Lívia Maria Costa Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1126574918629874
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia(2014), Campus I, Salvador. Bolsista de Iniciação científica primeiramente pelo PICIN (UNEB) e em seguida pela FAPESB, realizando pesquisas acerca da Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Estudos Culturais. Mestra em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (2017), além de ser graduanda em Filosofia também pela Universidade Federal da Bahia. Leciona Língua portuguesa e literaturas, trabalha com edição e revisão de livros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Maria Costa Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, L. M. C.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em LITERATURA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ?Cada homem é uma raça??: Questões raciais e a construção da modernidade moçambicana em narrativas curtas de Mia Couto,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria de Fátima Maia Ribeiro.
Palavras-chave: literaturas africanas; narrativas curtas; África; Mia Couto.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014
Graduação em andamento em Filosofia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2013
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO CONTO DE MIA COUTO.
Orientador: Carla da Penha Bernardo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante/bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Tradição e Inovação na contística de Mia Couto
Descrição: Este trabalho tem o objetivo de refletir a confluência entre tradição e modernidade vinculadas ao debate identitário na literatura moderna moçambicana, a partir da leitura e análise de constos do escritor moçambicano Mia Couto. Analisa-se também o dialogismo entre ficção e História, muito notável no projeto estético de Mia Couto. Examina-se ainda a estratégia ficcional desse autor, que busca adaptar os modelos europeus à tessitura africana para, então, engenhar uma literatura da ?terra? moçambicana, em que as múltiplas vozes, antes marginalizadas, ganham espaço. Nesse sentido, apoiamo-nos nos Estudos Culturais como metodologia. Ressalte-se ainda a relevância de ?contos? tão utilizados pelo escritor, atentando para o fato de que, para alguns críticos, é este o gênero que melhor se adapta à tradição oral africana. Desse modo, conquanto em um texto de curta duração, Mia Couto faz importantes reflexões sobre seu país, pensando aspectos como o local e o regional (demonstrando suas influências provindas da literatura brasileira e da literatura latino-americana de língua espanhola) e a forma de convívio dessas diferenças no moderno Moçambique. Destarte, far-se-á apreciações quanto aos novos rumos que emergem na literatura contemporânea moçambicana a partir das possibilidades simbólicas da linguagem presentes no conto miacoutiano em análise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lívia Maria Costa Sousa - Integrante / Carla da Penha Bernardo - Coordenador.
2010 - 2011
Literatura e engajamento em Moçambique e na Guiné-Bissau: A Poesia de José Craveirinha e de Vasco Cabral
Descrição: O projeto teve por objetivo realizar a leitura comparada de poemas do escritor moçambicano José Craveirinha e do escritor guineense Vasco Cabral, notando o engajamento social e o diálogo entre a poesia dos dois autores que escreveram em um momento crucial para a África ? o da independência. Craveirinha é considerado o grande nome da poesia moçambicana. Tendo escrito mais de dez livros, Xigubo, obra que selecionamos como corpus, data de 1965. Cabral, por seu turno, autor que participou da luta pela independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde, teve seus escritos publicados esparsamente, fato recorrente entre autores africanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literatura.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, L. M. C.2017SOUSA, L. M. C.. O feminismo e o vulto inesquecível de Juana Inés de la Cruz. Revista Presença Espírita, v. 43, p. 43-46, 2017.

2.
SOUSA, L. M. C.2017 SOUSA, L. M. C.. DIÁLOGOS ENTRE O MODERNISMO BRASILEIRO E AS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Transdisciplinar, v. 10, p. 26-31, 2017.

3.
SOUSA, L. M. C.2017SOUSA, L. M. C.. A POTÊNCIA LITERÁRIA E EPISTEMOLÓGICA DO PROVÉRBIO: UM NOVO LOCAL DE ENUNCIAÇÃO. CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 214-234, 2017.

4.
SOUSA, L. M. C.2016 SOUSA, L. M. C.. A REPRESENTAÇÃO PLURIPESSOAL DA CONSCIÊNCIA EM VIRGINIA WOOLF NA OBRA RUMO AO FAROL, SEGUNDO ERICH AUERBACH. Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI, v. 5, p. 3-35-45, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
Santos, Jorge ; SOUSA, L. M. C. . A potência literária e epistemológica do provérbio: um novo local de enunciação. In: Jorge Augusto. (Org.). Contemporaneidades periféricas. 1ed.Salvador: Segundo Selo, 2018, v. , p. 437-448.

