Maria Lucia Claro Cristovão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8971192360897019
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Possui mestrado (2009) e doutorado (2015) pela Universidade de São Paulo (USP), ambos na área de Letras: Língua e Literatura francesas. Atualmente é docente e pesquisadora na área de Língua e Literatura francesas do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua na área do ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE), com ênfase na formação de professores, na concepção de programas e de material didático na área do FLE. Suas pesquisas estão voltadas para os seguintes temas: Multimodalidade, gêneros multimodais e multiletramentos no ensino-aprendizagem do FLE; Leitura multimodal e leitura de textos literários em FLE; Práticas de ensino-aprendizagem em FLE mediatizadas pelas tecnologias digitais. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa sobre a utilização de uma abordagem multimídia e multimodal no ensino-aprendizagem da leitura de gêneros acadêmicos em Francês língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Lucia Claro Cristovão
Nome em citações bibliográficas
CLARO, Lucia;CLARO CRISTOVAO, Lucia;CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia;CRISTOVAO, M.L.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.
Estrada do Caminho Velho, 333
Jardim Nova Cidade
07252312 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 55764848
URL da Homepage: https://www.unifesp.br/campus/gua/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A imagem nos livros didáticos de Francês Língua Estrangeira: funções, preconizações, possibilidades, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia.
Palavras-chave: Francês língua estrangeira; Livro didático; imagem; Multimodalidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Descrição pictórica : a influência da pintura impressionista na literatura francesa do século XIX,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Cecília Queiroz de Moraes Pinto.
Palavras-chave: Literatura francesa; Impressionismo literário; Pintura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.




Formação Complementar


2017 - 2017
Apprendre et Enseigner avec TV5MONDE - Devenir Formateur Labellisé. (Carga horária: 30h).
Centre International d'Études Pédagogiques - França, CIEP, França.
2017 - 2017
Exploiter les Arts visuels pour la classe de FLE. (Carga horária: 15h).
Centre International d'Études Pédagogiques - França, CIEP, França.
2014 - 2014
L'utilisation des outils nomades tactiles en FLE. (Carga horária: 12h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.
2014 - 2014
Formation de formateurs DELF DALF. (Carga horária: 18h).
Centre international d'études pédagogiques, CIEP, França.
2013 - 2013
Extensão universitária em Metodologia do Francês para Objetivo Universitário. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo - FFLCH, FFLCH - USP, Brasil.
2013 - 2013
Techniques de classe. (Carga horária: 6h).
Federação Brasileira de Professores de francês, FBPF, Brasil.
2012 - 2012
Stage des Coordinateurs Pédagogiques des AF Brésil. (Carga horária: 24h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2012 - 2012
I Encontro Centro de Línguas FFLCH -USP. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo - FFLCH, FFLCH - USP, Brasil.
2012 - 2012
IV Encontro de Pesquisas em francês. (Carga horária: 9h).
Universidade de São Paulo - FFLCH, FFLCH - USP, Brasil.
2011 - 2011
Francês instrumental. (Carga horária: 7h).
Universidade de São Paulo - FFLCH, FFLCH - USP, Brasil.
2011 - 2011
Habilitation tutorat en ligne DELF DALF. (Carga horária: 24h).
Centre National d'Éducation à Distance, CNED, França.
2011 - 2011
Formation pédagogique pour le Tableau Numérique. (Carga horária: 18h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Stage en Didactique du Français langue étrangère. (Carga horária: 120h).
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
2010 - 2010
Formation de formateurs DELF DALF. (Carga horária: 24h).
Centre International d'études pédagogiques, CIEP, França.
2010 - 2010
Stage des Coordinateurs Pédagogiques des Alliances. (Carga horária: 24h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Convevoir des sujets d'évaluation. (Carga horária: 12h).
Aliança Francesa de São Paulo, AFSP, Brasil.
2010 - 2010
Les TICES : pratiques, enjeux et perspectives. (Carga horária: 12h).
Consulat Général de France - SP, CGF - SP, Brasil.
2010 - 2010
Habilitation correcteurs examinateurs DALF C1 C2. (Carga horária: 12h).
Aliança Francesa de São Paulo, AFSP, Brasil.
2009 - 2009
Multimédia et Enseignement. (Carga horária: 18h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2009 - 2009
Stage des Coordinateurs Pédagogiques des Alliances. (Carga horária: 18h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2008 - 2008
L'interaction en salle de classe. (Carga horária: 27h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.
2008 - 2008
Approche interculturelle de la lecture en FLE. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2004 - 2004
Cours de Didactique du FLE. (Carga horária: 80h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.
1992 - 1992
Cours de l'Université de Nancy - 3e degré. (Carga horária: 200h).
Université de Nancy II - Alliance Française, UN, Brasil.
1991 - 1991
Cours de l'Université de Nancy - 2e degré. (Carga horária: 200h).
Université de Nancy II - Alliance Française, UN, Brasil.
1987 - 1987
Cours de l'université de Nancy - 1er degré. (Carga horária: 200h).
Université de Nancy II - Alliance Française, UN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Francês para Leitura de Textos Acadêmicos
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro suplente da área de Língua e Literatura francesa no Conselho do Departamento de Letras.
11/2017 - 11/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura: leitura, mediação e interdisciplinaridade
04/2017 - 07/2017
Extensão universitária , Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Produção oral em francês.

