Wilk Oliveira dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0107471108162891
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Wilk Oliveira dos Santos é Estudante de Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Informática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com período sanduíche na University of Saskatchewan (U of S - Canadá) e Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE). É pesquisador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd - USP), do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES - UFAL), e do Multi-Agent Distributed Mobile and Ubiquitous Computing Lab (MADMUC - U of S, Canadá). É professor convidado dos Programas de Pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit) e professor auxiliar do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Foi professor auxiliar do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC-UFAL) e professor efetivo do ensino profissionalizante no estado de Pernambuco. É colaborador do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e do Ministério da Educação (MEC) atuando em projetos ligados ao desenvolvimento e avaliação de tecnologias educacionais. Ainda durante a graduação, Wilk Oliveira participou ativamente do Movimento Empresa Junior (MEJ) do estado de Pernambuco, onde foi diretor de marketing da empresa Tec Jr. (https://tecjr.com.br/). Wilk é um entusiasta e precursor da Virtualização de Jogos Educativos no Brasil, onde ainda na graduação se tornou o primeiro Brasileiro a publicar artigos científicos nesta área, vindo depois a ser cofundador da primeira startup Brasileira do seguimento, a Virtualize Games (http://virtualizegames.com/), fundada durante seu mestrado e onde é atualmente codiretor. Na academia, Wilk Oliveira tem trabalhado em uma série de projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento, mantidos por importantes agências de fomento a pesquisa nacionais e internacionais, tais como: CAPES, CNPq, FACEPE, PROEC e CBIE/ELAP (Canadá). Nestes projetos, Wilk trabalhou no desenvolvimento de diversas Tecnologias Educacionais premiadas nacionalmente, além de ser criador de diversos cursos e oficinas na área de Jogos Educativos e publicar inúmeros artigos científicos em algumas das principais conferencias e revistas nacionais de Informática na Educação e Jogos e Entretenimento Digital. Desde o início de sua graduação, Wilk Oliveira tem participado também da organização de diversos eventos científicos importantes na área de Ciência e Tecnologia, com destaque para o Dia Internacional dos Dados Abertos (ODD), o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e a Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje (LACLO). Além disso, nos últimos anos, tem sido convidado a atuar na comissão cientifica (como revisor de artigos e coordenador de seções técnicas) de importantes conferencias nacionais e internacionais ligadas a Ciência e Tecnologia. Mesmo jovem, já recebeu diversos prêmios e títulos, com destaque para a 1ª colocação no Concurso de Teses e Dissertações de Informática na Educação (CTD-IE), na modalidade Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC), promovido pelo Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Atualmente, Wilk tem realizado uma série de palestras sobre Tecnologias Educacionais em diferentes instituições brasileiras. Suas principais linhas de pesquisa e atuação são: Informática na Educação (especialmente: Teoria do Fluxo, Jogos Educativos, Gamificação e Ensino de Computação) e Game Design (http://www.wilkoliveira.com/) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilk Oliveira dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, W. O.;DOS SANTOS, WILK OLIVEIRA;WO dos Santos;OLIVEIRA, WILK;OLIVEIRA DOS SANTOS, WILK;SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.
Avenida Trabalhador Sancarlense
Parque Arnold Schimidt
13566590 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33739700
Ramal: 9375
URL da Homepage: http://icmc.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Design and Automatic Detection of Flow Experience in Students and Teachers in Gamified Intelligent Educational Systems,
Orientador: Seiji Isotani.
Coorientador: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto.
Palavras-chave: Flow Theory; gamification; gamer types; intelligent educational systems; education.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2015 - 2017
Mestrado em Informática.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
com período sanduíche em University of Saskatchewan (Orientador: Julita Vassileva).
Título: Tailoring Gamified Virtual Learning Environments based on Gamer Types,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto.
Coorientador: Julita Vassileva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: gamification; gamer types; persuasive technology strategies; virtual learning environments; tailoring educational systems.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2014
Graduação em Licenciatura em Computação.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para o Ensino de Matemática, Baseado no Processo de Virtualização de Jogos.
Orientador: Clovis Gomes da Silva Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola Rodolfo Paiva, ERP, Brasil.
2003 - 2006
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Paroquial dom Bosco, EPDB, Brasil.
1999 - 2002
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Professor Roberto Magalhães, EPRM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Análise Estatística em R. (Carga horária: 10h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
Ethical Conduct for Research Involving Humans Course on Research Ethics. (Carga horária: 8h).
Canadian Panel on Research Ethics, CPRE, Canadá.
2016 - 2016
Machine Learning Challenge. (Carga horária: 3h).
University of Saskatchewan, U of S, Canadá.
2015 - 2015
Estatística em Informática na Educação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2014 - 2014
UDK Basic. (Carga horária: 40h).
Camaleão Digital, CDS, Brasil.
2013 - 2013
Processo de Construção de Jogos para Aprendizado. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Desenvolvimento de Jogos Digitais com UDK. (Carga horária: 80h).
Fox Line Informática, FLI, Brasil.
2013 - 2013
Wordpress Básico. (Carga horária: 25h).
Prime Cursos do Brasil, PCB, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao desenvolvimento para Windows 8.
Microsoft Virtual Academy Online, MVA, Brasil.
2012 - 2012
HTML 5 - Homologado pelo W3C.
Microsoft Virtual Academy Online, MVA, Brasil.
2011 - 2011
Introdução a Linguagem C. (Carga horária: 8h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2011 - 2011
Web Master - Programação para Web. (Carga horária: 100h).
Microtek Informática, MI, Brasil.
2011 - 2011
Jogos Eletrônicos para Educação. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
2009 - 2010
Montagem e manutenção de micros. (Carga horária: 80h).
Microtek Informática, MI, Brasil.
2009 - 2010
Designer Gráfico. (Carga horária: 80h).
Microtek Informática, MI, Brasil.
2009 - 2010
Informática Proficionalizante. (Carga horária: 80h).
Microtek Informática, MI, Brasil.
2009 - 2010
Web Designer. (Carga horária: 80h).
Microtek Informática, MI, Brasil.
2009 - 2009
Administração e Departamento Pessoal. (Carga horária: 8h).
Projeto social Qualifica Brasil, PSQB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 24
Outras informações
Estudante de doutorado atuando em Informática na Educação.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor tutor da especialização em Computação Aplicada à Educação.

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Computação Aplicada a Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Inteligência Artificial na Educação
Gamificação da Aprendizagem
07/2018 - Atual
Ensino, Ciências de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Educacionais Avançados
03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, .


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor estagiário atuando no Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI).

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Professor estagiário atuado no curso de graduação Ciências da Computação e no programa de Pós-graduação em Informatica (PPGI).

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudante de mestrado em Informática pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas.

Atividades

07/2017 - 02/2018
Ensino, Programa de Pós-graduação em Informatica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas Computacionais - Gamificação da Aprendizagem
09/2016 - 09/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Projetos
03/2015 - 09/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Computação.


