Felipe Marin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0612595141167785
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Mestre em Engenharia e Ciências Mecânicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, área: Desenvolvimento de sistemas de engenharia. Graduado em Engenharia Automotiva na Universidade Federal de Santa Catarina (2009 - 2014), durante a graduação teve experiência de: monitoria de Álgebra Linear (2010), Programa de Educação Tutorial (PET) e Iniciação Científica (IC) - pesquisa na área de materiais piezoelétricos na forma de filmes finos e simulação de injeção de polímeros (2010 - 2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Marin
Nome em citações bibliográficas
MARIN, F.;MARIN, FELIPE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Joinville.
Rua Dr. João Colin, 2700
Santo Antônio
89204340 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (48) 37214891
URL da Homepage: joinville.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: CONTRIBUIÇÕES AO PROJETO E FABRICAÇÃO DE MOLDES PARA A INJEÇÃO DE PLÁSTICO CONTENDO CANAIS COMPLEXOS DE REFRIGERAÇÃO (CONFORMAL COOLING) EMPREGANDO A TÉCNICA DE MANUFATURA ADITIVA METÁLICA FUSÃO SELETIVA A LASER (SELECTIVE LASER MELTING - SLM),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Adriano Fagali de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: SLM; Conformal Cooling; Injeção de polimero.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Matrizes e Ferramentas.
Setores de atividade: Fabricação de produtos de borracha e de material plástico; Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.
2009 - 2014
Graduação em Engenharia Automotiva.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Análise de sistemas de alimentação com auxílio de simulação de injeção.
Orientador: Carlos Maurício Sacchelli.




Formação Complementar


2015 - 2015
Engenharia auxiliada por computador. (Carga horária: 35h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento Software SigmaSoft Thermoplast. (Carga horária: 36h).
Magma Engenharia do Brasil Ltda., MAGMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES DS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do programa de pós graduação (mestrado) em Engenharia e Ciências Mecânicas.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário de Iniciação Científica
Outras informações
Bolsista voluntário no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Processos na UFSC/Joinville com pesquisa voltada a Análise e simulação de injeção do canal capilar em peças com geometria complexa.

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Educação Tutorial (PET), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O PET destina-se a apoiar grupos de discentes que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior, propiciando a vivenciam em atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutorrecebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor de Algebra Linear



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Desenvolvimento de um sistema de malha fechada para monitoramento e controle do processo de injeção de plásticos
Descrição: Este projeto multidisciplinar tem por objetivo colaborar com o desenvolvimento científico e tecnológico da área processos de fabricação do Brasil, com foco na fabricação de produtos e componentes plásticos, atendendo a manufatura de bens de capital. A atual proposta submetida ao Edital Universal CNPq 2014 suportará a segunda Etapa de um projeto mais amplo para se obter o ?Monitoramento e Controle do Processo de Injeção de Plásticos?, que contempla duas Etapas de trabalho: - Etapa 1: Monitoramento do processo de injeção de plásticos. Obter o conhecimento sobre instrumentação de moldes (instalação de sensores no molde para injeção de plástico), aquisição de dados e estudo das influências das variáveis do processo no produto final. Esta Etapa encontra-se em fase de conclusão e foi apoiada pelos fomentos FAPESC (CHAMADA PÚBLICA 004/2011 - PROGRAMA DE APOIO A JOVENS PESQUISADORES) e CNPq (Bolsas de Pesquisa em Produtividade ? DT, 2011). - Etapa 2: Controle do processo de injeção de plásticos. Esta Etapa corresponde a utilização das técnicas e conhecimento sobre o monitoramento de processos desenvolvidos na Etapa 1 para se projetar um sistema de controle em tempo real de uma máquina injetora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Marin - Integrante / Adriano Fagali de Souza - Coordenador / Jakerson Ricardo Gevinski - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
Instrumentação e fabricação de moldes para injeção de plásticos com canais complexos de refrigeração (Conformal Cooling) empregando técnica de manufatura aditiva ? SLM. Chamada 01/2015 ? UFSC
Descrição: Este projeto foca estudar e desenvolver o tema processos de fabricação de produtos e componentes plásticos, atendendo a manufatura de bens de capital, promovendo a pesquisa científica e a inovação tecnológica. O objetivo geral deste projeto é estudar novos processos de fabricação por adição de material (SLM-Selective Laser Melting) para a fabricação de moldes com canais complexos de refrigeração (conhecido por "conformal cooling"). Na sequência, o processo de fabricação de produtos e componentes plásticos por injeção será estudado empregando o molde fabricado por SLM, com canais complexos de refrigeração. Este estudo será realizado através de simulação computacional por elementos finitos (sistema CAE) e pela instrumentação do molde com sensores de pressão e temperatura.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Marin - Integrante / Carlos Maurício Sacchelli - Integrante / Jackson Roberto de Miranda - Integrante / Luis Fontanella - Integrante / Adriano Fagali de Souza - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2010 - 2014
Programa de Educação Tutorial (PET)
Descrição: O PET destina-se a apoiar grupos de discentes que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior, propiciando a vivenciam em atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica para desenvolver atividades de pesquisa ensino e extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Marin - Integrante / Cristiano Vasconcellos Ferreira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Matrizes e Ferramentas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Polímeros.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Automotiva.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Materiais Elétricos/Especialidade: Materiais Dielétricos, Piezoelétricos e Ferroelétricos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
PMI 2016 Award - melhor artigo, International Conference on Polymers and Moulds Innovations - PMI2016.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, A. F.2018SOUZA, A. F. ; MARIN, FELIPE ; FONTANELLA, L. ; KASEMODEL, R. B. ; MIRANDA, J. R. . Desenvolvimento de moldes de injeção de plástico fabricados por manufatura aditiva metálica. FERRAMENTAL (CURITIBA), v. 1, p. 40-43, 2018.

