Carlos Eduardo de Almeida Barata

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6176424850524273
  • Última atualização do currículo em 13/08/2016


Cursou engenharia (UGF - não concluído) e arquitetura (FAU-UFRJ - não concluída), Bacharel em Museologia (2014) e dedica-se à pesquisa histórica e genealógica, com incursões no campo da história da arquitetura, museologia e heráldica. Fez parte do Projeto do "Corredor Cultural" da Rua da Carioca, montado pelo SPHAN e, em 1988, foi um dos articuladores da reinstalação do Colégio Brasileiro de Genealogia. Em outubro de 1990 realizou na Faculdade Estácio de Sá sua primeira exposição de História, Genealogia e Heráldica, depois transferida para a Casa de Cultura de Laranjeiras, e que finalmente percorreu alguns municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro. De 1989 a 2016 tem realizado diversas palestras e exposições que versam sobre História, Arquitetura e Genealogia, em diversas instituições no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Foi Professor do Curso de Formação de Guias Turísticos, para a Cadeira de História do Rio de Janeiro, aplicada ao Turismo e Atrativos Turísticos Culturais ? RIOTUR; e Assistente do Secretário Especial de Turismo do Rio de Janeiro, Deputado Rubem Medina, para assuntos referentes a História e Turismo da Cidade do Rio de Janeiro (Funcionário Municipal ? D.O. 12/2005) ? 2005-2007 Membro da Comissão Julgadora da ?Coleção Patrimônio Cultural?, da Secretária Especial de Turismo, da Cidade do Rio de Janeiro, para trabalhos de pesquisa e divulgação de informações sobre o patrimônio turístico material e imaterial da Cidade do Rio de Janeiro (sítios históricos, arquitetura, música, artes plásticas e todo tipo de bem cultural ou ambiental). Membro da Comissão Julgadora dos trabalhos de história e genealogia a serem publicados nas Revistas da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia ? São Paulo. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia [2006-2008; 2008-2010, 2010-2012]. Bacharel em Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015). Por Portaria N.º 10/14, de 12.03.2014, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no uso de suas atribuições, resolve nomear para o cargo de Diretor do Museu do IHGB, o Sócio Honorário Brasileiro Carlos Eduardo de Almeida Barata. Por Portaria de 09.93.2016, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no uso de suas atribuições, resolve nomear para o cargo de Diretor de Informática e Disseminação da Informação do IHGB, o Sócio Honorário Brasileiro Carlos Eduardo de Almeida Barata. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo de Almeida Barata
Nome em citações bibliográficas
BARATA, Carlos E. A.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Graduação em Museologia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil., UNIRIO, Brasil.
Título: FONTES PARA A PATRIMONIALIZAÇÃO E MUSEALIZAÇÃO: o Recolhimento de Santa Teresa (Século XVI ao XX).
Orientador: Professora Dra. Júnia Guimarães Silva.
1981 interrompida
Graduação interrompida em 1984 em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 1984
1981 interrompida
Graduação interrompida em 1982 em Arquitetura.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Ano de interrupção: 1982
1977 interrompida
Graduação interrompida em 1980 em Engenharia.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Ano de interrupção: 1980
1974 - 1977
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santo Inácio (RJ), CSI, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IHGB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Diretor de Informática e Informação do IHGB
Outras informações
Por Portaria de 09.93.2016, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no uso de suas atribuições, resolve nomear para o cargo de Diretor de Informática e Disseminação da Informação do IHGB, o Sócio Honorário Brasileiro Carlos Eduardo de Almeida Barata.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Diretor do Museu do IHGB
Outras informações
Por Portaria N.º 10/14, de 12.03.2014, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no uso de suas atribuições, resolve nomear para o cargo de Diretor do Museu, o Sócio Honorário Brasileiro Carlos Eduardo de Almeida Barata

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Sócio Honirário, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão dos 450 anos do RJ
Outras informações
Por Portaria N.º 12/13, de 06.12.2014, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no uso de suas atribuições, resolve designar o Sócio Honorário Brasileiro Carlos Eduardo de Almeida Barata para compor a Comissão organizadora das comemorações dos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro.