University of Saskatchewan, U of S, Canadá.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estudante Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 25
Outras informações
Estudante de Mestrado visitante.

Atividades

01/2016 - 06/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Computer Science, .

Linhas de pesquisa
Modelagem de Aprendizagem

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplinas, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina de Programação para Web, atua como corretor de exercícios, orientador de projetos da disciplina e ministra aulas presenciais dos assuntos concernentes a disciplina.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Computação.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplinas, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria voluntaria da disciplina de Prática I, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, realizando atividades de aulas práticas presenciais, mediação em fóruns e correções de listas de exercício.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplinas, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria voluntaria da disciplina de Banco de Dados, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, realizando atividades de aulas práticas presenciais, mediação em fóruns e correções de listas de exercício.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor na XII Semana Universitária, Carga horária: 10
Outras informações
Monitor de atividades gerais de pesquisa e extensão na XII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco campus Garanhuns.

Atividades

01/2013 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Linhas de pesquisa
Computação Verde

Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professor dos cursos dos cursos de Pós-graduação.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliador de Tecnologias Educacionais, Carga horária: 4


Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estudante Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 24
Outras informações
Pesquisador atuando na área de Informática na Educação


Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais, NEES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisador na área de Informática na Educação, atuando especialmente em Teoria do Fluxo Ótimo aplicada a Jogos Educativos.


Multi-Agent Distributed Mobile and Ubiquitous Computing Lab, MADMUC, Canadá.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estudante Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 25
Outras informações
Estudante de mestrado visitante, trabalhando especialmente com game design aplicado a educação.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de doutorado, atuando no Instituto de Ciência de Computação e Matemática Computacional (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP).

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de mestrado, atuando no Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista de Iniciação Cientifica, trabalhando no projeto "Jogos Digitais como Recurso de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem" sob orientação do professor Clovis Gomes da Silva Junior.


Canadian Bereau for International Education, CBIE/BCEI, Canadá.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 25
Outras informações
Pesquisador de mestrado vinculado a University of Saskatchewan, trabalhando no projeto "The Use of Persuasive Techniques to Adapt Student?s in Interactions in real MOOC".


Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisador voluntario, trabalhando no projeto "Analise e Desenvolvimento de Jogos Virtuais Matemáticos como Recurso de Apoio ao Processo de Ensino-aprendizagem e Formação Continuada de Professores".


Pró-Reitoria De Extensão e Cultura, PROEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 8
Outras informações
Extensionista voluntario do PROEC-UPE, trabalhando no projeto "Desenvolvendo o Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Médio com Robótica Educacional baseado em PBL".

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista de Extensão do PROEC-UPE com o projeto "A Informática Verde como Meio de Educação Ambiental".


Centro de Inovação para a Educação Brasileira, CIEB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisador atuando na área de Informática na Educação.


Meututor Soluções Educacionais, MEUTUTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisador trabalhando especialmente com Mineração de Dados e Aprendizagem de Maquina.

Atividades

01/2016 - 06/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciência e Tecnologia, .


Fédération Internationale de Volleyball, FIVB, França.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntario, Enquadramento Funcional: Interprete, Carga horária: 8
Outras informações
Interprete da seleção portuguesa volleyball.


Tecnologia, educação e consultoria junior, TEC. JR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 10
Outras informações
Trainee na empresa júnior (EJ) Tec Jr., empresa vinculada ao curso de Licenciatura em /computação da Universidade de Pernambuco campus Garanhuns, atuando como professor de cursos na área de Informática e Computação, desenvolvedor Web, Desenvolvedor de Softwares Educacionais e conselheiro de TI.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 10
Outras informações
Eleito diretor de Marketing da empresa para o biênio 2012/2013.

Atividades

10/2012 - 12/2013
Direção e administração, Diretoria Administrativa, .

Cargo ou função
Diretor de Marketing.

Microtek Informática, MI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágios
Outras informações
Supervisor de estágios da escola Microtek Informática (MI) na cidade de São Bento do Una-PE, estando responsável pelo controle e seleção de novos estagiários para a empresa.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Informática e Computação, Carga horária: 24
Outras informações
Trabalhou como professor de Informática e computação, atuando nos cursos de Informática para Concurso, Montagem e Manutenção de Computadores, Designer Gráfico, Desenvolvimento de Sistemas para Web e Desenvolvimento de Jogos Digitais, entre outros cursos na área de Computação.

Atividades

06/2013 - 12/2014
Direção e administração, Unidade Institucional de São Bento do Una, .

Cargo ou função
Coordenador de Estágios.
09/2009 - 12/2014
Ensino, Informática Profissionalizante, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Web Design
Design Gráfico
Montagem e Manutenção de Computadores
Informática para Concurso
Design de Games

Bateria de Jogos, BT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Escritor
Outras informações
Escritor da coluna de Serious Game e Gamificação do portal Bateria de Jogos.


Escola de Aplicação professora Ivonita Alves Guerra, EAPIAG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Computação em Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Curso de Computação em Educação, curso realizado em parceria com o curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns-PE.

Atividades

06/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Computação em Educação

Colégio Santa Sofia, CSS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Computação em Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Curso de Computação em Educação, curso realizado em parceria com o curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns-PE.

Atividades

06/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Computação em Educação

Escola Governador Miguel Arraes, EGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Computação em Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Curso de Computação em Educação, curso realizado em parceria com o curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns-PE.

Atividades

06/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Computação em Educação

Gracom, GRACOM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de diferentes cursos ligados a design de efeitos visuais e programação.

Atividades

09/2017 - 11/2017
Ensino, Treinamento Gráfico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Manipulação de Imagens
Edição de Vídeo
Programação para Web
Desenvolvimento de Jogos
Desenvolvimento de Aplicativos

Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre, SBC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Membro efetivo
Outras informações
Membro efetivo como estudante.


Association for Computing Machinery, ACM, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Membro efetivo
Outras informações
Membro efetivo como estudante.



Linhas de pesquisa


1.
Computação Verde
2.
Jogos Educativos
3.
Ensino de Computação
4.
Game Design
5.
Modelagem de Aprendizagem
6.
Aprendizagem de Maquina
7.
Mineração de Dados
8.
Informática na Educação
9.
Teoria do Fluxo
10.
Gamificação


