Marlon Tardelly Morais Cavalcante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5859786621268236
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, vinculado a Linha de Pesquisa Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação. Participa como membro do grupo de pesquisa TDAC (Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento). Estudante de Pós Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdades Integradas de Patos - FIP, Especialista em Educação Matemática pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras - ISEC, com carga horária de 375 horas. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores. Foi Secretário Geral do CAMAT (Centro Acadêmico de Matemática) por três anos consecutivos. Professor da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no município de São João do Rio do Peixe - PB, Bolsista de Trabalho (exercendo funções de Auxiliar Administrativo na Coordenação pedagógica) do IFPB/Campus Cajazeiras, Bolsista de Iniciação à Docência pela UFCG, desenvolvendo atividades no subprojeto de Ciências na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira de Lima e no subprojeto de Matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite - PROEMI, com suporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), Bolsista do Programa de Monitoria Pró-licenciatura no Projeto Atividades diferenciadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental, Monitor das disciplinas de Instrumentação para o ensino de Matemática e Prática de ensino de Matemática II ofertadas pela Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza - UACEN. Atualmente é Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Itaporanga. Ainda desempenha as atribuições de Tutor do curso técnico à distância de Segurança no Trabalho pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Além disso, é autor e coautor de 43 trabalhos acadêmicos (artigos, resumos expandidos e resumos sobre atividades de pesquisa, ensino e extensão), publicados em anais de eventos (regionais, nacionais e internacionais). Realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino da Matemática. Temas de interesse: Neuropsicopedagogia e Neurociência, Psicologia da Educação Matemática, Games na Educação, Dificuldades de aprendizagem em Matemática e Formação de professores. Tem experiência nas áreas de Educação e Assistência Social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlon Tardelly Morais Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, M. T. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB - Campus Itaporanga.
Rua Projetada,S/N
Vila Mocó
58780000 - Itaporanga, PB - Brasil
Telefone: (83) 999391321


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: O Ensino de Matemática, Os Games e a Neurociência: Um diálogo possível,Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Games; Neurociência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2015
Especialização em andamento em Neuropsicopedagogia. (Carga Horária: 600h).
Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
2013 - 2015
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 375h).
Instituto Superior de Educação de Cajazeiras, ISEC, Brasil.
Título: Relevância da Interdisciplinaridade e dos Recursos Tecnológicos nas Aulas de Matemática no Ensino Médio.
Orientador: Msa. Adriana Sidralle Rolim de Moura.
2011 - 2015
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Tecnologia em Automação Industrial.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Monsenhor Constantino Vieira, COMERCIAL, Brasil.
1998 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Ensino Fundamental de Gravatá, EEEFGRAVATÁ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Evento de Alinhamento para aplicação de Exames e Avaliações do INEP. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Falando de Convivência. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
2015 - 2015
A ativação da memória como forma de melhorar a qualidade de vida do idoso. (Carga horária: 4h).
Realize Eventos, RE, Brasil.
2015 - 2015
O corpo e a Educação. (Carga horária: 4h).
Realize Eventos, RE, Brasil.
2015 - 2015
A temática indígena em sala de aula: Possibilidades e desafios. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2015 - 2015
Explorando a Geometria com Origami. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
2015 - 2015
Evento de Alinhamento para aplicação de Exames e Avaliações do INEP. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
2014 - 2014
As cinco questões para um ensino eficiente. (Carga horária: 4h).
Centro de Convenções de Pernambuco, CCP, Brasil.
2014 - 2014
Hagáquês em Matemática: É possível aprender. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional da Paraíba, SBEM - PB, Brasil.
2014 - 2014
Elaboração de testes de aproveitamento escolar. (Carga horária: 4h).
Centro de Convenções de Pernambuco, CCP, Brasil.
2014 - 2014
Hot Potatoes: Uma possibilidade digital. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional da Paraíba, SBEM - PB, Brasil.
2014 - 2014
Evento de Alinhamento para Aplicação do ENEM 2014. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Princípios Básicos de Prevenção/Combate a Incêndio. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oficinas Educomunicativas de Fotografias. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2013 - 2013
Falando de Convivência. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - Sousa, IFPB - SOUSA, Brasil.
2013 - 2013
Evento de Alinhamento para Aplicação do ENEM 2013. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
O uso da comunicação em situações didáticas. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional da Paraíba, SBEM - PB, Brasil.
2012 - 2012
Modelagem Matemática e questões ambientais. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
2010 - 2010
Contabilidade e Auxiliar de Escritório. (Carga horária: 50h).
Lins Exatas Informática, LEI, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Bolsista ( Coordenação Pedagógica). (Carga horária: 15h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
2002 - 2002
Operador de Microcomputador. (Carga horária: 100h).
Lins Exatas LTDA, LE, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, EEEFMPJLL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Subprojeto de Matemática, sob a supervisão do professor Fábio Dias Bezerra.


EMEIF Cel. Jacob Guilherme Frantz, EMEIFCJGF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do SCFV - Núcleo de Gravatá, Carga horária: 8
Outras informações
Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.º 109/2009), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes. Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.


Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), nos Subprojetos de Ciências (2011.2,2012.1 e 2012.2) sob a coordenação do Professor Rovilson José Bueno e de Matemática (2014.1 e 2014.2), sob a coordenação da Professora Ms. Rosinângela Cavalcanti da Silva.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante Discente
Outras informações
Tesoureiro do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática nos períodos 2012.1 e 2012.2 e Secretário geral do Centro Acadêmico de Matemática nos períodos 2013.1, 2013.2, 2014.1 e 2014.2

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina de Prática de Ensino de Matemática II, sob orientação do docente Francisco José de Andrade.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participante do PROLICEN, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do PROLICEN no Projeto - Atividades Diferenciadas nas aulas de Matemática no ensino fundamental sob coordenação da docente Rosinângela Cavalcanti da Silva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Matemática, sob orientação do docente Francisco José de Andrade.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Subprojeto de Ciências, iniciado no período 2011.2,sob a coordenação do Professor Ms. Rovilson José Bueno.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fiscal de Concurso, Carga horária: 4


Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Sala do ENEM 2015, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Sala do ENEM 2014, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Sala do ENEM 2013, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Sala do ENEM 2012, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aplicador do ENEM 2011, Carga horária: 8


EEEFM Professor Manoel Mangueira de Lima, EEEFMPMML, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Escola conveniada com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), Subprojeto de Ciências, sob a coordenação do Professor Ms. Rovilson José Bueno e professora supervisora Roselita Brito de Sousa.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - Campus Itaporanga, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Segurança no Trabalho - EAD

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fiscal de Processo Seletivo, Carga horária: 4
Outras informações
Fiscal na aplicação das provas do processo seletivo dos cursos técnicos do IFPB, no dia 16 de novembro de 2014, na cidade de Cajazeiras, com exercício no IFPB/Cajazeiras.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fiscal de Processo Seletivo, Carga horária: 4
Outras informações
Fiscal na aplicação das provas do processo seletivo dos cursos técnicos do IFPB, no dia 12 de dezembro de 2010, na cidade de Cajazeiras, com exercício no CFP/UFCG.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Trabalho, Carga horária: 15
Outras informações
Bolsista de Trabalho na Coordenação Pedagógica, durante os períodos 2009.1 e 2009.2, sob responsabilidade da Técnica em assuntos educacionais Simone Formiga Albuquerque.


Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe, PMSJRP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor EJA, Carga horária: 20



Outros Projetos


2014 - 2015
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/ PIBID (Subprojeto de Matemática)
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Os objetivos do programa são: a) Incentivar a formação de docentes oriundos do curso de Licenciatura em Matemática do CFP/UFCG, para atuarem no âmbito da educação básica; b) contribuir para a valorização do magistério; c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; e) incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Marlon Tardelly Morais Cavalcante - Integrante / Rosinângela Cavalcanti da Silva - Coordenador.
2014 - 2014
Programa de Monitoria: Aprender e ensinar
Descrição: A monitoria é essencial e relevante no desenvolvimento dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, pois proporciona ao licenciando uma experiência única de aprimoramento e troca de conhecimentos ao vivenciar um primeiro contato com a atividade docente. Programa de assistência aos alunos de graduação, que tem como objetivo dar oportunidade de aprimoramento na formação do aluno e ainda despertar a valorização do ensino aprendizado de sua prática bem como estimular a seguir a carreira docente. Desenvolvi atividades como Monitor da disciplina de Prática de ensino de Matemática II, realizada durante o período 2014.1, sob orientação do professor Dr. Francisco José de Andrade.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2014
Atividades diferenciadas nas aulas de Matemática do ensino fundamental
Descrição: O projeto é vinculado ao Programa de Monitoria Pró-licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras e tem como principal finalidade pesquisar e elaborar atividades diferenciadas para ministrar aulas de Matemática no ensino fundamental de escolas públicas dos municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas (ambos municípios Paraibanos), bem como orientar os professores destas escolas para uma prática docente planejada, envolvendo atividades diferenciadas, dinâmicas e significativas. Desenvolvi atividades nos períodos 2013.1 e 2013.2, sob orientação da professora Ms. Rosinângela Cavalcanti da Silva.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marlon Tardelly Morais Cavalcante - Integrante / Jair Dias de Abreu - Integrante / Rosinângela Cavalcanti da Silva - Coordenador / José Jorge Casimiro dos Santos - Integrante / Priscilla Rislayny Ferreira Varelo - Integrante / Andréa Dantas da Silva - Integrante / Maria Aparecida de Araújo - Integrante / Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira - Integrante.
2013 - 2013
Programa de Monitoria: "Aprendendo a fazer docência"
Descrição: A monitoria é essencial e relevante no desenvolvimento dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, pois proporciona ao licenciando uma experiência única de aprimoramento e troca de conhecimentos ao vivenciar um primeiro contato com a atividade docente. Programa de assistência aos alunos de graduação, que tem como objetivo dar oportunidade de aprimoramento na formação do aluno e ainda despertar a valorização do ensino aprendizado de sua prática bem como estimular a seguir a carreira docente. Desenvolvi atividades como Monitor da disciplina de instrumentação para o ensino de Matemática, realizada durante o período 2013.1, sob orientação do professor Dr. Francisco José de Andrade.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2013
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/ PIBID (Subprojeto de Ciências)
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Os objetivos do programa são: a) Incentivar a formação de docentes oriundos do curso de Licenciatura em Ciências do CFP/UFCG, para atuarem no âmbito da educação básica; b) contribuir para a valorização do magistério; c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; e) incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Marlon Tardelly Morais Cavalcante - Integrante / Rovilson José Bueno - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, R. M. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; FERREIRA, S. L. . Ciências exatas e da natureza ? Coisa de mulher? Uma reflexão sobre gênero, ciências exatas e docência na Escola Municipal Anchieta Torres ? Tuparetama. In: XII Colóquio Nacional de Representações de Gênero e Sexualidades, 2016, Campina Grande - PB. Anais eletrônicos da editora realize, 2016.

2.
CAVALCANTE, M. T. M.; MANGUEIRA, R. T. S. ; LIMA, S. O. ; SILVA, F. A. . Psicoestimulação na Educação Matemática: Possibilidades na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo - SP. Anais eletrônicos da SBEM. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, 2016.