Secretaria Municipal de Cultura, SMC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil., UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa: prospecções sobre usos e funções de um lugar de memória da Freguesia de São Sebastião de Itaipu séculos XVIII ao XXI
Descrição: Descrição: O projeto inicia um processo de reconstrução das trajetórias de monumentos brasileiros transformados em museus e também de sítios arqueológicos musealizados. Tal processo de reconstuição dar-se-á na interface entre história e memória social, pois a intenção é perceber a ressonância (GONÇALVES, 2007) de tais lugares de memória com as comunidades locais. Desta forma, busco compor um quadro contextualizado dos museus brasileiros onde seus perfis estratigráficos ou melhor, as camadas temporais de suas trajetórias sejam exploradas. Os objetivos específicos são: - reconstruir a trajetória do Recolhimento de Santa Teresa, do século XVIII ao século XXI, tomando-se como base a cultura documental; - compor, a partir da cultura documental, um panorama sobre a atuação da Igreja sobre segmentos sociais específicos mulheres recolhidas por vocação ou por punição e crianças sem família nos século XVIII e XIX e - analisar os usos do Recolhimento de Santa Teresa durante os século XVIII ao XXI (recolhimento de mulheres, asilo de crianças, abrigo para pescadores da comunidade local e museu). A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Documental , coordenado pelo Prof. Dr. João Marcus de Assis, da Escola de Arquivologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, abordagens sobre religião e gênero, bem como a partir dele, gerar subsídios para estudos futuros sobre monumentos musealizados alicerçados na interseção entre o campo da memória, dos museus e do patrimônio e o campo da arqueologia. Por fim, vale ressaltar que a pesquisa, uma ação de aproximação e intercâmbio entre o Departamento de Estudos e Processos Museológicos e o Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos também tem como espaço de desenvolvimento e aprofundamento, o Laboratório de História Oral, Informação e Documentação (LAHODOC) coordenado pela Profa. Dra. Icléia Thiesen, com o qual está vinculado o Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Documental. Situação: Em andamento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlos Eduardo de Almeida Barata - Integrante / Alejandra Saladino - Coordenador - Coordenador / Natália de Figueirêdo Biserra - Integrante.
1995 - 1996
Ensaio Histórico-Jornalístico do Teatro João Caetano e seus arredores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Membro Titular da Associação Cultural do Arquivo Nacional (Acan), Arquivo Nacional.
2009
Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, RJ, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
2008
Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Santa Catarina, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
2007
Título Honorífico de ?Cidadão Bragantino?, Câmara Municipal de Bragança - Pará.
2005
Membro do Instituto Genealógico da Bahia ? Salvador, Bahia, Instituto Genealógico da Bahia.
2004
Sócio correspondente do Instituto Histórico de Vassouras ? Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, Instituto Histórico de Vassouras.
2003
Sócio correspondente do Ateneu Angrense de Letras e Artes ? Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro, Ateneu Angrense de Letras e Artes.
2001
Medalha Cultural Aluisio de Almeida, pelo conjunto da obra publicada, Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba/SP.
2001
Membro da Academia de Letras de Vassouras ? Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, Academia de Letras de Vassouras.
1999
Membro da Sociedade Genealógia Judaica do Brasil - São Paulo, SP, Sociedade Genealógia Judaica do Brasil.
1998
Prêmio Clio de História pelo livro: PRESIDENTES DO SENADO NO IMPÉRIO, Academia Paulistana de História.
1996
Membro Correspondente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Sorocaba, SP, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.
1995
Membro Correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGPE), Recife, PE, Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco.
1994
Distinção ao livro: OS HERDEIROS DO PODER, Confédération Internationale de Généalogie et d'Héraldique - Suíça.
1994
Sócio Correspondente do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica - João Pessoa, Paraíba, Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica.
1988
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia - Rio de Janeiro, Colégio Brasileiro de Genealogia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Alejandra Saladino - Coordenador2013Alejandra Saladino - Coordenador ; Natália de Figueirêdo Biserra ; BARATA, Carlos E. A. . Longe das vistas: o Recolhimento de Santa Teresa na Freguesia de São Sebastião de Itaipu.. Caderno Socioambiental, v. 1, p. 43-52, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas na formação de Jardim Botânico, Horto, Gávea, Leblon, Ipanema, Lagoa e Fonte da Saudade. 1.ª. ed. Rio de Janeiro: Cassará Editora, 2015. v. 2.000. 280p .