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Design e Detecção Automática de Experiência de Fluxo em Estudantes e Professores em Sistemas Educacionais Inteligentes Gamificados
Descrição: Ao longo dos últimos anos, uma serie de abordagens têm sido conduzidas com o intuito de prover soluções para tornar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de modo especial os Sistemas Educacionais Inteligentes mais dinâmicos e engajadores para os estudantes. Dentre estas soluções, destacam-se a gamificação e a personalização deste tipo de sistemas de acordo com o perfil dos estudantes. Ao mesmo tempo, diferentes teorias têm sido estudadas no intuito de proporcionar aos estudantes os ambientes mais engajadores ou mesmo avaliar a eficácia destes sistemas. Dentre estas teorias, destaca-se a Teoria do Fluxo, que propõe um estado de prazer máximo em uma determinada atividade, que, no caso dos Sistemas Educacionais Inteligentes, pode levar os estudantes a se manter por mais tempo engajado em atividades educacionais e serem levados um nível mais alto de aprendizagem. Neste sentido, este projeto tem por objetivo propor um modelo conceitual para o design de Sistemas Educacionais Inteligentes Gamificados dinâmicos, capazes de serem alterados automaticamente de acordo com gamer types, sexo e interesses dos estudantes, com o intuito de levar os estudantes a uma experiência de fluxo, bem como, desenvolver um mecanismo baseado em rastreio ocular, encefalograma e análise de dados capaz de identificar automaticamente o estado de fluxo em estudantes em Sistemas Educacionais Inteligentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Integrante / Seiji Isotani - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2016 - 2016
The Use of Persuasive Techniques to Adapt Students in Interactions in real MOOC
Descrição: Because of the massive use, there are millions of users? interactions and a huge amount of data is generated in MOOCs. For this reason, there is a need for the personalization of the learning process and, at the same time, the use of ICTs 1) capable of process such amount of data and 2) capable of support teachers to individualize the learning process. One of the challenges related to such environments is how to motivate and engage students in order to provide them better experiences and, consequently, best learning. One of the approaches to deal with such challenge is with Computers Persuasive techniques. In this sense, the goals of this project was: 1) to automatically identify the type of students gamer type; 2) to propose a computational model to adapt the students interaction according to students gamer type and persuasive techniques; 3) to evaluate the model through the application of an empirical experiment with students in the gamified SLE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Integrante / Julita Vassileva - Coordenador.Financiador(es): Canadian Bereau for International Education - Bolsa.
2016 - Atual
Modelagem de Aprendizagem Baseada em Tipos de Jogador para melhoria de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Gamificados
Descrição: Nas últimas décadas, uma serie de trabalhos têm sido desenvolvidos no intuito de identificar as preferencias e estilos pessoais de estudantes em diferentes contextos e situações, como sala de aula, jogos educativos e ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Geralmente estes trabalhos têm o intuito de gerar recursos capazes de prover a estes estudantes, materiais didáticos de acordo com suas preferencias, estilos e necessidades pessoais, no que se chama de modelagem de aprendizagem. Neste sentido, este projeto busca prover a modelagem de aprendizagem de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem gamificados de acordo com seu gamer type. O projeto visa propor diferentes técnicas, métodos, metodologias, modelos e processos computacionais para modelagem de aprendizagem de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem gamificados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador / Julita Vassileva - Integrante / Célia Cristina Vilela da Silva - Integrante.
2016 - Atual
Virtualização de Jogos Educativos para uso na Educação Básica
Descrição: A Virtualização de Jogos Educativos é um processo para criação de versões digitais para jogos tradicionais/ físicos. Em educação, este processo tem o objetivo de criar versões digitais para jogos educativos tradicionais/ físicos, mantendo os princípios pedagógicos e psicopedagógicos da versão tradicional do jogo, associando estes princípios as mecânicas contemporâneas de game design. Nos últimos anos, uma serie de estudos e esforços têm sido conduzidos neste domínio, abrindo espaço para importantes discussões relacionadas aos resultados obtidos e perspectivas para trabalhos futuros. Neste sentido, uma série de desafios têm sido constatados, por exemplo, virtualizar jogos para diferentes disciplinas e avaliar empiricamente estes jogos, em termos de aprendizagem, engajamento e experiência de fluxo, bem como, avaliar os efeitos dos jogos virtualizados, em comparação com versão tradicional do jogo. Neste sentido, este projeto visa virtualizar diferentes jogos para o ensino de diferentes conteúdos de diferentes disciplinas, baseados em metodologias específicas para estes fins, bem como, submeter estes jogos a diferentes tipos de avaliação, como aprendizagem, engajamento e experiência de fluxo, além da própria comparação do jogo virtualizado, com a versão tradicional destes jogos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Coordenador / Célia Cristina Vilela da Silva - Integrante / Gustavo Rosalino de Araújo - Integrante.
2016 - Atual
Licenciatura em Computação como Curso Formador de Profissionais para Atuação em Informática na Educação Básica
Descrição: No Brasil, o curso de Licenciatura em Computação visa formar profissionais capazes de trabalhar em diferentes tipos de ambientes, usando diferentes tipos de tecnologias, como ensinar computação no ensino básico, auxiliar o uso de diferentes tecnologias digitais no ensino de diferentes conteúdos de diferentes disciplinas, ou ainda, trabalhar na construção de ambientes virtuais para educação, como sistemas tutores inteligentes, MOOCs, entre outros. No entanto, o curso tem gerado diferentes discussões, relacionadas à importância do curso, bem como, desafios e oportunidades geradas pelo/através do curso. Neste sentido, este projeto tem como objetivo identificar e discutir os desafios e oportunidades do curso de Licenciatura em Computação no Brasil, através de análise geográfica de dados, obtidos através de diferentes tipos de técnicas aplicadas com professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Computação no Brasil, além de análise qualitativa e quantitativa dos dados por meio de profissionais especializados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Coordenador / Célia Cristina Vilela da Silva - Integrante.
2015 - Atual
Teoria do Fluxo como objeto de melhoria para a Educação Básica
Descrição: A Teoria do Fluxo tem sido amplamente difundida em relação a pesquisas em Informática na Educação nos últimos anos. Contudo, é sabido que existe uma série de lacunas relacionadas a este nicho de pesquisa, especialmente, no que cerne a resultados empíricos relacionados aos benefícios do estado de Fluxo em estudantes em atividades mediadas por computadores, bem como a própria identificação do deste estado. Sendo assim, este projeto de pesquisa, tem como principal objetivo, buscar e analisar os resultados disponíveis na literatura, direcionados a Teoria do Fluxo Aplicado e Informática na Educação e propor novas perspectivas direcionadas, exclusivamente, para a Teoria do Fluxo aplicada a Informática na Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Ig Ibert Bittencourt - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2013 - 2014
Jogos Digitais como recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem
Descrição: Este projeto objetivou pesquisar sobre o impacto dos jogos tradicionais e dos jogos digitais no desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes do ensino básico brasileiro, bem como potencializar o processo de ensino-aprendizagem, por meio da criação e virtualização de jogos tradicionais, para uso em contexto educacional. O projeto analisou ainda de forma comparativa os jogos tradicionais outrora usados no ensino da Matemática e os jogos digitais usados na sociedade atual, analisado suas estruturas matemáticas, bem como virtualizando (criando versões digitais) os jogos tradicionais, usados de forma positiva no ensino da Matemática, de forma que contemplem uma mecânica de games atualizada, porém mantando os princípios pedagógicos e psicopedagógicos contidos nos jogos tradicionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Clovis Gomes da Silva Junior - Coordenador / Eraylson Galdino da Silva - Integrante / Sebastião Rogerio da Silva Neto - Integrante / Aline Ferreira Barbosa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 36
2012 - 2014
Analise e desenvolvimento de jogos virtuais matemáticos como recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem e formação continuada de professores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Clovis Gomes da Silva Junior em 07/09/2015.
Descrição: O projeto teve por objetivo analisar, desenvolver e aplicar jogos digitais para o ensino de Matemática, bem como investir na formação continuada de professores para o uso destes jogos com estudantes do ensino básico. Neste sentido, foram analisados dez jogos digitais desenvolvidos a partir de trabalhos acadêmicos de estudantes de graduação mestrado e doutorado. Os jogos foram analisados em relação aos seus aspectos pedagógicos matemáticos. Tomando por base os jogos analisados, o grupo de pesquisadores participantes deste projeto, desenvolveram dois jogos digitas para o ensino de Matemática, sendo um para o ensino fundamental um, abordando o assunto de divisão e um segundo jogo para o ensino fundamental dois, abordando o tema de Logica Matemática. Estes jogos foram aplicados e avaliados por estudantes, professores da disciplina de Matemática e profissionais de Psicologia. Foram ministradas ainda, um serie de oficinas visando à formação de professores da região agreste de Pernambuco, para o uso destes e de outros jogos para o ensino de Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Clovis Gomes da Silva Junior - Coordenador / Eraylson Galdino da Silva - Integrante / Sebastião Rogerio da Silva Neto - Integrante / Aline Ferreira Barbosa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 18


