Francine Costa de Bom

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4501757268796481
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Mestra em Ciências da Linguagem pela UNISUL (Universidade do Sul Catarinense). Pesquisadora/Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Práticas Corporais (UNESC), e Pesquisadora Voluntária do Núcleo de Formação de professores, Escola, Cultura e Arte-NUPEDOC (UFSC). Especialista em Administração e Marketing Desportivo pela UGF (Universidade Gama Filho) Graduada em Educação Física Licenciatura Plena pela UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) Professora de graduação no curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) nas disciplinas de: Educação Física na Educação Infantil, Metodologia da dança, Metodologia da ginástica, Ginásticas de Academia e Empreendedorismo e gestão da EF. Professora de graduação no curso de Artes Visuais na UNESC, na disciplina de Linguagem da Dança e Educação. Possui experiência nas áreas de: Educação Física Escolar em todos os níveis do Ensino Básico, Ginástica de academia (todas as modalidades), Gestão de Academias, Dança Educacional, Personal Trainer e Prescrição de Exercícios para crianças. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francine Costa de Bom
Nome em citações bibliográficas
BOM, F. C.;DE BOM, FRANCINE COSTA;BOM, FRANCINE COSTA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Avenida Universitária - lado ímpar
Universitário
88806000 - Criciúma, SC - Brasil
Telefone: (48) 34312500


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A produção da cultura lúdica infantil durante a rotina em sala de aula:os jogos do faz de conta em escolas de Criciúma/SC,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ramayana Lira de Sousa.
Palavras-chave: jogo de faz de conta; criança; rotina escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Infância.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e Cultura.
2007 - 2008
Especialização em Administraçao e Marketing Desportivo. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Inserção da disciplina de gestão de carreira do profissional de Educação Física no curso de bacharelado em Educação Física na UNESC..
Orientador: Fábio Kalil Fares Saba.
2001 - 2006
Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: O perfil administrativo e as principais dificuldades encontradas pelos Profissionais de Educaçao Física e Administradores na gestão de academias.
Orientador: Wagner Blauth.




Atuação Profissional



Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação, Carga horária: 35

Atividades

07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

12/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Linhas de pesquisa
Cultura Lúdica Infantil
08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, Universidade do Extremo Sul Catarinense.

08/2013 - Atual
Ensino, Educação Física Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Dança I e II
Atividades de Academia I (Ginásticas coletivas/ exercícios aeróbios)
Empreendedorismo e Gestão da Educação Física
08/2013 - Atual
Ensino, Artes Visuais Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem da Dança e Educação
08/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Educação Física
Metodologia da Dança e Atividades Rítmicas I e II.
Metodologia da Ginástica
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
Educação Física na Educação Infantil

COLÉGIO MADRE TEREZA MICHEL, MTM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Educaçao Física, Carga horária: 20

Atividades

01/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física curricular PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
01/2007 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física Curricular.
08/2006 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física Curricular.

Escola Superior de Criciúma, ESUCRI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professora de Graduaçao, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - 07/2013
Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ginástica de Academia I
Ginástica de Academia II
Musculação (disciplina optativa)
02/2011 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Introdução à Educação Física
Estágio I no nível de Educação Infantil

SESC - Administração Regional de Santa Catarina, SESC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de atividades físicas em ginástica, Carga horária: 35
Outras informações
Professora de ginástica nas modalidades de: step, jump, ritmos, spinning e localizada. Professora de dança infantil. Professora de ginástica para idosos.



Linhas de pesquisa


1.
Gestão de academias e Clubes Desportivo

Objetivo: Aspectos administrativos da gestão de negócios em Educação Física..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Gestão; Empreendedorismo; Educação Física.
2.
Cultura Lúdica Infantil

Objetivo: Explorar o universo biopiscosocial dos jogos na infância, sobretudo os jogos protagonizados dentro e fora das escolas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave: Infância; Jogo protagonizado; Escola.
3.
Ginástica e Dança na Educação Física Escolar

Objetivo: Investigar os aspectos do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de dança, atividades rítmicas e expressivas e a ginástica na Educação Física em todos os níveis de ensino..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Física.
Palavras-chave: Dança;; Ginástica; Educação Física; Escola.
4.
Coordenação e Aprendizagem motora na infância

Objetivo: Explorar os aspectos biológicos e culturais dos processos de aprendizagens do movimento humano em crianças em diferentes práticas corporais..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: coordenação motora; aprendizagem motora; Infância.
5.
Metodologia das Atividades Rítmicas (Grupo de Pesquisa: NIEPC (Núcleo Interdisciplinar de estudos em práticas corporais)

Objetivo: Explorar e registrar as metodologias empregadas em aulas de caráter coletivo que permeiam a dança e a ginástica em diversos ambientes de prática do exercício físico: projetos sociais ao ar livre, academias de ginástica, clubes e escolas..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Academias de Ginástica; Ginástica; Ensino e aprendizagem.