Aliança Francesa de São Paulo, AFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Adjunta à Direção de Ensino, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções: Elaboração de novos cursos e de programas de ensino ; Criação e atualização de material pedagógico; Coordenação das atividades realizadas pelos professores e da utilização do material pedagógico ; Formação contínua de professores ; Formação de estagiários e de futuros professores ; Coordenação da concepção de material pedagógico: elaboração de atividades pedagógicas e de sequências didáticas ; Desenvolvimento e coordenação de projetos pedagógicos.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções : Elaboração de novos cursos e programas de ensino ; Criação e atualização de material pedagógico ; Coordenação das atividades realizadas pelos professores e da utilização do material pedagógico ; Concepção de material pedagógico : elaboração de atividades pedagógicas, sequências didáticas ; Concepção de material pedagógico para o TBI (Quadro Branco Interativo) ; Treinamento pedagógico dos professores para a utilização do TBI (Quadro Branco Interativo).

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções : Formação de professores e tutores Formação de estágiários e futuros professores Concepção de material pedagógico : elaboração de atividades pedagógicas e de sequências didáticas Concepção de material pedagógico para o TBI (Quadro Branco Interativo) Treinamento pedagógico dos professores para a utilização do TBI (Quadro Branco Interativo).

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Francês Língua Estrangeira, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Francês língua estrangeira (FLE) e de Francês sobre Objetivos Específicos (FOS) - Cursos administrados - nível A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) : Curso Básico 1 Curso Básico 2 Curso Básico 3 Curso FOS na Larousse do Brasil - Cursos administrados - nível A2 e B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) : Curso Intermediário 1 Curso Intermediário 2 Curso Intermédiário 3 - Cursos administrados - nível B2 do do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) : Curso Avançado 1 Curso Avançado 2 Curso Avançado 3 - Cursos administrados - nível C1 do do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) : Curso Superior 1 Curso Superior 2 Curso Nancy I - Língua e Literatura - Cursos administrados - nível C2 do do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) : Curso Superior 3 - Langue et Débats Contemporains



Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Synergies Brésil


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Elaboração de Material Didático..
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Bolsa de Estudos - Stage BELC Université de Nantes, França, Embaixada da França.
2010
Bolsa de estudos - Stage en didactique du FLE, société et culture québécoises, Université de Montréal - Canada.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CLARO, Lucia2016 CLARO, Lucia. Les langues parlent d'une même voix : l'apport du CECR. Le Français dans le Monde, v. 404, p. 40-41, 2016.

2.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia2011 CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Description picturale : vers une convergence entre littérature et peinture. SYNERGIES BRÉSIL, v. 8, p. 91-101, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RICORDEAU DE BARROS, Sophie ; CLARO CRISTOVAO, Lucia . Alter Ego+1 Pass France Brésil. 1. ed. Paris, França: Hachette FLE, 2015. v. 1. 7p .

2.
RICORDEAU DE BARROS, Sophie ; CLARO CRISTOVAO, Lucia . Alter Ego+2 Pass France Brésil. 1. ed. Paris, França: Hachette FLE, 2015. v. 2. 7p .