3.
LIMA, S. O. ; SILVA, F. A. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; PEREIRA, W. C. . História da Matemática: Um recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo - SP. Anais eletrônicos da SBEM. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016, 2016.

4.
SILVA, F. A. ; PEREIRA, W. C. ; LIMA, S. O. ; CAVALCANTE, M. T. M. . As dificuldades e estratégias de alunos do terceiro ano do ensino médio na resolução de problemas envolvendo teoria dos números. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo - SP. Anais eletrônicos da SBEM. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016., 2016.

5.
FARIAS, R. M. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; FERREIRA, S. L. ; ARAGAO, T. C. R. M. . O Papel da Mulher no Mundo Cientifico e na Sociedade Contemporânea. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. O Papel da Mulher no Mundo Cientifico e na Sociedade Contemporânea, 2016. v. V. 1.

6.
FERREIRA, S. L. ; BARROSO, N. P. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Trajetória da Politica Nacional de Educação no Brasil: Entre Retrocessos e Conquistas. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Trajetória da Politica Nacional de Educação no Brasil: Entre Retrocessos e Conquistas, 2016. v. V. 1.

7.
SILVA, A. L. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; VIANA, L. H. ; MOITA, F. M. G. S. C. . A Utilização do Minecraft na Construção de Conceitos Geométricos Como Forma de Estímulo a Aprendizagem da Matemática. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. A Utilização do Minecraft na Construção de Conceitos Geométricos Como Forma de Estímulo a Aprendizagem da Matemática, 2016. v. V. 1.

8.
FERREIRA, S. L. ; BARROSO, N. P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; FARIAS, R. M. S. . Reflexões Sobre Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - RN. Reflexões Sobre Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, 2016. v. V. 1.

9.
ABRANTES, M. G. L. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Produção de Jogos Digitais usando o Scratch: Uma Experiência no Ensino Médio com Estudantes no Curso Técnico de Suporte e Manutenção de Informática. In: II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2016), 2016, Natal - RN. Anais do II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação Natal, Brasil, 07 a 12 de novembro, 2016., 2016. v. 1. p. 33-44.

10.
SANTOS, J.J.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTIAGO, M. S. ; MACIEL, A. M. . O Ensino de Geometria: Um modelo didático para a Educação de Jovens e Adultos. In: IX Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016, Campina Grande - PB. Anais IX EPBEM, 2016. v. 1.

11.
SANTIAGO, M. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTOS, J.J.C ; MACIEL, A. M. . UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES PERSONALIDADES DOS NÚMEROS RACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: IX Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2016, Campina Grande - PB. Anais IX EPBEM, 2016. v. 1.

12.
FARIAS, R. M. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; SANTOS, J.J.C . EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ENTRELAÇANDO DISCUSSÕES RELEVANTES PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2016, Campina Grande - PB. Anais II CINTEDI, 2016. v. 1.

13.
ARAUJO, A. J. ; SILVA, L. E. P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; LIMA, S. O. . A importância da família no processo ensino-aprendizagem na concepção da Psicopedagogia. In: V Encontro de Iniciação à docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica, 2015, Campina Grande - PB. A importância da família no processo ensino-aprendizagem na concepção da Psicopedagogia, 2015.

14.
MANGUEIRA, R. T. S. ; SILVA, L. E. P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; LIMA, S. O. . O Livro Paradidático de Matemática no Brasil em uma Perspectiva Histórica. In: V Encontro de Iniciação à docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica, 2015, Campina Grande. O Livro Paradidático de Matemática no Brasil em uma Perspectiva Histórica, 2015.

15.
CAVALCANTE, M. T. M.; ARAUJO, A. J. ; MANGUEIRA, R. T. S. . Recursos Educacionais de Multimídia como estímulo de uma abordagem interdisciplinar no ensino de Matemática. In: V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica, 2015, Campina Grande - PB. Recursos Educacionais de Multimídia como estímulo de uma abordagem interdisciplinar no ensino de Matemática, 2015.

16.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; FERREIRA, S. L. ; SANTIAGO, Z. M. A. . Promovendo a Reeducação Crítico-Avaliativa na Educação de Jovens, Adultos e Idosos através da modelagem Matemática. In: 4° Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2015, Campina Grande - PB. movendo a Reeducação Crítico-Avaliativa na Educação de Jovens, Adultos e Idosos através da modelagem Matemática, 2015.

17.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTIAGO, Z. M. A. . A população idosa e a Educação Matemática na EJAI: Uma análise quanti-qualitativa e etnográfica. In: 4° Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2015, Campina Grande -PB. A população idosa e a Educação Matemática na EJAI: Uma análise quanti-qualitativa e etnográfica, 2015.

18.
CAVALCANTE, M. T. M.; MANGUEIRA, R. T. S. ; FERREIRA, S. L. ; SANTIAGO, Z. M. A. . Atividades Psicoestimulativas como forma de melhorar a qualidade de vida do idoso. In: 4° Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2015, Campina Grande - PB. Atividades Psicoestimulativas como forma de melhorar a qualidade de vida do idoso, 2015.

19.
CAVALCANTE, M. T. M.; SANTOS, J.J.C ; MANGUEIRA, R. T. S. . O uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de álgebra como forma de estímulo à aprendizagem. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. O uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de álgebra como forma de estímulo à aprendizagem, 2015.

20.
CAVALCANTE, M. T. M.; ABREU, J.D. ; SOARES, J. A. ; SANTOS, J.J.C . A importância da leitura como instrumento eficaz no desenvolvimento cognitivo da criança. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. A importância da leitura como instrumento eficaz no desenvolvimento cognitivo da criança, 2015.

21.
MANGUEIRA, R. T. S. ; SILVA, L. E. P. ; FERNANDES, M. B. O. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Interações entre simbologia matemática, imagem e texto escrito no livro paradidático de Matemática. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Interações entre simbologia matemática, imagem e texto escrito no livro paradidático de Matemática, 2015.