Projetos de extensão


2016 - Atual
ABC da Saúde
Descrição: Projeto que atua na área da saúde e educação para crianças pequenas e bem-pequenas (de acordo com a BNC), com o objetivo de promover a conscientização a respeito dos cuidados para com a saúde, sobretudo, nos aspectos relacionados à alimentação e ao estilo de vida ativo. As intervenções semanais estão baseadas na psicologia histórico-cultural. O projeto envolve as áreas da: Pedagogia, Nutrição e Educação Física, e está direcionada para as escolas parceiras do Território Paulo Freire..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Francine Costa de Bom - Coordenador / Bárbara Regina Alvarez - Integrante / Marco Antônio Da Silva - Integrante / Luana Melo - Integrante / Marcos Batisti - Integrante / Diana Lumertz - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Física na Educação Infantil.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ginástica de Academia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração e Gestão de negócios em Fintness e Wellness..


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3GRACIANO, A. V.2017GRACIANO, A. V. ; BOM, F. C. ; SILVEIRA, V. S. . O jogo do faz de conta nas aulas de Educação Física Infantil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. III, p. 65-77-77, 2017.

2.
2BOM, F. C.2017BOM, F. C.; SILVEIRA, V. S. . O papel do docente no jogo do faz de conta infantil durante a rotina em sala de aula. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 6, p. 161-179, 2017.

3.
4CARDOSO, P. S.2017CARDOSO, P. S. ; BOM, F. C. . A ginástica geral como conteúdo nas aulas de Educação Física na proposta crítico-superadora. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. II, p. 134-153, 2017.

4.
7PIUCCO, P.2017PIUCCO, P. ; ALVAREZ, B. R. ; BOM, F. C. ; MAZON, J. . A importância dos programas de exercício físico para mulheres com câncer de mama. REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (ONLINE), v. 14, p. 107-114, 2017.

5.
5BOM, F. C.2017BOM, F. C.; SANTOS, P. R. ; ALVAREZ, B. R. ; GRACA, R. L. . Nível de coordenação motora e índices antropométricos em escolares de duas escolas no município de Criciúma/SC. REVISTA BIOMOTRIZ, v. 3, p. 80-94, 2017.

6.
6BOM, F. C.2016 BOM, F. C.; PORTO, G. M. . Os processos didáticos das aulas de ginástica: modalidade de step training. Revista Biomotriz, v. 10, p. 171-185, 2016.

7.
1BOM, F. C.2016 BOM, F. C.. A produção dos jogos do faz de conta durante a rotina em sala de aula. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 5, p. 23-38, 2016.

8.
13FLOR, M.2016FLOR, M. ; BOM, F. C. . A influência da educação básica pela opção da prática dos integrantes da Companhia de Dança UNESC, de Criciúma, SC. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 21, p. 1-1, 2016.

9.
8BOM, F. C.;DE BOM, FRANCINE COSTA;BOM, FRANCINE COSTA DE2015BOM, F. C.; PIRES, M. T. . Conteúdo de dança na educação física escolar nas séries finais do ensino fundamental do município de Içara, SC. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 20, p. 1-1, 2015.

10.
10FREITAS, LETÍCIA CARDOSO DE2015FREITAS, LETÍCIA CARDOSO DE ; DE BOM, FRANCINE COSTA . A Estrutura Administrativa do Negócio Academia na Cidade de Sombrio-SC. PODIUM: SPORT, LEISURE AND TOURISM REVIEW, v. 04, p. 58-71, 2015.

11.
9BOM, F. C.;DE BOM, FRANCINE COSTA;BOM, FRANCINE COSTA DE2014BOM, F. C.; REIS, L. B. . Preditores motivacionais da Teoria da Autodeterminação (TAD) para a aderência à prática de musculação em academias de ginástica na cidade de Sombrio, SC. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 20, p. 1-1, 2014.