Projetos de extensão


2013 - 2013
Desenvolvendo o Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Médio com Robótica Educacional baseado em PBL
Descrição: É sabido que à inserção de conhecimentos computacionais devem ser considerados nos processos de ensino e aprendizagens atuais. Do ponto de vista acadêmico, a prática de envolver o aluno ao contexto tecnológico, durante o ensino médio, ainda tem sido tratado com superficialidade. Adicionalmente, os processos de aprendizagem tradicionais mantêm ênfase apenas na assimilação e aquisição do conhecimento com pouca resolução prática dos problemas. Este projeto partiu do pressuposto de que a aplicação de conceitos associados a Robótica na Educação pode proporcionar o desenvolvimento de habilidades, sobretudo quanto aos processos cognitivos (pensar, planejar, solucionar, criar, entre outras), pela desenvoltura do raciocínio computacional, ou simplesmente pensamento computacional . O Pensamento Computacional e raciocínio lógico devem ser ensinados desde cedo já que aumentam a capacidade de dedução e conclusão de problemas. Como procedimento central de aprendizagem em PBL, os problemas motivam os alunos a buscar soluções adequadas associadas ao conteúdo apresentado. O impacto da Computação nas mais variadas áreas tem afetado satisfatoriamente aspectos pessoais e profissionais da sociedade. Acredita-se que para prosperar no mundo de hoje, as pessoas precisam desenvolver este pensamento. Diante deste contexto, o projeto visou proporcionar uma aprendizagem funcional e colaborativa, ou seja, envolver os alunos do nível médio em uma aprendizagem prática por meio de problemas diversificados, estes alinhados a conteúdos de Computação como lógica de programação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Eraylson Galdino da Silva - Integrante / Fagner Luiz Pulça de Barros - Integrante / SANTOS, HIGOR RICARDO M. - Integrante / Ariane Nunes Rodrigues - Coordenador.
2012 - 2012
A Informática Verde como Meio de Educação Ambiental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Clovis Gomes da Silva Junior em 07/09/2015.
Descrição: O projeto teve como objetivo levar a população da cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, informações coesas a respeito dos malefícios causados pelo chamado Lixo Eletrônico ou "e-waste", bem como, os deixar preparados para promover a reutilização de materiais eletroeletrônicos, com o objetivo de diminuir a poluição causada por estes tipos de materiais, assim como, os manterem preparados para promover seu recondicionamento ou sua reciclagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wilk Oliveira dos Santos - Integrante / Clovis Gomes da Silva Junior - Coordenador.Financiador(es): Pró-Reitoria De Extensão e Cultura - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria de Fluxo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Jogos Educativos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ensino de Computação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Game Design.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovado na seleção de doutorado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
2018
Aprovado na seleção de doutorado em Ciência da Computação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo.
2018
1º Colocado na seleção de bolsistas da CAPES do doutorado em Ciência de Computação e Matemática Computacional da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo.
2017
Aprovado em 2º lugar no concurso para professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
2017
Aprovado no concurso para professor bolsista temporário da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.
2016
Visiting Student in the Multi-Agent Distributed Mobile and Ubiquitous Computing (MADMUC), University of Saskatchewan.
2015
Aprovado em 1º lugar na seleção de mestrado em Informática Aplicada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
2015
Aprovado em 2º lugar na seleção de mestrado em Informática da Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas.
2015
1º Colocado do Concurso de Teses e Dissertações de Informática na Educação (CTD-IE) - Modalidade Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC), Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
2015
Selecionado ao Emerging Leaders in the Americas Program, Canadian Bureau for International Education.
2015
Aprovado em 3º lugar na seleção de mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento da Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas.
2014
2º Colocado da Mostra de Games do X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.
2010
Top 10 Score no vestibular para ingresso no curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns, Universidade de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SANTOS, W. O.  Data: 24/05/2017

Outras
Total de trabalhos:35
Total de citações:131
WO dos Santos; WO Santos; W Oliveira.  Data: 02/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA DOS SANTOS, WILK2018 OLIVEIRA DOS SANTOS, WILK; BITTENCOURT, IG IBERT ; ISOTANI, SEIJI ; DERMEVAL, DIEGO ; BRANDÃO MARQUES, LEONARDO ; FRANGO SILVEIRA, ISMAR . Flow Theory to Promote Learning in Educational Systems: Is it Really Relevant?. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 26, p. 29-59, 2018.

2.
SANTOS, W. O.2018SANTOS, W. O.; SANTANA, S. J. . Os Jogos Digitais São Realmente Melhores que os Jogos Tradicionais para Ensinar Matemática? Uma Análise sob a Concentração dos Estudantes. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.

3.
SANTOS, W. O.2018SANTOS, W. O.. EGV: A Methodology Proposal to Educational Games Virtualization. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.

4.
SANTOS, W. O.2016SANTOS, W. O.; GOMES, T. C. S. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Virtualização e Avaliação do Jogo Conquistando com o Resto para o Ensino de Divisão no Ensino Básico. Revista Formação Revista Eletrônica, v. 4, p. 1, 2016.

5.
SANTOS, W. O.2016 SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . State of the Art in Educational Games Virtualization. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1-10, 2016.

6.
OLIVEIRA DOS SANTOS, WILK2016 OLIVEIRA DOS SANTOS, WILK; GOMES DA SILVA JUNIOR, CLOVIS . Virtualização de Jogos Educativos: Uma Experiência no Ensino de Matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, p. 108-122, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . An Introduction to Educational Games Virtualization. In: Vinicius Jurinic Cassol. (Org.). Tutorials of XV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment.. 15ed.São Paulo: Edusp, 2016, v. 1, p. 1-6.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; ROSALINO, GUSTAVO ; SILVA, CÉLIA . Desafios das Diagonais: Um Jogo Casual para o Aprimoramento do Raciocínio Lógico. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife, 2017. p. 168-175.