22.
SANTOS, J.J.C ; SILVA, F. R. C. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SOUSA, Z. F. . O ensino de Geometria sobre uma nova ótica: Uma experiência vivenciada em uma turma da educação de jovens e adultos. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande - PB. O ensino de Geometria sobre uma nova ótica: Uma experiência vivenciada em uma turma da educação de jovens e adultos, 2015.

23.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTOS, J.J.C . Cultura, Educação e Tecnologia: As contribuições da sociedade contemporânea para a humanidade. In: IV Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea, 2014, Campina Grande - PB. Anais do IV Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea: Formação docente e Educação Básica: tensões e diálogos. Campina Grande: UFCG, 2014. P. 1-10, 2014.

24.
SANTOS, J.J.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. . O uso de Materiais no ensino de matemática: Buscando uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos, construindo saberes. In: IV Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea, 2014, Campina Grande - PB. Anais do IV Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea: Formação docente e Educação Básica: tensões e diálogos. Campina Grande: UFCG, 2014. P.1-10, 2014.

25.
SANTOS, J.J.C ; MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; BARBOSA, H. D. C. . Um Olhar sobre a história da Matemática em turmas da EJA: Uma estratégia didática. In: Congresso Internacional de Educação e Inclusão, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão (2014). P.1-8, 2014. v. 1.

26.
ALMEIDA, G. P. ; SOUZA, D. F. ; MEIRELES, K. K. H. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Diversificando o ensino e aprendizagem de matemática financeira no ensino médio. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Congresso Nacional de Educação e Inclusão (2014). P.1-7, 2014.

27.
SANTOS, J.J.C ; SILVA, K. K. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; MELO, T. S. . Uma abordagem da matemática com enfoque em problemas sociais: Desvendando saberes. In: VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática(2014). P.1-8, 2014. v. 1.

28.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; COELHO, K. B. ; GOMES, K. F. ; MELO, T. S. . Oficinas com jogos matemáticos: Uma nova maneira de elevar a autoestima das crianças nas aulas de matemática. In: VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática(2014). P.1-7, 2014. v. 1.

29.
CAVALCANTE, M. T. M.; SANTOS, J.J.C ; SILVA, K. K. S. ; MANGUEIRA, R. T. S. . Noções básicas de educação financeira e educação estatística: Uma experiência vivenciada no estágio supervisionado II no curso de licenciatura em matemática. In: VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática(2014). P.1-9, 2014. v. 1.

30.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTOS, J.J.C . Pesquisando, executando e analisando as contribuições epistemológicas dos jogos matemáticos na educação pública. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, Pernambuco - PE. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. P.1-14, 2014.

31.
CAVALCANTE, M. T. M.; MANGUEIRA, R. T. S. ; SANTOS, J.J.C . A magia do lúdico e da construção de valores diante de oficinas com jogos matemáticos: Uma nova experiência no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. P.1-16, 2014.

32.
SANTOS, J.J.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. . O uso das tecnologias na educação matemática de jovens e adultos: Uma visão de inclusão. In: XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2014, Pernambuco - PE. Anais do XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. P.1-15, 2014.

33.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. ; LACERDA, G.H. . Trabalhando Atividades Geométricas no Ensino Fundamental com Estudantes com Deficiência Visual. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Paraná, 2013. p. 1-8., 2013.

34.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; SANTOS, J.J.C ; ANDRADE, L. A. ; REZENDE, V. F. ; MANGUEIRA, R. T. S. . A Importância de Estudar a História da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Análise de Livros Didáticos. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba PR: Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Paraná, 2013. p. 1-8., 2013.

35.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. . Trabalhando Atividades Lúdicas no Ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: V Fórum Internacional de Pedagogia, 2013, Vitória da Conquista - BA. Anais do V FIPED, 2013., 2013.

36.
CAVALCANTE, M. T. M.; ABREU, J.D. ; COSTA, A.P. ; LACERDA, G.H. . Novas Tecnologias na Educação Matemática.. In: VII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2012, João Pessoa - PB. ANAIS do VII EPBEM, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J.J.C ; ALMEIDA, G. P. ; GOMES, K. F. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática: Abordando visões de estudantes de graduação, professores e alunos.. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Congresso Nacional de Educação (2014). P.1-5, 2014.

2.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Educação de Jovens e Adultos: A utilização das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da matemática.. In: IV Semana de Pedagogia, 2012, Cajazeiras - PB. Anais da IV Semana de Pedagogia. Cajazeiras-PB: UFCG/CFP/UAE, 2012. p. 1-4., 2012.

3.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. . Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Contribuições da utilização de atividades lúdicas na aprendizagem da matemática.. In: IV Semana de Pedagogia, 2012, Cajazeiras - PB. Anais da IV Semana de Pedagogia. Cajazeiras-PB: UFCG/CFP/UAE, 2012. p. 1-4., 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J.J.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; MONTEIRO, F. A. . As tecnologias digitais e o Ensino de Matemática: Pressupostos. In: II Encontro Cajazeirense de Matemática, 2015, Cajazeiras - PB. As tecnologias digitais e o Ensino de Matemática: Pressupostos, 2015.

2.
CAVALCANTE, M. T. M.; MANGUEIRA, R. T. S. . História da Matemática, Teatro e a Tecnologia Digital fomentando o ensino multidisciplinar. In: VII Semana Nacional de História, 2015, Cajazeiras - PB. História da Matemática, Teatro e a Tecnologia Digital fomentando o ensino multidisciplinar, 2015.