Capítulos de livros publicados
1.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. A leitura em francês língua estrangeira e o resumo: construção e reconstrução do sentido. In: PIETRARÓIA, C. ; ALBUQUERQUE-COSTA, H.. (Org.). Leitura(s) em francês língua estrangeira - Série Enjeux. 1ed.São Paulo: Editora Paulistana, 2014, v. 2, p. 53-70.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CLARO, Lucia. Le Point sur la langue | Le Petit journal - Se mettre sur son 31. Le Petit journal, http://www.lepetitjournal.com/, 14 fev. 2013.

2.
CLARO, Lucia. Le Point sur la langue | Le Petit journal - Faire le buzz. Le Petit Journal São Paulo, www.lepetitjournal.com, 08 nov. 2012.

3.
CLARO, Lucia. Le Point sur la langue | Le Petit Journal - Silhouette et Béchamel. Le Petit Journal - São Paulo, www.lepetitjournal.com, 22 mar. 2012.

4.
CLARO, Lucia. Le point sur la langue | Le Petit journal - Il n'y a pas photo. Le Petit journal.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CLARO, Lucia. Perspective actionnelle et échelle de niveaux : deux apports essentiels du CECR. In: XIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo, 2011, São Paulo. Actes du XIIe Colloque pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. São Paulo, 2011.

2.
CLARO, Lucia. Documents authentiques issus d'Internet : quand ? comment ? pour quoi faire ?. In: XIe Colloque annuel de l?Alliance Française de São Paulo, 2010, São Paulo. Actes du XIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. São Paulo, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Lectures multimodales pour l?image en classe de FLE. In: XVII Congreso Latinoamericano de Profesores de Francês (SEDIFRALE 2018), 2018, Bogota. Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau, 2018.

2.
CLARO, Lucia. Linguagem visual : formação do professor à utilização da imagem no ensino de línguas estrangeiras. In: CIFLE - Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras, 2012, Rio de Janeiro. CIFLE - Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras, 2012.

3.
CLARO, Lucia. Leitura de imagens: formação do professor de língua estrangeira a uma gramática visual. In: I Encontro sobre Ensino-aprendizagem do Centro de línguas USP - FFLCH, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012. v. 1.

4.
CLARO, Lucia. Le rôle de l'image dans les manuels de Français langue étrangère. In: 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011, Curitiba. 18º Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2011.