2.
BARATA, Carlos E. A.; ALVES, C. M. ; VALE, M. M. B. T. ; GANDRA, M. J. ; ROCHA, L. ; LIMA, A. M. R. . Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição: Símbolo de Cultura, História e Fé. 1.ª. ed. Minas Gerais: Fundação Casa de Cultura, 2015. v. 2000. 320p .

3.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . DE ENGENHO A JARDIM. Memórias históricas do Jardim Botânico. 1. ed. Rio de Janeiro: Capivara, 2008. v. 1. 220p .

4.
BARATA, Carlos E. A.. O RIO DE JANEIRO ? séculos XVI-XXI.. 1. ed. Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro, 2007. v. 1. 40p .

5.
BARATA, Carlos E. A.. A GENEALOGIA. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2002. v. 1. 8p .

6.
BARATA, Carlos E. A.; CUNHA BUENO, Antônio Henrique da . DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - Tomo II. Rio de Janeiro: Edição dos autores, 2001. v. 2. 2721p .

7.
BARATA, Carlos E. A.; CUNHA BUENO, Antônio Henrique da . DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - Tomo I. Rio de Janeiro: Edição dos Autores, 1999. v. 2. 2531p .

8.
BARATA, Carlos E. A.. PRESIDENTES DO SENADO NO IMPÉRIO: Uma Radiografia Histórica, Genealógica, Social, Política e Diplomática do Brasil Imperial.. 1. ed. Brasília: Senado Federal, 1997. v. 1. 783p .

9.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . SHOPPING CENTERS, 1996 - RIO SUL. 1. ed. Rio de Janeiro: Borrrelli Gráf. Ed., 1996. v. 1. 142p .

10.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga ; PEIXOTO, Mário ; ABREU, Lúcia . VILLA IPANEMA. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Novo Quadro, 1994. v. 1. 227p .

11.
ROUCHOU, Joelle ; BLANC, Lúcia ; BARATA, Carlos E. A. ; GASPAR, Cláudia Braga . MEMÓRIA DE IPANEMA. 1. ed. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994. v. 1. 60p .

12.
Francisco Antonio Dória ; BARATA, Carlos E. A. ; Gilson Caldwell do Coutto Nazareth ; FONSECA, Jorge Ricardo ; ARAÚJO, Ricardo Teles . OS HERDEIROS DO PODER. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1994. v. 1. 224p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARATA, Carlos E. A.. EFEMÉRIDES IPANEMENSES. O Globo, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 18 abr. 1994.

2.
BARATA, Carlos E. A.. ORIGENS DE ALGUMAS FAMÍLIAS PARAENSES (Não Lusitanas). O LIBERAL, Belém, Pará, p. 21 - 21, 14 maio 1985.

3.
BARATA, Carlos E. A.. VIDA E OBRA DO BRIGADEIRO ALPOIM. Boletim do Searj (Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro)., Rio de Janeiro.

4.
BARATA, Carlos E. A.. OS NIEMEYER - 200 ANOS A SERVIÇO DA ENGENHARIA NO BRASIL. Boletim da A3P (Associação dos Antigos Alunos da Politécnica), Rio de Janeiro.

5.
BARATA, Carlos E. A.. GENEALOGIE FRANCE-BRESIL. La France Genèalogique, Paris, França.

6.
BARATA, Carlos E. A.. INFORMATIONS GENEALOGIQUES SUR LES FRANÇAIS IMIGRES AU BRESIL, AUX XVIe ET XVIIIe SIECLES, ET Y AYANT FAIT SOUCHE. La France Genealogique, Paris, França.

7.
BARATA, Carlos E. A.. IPANEMA: A MEMÓRIA EM EXTINÇÃO. Revista "Informativo AFISCO?, Rio de Janeiro.

8.
BARATA, Carlos E. A.. MEMÓRIAS HISTÓRICAS DO COLÉGIO RIO DE JANEIRO. Revista comemorativa dos 60 anos do Colégio Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 1 - 12.