12.
11BOM, F. C.;DE BOM, FRANCINE COSTA;BOM, FRANCINE COSTA DE2013BOM, F. C.. Influência dos preditores motivacionais na adesão à prática de exercíciosfísicos com base na Teoria da Autodeterminação. Revista Científica JOPEF, v. 15, p. 224, 2013.

13.
12BOM, F. C.;DE BOM, FRANCINE COSTA;BOM, FRANCINE COSTA DE2013BOM, F. C.. A estética do corpo no espaço academia: discussão e reflexão. Revista Científica JOPEF, v. 15, p. 269, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BOM, F. C.; SARTOR, F. Z. ; VOLPATO, A. M. ; ALVAREZ, B. R. . A escala de Borg como instrumento de mensuração da intensidade de aulas de zumba®. In: Joni Márcio de Farias; Fabiane Ferraz; Pricyla Waleska Simões; Luciane Bisognin Ceretta; Ana Maria Jesuíno Volpato. (Org.). Gestão do cuidado com a saúde. 1ed.Criciúma: Ediunesc, 2016, v. 1, p. 120-124.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOM, F. C.. O Jogo Protagonizado Infantil Como Um Ato Artístico Em Sala De Aula: Uma Abordagem Vigotskiana. In: 38ª Reunião Nacional ANPED - A democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017, Sâo Luís/MA. Anais das reuniões nacionais da Anped, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GABRIEL, I. R. ; FURTADO, B. A. G. ; DEZAN, L. ; PRA, G. D. B. ; MORAES, G. L. ; FARIAS, J. M. ; BOM, F. C. ; VOLPATO, A. M. . Correlação entre a frequência cardíaca e a percepção subjetiva de esforço em sessões de treinamento funcional. In: XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2017, Florianópolis. Evidências e Boas práticas em atividade física & saúde: como estabelecer a ponte?. Pelotas/RS: Café com leite, 2017. v. 22. p. 87-639.

2.
BOM, F. C.. A estética corporal no espaço academia: discussão e reflexão. In: IV Colóquio de história da educação, 2016, Criciúma. Patrimônio cultural, Lugares, Memórias e Identidades, 2016. v. 1. p. 01-07.

3.
GABRIEL, I. R. ; ROSSO, C. ; RICARDO, M. E. ; BOM, F. C. ; ALVAREZ, B. R. ; VOLPATO, A. M. . UNESC Funcional - Programa de treinamento funcional destinado ao combate da síndrome metabólica. In: 3° Congresso de Educação Física do Sul de Minas ? IFSULDEMINAS/ UEMG, 2016, Muzambinho/MG. Simpósios regionais de Atividade Física & Saúde 2016: avanços apesar das dificuldades!. Pelotas/RS: Midiograf, 2016. v. 21. p. 1-556.

4.
BOM, F. C.. A produção dos jogos do faz de conta durante a rotina em sala de aula. In: IV SELEP - Seminário de Leitura e Produçãoção Textual: Língua, Linguagem e Arte, 2015, Criciúma. Edição Especial com os artigos apresentados no IV Seminário de Leitura e Produção Textual - SELEP. Cricúma: ediunesc, 2015. v. 4. p. 1-17.

5.
BOM, F. C.. A DOMESTICAÇÃO DO CORPO LÚDICO INFANTIL. In: Simpósio sobre formação de professores (SIMFOP), 2013, Tubarão. Educação básica: desafios às desigualdades educacionais.. Tubarão: Biblioteca Universitária da Unisul, 2013. v. 5. p. 37-37.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MINGHELLI, LUANA CADEMARTORI ; ÁVILA, SABRINA FURTUNATO DE ; LIMA, AMANDA BIAVA ; BOM, FRANCINE COSTA DE ; VOLPATO, ANA MARIA ; CONCEIÇÃO, VICTOR JULIERME SANTOS DA . A INFLUÊNCIA DE 15 SEMANAS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS NA AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSOS. In: I Simpósio de Gestão do Cuidado em Saúde, 2016. Gestão do Cuidado em Saúde. v. 1. p. 173-175.