2.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; SILVA, CÉLIA ; HINTERHOLZ, LUCAS . Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Estudante. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 885-894.

3.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; HINTERHOLZ, LUCAS ; SILVA, CÉLIA . Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Professor. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 705-714.

4.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS. Mulheres na Computação: Uma Análise da Participação Feminina nos Cursos de Licenciatura em Computação. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife, 2017. p. 814-823.

5.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; GOMES, TANCICLEIDE ; SILVA, CÉLIA . Towards to Flow State Identification in Educational Games: An Empirical Study. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 927-936.

6.
SANTOS, W. O.; GOMES, T. C. S. ; SILVA, C. C. V. . Desafios das Diagonais: Um Jogo para o Ensino de Matemática. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017. p. 1-10.

7.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Challenges of Games Virtualization Applied to Educational Games. In: V Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE), 2016, Porto Alegre. Proceedings of Congress of Brazilian Computer Society. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2016. v. 36. p. 597-606.

8.
SANTOS, W. O.; SILVA NETO, S. R. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Processo de Virtualização de Jogos para Uso como Mecanismo de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem da Disciplina de Matemática. In: XI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015, Salvador. Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015. p. 109-117.

9.
SILVA NETO, S. R. ; SANTOS, HIGOR RICARDO M. ; SANTOS, W. O. . ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico. In: XXIII Workshop sobre Educação em Computação, 2015, Recife. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

10.
FORTES, S. S. ; BARBOSA, A. F. ; SOUZA, A. A. ; SILVA, E. G. ; OLIVEIRA, M. L. S. ; SILVA NETO, S. R. ; SANTOS, W. O. . Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns. In: XXIII Workshop sobre Educação em Computação, 2015, Recife. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

11.
SANTOS, W. O.; BITTENCOURT, I. I. ; ISOTANI, S. ; SILVEIRA, I. F. ; MARQUES, L. B. . Challenges of Flow Theory Applied to Computers in Education. In: IV Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE), 2015, Recife. Proceedings of Congress of Brazilian Computer Society, 2015. v. 35.

12.
OLIVEIRA, WILK; NETO, SEBASTIÃO ; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA ; BITTENCOURT, IG IBERT . Avaliação de Jogos Educativos: Uma Abordagem no Ensino de Matemática. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 657-666.

13.
NETO, SEBASTIÃO ; GALDINO, ERAYLSON ; FERREIRA, ALINE ; OLIVEIRA, WILK ; SOUZA, ANDERSON ALVES DE ; OLIVEIRA, MILLENA LAUYSE SILVA DE ; BALIEIRO, ANDSON . Avaliação do Jogo Educativo Mundo de Euclides: Uma abordagem Multi-Perspectiva. In: I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, 2015, Maceió, 2015. p. 1114-1123.

14.
OLIVEIRA, WILK; JOSÉ, JÁRIO ; BORGES, DANIEL ; BITTENCOURT, IG IBERT ; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA . Conquistando com o Resto: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos de Divisão. In: I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 342-349.

15.
OLIVEIRA, WILK; BORGES, DANIEL ; JOSÉ, JÁRIO ; BITTENCOURT, IG IBERT ; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA . Desafios com Palitos: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos Específicos de Matemática. In: I Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 334-341.

16.
OLIVEIRA, WILK; JUNOIR, CLOVIS GOMES DA SILVA . Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para o Ensino de Matemática, Baseado no Processo de Virtualização de Jogos. In: Concurso de Teses e Dissertações em Informática na Educação, 2015, Maceió. p. 145-154.

17.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Uso de Jogos no ensino da Matemática: Uma análise entre os jogos tradicionais e os jogos digitais, baseada em pesquisa e mapeamento dos materiais encontrados na Web. In: X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2014, Salvador. Anais do Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação ? Construindo Novas Trilhas, 2014.

18.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Olhares e Reflexões Sobre as Tecnologias Verdes e as Gestões Ambientais. In: III Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, 2013, Recife. Cidades sustentáveis e experiências inovadoras na gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, 2013. p. 168-177.

19.
SILVA NETO, S. R. ; SANTOS, W. O. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Games no ensino da Matemática: Processos de virtualização de Jogos para uso entre estudantes e professores da região Agreste do estado de Pernambuco. In: V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Anais do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Recife: Pipa Comunicação, 2013.

20.
SANTOS, W. O.; SILVA NETO, S. R. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Uso de Games no ensino da Matemática: Uma proposta de virtualização dos jogos tradicionais, para uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. In: V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Anais do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Recife: Pipa Comunicação, 2013.

21.
NETO, SEBASTIÃO ROGÉRIO DA SILVA ; SANTOS, HIGOR RICARDO M. ; DE SOUZA, ANDERSON ALVES ; DOS SANTOS, WILK OLIVEIRA . Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio em Sala de Aula. In: XIX Workshop de Informática na Escola, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, W. O.. How to Virtualize Educational Games? A Methodology Proposal. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), 2018, Mumbai. Proceedings of 18th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2018. v. 18.

2.
HINTERHOLZ, LUCAS ; SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS . Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdução da Lógica no Ensino Fundamental. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 1154-1158.

3.
SANTOS, W. O.; SOUZA, A. A. ; TENÓRIO, A., K., S. ; OLIVEIRA, M. L. S. ; SILVA NETO, S. R. ; Rodrigues, A. N. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Development Process of an Educational Game: An experience in Brazil. In: XIV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2015, Teresina. Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 200-203.

4.
DOS SANTOS, WILK OLIVEIRA; da Silva, A. P. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Conquistando com o Resto: Virtualização de um Jogo para o Ensino de Matemática. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014. p. 217-221.

5.
SANTOS, W. O.; DE SOUZA, ANDERSON ALVES ; Lauyse, M. ; da Silva, A. P. ; TENÓRIO, A., K., S. ; Rodrigues, A. N. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Desafios com Palitos: Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educativo. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Proceedings of the SBGames 2014, 2014. p. 942-945.

6.
SILVA, E. G. ; BARBOSA, A. F. ; SILVA NETO, S. R. ; SANTOS, W. O. ; Rodrigues, A. N. . O processo de desenvolvimento do jogo 'Mundo de Euclides' para ensino da Geometria Euclidiana. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Proceedings of the SBGames 2014, 2014. p. 966-969.

7.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da ; BARROS, F. L. P. . Processo de virtualização de jogos matemáticos tradicionais, para uso como ferramenta de auxilio ao processo de ensino e aprendizagem em escolas do agreste de Pernambuco. In: IV Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2013, Frederico Westphalen. A Educação na Área de TI e Seus Desafios, 2013. p. 312-316.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . An Introduction to Educational Games Virtualization. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Livro de Resumos do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016. v. 1. p. 73-73.

