uma trajetória hipotética de aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica. 2013. (Encontro).

60.
XVII Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2013. (Encontro).

61.
1º encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano e 1º Encontro do PIBID do Sudoeste Goiano. 2012. (Encontro).

62.
IV Simpósio de Iniciação Científica da Faculdade Almeida Rodrigues. 2012. (Simpósio).

63.
XI Encontro Sul-Matogrossense de Educação Matemática.OS NOVOS PARADIGMAS PARA UMA AVALIAÇÃO DO ENSINO MATEMÁTICO. 2012. (Encontro).

64.
XI Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, J. C.. XI-SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-SESEMAT. 2017. (Outro).

2.
OLIVEIRA, J. C.. X SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática.. 2016. (Outro).

3.
OLIVEIRA, J. C.. 5º Encontro do Programa de Formação Continuada (PROFOCO): A construção do trabalho pedagógico na Educação Infantil.. 2016. (Outro).

4.
OLIVEIRA, J. C.. VIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática.. 2014. (Outro).

5.
OLIVEIRA, J. C.. Treinamento para Olimpíadas de Matemática. 2013. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fábio José Marques. O currículo no curso integrado em Agropecuária do IFMS Nova Andradina: uma abordagem entre o prescrito e o experenciado. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Orientador: Julio Cesar G de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:37:43