2.
JUNIOR, AIRTON SPILLERE DALMAGRO ; MINGHELLI, LUANA CADEMARTORI ; ÁVILA, SABRINA FURTUNATO DE ; LIMA, AMANDA BIAVA ; BOM, FRANCINE COSTA DE ; FARIAS, JONI MARCIO DE ; VOLPATO, ANA MARIA ; CONCEIÇÃO, VICTOR JULIERME SANTOS DA . APTIDÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA EM IDOSOS PRATICANTES DE PRÁTICAS CORPORAIS. In: I Simpósio de Gestão do Cuidado em Saúde, 2016. Gestão do Cuidado em Saúde. v. 1. p. 182-184.

3.
ÁVILA, SABRINA FURTUNATO DE ; MINGHELLI, LUANA CADEMARTORI ; LIMA, AMANDA BIAVA ; BOM, FRANCINE COSTA DE ; VOLPATO, ANA MARIA ; CONCEIÇÃO, VICTOR JULIERME SANTOS DA . NARRATIVAS DE IDOSOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICAS CORPORAIS. In: I Simpósio em Gestão do Cuidado em Saúde, 2016. Gestão do Cuidado em Saúde. v. 1. p. 204-205.

4.
BOM, F. C.; PEREIRA, E. V. ; VOLPATO, A. M. ; FARIAS, J. M. ; ALVAREZ, B. R. ; VIEIRO, V. ; OLIVEIRA, G. . Ações observadas pelo sistema de saúde do município de Criciúma, SC. Uma visão dos escolares e das agentes das unidades de saúde. In: 38º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2015, São Paulo. Jogos Olímpicos na visão das ciências do esporte. São Paulo: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2015. v. 23. p. 107-107.

5.
VOLPATO, A. M. ; BOM, F. C. ; FARIAS, J. M. ; ALVAREZ, B. R. ; MEDEIROS, C. ; LUZ, B. S. . Utilização de testes funcionais para determinar déficits funcionais em atletas de futebol.. In: 38º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2015, São Paulo. Jogos Olímpicos na visão das ciências do esporte. São Paulo: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2015. v. 23. p. 173-173.

6.
BOM, F. C.; VOLPATO, A. M. ; ALVAREZ, B. R. ; MEDEIROS, C. ; FARIAS, J. M. ; LAGO, C. . Estilo de vida de pertencentes da estratégia de saúde da família do distrito sanitário Santa Luzia do Município do Criciúma - SC.. In: 38º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2015, São Paulo. Jogos Olímpicos na visão das ciências do esporte. São Paulo: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2015. v. 23. p. 187-187.

7.
BOM, F. C.. CULTURA LÚDICA INFANTIL: O PROCESSO DE PRODUÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE. In: Simpósio sobre formação de professores (SIMFOP), 2013, Tubarão. Educação básica: desafios às desigualdades educacionais.. Tubarão: Biblioteca Universitária da Unisul, 2013. v. 5. p. 47-47.

Artigos aceitos para publicação
1.
BOM, F. C.. O JOGO PROTAGONIZADO INFANTIL COMO UM ATO ARTÍSTICO EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA. RESUMOS DA ... REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BOM, F. C.. A INFLUÊNCIA DOS PREDITORES MOTIVACIONAIS NA ADESÃO À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COM BASE NA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BOM, F. C.. O perfil administrativo e as principais dificuldades encontradas por profissionais de Educação Física e Administradores na gestão de academias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BOM, F. C.; SOUZA, R. L. . A Produção da cultura lúdica infantil durante a rotina em sala de aula [recurso eletrônico] : os jogos do faz de conta em escolas de Criciúma/SC. Tubarão: Unisul - Universidade do Sul Catarinense, 2014 (Dissertação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOM, F. C.; COLOMBO, B. D.; BONA, B. C.. Participação em banca de Hiandra Goulart Da Boit.O conteúdo de dança na Educação Física escolar nos anos inciais das escolas municipais de Passo de Torres/SC.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
BOM, F. C.; COLOMBO, B. D.; BONA, B. C.. Participação em banca de Amanda Vieira Graciano.O jogo do faz de conta nas aulas de Educação Física infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
BOM, F. C.; ALVAREZ, B. R.. Participação em banca de Letícia Cardoso de Freitas.A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO NEGÓCIO ACADEMIA NA CIDADE DE SOMBRIO-SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
BOM, F. C.; FELTRIN, S. G. S.. Participação em banca de Juliana Medeiros Vitório da Silva.A inclusão de uma aluna com deficiência no ensino fundamental : Um estudo de caso na rede estadual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
BOM, F. C.; EUSEBIO, C. A.; COLOMBO, B. D.. Participação em banca de Marlon Flor.A influência da educação básica pela opção da prática dos integrantes da companhia de dança Unesc, de Criciúma/sc. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