9.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . A SÉTIMA MARAVILHA DO RIO. Revista ?Carioquice?, Rio de Janeiro, p. 68 - 73.

10.
BARATA, Carlos E. A.. PERNAMBUCO - UM SONHO GENEALÓGICO. Carta Mensal do Colégio Brasileiro de Genealogia, Rio de Janeiro.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Alejandra Saladino - Coordenador ; BARATA, Carlos E. A. ; Natália de Figueirêdo Biserra . O Museu de Arqueologia de Itaipu e os desafios da preservação das referências patrimoniais de Itaipu, Niterói, Brasil = The Archaeological Musem of Itaipu and the challenges of preserving heritage references Itaipu, Niterói, Brazil.. In: Processos de musealização : um Seminário de Investigação Internacional, 2014, Porto, Portugal. Processos de musealização : um Seminário de Investigação Internacional : Atas do Seminário. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2014. p. 224-251.

Apresentações de Trabalho
1.
BARATA, Carlos E. A.. A Fazenda Naciobal da Lagoa Rodrigo de Freitas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARATA, Carlos E. A.. APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO URBANA E GENEALÓGICA DE BELÉM (1616-1751). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARATA, Carlos E. A.. Ponta do Calabouço e adjacências. História, memória e patrimônio nos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Alejandra Saladino - Coordenador ; BARATA, Carlos E. A. ; Natália de Figueirêdo Biserra . O Museu de Arqueologia de Itaipu e os desafios da preservação das referências patrimoniais de Itaipu, Niterói, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARATA, Carlos E. A.. Região do Vale do Café e suas Relações com a Família Imperial Brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARATA, Carlos E. A.. Igreja da Candelária: o esplendor da arte brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARATA, Carlos E. A.. A origem dos nomes de família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BARATA, Carlos E. A.. A cegada da Corte de D. João - 1808. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
BARATA, Carlos E. A.. A serventia dos Estudos Genealógicos para a historiografia Brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARATA, Carlos E. A.. Afinal, quantas pessoas vieram com a Corte de D. João VI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARATA, Carlos E. A.. A Genealogia da Nobreza Vassourense. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
IVAN, Augusto ; CANEDO, Eliane ; BARATA, Carlos E. A. . LAGOA. Rio de Janeiro: Editora Andréa Jacobson, 2009 (Pesquisa Iconográfica).

2.
BARATA, Carlos E. A.. Mapa Cultural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria de Turismo Especial do Rio de Janeiro, 2006 (Pesquisa e Revisão Histórica).

3.
GASPAR, Cláudia Braga ; BARATA, Carlos E. A. . Rio de Janeiro, Metalivros, 288 págs. 2005. São Paulo: Metalivros, 2005 (Revisão histórica).

4.
BASTOS, Paulo ; BARATA, Carlos E. A. . CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA (Pequena Jóia da Arquitetura Colonial do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro: Secretaria Especial de Turismo, 2005 (Revisão histórica).

5.
SAYÃO, Jorge ; MADUREIRA DE PINHO, Ana Lúcia ; BARATA, Carlos E. A. . GUIA TURISTICO - RIO. Rio de Janeiro: Frente editora, 1998 (Revisor Histórico).

6.
PAULA MACHADO, José ; SECHIN, Carlos ; CORRÊA, Marcos Sá ; BARATA, Carlos E. A. . GÁVEA - UMA HISTÓRIA DO RIO. Rio de Janeiro: Editora AGIR, 1997 (Pesquisa Histórica).

7.
BRANDÃO, Noemia Paes Barreto ; BARATA, Carlos E. A. . WANDERLEY DE SIRINHAÉM ? CORONEL VICENTE MENDES WANDERLEY E SUA DESCENDENCIA. Rio de Janeiro: Edição da autora, 1996 (Revisão histórica).