2.
SOUSA, L. M. C.. Questões raciais em narrativas curtas de Mia Couto. In: Lívia Maria Costa Sousa; Verônica Cerqueira; Jancleide Goes. (Org.). Encruzamentos literários e culturais. 1ed.Salvador: Segundo Selo, 2017, v. 1, p. 221-252.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUSA, L. M. C.. Afecção. Revista inversos, Feira de San5ana, p. 19 - 19, 11 ago. 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, L. M. C.; BERNARDO, C. P. . Literatura e engajamento em Moçambique e Guiné-Bissau: A poesia de José Craveirinha e de Vasco Cabral.. In: XV Jornada de Iniciação Científica, 2011, Salvador. XV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNEB: Ciência e senso comum: A química dos povos da floresta. Salvador: EDUNEB, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, L. M. C.; BERNARDO, C. P. . Tradição e inovação do conto 'Chuva: a abensonhada' de Mia Couto. In: XVII Jornada de Iniciação Científica da UNEB, 2013, Salvador. Tradição e inovação do conto "Chuva: a abensonhada" de Mia Couto. Salvador: EDUNEB, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
Ribeiro, Maria de Fátima ; SOUSA, L. M. C. . Repensando os estudos africanos na Bahia: avanços e desafios nas pesquisas em curso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUSA, L. M. C.. Tradição e Inovação no conto 'Chuva: a abensonhada' de Mia Couto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUSA, L. M. C.; FERREIRA, A. M. . Vivências e contribuições do estágio na formação docente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOUSA, L. M. C.. Tradição e Inovação no conto de Mia Couto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUSA, L. M. C.. Literatura e engajamento em Moçambique e na Guiné-Bissau: A poesia de José Craveirinha e de Vasco Cabral.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SOUSA, L. M. C.. Literatura e engajamento em Moçambique e na Guiné-Bissau: A poesia de José Craveirinha e de Vasco Cabral.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Minicurso Nô djunta mon: saberes crioulos de Cabo Verde, Guiné-Bissau Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe n. 2017. (Outra).

2.
Congresso UFBA 70 anos. Repensando os estudos africanos na Bahia: avanços e desafios nas pesquisas em curso. 2016. (Congresso).

3.
II Congresso Internacional de Linguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades. 2015. (Congresso).

4.
Curso de matodologia e preparatório para seleção de pós-graduação. 2014. (Oficina).

5.
1º Seminário de Literatura Portuguesa. 2013. (Seminário).

6.
4ª Encontro de Leitura e Literatura da UNEB. 2013. (Encontro).

7.
A literatura e o Natal. 2013. (Seminário).

8.
III Seminário de Estágio de Letras.Vivências e contribuições do estágio na formação docente.. 2013. (Seminário).

9.
II Seminário Diálogos com as Letras da PPGEL. 2013. (Seminário).

10.
Minicurso: A sintaxe em sala de aula. 2013. (Outra).

11.
Minicurso: Discurso e ensino. 2013. (Outra).

12.
O Historiador e o Romance. 2013. (Seminário).

13.
Tecendo as Letras, tecendo TCC's: I seminário de trabalhos monográficos. 2013. (Seminário).

14.
Tecendo as Letras, tecendo TCC's: I seminário de trabalhos monográficos.Tradição e Inovação no conto de Mia Couto. 2013. (Seminário).

15.
VII Semana da África. 2013. (Encontro).

16.
VI Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão - JOInPE.Tradição e Inovação no conto de Mia Couto. 2013. (Outra).

17.
XVII Congresso Baiano dos Estudantes de Letras. Análise argumentativa do artigo de Jean Wyllis quanto a personagem novelística "Fêlix" da Rede Globo. 2013. (Congresso).

18.
XVII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Tradição e inovação do conto "Chuva: a abensonhada" de Mia Couto. 2013. (Outra).

19.
XVII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Tradição e inovação do conto "Chuva: a abensonhada" de Mia Couto. 2013. (Outra).

20.
1ª Conferência da Diáspora de África em Palestina: Diversidade Racial, Gênero, Raça e Equidade". 2012. (Outra).

21.
Encontro Baiano de Estudante de Letras. 2012. (Congresso).

22.
Lei 10.639/2003: Literatura e tecnologia na (re)construção identidade di. 2012. (Oficina).

23.
Linguística Textual: Leitura, texto e intertextualidade. 2012. (Oficina).

24.
Seminário PROCAD / Colóquio Jorge Amado..Seminário do Programa de Cooperação Acadêmica/PROCAD e Colóquio Jorge Amado.. 2012. (Seminário).

25.
V Jornada de incentivo à pesquisa e a extensão. 2012. (Outra).

26.
2º Seminário Brasileiro de Poéticas Orais.Monitor. 2011. (Seminário).

27.
IV Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão - JOINPE..Literatura e engajamento em Moçambique e Guiné Bissau. 2011. (Outra).

28.
IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Letras.. 2011. (Seminário).

29.
Literatura Baiana: Rumos e Perspectivas. 2011. (Seminário).

30.
Mesa-Redonda Abordagens Semânticas: A semântica do Acontecimentnto. 2011. (Outra).

31.
Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. 2011. (Seminário).

32.
XV Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Literatura e engajamento em Moçambique e Guiné Bissau. 2011. (Outra).

33.
II Seminário de Estágio de Letras da UNEB. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, M. F. M. ; SOUSA, L. M. C. . Cine-debate África-Bahia: mostra de filmes de países africanos de língua portuguesa. 2015. (Outro).

2.
TEIXEIRA, Maria Conceição ; SOUSA, L. M. C. . III Seminário de Estágio de Letras. 2013. (Outro).

3.
SANTOS, R. A. C. ; SOUSA, L. M. C. . A Literatura e o Natal. 2013. (Outro).

4.
SANTOS, R. A. C. ; SOUSA, L. M. C. . 1º Seminário de Literatura Portuguesa. 2013. (Outro).

5.
CORDEIRO, V.R. ; SOUSA, L. M. C. . Seminário do Programa de Cooperação Acadêmica/PROCAD e Colóquio Jorge Amado.. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Bolsista do Projeto "História da Literatura e Leitura: representações literárias regionais", do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD/PUCRS/UNEB, realizou estágio na condição de pesquisador de Iniciação Científica em 2012, em Porto Alegre, na Graduação de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (PUC-RS)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:24:14