3.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. . O ensino de História da Matemática na Educação Básica: Uma experiência no alto sertão paraibano. In: VII Semana Nacional de História, 2015, Cajazeiras - PB. O ensino de História da Matemática na Educação Básica: Uma experiência no alto sertão paraibano, 2015.

4.
MANGUEIRA, R. T. S. ; SANTOS, J.J.C ; GOMES, K. F. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Reconstruindo a pluralidade cognoscível da matemática aplicada através das atribuições lúdicas do teorema de Euler. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Congresso Nacional de Educação (2014). P.1-2, 2014. v. 1.

5.
CAVALCANTE, M. T. M.; ALMEIDA, G. P. ; SANTOS, J.J.C ; MANGUEIRA, R. T. S. . O envolvimento de crianças e adolescentes em ações que tratem da educação ambiental: Novas perspectivas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV.. In: Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Congresso Nacional de Educação (2014). P.1-2, 2014. v. 1.

6.
SILVA, R.C ; PEREIRA, L. A. ; BEZERRA, F. D. ; SILVA, J. H. S. ; SANTOS, J.J.C ; BRITO, M. S. C. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; SILVA, A. D. . Água e Matemática: Um tema transversal. In: V Encontro de Iniciação à docência da UFCG, 2014, Campina Grande. Água e Matemática: Um tema transversal, 2014.

7.
CAVALCANTE, M. T. M.; BEZERRA, F. D. ; SANTOS, J.J.C ; SILVA, R.C . Aprendendo Matemática de Maneira Integrada a outras áreas do conhecimento: Uma perspectiva sobre o uso racional da água. In: V Encontro de Iniciação à docência da UFCG, 2014, Campina Grande. Aprendendo Matemática de Maneira Integrada a outras áreas do conhecimento: Uma perspectiva sobre o uso racional da água, 2014.

8.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. . A Importância de Atividades de Extensão para a Formação de Professores de Matemática: o caso do Minicurso sobre Novas Tecnologias.. In: VII Encontro de Extensão Universitária da UFCG | PROPEX-CFP-UFCG., 2013, Cajazeiras - PB. ANAIS do VII Encontro de Extensão Universitária da UFCG | PROPEX-CFP-UFCG., 2013.

9.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; ABREU, J.D. . A Importância de Oficina sobre Jogos Matemáticos para o Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: VII Encontro de Extensão Universitária da UFCG | PROPEX-CFP-UFCG., 2013, Cajazeiras - PB. ANAIS do VII Encontro de Extensão Universitária da UFCG | PROPEX-CFP-UFCG., 2013.

10.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; LACERDA, G.H. . A Calculadora e os Docentes de Matemática do Ensino Fundamental: concepções e inserção.. In: VII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2012, João Pessoa - PB. ANAIS do VII Encontro Paraibano de Educação Matemática: Trabalhando Matemática percepções contemporâneas. Campina Grande PB: Realize, 2012. p. 1-2., 2012.

11.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; ABREU, J.D. . A Importância de Jogos Matemáticos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).. In: VII Encontro Paraibano de Educação Matemática, 2012, João Pessoa - PB. ANAIS do VII Encontro Paraibano de Educação Matemática: Trabalhando Matemática percepções contemporâneas. Campina Grande PB: Realize, 2012. p. 1-2., 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, M. T. M.. O que significa ensinar e aprender Matemática: A resolução de problemas como eixo norteador.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAVALCANTE, M. T. M.. Será que é apenas uma dificuldade de aprendizagem? A complexidade da mente humana no contexto escolar e os desafios educacionais da atualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAVALCANTE, M. T. M.; MANGUEIRA, R. T. S. ; SANTOS, J.J.C . A magia do lúdico e da construção de valores diante de oficinas com jogos matemáticos: Uma nova experiência no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTOS, J.J.C . Pesquisando, executando e analisando as contribuições epistemológicas dos jogos matemáticos na educação pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, J.J.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. . O uso das tecnologias na educação matemática de jovens e adultos: Uma visão de inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, J.J.C ; ALMEIDA, G. P. ; GOMES, K. F. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática: Abordando visões de estudantes de graduação, professores e alunos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, G. P. ; SOUZA, D. F. ; MEIRELES, K. K. H. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Diversificando o ensino e aprendizagem de matemática financeira no ensino médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAVALCANTE, M. T. M.; ALMEIDA, G. P. ; SANTOS, J.J.C ; MANGUEIRA, R. T. S. . O envolvimento de crianças e adolescentes em ações que tratem da educação ambiental: Novas perspectivas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MANGUEIRA, R. T. S. ; SANTOS, J.J.C ; GOMES, K. F. ; CAVALCANTE, M. T. M. . Reconstruindo a pluralidade cognoscível da matemática aplicada através das atribuições lúdicas do teorema de Euler. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, J.J.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. . O uso de Materiais no ensino de matemática: Buscando uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos, construindo saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTOS, J.J.C . Cultura, Educação e Tecnologia: As contribuições da sociedade contemporânea para a humanidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, J.J.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; BARBOSA, H. D. C. . Um olhar sobre história da matemática em turmas da EJA: Uma estratégia didática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAVALCANTE, M. T. M.; SANTOS, J.J.C ; SILVA, K. K. S. ; MANGUEIRA, R. T. S. ; MELO, T. S. . Noções básicas de educação financeira e educação estatística: Uma experiência vivenciada no estágio supervisionado II no curso de licenciatura em matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; COELHO, K. B. ; GOMES, K. F. . Oficinas com jogos matemáticos: Uma nova maneira de elevar a autoestima das crianças nas aulas de matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, J.J.C ; SILVA, K. K. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. . Uma abordagem da matemática com enfoque em problemas sociais: Desvendando saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA, L. A. ; SILVA, R.C ; BEZERRA, F. D. ; SILVA, A. D. ; SILVA, J. H. S. ; SANTOS, J.J.C ; BRITO, M. S. C. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. T. S. . Água e Matemática: Um tema transversal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CAVALCANTE, M. T. M.; SANTOS, J.J.C ; SILVA, R.C ; BEZERRA, F. D. . Aprendendo Matemática de maneira integrada a outras áreas do conhecimento: Uma perspectiva sobre o uso racional da água. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. . A Importância de Atividades de Extensão para a Formação de Professores de Matemática: o caso do Minicurso sobre Novas Tecnologias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; ABREU, J.D. . A Importância de Oficina sobre Jogos Matemáticos para o Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CAVALCANTE, M. T. M.; MANGUEIRA, R. T. S. ; COSTA, A.P. ; SANTOS, J.J.C ; REZENDE, V. F. ; ANDRADE, L. A. . A importância de estudar a história da matemática nos anos finais do ensino fundamental: análise de livros didáticos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. ; LACERDA, G.H. ; ASSIS, M. A. P. . Trabalhando atividades geométricas no Ensino Fundamental com estudantes com deficiência visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. . Trabalhando Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; LACERDA, G.H. . A Calculadora e os Docentes de Matemática do Ensino Fundamental: concepções e inserção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; ABREU, J.D. . A Importância de Jogos Matemáticos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; ABREU, J.D. ; LACERDA, G.H. . Novas Tecnologias na Educação Matemática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. . Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Contribuições da Utilização de Atividades Lúdicas na Aprendizagem da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BUENO, R.J. ; SOUSA, R.B. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; COSTA, A.P. ; TAVARES, F. A. A. ; ABRANTES, F.G. ; ALMEIDA, J.P. ; ARAÚJO, J.T. ; SANTOS, J. R. S. ; LINS, K.C. ; PEREIRA, R.N. . Análise das atividades de ensino na Escola Estadual Manoel Mangueira de Lima (Cajazeiras/PB) no Subprojeto Ciências.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, R.C ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R.T.S ; SANTOS, J.J.C ; ABREU, J.D. ; VARELO, P. R. F. . Novas metodologias aplicadas ao ensino de Matemática.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTE, M. T. M.. Distúrbios de Aprendizagem na Escola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAVALCANTE, M. T. M.. Distúrbios de Aprendizagem na Escola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CAVALCANTE, M. T. M.. Dificuldades de Aprendizagem na Escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PEREIRA, P. E. D. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; SANTOS, L. S. . Uso de Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática. 2016. (Minicurso).