8.
BRANDÃO, Noemia Paes Barreto ; BARATA, Carlos E. A. . PAES BARRETO DE RIO FORMOSO ? SOLAR DE MAMUCABAS. Rio de Janeiro: Edição da autora, 1992 (Revisor Histórico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARATA, Carlos E. A.. Memorial Histórico-Jurídico dos terrenos envolvendo os postos de abastecimento da "BR". 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARATA, Carlos E. A.; FALABELLA, M. ; KSYVICKIS, A. . Origem das Estrelas: Miguel Falabela. 2015.

2.
BARATA, Carlos E. A.; KSYVICKIS, A. ; ADNET, M. F. . Origem das Estrelas: Marcelo Adnet. 2015.

3.
BARATA, Carlos E. A.; KSYVICKIS, A. ; MADER, M. L. S. T. . Origem das Estrelas: Malu Mader. 2015.

4.
BARATA, Carlos E. A.; KSYVICKIS, A. . Origem das Estrelas: Angélica Kasyvickis. 2015.

5.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . Livro conta a história da formação de vários bairros da Zona Sul. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
BARATA, Carlos E. A.. O livro 'A Fazenda Nacional da Lagoa Rodrigo de Freitas' conta a história dos bairros ao redor do espelho d´água e contém fatos e imagens inéditas.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . Lagoa Rodrigo de Freitas é tema do quadro 'Minha Cidade, Minha História'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . Livro resgata história dos primeiros moradores da Lagoa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
BARATA, Carlos E. A.; PELTIER, M. . Marcia Peltier Entrevista: Carlos Eduardo Barata - 'Cau' Barata. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
BARATA, Carlos E. A.; SOARES, J. E. S. J. . UM POUCO DE GENEALOGIA - Cau Barata e Jô Soares. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BARATA, Carlos E. A.. Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 2016; Tema: Apresentação e divulgação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, seus cursos, seminários, congressos e seu acervo.. (Rede social).

2.
BARATA, Carlos E. A.. 1825-1865 - O Mundo na Memória Fotográfica. 2015; Tema: Fotografia. (Rede social).

3.
BARATA, Carlos E. A.. Memórias Genealógicas do Brasil. 2012; Tema: Genealogia e Heráldica. (Rede social).

4.
BARATA, Carlos E. A.. Rio de Janeiro: Onde morava meu antepassado?. 2011; Tema: Memória e Patrimônio: Pessoas, Notícias de personalidades e suas moradias.. (Rede social).

5.
BARATA, Carlos E. A.. Museo Unirio. 2010; Tema: Museus no mundo. (Rede social).

6.
BARATA, Carlos E. A.. Rio De Janeiro Desaparecido. 2010; Tema: Dedicada aos estudos do Patrimônio Histórico da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, já desaparecidos. Reconstituição das memórias carioca e fluminense.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARATA, Carlos E. A.. História, Arte e Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. 2012. .

2.
BARATA, Carlos E. A.. HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO. 2005. .

3.
BARATA, Carlos E. A.. FORMAÇÃO HISTÓRIA E URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BARATA, Carlos E. A.. HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BARATA, Carlos E. A.. INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GENEALÓGICOS. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BARATA, Carlos E. A.. HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BARATA, Carlos E. A.. Efemérides Históricas dos principais acontecimentos na Guerra do Paraguai. 2015. Ilustração.