5.
GHIRARDI, A. L. R. ; CERIBELLI ROY, K. ; OZON, C. ; CLARO, Lucia . Éveiller le goût du texte littéraire. In: XVIIe Congrès Brésilien de professeurs de français, 2009, Brasília. 17° Congresso Brasileiro de Professores de Francês, 2009. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Lectures multimodales pour l?image en classe de FLE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CLARO CRISTOVAO, Lucia. Construire un cours avec un document audiovisuel atuthentique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CLARO CRISTOVAO, Lucia. Apprendre le français avec un dispositif numérique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CLARO CRISTOVAO, Lucia. Le dispositif numérique TV5MONDE : (re)découverte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TOCAIA, L. M. ; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia . Aspectos culturais da França: cores, imagens, sabores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. A francofonia além da França. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, Haydée ; LACELLE, Nathalie ; BOISSON, Marc ; CLARO CRISTOVAO, Lucia . Literacidad mediática multimodal: retos y prácticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CLARO, Lucia. Les dits et les non-dits de l'image dans les manuels de Français Langue Étrangère (FLE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CLARO, Lucia. Une approche multimodale pour faire découvrir un texte littéraire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CLARO, Lucia. L'hétérogénéité linguistique : un atout en classe de FLE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CLARO, Lucia. L'image : un outil précieux pour créer et pour communiquer en classe de FLE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Les dits et les non dits de l?image dans les manuels de Français Langue Étrangère. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CLARO, Lucia. Utilizações previstas para a imagem em livros didáticos, utilizações possíveis em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CLARO, Lucia. Métier : Professeur de français. S'informer et se former en continu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CLARO, Lucia. Web 2.0 et FLE : l'interaction est aussi à la portée des apprenants et usagers débutants. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CLARO, Lucia. L'image en FLE : fonctions théoriques et usages pratiques. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CLARO, Lucia. Cinq étapes pour préparer des élèves brésiliens à une argumentation à la française. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CLARO, Lucia. Travailler l?argumentation à la française avec des élèves brésiliens : défis, enjeux, possibilités. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
CLARO, Lucia. Leitura de imagens: formação do professor de língua estrangeira a uma gramática visual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
CLARO, Lucia. Leitura de imagens: formação do professor de língua estrangeira a uma gramática visual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
CLARO, Lucia. Cinq étapes pour préparer des élèves brésiliens à une argumentation à la française. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
CLARO, Lucia. Travailler l'argumentation à la française dans un contexte brésilien : défis, enjeux, possibilités.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CLARO, Lucia. Perspective actionnelle et échelle de niveaux : deux apports essentiels du CECR (Atelier). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
CLARO, Lucia. La compétence communicative : le traitement des actes de parole. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
SOARES, Tania ; CLARO, Lucia ; TEIXEIRA, Vanilda . Le TBI : apports et usages dans l?apprentissage des langues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
CLARO, Lucia; BALLY, M. . Conception de cours supérieurs / niveaux C1-C2. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
CLARO, Lucia. Documents authentiques issus d?Internet : quand ? comment ? pour quoi faire ?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
CLARO, Lucia. La place des documents authentiques en cours de FLE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
DUBOIS, A.L. ; FIUZA, M. ; CLARO, Lucia ; HANSSLER, L. . Entraînement à l?analyse et à la conception de sujets d?évaluation. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
CLARO, Lucia. Le traitement de la langue : du sens vers la forme. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
GHIRARDI, A. L. R. ; CERIBELLI ROY, K. ; OZON, C. ; CLARO, Lucia . Éveiller le goût du texte littéraire - Littérature et Peinture. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
ARANHA CAMPOS, M. T. ; CLARO, Lucia . L?image au service de l?interaction. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
ARANHA CAMPOS, M. T. ; CLARO, Lucia . Comment travailler autrement les thèmes du Cours avancé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. A imagem em aula de língua estrangeira: funções possíveis para leituras multimodais. São Paulo: Editora Paulistana, 2018 (Capítulo de Livro (no prelo)).

2.
CLARO, Lucia. La presse française dans tous les sens. Paris: Le Français dans le Monde, 2013 (Publicação de sequência didática).

3.
CLARO, Lucia. Un monument, trois genres textuels. Paris: Le Français dans le Monde, 2010 (Publicação de sequência didática).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. XIVe Journée de Formation FFLCH - USP. 2017.

2.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Rencontres en français - APFESP. 2017.

3.
CLARO, Lucia. XVIIe Colloque pédagogique de l'Alliance française de SP. 2016.

4.
CLARO, Lucia. Membro do juri dos exames DELF e DALF de São Paulo. 2015.

5.
CLARO, Lucia. XVIe Colloque pédagogique de l'Alliance française de SP. 2015.

6.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Colloque Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine: politiques linguistiques, représentations et pratiques à l´université. 2015.

7.
CLARO, Lucia. XVe Colloque pédagogique de l'Alliance française de SP. 2014.

8.
CLARO, Lucia. Membro do juri dos exames DELF e DALF de São Paulo. 2014.

9.
CLARO, Lucia. Membro do juri dos exames DELF e DALF de São Paulo. 2013.

10.
CLARO, Lucia. XIVe Colloque pédagogique de l'Alliance française de SP. 2013.

11.
CLARO, Lucia. Membro do juri dos exames DELF e DALF de São Paulo. 2012.

12.
CLARO, Lucia. XIIIe Colloque pédagogique de l'Alliance française de SP. 2012.

13.
CLARO, Lucia. Membro do juri dos exames DELF e DALF de São Paulo. 2011.

14.
CLARO, Lucia. Membro do juri dos exames DELF de São Paulo. 2010.

15.
CLARO, Lucia. Membro do juri dos exames DELF de São Paulo. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Parecer de Artigo Científico 'Revista Non Plus' - FFLCH USP. 2018.

2.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Parecer para seleção de Bolsa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (FFLCH-USP). 2018.

3.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Parecer de Artigo Científico 'Revista Non Plus' - FFLCH USP. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CLARO, Lucia. Especial Idiomas - Folha de São Paulo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CLARO, Lucia. Sitothèque de l'apprenant. 2010; Tema: Sitoteca do aluno para o aprendizado do FLE. (Site).