2.
SILVA NETO, S. R. ; SANTOS, W. O. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Games no ensino da Matemática. Processos de virtualização de Jogos para uso entre estudantes e professores da região Agreste do estado de Pernambuco. In: V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola. Recife: Pipa Comunicação, 2013. p. 212-212.

3.
SANTOS, W. O.; SILVA NETO, S. R. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Uso de Games no ensino da Matemática. Uma proposta de virtualização dos jogos tradicionais, para uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. In: V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 2013. p. 216-216.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, W. O.. Criação de Startups. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HINTERHOLZ, LUCAS ; SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS . Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdução da Lógica no Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; ROSALINO, GUSTAVO ; SILVA, CÉLIA . Desafios das Diagonais: Um Jogo Casual para o Aprimoramento do Raciocínio Lógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; SILVA, CÉLIA ; HINTERHOLZ, LUCAS . Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Estudante. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; HINTERHOLZ, LUCAS ; SILVA, CÉLIA . Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS. Mulheres na Computação: Uma Análise da Participação Feminina nos Cursos de Licenciatura em Computação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS; GOMES, TANCICLEIDE ; SILVA, CÉLIA . Towards to Flow State Identification in Educational Games: An Empirical Study. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, W. O.. Desafios das Diagonais: Um Jogo para o Ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . An Introduction to Educational Games Virtualization. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SANTOS, W. O.. Transformando Ideias em Realidade com Design Thinking. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DOS SANTOS, WILK OLIVEIRA. Informática na Educação: Um Caso de Sucesso no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, W. O.. Challenges of Flow Theory Applied to Computers in Education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, W. O.. Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTOS, W. O.; SILVA NETO, S. R. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da ; BITTENCOURT, I. I. . Avaliação de Jogos Educativos: Uma Abordagem no Ensino de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NETO, SEBASTIÃO ROGÉRIO DA SILVA ; SILVA, E. G. ; BARBOSA, A. F. ; SANTOS, W. O. ; SOUZA, A. A. ; Lauyse, M. ; BALIEIRO, A. M. . Avaliação do Jogo Educativo Mundo de Euclides: Uma abordagem Multi-Perspectiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SANTOS, W. O.; SANTOS JUNIOR, J. J. ; SILVA, D. B. ; BITTENCOURT, I. I. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Conquistando com o Resto: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos de Divisão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SANTOS, W. O.; SILVA, D. B. ; SANTOS JUNIOR, J. J. ; BITTENCOURT, I. I. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Desafios com Palitos: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos Específicos de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SANTOS, W. O.; SOUZA, A. A. ; TENÓRIO, A., K., S. ; OLIVEIRA, M. L. S. ; SILVA NETO, S. R. ; Rodrigues, A. N. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Development Process of an Educational Game: An experience in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para o Ensino de Matemática, Baseado no Processo de Virtualização de Jogos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Uso de Jogos no ensino da Matemática: Uma análise entre os jogos tradicionais e os jogos digitais, baseada em pesquisa e mapeamento dos materiais encontrados na Web. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SANTOS, W. O.. Desafios com Palitos: Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
SANTOS, W. O.. O processo de desenvolvimento do jogo 'Mundo de Euclides' para ensino da Geometria Euclidiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SANTOS, W. O.. Conquistando com o Resto: Virtualização de um Jogo para o Ensino de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
SANTOS, W. O.; MACIEL, W., A. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Games Virtualization Process. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS, W. O.; MACIEL, W., A. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Desafios com Palitos. Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Jogos Digitais como Recurso de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Olhares e Reflexões Sobre as Tecnologias Verde e as Gestões Ambientais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
SOUZA, A. A. ; SANTOS, W. O. . Tablets em Sala de Aula: Metodologias para Utilizar esta Novidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SILVA NETO, S. R. ; SANTOS, W. O. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Games no ensino da Matemática. Processos de virtualização de Jogos para uso entre estudantes e professores da região Agreste do estado de Pernambuco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
SANTOS, W. O.; SILVA NETO, S. R. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Uso de Games no ensino da Matemática. Uma proposta de virtualização dos jogos tradicionais, para uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da ; SILVA, E. G. ; SILVA NETO, S. R. ; BARROS, F. L. P. . Sociedade informatizada, pessoas informadas? Uma rede de indivíduos conscientes em busca da sustentabilidade por meio da TI Verde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . A Informática Verde como meio de Educação Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA NETO, S. R. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da ; SANTOS, W. O. ; SILVA, E. G. ; BARROS, F. L. P. ; SOUZA, A. A. . Como a utilização de jogos eletrônicos educacionais podem ser úteis como ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem para os alunos e professores?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SILVA, W. C. ; AMARAL, H. J. C. ; FRANÇA, Rozelma S. de ; SANTOS, W. O. ; SILVA NETO, S. R. ; SILVA, E. G. . Disseminando a interdisciplinaridade do Pensamento Computacional nos cursos de graduação da Universidade de Pernambuco - campus Garanhuns. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, W. O.. The Huxley, 2017. (Tradução/Outra).

2.
SANTOS, W. O.. BrainHex, 2016. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ARAUJO, G. R. ; SANTOS, W. O. . Desafios das Diagonais: Jogo Educativo para o Ensino de Raciocínio Logico. 2017.

2.
SANTOS, W. O.. Resgate: Jogo de Suspense e Terror. 2014.

3.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Conquistando com o Resto: Jogo Educativo para o Ensino de Conceitos de Divisão. 2014.

4.
SANTOS, W. O.; Lauyse, M. ; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Desafios com Palitos: Jogo Educativo para o Ensino de Raciocínio Logico. 2014.

5.
SANTOS, W. O.; SILVA NETO, S. R. ; SILVA, E. G. ; BARBOSA, A. F. ; SOUZA, A. A. ; Lauyse, M. ; Hildenyo, R. ; da Silva, A. K. T. ; Andrade, E. ; Rodrigues, A. N. . Mundo de Euclides: Jogo Educativo para o Ensino de Geometria Euclidiana. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, W. O.. Membro de Comitê de Programa - LII Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS). 2018.

2.
SANTOS, W. O.. Membro de Comitê de Programa - XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2018.

3.
SANTOS, W. O.. Membro de Comitê de Programa - XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2018.

4.
SANTOS, W. O.. Membro de Comitê de Programa - IV Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg). 2018.

5.
SANTOS, W. O.. Membro de Comitê de Programa - III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). 2018.

6.
SANTOS, WILK OLIVEIRA DOS. Coordenação de Sessão Técnica - VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). 2017.