5.
CAVALCANTE, M. T. M.; ABRANTES, M. G. L. ; MOITA, F. M. G. S. C. ; SILVA, A. L. ; LUCAS, L. M. . A Relevância da Gamificação na Escola Contemporânea: Novas Práticas no Ensino de Matemática. 2016. (Minicurso).

6.
CAVALCANTE, M. T. M.; VIANA, L. H. ; SILVA, A. L. ; PEREIRA, D. S. ; MOITA, F. M. G. S. C. . Explorando a aplicabilidade de QRcodes nas aulas de Matemática: Uma estratégia de ensino baseada em ferramentas inovadoras. 2016. (Minicurso).

7.
CAVALCANTE, M. T. M.; MANGUEIRA, R. T. S. . Atividades Psicoestimulativas nas aulas de Matemática: Como forma de motivar nossos alunos. 2015. (Oficina).

8.
MANGUEIRA, R. T. S. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; MANGUEIRA, R. S. . As Contribuições da Psicoestimulação por meio do raciocínio lógico-matemático na educação de jovens, adultos e idosos. 2015. (Minicurso).

9.
COSTA, A.P. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. . Trabalhando Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Oficina).

10.
COSTA, A.P. ; LACERDA, G.H. ; CAVALCANTE, M. T. M. ; ABREU, J.D. ; ASSIS, M. A. P. . Trabalhando atividades geométricas no Ensino Fundamental com estudantes com deficiência visual. 2013. (Minicurso).

11.
CAVALCANTE, M. T. M.; COSTA, A.P. ; LACERDA, G.H. ; ABREU, J.D. . Novas Tecnologias na Educação Matemática.. 2012. (Minicurso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LACERDA, G.H.; ASSIS, M. A. P.; CAVALCANTE, M. T. M.; LISBOA, M. N. A.. Participação em banca de Silverlânia dos Santos Bizil.ANÁLISE DA ABORDAGEM METODOLÓGICA DA FUNÇÃO AFIM NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva. 2016. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva. Educação, Gênero e Sexualidade: entrelaçando discussões relevantes para o contexto educacional. 2016. (Congresso).

3.
II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2016).Produção de Jogos Digitais usando o Scratch: Uma Experiência no Ensino Médio com Estudantes no Curso Técnico de Suporte e Manutenção de Informática. 2016. (Encontro).

4.
II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2016). 2016. (Encontro).

5.
III Congresso Nacional de Educação. Trajetória da Politica Nacional de Educação no Brasil: Entre Retrocessos e Conquistas. 2016. (Congresso).

6.
III Congresso Nacional de Educação. Refexões Sobre Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. 2016. (Congresso).

7.
III Congresso Nacional de Educação. O Papel da Mulher no Mundo Cientifico e na Sociedade Contemporânea. 2016. (Congresso).

8.
III Congresso Nacional de Educação. A Utilização do Minecraft na Construção de Conceitos Geométricos Como Forma de Estimulo a Aprendizagem da Matemática. 2016. (Congresso).

9.
III Encontro Cajazeirense de Matemática. 2016. (Encontro).

10.
IX Encontro Paraibano de Educação Matemática.Um estudo sobre as diferentes personalidades dos números racionais em livros didáticos do ensino fundamental. 2016. (Encontro).