6.
BOM, F. C.; FARIAS, J. M.; COLOMBO, B. D.. Participação em banca de Camila Inácio Premoli.Relação entre a aula de educação física com o nível de concentração de estudantes do ensino fundamental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

7.
BOM, F. C.; FARIAS, J. M.; MEDEIROS, C.. Participação em banca de Franciele Feltrin Zilli Sartor.Correlação Entre a Frequência Cardíaca e a Percepção Subjetiva de Esforço em Aulas de Zumba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

8.
BOM, F. C.; ALVAREZ, B. R.; SILVA, L. A.. Participação em banca de André Alexandre Da Silva.Preditores Motivacionais da Teoria de Autodeterminação (TAD) Para Adesão e Aderência de Praticantes de Musculação em Forquilhinha/SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

9.
VOLPATO, A. M.; BOM, F. C.; GRACA, R. L.. Participação em banca de Josiane Fraga Da Silva.Objetivos buscados por praticantes de musculação nas academias de Sombrio/SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

10.
BOM, F. C.; CANDIOTTO, V. M.. Participação em banca de Flávia Pagani Vieira.Fatores Intervenientes na Improvisação de Dançarinos de Hip-hop Dance em Batalhas de Dança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

11.
SILVA, L. A.; BOM, F. C.; VIEIRA, E.. Participação em banca de Suzana Alberton Del Castanhel.Motivos de Adesão, Estresse e Ansiedade de Adolescentes e a Prática da Natação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

12.
VOLPATO, A. M.; BOM, F. C.; QUEIROZ, J. G.. Participação em banca de Manuela Scheffer De Amorin.A Visão Sobre o Treinamento Funcional na Perspectiva dos Professores de Educação Física da Cidade de Sombrio/SC.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

13.
BOM, F. C.; SANTOS, V. G.; VOLPATO, A. M.. Participação em banca de Luana Cademartori Minghelli.A Influência de 15 Semanas de Atividades Psicomotoras na Autonomia Funcional de Idosos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

14.
BOM, F. C.; VOLPATO, A. M.; ALVAREZ, B. R.. Participação em banca de Graziele Magnus Porto.A Didática da Aula de Step Training em Academias de Ginástica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

15.
BOM, F. C.. Participação em banca de Mariza Teixeira Pires.Conteúdo de dança na Educação Física escolar nas séries finais do ensino fundamental do município de Içara/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

16.
BOM, F. C.; SANTOS, V. G.. Participação em banca de Luan Barbosa Dos Reis.Preditores motivacionais da teoria da autodeterminação (TAD) para a aderência à prática de musculação em academias de ginástica na cidade de Sombrio (SC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

17.
BOM, F. C.; SANTOS, V. G.. Participação em banca de Maurício Ramos Marcos.MARKETING DO PERSONAL TRAINER DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL CATARINENSE ? AMESC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

18.
FARIAS, J. M.; BOM, F. C.. Participação em banca de Júlia Casagrande Bitencourt.O aquecimento ativo como método para atingir a amplitude articular ótima de ginastas sem a utilização de alongamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

19.
ALVAREZ, B. R.; BOM, F. C.. Participação em banca de Mirian Fernandes de Oliveira.Fatores Motivacionais para a adesão e adrência nas aulas de zumba fitness em academias das microregiões de Criciúma e Araranguá (SC). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

20.
SANTOS, V. G.; BOM, F. C.. Participação em banca de Maíze Custódio Gonzaga.Motivos que levam os proprietários de academias a implantarem o serviço de ginástica/dança em seus estabelecimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

21.
BOM, F. C.; FELTRIN, S. G. N.; LUCA, N. I. G.. Participação em banca de Leidiane Candido Réus.O JOGO DO FAZ DE CONTA NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

22.
BOM, F. C.; SAVI, V.; BOROVISKY, E. V.. Participação em banca de Jadna Martinhago Fernandes.Motivos de aderência de mulheres na prática regular de aulas de Pole Dance na cidade de Criciúma/SC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

23.
BOM, F. C.; BOROVISKY, E. V.; SANTOS, V. G.. Participação em banca de Jéssica Fernandes.Motivação de professores de Educação Física na permanência de aulas de ginástica em academias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