2.
BARATA, Carlos E. A.. Membros do Episcopado Brasileiro que integraram o IHGB. 2015. Ilustração.

3.
BARATA, Carlos E. A.. Presença Portuguesa no Rio de Janeiro no Século XVI. 2015. Ilustração.

4.
BARATA, Carlos E. A.. RIO ANTIGO - O BAIRRO DA MISERICÓRDIA. 2015. Vídeo.

5.
BARATA, Carlos E. A.. GRANDJEAN DE MONTIGNY - O Neoclássico e o Rio Antigo. 2015. Vídeo.

6.
BARATA, Carlos E. A.. MEMÓRIAS HISTÓRICAS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS. 2015. Vídeo.

7.
BARATA, Carlos E. A.. Dia de São Sebastião - Fundação da Cidade e Estácio de Sá - II. 2015. Vídeo.

8.
BARATA, Carlos E. A.. RIO 450 - LOGRADOUROS DA CIDADE 1800-1920 (Rio Antigo). 2014. Vídeo.

9.
BARATA, Carlos E. A.. ESPAÇO CULTURAL DA MARINHA. 2013. Vídeo.

10.
BARATA, Carlos E. A.. O RIO ANTIGO NO TEMPO DOS VICE-REIS - 250 ANOS (Parte III). 2013. Vídeo.

11.
BARATA, Carlos E. A.. O RIO ANTIGO NO TEMPO DOS VICE-REIS - 250 ANOS (Parte II). 2013. Vídeo.

12.
BARATA, Carlos E. A.. O RIO ANTIGO NO TEMPO DOS VICE-REIS - 250 ANOS (Parte I). 2013. Vídeo.

13.
BARATA, Carlos E. A.. O VELHO CARRO DE BOIS. 2013. Vídeo.

14.
BARATA, Carlos E. A.. 200 ANOS DE MESTRE VALENTIM (1813-2013). 2013. Vídeo.

15.
BARATA, Carlos E. A.. 100 ANOS DO RESTAURO DA NAVE DA CANDELÁRIA. 2013. Vídeo.

16.
BARATA, Carlos E. A.. 100 Anos de Carnaval (1912-2012) - Parte III - 1940-1949. 2013. Vídeo.

17.
BARATA, Carlos E. A.. CURIOSIDADES HISTORICAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2012. Vídeo.

18.
BARATA, Carlos E. A.. 100 Anos de Carnaval (1912-2012) - Parte II - 1930-1939. 2012. Vídeo.

19.
BARATA, Carlos E. A.. 100 Anos de Carnaval (1912-2012) - Parte I 1912-1929. 2012. Vídeo.

20.
BARATA, Carlos E. A.. UM PEDAÇO DA HISTÓRIA DO BAIRRO DE LARANJEIRAS. 2012. Vídeo.

21.
BARATA, Carlos E. A.. RIO ANTIGO - SÉRIE ARQUITETURA - NEOCLÁSSICO (I). 2011. Vídeo.

22.
BARATA, Carlos E. A.. TIPOS POPULARES DA RUA (I). 2011. Vídeo.

23.
BARATA, Carlos E. A.. TIPOS POPULARES DA RUA (II). 2011. Vídeo.

24.
BARATA, Carlos E. A.. OS PREFEITOS E SUAS RUAS - PARTE 2. 2011. Vídeo.

25.
BARATA, Carlos E. A.. OS PREFEITOS E SUAS RUAS - PARTE 1. 2011. Vídeo.

26.
BARATA, Carlos E. A.. Palácio Monroe. 2011. Vídeo.

27.
BARATA, Carlos E. A.. O Rio de Janeiro nas estampas do dinheiro (Parte II). 2011. Vídeo.

28.
BARATA, Carlos E. A.. O Rio de Janeiro nas estampas do dinheiro (Parte I).. 2011. Vídeo.

29.
BARATA, Carlos E. A.. ASPECTOS DO RIO -- 1948 (Parte II): uma exposição no Museu Nacional de Belas Artes. 2011. Vídeo.

30.
BARATA, Carlos E. A.. ASPECTOS DO RIO -- 1948 (Parte I): uma exposição no Museu Nacional de Belas Artes. 2011. Vídeo.