2.
DE SOUZA, ADRIANO FAGALI2018DE SOUZA, ADRIANO FAGALI ; MARIN, FELIPE ; FONTANELLA, L. ; KASEMODEL, R. B. . Manufatura aditiva e usinagem na fabricação de moldes com canais de refrigeração complexos. PLÁSTICO INDUSTRIAL, v. 1, p. 18-25, 2018.

3.
MARIN, F.;MARIN, FELIPE2017 MARIN, F.; MIRANDA, J. R. ; SOUZA, A. F. . Study of the design of cooling channels for polymers injection molds. POLYMER ENGINEERING AND SCIENCE, v. 1, p. 1-8, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARIN, FELIPE; FONTANELLA, L. H. G. ; SOUZA, A. F. . Evaluation of metallic hybrid molds manufactured with milling and additive manufacturing technology (selective laser melting - SLM) with conformal cooling channels. In: International Conference on Polymers and Moulds Innovations, 2018, Guimarães. 8th Bi-Annual International Conference on Polymers and Moulds Innovations. Guimarães, Portugal: Institute of Polymers and Composites, 2018. v. 1. p. 39.

2.
MARIN, FELIPE; DIAS JÚNIOR, MIGUEL ; JACINTHO LEAL DE CARVALHO, VITOR ; GOMES CAMARGO, LUCAS ; ADRIANO FAGALI DE SOUZA, ADRIANO . INFLUÊNCIA DA TOLERÂNCIA E DA TRAJETÓRIA DE FERRAMENTA NO TEMPO DE FRESAMENTO E NA QUALIDADE SUPERFICIAL. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2017, Joinivlle. Anais do IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2017.

3.
MARIN, F.; MIRANDA, J. R. ; SOUZA, A. F. . Comparing design of Conformal Cooling Channels with traditional drilling method in polymer injection mould tools. In: International Conference on Polymers and Moulds Innovations - PMI2016, 2016, Ghent. Proceedings of 7th bi-Annual International PMI Conference - Polymers & Moulds Innovations. Ghent: CPMT Group, 2016. p. 147-154.

4.
MARIN, F.; DIAS JUNIOR, M. . Estudo Estatístico do Custo Computacional na Simulação de Injeção de Termoplásticos. In: VII Congreso Iberoamericano de Ingenieria de Proyectos - CIIP, 2016, Joinville. VII Congreso Iberoamericano de Ingenieria de Proyectos. Florianópolis: UFSC, 2016. v. 1. p. 74-81.

5.
MARIN, F.; SANTIAGO, R. A. ; SIMAO, I. T. ; DRECHSLER, M. F. ; SACCHELLI, C. M. . INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE MOLDES HÍBRIDOS FABRICADOS PELA TÉCNICA DE FDM PARA INJEÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECiMat, 2016, Natal. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais / CBECiMat - Rio Grande do Norte: Natal, 2016.. Natal: Alves Junior, Clodomiro, 2016.

