Luciana Mello Di Benedetto

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  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013), especialização em Neuropsicologia pelo Centro Diagnóstico Neuropsicológico (CDN-UNIFESP) e mestrado em Ciências pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Atualmente é neuropsicóloga da Clínica Ciranda, da APAE-SP, neuropsicóloga e membro do conselho científico da Instituição Casa Hunter e pesquisadora ambulatório de Genética do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar do Centro Paulista de Neuropsicologia (NANI-CPN). Sua área de atuação está voltada para a avaliação neuropsicológica, deficiência intelectual, síndrome genética (fenótipo neuropsicológico e comportamental em síndromes malformativas), neuropsicologia e endocrinologia (influência das alterações hormonais sobre o desenvolvimento cognitivo) e distúrbios do neurodesenvolvimento (Transtorno do Déficit de Atenção, Dificuldades de Aprendizado, Transtorno do Espectro do Autismo). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Mello Di Benedetto
Nome em citações bibliográficas
BENEDETTO, L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Nucleo de Atendimento Neuropsicologico Infantil Interdisciplinar.
Rua Embaú 54
Vila Clementino
04039060 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 55496899
URL da Homepage: http://www.cpnsp.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Psicobiologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: COGNIÇÃO SOCIAL E FUNCIONAMENTO EXECUTIVO EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE TURNER,,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Orlando Francisco Amodeo Bueno.
Coorientador: Profª. Drª. Cláudia Berlim de Mello.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2014 - 2016
Especialização em Neuropsicologia. (Carga Horária: 540h).
Centro de Diagnóstico Neuropsicologico Ltda ME, CDN, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS DA COGNIÇÃO SOCIAL EM PACIENTES COM SÍNDROME DE TURNER: UMA REVISÃO DA LITERATURA.
Orientador: Prof. Dra. Rafaela Ribeiro.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2004 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, CONSA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2016
Extensão universitária em Aprimoramento profissional. (Carga horária: 500h).
Centro Paulista de Neuropsicologia, CPN, Brasil.
2013 - 2013
Transtornos Neuropsiquiátricos na infância e Adole. (Carga horária: 12h).
Centro Paulista de Neuropsicologia, CPN, Brasil.
2012 - 2012
Curso de capacitação básica em tabagismo. (Carga horária: 4h).
Secretaria do Estado de Saúde, SES, Brasil.
2011 - 2011
Perversão e Psicoses na obra de Freud. (Carga horária: 5h).
Consultório Paulista, CP, Brasil.


Atuação Profissional



Nucleo de Atendimento Neuropsicologico Infantil Interdisciplinar, NANI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliação Psicológica, Carga horária: 8


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 40


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


APAE de São Paulo, APAE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Neuropsicóloga, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
COGNIÇÃO SOCIAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE TURNER
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Mello Di Benedetto - Integrante / Orlando Bueno - Coordenador.
2013 - 2015
Estudo do Fenótipo Neurocognitivo e Comportamental da Síndrome de Deleção 22q11.2
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Mello Di Benedetto - Coordenador / Claudia Berlim de Mello - Integrante / Orlando Bueno - Integrante / Larissa Salustiano - Integrante / Chong Kim - Integrante / Maria Isabel Melaragno - Integrante.
2012 - 2013
VALIDAÇÃO DE UMA MEDIDA DE CONHECIMENTO EMOCIONAL PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS: EMOTION MATCHING TASK (EMT)
Descrição: o presente projeto tem por objetivo: traduzir, adaptar culturalmente e validar um testes de conhecimento emocional para crianças de três a seis anos de idade, Emotion Matching Task (EMT). Metodologia: O estudo consistirá da aplicação de uma versão em português brasileiro do EMT em 420 crianças entre três a seis anos de idade de creches e escolas ? públicas e privadas ? dos municípios de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Com a finalidade de avaliar a validade de critério, serão aplicados concomitantemente uma escala de regulação emocional, Emotion Regulation Checklist (ERC); um teste de habilidade verbal ? Teste da Vocabulário Auditivo USP ; e o Child behavior checklist (CBCL) para avaliar problemas de comportamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Mello Di Benedetto - Coordenador / Jose Neander Silva Abreu - Integrante / Nara Cortes de Andrade - Integrante / Claudia Berlim de Mello - Integrante.
2011 - 2012
Aspectos cognitios e emocionais: um olhar para as crianças acometidas por retinoblastoma
Descrição: Esse estudo teve por finalidade conhecer os aspectos cognitivos e emocionais de crianças acometidas por retinoblastoma nas idades de 6 a 12 anos. Para isso, foram realizados encontros com as crianças e os responsáveis para coleta de dados por meio de entrevista com responsáveis e aplicação de testes (WISC e DFH). Os resultados mostraram que os aspectos cognitivos das crianças avaliadas encontram-se dentro do esperado para sua idade quando comparados com a amostra brasileira. E importante salientar que os aspectos emocionais analisados no desenho e estórias evidenciaram certa ansiedade e dificuldades nas relações sociais e interpessoais. Assim este estudo mostrou que as maiores dificuldades foram evidenciadas nos aspectos emocionais e são individuais. Cada criança lida de forma singular com a situação em suas relações. Estudos futuros com numero maior de crianças poderão traze mais informações sobre o assunto a ajudar profissionais de saúde no trato adequado com essas crianças e suas famílias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciana Mello Di Benedetto - Coordenador / Terezinha C. Amaro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Fenótipo neurocognitivo e comportamental em síndromes genéticas.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Influência de alterações hormonais sobre o desenvolvimento cognitivo.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Psicologia Cognitiva.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Processos Cognitivos e Atencionais.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Genética Humana e Médica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BENEDETTO, L. M.; SALUSTIANO, L. ; PADILHA, F. N. ; JULIAO, B. O. ; SOUSA, A. L. ; SANTOS, A. C. ; FREITAS, T. G. ; FREITAS, L. L. ; MARTINEZ, M. L. O. ; BUENO, O. ; ZACHI, E. ; MELLO, C. B. . Associações entre os domínios das habilidades adaptativas em crianças e adolescentes com deficiencia intelectual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SALUSTIANO, L. ; BENEDETTO, L. M. ; TREFIGLIO, R. ; KIM, C. . CARACTERIZAÇÃO DE UM MODELO DE ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR EM DOENÇAS RARAS: O PROJETO HUNTER DAY. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BENEDETTO, L. M.; MELLO, C. B. ; SOUSA, A. L. ; FREITAS, L. L. ; PADILHA, F. N. ; BUENO, O. ; JULIAO, B. O. ; ARAUJO, S. C. C. S. . Aspectos neuropsicológicos de uma criança com polissomia do cromossomo X. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BENEDETTO, L. M.; SALUSTIANO, L. ; MELLO, C. B. ; BUENO, O. ; KIM, C. ; MELARAGNO, M. I. . Perfil Comportamental na Síndrome de Deleção do Cromossomo 22q11.2: Dados Preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BENEDETTO, L. M.; SALUSTIANO, L. ; JULIAO, B. O. ; MELLO, C. B. . Avaliação Interdisciplinar em Deficiência intelectual - ambulatório de Genética do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2 Simpósio de Doenças Raras Santa Marcelina.Psicologia e Doenças Raras. 2018. (Simpósio).