31.
BARATA, Carlos E. A.. Artistas Brasileiros do princípio do século XX. 2011. Vídeo.

32.
BARATA, Carlos E. A.. 1825-1891: A Imagem a serviço da nobreza.. 2011. Vídeo.

33.
BARATA, Carlos E. A.. Batalha de Flores (1903). 2011. Vídeo.

34.
BARATA, Carlos E. A.. TIPOS DA CIDADE (1901-1908) - Parte II. 2011. Vídeo.

35.
BARATA, Carlos E. A.. TIPOS DA CIDADE (1840-1900) - Parte I. 2011. Vídeo.

36.
BARATA, Carlos E. A.. A CÚPULA DA IGREJA DA CANDELÁRIA -- RIO. ARTE & HISTÓRIA. 2011. Vídeo.

37.
BARATA, Carlos E. A.. O Gigante de Pedra. 2011. Vídeo.

38.
BARATA, Carlos E. A.. O Matadouro de São Cristóvão. 2011. Vídeo.

39.
BARATA, Carlos E. A.. A Cúpula da Igreja da Candelária. 2011. Vídeo.

40.
BARATA, Carlos E. A.. MUSEUS EM 1928 - Parte I de III. 2010. Filme.

41.
BARATA, Carlos E. A.. MUSEUS EM 1928 - Parte II de III. 2010. Vídeo.

42.
BARATA, Carlos E. A.. Leandro Joaquim - Pesca da Baleia, 1790. 2010. Vídeo.

43.
BARATA, Carlos E. A.. Leandro Joaquim - Hospital dos Lázaros - São Cristóvão, RJ (1790). 2010. Vídeo.

44.
BARATA, Carlos E. A.. Leandro Joaquim - Igreja da Glória do Outeiro - Praia da Glória e da Lapa. 2010. Vídeo.

45.
BARATA, Carlos E. A.. Leandro Joaquim - Largo do Carmo, atual Praça XV de Novembro - 1790. 2010. Vídeo.

46.
BARATA, Carlos E. A.. Leandro Joaquim - Lagoa do Boqueirão e Aqueduto da Carioca - 1780c. 2010. Vídeo.

47.
BARATA, Carlos E. A.. MUSEUS EM 1928 - Parte III de III. 2010. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bate-papo com os autores - Livraria da Travessa do Leblon, Rio.A História da Lagoa Rodrigo de Freitas. 2016. (Encontro).

2.
O Vale do Café - Grupo YPO/WPO.Memórias Históricas do Vale do Paraíba Fluminense e o Café na economia do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).

3.
Fórum de Genealogistas - Promovido pela Oficina das Origens, Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre.Comunicação. 2014. (Seminário).

4.
Festival do Vale do Café ? 2012.Região do Vale do Café e suas Relações com a Família Imperial Brasileira. 2012. (Encontro).

5.
10.ª Jornada de Iniciação Científica - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.Mapeamento da Freguesia de São Sebastião de Itaipu: Das Sesmarias ao Recolhimento de Santa Teresa (Séculos XVI ao XVIII). 2011. (Encontro).

6.
Série Memória e Informação - Fundação Casa de Rui Barbosa.Prospecções e sondagens sobre um lugar de memória de Niterói/RJ: os Remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa.. 2011. (Outra).

7.
V Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais ? RECIVIL. A importância e origem dos nomes de família. 2010. (Congresso).

8.
CONARCI2009 ? 17.º Congresso Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais. A origem dos nomes de família. 2009. (Congresso).

9.
?D. João e a Cidade do Rio de Janeiro, 1808-2008?.A Corte de D. João no Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

10.
Bicentenário da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil.A Corte de D. João no Rio de Janeiro: Quantos vieram ?. 2008. (Outra).

11.
Diálogos entre História e Genealogia - I Congresso ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia. O arquivo do Colégio Brasileiro de Genealogia ? Comunicação feita na sessão "Novas Fontes Para a História e Genealogia ". 2008. (Congresso).

12.
Seminário Internacional de Genealogia e Histórias Locais: Desafio para bibliotecas e arquivos: ?Histórias Ocultas? - IFLA/LAC.A importancia da Genealogia na Historiografia Brasileira - no Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, a convite do Escritório Regional da The International Federation of Library Associations and Institutions para America Latina e Caribe - IFLA/LAC.. 2008. (Seminário).

13.
Simpósio Internacional ? A FAMÍLIA REAL NA BAHIA: 1808-2008?.A Corte de D. João na Bahia. 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . A Cartografia Histórica no IHGB. 2015. (Exposição).

2.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . A Guerra do Paraguai na Coleção do IHGB. 2015. (Exposição).

3.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . A Memória Indígena Brasileira no IHGB - Registros de uma trajetória.. 2015. (Exposição).

4.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . O Brasil como Reino Unido: 200 anos depois - 1815/2015. 2015. (Exposição).

5.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . Fastos da Arquidiocese do Rio de Janeiro na Coleção do IHGB. 2015. (Exposição).

6.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . Presença Portuguesa no Rio de Janeiro. 2015. (Exposição).