11.
IX Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

12.
IX Encontro Paraibano de Educação Matemática.O Ensino de Geometria: Um modelo didático para a Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Encontro).

13.
XII Colóquio Nacional de Representações de Gênero e Sexualidades.Ciências exatas e da natureza ? Coisa de mulher? Uma reflexão sobre gênero, ciências exatas e docência na Escola Municipal Anchieta Torres ? Tuparetama. 2016. (Outra).

14.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.As dificuldades e estratégias de alunos do terceiro ano do ensino médio na resolução de problemas envolvendo teoria dos números. 2016. (Encontro).

15.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Psicoestimulação na Educação Matemática: Possibilidades na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2016. (Encontro).

16.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.História da Matemática: Um recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática. 2016. (Encontro).

17.
4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. A população idosa e a Educação Matemática na EJAI: Uma análise quanti-qualitativa e etnográfica. 2015. (Congresso).

18.
4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. 2015. (Congresso).

19.
4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Promovendo a Reeducação Crítico-Avaliativa na Educação de Jovens, Adultos e Idosos através da modelagem Matemática. 2015. (Congresso).

20.
4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Conquistando um envelhecimento ativo através da proteção social básica: Experiências no município de São João do Rio do Peixe. 2015. (Congresso).

21.
4º Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Atividades Psicoestimulativas como forma de melhorar a qualidade de vida do idoso. 2015. (Congresso).

22.
II Congresso Nacional de Educação. A construção do conhecimento matemático através do jogo. 2015. (Congresso).

23.
II Congresso Nacional de Educação. PIBID em ação: Abordando a temática água como proposta interdisciplinar no ensino de Matemática. 2015. (Congresso).

24.
II Congresso Nacional de Educação. Interações entre simbologia matemática, imagem e texto escrito no livro paradidático de Matemática. 2015. (Congresso).

25.
II Congresso Nacional de Educação. O uso dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de álgebra como forma de estímulo à aprendizagem. 2015. (Congresso).

26.
II Congresso Nacional de Educação. 2015. (Congresso).

27.
II Congresso Nacional de Educação. A importância da leitura como instrumento eficaz no desenvolvimento cognitivo da criança. 2015. (Congresso).

28.
II Congresso Nacional de Educação. O ensino de Geometria sobre uma nova ótica: Uma experiência vivenciada em uma turma da educação de jovens e adultos. 2015. (Congresso).

29.
II Encontro Cajazeirense de Matemática.As tecnologias digitais e o Ensino de Matemática: Pressupostos. 2015. (Encontro).

30.
II Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB. 2015. (Encontro).

31.
V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica.O Livro Paradidático de Matemática no Brasil em uma Perspectiva Histórica. 2015. (Encontro).

32.
V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica.A importância da família no processo ensino-aprendizagem na concepção da Psicopedagogia. 2015. (Encontro).

33.
V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica.Recursos Educacionais de Multimídia como estímulo de uma abordagem interdisciplinar no ensino de Matemática. 2015. (Encontro).

34.
V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB/ III Encontro de Formação de Professores da Educação Básica. 2015. (Encontro).

35.
VI Conferência Municipal de Assistência Social.Moderador de Eixos. 2015. (Outra).

36.
VI Encontro do PIBID/UFCG: Impactos e perspectivas políticas na formação e atuação docente. 2015. (Encontro).

37.
VII Semana Nacional de História do CFP/UFCG - Memórias e narrativas culturais.História da Matemática, Teatro e a Tecnologia Digital fomentando o ensino multidisciplinar. 2015. (Outra).

38.
VII Semana Nacional de História do CFP/UFCG - Memórias e narrativas culturais.O ensino de História da Matemática na Educação Básica: Uma experiência no alto sertão paraibano. 2015. (Outra).

39.
VII Semana Nacional de História do CFP/UFCG - Memórias e narrativas culturais. 2015. (Outra).

40.
Workshop Internacional de Inovação na Educação Profissional. 2015. (Outra).

41.
X Conferência Estadual de Assistência Social. 2015. (Outra).

42.
Congresso Internacional de Educação e Inclusão. 2014. (Congresso).

43.
Congresso Internacional de Educação e Inclusão. Um olhar sobre a história da Matemática em turmas da EJA: Uma estratégia didática. 2014. (Congresso).

44.
Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática: Abordando visões de estudantes de graduação, professores e alunos.. 2014. (Congresso).

45.
Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Reconstruindo a pluralidade cognoscível da matemática aplicada através das atribuições lúdicas do teorema de Euler. 2014. (Congresso).

46.
Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Diversificando o ensino e aprendizagem de matemática financeira no ensino médio.. 2014. (Congresso).

47.
Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 2014. (Congresso).

48.
Congresso Nacional de Educação (CONEDU). O envolvimento de crianças e adolescentes em ações que tratem da educação ambiental: Novas perspectivas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV.. 2014. (Congresso).

49.
I Fórum Comunitário Município Aprovado Edição 2013-2016. 2014. (Outra).

50.
IV Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC).O uso de Materiais no ensino de matemática: Buscando uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos, construindo saberes.. 2014. (Outra).

51.
IV Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC). 2014. (Outra).

52.
IV Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC).Cultura, Educação e Tecnologia: As contribuições da sociedade contemporânea para a humanidade.. 2014. (Outra).

53.
V Encontro de Iniciação à Docência da UFCG: Linguagens e Interdisciplinaridade na Formação Docente.Água e Matemática: Um tema transversal. 2014. (Encontro).

54.
V Encontro de Iniciação à Docência da UFCG: Linguagens e Interdisciplinaridade na Formação Docente.Aprendendo Matemática de maneira integrada a outras áreas do conhecimento: Uma perspectiva sobre o uso racional da água. 2014. (Encontro).