7.
SANTOS, W. O.. Coordenação de Sessão Técnica - XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2017.

8.
OLIVEIRA, WILK. Coordenação de Sessão Técnica - IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, W. O.. Open Data Day - Maceió. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANTOS, W. O.. Possibilidades para o Ensino de Matemática (Entrevista - IFPE Campus Pesqueira). 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, W. O.; O?SHEA, P. . Versatilist with Wilk Oliveira. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Trabalho de aluno de Garanhuns é escolhido como melhor trabalho de conclusão de curso. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SANTOS, W. O.. Jovem supera dificuldade e cria jogos para facilitar o ensino de matemática. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SANTOS, W. O.. UPE GARANHUNS: Trabalho de aluno é premiado em Congresso Brasileiro. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SANTOS, W. O.. MAIS UM SÃOBENTENSE SENDO DESTAQUE!. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
SANTOS, W. O.; ALVES, L. . Comunidades Virtuais realizou o X Seminário Jogos - Educação - Comunicação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
SANTOS, W. O.. Empresa Junior do curso de Licenciatura em Computação da UPE agora é federada a FEJEPE. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
SANTOS, W. O.; BARBOSA, A. F. . O Movimento Empresa Junior (MEJ) e a sua situação perante o mercado da região. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
SANTOS, W. O.. Depoimento de Participantes do 15° Encontro Locaweb em Recife. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, W. O.; SILVA, E. G. ; SOUZA, A. A. . Licenciatura em Computação - Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns. 2014; Tema: Site Institucional. (Site).

2.
SANTOS, W. O.. Tec Jr. (Tecnologia, educação e consultoria júnior). 2013; Tema: Empresa Junior. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, W. O.; VASSILEVA, J. ; BITTENCOURT, I. I. . Relatório Final de Estudo Dirigido. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
SANTOS, W. O.; BITTENCOURT, I. I. . Relatório Final de Estudo Dirigido. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
SANTOS, W. O.. Aprendizagem Baseada em Games. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Relatório Final PIBIC/CNPq. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, W. O.. Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, W. O.. Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais em Terceira Dimensão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA NETO, S. R. ; SANTOS, W. O. . Construindo Jogos para Dispositivos Móveis na Plataforma Unity 3D. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da ; SANTOS, W. O. . Jogos como Ferramenta para o Ensino de Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SANTOS, W. O.. Desenvolvimento de Jogos 2D. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SANTOS, W. O.. Desenvolvimento de Jogos com Game Maker. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da ; SANTOS, W. O. . Economia Verde Criando uma Cultura Educativa, Capaz de Obter Lucros de Forma Sustentável. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SANTOS, W. O.; BARBOSA, A. F. ; SOUZA, A. A. ; SILVA, E. G. ; BARROS, F. L. P. ; Lauyse, M. ; Hildenyo, R. ; SILVA NETO, S. R. . Criação de Jogos com GameMaker. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

13.
SANTOS, W. O.; SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da . Relatório Parcial PIBIC/CNPq. 2013. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
SANTOS, W. O.. Flow-Tutor-Achiever. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018000646-9, data de registro: 07/05/2018, título: "Flow-Tutor-Achiever" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
SANTOS, W. O.. Flow-Tutor-Conqueror. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018000922-0, data de registro: 09/06/2018, título: "Flow-Tutor-Conqueror" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
SANTOS, W. O.. Flow-Tutor-Daredevil. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018000923-9, data de registro: 09/06/2018, título: "Flow-Tutor-Daredevil" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
SANTOS, W. O.. Flow-Tutor-Seeker. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018000955-7, data de registro: 13/06/2018, título: "Flow-Tutor-Seeker" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
SANTOS, W. O.. Flow-Tutor-Socializer. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018000965-4, data de registro: 15/06/2018, título: "Flow-Tutor-Socializer" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
SANTOS, W. O.. Flow-Tutor-Survivor. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018000957-3, data de registro: 13/06/2018, título: "Flow-Tutor-Survivor" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
SANTOS, W. O.; MONTALVAO, L. F. D. ; PEREIRA, J. W. . Quick Detector on Gender Flow. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018001200-0, data de registro: 15/07/2018, título: "Quick Detector on Gender Flow" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

8.
SANTOS, W. O.. Flow-Tutor-Mastermind. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512018000954-9, data de registro: 13/06/2018, título: "Flow-Tutor-Mastermind" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, W. O.; NAKAGAWA, E. Y.. Participação em banca de Junior Vengrzynek.Julien - Desenvolvimento do Aplicativo para Leitura de Nanosensor de Frutas Climatéricas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo.

2.
SANTOS, W. O.; NAKAGAWA, E. Y.. Participação em banca de Andréia de Barros Carpi.Desenvolvimento web com php. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo.

3.
SANTOS, W. O.; BRAGA, R. T. V.. Participação em banca de Kleber Roberto Stamboni.Manutenção de uma aplicação Web em ASP.NET ? correções e melhorias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo.

4.
SANTOS, W. O.; DELBEM, A.. Participação em banca de Alex Frederico Ramos Barboza.Plataformas móveis híbridas no contexto do varejo online. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo.

5.
SANTOS, W. O.; PAIVA, R. A.; MATOS, D. D. M. C.. Participação em banca de Felipe Leite Pais e Magnun Silva Moraes.Desenvolvimento e Avaliação de um Sistema de Gerenciamento de TCC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
SANTOS, W. O.; NASCIMENTO, F. A.; AVILA, T. J. T.. Participação em banca de Giovanniy Dias Santos Pereira e Newton Duarte Cavalcanti.Uma Proposta de Arquitetura de Software no Compartilhamento de Informações da Rotina Escolar de Alunos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Estácio de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MATOS, D. D. M. C.; PAIVA, R. A.; SANTOS, W. O.. Processo Seletivo para Novos Bolsistas e Voluntários de Iniciação Cientifica do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES). 2017. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Desafios das Diagonais: Um Jogo Casual para o Aprimoramento do Raciocínio Lógico. 2017. (Congresso).

2.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Aprendizagem Baseada em Projetos: Relato de Introdução da Lógica no Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).

3.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Towards to Flow State Identification in Educational Games: An Empirical Study. 2017. (Congresso).

4.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Mulheres na Computação: Uma Análise da Participação Feminina nos Cursos de Licenciatura em Computação. 2017. (Congresso).

5.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Professor. 2017. (Congresso).

6.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Licenciatura em Computação: Desafios e Oportunidades na Perspectiva do Estudante. 2017. (Congresso).

7.
XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Desafios das Diagonais: Um Jogo para o Ensino de Matemática. 2017. (Simpósio).

8.
IV Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Transformando Ideias em Realidade com Design Thinking. 2016. (Congresso).

9.
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.An Introduction to Educational Games Virtualization. 2016. (Simpósio).

10.
XXIV Conference on User Modeling, Adaptation and Personalization. 2016. (Congresso).

11.
I CombinaTIvidade.Informática na Educação: Um Caso de Sucesso no Brasil. 2015. (Encontro).

12.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Conquistando com o Resto: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos de Divisão. 2015. (Congresso).

13.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Avaliação de Jogos Educativos: Uma Abordagem no Ensino de Matemática. 2015. (Congresso).

14.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Avaliação do Jogo Educativo Mundo de Euclides: Uma abordagem Multi-Perspectiva. 2015. (Congresso).

15.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para o Ensino de Matemática, Baseado no Processo de Virtualização de Jogos. 2015. (Congresso).