2.
Cenário das Doenças Raras no Brasil. 2018. (Seminário).

3.
Seminário NEXO IC sobre Autismo. 2018. (Seminário).

4.
SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP.mini curso - Avaliação Funcional Interdisciplinar. 2017. (Simpósio).

5.
iI Ibnequinho - II Encontro em Desenvolvimento Infantil: cuidando da primeira infância. CARACTERIZAÇÃO DE UM MODELO DE ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR EM DOENÇAS RARAS: O PROJETO HUNTER DAY. 2015. (Congresso).

6.
II Ibnequinho - II Encontro em Desenvolvimento Infantil: cuidando da primeira infância. ASSOCIAÇÕES ENTRE OS DOMINIOS DAS HABILIDADES ADAPTATIVAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2015. (Congresso).

7.
II Ibnequinho - II Encontro em Desenvolvimento Infantil: cuidando da primeira infância. DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO E COMPORTAMENTAL DE UMA CRIANÇA COM LESÃO ENCEFÁLICA ADQUIRIDA NA FASE PÓS AGUDA. 2015. (Congresso).

8.
I Simpósio sobre avaliação e Reabilitação Neuropsicológica em traumatismo craniencefálico. 2014. (Simpósio).

9.
IV Congresso Brasileiro Psicologia:Ciência e Profissão. Apresentação do Instrumento de avaliação de memória para crianças e adolescentes: Children´s Memory Scale. 2014. (Congresso).

10.
Seminário de Neuromodulação na Infância e Adolescência. 2014. (Seminário).

11.
V Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento e I Congresso Norte-Nordeste de Neurociências e Comportamento. Perfil Comportamental na Síndrome de Deleção do Cromossomo 22q11.2: Dados Preliminares. 2014. (Congresso).

12.
V Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento e I Congresso Norte-Nordeste de Neurociências e Comportamento. Aspectos neuropsicológicos de uma criança com polissomia do cromossomo X. 2014. (Congresso).

13.
XII Congresso Brasileiro de neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNEC. 2013. (Congresso).

14.
Semana de Eventos em Psicologia ? Qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. 2012. (Outra).

15.
V semana de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2012. (Outra).

16.
XIII Simpósio de Psicologia e Análise Institucional na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2012. (Simpósio).

17.
X Jornada de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Aspectos cognitivos e emocionais: um olhar para as crianças acometidas por Retinoblastoma. 2012. (Outra).

18.
XV Mostra de Psicologia do Cotidiano da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2012. (Outra).

19.
III Semana de Psicologia Mackenzista. 2011. (Outra).

20.
XIII Mostra de Psicologia do Cotidiano da Universidade Presbiteriana Mackenzie.O consumo no Ensino Infantil. 2011. (Outra).

21.
IV Encontro de Analise Aplicação do Comportamento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2010. (Encontro).

22.
XI Mostra de Psicologia do Cotidiano da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDEZ, J. L. ; MELLO, C. B. ; BENEDETTO, L. M. . II Ibnequinho - II Encontro em Desenvolvimento Infantil: cuidando da primeira infância. 2015. (Congresso).




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