24.
BOM, F. C.; BOROVISKY, E. V.; SANTOS, V. G.. Participação em banca de Simone Alano Duarte.Motivos da adesão e permanência de crianças à prática do ballet clássico da Companhia Studio D'Arte, Criciúma/SC, sob o ponto de vista dos pais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

25.
BOM, F. C.; BOROVISKY, E. V.; SANTOS, V. G.. Participação em banca de Amanda Boneti Americo.Com olhar de criança: As concepções de Educação Física de alunos da Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

26.
BOM, F. C.. Participação em banca de Ramon Milioli Fabris.Fatores intervinientes na adesao de idosos na prática de exercícios físicos resistidos com pesos em academias da cidade de Criciúma-SC.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educaçao Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

27.
BOM, F. C.. Participação em banca de Luana Gonálves da Silva.Análise do período e permanência e objetivos dos praticantes de academia Extreme Fitness em Araranguá-SC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educaçao Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Conferência Internacional: O enfoque Histórico-Cultural em Questão. 2018. (Outra).

2.
38ª Reunião Nacional da ANPED.O JOGO PROTAGONIZADO INFANTIL COMO UM ATO ARTÍSTICO EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM VIGOTSKIANA. 2017. (Outra).

3.
7º RIPERFOR. 2017. (Encontro).

4.
III Seminário do Instituto de Psicologia da USP: Análise de dados na perspectiva Histórico-Cultural: proposições e desafios. 2017. (Seminário).

5.
II Congresso Ibero americano de Humanidades, Ciência e Educação-UNESC. 2015. (Congresso).

6.
IV SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual, Língua, Linguagem e e Arte..A PRODUÇÃO DOS JOGOS DO FAZ DE CONTA DURANTE A ROTINA EM SALA DE AULA. 2015. (Seminário).

7.
JOPEF BRASIL. A ESTÉTICA DO CORPO NO ESPAÇO ACADEMIA: DISCUSSÃO E REFLEXÃO. 2013. (Congresso).

8.
JOPEF BRASIL. A INFLUÊNCIA DOS PREDITORES MOTIVACIONAIS NA ADESÃO À PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COM BASE NA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. 2013. (Congresso).

9.
SIMFOP (Simpósio de formação de professores).CULTURA LÚDICA INFANTIL: O PROCESSO DE PRODUÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE. 2013. (Simpósio).

10.
ENAPEF. Bushidô: Dez lições de Liderança para o Profissional de Educação Física. 2006. (Congresso).

11.
Encontro de Educadores de Cocal do Sul.Educação Infantil: Voltando o Olhar para a Ação Cotidiana dos Educadores. 2006. (Encontro).

12.
IRSHA. I Congresso Internacional de Epistemologia da Educação Física. 2006. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
8BOM, F. C.;DE BOM, FRANCINE COSTA;BOM, FRANCINE COSTA DE2015BOM, F. C.; PIRES, M. T. . Conteúdo de dança na educação física escolar nas séries finais do ensino fundamental do município de Içara, SC. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 20, p. 1-1, 2015.

2.
10FREITAS, LETÍCIA CARDOSO DE2015FREITAS, LETÍCIA CARDOSO DE ; DE BOM, FRANCINE COSTA . A Estrutura Administrativa do Negócio Academia na Cidade de Sombrio-SC. PODIUM: SPORT, LEISURE AND TOURISM REVIEW, v. 04, p. 58-71, 2015.



Outras informações relevantes


2012:
Integrante da equipe multidisciplinar do Hospital Sao José em Criciúma, na área de prescrição de exercício físico para pacientes obesos e sobrepesos.

2008 a 2011:
Período de conclusão do Plano de Negócio iniciado a partir do trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) e na Especialização, resultando na criação da empresa: Companhia do Exercício Academia (Criciúma-SC), e exercendo o cargo de gestora.

2005 a 2007: 
Professora de Educação Física da Rede Municipal de Cocal do Sul ? Educação Infantil e E. Fundamental I
Coordenadora do setor de ginástica e supervisora do Atendimento da Academia Via Corpo/ Criciúma/SC.
Professora de Musculação da Academia do Colégio Michel. Criciúma/SC.
Personal Trainer 

1998 a 2000: Experiência Internacional em Milão/Itália como professora de Ginástica de Academia, Spinning, Ginástica para Terceira Idade ? Academias: Solaris e Sports Man ? Milão/Itália.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 19:29:14