6.
DIAS JUNIOR, M. ; MARIN, F. . Otimização do Processo de Torneamento Transversal com Substituição do Ângulo de Ponta da Ferramenta. In: II Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade: desafios do transporte eficiente e sustentável, 2015, Joinville. II Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade: desafios do transporte eficiente e sustentável. Joinville: CALEM, 2015. v. 1. p. 428-433.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DELATORRE, R. G. ; MARIN, F. . Utilização de Spin Coating na Preparação de Filmes Finos para Aplicações em Novos Dispositivos e Nanotecnologia. In: 20 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais ? CBECiMat, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MARIN, F.; SACCHELLI, C. M. . Análise e simulação de injeção do canal de entrada capilar em peças com geometria complexas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARIN, F.. Projeto e construção de arranjo experimental para preparação de filmes finos por spin coating. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MARIN, F.. Análise de sistemas de alimentação com auxílio de simulação de injeção. Florianópolis: UFSC, 2014 (Trabalho de conclusão de curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARIN, F.; MIRANDA, J. R. . Simulação do processo de injeção de plástico aplicando sistemas CAE. 2017. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SACCHELLI, C. M.; DIAS, K. P.; MARIN, F.. Participação em banca de RICARDO FELIPE JUNCKES.ANÁLISE DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO EM MOLDES PARA INJEÇÃO DE TERMOPLÁSTICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Inovação Tecnológica PLÁSTICOS. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. INFLUÊNCIA DA TOLERÂNCIA E DA TRAJETÓRIA DE FERRAMENTA NO TEMPO DE FRESAMENTO E NA QUALIDADE SUPERFICIAL. 2017. (Congresso).

3.
22 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE MOLDES HÍBRIDOS FABRICADOS PELA TÉCNICA DE FDM PARA INJEÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS. 2016. (Congresso).

4.
Seminário de Iniciação Científica (SIC).Análise e simulação de injeção do canal de entrada capilar em peças com geometria complexas. 2014. (Seminário).

5.
Seminário de Iniciação Científica (SIC).Projeto e construção de arranjo experimental para preparação de filmes finos por Spin Coating. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. F. ; Howarth, J. L. L. ; Oliveira, V. V. ; Cunha, T. V. ; SACCHELLI, C. M. ; FERBER, M. ; BATALHA, G. F. ; CARDOSO, E. ; DOURADO, A. ; MARIN, F. . IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2017. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, A. F.2018SOUZA, A. F. ; MARIN, FELIPE ; FONTANELLA, L. ; KASEMODEL, R. B. ; MIRANDA, J. R. . Desenvolvimento de moldes de injeção de plástico fabricados por manufatura aditiva metálica. FERRAMENTAL (CURITIBA), v. 1, p. 40-43, 2018.

2.
DE SOUZA, ADRIANO FAGALI2018DE SOUZA, ADRIANO FAGALI ; MARIN, FELIPE ; FONTANELLA, L. ; KASEMODEL, R. B. . Manufatura aditiva e usinagem na fabricação de moldes com canais de refrigeração complexos. PLÁSTICO INDUSTRIAL, v. 1, p. 18-25, 2018.

3.
MARIN, F.;MARIN, FELIPE2017 MARIN, F.; MIRANDA, J. R. ; SOUZA, A. F. . Study of the design of cooling channels for polymers injection molds. POLYMER ENGINEERING AND SCIENCE, v. 1, p. 1-8, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
MARIN, F.. Projeto e construção de arranjo experimental para preparação de filmes finos por spin coating. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARIN, F.; SACCHELLI, C. M. . Análise e simulação de injeção do canal de entrada capilar em peças com geometria complexas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARIN, F.; MIRANDA, J. R. . Simulação do processo de injeção de plástico aplicando sistemas CAE. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, A. F. ; Howarth, J. L. L. ; Oliveira, V. V. ; Cunha, T. V. ; SACCHELLI, C. M. ; FERBER, M. ; BATALHA, G. F. ; CARDOSO, E. ; DOURADO, A. ; MARIN, F. . IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 22:46:48