2.
CLARO, Lucia. Blog da Francofonia da Aliança Francesa. 2010; Tema: Blog da Francofonia da Aliança Francesa. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Gérer l'hétérogénéité en classe de FLE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Apprendre et Enseiner le FLE avec TV5MONDE : découverte. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CLARO CRISTOVAO, Lucia. Le plateforme numérique TV5MONDE.EDU. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CLARO CRISTOVAO, Lucia. Voyage autour du monde avec la langue française : images expressives et expressions imagées. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Sketches vidéo & jeux de mots : apprendre et s?amuser. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia; REALI, M. ; MOREIRA, Heloisa . La langue française et le monde francophone. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOREIRA, Heloisa ; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia . Interculturalidade e francofonia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia; CLÉMENS, P. . Vidéo, action & interactions ! Créer des séquences pédagogiques du A2 au C1. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. L'image en cours de FLE : donner la parole à l'élève grâce au support visuel. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Des mots, des images et des sons... Une approche pluri-sensorielle en cours de FLE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CLARO, Lucia. Stage d'habilitation de correcteurs-examinateurs DELF DALF. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Cours de Didactique du FLE - Module 1. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Les courts-métrages en cours : image, son, action !. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CLARO, Lucia. Pratiques d'évaluation. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
CLARO, Lucia. Le manuel numérique 'Saison'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Cours de Didactique du FLE - Module 2. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Cours de Didactique du FLE - Module 1. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
CLARO, Lucia. Le langage SMS et la langue française : koid 9 ?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
CLARO, Lucia. Créer des séquences actionnelles avec la méthode ÉCHO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
CLARO, Lucia. Stage d'habilitation de correcteurs-examinateurs DELF DALF. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
CLARO, Lucia. Stage d'habilitation de correcteurs-examinateurs DELF DALF. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
CLARO, Lucia. Formation continue en didactique. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
CLARO, Lucia. L´argumentation - Cours de Didactique de l'APFESP. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
CLARO, Lucia. Français instrumental : Définitions et Méthodologie. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
CLARO, Lucia. Stage d´habilitation de correcteurs-examinateurs DELF DALF. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

26.
CLARO, Lucia. Formation de nouveaux professeurs Alliance Française de São Paulo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
CLARO, Lucia; TEIXEIRA, Vanilda . Formation de nouveaux professeurs - Alliance Française SP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALBUQUERQUE-COSTA, H. B.; PIETRARÓIA, C. C. M.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia; O'KUINGHTTONS, M. F. M.. Participação em banca de Gisele Pretti Gerevini da Costa. Entre a sala de aula de um Centro de Estudo de Línguas do Estado de São Paulo e o ambiente virtual no Evernote: potencializando a aprendizagem do francês na era digital. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

2.
ALBUQUERQUE-COSTA, H. B.; PIETRARÓIA, C. C. M.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia; SANTOS, S. N. G.. Participação em banca de Marina Isadora da Silva Corrêa. Agir para comunicar e aprender: ressignificando a expressão oral em um curso de conversação em língua francesa para aprendizes iniciantes. 2018. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

3.
PIETRAROIA, C. M. C.; ALBUQUERQUE-COSTA, H.; ORTALE, F. L.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Participação em banca de Liz Helena Gouveia Afonso. História e cultura no ensino-aprendizagem do Francês língua estrangeira em contexto universitário: contribuições para o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
BRAUN-DAHLET, V.; LOUSADA, E. G.; ROCHEBOIS, C.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Participação em banca de Amarílis Aurora Aparecida Valentim. A Relação Sujeito-Língua (Portuguesa)-Identidade Em Contexto de Intercâmbio Universitário: Autobiografias Linguageiras. 2018. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

2.
PIETRARÓIA, C. C. M.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia; ORTALE, F. L.; RODRIGUES, L. A. D.. Participação em banca de Sahsha Kiyoko Watanabe Dellatorre Nishimura. Inventaire futile. Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira na escola. 2018. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
PIETRAROIA, C. M. C.; RODRIGUES, L. A. D.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Participação em banca de Sahsha Kiyoko Watanabe Dellatorre Nishimura. Inventário fútil: Aula de língua estrangeira na escola. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
ALBUQUERQUE-COSTA, H.; PIETRAROIA, C. M. C.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Participação em banca de Adalton Nogueira Orefice Junior. Ensino do Francês para Relações Internacionais: desenvolvendo competências orais em contextos profissionais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo - FFLCH.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIETRAROIA, C. M. C.; ALBUQUERQUE-COSTA, H.; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia. Participação em banca de Camila Sampaio Torres.Un carnet de bord : caderneta ilustrada para compartilhar um percurso de aprendizagem do francês. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15e Rencontre nationale de Professeurs de français. Construire un cours avec un document audiovisuel atuthentique. 2018. (Congresso).