55.
V Encontro de Iniciação à Docência da UFCG: Linguagens e Interdisciplinaridade na Formação Docente. 2014. (Encontro).

56.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática.Oficinas com jogos matemáticos: Uma nova maneira de elevar a autoestima das crianças nas aulas de matemática. 2014. (Encontro).

57.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática.Uma abordagem da matemática com enfoque em problemas sociais: Desvendando saberes. 2014. (Encontro).

58.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2014. (Encontro).

59.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática.Noções básicas de educação financeira e educação estatística: Uma experiência vivenciada no estágio supervisionado II no curso de licenciatura em matemática. 2014. (Encontro).

60.
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O uso das tecnologias na educação matemática de jovens e adultos: Uma visão de inclusão.. 2014. (Congresso).

61.
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2014. (Congresso).

62.
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. A magia do lúdico e da construção de valores diante de oficinas com jogos matemáticos: Uma nova experiência no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - SCFV.. 2014. (Congresso).

63.
XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Pesquisando, executando e analisando as contribuições epistemológicas dos jogos matemáticos na educação pública.. 2014. (Congresso).

64.
II Congresso de Formação Docente. 2013. (Congresso).

65.
V Conferência Municipal de Assistência Social.Coordenador de Mesa da Plenária Temática do eixo 5 - Gestão dos benefícios do SUAS. 2013. (Outra).

66.
V FIPED - Mesa redonda: Práticas Pedagógicas de Professores em Formação - Vivências e Estágiogio Supervisionadado. 2013. (Outra).

67.
V Fórum Internacional de Pedagogia. Trabalhando atividades lúdicas no ensino de Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. (Congresso).

68.
V Fórum Internacional de Pedagogia. 2013. (Outra).

69.
VII Encontro de Extensão Universitária da UFCG | PROPEX-CFP-UFCG.A Importância de Atividades de Extensão para a Formação de Professores de Matemática: o caso do Minicurso sobre Novas Tecnologias. 2013. (Encontro).

70.
VII Encontro de Extensão Universitária da UFCG | PROPEX-CFP-UFCG.A Importância de Oficina sobre Jogos Matemáticos para o Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2013. (Encontro).

71.
VI Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB - Campus Cajazeiras.Mesa Redonda - Novas Metodologias aplicadas ao Ensino de Matemática. 2013. (Outra).

72.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.A Importância de Estudar a História da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental : Análise de Livros Didáticos. 2013. (Encontro).

73.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

74.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Trabalhando Atividades Geométricas no Ensino Fundamental com Alunos com Deficiência Visual. 2013. (Encontro).

75.
III Encontro de Iniciação à Docência PIBID/UFCG. 2012. (Encontro).

76.
III Encontro de Iniciação à Docência PIBID/UFCG.Análise das atividades de ensino na Escola Estadual Manoel Mangueira de Lima (Cajazeiras/PB) no Subprojeto Ciências.. 2012. (Encontro).

77.
IV Semana de Pedagogia. PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.. 2012. (Congresso).

78.
IV Semana de Pedagogia. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.. 2012. (Congresso).

79.
VII Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2012. (Encontro).

80.
VII Encontro Paraibano de Educação Matemática.A Importância de Jogos Matemáticos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).. 2012. (Encontro).

81.
VII Encontro Paraibano de Educação Matemática.A Calculadora e os Docentes de Matemática do Ensino Fundamental: concepções e inserção. 2012. (Encontro).

82.
VII Encontro Paraibano de Educação Matemática.Novas Tecnologias na Educação Matemática.. 2012. (Encontro).

83.
VI Semana do Meio Ambiente IFPB - Cajazeiras. 2012. (Encontro).

84.
Visita Orientada ao Espaço Energia. 2012. (Outra).

85.
Ciclo de Palestras - Educação e Diversidade: Diálogos pertinentes à formação docente. 2011. (Outra).

86.
II Encontro de Iniciação à Docência. 2011. (Encontro).

87.
Seminário dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2010. (Seminário).

88.
II Encontro de Automação Industrial do Sertão Paraibano. 2009. (Encontro).

89.
II Encontro de Automação Industrial do Sertão Paraibano: Robótica Móvel. 2009. (Outra).

90.
IV Encontro de Mecatrônica Industrial. 2009. (Encontro).

91.
IV Encontro de Mecatrônica Industrial: Materiais Aplicados em Sensores. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, M. T. M.. II Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC) do IFPB - Campus Itaporanga. 2018. (Outro).

2.
CAVALCANTE, M. T. M.. Comissão de Olimpíadas do IFPB - Campus Itaporanga. 2018. .

3.
CAVALCANTE, M. T. M.. I Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC) do IFPB - Campus Itaporanga. 2017. (Outro).

4.
CAVALCANTE, M. T. M.. I Oficina de Jogos Matemáticos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. 2012. (Outro).

5.
CAVALCANTE, M. T. M.. Feira de Ciências - Oficina Alimentação Equilibrada. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Ministrante do minicurso intitulado: Trabalhando atividades geométricas no Ensino Fundamental com estudantes com deficiência visual no XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, juntamente com André Pereira da Costa e Geraldo H. de Lacerda, realizado na PUC/PR, com carga horária de 04h/a. Ainda, Participou como ministrante, juntamente com Geraldo H. de Lacerda, Jair Dias de Abreu e André Pereira da Costa, do minicurso "Novas Tecnologias na Educação Matemática" no VII Encontro Paraibano de Educação Matemática - carga horária: 04h/a - UFPB, João Pessoa, dividido em dois momentos de 2 hs, nos dias 23 e 24 de novembro de 2012. Também ministrou a oficina Trabalhando Atividades Lúdicas no Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no V Fórum Internacional de Pedagogia na cidade de Vitória da Conquista - BA, com carga horária de 04h/a.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:27:25