16.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Desafios com Palitos: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos Específicos de Matemática. 2015. (Congresso).

17.
XIV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment.Development Process of an Educational Game: An experience in Brazil. 2015. (Simpósio).

18.
XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns. 2015. (Congresso).

19.
XXXV Congress of Brazilian Computer Society. Challenges of Flow Theory Applied to Computers in Education. 2015. (Congresso).

20.
III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Pernambuco.Jogos Digitais como recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. 2014. (Encontro).

21.
XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Desafios com Palitos: Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educativo. 2014. (Simpósio).

22.
XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.O processo de desenvolvimento do jogo. 2014. (Simpósio).

23.
XIV Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Games Virtualization Process. 2014. (Outra).

24.
XIV Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Desafios com Palitos: Processo de Desenvolvimento de um Jogo Educativo. 2014. (Outra).

25.
X Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Uso de Jogos no ensino da Matemática: Uma análise entre os jogos tradicionais e os jogos digitais, baseada em pesquisa e mapeamento dos materiais encontrados na Web. 2014. (Seminário).

26.
II Campus Party Recife. 2013. (Encontro).

27.
II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2013. (Congresso).

28.
III Seminário Internacional Sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos.Olhares e Reflexões Sobre as Tecnologias Verde e as Gestões Ambientais. 2013. (Seminário).

29.
V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Games no ensino da Matemática: Processos de virtualização de Jogos para uso entre estudantes e professores da região Agreste do estado de Pernambuco. 2013. (Simpósio).

30.
V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Uso de Games no ensino da Matemática: Uma proposta de virtualização dos jogos tradicionais, para uso como mecanismo de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. 2013. (Simpósio).

31.
XIII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.O Presente, Passado e o Futuro do Android. 2013. (Outra).

32.
XIII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Tablets em Sala de Aula: Metodologias para Utilizar esta Novidade. 2013. (Outra).

33.
XIII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Construindo Jogos para Dispositivos Móveis na Plataforma Unity 3D. 2013. (Outra).

34.
XIII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais em Terceira Dimensão. 2013. (Outra).

35.
XV Encontro Locaweb de Profissionais da Internet. 2013. (Encontro).

36.
I Campus Party Recife. 2012. (Encontro).

37.
I Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Pernambuco.A informática verde como meio de educação ambiental. 2012. (Encontro).

38.
XII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco. 2012. (Oficina).

39.
XII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Sociedade informatizada, pessoas informadas? Uma rede de indivíduos conscientes em busca da sustentabilidade por meio da TI Verde. 2012. (Outra).

40.
XII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Exposição Centenário de Alan Turing. 2012. (Outra).

41.
XII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Disseminando a interdisciplinaridade do pensamento computacional nos cursos de graduação da universidade de pernambuco - campus Garanhuns. 2012. (Outra).

42.
XII Semana Universitária da Universidade de Pernambuco.Como a utilização de jogos eletrônicos educacionais podem ser úteis como ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem para os alunos e professores?. 2012. (Outra).

43.
I Congresso Estadual de Informática e Empreendedorismo de Pernambuco. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALCANTARA, W. L. ; AVILA, T. J. T. ; SANTOS, W. O. . Open Data Day Maceió. 2017. (Outro).

2.
SILVA, R. A. ; ALCANTARA, W. L. ; SILVA, J. A. ; SANTOS, W. O. . I Simpósio Alagoano de Dados Abertos. 2016. (Outro).

3.
BITTENCOURT, I. I. ; SANTOS, W. O. . IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. (Congresso).

4.
SILVEIRA, I. F. ; BITTENCOURT, I. I. ; WO dos Santos . X Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje. 2015. (Congresso).

5.
SANTOS, W. O.; SILVA, E. G. ; BARBOSA, A. F. ; SILVA NETO, S. R. . Primeiro Encontro da Tec Jr.. 2013. (Outro).

6.
FRANÇA, Rozelma S. de ; SILVA, W. C. ; AMARAL, H. J. C. ; SANTOS, W. O. ; SILVA NETO, S. R. ; SILVA, E. G. . Exposição Centenário de Alan Turing. 2012. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Célia Cristina Vilela da Silva. Virtualização e Avaliação Empírica de Jogos Educativos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Wilk Oliveira dos Santos.

2.
Gustavo Rosalino de Araújo. Virtualização e Avaliação Empírica de Jogos Educativos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Wilk Oliveira dos Santos.

3.
Célia Cristina Vilela da Silva. Levantamento de Desafios e Oportunidades do Curso de Licenciatura em Computação no Brasil. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Wilk Oliveira dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Mateus de Souza Rocha. Estágio Profissional no Curso de Montagem e Manutenção de Micro-computadores. 2015. Orientação de outra natureza. (Montagem e Manutenção de Micro-computadores) - Microtek Informática. Orientador: Wilk Oliveira dos Santos.

2.
Luis Fernando Martins da Silva. Estágio Profissional no Curso de Web Design. 2014. Orientação de outra natureza. (Web Design) - Microtek Informática. Orientador: Wilk Oliveira dos Santos.

3.
Wellington Almeida Maciel. Estágio Profissional no Curso de Web Design. 2014. Orientação de outra natureza. (Web Design) - Microtek Informática. Orientador: Wilk Oliveira dos Santos.

4.
Daniel Henrique da Silva. Estágio Profissional no Curso de Informática para Concurso. 2013. Orientação de outra natureza. (Informática para Concurso) - Microtek Informática. Orientador: Wilk Oliveira dos Santos.



Outras informações relevantes


Wilk Oliveira dos Santos é sócio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde o ano de 2011 (Número de Sócio: 24342) e sócio da Association for Computing Machinery (ACM) desde o ano de 2016 (Membership Number: 8186283). Foi aprovado em segundo lugar no concurso para professor substituto (edital 133-2017) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Foi aprovado no concurso para professor temporário (edital 037-2017) da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Alagoas (SEDUC-AL). Foi aprovado na seleção de doutorado (2018.1) da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi aprovado em 1º lugar na seleção de mestrado (2015.1) em Computação Aplicada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aprovado em 2º lugar na seleção de mestrado (2015.1) em Informática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e aprovado em 3º lugar na seleção de mestrado (2015.1) em Modelagem Computacional do Conhecimento da Universidade Federal de Alagoas. Foi selecionado pelo Canadian Bureau for International Education (CBIE) para o programa de pesquisa em Computer Science da University of Saskatchewan no Canadá (2015-2016). Foi um dos organizadores do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado em Maceió no ano de 2015, ano em que o evento aconteceu em conjunto com a X Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje (LACLO), no que foi considerado o maior evento de pesquisa em Informática na Educação da América Latina. Foi membro efetivo durante o biênio 2012-2013 da empresa Tec. Jr., primeira Empresa Júnior de um curso de Licenciatura em Computação no Brasil, onde posteriormente foi eleito diretor de Marketing. Foi representante do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns. Atualmente, conduz suas pesquisas em Informática na Educação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 3:34:40