7.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . Encontro Brasil-Alemanha 2014: Visões e Revisões. 2014. (Exposição).

8.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . O Rio de Janeiro nas dependências do IHGB - RIO 450. 2014. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARATA, Carlos E. A.. A Fazenda Naciobal da Lagoa Rodrigo de Freitas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARATA, Carlos E. A.; GASPAR, Cláudia Braga . Livro conta a história da formação de vários bairros da Zona Sul. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . Encontro Brasil-Alemanha 2014: Visões e Revisões. 2014. (Exposição).

2.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . O Rio de Janeiro nas dependências do IHGB - RIO 450. 2014. (Exposição).

3.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . A Cartografia Histórica no IHGB. 2015. (Exposição).

4.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . A Guerra do Paraguai na Coleção do IHGB. 2015. (Exposição).

5.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . A Memória Indígena Brasileira no IHGB - Registros de uma trajetória.. 2015. (Exposição).

6.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . O Brasil como Reino Unido: 200 anos depois - 1815/2015. 2015. (Exposição).

7.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . Fastos da Arquidiocese do Rio de Janeiro na Coleção do IHGB. 2015. (Exposição).

8.
BARATA, Carlos E. A.; VILELA, M. B. . Presença Portuguesa no Rio de Janeiro. 2015. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BARATA, Carlos E. A.. Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 2016; Tema: Apresentação e divulgação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, seus cursos, seminários, congressos e seu acervo.. (Rede social).

2.
BARATA, Carlos E. A.. 1825-1865 - O Mundo na Memória Fotográfica. 2015; Tema: Fotografia. (Rede social).

3.
BARATA, Carlos E. A.. Rio de Janeiro: Onde morava meu antepassado?. 2011; Tema: Memória e Patrimônio: Pessoas, Notícias de personalidades e suas moradias.. (Rede social).

4.
BARATA, Carlos E. A.. Museo Unirio. 2010; Tema: Museus no mundo. (Rede social).

5.
BARATA, Carlos E. A.. Memórias Genealógicas do Brasil. 2012; Tema: Genealogia e Heráldica. (Rede social).

6.
BARATA, Carlos E. A.. Rio De Janeiro Desaparecido. 2010; Tema: Dedicada aos estudos do Patrimônio Histórico da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, já desaparecidos. Reconstituição das memórias carioca e fluminense.. (Rede social).



Outras informações relevantes


Palestras: 
2011 (Junho) - Igreja da Candelária: o esplendor da arte Brasileira ? na sede do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro ? CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas) - Rio de Janeiro;
2007 (Março) - A Importancia do Fichário do Colégio Brasileiro de Genealogia na Historiografia Brasileira ? na sede do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro ? CEPHAS (Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas) - Rio de Janeiro;
2007 (Maio) ? Do Engenho a Jardim (Memórias do Jardim Botânico) ? Palestra proferida junto com a historiadora Cláudia Braga Gaspar, na Sessão Ordinária de 05.2007, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro;
2007 (Julho) ? Afinal, quantas pessoas vieram com a Corte de D. João ? ? Comunicação proferida no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas ? CEPHAS; 
2008 (Julho) ? A serventia dos Estudos Genealógicos para a historiografia Brasileira ? Comunicação proferida no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, na Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas ? CEPHAS;
2008 (agosto e setembro) ? Memórias históricas do Bairro de Botafogo ? suas raízes, suas famílias ? Série "Memória & Informação", evento dedicado à divulgação de pesquisas e projetos nas áreas de memória, preservação e documentação, promovido pelo Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa. Rua São Clemente, 134 Botafogo. 
2008 (novembro) ? A importancia da Genealogia na Historiografia Brasileira ? Comunicação feita no Seminário Internacional de Genealogia e Histórias Locais: Desafio para bibliotecas e arquivos: ?Histórias Ocultas?, que se realizou nos dias 6 e 7 de novembro de 2008, no Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, a convite do Escritório Regional da The International Federation of Library Associations and Institutions para America Latina e Caribe - IFLA/LAC. Foi Presidente da Mesa do Painel: Cenário da América Latina e Caribe.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 14:18:19