2.
36º Bain linguistique de l'APFESP.Voyage autour du monde avec la langue française : images expressives et expressions imagées. 2018. (Encontro).

3.
X Encontro de Pesquisas do Francês - FFLCH USP.Materiais didáticos e estratégias na produção escrita e oral em FLE e em FOS. 2018. (Encontro).

4.
XVII Congreso Latinoamericano de Profesores de Francês (SEDIFRALE 2018). Lectures multimodales pour l?image en classe de FLE. 2018. (Congresso).

5.
35e Bain Linguistique de l'APFESP.Sketches vidéo & jeux de mots : apprendre et s'amuser. 2017. (Encontro).

6.
IX Encontro de Pesquisas do Francês - FFLCH USP.Instrumentos, formação e trabalho do professor. 2017. (Encontro).

7.
Literacidad mediática multimodal: retos y prácticas.Découverte pluri sensorielle d?un texte littéraire en cours de FLE. 2017. (Simpósio).

8.
Semana da Francofonia UFMG.A francofonia além da França. 2017. (Seminário).

9.
XIVe Journée de Formation FFLCH - USP.Favoriser la production orale en cours de FLE: Aspects affectifs, cognitifs et pratiques. 2017. (Outra).

10.
XVe Journée de Formation FFLCH - USP.La prise de parole en cours de FLE. 2017. (Encontro).

11.
3ª Semana de Estudos franceses UNIFESP.Une approche multimodale pour faire découvrir un texte littéraire. 2016. (Encontro).

12.
XVIIe Colloque pédagogique de l'Alliance française de São Paulo.L'image en cours de FLE : donner la parole à l'élève grâce au support visuel. 2016. (Simpósio).

13.
33e Bain Linguistique de l'APFESP.Des mots, des images et des sons... Une approche pluri-sensorielle en cours de FLE. 2015. (Encontro).

14.
5th International Conference on Second Language Pedagogies. Les dits et les non-dits de l'image dans les manuels de Français Langue Étrangère (FLE). 2015. (Congresso).

15.
XI Journée de Formation Cursos Extracurriculares FFLCH-USP.L'image : un outil précieux pour créer et pour communiquer en classe de FLE. 2015. (Seminário).

16.
32e Bain Linguistique de l?APFESP.Les courts-métrages en cours : image, son, action !. 2014. (Encontro).

17.
IX Journée de Formation Cursos Extracurriculares FFLCH-USP.Web 2.0 et FLE : l'interaction est aussi à la portée des apprenants et usagers débutants. 2014. (Seminário).

18.
Semana de Estudos franceses UNIFESP.Métier : Professeur de français. S'informer et se former en continu. 2014. (Seminário).

19.
VI Encontro de pesquisas em francês FFLCH-USP.Utilizações previstas para a imagem em livros didáticos, utilizações possíveis em sala de aula. 2014. (Encontro).

20.
31e Bain Linguistique de l?APFESP.Le langage SMS et la langue française : koid 9 ?. 2013. (Encontro).

21.
Séminaire de Recherche en Didactique de Langues et Cultures AUF. 2013. (Seminário).

22.
XIX Congrès brésilien de professeurs de français. L'image en FLE : fonctions théoriques et usages pratiques. 2013. (Congresso).

23.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas USP.Leitura de imagens: formação do professor de língua estrangeira à uma gramática visual. 2012. (Seminário).

24.
Ve Journée de Formation - Curso Extracurricular FFLCH-USP.Cinq étapes pour préparer des élèves brésiliens à une argumentation à la française. 2012. (Seminário).

25.
XIII Colloque pédagogique Alliance Française.Travailler l'argumentation à la française dans un contexte brésilien : défis, enjeux, possibilités.. 2012. (Seminário).

26.
XIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo.Perspective actionnelle et échelle de niveaux : deux apports essentiels du CECR. 2011. (Simpósio).

27.
1ère Journée de Formation des professeurs des Cours Extra-curriculares - USP.La place des documents authentiques en cours de FLE. 2010. (Oficina).

28.
Conception de cours supérieurs / niveaux C1-C2.Orientations pédagogiques pour la conception des cours de niveau C2. 2010. (Seminário).

29.
Journées de formation des professeurs de français de l'État de São Paulo.Traitement de la Grammaire : du sens vers la forme. 2010. (Seminário).

30.
Stage des Coordinateurs Pédagogiques des Alliances Françaises.Entraînement à l?analyse et à la conception de sujets d?évaluation. 2010. (Encontro).

31.
XIe Colloque annuel de l?Alliance Française de São Paulo.Documents authentiques issus d?Internet : quand ? comment ? pour quoi faire ?. 2010. (Simpósio).

32.
XVIIe Congrès Brésilien de professeurs de français. Éveiller le goût du texte littéraire. 2009. (Congresso).

33.
Xe Colloque annuel de l?Alliance Française de São Paulo - « Merci professeurs ! ». 2008. (Simpósio).

34.
IXe Colloque pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo.L'image au service de l'interaction. 2007. (Simpósio).

35.
VIIIe Colloque annuel de l?Alliance Française de São Paulo - « Enseignement du FLE et TICE : de l?utopie à l?utilisation raisonnée ».Comment travailler autrement les thèmes du Cours avancé. 2006. (Simpósio).

36.
VIIe Colloque annuel de l?Alliance Française de São Paulo. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, Heloisa ; REALI, M. ; HOCHGREB, N. ; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia ; GHIRARDI, A. L. R. ; AKIE, D. . Formação para docentes de francês na rede municipal de educação - Módulo 2. 2017. (Outro).

2.
CLARO, Lucia; MINÉ, A.L. . Concours 10 mots de la Francophonie 2016. 2016. (Concurso).

3.
MINÉ, A.L. ; CLARO, Lucia . XVIIe Colloque pédagogique de l'Alliance française. 2016. (Congresso).

4.
MOREIRA, Heloisa ; REALI, M. ; HOCHGREB, N. ; AKIE, D. ; CLARO CRISTOVAO, Maria Lucia . Formação para docentes de francês na rede municipal de educação - Módulo 1. 2016. (Outro).

5.
BOISSON, Marc ; CLARO, Lucia . XVIe Colloque pédagogique de l'Alliance française. 2015. (Congresso).

6.
CLARO, Lucia; BOISSON, Marc ; PUYAU, J.L ; MASCLE, Gilles . Concours 10 mots de la Francophonie 2015. 2015. (Concurso).

7.
BOISSON, Marc ; CLARO, Lucia . XVe Colloque pédagogique de l'Alliance française. 2014. (Congresso).

8.
CLARO, Lucia; BOISSON, Marc ; PUYAU, J.L ; MASCLE, Gilles . Concours 10 mots de la Francophonie 2014. 2014. (Concurso).

9.
NAHORY, Maurice ; BOISSON, Marc ; CLARO, Lucia . XIVe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. 2013. (Congresso).

10.
CLARO, Lucia; BOISSON, Marc ; PUYAU, J.L ; MASCLE, Gilles . Concours 10 mots de la Francophonie 2013. 2013. (Concurso).

11.
NAHORY, Maurice ; BOISSON, Marc ; CLARO, Lucia . XIIIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo. 2012. (Congresso).

12.
CLARO, Lucia; BOISSON, Marc ; DE OLIVEIRA, Anouchka ; MASCLE, Gilles . Concours 10 mots de la Francophonie 2012 - 10 mots 3 concours. 2012. (Concurso).

13.
CLARO, Lucia. Concours 10 mots de la Francophonie 2011. 2011. (Concurso).

14.
CLARO, Lucia. Concours 10 mots de la Francophonie 2010. 2010. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Bruna Andres Brum. Os clipes musicais como auxiliares no ensino-aprendizagem do Francês língua estrangeira. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Raimundo Francisco Silva Junior. Letramento digital no ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

3.
Samara Figueiredo de Alcântara Morais. Gêneros multimodais no ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:36:00